O resultado da pesquisa Datafolha divulgado hoje compõe uma fantástica composição entre o óbvio e o ilógico.
O óbvio (e inegável) é que o sucesso da organização da Copa – contrariando tudo o que, nos últimos anos, foi despejado sobre a cabeça dos brasileiros – iria se refletir sobre a avaliação do Governo e nas intenções de voto em Dilma Rousseff.
E os números sobre este pessimismo artificial sofreram uma total reversão: desde o sentimento de orgulho com a Copa até a repulsa aos xingamentos que parte da arquibancada “coxinha” do Itaquerão dirigiu à presidenta no jogo de abertura.
A repulsa, aliás, foi tão grande que deu a impressão de que Aécio Neves e Eduardo Campos, com sua grosseira associação àquele gesto, ficaram vaiando sozinhos.
Mas para quem, pelas décadas de experiência eleitoral, se acostumou ao jogo das pesquisas, é mais importante ver porque, como e onde se colocam as “reservas técnicas” com que se pode influir na formação do clima eleitoral deixando um “volume morto” de onde se podem bombear os números necessários para ajustá-los depois.
O primeiro indício é que Aécio Neves, mesmo com o compacto apoio do pessoal que “não vota com o estômago”, não consegue desempacar. Parece que desde tempos imemoriais estagnou na faixa de 20%, que é bem menos do que a direita pode ter e tem em qualquer eleição, mesmo que enfrente Nosso Senhor redivivo como adversário.
Vai crescer, sim, porque não há outro jeito, mas está evidente que não empolga a ninguém.
O segundo, menos importante porém muito mais evidente é que Eduardo Campos, nas pesquisas muito mais que na realidade eleitoral, funciona como um “colchão de amortecimento” para a polarização que é evidente neste processo de disputa. Um processo que, ao cabo, não é diferente de nenhum outro dos que nos acostumamos a viver desde que o tucanato passou a ser o partido único do conservadorismo brasileiro, com a extinção do PFL-DEM.
Eduardo Campos, qualquer um sabe, não é sequer uma sombra do que foi Marina Silva, que teve 17% dos votos totais (o que é a base da pesquisa). Para chegar a isso, Marina venceu no Distrito Federal e foi a segunda colocada em estados importantes, como o Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará (empatada com Serra) , além de outros menos expressivos eleitoralmente como o Amazonas e o Amapá.
O que fez o Datafolha para que Eduardo Campos subisse, já que míngua a olhos vistos a ponto de não conseguir sequer palanque nos principais estados e enfiou-se em disputas paroquiais que estão provocando uma debandada dos candidatos do PSB em todas as direções, seja a da oposição, seja a do Governo.
Simplesmente, em apenas um mês, mais que “dobrou” suas intenções de votos na mais populosa região do país, o Sudeste, como se demonstra no mapa ao lado, que é do próprio Datafolha, aos quais acresci os dados divulgados pelo mesmo instituto hoje na Folha de S. Paulo.
No colégio eleitoral formado por São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aí pelos 60 milhões de votos, o Datafolha diz que Campos passou de 4% para 9% das intenções de voto. Esse crescimento, de 5%, significaria “ganhar” três milhões de votos em um mês, uma imensa façanha para quem tinha pouco mais de 2 milhões de potenciais eleitores até junho.
Perdoem-me os estatísticos do Datafolha, mas só se o Dudu tivesse defendido os pênaltis do Chile, no lugar do Júlio César.
Nem vou falar em outras aberrações, como a de se atribuir 1% dos votos ao professor Mauro Iasi (PCB) – nada pessoal – ou 2% ao combativo Zé Maria, do PSTU, a quem o instituto prevê quase três milhões de votos, um crescimento extraordinário em relação aos 84 mil que teve como candidatos a presidente em 2010.
Parece evidente que é por aí que trabalham politicamente os mentores de pesquisas: apostam tudo na prorrogação.
E daí para os pênaltis, com a esperança de uma “ajuda” do juiz.
25 respostas
Eu gostaria de que fosse divulgado aquele video, em que o Itamar franco dá uma aula ao desmascarar o FHC com relação ao plano real, em que diz que ele mal entende de sociologia, e não entende de matematica e nem de economia.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uZjIoaWfU1I
Aí vai!
Mais uma vez a direita contará com a ajuda do DATA FALHA, até que, aos 48 minutos do segundo tempo, não seja mais possível sustentar a manipulação. A última eleição para prefeito em São Paulo é um ótimo exemplo disso.
Engracado, ontem a meia noite tinha na capa da Globo.com
agora 8 da manha, nem uma nota no rodapé… rsss
é demais
E o que acham do fato da Dilma só ganhar mais 5 pontos no segundo turno e o Aebrio herdar 17 pontos dos outros candidatos?
Só tem um probleminha , não vai ter segundo turno.
Ridícula a força que o Datafalha faz para salvar o PSDB.
Cenário ruim para oposição. Dilma parece estar gostando do jogo. O Juiz que ajuda está de saída do STF e Aécio só pode bater no teto de 25% que aprovaram o xingamento.
Dilma começou com 0% e ganhou
Pesquisas datafolha revelam a esquizofrenia da oposição midiática. Fingem que são técnicos, fingem que informam e são traídos pelo desejo e pelo que escrevem.
Como ficará a “ajuda do juiz”, agora que o brabosão deu no pé? As excelentíssimas Dnas. Vaz e Cureau vão ser as novas protagonistas?
E o papelzinho do Brizola, não era para ser implantado nesta eleição? Como dizia Ibrahin Sued, olho vivo que cavalo não desce escada!
Alguém sabe me informar a veracidade disso:
http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/145385/Ap%C3%B3s-insulto-da-estreia-torcida-clama-por-Dilma.htm
Pq na televiosão não vi nada sobre isso
Lembrando que na última vez que concorreu, o PCB teve cerca de 30.000 votos apenas
BOM DIA,
ENGRAÇADO ESSA PESQUISAS ELEITORAIS, MESMO EM MG QUANDO BATO PAPO SEJA NA MINHA CIDADE OU EM BH, VEJO UMA GRANDE NÚMERO DE ELEITORES EM PROL DE DILMA E UMA AVERSÃO A AERCIO, POIS PREFEREM AO DUDU, ISSO POR NÃO FALAR NO NINHO TUCANO SP. SERÁ QUE A MÍDIA BRASILEIRA ANO DESCOBRIU QUE ELE NÃO MANDA TANTO COMO ANTES E ESTÃO PERDENDO ESPAÇO.
Perfeita análise! Foi a mesma que eu fiz, destes ” números “. Para qualquer pessoa bem informada e com relativa capacidade de análise da realidade, observa perfeitamente a manobra do ” Datafalha “. Que democracia é esta em que os meios de comunicação são um monopólio da oposição e as empresas de pesquisa são seus tentáculos. Quando é que o PT e governo vão acordar?????
Valores corretos descontando o “volume morto ” da falha, ou seja, a inflação dos nanicos e a manipulação das margens de erro: Dilma 38+3%=41%, aébrio 20-3%=17% e filho do xico 10-3% = 7%. Estes são os valores desde o inicio do ano, nunca mudaram, a não ser na manipulação do “volume morto” dos datafalhas e globopes da vida. Com esses indices quem vai bancar os 150 milhões que segundo a dupla dudu/marina vai custar a campanha deles? A Natura? O Itacu? Jogar cento e cinquentinha num pangaré que não leva nem na região dele? Ai marrina exija doar a grana para a educação e saúde. Essa copa de vocês sim é que vai pro brejo. Vai usar essa grana pra engordar ainda mais essa vara de coxinhas do marquetingue politico que desde a ultima eleição, em consonancia com a privilegiada educação dos machos alfa da (falta de)classe dominante, tem usado e abusado da boçalidade politica? Onde já se viu dudu/marrina vocês apoiarem a boçalidade da classe média de direita paulista mandando a presidente tomar no cú? No camarote do seu (até então) financiador? Quem aconselhou vocês a fazerem declarações tão estúpidas à imprensa? Você e o aébrio usam o mesmo marqueteiro? Voces falam exatamente as mesmas coisas pra agradar a geração itacu. Garanto que tem gente votando em voce pensando que é o aébrio. Voce dudu achou estupidamente que a classe dominante elege alguém? Se elegesse não viveria de golpes.
Alguns comentários numéricos e estatísticos. Primeiro: os valores estão arredondados sem casas decimais, portanto, qualquer valor do tipo 0,445%, vira 0,45%, que vira 0,5%, que vira 1%! Ou, pior, a critério da empresa pesquisadora, qualquer valor igual ou acima de 0,01% vira 1% apenas para caracterizar que o candidato foi citado pelo menos uma vez na pesquisa, o que dá “uns par de milhão de votos a mais”, como se diz aqui no interior! Bem torturados, os números falam o que você quiser! Segundo: pergunta de leigo. Como são registradas as pesquisas? Posso fazer três pesquisas paralelas, registro a que tem resultados que me interessam, por exemplo, menos para Dilma e mais para os demais e jogo fora as outras sem o TSE saber? Desde que esteja dentro da margem de erro (ou intervalo de confiança)servem para aferir a tendência das diferentes regiões, aproveita-se a melhor e joga-se fora o resto, já que ninguém consegue questionar essa variação. Terceiro: temos 5.547 municípios dos quais mais de 80% tem menos de 50.000 habitantes e votam pela situação e foram pesquisados só 147 (2,7%)! Como pesquisas anteriores já sondaram os diversos municípios, pode-se “sortear” aqueles ou vizinhos, que podem levar à tendência desejada. Ninguém é santo no futebol e na estatística!!! O próprio Professor Pimentel, o príncipe da estatística do Brasil já dizia: a estatística é como o biquíni, mostra muito mas esconde o essencial!
Lula está certo em dizer que o PT tem que falar que foi este partido que mais combateu a corrupção, principalmente criando a CGU e capitalizando (pena que não politizando) a PF.
Digo isso porque eles aguardam uma possível perda da seleção para começar a fazer barulho, promover arruaças e dar espaço a manchetes com joaquim “casagrande” barbosa denunciar corrupção, “sujeira” e “falcatruas” do governo em relação a Copa. Com uma manchete tipo: “Agora é hora de cobrar!”. Perfeito. Faz um escarcéu dizendo que o zé cardoso é um incompetente, inepto e conivente (o que não deixa de ser verdade, por um lado), e aumenta o boato de que ele – o negro-casagrande será o ministro da justiça de Aécio. Pronto! Aécio não convence, mas o voto será no “ministro” da justiça! Ou seja: “Votem no Aécio para o Joaquim prender os corruptos”.
O governo já se deu conta disso? Ou acham que a desqualificação da política e a campanha apenas anti-PT, anti-Dilma é para fazer crescer o Aécio? Claro que não, Brito. O “fato novo”, a tal bala de prata da direita é joaquim barbosa. Ou desmascara-se esse traste, esse covarde, aliado dos tucanos, ou teremos muita dor de cabeça.
No voto eles já perderam. Vão tentar todos os golpes possíveis. O PT precisa falar de corrupção… e sonegação também, não é rede globo?!
A onda agora é bombar os nanicos. Em outras eleições, os nanicos nunca passaram de 1% todos eles juntos. Agora nessa pesquisa os nanicos tem “voto prá dedeu”, sendo que muitos deles não são conhecidos do grande público.
E quem é esse Mauro Iasi? Eu nunca ouvi falar dele! Eu e todas as torcidas dos grandes clubes do Brasil nunca vimos ou ouvimos falar desse Mauro Iasi! Só o pessoal do DataFalha conhece ele, pois agora o pessoal do Globope vai saber quem é esse Mauro Iasi e vai bombar ele.
Mais respeito, esse blog não é só lido por petistas, afinal, compartilhamos opiniões contra a direita brasileira. Eu e a terceira maior militância do país (vejam bem militantes, não filiados, pois o PCB só aceita filiação de quem vai concorrer), votamos em Mauro Iasi e nos legisladores comunistas e temos orgulho de negar o reformismo e o fisiologismo.
Pois é, Fernando.
Continuo querendo saber qual foi a eleição em que os chamados “outros candidatos” tenham tido 9% dos votos absolutos.
Em votos válidos, então, deve chegar a uns 12 ou 13%.
Já que não dá para inflar o Aécio, por enquanto, eles vão dando um jeitinho com os nanicos mesmo. Aliás, nos institutos de pesquisa, os nanicos nem são tão nanicos assim!
perfeito FERNANDO… a dica e essa e depois das eleicoes vao dizer que acertaram … esses institutos de pesquisa e uma vergonha para os estatiticos… e so ver as amostras
Segundo o diário (jornal é outra coisa) Província de Minas, “Aécio lidera com folga em Minas Gerais”. Detalhe: a pesquisa do diário foi feita apenas aqui na província.
Hei de ver DILMA eleita no primeiro turno, e com boa margem de votos. Vou trabalhar com mais afinco que as outras eleições. OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ, DILMA, DILMA!
Uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 68, pretende facilitar a venda de empresas públicas que não sejam da administração direta. A manobra, que conta com o apoio de toda a base parlamentar do PSDB, possui endereço certo imediato – a Gasmig –, mas se estende para a venda de subsidiárias da Cemig e da Copasa. Um aceno do senador Aécio Neves para o capital financeiro de retorno à era da privataria tucana assusta novamente.