Falta d’água é culpa do governo de SP, diz relatora da ONU

CatarinadeAlbuquerque1-400x26631

A relatora da ONU para questões de água diz uma verdade simples e irrefutável, mas que infelizmente tem sido bloqueada na imprensa. Existe um responsável máximo pelos problemas de falta de água no estado de São Paulo: é o governo do estado.

Em respostas curtas e secas, Catarina de Albuquerque diz o que todo mundo sabia, mas que ainda não chegou à população paulista, refém de um sistema de informação que promove uma blindagem brutal dos governos tucanos.

Entrevistas como a de Catarina são publicadas raramente, e sem destaque, sem acompanhamento editorial.

Observe que, perguntada sobre a falta de investimentos necessários, ela responde que “vários especialistas” com quem ela conversou “dizem exatamente isso”, a saber, que faltaram investimentos.

Agora falta a Folha e outros jornais procurarem esses especialistas, para que eles digam “exatamente isso”, e expliquem à população quais foram os investimentos que deveriam ser feitos. Até hoje não temos essa informação.

*

Abaixo, a entrevista da relatora da ONU.

Falta de água é culpa do governo de SP, afirma relatora da ONU

31/08/2014 por Folha de S. Paulo Online

Relatora das Nações Unidas para a questão da água, a portuguesa Catarina de Albuquerque, 44, afirma que a grave crise hídrica em São Paulo é de responsabilidade do governo do Estado. “E não sou a única a achar isso.”

Ela visitou o Brasil em dezembro de 2013, a convite do governo federal.

De volta ao país, ela falou com a Folha na semana passada em Campinas, após participar de um debate sobre a crise da água em São Paulo.

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) nega que faltem investimentos e atribui a crise à falta de chuvas nos últimos meses, que classifica como “excepcional” e “inimaginável”.

A seguir, trechos da entrevista à Folha.
*
Folha – Que lições devemos tirar desta crise?
Catarina de Albuquerque – Temos de nos planejar em tempos de abundância para os tempos de escassez. E olhar para a água como um bem precioso e escasso, indispensável à sobrevivência humana.
Em Singapura, no Japão e na Suíça, a água do esgoto, tratada, é misturada à água comum. É de excelente qualidade. Temos de olhar o esgoto como recurso.

No caso de São Paulo, acha que faltou ao governo do Estado adotar medidas e fazer os investimentos necessários?
Acho que sim, e não sou a única. Já falei com vários especialistas aqui no Brasil que dizem exatamente isso.

Admito que uma parte da gravidade poderia não ser previsível, mas a seca, em si, era. Tinha de ter combatido as perdas de água. É inconcebível que estejam quase em 40%.

A água deveria ser mais cara? Há modelos de cobrança mais adequados do que o atual?
A prioridade tem de ser as pessoas. Quem usa a água para outros fins tem mais poder que os mais pobres, que têm de ter esse direito garantido.

Em muitos países, a água é mais cara para a indústria, a agricultura e o turismo, por exemplo. Deveria haver também um aumento exponencial do preço em relação ao consumo, para garantir que quem consome mais pague muitíssimo mais.

Que exemplos poderiam inspirar os governos?
Os EUA multam quem lava o carro em tempos de seca; a Austrália diz aos agricultores que não há água para todos em situações de emergência; e no Japão há sistemas de canalização paralela para reutilizar a água.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. Tá, mas a Marina Silva, que se diz “ambientalista” se apóia justamente nesse tipo de gestores desastrados incapazes de trazer luz e água à população. Marina Silva está com o PSDB em tudo e por tudo: têm o mesmo programa econômico, a mesma lógica financeira causadora de falta de alimentos, água, luz e decência, a mesma lógica causadora de miséria e DEVASTAÇÃO AMBIENTAL. Isso é Marina Silva, hoje aliada a José Serra e Alckimin. Essa é também a nova irmandade de Roberto Amaral, Luíza Erundina, João Capiberibe, Janete Capiberibe, Camilo Capiberibe. Estão contra o Brasil, contra o povo brasileiro, favoráveis à submissão absoluta aos Estados Unidos e embarcando o Brasil numa tensão guerreira com seus vizinhos democráticos. A direita, ou melhor dizendo, a extrema-direita histórica, não brinca em serviço, ainda menos quando se trata de banqueiros. Se essa gente retomar as rédeas do poder, preparemo-nos para o uribismo, para a pior onda de violência e repressão desde os piores anos da ditadura militar. Com o retorno dessa gangue, mesmo disfarçada de verde, tudo seria feito para impedir por todos os meios, legais ou ilegais, qualquer veleidade de termos outra vez um governo trabalhista. Marina Silva não é ovo da serpente, ela é já a própria serpente: feia, traiçoeira e venenosa.

  2. É claro que não precisava vir a ONU dizer que a culpa da falta dágua paulista é do governo estadual. É evidente que sim, uma vez que cabe ao governo do estado providenciar isto.
    Mas eu diria que a culpa é, principalmente, do eleitor paulista, que escolhe mal seus governantes. E parece vai continuar fazendo isto …

  3. Tá, tudo isso a maioria da rede sabe.
    Quando essa informação vai chegar para o povo alienado do estado de SP e, principalmente, da cidade de São Paulo ??

    O povo “alienado” e “desinformado” quer reelege-lo pela 4° vez para continuar a sua péssima administração.

    O PSDB está no Estado de SP há quase 20 anos falindo tudo, em especial a USP. Aliás, é o governador que indica o reitor da universidade – e esses desgraçados do PSDB vem escolhendo a dedo esses reitores para ajuda-los no trabalho sujo de “acabar” com a USP para privatiza-la.

    FHC sempre quis destruir a USP e a maldita da sua mulher, Ruth Cardoso, o apoiava nesse projeto macabro. Malditos sejam!

    Quando os paulistanos vão deixar de ser IDIOTAS ??

    Até quando vamos sofrer com essa mídia que só DESINFORMA e que está destruindo o país ??

    Se o Alckimim for reeleito e a Marina Silva se eleger é hora das pessoas decentes desse país, que tiverem condições, abandonarem o “barco” mesmo.

    Uma Nação rica com um povo ” DESINFORMADO” refém de um 4° poder chamado mídia, que ninguém enfrenta, só pode mesmo trilhar o FRACASSO.

    A mídia não vota. Ela desinforma o povo para que o seu voto nas eleições destrua o país e se imploda junto.

    A Dilma e o Lula não tiveram coragem de nos livrar deles. Agora estamos correndo o risco de perder tudo, absolutamente tudo.

    É desanimador. Se eu puder, vou embora desse país para nunca mais voltar. Viver com “analfabetos políticos” faz mal para o espírito, para o coração e para o equilíbrio mental.

    Pobre Brasil. É rico mas o seu povo é mesmo analfabeto. Pena!

  4. Luiza, entendo, perfeitamente suas palavras! Lula e Dilma tiraram milhões da miséria, e agora, fora da miséria, pensando que não mais dependem das políticas progressistas de Lula e Dilma, ameaçam seus benfeitores destituindo-os do poder e entregando-o a representantes de quem ontem os mantinham na miséria. Repito com você: “é desanimador”!

  5. Estamos vivendo no estado de São Paulo uma espécie de cegueira, aquela de José Saramago.”Nos faz lembrar a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. Tempos sombrios.

  6. nao tem que explicar nada nao, o povo de sp é burro mesmo , eles mesmo com a explicaçao vota nos demonios tucanos , porque o pvo de sp é tucano ate no dna. todo mundo sabe que o maior problema de sp é esses demonios tucanos , todo mundo fora de sp é claro. e mesmo assim quem vai ganhar as eleiçoes em sp? exatamente os mesmo que poe no r……………………………………….do povo de a mais de 20 anos , se vota neles é porque gosta. gosta de apanhar na rua da policia escrota deles, gosta de ficar sem agua , gosta de ficar sem moradia , gosta de pagar pedagios caro , gosta do pcc, e muito mais coisas. entao nao é verdade? se vota neles é porque gosta? se nao gostasse nao votaria. entao do povo de sp e pelo jeito do pr tem que levar ferro mesmo, que desculpe mas é isso mesmo. pobre que acha da elite é pior do que os elitizados malditos. e pelo jeito os imbecis do brasil ta indo para o mesmo caminho votando na portuguesa marines.

  7. Geraldo Alckmin concorre a reeleição, apesar de um governo já superado e envolvido até o pescoço em corrupção (propinoduto-trensalão = bilhões de reais sob investigação), lidera as pesquisas. É difícil entender que segmentos querem mudança devido as velhas práticas políticas (que não é o caso da Dilma e Lula) e, no entanto, votam neles. Inclusive o vice de Alckmin é do PSB, partido que a Marina Silva é candidata a presidência. Os que falam que querem uma “Nova Política” são os principais aliados dos partidos da “Velha Política”. Além de incoerência política, encerra muita contradição entre o que diz e o que faz. Veja bem, o governador de São Paulo não investiu no setor fundamental para qualquer comunidade que é o abastecimento de água. E dizer que se reelege … É só com a força da manipulação da mídia.

  8. Os veículos de comunicação que protegem os tucanos são, também, responsáveis pôr faltar água na casa dos paulistas e, evidentemente, não vão repercutir o que afirma a relatora da ONU. Se a culpa fosse do Haddad já estariam pedindo o impeachment do prefeito.

  9. Hoje escutei a seguinte “perola” de um paulista: ” Quem causou a seca em SP foram os nordestinos que lá vivem. Devemos deportar todos de volta para sua região de origem. Lá tem mais água que em SP. Eles gastam muito e não sobra para os paulistas”. Além do preconceito que a assertiva traz (outros paulistas falavam que a insegurança em SP é causada por nordestinos…) ela também tenta encobrir a incompetência dos governos tucanos na preservação e gerenciamento dos mananciais existentes em SP. Preconceito puro.

  10. Estou há quase um mes aqui no Texas – EUA, mais precisamente em Cibolo, onde podemos chamar de grande San Antonio. Pois bem, aqui não chove já vai para tres meses e a temperatura chega aos 40 graus centigrados. Evidentemente que não há falta dágua e o unico rio da região, o San Antonio se comparado ao Tietê no interior é menor em volume dágua, seria uma espécie de Rio Piracicaba em tamanho. É bem verdade que há controle quanto a molhar plantas mas em casa não há nem rodizio nem ameaças de faltas d’agua e para quem não sabe, todas as casas usam banheiras e as conexões não são de 3/4 de polegada mas de 1 polegada. Comparativamente faltar água como acontece com São Paulo e numa região como o Texas, com temperaturas de 40 graus centigrados quase desértica há até cactos por todos os lados e não faltar é uma lástima. Governo fraco é isto, não cuida nem do essencial à vida.

  11. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  12. [ O povo “alienado” e “desinformado” quer reelege-lo pela 4° vez para continuar a sua péssima administração.] O povo do Acre tá para fazer o mesmo com turma petista\Viana e ninguém tem nada haver com isso. Deixa o povo fazer o que achar melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *