Os dilemas do PSB

2012-528309721-2012061944937.jpg_20120620

Por falta de melhor termo, chamo Roberto Amaral de um presidente (de partido) cristianizado.

Em todas as matérias da nossa imprensa “ancien regime” lá estavam eles, os adjetivos  e adjuntos adnominais.

Na Folha:

ScreenHunter_4540 Aug. 16 06.44
O Globo abusou da estratégia. Onde aparece o nome de Roberto Amaral, segue um adjunto adnominal explicando que ele é “próximo do PT” ou “simpatizante”.

Não ficou só nisso. O jornal fez textos “acusando” Amaral de ser quase um petista.

ScreenHunter_4542 Aug. 16 06.48

A estratégia revela o que, na verdade, sempre esteve por trás do apoio velado de “formadores de opinião” e “mercado” a Eduardo Campos: a intenção de neutralizar os fumos “socialistas” do partido e estimular a sua ala conservadora.

Você não verá nenhum dirigente do PSB ser acusado de “simpatizante do PSDB”, ou pelo menos não de maneira repetitiva, sistemática.

Os códigos da mídia são relativamente fáceis de entender. Se alguém disser, aqui e ali, que você é simpatizante do PT, tudo bem. Mas quando os jornais começam a repetir, a toda hora e a todo momento, mesmo em matérias que não tratam dessa questão, que você é simpatizante ou próximo ao PT, então isso já não é uma descrição. É uma acusação.

É como se Roberto Amaral, um dos quadros mais antigos e mais leais a seu partido, de repente não fosse mais um quadro partidário confiável. Como se ele fosse mais leal ao PT do que ao PSB, o que é uma injustiça absurda, evidentemente. Amaral aceitou estoicamente a presença de Marina e a guinada neoliberal de Eduardo Campos. Com a morte trágica deste último, tudo que ele pedia era: tempo. “Vamos enterrar Campos e depois discutimos”, pedia ele, e foi o que bastou para a mídia lhe acusar de ser “próximo ao PT”.

Roberto Amaral tornou-se um presidente cristianizado, não apenas pelos quadros de seu próprio partido, mas sobretudo pela mídia.

Merval Pereira, no dia seguinte à morte de Campos, falou abertamente, em sua coluna:

“Há um grupo à esquerda no partido que sempre preferiu o apoio à candidatura Dilma, dando continuidade a uma aliança histórica com o PT (…)”

Esse tipo de franqueza não é muito comum em nossa imprensa. Só mesmo uma tragédia para fazê-la abrir a guarda.

Evidenciou-se, portanto, que há, dentro do PSB, uma ala direita, que defende a proximidade com tucanos, e uma ala à esquerda, mais próxima ao PT.

*

Houve um tempo, talvez, em que Campos quisesse se posicionar levemente à esquerda do PT, tentando faturar com o desgaste causado pelas concessões inevitáveis num governo de coalizão.

O socialista, contudo, não conseguiu espaço nessa área e sua candidatura foi sendo empurrada para o campo conservador. Foi aí que ele passou a defender coisas como “autonomia do Banco Central” em reuniões junto ao empresariado.

Sua morte trágica, caindo qual bomba atômica sobre a cúpula do partido, teria o condão de provocar, no mínimo, um momento de reflexão, como parece ter tentado fazer, quase heroicamente, Roberto Amaral.

Ou acelerar o processo na direção do conservadorismo.

Um cientista político, em entrevista à Folha, já tinha previsto o que todos sabiam que iria acontecer: uma pressão insuportável para que Marina fosse a candidata. Insuportável.

Com Marina novamente no páreo, contudo, não há novidade.

Não há nenhuma “nova política”.

Independente de seu passado, Marina surfa na crista de uma onda conservadora, agora tisnada com sangue.

Assim como Gabeira terminou melancolicamente sua carreira sendo chamado de “ex-Gabeira” por um adversário do PSOL durante um debate na TV, é possível que Marina também se torne uma “ex-Marina”.

Aécio Neves aconselhava, semanas atrás, àqueles que via como possíveis aliados, a “sugarem mais um pouquinho” do governo antes de irem para o seu lado.

Talvez seja justamente isso que Marina faça, empurrada pelas pressões, pelas circunstâncias, por suas próprias ambições: irá sugar um pouquinho, ou mesmo um montão, dos votos de Aécio Neves. E depois irá para seu lado, num eventual segundo turno. Dessa vez, ela sofrerá pressão “insuportável” para apoiar a direita num eventual segundo turno. Não me surpreenderia se ela ceder.

A esta altura, essa pressão insuportável abandonou qualquer escrúpulo e se tornou chantagem. As ordens chegam pelos editoriais. Marina tem que fazer isso, tem que falar aquilo.

Em troca, a imprensa lhe garantirá blindagem e publicidade positiva.

Em meio a tantas névoas, só uma coisa é certa – além da morte e dos impostos, como diria Benjamin Franklin: a propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV.

A tragédia que vitimou Campos renova o interesse pelas eleições, embora com um toque mórbido.

A propaganda eleitoral no Brasil é tão importante porque ela inverte o jogo. A TV, quase sempre um instrumento em prol da antipolítica, se converte, temporariamente, em seu oposto.

Por algumas semanas, abrir-se-á, na democracia brasileira, uma janela para a comunicação direta entre a política e os cidadãos.

Claro, junto a candidatos sérios, aparecerão demagogos, idiotas, malandros, pedindo nosso voto. Mas ambos, os sérios e os malandros, estarão falando diretamente conosco, sem intermédio de nenhum âncora de TV, de nenhum colunista. Isso é o mais importante.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. M. Thereza já disse tudo.Será usada e descartada. Se Marina quiser ser usada, ela que não tem nenhuma experiência de peso em administrar nada (qual o legado do seu Ministério, além do peso de ser a seguidora do grande Chico Mendes? Nada ou quase nada), então que arque com as consequências. Foi eleita senadora, mas logo foi requisitada por Lula para assumir o Ministério. Nem mesmo um peso de articuladora no senado, Marina teve. Com os abutres e representantes do ‘mercado’, esses sim tarimbados, qual seria a autoridade de Marina caso (atenção! se por acaso) fosse eleita?? Nada ou quase nada. Talvez, a única segurança que ainda tenha, se fosse sábia, seria justamente articular com Amaral, esse sim com experiência de lidar com a política real. Se ela ouvir somente o lado oportunista, aquele que apela para a ‘janela Marina’, será um salto no escuro. E bota escuro nisso.

  2. Ocorre que Campos TAMBÉM foi Ministro de Ciência e Tecnologia de Lula!!
    E a proposta de Lula era que Campos fosse vice de Dilma e candidato do PT para 2018 !!
    Como governador, ele foi apoiado e apoiou Lula e Dilma.
    Campos achou que tinha condições de concorrer agora. Direito dele.

    1. Falar em direito dele agora soou estranho! Mas a Osmarina também tem seu direito, indiscutível! Desde que James Cameron não seja Ministro, já tá bom! Senão o Brasil afunda que nem Titanic.

      1. Estranho porque? A intenção era dizer que ele era dono de seu próprio destino político. E era. O fato, é que Campos não tinha nada a ver com Marina. Só engoliu a candidatura dela por uma questão eleitoral. E Marina não tem nada a ver com o Brasil. Ela só tem a ver com Marina. É mais ligada ao grande capital até que o Aécio, o que é difícil. Mas faz papel de “seringueira pobre”. Tem ideias retrogradas que só agradam aqueles muito desinformados ou muito preconceituosos. Lamentável que tenhamos que conviver com uma candidatura como esta à presidência. O PSB vai escolher Marina. Mas vai sumir como partido progressista. A mídia só quer Marina porque vê nela uma chance de segundo turno. Para a mídia, Marina é descartável. E se chegar ao poder, como será? A Bolsa vai adorar. O Brasil vai ter que orar.

        1. Soou estranho por ele estar morto, não é nada pessoal! Quanto a sua análise assino embaixo, e digo mais: Marina será joguete da direita, da mídia e do mercado financeiro, e os pobres que se lasquem! Quanto a ser eleita,tenho minhas dúvidas!

          1. Marina é fraca. Em tudo. Se fosse capacitada , Lula teria escolhido ela e não a Dilma.Só ganha voto pela cara de vitimada , quase uma estuprada , que ela põe para ganhar voto. Conteúdo que é bom nada.

  3. O PSB está rachado e a baixa popularidade de Campos provou que Marina não é dona dos votos de 2010.
    Já andam falando em volta Lula! Grande bobagem!
    Acho bom começarmos a mostrar as relações de Marina com o Itaú, Natura, etc. E mais, vamos ficar atentos aos resultados que as próximas pesquisas vão mostrar. A margem de erro deles sempre tira de Dilma e aumenta para Arrocho.

  4. Ora!vamos parar de falar em Marinas,Aécios,Everaldos,Lucianas e os outros listados como candidatos?Tirante a situação,Pt e coligados,os CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO SÃO:Banqueiros agiotas,Agiotas disfarçados em Chevrons,Canalhada internacional e nacional,IMPRENSA,ou isso que se auto-intitula,e o resto da turba,onde se incluem historicamente,os eleitores que gostam de zelar pelo que é dos ricos,os BABA-OVO DE RICO,e o resto É O LUAR DE PAQUETÁ!

  5. É a Esquerda no poder sim, qual o problema.
    O Brasil já não governou o Brasil só com o braço direito?
    O LULA não governou só com nove dedos..
    Agora é a vez de…………continuarmos!!! haahahah!

  6. Marina a reptiliana oportunista, representante do obscurantismo colocou o PSB no bolso e o varrerá para a história, após estas eleições o PSB virará pó.
    Assim como o PSDB que somente deverá continuar existindo em SP, aliás como muita coisa estranha aos interesses nacionais só existe em SP não há aí nenhuma novidade.
    Novidade mesmo será a Dilma e o PT após as eleições continuarem a achar que o controle remoto é o bastante para democratizar o acesso a informação por aqui.
    Que pena que não nasci na Argentina !

  7. A vergonha dessa semana e do ano político foi sem dúvida nenhuma as posições políticas do Mercado da Agiotagem,Mídia e principalmente do patético irmão do falecido Eduardo Campos.

    O mercado mostrou friamente essa semana que Eduardo Campos nada mais era do que uma mercadoria(junto com Marina Silva)para tentar eleger o candidato oficial da Bandidagem Financeira Aécio Neves,e nada mais.

    Só lembrando que Campos rompeu com Lula e Dilma,os mesmos que deram a ele todas as armas para o mesmo sair do Governo de Pernambuco com 90% de aprovação,para defender esses interesses.

    E para fechar com chave de ouro vamos ter que ver e aturar Marina Silva imitando Nicolás Maduro.

    1. Conhecem a história daquela vespa? Ela picou e levou uma aranha para seu ninho, depositou-lhe os ovos, e as larvinhas nasceram e cresceram comendo aos pouquinhos a aranha, ainda viva. Enfim, as vespinhas voaram, deixando sua hospedeira morta, em busca de novas aranhas…

  8. O PSB já perdeu muito do que era e como sela para Marina se descaracteriza de vez. O que há do PSB no discurso de Marina?

  9. Quem já passou pelo “suicídio” de Getúlio, pela renúncia de Jânio Quadros, pelo golpe que derrubou João Goulart, pela queda do Avião de Castelo Branco, do Elicóptero de Ulisses Guimarães, pelo acidente que matou Juscelino Kubstchek, pela diverticulite que matou Tancredo Neves, assumindo o seu vice José Sarney, pelo processo político que cassou Collor de Mello, colocando em seu lugar seu vice Itamar, pelo assassinato do maior arquivo do governo Collor, o PC Farias. Tudo isto noticiado e justificado pelo jornalismo da TV-Globo, me faz lembrar das “Forças ocultas” que sempre aparecem nestas tragédias. O certo é que o pau mandado Aécio não decolou, o Dudu, pelo que se fala agora não se dobraria, não seria um simples capacho. Portanto, a saída fatal do Dudu, abriu as portas para a Marina, um mero joguete, um mero fantoche, uma marionete, nas mãos do PIG e dos barões do capital.

  10. Quero me utilizar desse blog,para publicizar comentário ao artigo de Paulo Moreira Leite,no blog A.Borges,e como ali me é impossível acessa-lo,posto várias dificuldades que pessoa como eu tem,para conseguir acesso,me socorro neste blog,cuja acessibilidade me é mais fácil para minhas BURRICES em manejo de computadores,além de constatar que existem blogs,cuja finalidade aparente,é publicar as opiniões do DONO DO BLOG,e se houver dissenções,ao diabo com os descontentes.Vamos ao artigo.O sr.P.M.Leite pontua,não ser o PSB,um assunto de família,com o qual concordo,contudo me suscitou uma suspeita,já que houve manifestações nesse sentido,de que poderia ter havido um atentado contra a vida do Sr.E Campos e se houve,em proveito da sra.M.Silva,posto que o candidato tragicamente desaparecido,não conseguia resultados satisfatórios,nas pesquisas eleitorais.e tão pronto a constatação da morte do candidato,se apressam os familiares e correligionários,a apresentar como alternativa na substituição do sr.E.Campos,como candidato à Presidência.Ora,a direita,que vê com maus olhos o desempenho do sr.Neves,em desespero,aposta suas fichas,todas elas,na ARARA DAS FLORESTAS,com o intuito de levar a eleição ao segundo turno,onde supões conseguir derrotar a atual situação!Simples suspeitas,contudo…

  11. Eu, de novo sr.Britto,me utilizo desse acessível blog,para tentar faze-lo portador das minhas limitações INTERNETIANAS,e solicito que interfira junto aos blogs,que embora estejam no Brasil,mais parecem porta vozes de inglesas,já que as instruções para acessa-los,senão naquele idioma,impões ao internauta ANALFA,dificuldades intransponíveis.Refiro a tentativa que fiz,para acessar o blog MUDA MAIS e me deparei com instruções para acessa-lo,pra mim,incompreensíveis.Fico pensando se os blogueiros do PT,ao relacionar-se com sua expressão maior,o ex-presidente Lula,que também como eu,não é um poliglota,como conseguem captar ou entender o que ele diz,posto também ele,ser um homem comum e que não ser versado como a maioria de seus eleitores,como eu.Agradeço sua interveniência e saudações…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *