A tentativa da Globo de criminalizar alterações fúteis numa página aberta do wikipédia, e inventar um fantasma de autoritarismo, apenas ressalta o perigo com o qual o Brasil se depara hoje: tornar-se uma grande Minas Gerais, onde qualquer crítica é sistematica e violentamente censurada.
O governo Aécio não “altera verbetes” de jornalistas. Ele manda cortar a cabeça de quem ousa fazer jornalismo independente.
A história é conhecida. Alguns estudantes de jornalismo fizeram um ótimo documentário sobre a censura ao jornalismo durante o governo Aécio.
Assista-os na íntegra se puder.
Vale a pena também ler um texto de Marcelo Beraba, na época ombudsman da Folha, em que trata Minas Gerais como um “case” para se entender como a imprensa não deve ser.
Diz Beraba: “O que impressiona é a abulia e a submissão da imprensa. As notas e reportagens publicadas reproduzem acriticamente os dados oficiais divulgados pelo governo de Minas. Não há o contraditório, não há o questionamento, não há a dúvida, não há a curiosidade para um aprofundamento do tema. A cobertura jornalística obedece ao tempo e ao enfoque determinados pelo governo de Minas.”
Tão diferente do que fazem com a Dilma, né?
Fernando Massote, em artigo publicado no Observatório da Imprensa, explica melhor o processo de censura exercido pelo governo Aécio sobre a liberdade de imprensa.
“(…) A terceira e decisiva leva de apoio para se reeleger em condições tão favoráveis foi o controle, com mão-de-ferro, da imprensa local. Os jornais, rádios e TVs, a chamada “grande imprensa”, sofrem, desde a primeira eleição de Aécio Neves, em Minas Gerais, o controle indefectível do Palácio da Liberdade.
A rigorosa censura aeciana
Este último fato foi confirmado pela própria divulgação da matéria do Le Monde, que não foi publicada na íntegra por qualquer meio de comunicação. O Palácio da Liberdade, com sua legião de marqueteiros e assessores de imprensa sempre a postos para blindar o governador de qualquer crítica, estendeu, sobre a matéria, as finas malhas de sua censura aos órgãos de imprensa – não só mineiros, mas também nacionais. Estes últimos, displicentes e/ou coniventes, se submeteram, docilmente, publicando os releases de Aécio com os trechos selecionados da matéria do jornal francês onde, evidentemente, não apareciam as críticas que lhe foram feitas.
A matéria do Le Monde confirma, ainda, com uma ponta não dissimulada de dramatismo, a rigorosa censura aeciana, ao divulgar a opinião crítica longamente contida de um jornalista que acompanhou a trajetória de Aécio Neves na Câmara dos Deputados por 16 anos e não quis deixar que o próprio nome fosse divulgado.”
Assista também a esse vídeo, com informações sobre a violência de Aécio contra jornalistas.
E se você não está convencido de que o autoritarismo e a violência contra jornalistas não estão no governo Dilma, mas que estariam presentes, com muita força, num eventual governo Aécio, confira a postura “elegante” do vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes, quando é confrontado com uma pergunta crítica.
Aloysio Nunes perde totalmente o controle e agride com incrível virulência verbal o blogueiro que tenta entrevista-lo.
O último escândalo da Globo é um acréscimo de uma interjeição ao verbete de Miriam Leitão. Um internauta acrescenta \O/ ao final de uma frase.
Ora, o que é melhor, ser xingado, perseguido, quase espancado, e depois ainda ter seu equipamento apreendido por ordem da autoridade descontente, ou sofrer uma alteração bobinha em seu verbete no Google?
Alteração esta que, é bom lembrar, você pode reverter a qualquer momento.
É preciso botar os pingos nos is sobre quem é o autoritário.
32 respostas
Brito,
Teve ainda aquele caso da Rebeca Mafra, que teve o apartamento no RJ vasculhado a partir de uma ação do Aécio Neves.
Bem lembrado, Claudio,Este fato no Rio é típico de uma ditadura.
Ontem eu vi a reportagem e percebi a mediocridade da denúncia. Vim correndo no Tijolaco pq aqui as informações tem base investigativa. E um alivio poder contar c vc Fernando Brito. Isso aconteceu pq a outra cortina de fumaça não deu em nada. Agora esta uma verdadeira caca as bruxas. Eu sou eng e funcionário publico de SP. Quer dizer q eu teria q idolatrar esses crápulas? Muito pelo contrario, conhecemos essa corja do PSDB. Como diz o Paulo Henrique Amorim a Globo tem poucos dias antes do horário politico pra acabar c Dilma.
Boas notícias p/ Domingo. 1- Parece que a metodologia da avaliação do PIB dos anos 2011-2013 será revista p/ cima.2- O PIG entrou em parafuso, atira em qualquer coisa que se mova.3-O Horário eleitoral se aproxima rapidamente e o Brasil terá oportunidade de conhecer o verdadeiro e extraordinário governo da Presidente, escondido dos brasileiros e só visível pelas redes do governo de pouca projeção. 4- A Dilma será reeleita. 5- O Novo período será de usufruir os projetos implantados e o Brasil entrará em novo surto de prosperidade. 6- O Brasil do atraso, do colonialismos e da escravidão está ficando para trás junto com aqueles que sugavam essa nação.
Estamos diante da mais abjeta perseguição política praticada pela Rede Globo e oposição; uma nova caça as bruxas da era digital; ao tentarem criminalizar o direito de livre expressão dos indivíduos contrários as suas ideologias e opiniões deve ser fortemente denunciada.
O fato de ter sido utilizado um computador em qualquer lugar da internet: seja uma empresa privada, uma concessão pública, um orgão público, uma rede wifi qualquer disponível, é irrelevante.
A Rede Globo apoiou e sustentou a ditadura, está na sua genética o autoritarismo, o cerceamento da liberdade de expressão, a manipulação das informações e a busca de transformar a sociedade em seus modelos.
Como a bolinha de papel do Serra temos que desmoralizar esta manipulação.
Meu Deus, será que o fato de alguém ter alterado o verbete da Miriam e Sardenberg no Wiki é um assunto tão relevante para a república? Às vésperas de uma eleição presidencial seria muitíssimo mais útil discutir sobre assuntos que interessam ao futuro do Brasil. Debater as propostas, objetivos, visões, programas de governo, etc, etc, de cada um dos candidatos. Mas não, eles estão dando espaço enorme pra uma bobagem totalmente irrelevante sobre pessoas idem.
Laure,
para isto seria preciso que a oposição tivesse alguma proposta, visão, programa de governo, ou mesmo intenção que pudesse declarar publicamente.
Não é o caso.
E ainda tem o caso do jornalista que continua preso, não tenho certeza sobre o nome dele. Gostaria que o Tijolaço refrescasse o assunto para seus leitores.
O jornalista preso é Marco Aurélio Carone, editor do Novo Jornal, um blog jornalístico onde eram feitas denúncias do desmantos e picaretagens do aecinho e sua irmã andréa “Jezabel” neves… Ele foi preso de maneira truculenta, com base em acusações não provadas. Está preso até hoje, mesmo com problemas de saúde.
A Historia do Carone precisa ser esclarecida, o que ele denuncia, com provas,compromete o governo Aécio de maneira a não sobrar nada dele e da tchurma que tomou conta de Minas Gerais, este caso precisa sair das fronteiras de Minas.
Vídeo: Veja com é fácil fazer edição no Wipkidia
https://www.youtube.com/watch?v=UT3iycSiLHY
Papo sério e reto pessoal. Se esse pessoal do PSBD assumir o governo deste país, estaremos diante de um novo período escuro para a democrácia brasileira. Será o fim da liberdade individual com o apoio da mídia nacional e estrangeira. Que Deus nos livre deste mal.
Quando arrocho never inaugurar uma clínica para drogados, ele será o primeiro a se escrever.Vai chegar de camisa-de-força.
Desculpe, inscrever, visto que os seus “discursos” são escritos por alguém.
Ser autoritário é o de menos, ainda que deplorável. O problema é ter o monopólio da TV aberta para martelar mentiras e manipular a população diariamente.
Com todas as pessoas que converso, não assistem mais a Globo..ou só assistem alguns programas…
O JN, já era, as pessoas não tem mais como padrão de noticia ou credibilidade…Graças a Deus esta mordendo a boca.
E a candidatura do aécio, já foi julgada?
Isso é um projeto de ditador está no mesmo nível de Idi Amin Dada, Hitler e Stalin.Lembrem-se da internauta que teve sua casa vasculhada sem mandado de busca e o devido processo legal, o jornalista preso por crime de opinião em regime fechado.Se por uma desgraça for eleito haverá o mesmo expediente que é empregado em Minas em escala nacional e com a chancela de toda a imprensa simpática a ele.
Um governo tucano agora, com uma figura totalmente serviçal das elites, não seria ruim somente para o Brasil, não, mas para toda a América Latina. O Brasil dos de baixo, claro, sairia perdendo e muito. Seria o fim dos programas sociais dos governos Lula e Dilma, além de políticas neoliberais com desemprego em massa e doação da Petrobras para o capital privado.
Para a América Latina seria igualmente um desastre: fim do Mercosul, apoio aos golpistas de Venezuela, apoio aos candidatos da direita em vários países que hoje são governados por líderes políticos progressistas e de esquerda. O projeto do banco internacional, com os BRICS, certamente seria engavetado. E a política externa brasileira seria uma extensão da política neocolonialista e imperialista dos EUA e países ricos da Europa.
Muita coisa em jogo, portanto, para a população brasileira refletir e impedir esta possibilidade. Para o Brasil continuar avançando, Dilma tem que continuar. Simples assim.
A cortina de fumaca mais tosca que ja se viu. A cara de pau so vai aumentando e aumentando. E preciso muita calma e artigos brilhantes e didaticamente esclarecedores como este. Parabens!
Eu, como mineira, tenho vergonha do trabalho de desinformação exercido pela mídia desse estado. Trabalha literalmente parelhada com o estado. Ultimamente, o que aparece o tempo todo na mídia, pode-se dizer que é propaganda política a favor do psdb. Tenho evitado ler ou assistir os jornais mineiros, por que além de não apresentarem os fatos com isenção,escondem qualquer notícia desfavorável ao aécio.
Fizemos em 2013 uma greve de mais de 120 dias, reivindicando o piso salarial para os professores, a mídia ignorou nosso movimento, e quando dava alguma noticia, era para desqualificá-lo e colocar a população contra o mesmo. O governo fez o que quis com o apoio da mídia, e até hoje amargamos um salário abaixo do piso.
Um dos poucos jornais que arriscou fazer um contra ponto ao governo foi fechado e seu dono se encontra preso incomunicável.
Do Blog Mari fro
“Em fevereiro de 2014, o jornalista Geraldo Elisio já havia dado uma entrevista bombástica onde ele acusava Aécio Neves e Andrea Neves de quererem destruir provas:
“Acuso frontalmente o senador Aécio Neves e sua irmã Andréa Neves, no ímpeto de destruir as provas de denúncias formuladas pelo site Novojornal. Principalmente as que se referem a denúncias de desvio de dinheiro público e a acusação de que Aécio é dito usuário incurável de cocaína. Porque saber que eu trabalhei no jornal virtual é público e notório. Foram quase seis anos com editoriais assinados, em todos oferecendo espontaneamente o direito de resposta a todas as pessoas físicas e jurídicas citadas em meus textos. E tenho convicção de estarem querendo desqualificar os documentos que comprovam o Mensalão Tucano Mineiro e a Lista de Furnas. (…) Estão desesperamente tentando encontrar ou até forjar provas mediante intimidação. Nasci no Grande Sertão Veredas e sei que “viver é muito perigoso.” Não temo, não me intimido e se algo me acontecer nem é preciso dizer de quem é a culpa, obviamente ressalvadas as causas naturais. Se morrer, baixo o meu espírito em médiuns especializados em psicografia e continuarei a denunciar as tramoias dos Neves ou quaisquer outras. Ver a entrevista completa aqui
Agora, em sua página do Facebook do repórter Geraldo Elísio, a carta aberta reproduzida abaixo faz duras acusações à irmã de Aécio Neves como a de grampear e perseguir o jornalista em Minas Gerais.
No presente recente Aécio Neves, amparado pelo MP e pela Justiça carioca, repetiu o precedente: a polícia entrou na casa da jornalista Rebeca Mafra e fez apreensão de equipamentos eletrônicos. Acusada de participar de uma quadrilha de difamação, a jornalista foi pega de surpresa, ela sequer tem ação ativa na rede no debate político.
E por falar em saudade onde anda você” Andrea “Goebbels” Neves, “Mãos de Tesoura”? Sinhá Andrea…
Por: Geraldo Elisio
Hoje fui ao Foro de Belo Horizonte depor como testemunha sobre aquela história que a senhora e o seu irmão Aécio Neves inventaram sobre mim, “braço direito de uma quadrilha de falsários a manipular um bilhão de dólares por ano para produzir e divulgar notícias falsas, inclusive a Lista de Furnas e o Mensalão Tucano de Minas Gerais.”
Fato que gerou a apreensão de meu notebook, listas telefônicas, HD externo e outros badulaques.
Recorda pequena? As “falsidades” constantes do pedido de 22 anos de prisão formulado pelo Procurador Geral da República, doutor Rodrigo Janot, contra o ex-deputado federal Eduardo Azeredo e outros luminares tucanos entre os quais se encontra o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga. Antes já prestara um depoimento também como testemunha à Polícia Civil de Minas Gerais, também como testemunha, pois não estou indiciado e meu nome não consta de nenhum processo.
Reafirmei perante o meritíssimo juiz e os ilustre representantes do Ministério Público o meu desejo de quebra de meus sigilos fiscal, bancário e telefônico.
Lady Andrea a senhora pode fazer isto, bem como o “brigadeiro do ar da FAB – Força Aspiradora Brasileira – Aécio Neves?
Fui com a tranquilidade dos inocentes, dos que nada devem à Justiça dos homens e que, no momento em que chegar a Deus, quando Ele me indagar “O que fizeste na terra (?) responderei:
Lutei por justiça social e a paz procurando amar uns aos outros como Vós próprio nos amou! E escrevi poemas, porque temos que endurecer sem perder a ternura jamais.”
O seu nome foi pronunciado por uma oficial de justiça na conferência de presença das testemunhas e lá a senhora não estava. Ressalvo a possibilidade de um atestado médico compreensível ou um pedido de depoimento em outro local. Mas eu fui lá, de cabeça erguida, colaborando com a Justiça do meu Estado e do meu País.
Só me eximi de citar fontes em respeito ao meu direito constitucional concedido aos jornalistas com o visto de protege-las. O que por sinal não é respeitado pela “Goebbels das Alterosas” como diz o deputado Sávio de Souza Cruz. Esta prerrogativa foi respeitada na plenitude pelos operadores do Direito pressente à ocasião: o meritíssimo Juiz; o senhor (a) Procurador e Procuradora e Advogadas das partes, inclusive minha filha afetiva Doutora Aurora Ramalho. Uma pena a sua ausência senhora Andrea Neves da Cunha!
“E por falar em saudade onde anda você”, se é que o “poetinha” Vinícius de Moraes me perdoa por usar uma estrofe de poema dele em referência a quem me dirijo.
*Geraldo Elísio é Repórter.”
Eu poderia chamar também a irmã do aecinho de “jezabel das Alterosas”… Aquela criatura nefasta age do mesmo jeito que a famigerada esposa do igualmente famigerado Acabe, antigo rei de Israel…
O único problema que o Aecio não entende eh que o Brasil não eh Minas Gerais, estado que este playboy fez de seu curral particular pois seu domínio chama-se Rio de Janeiro. O mineiro,que de esperto e matuto nada tem, vota nesse lixo, nessa mentira!
Mirian, como todos nós sabemos de sua “CAPACIDADE INVESTIGATIVA” e para melhorar sua imagem junto ao público, você poderia fazer algumas reportagens como: Os AÉCIOPORTOS; os 450 kg de Cocaína; o NIÓBIO ; a Dívida de 80 Bilhões de MG; a Água do Cantareira; a CPI do Pedágio de SP. Tenho certeza que com essas matérias seu perfil seria alterado naturalmente.
Não me lembro de ver toda essa indignação de alguns integrantes de nossa “mídia nativa” quando se disseminaram na Internet e nas Redes Sociais boatos criminosos (injúria e difamação) contra o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o apontando como sócio da Friboi, proprietário de um avião de R$ 100 milhões e de uma fazenda de R$ 47 milhões, que fazem parte do “submundo” da Internet, já extensamente desmentidas, mas que pessoas com ódio do Lula ainda insistem em repercutir numa vã tentativa de criminalizar o maior Presidente que esse país já teve, algo que nem mesmo a nossa valorosa “grande mídia” ousa fazer, com exceção da InVeja, mas a InVeja não faz jornalismo. Não é mesmo? Suspeita-se que os boatos tiveram origem no IP do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Daniel Graziano, filho de um ex-ministro de FHC, Xico Graziano, está sendo intimado, mas vem fugindo de prestar esclarecimentos. Vá ao site boatos.org. Lá você pode ler sobre isso em http://boatos.org/politica-2/lulinha-fazenda-fortaleza-47-milhoes.html e http://boatos.org/politica-2/boato-aponta-lulinha-filho-de-lula-como-dono-da-friboi-e-jbs.html e http://boatos.org/noticia-falsa/lulinha-aviao-gulfstream-giii.html. Relembre o caso aqui em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/137224/Dono-do-site-de-FHC-foge-do-caso-de-Lulinha.htm
Olha, a oposição tem propostas sim…Eles não tem é coragem de falar publicamente.
Miguel,
Numa reportagem da folha (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1496943-tres-empresas-bancam-65-da-arrecadacao-de-presidenciaveis.shtml), sobre financiamento e gastos de campanha, diz que o maior gasto de Aécio até o momento é com a empresa 2014 Comunicação, um total de R$ 3,7 milhões. Fazendo uma pesquisa pelo google, esta empresa simplesmente não existe, deve ter sido criada agora e deve arregimentar muitas pessoas para “atuarem” na plataforma digital.
Abs
Fernando em primeiro lugar, desejo parabenizé-lo pelo interessantíssimo blog que é o Tijolaço. Quero informá-lo também que no momento o seu blog é o primeiro veículo que leio quando acesso a internet.
Quato às alterações feitas no Wikipédia De Miriam Leitão, penso que isso é coisa tão pequena para perder tempo. Tantas coisas importantes para se discutir e ficam perdendo tempo. O Palácio do Planalto tem uma nação com mais de duzentos milhões de pessoas para administrar, imagina que iria ficar perdendo tempo com coisas sem importancia como A senhora Leitão e Sardenberg.
Na cabecinha de Aécio ele é o Dono do Mundo e não Presidente da República.
Quando eu quero assitir ao jornal na midia tradicional procuro aquele que na verdade é o mias isento de qualquer manipulação é o caso do jornal imparcial da tv record. com o Celso Freitas.
****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
Esperar o que de um sujeito que faz melhor uso da boca para entornar líquidos, fumaças e pós do que falar.