Alckmin teme que seca “respingue” em Aécio. Com que água, “dotô”?

cantar3a

Seria cômico se não fosse trágico.

Geraldo Alckmin, diz a Folha, vai tratar “com cautela” a crise de água em São Paulo por medo de que “qualquer medida impopular possa respingar sobre a candidatura do tucano” Aécio Neves no segundo turno das eleições.

Não é com “cautela” não, é com imprudência ainda maior do que aquela que tem sido tratada até agora.

O argumento do governador de que “não faltou água” é como aquela piadinha boboca do português que estava ensinando um cavalo a viver sem comer e que, infelizmente, quando o bichinho estava quase aprendendo, morreu de inanição.

Quando o bombeamento do “volume morto” do Sistema Cantareira começou, em meados de maio, havia 259,78 bilhões de litros de água disponíveis.

Esta manhã, contando as poças, 54,81 bilhões.

E baixando quase 2 bilhões por dia.

Prudência?

Como, se há meses está adiando as tais medidas impopulares da forma mais irresponsável, tal como o “padrinho” FHC adiou a desvalorização do dólar até ganhar as eleições de 98?

Ah, mas Alckmin ganhou a eleição.

Ganhou, garantindo que não ia faltar água.

E vai.

Não se sabe se em um mês, um mês e meio ou, se as chuvas ajudarem, em alguns meses.

Considerados os 182 bilhões de litros do tal “volume morto, neste mesmo dia, no ano passado, havia quase 600 bilhões de litros acumulados no Sistema Cantareira. Agora, repito, 54,8.

E 2014 foi o que foi.

Como não se vão tomar as medidas que precisam ser tomadas – a Sabesp não entregou, até agora, o plano de manejo do “restinho” que pretende sugar de uma poça isolada de um dos reservatórios – e continuam brincando de “está tudo sob controle”, com a cumplicidade da mídia, não vai respingar no Aécio, não, dotô Alckmin.

Mas, cedo ou tarde, pior, não vai respingar nem pingar água para milhões de paulistanos.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

59 respostas

  1. Acho bom o psdb ter ganho o governo do estado, agora vai ter que se explicar, falta da agua, trânsito caótico e violência nas alturas. O enterro do psdb vai ser em sp e não vai demorar…rs

    1. Mas você ainda não sabe, Manu? A culpa da falta d’água,do trânsito,da violência, é da Dilma, oras!

        1. na verdade verdadeira é culpa do LULA como tudo nos últimos doze anos.
          Furação no Japão? pode cravar seco: culpa do Lula!

          1. Aviso aos paulistas: quando a seca bater forte não venham para o norte/nordeste pq não os aceitaremos…..kkkkkk
            A nossa a transposição do São Francisco vai resolver.

      1. Caramba Doris você esqueceu do ebóla e da crise no oriente médio , sem falar do massacre em Gaza é tudo culpa do PT e da Dilma.

    2. Manu o PSDB vai dizer que a falta de água tem como causa uma seca severa e como a mídia é amiga ela não vai investigar e os paulistas,ou pelo menos a grande maioria,vão acreditar e continuar elegendo os tucanos.

      1. Coisas sobre a economia que os coxinhas não sabem:
        Inflação esta alta: Tudo bem deve estar mesmo, mas sabe como controla a inflação, com a diminuição do capital circulante, aumenta o juros, diminui o crédito, valoriza a moeda (para atacar a inflação por demanda). Prestação de todos os tipos de financiamento sobem e prazo diminui, o dono do capital prefere aplicar o dinheiro, não investe na economia é recessão certa.
        Moeda valorizada, facilita a importação, prejudica a indústria nacional, ferra com o exportador, pois perde competitividade. Qual a principal indústria prejudicada, automobilística, que esta situada na terra dos coxinhas. Mas o coxinha quer moeda valorizada para ir para NY.
        Isso é só uma décima parte do que se faz para diminuir a inflação.
        Fora que o governo não investe, pois o juros maiores, dificulta o financiamento da divida interna, não tem obra do governo, não faz estrada, não faz hospital….
        Genericamente falando, diminuir inflação é fazer as pessoas consumirem menos, menos consumo a indústria não produz, não tem ganho real no salário …….

  2. Não moro na Grande São Paulo, mas confesso que a crise do abastecimento de agua é o problema mais grave na atualidade. Só quem não enxerga ainda são os eleitores e eleitoras, que votaram nos tucanos em 2014.

    Vai gostar de morrer de sede e serem assaltados 3 vezes ao dia no quintos…

  3. Lata d’água na cabeça, la vai Maria, lá vai Maria.
    Agua do Tiete e do Pinheiros.
    Que merda que vocês se atolaram.

    1. Cara, pensei a mesma coisa !!! Mas não fica contente não porque não é nada difícil colocarem a culpa na Dilma, no Lula e no PT… aguarde só um pouco..

  4. Fernando: Será que essa vai pegar como nos anos 50 :
    Tomara Que Chova
    Marchinhas de Carnaval

    Tomara que chova
    Três dias sem parar
    Tomara que chova
    Três dias sem parar

    A minha grande mágoa
    É lá em casa
    Não ter água
    Eu preciso me lavar

    De promessa eu ando cheio
    Quando eu conto a minha vida
    Ninguém quer acreditar
    Trabalho não me cansa
    O que cansa é pensar
    Que lá em casa não tem água
    Nem pra cozinhar

    Tomara que chova
    Três dias sem parar
    Tomara que chova
    Três dias sem parar

    A minha grande mágoa
    É lá em casa
    Não ter água
    Eu preciso me lavar

    De promessa eu ando cheio
    Quando eu conto a minha vida
    Ninguém quer acreditar
    Trabalho não me cansa
    O que cansa é pensar
    Que lá em casa não tem água
    Nem pra cozinhar

  5. Os paulistas e não paulistas que votam nessa corja,não são diferentes dos eleitos.Mesmo com sêde,votam na DIREITA.Sem vergonhice,vem de berço.Não tem cura!Somente a morte ,a após ela,continuam sem vergonas.Conseguem enganar,até a DEUS.E que [e o pior,vão pra o ceu.Lá,tambem tem muito sem-vergomha!Disfarçados de PSDBISTAS,que é essa coisa DÚBIA,que nem a ciência consegue disçecar!Eleitor sem vergonha,é como peste,custa muito pra desaparecer.Inda não encontraram a vacina!É piOE que o EBÓLA!

  6. Impressionante!
    Crise hídrica, segurança pública, cartéis dos sistemas de trilhos. Nada, absolutamente nada pega no cara.
    Depois de 57% de Alckmin e 58% de Serra, além dos 33% de Aécio, eu desisto de entender política em SP.
    Se bem que a administração Haddad pode explicar parte dessa derrocada.

    1. Não tem explicação meu querido, se vc soubesse o que a Mídia faz com a mente dessas pessoas, não só a Mídia mas os setores conservadores, Empresários/Mídia/Religiosos/Coxinhas tudo junto ^^ até nordestino vota no PSDB aqui em São Paulo ¬¬” a Família do cara lá no Norte/Nordeste não tinha nada por toda a história do País, e ele vem pra SP e vira Paulista ¬¬”

    2. Amigo. Haddad assumiu uma prefeitura desmantelada e tem cerca de dois anos de gestão. Os tucanos estão desde a época de Franco Montoro. Só que naquela ocasião estavam todos dentro do pmdb e de lá pra cá participaram em todos, rigorosamente todos os governos de sp. Faça as contas.

  7. Deixa ver seu eu entendi (meu processador está meio lento):
    Se não fosse pela eleição ele não veria a situação da falta de água em São Paulo?
    Os paulistas vão mudar para o nordeste em busca de água?

    1. Meu amigo, vamos aos fatos, entrevista de uma especialista na área, se não me engano é francesa.
      1. Seis em cada dez litros de agua que a sabesp trata, é desperdiçado no caminho da casas do morador, ou seja, vaza na tubulação da sabesp.
      2. A sabesp tem ações negociadas na bolsa de NY, e teve lucro, sabe o que a direção da empresa fez, distribuiu 4.1 bilhões de dólares em dividendos ao investidores americanos, ao invés de investir na infraestrutura.
      Então meu amigo isso é administrar… isso é da uma banana para o povo e contar como essa imprensa maldita para incobrir.
      PS. Não sou de SP.

  8. Que se ferrem…se até a zona leste preferiu alckmin e aécio, que morram abraçados. Desculpe a temerosidade e gravidade do comentário.

  9. Mande Alckmin tomar banho no Tietê.

    Brito, existe artigo do Kennedy Alencar informando que osmarina será ministra das Relações Exteriores . É o preço do apoio. Nassif, também tem artigo sobre esse assunto .

    Viva a ” nova política .

  10. Hoje de manhã, a reportagem do “Mau Dia Brasil” sobre a crise d’água em SP, envolveu “an passant” a ANA, ou seja, o GOVERNO FEDERAL.
    O circo já está sendo devidamente montado e a culpa como sempre será do PT e eu aposto que até para o Haddad vai sobrar.
    É por esse motivo que eu PAREI de economizar minha água desde domingo – quero que se dane!
    Se depender de mim, o Cantareira vai secar logo, para não dar tempo do Aécio chegar aqui para beber.

  11. O problema é que muita gente achou que poderia viver como americano, compraram moradia muito além da sua condição financeira, trocar de carro todo ano, enfim ter um padrão de vida que não poderia ter. Um dado, sabe o brasileiro troca de carro mais frequência que o americano. A culpa é do governo, não a culpa é da imprensa que diz que esta tudo bem, vamos colocar três carros na garagem, pagar uma empregada para trabalhar todo dia, vamos comprar apartamento de 500k, tv a cabo, viajar comprando pacote em dez vezes… Tenho um professor que hospedou um francês e um dia levou para uma churrascaria, após o retorno este francês fez o seguinte comentário. ” Há anos não fazemos”, ficou horrorizado como as pessoas desperdiçavam comida…

  12. Brinco com meus primos paulistas. Eu moro no Rio Grande do Sul e voto no Tarso/Dilma. Eles moram em São Paulo e votam no Alckmin/Aécio. Aqui em casa reclamamos da chuva que inunda nossa rua. Temos lavouras imensas de verde e de esperança. Eles estão sem tomar banho e só lavam o mais necessário com canequinhas do volume morto. Eles têm desertos de idéias e reservatórios cheios de ódio.

    Somos bem diferentes. Somos cada vez mais parecidos apenas com os “Secos e Molhados”.

  13. Bem, com a votação massacrante de Alckmin entendo que o povo deve reclamar de barriga cheia. Deve ser tudo conversa isso de falta de água e de falta de segurança. Coitado do Alckmin, um homem honesto e trabalhador. Ele prometeu que se faltasse água a SABESP iria levar de canequinha na casa das pessoas. Só falta abrir uma licitação superfaturada pra comprar canequinhas!!! Isso deve ser culpa da Dilma que impediu que chovesse em SP, ela deve ter feito de maldade contra os paulistas que não votaram nela. A falta de segurança deve ser culpa da Dilma tb que deve estar dando bolsa assalto.

    Seria de rir se não fosse pra ficar com raiva. É bem capaz dos coxinhas inventarem que a transposição do rio São Francisco prejudicou SP (já escutei que era culpa do desmatamento da Amazônia kkkk). Vão culpar Lula tb.

    Aliás ”Diz com quem tu andas e te direi quem és”. SP elegeu Marco Feliciano reacionário e Alckmin mesmo passando sede. Tenho certeza que muitos que estão sem água de noite foram lá e votaram 45! Então só tem uma solução. A Dilma tem que inventar a bolsa-cérebro, está precisando em SP!!!

    1. Márcio, você acertou em cheio: a Dilma devia contratar o Nicolélis e criar a bolsa-cérebro especialmente para os paulistas. É o único caminho, só assim tem jeito.

      Tenho um cunhado nascido no interior e morador antigo em São Paulo — é uma besta, verdadeiro analfabeto político mas de bom coração — e ainda outro dia ouvi dele que não tem chovido na cidade devido ao desmatamento na amazônia.

      1. Cláudio:
        No link a seguir esse papo do desmatamento na Amazonia foi devidamente desmascarado pois no inicio da década de 1950 ocorreu uma seca igualzinha a essa e a floresta era muito maior.
        Veja aí: “Crise da água em SP é gerida de maneira política, diz professor da USP”
        Link:https://www.youtube.com/watch?v=Wqe6LQ5fMgo

  14. Na seca, o que “respinga” é pó. Mas eu não quero usar a palavra “pó” ao lado da palavra “Aécio”, para não dizerem que estou querendo insinuar alguma coisa.

  15. Fernando, existe um pequeno detalhe sobre o que espera São Paulo que ainda não foi abordado.
    A rede de esgoto NÂO funciona sem água!

    1. Mais um pouquinho:
      Pelo índice de perdas na rede, ela está porosa.
      A rede de esgotos deve estar na mesma situação, com vazamentos para o lençol freático. Este deve estar um belo coquetel de coliformes.
      Sem pressão na rede de água, há infiltração da água do lençol freático e de seus coliformes. Quando passa alguma água na rede de abastecimento, carrega a carga de coliformes.
      Uma festa para a saúde da população, principalmente de baixa renda, pois a concessionária não vai desperdiçar seu dinheirinho injetando cloro na rede que atende pé de chinelo.

  16. Eu tenho uma certeza, os habitantes de São Paulo nunca deixarão só o Alckmin, mesmo estando sem água. O espírito de sacrifício dos mesmos é de Jó.

  17. Fernando Haddad tem que atuar nesse momento, afinal a cidade que ele administra é que está sendo afetada. Ele tem que chamar esse governador as falas e pedir seriedade para evitar sofrimentos maiores mais adiante.

  18. O Plano de contingência que eles precisam entregar terá como será o racionamento até abril de 2015 para casos de fartura, chuva média e pouca chuva.

    Será uma pílula vermelha para a população de São Paulo.

  19. Do jornal GGN

    Ps: quem ainda não conhece, há um projeto de financiamento coletivo de um documentário, chamado Volume Vivo, que pretende abordar a crise hídrica em São Paulo: http://www.sibite.com.br/campaigns/volume-vivo . Hoje foram publicadas fotos bastante interessantes do Jaguari-Jacareí: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1477131702564624.1073741830.1441932942751167&type=1 . O autor do documentário fez o excelente “Entre Rios” (https://www.youtube.com/watch?v=DrITdOscioQ)

    “Ps2: registros interessantíssimos da crise hídrica também podem ser encontrados em http://aguasp.tumblr.com/, perfil tocado pelo Instituto Sociambiental (http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/sobrevoo-mostra-situacao-das-principais-represas-que-abastecem-a-grande-sao-paulo)

    Ps3: há ainda a coleção de fotos das represas do Cantareira que está sendo consolidada pelo Instituto Ipê (projeto “De Olho no Cantareira”): http://ipe.org.br/semeandoagua/index.php/nggallery/page/3?page_id=288

  20. A água é um ótimo gancho para o debate. Alckmin está fazendo em São Paulo o ensaio para privatizar de vez água e energia elétrica, as ações da SABESP vão bem não é? Os governos estaduais do PSDB tomaram conta da questão de energia elétrica e negaram aos cidadãos o desconto proposto pelo governo federal. Lembro que a pouco tempo atrás vi uns documentários mostrando em países africanos a luta das pessoas em locais onde a água está sendo privatizada. Andam léguas com baldes para buscar água em locais permitidos e ter o mínimo. Agora, se fosse um nordestino empreendedor faria um serviço delivery para alugar penicos e trazer a m….. da classe média, essa mesma maioria que votou no picolé de xuxu. Em embalagens com serragens, tudo economicamente sustentável. Garanto que ela pagaria só para poder respirar dentro de casa. Rico manda trazer um caminhão pipa diário só para sua família. Aposto que vão criar o banheiro fasano, o banheiro self serv, de vários tipos para atender às necessidades do mercado.

    1. Se governo de Minas não fosse do Psdb, acredito que a situação da agua em São Paulo seria pior, pois a situação aqui não esta boa, no que se refere a agua, e se Minas tivesse que fazer o certo, que era diminuir a vazão da agua como o governo de São Paulo esta fazendo com o Rio de Janeiro, será o picolé de xuxu seria eleito.

    2. Se governo de Minas não fosse do Psdb, acredito que a situação da agua em São Paulo seria pior, pois a situação aqui não esta boa, no que se refere a agua, e se Minas tivesse que fazer o certo, que era diminuir a vazão da agua como o governo de São Paulo esta fazendo com o Rio de Janeiro, será qeu o picolé de xuxu seria eleito.

  21. Segundo blogueiro R7, Coordenador da campanha tucana à Presidência teria enviado dinheiro a paraíso fiscal

    Do Portal R7

    O coordenador da campanha do PSDB à Presidência da República, o empresário Wilson Nélio Brumer, um dos responsáveis na equipe de notáveis encarregada de elaborar o plano de governo para a área energética do candidato tucano Aécio Neves, é acusado de, na sua atividade empresarial, ter dado um calote de R$ 160 milhões na praça e de ter direcionado nos últimos anos grande volume de dinheiro para os chamados paraísos fiscais.
    Ao lado do parceiro no negócios, Luiz Carlos Martins, que trabalha atualmente no comitê de campanha do candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, ele teria se valido da Probank S/A e de outras empresas de fachadas para fazer a operação que resultou no rombo milionário.
    A Probank cresceu ganhando diversas licitações junto aos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País para organizar as eleições eletrônicas no país, mas entrou em processo de falência.
    Um perito contratado pelo juiz de Falência e Recuperação Judicial de Belo Horizonte, descobriu que os sócios simplesmente sumiram com o capital e o patrimônio da empresa, deixando evidências de que a falência teria sido fraudulenta.
    Em função das suspeitas levantadas, unidades de inteligências financeiras (espécies de Coafs da Europa) foram acionadas pela Justiça e conseguiram rastrear e localizar o dinheiro. Segundo a apuração dos especialistas, ele foi para as Ilhas Virgens Britânicas. Um paraíso fiscal que ganhou fama depois que se descobriu que era lá que Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-diretor do Banco do Brasil), Verônica Serra (filha do ex-governador de São Paulo, José Serra) entre outros “Privatas do Caribe”, como esse esquema já amplamente denunciado ficou conhecido, amoitavam a dinheirama surrupiada das privatizações.
    Empresário experiente, Brumer presidiu a Usiminas e outras estatais, como a Vale e a Acesita, e teve importante papel no processo de privatização ocorrido durante o governo FHC.
    Ele foi ainda secretário de Desenvolvimento Econômico no governo de Aécio Neves, em Minas Gerais, e atualmente desempenha também o papel de cabo eleitoral, enviando cartas ao empresariado com o intuito de angariar votos para o candidato tucano.

  22. Lembro de um história, não sei se é verdadeira, mas parece que sim, quando aéciporto quis concorrer a ultima eleição como candidato o serra tinha um dossiê contra ele, foi um dos motivos que o aécioporto não conseguiu sair candidato.

  23. Pode faltar água, destruir a fauna e a flora. Esgotar todas as reservas até subterrâneas de água. Pode até o povo passar sede e não tomar banho, depois da eleição.

    O que não pode e respingar água na candidatura de Aécio.

    Meu Deus, governador, reeleito no primeiro turno!

    Socorro, moro no estado de São Paulo.

  24. A crise de abastecimento d’água em São Paulo se agrava dia após dia. O Sistema Cantareira está com o pior nível da história. Terminada a eleição o tucano Geraldo Alckmin(PSDB) foi reeleito no primeiro turno por larga margem de votos. Mas somente agora, “fechadas às urnas”, a mídia tucana começa a admitir e a noticiar a gravidade da crise e, assume que o governo do PSDB sabia do problema, ou seja, a pelo menos dois anos a SABESP já tinha conhecimento dos riscos do Estado de São Paulo vir a sofrer com a seca, e não fez NADA para evitar o problema. Entretanto, agora, todos os órgãos responsáveis, SABESP, DAEE e ANA, serão processados através de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal. Segundo alguns especialistas o que resta de água na represa de Nazaré Paulista pode se esgotar ainda nesta semana. Veja em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/sistema-cantareira-esta-com-o-pior-nivel-da-historia/3678951/

  25. Na minha maneira de pensar, Dilma tem que esquecer São Paulo, Paraná e Santa Catarina, procurar crescer mais nos estados que tem maioria, é muito mais fácil ganhar voto com a maioria a favor, que reverter em sp, e parece que estão esquecendo do Rio de Janeiro, fiel da balança em várias eleições… muito mais fácil conquistar o carioca do que convencer os Paulista. Agora uma coisa não consigo entender, como Brasília com sua maioria de funcionário público, ou a ele ligado, acha que o aécio vai ser um bom governo para eles….

    1. Manu,
      Brasília é o reino da classe média alta. De altos salários e muita cobiça. Eles acham que o filhote do FHC vai aumentar o salário deles.
      Eles são a burguesia clássica.
      Entendeu agora?

  26. O paulista prefere ficar sem água com o Alchmin do que com água com o PT. Fazer o quê. Se desde do governo Mário Covas há corrupção nas licitações do metrô, conforme os próprios corruptores e nem assim não acontece nada aos governantes paulistas, qual o problema da falta de água por incompetência dos tucanos? O paulista tá acostumado.

  27. Aquele cano do vampiro paulista ligando o Nordeste ao Sudeste pode funcionar agora. Na moral, quero que esses idiotas paulistas preconceituosos se f#$%& e comprem muito perfume!
    Cambada de gambás burros!

  28. ********************************************************
    CORREÇÃO GRAVE: O CAVALO ERA DO INGLÊS NA PIADA ORIGINAL
    ********************************************************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *