Merval está com saudades do “não vai ter copa”

gudhc1.jpg

A coluna de hoje do Merval é extremamente divertida. Parece escrita pelo professor Hariovaldo. Reproduzo alguns trechos:

(…) A presidente Dilma lançou equivocadamente um slogan, “a Copa das Copas”, como se o governo tivesse o condão de transformar pela propaganda a competição em mais uma realização petista.

Esse pessoal reaça tá surtando. Um acha que a letra vermelha no logotipo da Copa é propaganda comunista subliminar, e agora o Merval acusa o slogan “Copa das Copas” de ser propaganda partidária. O que tem de petista em “Copa das Copas”, meu Deus?

Outra frase de Merval que me divertiu, pela incrível concentração de confusões sintáticas e atentados à lógica:

Melhor assim do que o contrário, mas o funcionamento do que era falho só foi razoável porque saímos da normalidade, e isso muito se deve às críticas quanto aos atrasos e ao desleixo com que a organização da Copa foi tratada pelos governantes.

Como é que é?

“O funcionamento do que era falho só foi razoável porque saímos da normalidade”?

Tipo assim: o normal é nossa incompetência. Por alguma razão excepcional, deixamos de ser incompetentes durante a Copa, mas voltaremos à nossa fatal incompetência assim que o torneio terminar, é isso?

A organização “razoável” não é mérito dos organizadores? É da Globo, então? Eu não sabia que a Globo tinha comandado a organização dos estádios e a reforma dos aeroportos…

Os governos do PT montaram a Copa do Mundo no Brasil com um olho na popularidade e outro na eleição deste ano.

Ué, Merval acusa o governo de politizar a Copa, e aí ele vem e fala que os “governos do PT montaram a Copa” com olho na “popularidade na eleição deste ano”?

E a agregação de valor à imagem do Brasil? O aumento do turismo? A alegria do povo? O estímulo à economia?

Então Merval vai ao cerne da questão. Ele está com saudades do grito de guerra “Não vai ter Copa”.

O povo brasileiro vai dando um exemplo de como é possível separar as coisas sem perder a naturalidade. Adora futebol, está apoiando a seleção brasileira, mas nada indica que tenha ânimo de esquecer seus problemas apenas por causa do futebol.

Por isso, o governo volta a cometer um erro primário se interpretar a pausa que a Copa está dando aos brasileiros, que resultou no desanuviamento do ambiente político, como sinal de que os problemas da vida real estão superados. Tudo indica que, passada a trégua proporcionada pela festa do futebol, qualquer tentativa de usar o patriotismo inerente ao povo brasileiro em galardão político pode ser rechaçada pela população.

A coisa mais idiota num debate é inventar um adversário idiota fictício. Merval faz isso. O adversário é um “governo” fictício que só existe na cabeça dele. Segundo ele, o “governo” errará se interpretar que “os problemas da vida real estão superados”.

Que espécie de idiota, seja no governo, seja na oposição, acharia que “os problemas estão superados”? Mesmo nações ricas enfrentam inúmeros problemas no dia a dia. O que dirá de uma nação em desenvolvimento, onde ainda há tanta pobreza e violência?

Que espécie de idiota acha que o povo esquecerá seus problemas “apenas por causa do futebol”?

O povo curte a Copa com tanta paixão justamente porque ele tem consciência dos problemas à sua volta. Sabe que é preciso aproveitar ao máximo as alegrias, para melhor enfrentar as tristezas.

O que pode acontecer, depois da Copa, é uma reflexão, por parte do povo e por amplos setores da classe média, de que o terrorismo midiático contra a Copa, a politização excessiva do evento, é o mesmo modus operandi usado em todas as outras pautas.

Inflação, emprego, balança comercial, eleições, escândalos, em tudo a nossa mídia pratica um jornalismo fortemente tendencioso e politizado, sempre do lado contrário do interesse popular, e isso desde seus primórdios. Os editoriais dos mesmos jornais, na década de 50, são muito parecidos com os de hoje.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Realmente Merval preenche uma importante lacuna. Será que chamá-lo de beócio é ofender demais os beócios?

    Que seja: Merval é uma anta.

    1. Vamos deixar estas antas tucanas de lado e focar o essencial: a Dilma está colhendo o que não plantou.

  2. Se não existisse esse Merval ele teria que ser inventado. Pois representa a síntese do Brasil Colonial em pleno séc. 21, ele é o legítimo representante da oligarquia que manteve a escravidão por 350 anos. Ler o seus comentários e o contexto no qual está inserido é compreender o pensamento da Casa Grande e a Senzala, que persiste em parte da sociedade brasileira, na Mídia e em grande parte do nossa justiça.

  3. Esse cara (MP) é mais lido aqui do que no Globo! Por que dar leitor pra ele? Isso é pauta negativa, defensiva, medíocre e lamentável, tb usada em outros blogs.

    1. Engano seu, Edu Paraná.
      O que ele escreve em O Globo e comenta na CBN – a rádio que troca notícias – é pauta diária para políticos da oposição no Brasil inteiro.
      Ele é um escritor horrível, mas tem influência na construção do discurso da direita.

  4. Alguém tem que contar ao Merval o quanto ele é um grande idiota e imbecil, porque até agora o próprio não se deu conta disso.

  5. Inda agora,por distração,ou pela dificuldade dos dedos,em virtude da idade,postei sem querer,na Band-News,onde me deparei com um comentário de um senhor,cujo nome me parece,ser Metri ou Mitre,onde argumentava que eleições,não se ganham somente nas urnas.Achei geniala descoberta,mas suponho que o mesmo estava se referindo,ao GOLPE DE ESTADO!O mais surpreendente,ao meu juízo,é como estas pessoas pretendem deixar para seus herdeiros,filhos e netos,somente a foto de suas mãos,nos TESTÍCULOS de seus patrões de ocasião.Deveras surpreendente!Pelo menos,para mim!

  6. Onde tem black bloc tem white bloc, porque um não pode viver sem o outro. Merval, sem ninguém pedir, mais uma vez, se auto revela e mostra o pavio da garrafa-molotov escondida na mochila do pigglobal. [Chico Lima, 05-07-2014].

  7. Vejamos o lado “bom” do artigo do Merval.
    Traduzindo toda sua confusão, ele disse que após a Copa a mídia voltará a bombardear o governo e a presidenta, apostando assim no quanto pior melhor.
    É a mídia fazendo oposição.
    Ley de Medios já!!!!!

  8. Merval é apenas um escribinha medíocre e bem pago para falar o que o patrão quer. Ele não é nada.

  9. Tinha um tio assim na familia, Vó achou q não era perigoso, mas já tava babando, agora pergunte a Teca, pobre Teca, se a Vó fosse menos benevolente e internado a tempo, não teriamos passado por tudo isso. Por isso eu sempre digo, começou a babar, interna!

  10. Esse tal Miguel do Rosário só pode estar maluco!
    “A coluna de hoje do Merval…..Parece escrita pelo professor Hariovaldo.”
    Não tem comparação.
    Merdoval Pedreira (2º tia Carmela) não possui nem um milésimo da luz que emana do Professor Hariovaldo. O sujeito é apenas mais um jornalistazinho rolabosta mequetrefe. A única coisa que ele faz bem é puxar o saco dos Marinhozinhos.
    Além do que, escreve para burro!

  11. Merval, deixa de escrever apologias ao bom senso. Você perdeu seu tempo em escrever “não vai ter copa”, quero te sugerir um tema e assim mostra que és bom: “não vai ter água” Alckmin vai adorar.

  12. Quem vive cercado por incompetentes não conhece a competência e a força de trabalho do povo brasileiro, e nem de um governo popular.
    Não conhece também o nosso povo que é muito bem informado, hoje, e não se deixa enganar por meia dúzia de antigos “formadores de opinião.”
    Mesmo com todo o bombardeio de pessimismo do pig, mesmo ressabiados, fomos para as ruas de amarelo torcer, sorrir, cantar e encantar o próprio Brasil e o mundo. E estamos orgulhosos disso.
    Esses pessimistas só influenciam seus iguais que se encastelam e olham de cima a plebe, que outrora eles tinham no cabresto, distribuindo migalhas de vez em quando. O comando é outro. Chego a ter muita pena de quem ainda continua na Era Medieval.

    1. Desculpe, mas não se pode ignorar esse trabalho diuturno de desconstrução do governo federal. Se não fosse por ele, ou se o governo pelo menos divulgasse o que já fez e que ainda está fazendo, a intenção de votos e aprovação estariam acima de 50%, com eleição garantida em primeiro turno com folga. A comunicação social do PT e do governo federal é nula. Aposto que ninguém aqui sabe de nem um terço das obras e programas executados por Dilma já em funcionamento.

  13. Já escrevi isso no Blog da Cidadania; chega de dar ouvidos para o PIG. Não tem credibilidade nenhuma e essa estratégia de criticá-lo faz o jogo dele. O PIG merece ser desprezado, ignorado.

    1. Concordo. Nos blogs, jornais e revistas do PIG nunca vi darem atenção a alguma matéria publicada na Carta Capital ou nos blogs “sujos”. Só fico sabendo do lixo publicado pelo PIG quando leio algo a respeito aqui e em outros blogs “sujos” que acesso diariamente.

    2. É exatamente isso o que faço. Não perco meu tempo com nenhum colunista do PIG. Leio apenas os blogs sujos. Tenho asco dessa… sei lá, ralé.

  14. Na verdade merval nao existe e’ factoide de factoide, nem os coxinhas o intendem, insignificante.

  15. Que tal, a partir de agora, usarmos a expressão “terrorista midiático” quando nos referirmos aos mervais?

  16. pô fernando , continua dando trela pra esse estrume , pq vc não inaugura um novo quadro no blog chamado. ” vamos cagar de rir “

  17. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  18. Esta tal de academia brasileira de letras é de fato uma vergonha nacional. Como é que um decrépito desse chega a instituição dos velhinhos que se julgam imortais, só pode ser piada KKKKKKKKKK

  19. “O povo curte a Copa com tanta paixão justamente porque ele tem consciência dos problemas à sua volta. Sabe que é preciso aproveitar ao máximo as alegrias, para melhor enfrentar as tristezas.”

    Você colocou em palavras os meus pensamentos. Você é fogo, Miguel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *