Projeto de Reforma Política: Lula bloqueia o discurso “antipolítica”

reformapolitica

Embora muito mal-feito –  o que não pode acontecer a esta altura da luta política – o vídeo gravado pelo ex-presidente Lula pregando a reforma política e incentivando a coleta de assinaturas para a apresentação de um projeto de iniciativa popular que leve adiante a ideia de plebiscito que o Congresso engavetou tem um grande mérito.

Está reproduzido abaixo e veja se você concorda com o que observei.

Coloca Lula em harmonia com o crescente sentimento de rejeição das práticas políticas brasileiras, que acabam por colocar a vontade popular de joelhos diante dos arranjos e apetites dos grupos que controlam a vida de partidos que vão perdendo – se já não perderam – qualquer outra identidade que não seja a de buscar posições e vantagens  na máquina pública.

Uma sujeição que ele e, depois, Dilma também tiveram de praticar para governar.

E aos dois – a ele, no primeiro mandato; ela, a partir do ano passado, com a aproximação das eleições – também renderam traições e chantagens políticas de “varejo” como as que estamos assistindo.

Não sei se Lula terá condições de sustentar este tema como um dos focos da campanha eleitoral.

Mas se ele estiver na pauta da coligação vencedora desde os palanques e se for levado à prática por um governo que se inicia sobre um Congresso que ainda não está agarrado à luta pela sobrevivência, certamente terá mais chance de prosperar.

Inclusive porque emprestar algum foco de mudança ao único setor do eleitorado jovem que vem crescendo: o dos que atribuem à política – e não às deformações que o poder econômico nela produz – a origem dos males da vida pública.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Aqui em jundiai 60km de São Paulo, o projeto do PT na câmara, e do PC do B na prefeitura é de agradarem as elites e as empreiteiras, já estou quase arrependido de ter pedido votos para eles, tem que provar a que vieram.

    1. Prezado Flavio
      Jundiaí é reduto tradicional tucano. Não estaria o PT dançando conforme a música?

      1. Até porque o povo não elegeria se não visse perspectiva de ser até mais corruptos do que todos antes

  2. Acho que o Lula tem que olhar o tempo todo no olho da gente. Essa câmera pegando ele meio de lado enfraquece. Denuncia a pose. Erro de técnica dos marqueteiros. O Lula é bem melhor que isso. Tem que ser o mais sincero possível. A técnica deve ajudar e não atrapalhar o já construído.

  3. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  4. Fernando,
    O projeto político explicitado é ótimo, mas uso do meio foi lastimável:
    A estética do vídeo realmente deixou a desejar.
    Se fosse utilizada do início ao fim a câmera direta na cara ( que daria ideia de uma gravação pela câmera de computador ou notebook) o resultado, acredito, poderia ter sido bastante efetivo para falar ao público a que se destina o vídeo.

    Contudo, a variação com uma câmera lateral, embora tenha tentado dar efeito às frases e aos momentos mais fortes do discurso, foi mal feita e me gerou uma sensação de desconforto.

    Nesse sentido, se foi compreensível o uso da câmera direta (ao falar para um público jovem, que se utiliza muito de câmeras de computadores para se comunicar) foi lastimável o uso alterando da câmera lateral.
    A técnica demonstrou um certo amadorismo e ao mesmo tempo indica excesso de edição e mediação.
    Uma mediação midiática e publicitária que o público alvo principal do vídeo pode achar que perpetua um jeito velho de fazer política, que as palavras de Lula contestam, mas o modo como foi editado o vídeo parece perpetuar.

  5. Sinceramente, achei complicado o sistema de coleta de assinaturas. Pelo que entendi, no site do próprio PT, devo imprimir um formulário, preencher e levar até o diretório mais próximo. Através do site não consegui assinar.

    1. Amigo, Acredito que preenchimento e assinatura virtual do formulário não tem valor probatório, pois é fácil de manipulação. Por isso,estão pedindo para levá-lo fisicamente.

  6. Que coisa, o Lula voltou atrás na sua fala da elite branca, quando ele acusou a elite branca de ser raivosa, quando ele acusou a mídia de incentivar os xingamentos. Ontem, em entrevista ao jornal do SBT (eu gravei!) ele disse o seguinte: “Eu digo sempre que a vaia e o aplauso é só começar que acontecem. Agora, aqueles palavrões me cheirou a coisa organizada, o preconceito, a raiva demonstrada. Possivelmente a gente tenha culpa. Vou repetir: que a gente tenha culpa de não ter cuidado disso com carinho”. Então, agora, “possivelmente” o PT tem culpa? É isso produção? E vocês ainda acham que vão ganhar outros 4 anos nas urnas?
    Pode-se até enganar uma parte da população por um tempo, mas não se pode enganar toda a população por todo o tempo!

    1. Caro Luís, você comprou um argumento, não chegou a ele por si só. Pense um pouco: ele não voltou atrás, a crítica continua. Mas reconhece que deveriam ter se atentado ao “gotejamento” do discurso conservador que o Gilberto Carvalho se referiu. De ter “cuidado com carinho” essa questão do preconceito e ódio que cresce entre aqueles que ele criticou e que vem se alastrando às classes abaixo do topo da pirâmide. Foi assim que entendi o que ele disse.

      1. É ele com esse discurso de jogar pobre contra rico, negro contra branco, que está causando uma situação constrangedora ao país. O PT não entende que somos uma só nação, que todos somos iguais. Essa mania doentia de jogar um contra o outro…

  7. Vou assinar e pediu a alguns amigos. Porque se dependermos desse congresso que militar em causa própria nunca chegaremos a ter uma reforma como necessitamos. Viva Lula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *