Otimismo com economia pula de 25% para 35%

ScreenHunter_4739 Aug. 30 09.11

Apareceu mais uma inconsistência do Datafolha. Ao mesmo tempo em que apontou uma queda de 3 pontos na aprovação do governo, todos os dados apontam uma melhora generalizada nos índices de otimismo da população. Em um mês, o percentual dos que acham que a economia vai melhorar saltou de 25% para 35%. As pessoas também estão mais confiantes de que preservarão seus empregos, e de que a inflação vai cair.

O pessimismo histérico da mídia contaminou os empresários, que estão bloqueando investimentos, esperando a definição eleitoral.

O povo também está menos confiante do que os números reais deveriam inspirá-lo, mas houve uma melhora muito substancial em apenas 30 dias.

Há cada vez mais gente confiando no futuro do país, embora talvez inocente quanto à armadilha que tentam lhe preparar.

*

Na Folha.

Otimismo com economia volta a crescer
FERNANDO CANZIAN
DE SÃO PAULO

A entrada de Marina Silva (PSB) na corrida eleitoral no meio de agosto bagunçou a correlação entre a percepção dos eleitores com o desempenho da economia e a avaliação do governo.

O otimismo do eleitorado com a inflação e o desemprego voltou a avançar na nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29).

Com isso, o Índice Datafolha de Confiança (IDC), que reúne vários indicadores macroeconômicos, subiu para 125 pontos, alcançando a melhor marca do ano (alta de 16 pontos sobre julho).

Mas a melhora não foi revertida em aumento da aprovação do governo ou mais intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff (confira na pág. A4).

Após uma sinalização de melhoria, a taxa de eleitores que avaliam o governo como bom ou ótimo recuou de 38% para 35%. Os que julgam a gestão como ruim ou péssima foram de 23% para 26%.

A margem de erro do levantamento, feito na quinta (28) e nesta sexta, é de dois pontos para mais ou para menos.

A expectativa do aumento dos preços caiu dez pontos desde julho. Há duas semanas, 52% dos eleitores acreditavam na alta da inflação. Agora, são 48%, o melhor índice desde junho de 2013.

O percentual dos que acreditam em inflação menor nos próximos meses dobrou, de 8% (em julho) para 16%.

O otimismo com o desemprego também segue melhorando. A taxa dos que acreditam que ele irá aumentar nos próximos meses vem diminuindo. Os 42% em julho recuaram para 38%, há duas semanas, e 36% agora –melhor taxa desde junho de 2013.

O Datafolha também consultou a confiança dos eleitores em sua ocupação. Uma maioria de 69% acredita que não corre risco de ser demitido ou de ficar sem trabalho.

Já a expectativa de melhora da situação econômica do entrevistado voltou ao patamar do início de julho, 48%. Mas a percepção em relação ao aumento do poder de compra apenas oscilou de 31% (há duas semanas) para 32%.

Em relação à situação econômica geral do país, o otimismo foi maior. Entre julho e o fim de agosto, aumentou de 25% para 35% o total de eleitores que acreditam em uma melhora.

(…)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

6 respostas

  1. Aí tem. Depois de uma noite pensando nessa merda de PIG, liguei a TV pela manhã e fui assistir os telejornais. Nos primeiros 10 minutos não vi referência nem euforia sobre esse estufamento com fermento biológico da Marina. Nada. Absolutamente nada. Conheço,inclusive, muita gente que ia votar no PSB e desistiu, depois da morte de Campos. Outros que iam votar em branco ou nulo e, enfurecidos, afirmam que agora só tem Dilma. Pessoas de 40 anos que lembram do período Collor, das soluções mágicas neoliberais, da poupança confiscada e nunca totalmente devolvida. Prevejo, para muitos que não suportam o PT, mas que sabem bem o que significam as relações perigosas entre instituições financeiras, leia-se Bancos (Itaú/Unibanco) e megas corporações, com o Estado. Não é uma questão de Fé de menos, Marina. Mais uma Questão de FEDE MAIS, são relações que já nascem podres e corruptas por natureza da usura humana e da ganância.

  2. Acrescentar na frase “Prevejo, para muitos que não suportam o PT, mas que sabem bem o que significam as relações perigosas entre instituições financeiras…..com o Estado, o deslocamento para os votos nulos e brancos”. Como que, no segundo turno, magicamente, deram 50 para Marina e 40 para Dilma. 10% só para outros partidos e os possíveis nulos e brancos!?? Os partidos de aluguel já foram comprados? Já receberam? Olha, nanicos, cobrem logo, como diz o seguro:”Vai que….” Quer dizer, os 40 % garantidos de Dilma firmes e fortes como cimento e 50% para a flutuante ex-petista, ex-verde, quase Rede,ex-ambientalista contra os transgênicos e os ruralistas? O Itaú/Rede acredita mesmo em Papai Noel ou mexeram seu$$$$$$$$$$$$$$$$pauzinhos? É, Marina, é mesmo um Realismo Fantástico!

  3. Miguel , não “Priemos Cânico” ( como diz o Chaves)… Dilma tem de usar estes números no seu programa de radio tTV e debates… Ai é que está o segredo. Usar as armas do inimigo para liquida-lo. Simples assim

  4. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *