A máquina abandonou Aécio?

aecioperplexo

Há um surdo desespero  na campanha do PSDB.

Assistem, sem outra reação que não a do sinceríssimo Reinaldo Azevedo, o movimento da imensa máquina de propaganda da mídia em favor de Marina Silva, tranformada em mater dolorosa de Eduardo Campos, com quem – todos sabem – mantinha uma relação de convivência eleitoral, ao ponto de, mês e meio atrás, ter mandando divulgar nota dizendo que a aliança PSB-Rede tinha data para acabar.

Agora, porém, tudo mudou.

Eduardo, morto, transformou-se em líder de Marina e ela, muito viva, em “continuadora” de sua trajetória, à qual há apenas 10 meses se juntou.

A família – por ironia o “ponto fraco” que William Bonner e Patrícia Poeta apontavam no candidato, no Jornal Nacional, na véspera de sua morte – agora é erguida como símbolo da virtude de Campos e elevada à condição de foro político onde se decidem os rumos da campanha.

O PSDB, acostumado a “surfar” os tsunamis de mídia, está perplexo diante de tudo.

Despareceu dos jornais, com os quais podia, antes, dar-se ao luxo de  se relacionar com “notas oficiais”.

É obrigado, constrangido, a ler até mesmo Merval Pereira dizer que, agora,  “Marina seria a candidata das ruas, e tentarão fixar em Aécio Neves do PSDB a imagem de que é o candidato dos políticos.”

Quem construiu a “não-política” como ideal de pureza – esquecendo que a política foi a evolução com que a democracia grega superou a transmissão hereditária do poder – agora se vê atropelado por ela.

É que, talvez, na sua imensa vaidade, os tucanos não enxerguem que a direita brasileira quer que ocupe a Presidência qualquer um que se disponha a ser um “não-presidente” .

Dócil por fraqueza, leniente por conveniência, fraco por definição e caráter.

Ou tudo isso por transtorno próprio aos que se lambuzam no poder inesperado.

O processo político, não obstante, prossegue, como a negativa de Galileu do movimento da Terra  se completa com aquele “entretanto, se move”.

Até segunda ordem das pesquisas, a mídia sepultou Aécio Neves.

E sem velório ou lágrimas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

46 respostas

  1. Fernando, a mídia vai ter que continuar inflando o Aécio pois sem isto não haverá segundo turno. Precisarão elevar Marina e Aécio ao máximo conta a Dilma. Havendo segundo turno, e agora tudo indica que haverá, a Marina não terá opção de negar-se a juntar-se ao PSDB novamente. Se ele tivesse se juntado ao Serra em 2010, poderia ter dado trabalho à Dilma nas urnas. Desta vez, ou ela se junta ao PSDB ou a queimam para sempre, penso eu.

    Eu particularmente acho esta morte do Campos um tanto estranha. Quando tudo caminhava bem para mais 4 anos de PT no poder, agendamentos de vendas de produtos à Russia, Banco dos BRICS, apoio à Argentina, um avião misteriosamente cai e muda totalmente o cenário eleitoral de um dos principais players da geopolítica mundial. Que Deus nos proteja… porque vem chumbo grosso para o nosso lado.

    1. João Goulart, Juscelino Kubitschek, Ulysses Guimarães, Celso Daniel, Toninho do PT de Campinas, Eduardo Campos… A lista só aumenta.

      Como a bandalheira acontece em qualquer governo, a conclusão a que se chega é que o quadro partidário brasileiro é podre há décadas e o Estado tem poder demais. Aí qualquer governo que seja se esquiva de suas responsabilidades.

    2. Pois é, Frank, como disse um amigo meu: esse “acidente” foi a “bala de prata” da direita…

      1. Eu também pensei isto. Nessas horas tudo vem á nossa cabeça. O que não falta são fatos que nos levem a pensar. Porém não é hora disso. Vamos trabalhar para que essa bala atinja os pés desses hipócritas que não estão nem aí para o Brasil.

    3. Também pensei a mesma a mesma linha de racícinio, acho que os EUA já estão armando sua barraca no nosso quintal que um dia já foi deles, e o querem de volta

      1. Calma, turma!
        Foi um acidente. Não cabem teorias conspiratórias ou então entramos nas nóia do discurso construído pelo PIG.
        Lembram de uma charge com galinha d’angola publicada no blog tijolaço?!?!

  2. Eu tenho a mesma visão do Frank: o movimento da “máquina” é apenas para forçar um segundo turno, com Aécio nele.

    E caso ela se dê conta que carregou nas tintas inflando a messiânica candidatura acima do previsto, a ponto de colocar o seu preferido em risco, ela virará a chave na sua cobertura: de “emotiva” para “crítica” em relação à Marina.

    Enfim, pura manipulação.

  3. Eduardo Campos foi levado à candidatura por seu partido, o PSB. Se desconsiderarmos a eufórica, e não menos abjeta, manifestação da mais descarada de necrofilia do cartel da comunicação, a candidata natural do partido seria Luisa Erundina. Tá todo mundo maluco, ou sou eu que perdi o senso?

    1. Rapaz! Se fosse a Erundina ia dar um nó na minha cabeça!!
      Como eu queria ela como vice da Dilma! Prepara-la para 2018!!

      Uma chapa Erundina/Haddad (como quase saiu em sampa).

      Seria lindo demais!!

        1. Simplíssimo: a escolha É DO PSB, conforme reza a lei.
          Sómente este partido tem a prerrogativa da cabeça de chave. Abrir mão da indicação é OPÇÃO do PSB!!!
          É A LEI!

          1. Você está falando dela ser cabeça de chapa numa possível chapa do PSB à presidência, é isso?
            Se for isso, não posso discordar.
            Imaginei que você estivesse se referindo à quase-chapa Haddad-Erundina em São Paulo.

  4. Não tenho vovação para futurólogo, mas fico tentado a fazer também minha fezinha….A ver: Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, com Aécio sendo abandonado a beira da estrada pelos amigos da mídia, certamente lula e Dilma teriam de buscar muitos apoios e votos no PSDB e ceder defintivamente ao agronegócio ….ou não ?

  5. Sr.Fernando.Concordo com o senhor em sua precisa análise.Penso que o foco de toda a propaganda,é influenciar o eleitor,este ser invisível,fugidio,confuso,ininteligível e indiferente,e que é o foco do que se chama PROPAGANDA,PUBLICISMO,PUBLICIDADE E AFINS.Acho que as ferramentas de que dispõem aqueles que são a favor da reeleição do atual governo,serão capazes de cotejar com as ARMAS da reação?Acho que a questão é esta.Esperemos que sim!Saudações…

  6. No desespero Aécio provavelmente terá apenas uma saída: bater em Marina e mostrar suas contradições! Mas bater duro. O que, talvez seja bom para o PT. Mas, aguardemos. Em política, tudo é possível, até o impossível.

    1. Para mim a coisa ainda está muito nebulosa, mas concordo com o Márcio. A migração em massa para a Marina, irá deixar a campanha do Aócio/Ptucano desidratada a ponto de só lhe restar bater na candidatura do PSB, pois do contrário quem irá para o segundo turno com a Dilma será ela e não ele, isto se houver segundo turno. Ainda é cedo para avaliar, pois isto tem que se traduzir em votos e não em uma decisão autocrática da mídia como está sendo feito agora. Pela mídia, nem precisava eleição, bastava eles que já decidiram quem deve ocupar a cadeira presidencial, qualquer um menos um candidato identificado com o programa popular. A mídia é tão despudorada neste intento que se arroga a decidir pelo próprios integrantes dos partidos quem deve ser o indicado pelo partido ao cargo. Onde já se viu um adversário (como o Aócio) ou “jornalistas”/”analistas políticos” e outros “entes” ficarem dando “pitaco” na decisão que compete unicamente aos filiados de cada partido, sobre quem deve ser o candidato de determinado partido, como se está fazendo agora. A ponto do Aócio manifestar publicamente que a Marina deveria ser a candidata. Não seria o caso, então, de sugerir a ele que retirasse sua candidatura em apoio à dela, já que ele inclusive reconhece nela mais autoridade do que ele para representar uma voz da oposição?

      1. Amigos, pra tirar o PT do governo, os sócios da casa grande são capazes de imolar o Aécio em praça pública. Depois compensam o PSDB com o Estado mínimo e a privatização máxima. E todos eles juntos serão novamente felizes para sempre. Ou até Lula voltar.

  7. A mídia hiena, fiel apenas ao capital mais rápido e aparentemente mais fácil, abandonou seu pupilo. Ela tentou fazer de tudo, nem Goebbels talvez tivesse feito melhor, mas Aécio não ajudou, é despreparado demais, a ponto de não ter muita noção do projeto da Direita. Agora, Marina surgiu como a menina dos olhos da imprensa neoliberal. Resta saber se a população brasileira já está madura o suficiente para saber discernir o engano do projeto político sólido. È esperar.

  8. Caro Fernando,

    Vinte e Cinco anos depois, a República de Casa Forte tenta substituir a República das Alagoas. Tudo em torno das famílias de Eduardo e Renata. Com o poder, foram capazes de agregar apoiadores dóceis. Vejamos o dia a dia, do futuro próximo!

  9. Na verdade, a mídia e a direitona no Brasil são anti-Dilma. Aliam-se a quem quer derrotar o governo do PT. Não importa se o candidato tem projeto concreto de governo. O ideal mesmo é que não tenha e sem nenhum vinculo com projetos sociais. Governar só para uma minoria e parte de uma classe média medíocre, coxinha. O resto que se dane. O candidato oposicionista pode ser fraco, sem conteúdo, usuário de droga, sem caráter, OPORTUNISTA, CONSERVADOR, SANTINHA DO PAU OCO….Não interessa. Mas o Deus que acredito não nos abandonará. Ele é justo. Viva Lula! Viva Dilma! Viva o Brasil!

  10. Até quando políticos oprotunistas aceitarão ser testa de ferro de corporações midiáticas e financeiras? Que ideias ou valores podem esses políticos representarem? Que idéia de povo e de bem estar de uma nação essas criaturas podem defender? E porque se acham no direito de apoderar-se do nome e do infortúnio alheio? A senhora Marina não é Chico Mendes, tampouco é Eduardo Campos.E só para demonstrar esse desdém da mídia, hoje na Globo News o apresentador do jornal comentava: Eduardo Campos, era de uma família de políticos tradicionais de Pernambuco, sem nenhuma vez citar o nome do grande e único político que antecedeu o governador falecido agora,seu avô Miguel Arraes. É só vasculhar os noticiários que antecederam o golpe de 1964 e ver como eles tratavam Miguel Arraes. Como o político foi preso, exilado e apagado dos nossos jornais durante o tempo do exílio. É por aí que se pode medir o grau de hipocrisia dessa (velha) nova política.Será que vão falar de maneira isenta e verdadeira do grande Chico Mendes? O mercado não usa preto, sua cor é o verde dos investimentos financeirs, não do meio ambiente. Seu verde é o verde de boutiques e do luxo. Não é o verde nem de nossa bandeira, nem de nossos campos. FAriseus miseráveis, isso é o que são.

  11. Estou aqui vendo o circo que se montou na Globo e Band. Ate trilha sonora dramática. Nada como ter internet e poder ler o Tijolaco. Fernando vc sempre expressa com clareza o q vai na nossa mente.

  12. Há alguns anos, com a ascenção do Tea Party nos EUA, um político do Partido Republicano disse numa entrevista:

    — Nós acreditávamos que a Fox News trabalhava pra gente; agora descobrimos que nós trabalhamos para ela. (“We thought that Fox worked for us and now we’re discovering we work for Fox…”)

    Esta é a relação do PSDB com a mídia familiar brasileira.

  13. A Mídia das Elites, PIG e GLOBO, os lixos midiáticos que elevavam o ARROCHO NEVES o descartam como se fosse o caroço de uma azeitona. Também poderão descartar a Marina da mesma forma se o ARROCHO emplacar! O que a pior Elite retrógrada do Planeta quer é o retrocesso do Brasil.

    1. Valeu, Maria Helena. Sensacional! Assisti e espalhei como estrelas no céu! Fundamental quando a GLOBOGOLPE se articula para mais um ATENTADO TERRORISTA NA DEMOCRACIA BRASILEIRA !!!

  14. Fernando
    Acho que temos um “aerocampos” rondando essa trágica ocorrência:
    O avião do acidente está em nome de uma tal de AF Andrade, empresa de açucar e álcool de SP. Só que não é mais dela, na verdade é de um empresário do nordeste, salvo engano usineiro tbem, que nenhum veículo dignou-se a divulgar o nome ainda. Campos voava desde antes das convenções com esse avião, estava à disposição dele, pelo que consta. Até onde sei, esse “gasto” com o avião não está declarado em sua prestação de contas de campanha nem como despesa (caso estivesse pagando pelos voos) nem como receita (caso fosse doação da empresa/empresário). Aí eu pergunto, isso póoode?? A imprensa não tinha que dar uma espiadela melhor nessa situação? Ou não estão querendo manchar o lustro do novo ex-futuro herói nacional?

    1. Bill, para a Glogogolpe não existem heróis…a Globo os inventa para “engasgar seus Ganços Globais”. Para a GloboGolpe…existem SERVIÇAIS, como…Dudu Traira; Marina Blá-Blá e o Aébrio…novos COLLOR MELADOS!

  15. “Foi a providência divina que me salvou por eu não estar no mesmo avião”. Quer dizer então que Deus matou Eduardo Campos para a Marina ser candidata? Ela não tem a mínima chance, apesar da velha direitona apostar todas as fichas nela. A maior tortura é ter que ouvir sandices como essa durante a campanha eleitoral.

  16. Marina Silva uma obscura “liderança” da floresta ser candidata só mesmo num País onde a mídia desempenha o papel de partido político.
    “Personalidades” como Gaspari afirmar que o dano causado ao PT com a reptiliana candidata é irreversível ou outros atabalhoados “jornalistas” conferirem poder a uma simples viúva para definir os destinos de uma campanha nacional é imbecilidade ou má-fé.
    Assim a guerra continua e vamos brigar pela bandeira vermelha como sempre foi desde 1989.
    Outra questão é que a Erundina aceitar uma paraquedista, oportunista e traiçoeira candidata na cabeça de chapa do PSB é uma tragédia política até mesmo maior que a morte de Campos.
    Vejamos até quando a Dilma e o PT vai acreditar que o controle remoto é suficiente para democratizar a mídia.

  17. O PIG e a GLOBO estão num ‘MATO SEM CACHORRO”. Apoiar quem ? Continuar apoiando Aécio com seu “AÉCIOPORTO” ou apoiar Marina, frágil e temperamental, junto com a sua REDE? A GLOBO sabe que Aécio não sobe, mesmo com empurrão e se apoiar Maria o Aécio despenca. Eles sabem que a DILMA, mesmo com o MANCHETÔMETRO, não cai e que, quando começar o Programa Político Ela sobe e muito. No máximo a meu ver, é que no final os dois, Aecim e BláBlà, que não tem propostas, vão ficar com 12,5% cada um. A GLOBO também sabe, que quando a Propaganda Eleitoral começar; Dilma, nossa Presidenta, poderá mostrar para o Povo Brasileiro, a VERDADE e tudo o que foi, está e vai continuar sendo feito em seu Governo pelo nosso imenso BRASIL. DILMA 2014!!!

  18. sabe o que , no máximo [no máximo!] aconteceu?

    Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram ao velório pouco antes das 10h; Lula deu um forte abraço nos filhos de Eduardo Campos; quando Dilma chegou, houve um princípio de vaia, rapidamente abafado por aplausos;

    (…)

    1. … A mesma máquina [mortífera!] que agora “abraça a Marina [Silva?!]”!…

      “Cê” sabe qual é a principal legenda que acompanha as fotografias da cobertura do velório do Eduardo Campos, portal uol/folha?

      ‘Lula e Dilma são vaiados no velório de Campos em PE’

      17/08/2014

      http://eleicoes.uol.com.br/2014/album/2014/08/16/velorio-de-eduardo-campos.htm?abrefoto=39

      (São uns canalhas desalmados! Infames inescrupulosos! Energúmenos!…)

      Dileto(a) leitor(a),

      sabe o que , no máximo [no máximo!], aconteceu?

      Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram ao velório pouco antes das 10h; Lula deu um forte abraço nos filhos de Eduardo Campos; quando Dilma chegou, houve um princípio de vaia, rapidamente abafado por aplausos;

      (…)

      FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/150400/Dilma-Lula-e-A%C3%A9cio-d%C3%A3o-%C3%BAltimo-adeus-a-Campos.htm

      [Para o PIGolpista/fascista]
      tudo vale a pena
      quando a vontade
      de incitar o ódio
      não é pequena!

      Respeitosas saudações,

      República de ‘Nois’ Bananas
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

    2. … A mesma máquina [mortífera!] que agora “abraça a Marina [Silva?!]”!…

      “Cê” sabe qual é a principal legenda que acompanha as fotografias da cobertura do velório do Eduardo Campos, portal uol/folha?

      *’Lula e Dilma são vaiados no velório de Campos em PE’

      17/08/2014

      (São uns canalhas desalmados! Infames inescrupulosos! Energúmenos!…)

      Dileto(a) leitor(a),

      sabe o que , no máximo [no máximo!], aconteceu?

      **Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram ao velório pouco antes das 10h; Lula deu um forte abraço nos filhos de Eduardo Campos; quando Dilma chegou, houve um princípio de vaia, rapidamente abafado por aplausos;

      (…)

      [Para o PIGolpista/fascista]
      tudo vale a pena
      quando a vontade
      de incitar o ódio
      não é pequena!

      Respeitosas saudações,

      República de ‘Nois’ Bananas
      Bahia, Feira de Santana
      Messias Franca de Macedo

      1. *http://eleicoes.uol.com.br/2014/album/2014/08/16/velorio-de-eduardo-campos.htm?abrefoto=39

        **http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/150400/Dilma-Lula-e-A%C3%A9cio-d%C3%A3o-%C3%BAltimo-adeus-a-Campos.htm

  19. A mídia vai ter que dosar muito bem o apoio a Marina. Se exagerar na dose a candidatura do Aécio pode ser sugada e sumir.

  20. As avaliações de muitos é de quase certeza de segundo turno. Pode ser que a comoção provocada pelo trágico acidente, explorado pela mídia para benefício da oposição, e a Marina na cabeça da chapa sejam motivos fortes para abalar o quadro que se desenhava com a vitória de Dilma já no primeiro turno. Mas, qualquer mudança tem que ser combinada com o eleitor que, dos argumentos manipuladores da mídia golpista já está começando a ficar vacinado. Marina já não é novidade e, muito do apoio que teve em 2010 deveu-se a se apresentar como diferente dos demais políticos. Ora, isso já não se sustenta e o eleitor sabe que ela não teve competência nem para criar o seu próprio partido.

  21. Avalio que, em face da tragédia que se abateu sobre a família Campos, e por sua vez, a conjuntura política-nacional, e tendo como pano de fundo as eleições presidenciais, eis que, como ficará o quadro político com vistas à eleição em outubro/14? Não haverá por parte da grande imprensa nenhuma distanciamento do Aécio Neves em razão da ‘catapultação’ da candidata Marina da Silva. Por outro lado, agora, ela serve. Até abril/14, seu desempenho era pífio enquanto candidata. Direta, solta, A “Terceira via”, Eduardo Campos” não empolgou, mesmo ‘inflado’ com a junção à sua candidatura com Marina. Fato novo. A morte daquele que definhava em votos, junto com ela. Agora, ungida a ‘salvadora da pátria’, rumina apoios, faz-se segura das circunstâncias, posa de ‘sassa mutema’ aos olhos da direita raivosa. E daí? NÃO NOS ENGANEMOS! A ideia inicial é: inflar a Marina aos patamares de 2010 forçando um SEGUNDO TURNO. Conseguido o intento e tendo o Aécio ainda nos mesmos patamares, ora, a Marina, vá às compras. AÉCIO 2014!!! O Candidato do Centro-Sul é o Aécio, e da elite brasileira é este. Oxente, bichim!

  22. Falta é opinião , coisa que geralmente as mulheres tem de sobra. Nela falta e muito. Agora vai servir de escada e depois um ponta pé no traseiro ou submetida ao extremo , levando a correria para mais novo partido .

  23. Imaginem a globomente mesmo com a propaganda eleitoral no ar e sendo proibido falar de candidatos nos telejornais, com certeza aranjara um jeito de colocar marina quase todos os dias no jornal nacional para falar da morte do Eduardo fazendo propaganda desfaçada.acreditem eles farão isso.e tenho certeza de que o TSE em nome da liberdade de imprensa não fara nada.

  24. PSDB……Não tem projeto de governo..
    Vai correr como a máquina administrativa deste governo deixará as coisas.
    Só vai mexer no dinheiro, acuado por poderosos.
    Não gosta do POVO, não gosta de médicos para o povo.
    Não gosta de cotas, não gosta de emprego, não gosta de inflação baixa.
    Adora Americanos, joga com a Globo, são ligados com escandalos que a midia não mostra.
    Este partido tem que morrer, desaparecer..

  25. Não, a velha mídia não abandonou Aécio. O que ela está tentando fazer é turbinar Marina para poder jogar com duas alternativas, contra Dilma.

    Primeiro, tenta produzir um segundo turno; depois vai tentar juntar PSDB e PSB num segundo turno.

    PS: O avião de Campos tirou de cena o aeroporto de Aécio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *