Dilma cresce no Rio Grande do Sul

ibope_RS2

 

Segundo pesquisa Ibope divulgada há pouco, a presidenta tem 44% das intenções de voto no Rio Grande do Sul. Há um mês, ela tinha 41%. Aécio e Campos oscilaram positivamente 1 ponto.

Assim como no Brasil, entre os gaúchos não é diferente. Dilma tem crescido sobretudo entre os mais pobres.

No Rio Grande Sul, ela já tem 52% dos votos dos eleitores com renda familiar até 2 salários.

A oposição cresce junto com a renda. Quanto mais ricos, mais votos em Aécio e Campos, embora a presidenta permaneça à frente em todas as faixas.

Aécio, por exemplo, tem 32% entre famílias com renda superior a 5 salários (Dilma tem 36%), mas essa pontuação cai para 17% entre aquelas com renda até 2 salários.

Outro fator que seguramente ajudará a petista no RS é o crescimento das intenções de voto do governador, Tarso Genro. A sua principal adversária, a senadora Ana Amélia oscilou um ponto para baixo, enquanto o governador cresceu 4 pontos.

ScreenHunter_4486 Aug. 09 09.14

Reproduzo abaixo alguns trechos de texto publicado no hotsite do Ibope para as eleições deste ano.

*

Tarso Genro oscila positivamente e encosta em Ana Amelia Lemos na disputa pelo Governo do Rio Grande do Sul

07/08/2014
​A pedido do Grupo RBS, o IBOPE Inteligência realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no Estado do Rio Grande do Sul. Na disputa pelo Governo Estadual os candidatos Ana Amelia Lemos (PP) e o atual governador Tarso Genro (PT), apresentam, respectivamente, 36% e 35% das intenções de voto, o que configura empate técnico, levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à última medição, a candidata do PP oscila 1 ponto percentual (p.p.) para menos, enquanto a intenção de voto ao atual governador aumenta 4 pontos.

(…) A intenção de voto para o atual governador do Rio Grande do Sul cresce entre os homens, dos quais 41% afirmam que votariam no candidato (eram 34% na última rodada) contra 33% que votariam em Ana Amelia (eram 39% na última rodada). Entre os eleitores que tem entre 25 e 34 anos, Tarso Genro vai de 33% para 40% das intenções de voto e entre os que tem entre 35 e 44 anos, as menções para o candidato vão de 27% para 35% nesta pesquisa. Nesta mesma faixa etária (de 35 a 44 anos), Ana Amelia vai de 46% para 39% das intenções de voto. Já entre os entrevistados que têm 55 anos ou mais de idade, a candidata do PP obtém 38% das intenções de voto, contra 31% na pesquisa anterior.

Considerando a escolaridade dos eleitores, as intenções de voto para Ana Amelia aumentam 5 p.p. (de 30% para 35%) entre quem estudou até a 4ª série e 7 p.p. (de 31% para 38%) entre quem cursou da 5ª à 8ª série do ensino Fundamental. Tarso Genro também cresce entre a faixa de menor escolaridade (até 4ª série), indo de 34% para 41%. Entre os que possuem ensino Médio completo, Ana Amelia cai 8 p.p., estando no momento com 34% das menções, enquanto Tarso vai de 26% para 35% das intenções de voto neste segmento (crescimento de 9 p.p.). Entre os que possuem curso Superior, Tarso Genro cresce 6 p.p. (de 26% para 32%), ao passo que Ana Amelia vai de 45% para 38%.

No grupo de eleitores com renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos, as intenções de voto em Ana Amelia decrescem de 40% para 34%, enquanto as menções para o candidato à reeleição crescem de 31% para 36% das respostas.

(…) Intenção de voto para o Senado. Para o cargo de senador pelo Rio Grande do Sul, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) aparecem em situação de empate técnico, com 30% e 27% das menções, respectivamente, não se alterando significativamente em relação à rodada anterior. Em outro patamar, Beto Albuquerque (PSB) também mantém mesma proporção de intenção de voto que obteve na última pesquisa (10%). Para os demais concorrentes ao Senado as intenções de voto variam de 0% a 4% de menções para cada um. Os indecisos correspondem a 16% e os que dizem que votariam em branco ou nulo são 9% dos entrevistados.

(…) Intenção de voto para Presidente. Entre os eleitores do Rio Grande do Sul, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma, aparece com 44% das intenções de voto; o candidato Aécio Neves (PSDB) está com 24%. Eduardo Campos (PSB) tem 7%, enquanto Luciana Genro (PSOL) é citada por 3% e Pastor Everaldo (PSC) apresenta 2%. Os outros candidatos – Zé Maria, do PSTU; Rui Costa Pimenta, do PCO; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Eduardo Jorge, do PV – apresentam 1% ou menos das intenções de voto. Brancos e nulos representam 7% e indecisos representam 10%.

Na pergunta espontânea de intenção de voto para a Presidência, Dilma Rousseff é citada por 28% dos entrevistados, enquanto Aécio Neves aparece com 11% das intenções de voto. Eduardo Campos e Luciana Genro obtém, cada um, 2% das citações, e outros candidatos são mencionados, cada um, por 1% ou menos do eleitorado gaúcho. Brancos e nulos representam 7%, enquanto indecisos somam 46%.

Avaliação da atual administração. A administração do governador Tarso Genro é avaliada de forma regular por 42% dos eleitores e de forma positiva (ótima ou boa) por 32% deles. A avaliação é negativa (ruim ou péssima) para 21% do eleitorado gaúcho (7 p.p. a menos do que a primeira rodada da pesquisa).

Cerca de metade dos entrevistados (52%) aprova a administração do governador Tarso Genro e os que não aprovam são 38%. Os demais (10%) não sabem opinar sobre o assunto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Ufa!! Ainda bem que os Gaúchos estão acordando…ou não dormiam…o Globope é que escondia! Imaginem o RGS ser Governado novamente pela RBS.
    Na primeira vez com Antonio Brito, quase tudo que era do Povo Gaúcho foi PRIVATIZADO para os seus patrocinadores e ex-patrões…
    CRT (p/telefônica e o proprio grupo rbs), Caixa Ec. Estadual (que era um banco para o povo, eu tive a honra de trabalhar lá, ele terminou;)o Banco Meridional, vendeu, parte da CEEE – cia Elétrica,também. Aços Finos Piratini,ídem; isto é o que lembro agora! Depois veio a outra ex-funcionária da rbs a Ieda Crusius…esta foi um desastre de gestão (a exemplo do choque Mineiro). Ninguém de fora investia um parafuso no Estado. Culminou agora que ela é Réu no processo do desvio de 40 milhões do Detran/RS. Só que neste caso a PF funcionou e investigou, pois o Ministro da Justiça era justamente o atual Governador Tarso Genro (PT), e não o Zé Arruela atual, que a PF e o Judiciário “empoeiraram” a Investigação e o processo do HELICÓQUERO PERRELENSE! Falta ainda os Gaúchos desbancarem o 171 L.Martins e votarem pra Senador num Gaúcho de verdade, o Olívio Dutra, que mesmo tendo Governado o Estado, criado entre outras coisas a UERGS -lutando contra toda uma elite que acha que só rico pode se formar doutor – anda de ônibus, como qualquer cidadão e mora em seu modesto apartamento. Certamente, Olívio Dutra sendo SENADOR, pelo RGS, há grandes possibilidades de sair a tão necessária REFORMA POLÍTICA, para moralizar as Campanhas Eleitorais no Brasil!!

  2. O PT perdeu aqui no RS nas três últimas eleições presidenciais, mesmo Dilma sendo uma “mineirucha”, pois veio morar no RS ainda jovem. Agora, é indiscutível o crescimento de Dilma nas intenções de voto no RS. Não sem razão. Faz a rodovia 448 desafogando a região metropolitana no acesso e saída de Porto Alegre. Já está iniciando obra da segunda ponte do Guaíba, ligando Porto Alegre de forma mais rápida e segura a outra parte da região metropolitana e zona sul do estado. Está duplicando a BR 116, de Porto Alegre até Rio Grande. Reforma e ampliação do aeroporto internacional Salgado Filho (a chave não fica com ela nem com parentes). Co-financiou obras na saúde como Hospital da Restinga em Porto Alegre e Centro de Oncologia em Caxias do Sul, na Universidade de Caxias do Sul. Obras de infraestrutura que jamais foram feitas pelos tucanos, nem antes pelos ancestrais políticos de Ana Amélia Lemos do PP, antiga Arena. Tudo isso sem falar no Mais Médicos, são 1080 médicos do programa no RS, do PRONATEC, do Minha Casa Minha Vida, etc.
    Aécio despenca e leva junto com ele Ana Amélia Lemos.

    1. Não esquecendo a Revolução Econômica e Social, criada a partir do Governo LULA no Polo Naval de Rio Grande, como milhares de postos de trabalho e oportunidades de Negócios, na Região Sul do Rio Grande, que estava abandona há décadas e através das construções das Plataformas da Petrobras deu um salto para o futuro. Cargo político bom para a dupla da rbs Ana/Martins é a de apresentadores do freio de ouro na Expointer…alí eles são eficientes!

    2. Dilma foi a candidata mais votada em 18 estados: Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

  3. Eu espero que o Rio Grande não escreva uma página triste na sua história e garanta a vitória do melhor quadro do PT, que é este patrimônio chamado Olívio Dutra.

  4. Estamos feliz e radiante com muitas esperanças nesta eleiçao o quadro do pt ta trabalhando certinho em fim sou suspeito para falar pois estou muito orgulhso com nosso estado so falta o gremio ganhar o grenal.

  5. A campanha está só começando, quando chegar a hora da TV, Dilma Roussef irá mostrar em detalhes como avançamos nos últimos em quase todas as áreas.
    São dois modelos diferentes de governar.
    A “grande” imprensa – PIG – fez o que pode para atrapalhar, talvez por isso parte da classe média esteja, nesse momento, com a intenção de voto em outros candidatos.
    O importante é manter o foco, mostrar ao Brasil o que foi feito até aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *