“Efeito-mídia” não tira um ponto de Dilma. Isto é o sólido na pesquisa Datafolha

datafmarina

O monstruoso volume de mídia  gerado pela morte trágica de Eduardo Campos, apresentado como um semi-deus sacrificado  e tendo Marina como sua ungida sucessora ia, como é natural, alçar a candidatura da ex-verde aos níveis que a pesquisa Datafolha lhe dá.

Não apenas Marina Silva é personagem conhecida, sempre glamourizada pelos meios de comunicação como, é obvio, tem um recall de sua candidatura anterior.

Ainda mais em uma coleta de dados feita nos dois dias seguintes à tragédia, com as tevês transmitindo ininterruptamente o clima de comoção.

O que é significativo, na pesquisa, porém, é que isso não teve o poder de tirar sequer um ponto nas intenções de voto de Dilma Rousseff, cujo eleitorado – mais pobre, menos instruído e mais periférico que o de Aécio Neves – estaria, em tese, mais sujeito ao bombardeio de mídia.

Ao contrário, as declarações de voto espontâneas dela sobem ( 24 para 26%) e seus números de segundo turno ficam nos mesmos patamares que tinham na pesquisa anterior, até um pouco mais altos do que antes, em relação a Aécio. O que se mostra é que os eleitores de Aécio votam em peso  em Marina ou em qualquer um contra Dilma. Não chega a ser novidade.

O que o Datafolha tenta nos convencer é de que Marina capturou todos os votos das pessoas que estavam indecisas ou que iriam anular o voto e, agora, com a sua presença, sentem-se de novo motivadas a escolher um candidato.

Esta parcela dos eleitores, que somaria 27%, agora estaria reduzida a 17%, com todos os 10% que mudaram escolhendo Marina.

Que, de quebra, ainda leva o 1% de votos que tinham, cada um, Luciana Genro (PSOL), de Rui Costa Pimenta (Partido Comunista Operário) e do Ei-Ei-Eymael.

Aliás, os três, coitados, são os únicos que perdem votos no Datafolha.

Desde o dia em que se anunciou esta pesquisa de alto índice de insensatez, com os despojos do candidato morto ainda na cena do acidente,  diz-se aqui que seu valor científico é zero, a não ser para retratar o que uma avalanche de mídia mórbida.

A crer-se, com boa vontade, que não houve uso da “reserva técnica” representada pelo “não-voto”, o que se prova, apenas, é o limite de manipulação da opinião pública pela mídia.

Foi  incapaz de mover um voto sequer daqueles que, ao lado do governo ou da oposição de direita, haviam tomado partido.

E capaz, se tanto, de mexer com uma parcela de 10% dos brasileiros menos definidos politicamente.

Desde ontem, porém, cessaram as condições objetivas para que continue a avalanche de mídia mórbida, ou – no máximo – que ela tenha apenas uma última “marola” com uma hipotética – e abominável – indicação da viúva como vice de Marina.

É que, na noite de amanhã, acaba o monopólio midiático da oposição, embora esteja longe de acabar-se o desequilíbrio nos meios de comunicação.

Começa o horário eleitoral e começarão a serem vistas as realizações concretas de governo, o que Aécio tem parcamente e Marina não tem.

Não é possível, como em 2010, dizer se isso será o suficiente para evitar um segundo turno.

Mas é exato dizer-se que a candidatura Dilma atravessou o deserto de comunicação que lhe impôs o sistema de comunicação brasileiro – a mais forte e orgânica máquina partidária deste país – sem maiores perdas.

As percentagens, agora, são valores apenas relativos.

Conta é cada decisão de voto, que é mais profunda e pessoal do que qualquer “efeito-boiada” que os meios de comunicação sejam capazes de fazer.

O terreno a conquistar, o dos indecisos e, sobretudo, o do não-motivados, é estreito porque, de fato, a negação da política representada em Marina Silva há de ocupar certa parte dele, sobretudo na classe média-alta.

Já não se pode afirmar o mesmo dos ex-votos de Eduardo Campos no Nordeste ou do voto da periferia das metrópoles.

Onde pesa, e como, a palavra e a presença de  Lula, o fator mais importante desta eleição, como na passada.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

64 respostas

  1. A midia golpista como sempre no desespero total e fazendo de tudo para ungir a senhora Marina.
    Não adianta, a Dilma será reeleita para desespero total da direita golpista.

    1. Bem, jamais votaria em candidato pela imprensa empresarial golpista. Mas, vamos lá, se a Marina superar Aécio, o aético, candidato dessa mídia golpista e, no 2º turno, superar a Dilma, o jeito é torcer para que ela consiga fazer governo melhor do que o atual. O que não dá é para aceitar retrocessos.

    2. Que papo imbecil. Coisa de louco. A esquerda esquizofrênica só sabe papagaiar a mesma cantilena que leem nos blogs petistas. “HUUUR DUUUR A DIREITA GOUPIXXTA HURR DURR”.

      O setor industrial sofrendo forte retração, dívida da Petrobrás na casa dos 300 bilhões, inflação em alta, risco altíssimo de recessão. Mas só sabem falar na MALDITA DIREITA GOUPIXTA!!!!111!!!

  2. O mais notório em tudo isto,é que a ARARA DA FLORESTA,ou A CONSELHEIRA,ou A BLABARINA,ou o que for,apaga o falecido E.Campos!O PSB,deveria desde o começo,ter consultado a PROVIDÊNCIA DIVINA,antes de ter,lá atrás,escolhido o candidato!Esta pesquisa,não é tendenciosa,e MENTIROSA MESMO!

  3. Se a folha continuar nessa toada, o PSDB vai ser enterrado junto com a retrógada. Tenho certeza que o voto no dia da eleição não é bem o que o pessoal do PIG deseja.

  4. A melhor coisa pra gente é ir para o segundo turno com a Marina, primeiro, pra tirar logo os tucanos da parada, e segundo, quando chegar a hora, o mercado financeiro, o agronegócio e o pig vão dar pra trás e deixar a Marina sozinha. Ela também nao vai ter estrutura de campanha. Difícil vai ser o pig deixa-la tirar o Aécio da parada, o pig vai começar a massacrar a Marina. Deixa eles se comerem lá embaixo. Tchau Aécio, vai Marina, tira os tucanos da parada!

  5. O problema maior é que o pt tem que reagir ao ataque de verdade. O pt é muito mole. E Haddad tem que se tornar uma nova liderança logo. Ocupar um espaç, se projetar. Ir à luta. Tem que se manifestar perante às questões nacionais. Temos que já pensar em 2018, 2022.

  6. É querer subestimar nosso entendimento político.Não confio nessas pesquisas nem em nossa mídia; confio sim no meu voto e na multiplicação do mesmo.Dilma 2014!!!!!!

  7. Esse fim de semana eu não assisti aos noticiários. É o fim do mundo vc ter TV paga e ver os dois canais de notícias o dia todo no mesmo assunto. Ninguém suporta. Uma espiadela no Band News me revoltou, fizeram um filminho com trilha sonora triste começando com as pessoas ligando na Polícia desesperadas contando que um avião caiu. Não tive estômago pra ver o resto. Não pq eu amo a Dilma e ache que isso seja uma ameaça, mas pq não é do meu feitio levar desaforo pra casa e ficar sentado na frente da TV vendo esse circo. Pra mim isso foi um verdadeiro circo, com a diferença que os palhaços estava em casa vendo o espetáculo. Até ontem o cara era um nada e hj é um santo. Respeito a dor da família, mas politicamente Eduardo não suportou a ganância pelo poder e se lançou em 2014. Vamos ver se o povo é burro e não enxerga que essa Marina golpista é tão louca por poder que não respeita nem dor, nem origens. Era PT e saiu pq não sabia dialogar e viver em grupo. Tentou às pressas fazer um partido e não deu conta, ou seja não tem planejamento. depois por sede de poder se filiou ao PSB. pelo amor de Deus só eu que estou vendo isso????

    1. Concordo,

      mas acredito que ela saiu do PT mais porque queria ela ser a candidata do Lula, e não a Dilma.

      1. Também concordo ela saiu por achava que Lula indicaria ela como presidente e não Dilma em 2010. Mas eu acho que o PIG não abandonou seus planos de levar Aécio para um segundo turno, pois ele é o candidato da mídia golpista.Marina é apenas uma forma de ter segundo turno, ela fácil de ser destruída a qualquer momento pelo PIG, vão dá corda mais no momento certo puxarão o tapete dela.

    2. Marina saiu do PT porque não gosta de roubalheira, vejamos os petistas condenados por e presos corrupção que são 5 dai tem mais o silvio pereira da land roover que é reu confesso e fez acordo com o MP,depois temos o Palloci, na sequencia o deputado da patinha, aqui em são paulo temos o do PCC dai pergunto quem ou qual pessoa honesta ficaria em uma agremiação que tem sua liderança toda na cadeia? que tem ligações com o PCC???

      1. Então, pela sua lógica, ela gosta das roubalheiras não investigadas pelo judiciário, pelo mp e pela mídia partidária, em relação às roubalheiras tucanas em sp, vide trensalão e a aliança com o Malkmim, privataria tucana, com a ajuda de André Lara Resende e outros, que hoje são gurus econômicos dessa messiânica-verde-entreguista. Fora que ela nunca condenou essa corja da direita entreguista e fica bajulando sonegadores de impostos como a globo, a natura e o banco itaú. Ah, mas isso não conta para o sr., o que conta é que ela hoje é contra o pt e Dilma. O que conta é que ela cabe no seu figurino de preconceitos e analfabetismo político. Os mensalões da sua turma estão todos esquecidos nos porões do judiciário de primeira instância esperando caducarem por falta de interesse dos membros do judiciário, que são conservadores e partidários da direita, e da porca grande mídia eternamente golpista. Vá estudar um pouco de História do Brasil, mas tome cuidado com as fontes, pois hoje há um tremendo revisionismo à direita neste país!

      2. José, em que mundo você vive? Eu tenho pena de pessoas igual a você que não consegue enxergar um palmo na frente do nariz. Por favor pare de assistir Jornal Nacional, Bom dia Brasil, Globonews que manipulam e descontrói a lucidez das pessoas, enfim que faz você não ter críticas políticas.

  8. Para quem tem um mínimo de conhecimento do comportamento de populações, do ponto de vista estatístico é impossível que os votos que fizeram a candidatura PSB crescer de 8 (em média) a 21% vieram todos dos brancos, nulos e indecisos e ainda que não houve nenhuma perda daqueles que eram antes declarados ao Campos. Mais uma fraude do Datafolha que não teria importância se não significasse um risco para a democracia. Poderá haver fraude na contagem de votos das urnas (não se pode confiar na justiça eleitoral porque o judiciário brasileiro deu contínuas e redundantes demonstrações de que tem lado, é partidário e de direita) que a população não estranhará, uma vez que está condicionada pelas pesquisas a conhecer estes resultados. Se isto acontecer estará confirmado o ditado que diz que o governo e o PT criaram corvos e agora eles estão comendo-lhes os olhos.

  9. Estou rindo à toa.
    Vou surfar nessa onda mentirosa e vender minhas Petr4, pois vai subir que nem foguete. E quando o Lulão entrar na TV a coisa entra no eixo.
    Dilma 1o. turno mole, mole…

  10. Não sou classe média alta, não nego a política e justamente por isso voto em Marina. Meu voto é tão legítimo e consistente quanto o seu em Dilma ou o de quem vota em Aécio. Esse post tem uma carga de preconceito para com os eleitores de Marina.

    1. Você vai me desculpar, Fabiana.Você tem todo o direito de votar em quem quiser.É legítimo, inclusive quem é de direita votar em seus interesses ( não estou dizendo que é o seu caso).O que se discute, para quem quer o desenvolvimento do país, é o que ela representa.A Marina vai representar um retrocesso, pelo que ela é.Tanto ela quanto o Eduardo Campos não tem projeto para o país, mas para si mesmos.Não fosse isso, por parte dela, não teria saído do PT.Porque ela queria ser ela a escolhida para suceder o Lula.E o Eduardo, mesmo sabendo que tinha menos votos do que a Marina, manteve a sua candidatura, com ela de vice.Só esses fatos são suficientes para mostrar que suas candidaturas estavam a serviço de seus EGOS.
      A Marina é contra o agronegócio ( isso é péssimo para nós e excelente para os EUA), é contra as hidrelétricas, ela é contra o desenvolvimento.Ela é patrocinada pelo Itaú.Seu partido REDE SUSTENTABILIDADE, poderia muito bem se chamar Partido da Sustentabilidade, mas não.Por coincidência a bandeira concorrente da CIELO nas maquininhas de cartão de crédito se chama REDE.
      A marina vai representar um atraso para o país, vai ser um fantoche a serviço do capital estrangeiro e nacional.
      tem um professor que denuncia que ela é financiada por bancos ligados a Coroa Britânica, no Blog Viomundo.
      Acho melhor as pessoa s se informarem mais sobre seus candidatos.

      1. Mauro, não concordo com sua visão do que Marina representa, tenho opinião diferente da sua. Respeito sua convicção no PT e só espero o mesmo respeito a minha na candidatura do PSB. Minha escolha não tem nada a ver com falta de informação. Fatos desabonadores existem também no histórico do PT e do PSDB mas não reduzo a história desses partidos a episódios menos nobres… Pensamentos e posicionamentos diferentes são parte da democracia. Voto na Marina com a mesma consciência e convicção de quem vota na Dilma.

        1. Fabiana,

          eu não sou petista, e respeito sua opinião, só digo e afirmo que você está mal informada a respeito da candidata.
          Opinião os sábios da antiguidade também tinham sobre a Terra;
          “É claro que ela que ela é plana, senão a água cairia”
          opinião sem conhecimento, sem informação pode se tornar tão risível quanto a dos sábios gregos.
          O que eu defendo é que as pessoas se informem melhor porque não sabem o que está acontecendo no país.
          Foi você que foi preconceituosa com a matéria de um jornalista sério e bem informado.
          Pois bem, traga você as informações sobre a Marina, teria humildade de ler e analisar , sem preconceito.

          1. Tá bom Mauro, então fica assim, quem não pensa como você é porque é mal informado…

          2. Ou será que você é que é dona da verdade?Porque eu defendi que você se informe mais, não que eu estou certo.
            Porque são vários que pensam assim, inclusive jornalistas e cientistas políticos.

    2. Qual o preconceito, minha senhora? Preconceito a sra. encontra nos blogs limpinhos e cheirosos que a classe mérdia em geral, preconceituosa em relação à esquerda, se apoia para construir justificativas. A sra. deveria se informar a respeito de quem assessora essa messiânica-verde-entreguista. Eduardo Gianetti, André Lara Resende e outros tucanos de antigas contribuições ao arrocho econômico, arrocho salarial, privataria dos bens públicos e outras maracutaias, nos tempos de FHC. Ela já avisou, há alguns meses, que faria o sonho dos banqueiros, norte-americanos e outros abutres nacionais e internacionais, a manutenção do “tripé econômico”, com independência do BC, ou seja, mais juros e menos empregos. Essa é a saída para “mudar tudo que está aí”, frase de efeito criada para desestabilizar o governo Dilma, naqueles protestos manipulados pela mídia nacional (anti-nacional, eu diria…), senhora Fabiana?

      1. A natura quer acesso ao mercado Americano, e para isso a “MOEDA” de troca é a AMAZÔNIA. A “fada insossa” abre a Floresta para os laboratórios internacionais (Americanos e Europeus) patentearem nossa bio-diversidade, impede que o Brasil desenvolva a sua ciência e tecnologia, nos atrasa um século tecnológicamente e vai rezar no templo do “rei Salomão”
        aposentada e com a carteira recheada de dólares…e ao Povo Brasileiro…ensino fundamental, no máximo…Enem e Universidade…nem pensar. Este é o plano de Brasil da fada insossa!

    3. Márcia, você tem toda a legitimidade para defender seus pontos vistas e seu voto em Marina, mas nem você, nem muito menos sua candidata poderão evitar análises e ficar livres do debate público para o cargo mais importante do país. Isso é da essência da democracia! É claro que generalizações quase sempre desconsideram situações particulares,mas o que o post aponta correta, e é evidente, é que o voto em Marina é, majoritariamente, inorgânico, não vinculado a partidos políticos, que nega a própria política. Já sabemos aonde isso pode nos levar! Lembra do Collor em 1989 e seu nanico PRN(Partido da Reconstrução Nacional)? Deu em crise política porque para governar são necessários partidos políticos…

    4. Ops! Me desculpe, não me dirigi a Márcia, mas sim Fabiana! Você tem toda a legitimidade para defender seus pontos de vista e seu voto em Marina, mas nem você, nem muito menos sua candidata poderão evitar análises e ficar livres do debate público para o cargo mais importante do país. Isso é da essência da democracia! É claro que generalizações quase sempre desconsideram situações particulares, mas o que o post aponta corretamente, e é evidente, é que o voto em Marina é, majoritariamente, inorgânico, não vinculado a partidos políticos, que nega a própria política. Já sabemos aonde isso pode nos levar! Lembra do Collor em 1989 e seu nanico PRN(Partido da Reconstrução Nacional)? Deu em crise política porque para governar são necessários partidos políticos…

  11. Lucido e cabal o texto acima , por isso, tenho a convicção que a semana será ótima para todos e sem medo de ser feliz.

  12. Eu só quero ver esses burguesinhos que se acham moderninhos votando na Marina mesmo sabendo que ela faz defesa a Marcos Feliciano. Será que eles anulam, vão de Aécio ou tapam o nariz e votam? Essa eu quero assistir de camarote.

  13. O que é mais estranho ainda é não ter mexido nos votos do Aécio. Será que só perguntaram tendo Marina e Dilma no cenário? Aí tem e como tem bolhas de sabão…

    1. Bolha de sabão é ela somar os votos de todos no segundo turno. Quer dizer que ela soma Aécio, Pastor Everaldo, outros nanicos e ainda ganha mais votos? Só nos sonhos da oposição. Se era pra manipular pelo menos deveria fazer com mais discrição. Mas não se enganem, marina também terá seu Aecioporto, estão inflando pra provocar o segundo turno. Se o Lula e a Dilma não acordarem vão levar um susto pq com certeza tem golpe baixo vindo por ai. Percebam que daqui pra frente a mídia não vai mais falar de Aecioporto pra ele não ficar em terceiro. A estratégia é inflamar os ânimos contra Dilma, ignorar os erros de Aécio, enaltecer Marina até a penúltima semana, pq na última darão um golpe de misericórdia nela. Aguardem.

  14. marina outra collor agora de saia. A segunda vez, ou é uma farsa, ou uma tragédia, votar na candidata do itaú e da globo

  15. O “Datafaia” não tirou de ninguém e só pôs pra Marina. Beleza.
    Marina está bombando no PIG. Vai diminuir as aparições logo logo. A campanha pros outros parou, mas a campanha dela se reiniciou – tinha parado em abril – e só existiu pra ela desde a última quarta-feira. Agora é hora dela dizer ao que veio.
    Faltam 49 dias para o primeiro turno. O PT agora terá tempo na TV e no rádio para dizer o que fez nos últimos 12 anos. E o que os outros não fizeram nos últimos tempos.
    Outro pormenor: o PIG não testou Lula no cenário eleitoral Alguém sabe o motivo? Poderia o fazer já que zerou a campanha, ou não?
    Por isso, muita calma nessa hora. O “favoritismo” agora é dos outros – pelo menos eles criaram esse ambiente.
    Mas fico com a observação de Roberto Amaral próprio do PSB, de qualquer aferição agora apontará uma distorção. Um mês e meio é muito tempo nessa sociedade dos 15 minutos de fama.
    É hora de Lula e Dilma entrarem em campo. E Marina também, ainda mais agora que ela é – segundo o PIG – a “favorita”. Primeiramente, vai afetar Aécio. Virá chumbo grosso do PSDB.
    Aguardem.

  16. interessante que a presidenta Dilma ficou com o mesmo percentual no pig/pesquisa apesar do aumento favoravel ao seu Governo.Somente a blablarina pontuou………da lhe Lula no radio tv!!!!!!!!!!!!

  17. Fácil explicar. O eleitor da Dilma está meses apanhando. Não vai trocar de lado agora. Os nanicos voltaram ao seu tamanho natural por pura e simples puxada de caneta.

    A Marina de 2014 gastou os créditos que a Marina de 2010 tinha. Lembre-se que o voto que a Marina obteve agora é o voto volátil. Basta um debate bem consistente por parte da Dilma que esse voto migra de novo.

    A boa notícia é que a candidatura de Aécio foi pro saco.

  18. Só quero ver é se o PSB que, no dizer do seu atual presidente, não seria Viagra do PSDB, vai concordar em ser “barriga de aluguel” da Rede. Se isso acontecer será uma prova cabal de que a maioria da sua direção é “socialista” de mentira e, de minha parte, terei a decepção de um dia ter votado em alguém desse partido, a começar de Eduardo.

  19. Não dá mesmo para esperar mais do que sordidez da parte do datafalha e, aliás, do PiG em geral. Como a Copa das Copas provou e a cobertura parcialíssima da velha mídia nestas eleições comprovou, não existe mais a chamada mídia tradicional no Brasil (jornais e tv), só na internet. Pela rede mundial podemos consultar jornais online de vários países e conferir as repetidas mentiras que o PiG divulga sob encomenda de seus grandes anunciantes.

  20. O dataféretro prossegue usando a margem de erro.
    É puro chute, claro, mas acho que Dilma tem 38%.
    E acho que Aécio tem 18%.
    Com a aparente força de Marina, e com a vontade de derrotar Dilma e o PT de qualquer jeito, a Folha já poderia ter mandado o Aécio passear.
    Por algum motivo, não querem descartar de vez o mineiro.
    O motivo deve ser o sugerido por você, Fernando: num segundo turno, o Aécio, bem ou mal, tem o que “parcamente” mostrar, nem que seja aeroportos nos “sítios” da família – além, é claro, de ter um partido mais orgânico, ainda que muito dependente da mídia.
    E Marina, tem o quê?

  21. Aécio falou:”SUGUEM AO MÁXIMO E DEPOIS VENHAM” e Marina junto com os representantes dessa “REDE”, que está ainda sendo “construída” e já apresenta alguns “furos”; falou: “NOSSA UNIÃO com o PSB tem COMEÇO, MEIO E FIM”. Nesta história quem realmente esta perdendo, é o PSB, que se, se juntar a essa corja, vai perder sua identidade, e se destroçar. Já existe uma “AVE DE RAPINA”; uma “HIENA”, basta saber que “animal” o PSB vai ser; continuar como “POMBA” e brigar pela Paz e o Desenvolvimento do País ou se unir a Eles. Dilma 2014, para o Brasil continuar avançando!!!

  22. A questão a ser discutida não é o resultado desta pesquisa, e sim a manipulação covarde e oportunista da elite que através desses institutos de pesquisas que fazem de tudo, menos pesquisa eleitoral. A quem interessa um instantâneo da corrida presidencial, basicamente tirado com os corpos aínda quente das vítimas do acidende. Não mede nada, não serve para nada, alias, serve sim para fazer politica abjeta e rasteira.

  23. … Nem que “o Deus da Marina [Silva?!]” tivesse manipulado “os pesquisadores e pesquisados” da mais recente “pesquisa” do DataFRAUDE!…

    … A desaprovação ao governo Dilma cai; a aprovação sobe; e a Blábláblárina [Silva?!] é favorita para vencer a próxima eleição presidencial!…
    … Na mesma “pesquisa”, a provação do governo Dilma Rousseff atinge o patamar de 76%, considerando as avaliações ótimo, bom e regular!…

    … “Herrar é umano!” heheheheehehehehe…

  24. … O nome da “pesquisa” DataFolha: ‘Operação Facão no pescoço do PSB!’ É o PIGolpista/fascista apostando na ‘opinião publicada’ – e na tibieza dos “socialistas” do PSB!

    No atual estágio da campanha eleitoral, esta “pesquisa” tem tanta relevância – e legitimidade – quanto uma outra que trouxesse o nome do Neymar ou do Roberto Carlos ou do ‘Louro José’ ou da Gisele Bundchen ou do Macaco Simão ou do(a)… Em comum, além do folclore, o fato de não serem – ainda(!) – candidatos(as) oficiais ao cargo de presidente da República do Brasil!…

    Lá isso é jornalismo?! Lá isso é oPósição,sô?!…

    República Destes Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  25. Prezado jornalista, ou algo me escapou no teu post ou algo escapou dos teus “bargraphs” Senão vejamos: a soma das porcentagens da primeira barra à esquerda fornece, (36+20+8+0+13+14)%=91%. Já a soma da segunda barra Á direita dá: 36+21+20+5+8+9)%=99%.
    Às vezes é possível um total maior que 100% em pesquisas que permitem multiplas opções para uma mesma questão. Não me parece que seja este o caso, “neste caso “, mesmo por que está faltando, e não sobrando, 9% na primeira barra. É muito e não dá para descontar nos arredondamentos como no segundo total. Aparentemente os 21% da marina surgiram da seguinte conta: 10% abduzidos pelos “jênios”
    do datafalha dos 13+14=27% de nulos e indecisos + 8% que o dudu já tinha + 3% dos 9% errantes, providencialmente ressurgidos do limbo em que vagavam. Isso dá precisamente os 21% da rediviva diva dos bagres. Desses 9% “errantes” sobraram 6% dos quais 5 foram magnanimamente distribuídos entre os candidatos gnomos; a título de incentivo, verossimilhantemente. Antes tarde do que nunca, o 1% que sobra fecha a segunda conta. Resumindo prezado senhor jornalista: Onde estavam os 9% que faltavam na esquerda e que reaparecem engrossando o caldo na coluna direita, hein???? O detalhe final diz respeito à equanimidade com que descontaram precisamente 5% dos nulos e 5% dos indecisos. Esses indecisos nulos eram eleitores de marina que não cruzavam com a essência do dudulismo “Não vamos desistir dos parentes”? Será como sempre que tudo não passa de mais uma grotesca falsificação do datafalha? Não dá pra entender. Depois de sobejas demonstrações de desonestidade do datafalha continuem a acreditar nessa quadrilha. Pelamordedeus seu Brito!!!!

  26. Prezado jornalista, por favor, desconsidere o poster anterior. Li 0% 0% nos “outros” da primeira barra quando na realidade é 8%. Erro meu!!!!

  27. Essa pesquisa recente da Folha de São Paulo, feita ainda antes do enterro do Eduardo, além de sórdida, é uma arapuca para pegar burros. Qualquer pessoa com mais de um neurônio, sabe que a Marina representa o eleitorado conservador. Pegaria, portanto, muito mais votos do Aécio Neves. E essa pesquisa fajuta quer nos convencer de que a Dilma perderia dois pontos, o Aécio não perderia nada e que a Marina pegaria dois pontos da Dilma e mais dezenove pontos dos indecisos e nulos? Tem que ser completamente idiota para levar a sério uma aberração destas…

  28. COM TODA MANIPULAÇÃO DA MÍDIA A DILMA NÃO PERDEU INTENÇÃO DE VOTO,E DEPOIS DE COMEÇAR O HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO?

  29. NÃO PODEMOS, DE UMA HORA PARA OUTRA, ACEITAR AS CONCLUSÕES DE UMA ENTIDADE TÃO PODRE QUANTO O DATAFALHA, UM DOS PRINCIPAIS ATORES DA DIREITA NO BRASIL.
    NÓS NÃO ACREDITÁVAMOS ANTES, NAO VAMOS ACEITÁ-LAS AGORA.
    ENTREVISTAR 2.800 PESSOAS E CHEGAR A CONCLUSÃO QUE VINTE MILHÕES DE ELEITORES MUDARAM DE POSIÇÃO EM DOIS DIAS É ZOMBAR DA INTELIGÊNCIA DE QUALQUER UM.
    MAS É PRECISO TRABALHAR SÉRIO. NÃO SÓ NOS BLOGS, MAS NAS RUAS. VAMOS LEVAR A CAMPANHA DE DILMA PARA O MUNDO REAL.

  30. Brito, não podemos ser inocentes! A caixa preta,” misteriosamente”, não gravou nada. Sabemos que desde 89,temos nos surpreendido na última hora,
    com a “famosa” BALA DE PRATA.e o que foi isso agora, senão a própria?

  31. Nenhuma surpresa.
    A estratégia da mídia é muito clara. Aécio continua sendo seu candidato, mas precisam catapultar Marina o mais alto possível neste momento.
    Quando a comoção passar, ela perde votos e o Aécio passa, mas vão manobrar pra que essa queda da Marina seja o suficiente para o Aécio passar, mas não o suficiente para que a Dilma vença no primeiro turno.
    Quero só ver se o tiro sair pela culatra e a Marina ganhar mais força do que estão projetando.

  32. Que credibilidade tem a Folha de SP para divulgar uma pesquisa eleitoral em um momento crítico da corrida eleitoral? Depois de publicar uma ficha falsa de Dilma em 2010 e praticar um jornalismo totalmente tendencioso contra o PT e o governo Dilma, vem com uma pesquisa cheia de incongruência como demonstra esse artigo.

  33. Eu acho que o momento em que se encontra o cenário eleitoral, as forças golpistas têm tido sua melhor e mais potente chance de tomar o poder do que nunca! Comparável apenas aos momentos do golpe de 64.
    O marketing que está sendo feito diante da “ungida”, da “mulher cuja honra o Dudu Campos se agrada” Marina Silva tem sido tão martelado que eu nem consigo pensar nas consequências que isto pode ter. O lucro político-eleitoreiro que estão colhendo é tão grande, que começo a crer que a queda do avião foi sim um ardil para colocar a Marina na dianteira da corrida Presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *