Dr. Janot, confirme ou desminta, mas não engavete o “listão do Aécio”

janot

 

O Brasil é uma democracia e tem instituições livres.

O procurador-geral da República, Dr. Rodrigo Janot, tem mandato fixo, não depende de quem esteja na Presidência para seguir em seu cargo.

Não há, portanto, qualquer dúvida de que conta com toda a liberdade de agir autonomamente, sem obedecer ou dar satisfações senão à sociedade e à sua consciência.

Assim como não há dúvidas de que, sobretudo num momento eleitoral, cabe-lhe a responsabilidade de zelar para que simples acusações não sejam apresentadas como conclusões, condenações ou fatos consumados.

Aliás, como está sendo feito nas denúncias sobre a Petrobras, sob o beneplácito do Judiciário e do Ministério Público.

Ontem, foi apresentado pelo Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, um documento onde o então secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, encaminhava ao senador Aécio Neves uma relação de doadores e receptadores de mais de R$ 160 milhões de reais  durante as eleições de 2012.

Foi aqui reproduzido com todas as ressalvas de que caberia ao MP investigar.

O relato dizia que o Procurador chefe do MPF em Minas, Eduardo Morato Fonseca, o havia encaminhado ao Procurador-Geral da República, por tratar-se de  possível indício de crime praticado por agente político com foro privilegiado.

É necessário e urgente que a Procuradoria confirme ou desminta ter o documento e, neste caso, quais as providências tomou ou tomará.

Seja, porque verdadeiro, de a processar os autores da maracutaia; seja, porque falso, a de processar os autores de uma fraude.

Há mais de um mês, o Procurador mandou investigar a propriedade e as condições de cessão do jato usado por Eduardo campos até seu trágico acidente.

De lá para cá, a opinião pública não soube mais nada a respeito.

Já do caso Petrobras, todo dia surge uma novidade, embora algumas, como a da acusação de que o ex-presidente do PSDB tenha exigido suborno para engavetar, em 2009, a CPI sobre a empresa, sumam assim que apareçam.

Não há justiça com estardalhaço para uns e silêncio para outros.

Ninguém espera que o senhor se paute pelo que dizem os blogs ou pelo que digam os grandes jornais.

O que se espera – mais, se exige – do chefe de uma instituição que tem como objetivo zelar pelo cumprimento da lei – a eleitoral, inclusive – é que não oculte ao povo brasileiro a confirmação – ou a negativa – de que há um procedimento em curso para apurar o que o documento ontem divulgado revela: um esquema de corrupção eleitoral equivalente, em 2012, a mais de US$ 100 milhões.

O suposto fato está público, embora não esteja nos grandes jornais.  É preciso saber se ele corresponde a um procedimento da PGR e, se não, porque foi descartado.

Aqui, ao menos, vai-se registrar que  existe o documento e o que se fará (ou não fará) dele.

Do contrário, estaremos diante de um escândalo, em que as acusações a um dos lados da contenda eleitoral são gravadas, vazadas, editadas e selecionadas e, ao outro, engavetadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

86 respostas

  1. AINDA SOBRE CRÔNICA POLICIAL!

    SENSACIONAL!

    Manno ironiza apoio de Geddel a Aécio: ‘Confirmou tudo que eu achava de políticos escrotos’

    O músico e compositor Manno Góes não anda muito feliz com a campanha presidencial neste segundo turno. Depois ter der disparado contra Aécio Neves em seu Facebook (veja aqui), o artista resolveu ironizar o apoio de Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato derrotado ao senado, ao tucano: “Meu ídolo dessa eleição é Gedel! Confirmou tudo que eu achava de políticos escrotos!”. Posteriormente, Manno afirma: “Como um rato, foi o primeiro a pedir pra tirar as fotos dele do lado de Aécio, quando Aécio estava caído nas pesquisas. Agora, posa de gordo amigo em trio elétrico. Geddel: é por pessoas como você que eu voto em Dilma!”.

    Sábado, 18 de Outubro de 2014 – 11:47

    FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/37102-manno-goes-ironiza-apoio-de-geddel-a-aecio-confirmou-tudo-que-eu-achava-de-politicos-escrotos.html

    1. Eu tenho 51 anos. Ao longo destes, conheço Alceu valença, Zé Ramalho, Elomar Figueira, Geraldo Vandré, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Luiz Melodia, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Clara Nunes, João do Vale, João Nogueira, Renato Andrade, entre outros…. Alguém poderia me dizer, quem é Mano Goes?

  2. A nossa justiça concorre quase que em pé de igualdade no apoio às causas conservadoras e aos seus patrocinadores particulares, claro com algumas exceções. Muitos são subjugado pela pressão midiática.

  3. Infelizmente o MP deverá engavetar essa denúncia, apesar da prova autenticada em cartório. Os tucanos foram precavidos em colocar seu pessoal no MP e no Judiciário para garantir que as acusações contra o PSDB e seus aliados não fossem levadas a frente. E o que é pior, só levam a diante as acusações contra o PT e a base aliada e ainda fraudam a lei e a constituição como no caso da AP 407. Esse é o país em que vivemos, a justiça faz política e dá o golpe no fechamento das eleições.

  4. Acordei com um pensamento;
    Acho que estamos sendo vítimas de um gigantesco trabalho de direcionamento da opinião pública.
    Uma grande jogada de convencimento, um trabalho de “marketing” de âmbito nacional.
    ——————————————————————-
    O alvo desse trabalho seria MANTER AS COISAS COMO SEMPRE ESTIVERAM
    Eles estão com medo !
    Estão pressentindo perigo à vista.
    A mídia está com medo 1
    Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, vai mexer com o monopólio da mídia.
    Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, assuntos como reforma politica e financiamento de campanhas poderão crescer.
    Isso sem falar em outros temas.
    ———————————————————————-
    Essa é a QUESTÃO BASE de tudo o que estamos vendo, lendo e ouvindo atualmente.
    A quebra do monópólio da mídia seria o “fim do mundo”, para eles.
    Esses assuntos parecem ser A BASE DE TODO O PODER DOS GRUPOS “DONOS DO BRASIL”
    ———————————————————————-
    Essa coisa de “fora PT”, “fora Dilma”, “PT nunca mais”, denúncias seletivas na Petrobrás, mensalão, etc, parecem organizadas demais para serem espontânea.
    Não estou inocentando ninguém, apenas dizendo da maneira como divulgam.
    ———————————————————————-
    Sem essas reformas nada muda no Brasil.
    Esses assuntos são a ESPINHA DORSAL de qualquer tentativa de real democracia no país.
    Caso o PSDB volte ao poder, podem esquecer esses temas.
    Por muitos anos não teremos chance de cuidar desses temas, ou pior, farão essas coisas do jeito deles.
    Se perdermos essa chance, enquanto temos um governo popular, podemos dar adeus
    ———————————————————————-
    Temos de reeleger Dilma ! Temos de reeleger o PT de ponta a ponta.
    O povo brasileiro não deve esquecer a luta que Vargas e Brizola tiveram com esses grupos
    Convoco, a todos que lerem esse texto, que reflitam sobre isso e passem adiante.

    1. Bull”s Eye ! É isso mesmo camarada, acertou na mosca ! Esse é um dos eixos o outro passa pelo petróleo do Pre-sal e pelos BRICS.

  5. A Bancada do PT na Camara e no senado tem a obrigação de pedir uma audiencia ja na segunda feria, 20/10/14, para ve o Sr. Janot, como anda esta investigação?

    Levantar se a denuncia é veradeira. Se for que a Policia Federal investigue. Não precisa fazer divulgação seletiva como é para atacar o PT, Dilma e Lula. Com video mostrando o teto, sem provas, entregue a Rede Globo e Veja.

    Toda vez que a Veja faz acusação leviana contra o PT os deputados e senadores da oposição, não vão até o STF e Procuradoria Geral, acompanhar e pedir apuração rigorosa?

  6. Cada vez mais o aparelho mp/judiciário se desmoraliza perante a população que,
    regiamente, o sustenta.

      1. Já falei, por aqui. Dilma e nós o povo generoso do Brasil, temos que ganhar a Eleição da Globo, Band, Sbt, Veja, Isto é, Estadãoo, Folha, RBS, STF, MPF, PF, e TSE, e boa parte do Judiciário Brasileiro! Se ESTE Golpe armado por esta Elite não nos vencer, sairemos desta mais fortes do que nunca, e a Democracia Brasileira terá o maior amadurecimento da sua jovem história. Democracia amadurecida, não pelas Instituições Constituidas -em especial o Poder Judiciário e sua Balança com 45º inclinada à Direita- ou pelo Oligopólio Mediático Instalado desde e pelo Golpe de Estado de 1964, mas pelo ESPÍRITO DE LUTA e DIGNIDADE da Grande Maioria do Povo Brasileiro. E deveremos, sim , dia 26, após confirmada a reeleição de Dilma, tomarmos um “porre” de felicidade, para comemorar a VITÓRIA DA JUSTIÇA POPULAR, não da justiça togada elitizada, coorporativada e anti-democrática. A esta, já na segunda feira dia 27 é preciso que se inicie um processo de depuração e reformulação de seus DEVERES CONSTITUCIONAIS, sob pena da nossa Menina Democracia sofrer novamente Tentativa de ESTUPRO!

      2. Você ainda chama isso de justiça? Se isso for justiça, prefiro viver em um país que não a tenha, pois já que não funciona, ou melhor funciona para privilegiar um lado em detrimento do outro, portanto pior que se não existisse, se assim fosse não teríamos que arcar com um poder tão caro e tão inútil.

        1. Concordo, Yule. Mas é a que temos e só nós devemos mudá-la, sob risco de voltarmos a ser colônia. E isso não queremos. Por isso falei, se passarmos por esta -e vamos passar- segunda depois da ressaca, batemos nas portas dos blogs, para juntos iniciarmos a próxima batalha, que é a de MORALIZAR AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO BRASIL!

  7. Bem se depender dessa “tchurma” estamos ralados. O Brasil é um país em que, se um governo não alinhado ao capital financeiro é eleito terá contra si a Imprensa, Ministério Público, Justiça, os que militam em profissões liberais,os fazendeiros, os rentistas, os parlamentares de oposição, os coxinhas e conservadores raivosos. É duro um país progredir com tanta má vontade e o sentimento que o Brasil não pode dar certo, pois o nosso destino é ser explorado pelas elites e capital internacional.

  8. Este sr.Janot,tem toda a característica de ser do PSDB.A fisionomia,é identica a quase todos do judiciário.Não esperem nada dele.E PSDB ou coisa assemelhada.

  9. Considero que o PT ocorreu em dois erros fatais para a democracia brasileira; o primeiro foi não defender seus líderes no caso do mensalão, que todos nós sabemos foi um julgamento de exceção, totalmente manipulado para criminalizar o partido; e o segundo foi não fazer uma limpa nas instituições deste país – STF, MPF, etc…. . Todas estas instituições trabalham para a direita. Contra o PT faz-se tudo para incriminá-lo e para o PSDB e penduricalhos da direita, arquiva-se. Só um tolo não vê isto. E o PT querendo ser republicano! Muita ingenuidade.

    1. Sr.Orlando,isto que o senhor cobra do PT,é uma ingenuidade.Nós vivemos sob uma ditadura de classes,e quem manda é quem tem dinheiro,ou seja,os ricos.Não estamos vivendo sob uma ditadura do povo.Se estivessemos,sr.Orlando,certamente se poderia cobrar de qualquer partido que estivesse no poder.Estar no governo,sr.Orlando,não é estar no poder.Eu sou partidário do POVO ARMADO NO PODER.AI SIM,SE PODERIA FAZER O QUE É NESCESSARIO,mas enquanto o povo estiver às margens o poder,aqui e em quase todo mundo,o que se tem é isso ai.Sr.Orlando!O resto é discurso democratista,que tem idade desde os gregos,e até hoje o máximo que se conseguiu,é votar.Ou o que afirmava um velho alemão,la pelo século dezenove,se tentarmos,eles ao invés da Libetè,Igualitè e Fraternitè,muito bonitinho e tal,nos colocam a ARTILHARIA CAVALARIA E INFANTARIA.E parece que não acreditam nisso,e volta e meia os RICOS nos presenteiam com uma ditadurazinha,para arrumar a casa,pra eles continuar roubando e masacrando o povo,Sr.Orlando!

    2. Perfeito seu comentário Orlando. Já estamos pagando um preço alto por isso e ele pode aumentar muito ainda…

  10. Exigimos uma resposta do Dr. Janot. A escolha de quem irá governar o país não é brincadeira. Ou ele abre o que está acontecendo ou estamso de fato diante de um golpe.
    Regina

    1. Porque o PSDB, não aceitou um vice de outro partido? Porque tem certeza que Aécio, não é capaz de governar o Pais. Sua biografia, é uma Ficha Corrida.

  11. https://www.facebook.com/video.php?v=737964096282637

    Silvio H. Imafuku carregou um novo vídeo de 18 de outubro às 08:00 na linha do tempo dele.
    Já está rodando pelo mundo a notícia “Candidato da oposição no Brasil envolvido com CORRUPÇÃO, 450 quilos de COCAÍNA, helicóptero e aeroporto está sob investigação”. É só o começo!!! Que vergonha ter que ouvir do exterior!!!

  12. quarta-feira, 15 de outubro de 2014

    Denúncia do Golpe Eleitoral contra a reeleição de Dilma Rousseff no Brasil

    Intelectuais e dirigentes de organizações populares fazem denúncia acerca de uma grave ingerência do imperialismo para manipular as eleições em nosso país. Some sua assinatura clicando no link ao final da nota.

    Trabalhadores e trabalhadoras brasileiros,

    Estamos diante da mais grave ameaça à nossa jovem democracia, desde o final da ditadura civil-militar na década de 80. Como no período que antecedeu ao Golpe de 1964, podemos observar grandes articulações que, neste momento, confluem para uma manipulação eleitoral antipopular que busca, com a candidatura de Aécio Neves, colocar novamente nosso país sob a administração direta do capitalismo financeiro, mais especificamente do imperialismo norte-americano.

    Os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país que, como Tiradentes, acreditam no direito que temos de decidir os rumos de nossas vidas livres de ingerências e intervenções estrangeiras, devem estar alertas e prontos para rechaçar o golpe eleitoral que a direita colocou em execução.

    Que ninguém tenha dúvida, não se trata apenas de enfrentar as oligarquias mais atrasadas e reacionárias, que dominam nosso país desde 1500, mas de resistir às ações do imperialismo que efetivamente dirige diretamente as ações de desestabilização no Brasil.

    As eleições presidenciais de 2014 se converteram em um campo de batalha no qual se uniram para aplicar um Golpe Eleitoral os grandes empresários, os banqueiros, a grande imprensa e outros setores, nos quais as agências de espionagem e desestabilização dos Estados Unidos, como a CIA e a NSA, infiltram-se fortemente nos últimos anos.

    As ações de espionagem contra o Brasil e mais especificamente contra a presidenta Dilma e contra a Petrobras, reveladas no vazamento de documentos da NSA, não eram apenas por concorrência econômica, como muitos afirmam. Essas ações tinham o objetivo de preparar o terreno para impedir a manutenção, em nível federal, de um governo de tendências antineoliberais.

    Fez parte dessas ações a ascensão de Marina Silva à candidata presidencial, visando impedir uma vitória de Dilma já no primeiro turno. O respeitado professor e especialista em relações internacionais, Moniz Bandeira, testemunha direta e viva de diversas manobras da direita, como o Golpe de 1964, em carta aberta ao presidente do PSB, Roberto Amaral, relata ter inclusive enviado um alerta a Eduardo Campos, que deveria se prevenir. Sua experiência lhe dizia que uma ação desse tipo já era esperada e que Marina Silva não aceitaria ser apenas vice de Eduardo.

    Conforme denunciado pelo professor Theotonio dos Santos, Marina Silva, que substituiu Campos como candidata do PSB, objetivamente cumpre o papel de instrumento do imperialismo, articulada, junto a Fernando Henrique Cardoso, no Diálogo Interamericano, instituição fundada em 1982 e que, segundo texto em seu site, reúne “100 ilustres de todo o continente americano, incluindo políticos, empresários, acadêmicos, jornalistas e outros líderes não-governamentais.” Essa organização existe para atacar as democracias latino-americanas e foi uma das articuladoras dos recentes Golpes de Estado em Honduras e no Paraguai.

    Devido ao rechaço popular às ditaduras que os Estados Unidos instauraram e mantiveram em toda a América Latina, na segunda metade do século 20, as classes dominantes não encontram apoio suficiente, nem na sociedade, nem nas Forças Armadas, para um novo Golpe Militar. Por isso, o imperialismo busca realizar um Golpe Eleitoral através de três frentes: guerra econômica, guerra midiática e intervenções a partir de suas infiltrações na Policial Federal e em setores do judiciário.
    Guerra Econômica

    No final do ano passado, a presidenta Dilma, em sua mensagem de encerramento de ano disse:

    “Se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas.”

    A guerra psicológica é apenas uma parte de um movimento maior de guerra econômica que deve ser denunciada. Os economistas Passos, Cardoso e Brandes do DIEESE em um texto intitulado “A queda dos investimentos privados na economia brasileira nesse início de 2014”demonstram que uma taxa negativa de investimento de 2,1% no primeiro trimestre de 2014 significa que os grandes capitalistas, principalmente os de São Paulo, abstiveram-se de reinvestir o capital acumulado no ciclo anterior.

    Sem qualquer compromisso com o país, eles transferiram seus investimentos para os títulos da dívida pública dos Estados Unidos na esperança de que um baixo crescimento do PIB rendesse manchetes ruins ao governo e o forçasse a tomar medidas antipopulares em pleno ano eleitoral.

    Não podemos nos esquecer também do efeito da falta d’água em São Paulo, estado governado pelo PSDB de Aécio e Alckmin, que praticamente desacelerou a construção de novos empreendimentos nos últimos meses.

    Outra faceta da aplicação desta Guerra Econômica nestas eleições é a manipulação do mercado através das bolsas de valores, ao sabor da conjuntura eleitoral. As repentinas e acentuadas quedas e recuperações, às vezes em um mesmo dia, de ações de grandes empresas, inclusive estatais, buscam criar fatos políticos que favorecem o candidato do imperialismo, além de operarem uma transferência de recursos das mãos dos pequenos e médios investidores para os grandes especuladores.

    Um dos responsáveis por esses crimes é o megaespeculador George Soros, patrão de Armínio Fraga, indicado por Aécio Neves para assumir o Ministério da Fazenda. George Soros é conhecido por financiar ações de desestabilização em todo o mundo. Recentemente admitiu, sem o menor pudor, sua responsabilidade nos eventos que explodiram na Guerra Civil da Ucrânia, que já vitimou milhares de pessoas, principalmente civis. Soros afirmou em entrevista recente: “Criei uma fundação na Ucrânia antes de que se independizasse da Rússia. E a fundação tem operado desde então e jogou um papel importante nos acontecimentos atuais”.

    Os interesses dos Estados Unidos estão tão bem representados em Armínio Fraga, indicado por Aécio, que o ex-secretário do Tesouro americano Timothy Geithner chegou a indicar seu nome ao presidente Barack Obama para dirigir o FED (Banco Central dos Estados Unidos).

    Recentemente, Armínio Fraga criticou a política de aumento de salário mínimo, que saltou de 86,21 dólares, em 2002, quando Lula assumiu seu primeiro mandato, para 305 dólares em 2014 (valores convertidos do real). Para ele, os salários devem ser arrochados e o orçamento público e os gastos sociais, reduzidos.

    Todos se lembram do que representou o governo de FHC, no qual Armínio Fraga era presidente do Banco Central, para os níveis de salários, emprego e de escolaridade de novo povo.
    Guerra Midiática

    A grande imprensa burguesa, mais destacadamente seu maior representante, as Organizações Globo, repetem sua atuação das vésperas do Golpe de 1964. Martelam o dia inteiro manchetes sobre corrupção e inflação, seguindo exatamente o mesmo script utilizado para derrubar o Presidente João Goulart. Dilma é atacada como Jango foi pelas mesmas 9 famílias que detêm os monopólios de comunicação em nosso país.

    Essa imprensa reacionária demonstrou seu poder ao intervir diretamente, com coberturas descaradas, sobre os eventos de junho do ano passado, convertendo os protestos contra o aumento do preço das passagens em uma nova “Marcha com Deus pela Família e Propriedade”, organizada pelas senhoras ricas contra o governo de Jango 64. Com a constante cobertura e exposição, eles criaram agora o fenômeno dos Black Block, tentando criar um clima de desestabilização, além de introduzirem bandeiras conservadoras entre as pessoas que estavam nas ruas.

    Contudo, esses meios privados foram desmoralizados após o fracasso de sua campanha contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, na qual previam um clima de caos total. A organização e a realização da Copa superou outras edições realizadas na Europa. De maneira cínica, esses meios passaram a tentar associar o governo com a derrota no gramado contra a Alemanha.

    A ilustrativa pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública, formado por pesquisadores da UERJ, divulgada no site Manchetômetro, demonstra claramente o bombardeio contra Dilma, por conta da desproporcionalidade em matérias negativas.

    Essas ações midiáticas, de eficiência limitada entre a classe trabalhadora, busca deixar a classe média histérica e acaba promovendo uma onda de ódio racial e social. Fernando Henrique Cardoso, líder maior do PSDB, claramente atiça esse clima ao dizer que os eleitores de Dilma são ignorantes por ela ter vencido no Nordeste.

    As infiltrações no Judiciário e na Polícia Federal

    A terceira grande articulação da tentativa de Golpe Eleitoral em curso envolve setores do Poder Judiciário que, ao aplicarem uma política de “dois pesos e duas medidas”, buscam mudar a correlação de forças entre o PT e o PSDB em nosso país.

    O maior escândalo da história recente desse país, não apenas de corrupção, mas de entreguismo, de traição nacional, foram as privatizações das grandes empresas brasileiras como a Vale do Rio Doce e a Telebras, episódio conhecido como Privataria Tucana.

    Durante o governo Fernando Henrique, todos que exerceram a presidência do Banco Central foram envolvidos em escândalos, alguns foram condenados, mas ninguém foi preso. Gustavo Franco foi responsável pelo PROER, que destinou bilhões para bancos quebrados. Seu sucessor Francisco Lopes ficou famoso por suas íntimas relações com Cacciolla do Banco Makra, que levaram os cofres públicos a um prejuízo bilionário durante a mega desvalorização do real após a reeleição de FHC. Nomeado em seguida, Armínio Fraga elevou a taxa de juros do país para 45%, transferindo imediatamente bilhões para os banqueiros.

    Enquanto os principais quadros do PT paulista foram presos e tiveram seus direitos políticos caçados, não podendo concorrer às eleições, o Mensalão do PSDB, o original, criado em Minas Gerais, durante o governo de Eduardo Azeredo não foi sequer julgado. Esta foi a origem do valerioduto tucano, esquema de financiamento irregular de campanhas, criado por Marcos Valério, ligado aos tucanos.

    A anulação, por parte de Gilmar Mendes, juiz carnalmente vinculado ao PSDB, da decisão unânime do TSE, por 7 a 0, de conceder direito de resposta ao PT na Revista Veja é apenas uma demonstração a mais do compromisso de setores do judiciário com o retorno das velhas oligarquias ao poder.

    Com relação às recentes manchetes contra a Petrobras, pautadas a partir de seleções do depoimento de dois bandidos que chegaram à empresa pelas mãos do PSDB, o Conselheiro Nacional do Ministério Público, professor Luiz Moreira, realizou uma grave denúncia contra a“tentativa de interferência na disputa eleitoral (…) Há uma engenharia responsável pelo vazamento que seleciona criteriosamente que partes devem ser divulgadas e o momento adequado para que o vazamento chame mais atenção e cause mais impacto nos eleitores (…) Cria-se a sensação de que estamos num vale-tudo e que o sistema de justiça além de imiscuir-se na disputa eleitoral também não tem compromisso com a ordem jurídica.”

    Sem meias palavras, trata-se de uma tentativa de Golpe Eleitoral que se utiliza de uma cobertura de pseudolegalidade similar à utilizada no Golpe que removeu Fernando Lugo da presidência do Paraguai.
    As intervenções do imperialismo têm como objetivo impedir o surgimento de um mundo multipolar

    Mas, a mais contundente prova das ações de desestabilização que estão em curso, que não pode deixar nem os mais incautos tranquilos é a própria ação do imperialismo pelo mundo. Estamos indo às urnas em meio a diversas guerras que sangram todos os cantos do planeta.

    Quem conhece história e acompanha a intensificação dos conflitos em todo o mundo, não pode deixar de relacionar essas eleições com a conjuntura internacional.

    A Crise do Capital e seus desdobramentos, após sua contundente manifestação em outubro de 2008, voltou a colocar em xeque o mundo unipolar que surgiu após a Guerra Fria. A perda de influência dos Estados Unidos se acentuou em todo o mundo e propiciou o surgimento de diversos blocos contra-hegemônicos, como a CELAC e os BRICS, que apontam para uma nova geopolítica e para um mundo multipolar.

    Quando Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os BRICS, reuniram-se em Fortaleza com os 33 países latino-americanos e caribenhos que formam a CELAC, logo após a Copa do Mundo, e adotaram medidas concretas contra a hegemonia norte-americana, como a criação de um banco internacional, os Estados Unidos decidiram intensificar suas ações para minar essa aliança.

    A lista de ações desse tipo do Imperialismo é gigantesca. Somente nos últimos anos, durante o governo Obama, podemos destacar, longe de citar todos os casos:

    Afeganistão: ocupação militar e desestabilização; América Latina: Criação da Aliança para o Pacífico para confrontar o Mercosul;Argentina: ação dos fundos abutres e pressão do Clarin; Bahrein: repressão contra os xiitas; Bielorrússia: manifestações contra Lukashenko; Bolívia: Bloqueio do avião de Evo Morales; Brasil: ações fascistas durante junho de 2013; China: estímulo ao separatismo;Coreia do Norte: constantes provocações e ameaças militares; Costa do Marfim: golpe de Estado contra o presidente Laurent Gbagbo;Cuba: bloqueio, desestabilização e criação da rede social Zunzuneo; Egito: “Primavera Árabe”, condução ao poder e depois derrubada da Irmandade Muçulmana; Equador: tentativa de golpe contra Correa; El Salvador: introdução de armas ilegais que caem nas mãos dos grupos de extermínio causadores da violência no país; Rússia: grupos terroristas do Cáucaso; Haiti: indicação do presidente Martelly anos após golpe de Estado; Honduras: Golpe de Estado contra Zelaya; Hong Kong: Occupy central para atingir a China; Iêmen: constantes ataques de drones; Irã: desestabilização, assassinato de cientistas e bloqueio; Iraque: ocupação militar e criação do Estado Islâmico; Líbia: bombardeios, financiamento de mercenário e assassinato de Gadaffi; Mali: guerra civil após desestabilização da Líbia; Palestina: financiamento e armamento do estado racista de Israel; Paquistão: desestabilização e constantes ataques de drones; Paraguai: Golpe de estado contra o presidente Lugo; Quirguistão: Insuflação de conflitos étnicos e divisão do país para manter a Base Aérea de Manas; Síria: criação do Estado Islâmico e guerra civil no país; Somália: desestabilização através de radicais mercenários; Sudão: separatismo e criação Sudão do Sul para repartir petróleo; Tunísia: “Primavera Árabe”; Ucrânia: Golpe e chegada ao poder de grupos nazistas; Uganda e Quênia: caso “Kony” e militarização da região; Tailândia: Golpe de Estado; União Europeia: desestabilização do euro; Venezuela: tentativa de golpes com o não reconhecimento das eleições e sabatogens econômicas.
    Resistir à direita, é, nesta conjuntura eleitoral, ser revolucionário

    Neste momento um retrocesso tático (processo eleitoral brasileiro) pode significar um retrocesso estratégico em todo o continente latino-americano, ao aumentar a pressão do imperialismo que busca destruir os processos de mudanças e as conquistas obtidas pelos povos das regiões. O sonho do imperialismo é utilizar nosso país como plataforma de agressão contra os nossos vizinhos.

    Não existe porque hesitar em defender a candidatura de Dilma Roussef à reeleição como presidenta do Brasil. Isolar os setores mais reacionário das oligarquias, impedindo-os de chegarem ao governo é a batalha dos próximos dias.

    Além da postura altiva em defesa da soberania nacional frente às agressões imperialistas, o governo Dilma manteve no plano interno, mesmo com limitações visíveis, a defesa do emprego, a valorização do salário mínimo e a elevação dos investimentos em educação (o acesso ao ensino superior dobrou em 12 anos) e saúde (Mais Médicos), entre outras medidas. Sabe-se que, por mais importantes que sejam, essas medidas não resolveram problemas estruturais, mas contra isso se insuflam as oligarquias reacionárias, como em 1964. Ontem, como hoje, não aceitam nenhuma reforma que altere sua lógica de acumulação.

    Chamar o voto nulo dizendo não haver diferenças entre os projetos em disputa, é, ao mesmo tempo, uma leitura reducionista e anti dialética da nossa realidade e a perda do bom senso contrariando a visão de todos os dirigentes dos países latino-americanos que passaram por processos revolucionários, e que torcem pela reeleição de Dilma. É uma demonstração da falta de acuidade de análise geopolítica daqueles que nunca entenderam porque sofremos a derrota do Golpe de 1964.

    Como disse Simón Bolívar, Libertador da América Latina, “Os Estados Unidos parecem destinados pela providência a infestar a América com misérias em nome da Liberdade”. Caberá ao povo brasileiro, junto às suas lideranças consequentes, frustrar os planos daqueles que querem destruir o Brasil, pátria mãe de nossos filhos e filhas.

    Reeleger Dilma é defender o Brasil e a América Latina da intervenção direta do imperialismo norte-americano!

    Aluisio Pampolha Bevilaqua, editor chefe do Jornal Inverta

    Ana Alice Pereira, diretora do CEPPES

    Andre Laino, Professor da UENF

    Antonio Cícero Cassiano Sousa, diretor do CEPPES

    Gaudêncio Frigotto, professor da UERJ

    Georgina de Queiroz dos Santos, professora da UNISUAM

    Gilberto Palmares, deputado estadual PT/RJ

    Hildemar Luiz Rech, professor da FACED-UFC

    Lincoln de Abreu Penna, presidente do MODECON e professor da UFRJ

    Marly de Almeida Gomes Vianna, UNIVERSO, RJ

    Nicolino Trompieri Filho, professor da UFC

    Paulo Ramos, deputado estadual pelo PSOL/RJ

    Sandra Regina Pinto Santos, diretora geral do ISERJ

    Sérgio Sant’Anna, professor da UCM

    Theotonio dos Santos, professor da UERJ, presidente do CEPPES e da REGGEN

    Zacarias Gama, professor da UERJ

    Clique aqui para somar sua assinatura a esta grave denúncia!

    1. Eu estava aguardando uma iniciativa como essa. Nós, os simples cidadãos, temos que manifestar nossa preocupação não só com o momento eleitoral gravíssimo, mas também com o futuro do Brasil e de nossa América Latina.
      Por isso, já assinei.
      Obrigada pela postagem. Sugiro que republique em vários blogues para que mais pessoas tenham conhecimento e oportunidade de se manifestar.

  13. Depois da divulgação dos fatos relevantes de ontem,com o depoimento do policial civil na Corregedoria de Policia de MG e, a lista dos contribuintes pra campanha dos partidos de oposição nas eleições 2012/14, entramos num estado de perplexidade pelo fato de nada ter repercutido em nenhum veiculo de divulgação de massa desses fatos diretamente ligado ao resultado da eleição presidencial de 2014. Se não houver, rápido, uma investigação dos detalhes do passo seguinte no andamento desses fatos, de nada valerá a divulgação desses dois fatos com a possível vitoria da oposição. Precisamos continuar replicando a informação e o jornalismo investigativo, independente, assuntar o andamento desses dois casos.

  14. Por favor Fernando, esperar que ele vá fazer algo e brincadeira, pois até hoje passado mais de sessenta dias da morte do Eduardo Campos,nada foi dito nada foi feito para descobrir quem era o dono do avião, a justiça desse país
    trabalhar só contra o PT. Essa e a verdade.

  15. Esse Procurador?

    Cadê o caso do avião de Eduardo Campos?

    Se fosse contra o PT ele já teria dado até entrevistas.

    Reforma política já, para acabar com esse tipo de comportamento dúbio de certas autoridades.

  16. Se depender das satisfações que tem que dar à sociedade, esperemos sentados.
    Este procurador não é diferentes dos demais. É fruto de uma elite incomodada pelo trabalhismo. É pautado pela Globo e não por blogs pequemos. Infelizmente é a verdade.
    Se não fizermos muito barulho, não vai dar em nada.
    O livro A Privataria Tucana também está recheado de provas e não deu em nada. A Lista de Furnas idem. Já contra o PT vale a teoria dos fatos.
    A justiça brasileira não presta. Não é confiável.

  17. Camaradas !

    Precisamos de juízes eleitos pelo POVO. Precisamos de tribunos do POVO.
    Todo Poder aos Conselhos Populares Nacionais.
    Vamos exigir um Tribunal Popular para julgar canalhas como aeciopó et caterva.
    Todo Poder aos Sovietes e “Desinformados” Já !

  18. O ministro superior do TSE Tarcísio Carvalho proibiu o PT de falar a respeito do Aeroporto da Fazenda do Tio do Aécio, atendendo ao censor de Minas.

    Alguém acredita que essa lista será investigada, envolvendo tanta gente assim?

      1. Isto Heitor, se prevaricar, como eu acho que já prevaricou “a jato”, quem o tirará de lá. Talvez reformulemos a pergunta…Que atitude o Povo Brasileiro e a Sua Presidenta Eleita e Constituida Legalmente no cargo até 31/12/2014 deverão tomar. De braços cruzados e escrevendo em blogs é que não devemos ficar. Aí sim ir pra rua, com as Bandeiras e segmentos vitoriosos, e mostrar ao mundo que o Brasil está sofrendo um Golpe, e tentarmos reverter o quadro. É o que eu acho!

  19. Nessa mata tem coelho! Ou o Procurador toma providências de acatar as denuncias em referência, ou então está fazendo o jogo do PIG também. Parece que só vê uma lado da moeda. Uma vergonha Nacional!!!

  20. A UDN sempre foi muito forte no JUDICIÁRIO.

    Nas forças de defesa do Brasil também há uma forte presença da UDN.

    O perigo para a UDN, sempre foram os brasileiros que pensam o BRASIL!

    A UDN é entreguista e subserviente ao estrangeiro!!!

    O QG da UDN é o clube Militar!!!

  21. Não sabia que Aécio acionava seus tentáculos corruptivos por todo o Brasil. Misericórdia, Ministério Público!… Misericórdia, Janot! Com firma reconhecida, ou seja, oficialização da corrupção, registro do contrabando de favores em cartório. Em plena campanha para Presidência da República. Agonia da democracia, fim dos tempos!

  22. Aético decide processar DILMA por calúnia e difamação – risível, deveria ficar esperto com a Exceção da verdade.
    Quanto mais se aproxima o dia 26 mais desejo ver uma bandeira VERMELHA tremulando, que pena que guilhotinas está fora de moda, mas para esses canalhas a história reserva um lugar de “honra” junto as imundas togas do judiciário brasileiro.

  23. Ainda são capazes de culpar a Dilma pelo janot não investigar esta lista. É inacreditável este poder ideológico! Vem da palavra que colou nas mentes contra o PT. Parece comercial de cachaça.

  24. Lamentavelmente, para a grande maioria dos parlamentares petistas o inimigo não está fora, mas no partido. É a chamada concorrência eleitoral, que faz com que cada uma aja como uma ilha, preocupado com o “fogo amigo”. No máximo, quando agem coordenadamente esta ação restringe-se ao efetivo da “tendência” ou “correte”. Não é por acaso que o partido foi pro “beleléu”a

  25. Caro Fernando, me desculpe a maneira de expressar, mais esta historia de Procuradores, é FARINHA DO MESMO SACO, ninguém e correto mediante sua profissão, veja o vazamento das delações, que posição ele Jannot tomou, nenhuma, tudo isso ai é um engodo com o Povo Brasileiro.
    Aécio esta tirando uma de galo, Rei da rinha, onde só teve Galinhas e já diz ser o vencedor, esta com seu Ministério pronto, deve vir uma pancada tão dolorida em cima da Dilma a partir de amanhã, que vai ser duro de assimilar o Golpe, e já saiu la de Curitiba a jogada suja.

  26. Dois pesos e duas medidas. Para mim a justiça nunca foi de confiança. Esse negócio que justiça se fará, não cola. Depois de ter demonstrado com caso da Petrobrás, com a tal delação premiada, que a justiça para uns, outros não. Peguemos o exemplo do auxílio moradia da justiça, parece uma piada. Eles realmente nos envergonham.

  27. Não há mais justiça, há um partido togado, de oposição aos trabalhistas, ao PT. O TSE também entrou na campanha tucana, proibindo o PT de falar do aeroporto de Cláudio.

  28. Se voce senta à mesa prá jantar com o diabo, corre grande risco de virar o prato principal.

    A Luciana Genro está certa quando diz que não dá prá fazer concessão à essa direita podre do nosso país.

    Presidenta Dilma , a partir do novo governo em 2015, por favor faça uma “limpa” nos cargos de confiança e nas instituições,

    Vamos botar a Lei de Meios de Comunicação em pauta.

    Este país precisa ser purificado de tanto ódio, ganancia , e sede de poder.

    SOMOS DILMA 13!!!!

  29. esqueçam e mais um que tem um lado o lado da direita entreguista inclusive o tse falar mal do pt pode do aeroporto do titio do palyboy não pode eu estou preocupado com as urnas eletronica

  30. Prezado(a)s, acredito que a campanha está chegando ao mais baixo nível da história de nossa democracia adolescente e sinceramente não estou gostando nem um pouco do rumo que esta disputa está tomando, os dois candidatos estão se nivelando por baixo e está refletindo nas ruas, está ficando difícil no trabalho e até no bairro onde moro falar de política sem que os ânimos se alterem. Não dá mais para discutir ideias ou falar no risco de retrocesso. Relatos de agressões físicas e verbais estão ficando corriqueiras, parece briga de torcida organizada. Está certo que a truculência está partindo dos simpatizantes, se é que se pode dizer assim, do PSDB e temo pela desordem e o descontrole total. Não sei aonde isso vai dar. Temos mais uma semana pela frente então fica a sugestão: Vamos acalmar os ânimos. Se a maioria decidir pelo retrocesso, paciência, faz parte do regime democrático mesmo sabendo das injustiças que o PT vem sofrendo. A campanha do PT não poderia ficar só no campo das propostas e realizações? Vamos ajudar subir o nível da campanha, porque a continuar assim teremos que tirar as crianças da frente da televisão, durante a propaganda eleitoral. Ainda bem que os debates acontecem em horário avançado, pois não está sendo nada educativo

  31. E importante chamar atenção dos eleitores que, nesse dia 26 próximo, não estaremos indo pra uma simples disputa de um clássico de futebol nos estádios, onde cada um com sua preferência clubista curte o momento e ponto final, independentemente do resultado. É bom que fique claro que estamos escolhendo e decidindo pela manutenção dos nossos empregos, pela geração de impostos aqui dentro do pais ou dando o direito à oposição de nos levarmos a uma viagem ao passado quando tínhamos uma taxa de desemprego de dois dígitos, uma indústria naval sucateada, uma petrobras sucateada para ser vendida a preços irrisórios, uma ciranda financeira sem precedentes sangrando nossa economia alimentando o capital especulativo. É bom lembrar que Aécio representa o partido que ao sair do governo, deixou um Risco Pais de 2000 pontos, se investia na Conchinchina, mas não passavam na nossa porta, só para especular em bolsa. Surfaram no Plano Real ate quando deu, depois quebraram o pais três vezes dando o direito ao FMI de entrar aqui para dar as ordens. Nossa soberania foi jogada na lata do lixo. Sabem porque, eles não tem ideias próprias. O negocio deles é vender, transferir responsabilidades e, com o apoio da mídia do jornalismo rasteiro, fazer futricas.Veja o problema de agua em São Paulo, falta de agua porque transferiram pra Sabesp as responsabilidades, o negocio deles são os dividendos e as campanhas publicitarias enganando incautos. Tá ruim, com eles você estaria recebendo o equivalente a 210 reais, hoje. O Armínio preposto ministro da economia da oposição já falou, o salario mínimo esta muito alto. imagine o que pensou dos demais salários e não falou. E isso aí, vamos refletir apenas com esses valores porque paladinos da ética e da moral eles passam longe.

  32. A burguesia,ou a classe A para muitos,os ricos,aparelham o estado de tal forma,que se um pobre entrar no judiciário,após receber o gordo salário,começa a pensar como os ricos.Em todos os setores do estado,a burguesia aparelha sempre,o Estado Burgues.Contra isso,somente a revolução socialista.Pode ser que aprendam os Democratas,levando porrada,ano após ano.Sem revolução,para a maioria do povo,não ha salvação!

  33. Que o primeiro da lista conduzido por Dilma vai fazer o mesmo papel que o anterior e afivelar a cara de paisagem dos acima da lei, sabemos, pois ele faz parte da oposição jurídica, mas daí o PT com seus parlamentares e dirigentes, parte ultra interessada e sendo acusado por qualquer coisa, a qualquer hora, deixa-lo nessa zona de conforto, não mexendo uma palha, não organizando nada para fazer pressão junto ao dissimulado, sequer se mexer para reunir uma dúzia de parlamentares e ir a procuradoria cobrar e chamar às falas o responsável em relação a possível prevaricação, tenham a santa paciência.

  34. Não será possivel, seguir nos caminhos de uma Democracia, a partir do fato que estamos nos apercebendo, e isto muito graças aos Blogs, que a Democracia vendida aos nossos ouvidos, não passa de um regime sem nome..
    Não é nem Direita, pois a conhecemos…mas com certeza esta bem proxima ao BANDITISMO..
    Como também ouvimos, sabemos que o próprio trafico de drogas tem suas leis, os presidios tem sua leis, ou regras…
    Já alguns inomináveis não possuem regras…pois a MENTIRA parte do pre suposto que a Verdade foi corrompida.

  35. Se a gente for analisar bem, parece que a tal “DEMOCRACIA”, principalmente a nossa, é uma ilusão. Estamos mais perto de uma DITADURA, só que disfarçada, pois quem MANDA mesmo não é o governo federal.

  36. Não há …não há.
    Ação sem reação.
    Esta geração, produziu vários jovens
    que ligados á politica, estão se esclarecendo.
    E distante da ideias que eles passarão;o engano
    das classes que querem corromper este pensamento
    vai deparar-se com uma força igual ou maior que
    a sua corrupção..
    Isto é uma lei imutável..

  37. Com a manutenção do atual governo, nos cabe cobrar diuturnamente as reformas estruturantes nas instituições por meio de consulta popular. Os casuísmos no judiciário, no congresso, o tomo lá da cá não pode perdurar. Emenda parlamentar é o toma lá da cá institucionalizado. Isso não é sadio pra democracia.Consulta popular é a forma de participarmos diretamente e esvaziar essa maquina de empregos que é o congresso. Manutenção do governo temos que cobrar mudanças nessas relações.

    1. Apoiado 100%. Não dá mais para ficar como está. Será preciso mais coragem para fazer o saneamento tão urgente. Primeira medida: ampliar a comunicação com o povo. Inserí-lo nas decisões, após amplo e qualificado debate. O grande jurista Comparato está cansado de bater nessa tecla. Dilma, coragem irmã! A mesma que vc demonstrou nos anos de chumbo.

  38. Devemos fazer um abaixo_assinado exigindo respostas do MP; protocolar,documentar,e divulgar na rede

  39. Vocês precisam solicitar um comercial urgente no sentido de que:

    Aécio está fora da casinha com a propaganda dele sobre a Petrobrás. A Dilma deveria perguntar se foi o PSDB quem tirou o diretor da Petrobrás, quando não investigou o afundamento da platafoma P36.

  40. … DA SÉRIE ‘AGORA, ESCUTA [MAIS] ESTA’!

    Da atriz “das organizações (sic) Globo soNEGAdoras” Maria Padilha: “… [Voto no Aécio] para consertar o que perdemos!…”

    “Cuma?!” “Consertar o que perdemos”?!

    Talvez “a cheirosa – e ‘Cansada'” do projac tivesse a intenção de dizer: “Consertar o que foi comprometido ou avariado ou quebrado ou…”

    Leitor(a), imagine uma placa num estabelecimento de prestação de serviços:

    ‘Consertam-se perdidos e achados’!

    Pausa para rir destas(es) (e)leitores(as) do Aécio ‘Never’!

    Realmente, a DIREITONA tem razão: “só vai no golpe!”

  41. Caro Fernando, hoje eu fiz um comentário e o que já esta tornando realidade, esse papo que o falecido presidente do psdb tinha extorquido dinheiro do esquema de corrupção e que o corrupto do senador do PE também extorquiu é balela, veja o que o estadão fez com a edição de amanhã que já pode ser adquirida nas Bancas. É tudo bem pensado, tinha que atingir a Senadora Gleisi do PT, onde o partido esta registrando uma alta em favor de Dilma, tudo isso me leva a pensar que a delação do cara não vai ser acatada pelo STF.

  42. Os caras estão jogando pesado. Morreram o DUDU e a investigação do jatinho sem dono nem caixa preta não deu em nada, quando deveria impugnar a candidatura do PSB e da Marina; O caso PETROBRAS é um escândalo eleitoral !! O sujeito foi demitido e preso em 2012 porque é que suas ‘revelações’ só vem à tona agora !?!? PSDB + MÍDIA PORCORATIVA + JUSTIÇA ELITISTA = BRASIL COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO (SUA) e POVO NA MERDA PARA SEMPRE. Usam o ANTIPETISMO para esconder sua essência ANTI-POVO e ANTI-BRASIL. E tudo às claras !! É ESCANDALOSO !!

    “O BRASIL PARA TODOS na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  43. Esse clima todo foi muito bem orquestrado pelos partidos de oposição, mídia, boa parte do judiciário sob demanda do capital financeiro e empresarial, nacional e estrangeiro. Os militares ficam de reserva, em silêncio discreto. Se necessário serão chamados. Isto, mesmo eles, acham pouco provável de vir a acontecer. Seria um desgaste desnecessário.

    A operação em curso poderia ser chamada de “Ganhar, Custe o que custar” ou “Basta de PT” ou coisa parecida. Antes que a força bruta se faça necessária haveria um outro recurso: a violabilidade das urnas. Supondo que o TCE aja com isenção e esmero com a causa democrática, que são as eleições, dada a fragilidade do sistema eleitoral eletrônico, por eles passaria desapercebido qualquer manipulação exógena ou de experts no assunto.

    Para mim esta é a dimensão da conjuntura.

  44. Se aqueles que detem o poder pouco se importam que o Brasil se exploda, porque o povão deveria se importar? Deixem o circo pegar fogo. Vamos todos roubar, sonegar, mentir, burlar as leis e jogar pedras na Dilma, porque ela é boa de apanhar! Vamos jogar pedra no Dirceu pois para isto ele nasceu. Vamos jogar pedra no PT mesmo sem saber porque.

  45. O circo está montado para o golpe, não permitam. A Dilma, no próximo mandato precisa dialogar e governar com todos os movimentos sociais. O PT tem que ser reformulado na sua parte diretiva e voltar às bases. O Partido dos Trabalhadores quando se comunicava com a militância era mais forte.
    A Direção Nacional está muito centralizada em São paulo e precisa distribuir esse comamdo pelo Brasil afora!
    O Partido é dos Trabalhadores comuns e não de uma elite trabalhadora paulista. PT, volte ao passado!

  46. Fernando, esse ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA jamais confirmará ou desmentirá, foi orientado pelos GOLPISTAS a permanecer em cima do muro. Ele é cópia fiel da ANTIGA OVELHA NEGRA DA PGR. A Dilma deve aproveitar os últimos programas eleitorais para descer a porrada nessa IMPRENSA SUJA e no JUDICIÁRIO GOLPISTA.

  47. Bem, na tv não pode, né?
    Vamos botar a boca no trombone na internet, wathsApp e tudo quanto é midia social possível.

  48. Rombo no SUS mineiro
    Servidores de Minas divulgam carta sobre abandono da Saúde por Aécio
    Alerta dos servidores reitera afirmações de Dilma Rousseff nos debates da Bandeirantes e do SBT sobre o desvio de R$ 8 bilhões
    São Paulo – Os trabalhadores dos hospitais e postos de saúde estaduais de Minas Gerais divulgaram hoje (17) carta sobre a situação deixada no estado pelo candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.

    De acordo com o manifesto, a gestão da Saúde nos oito anos da gestão de Aécio (2003-2010) e nos quatro de seu sucessor, Antonio Anastasia (PSDB), foi marcada sobretudo por questionamentos na Justiça sobre desvios de recursos no setor. “Se somarmos todos os anos que o governo tucano deixou de investir na saúde o mínimo exigido pela Constituição Federal, seriam R$ 8 bilhões de reais. Valor que daria para construir e ter mantido 12 hospitais de grande porte no sstado.”

    Ainda segundo a carta, o governo mineiro contabilizou como gastos em serviços de saúde para a população despesas com a erradicação da febre aftosa e outras doenças que afetam rebanhos bovinos, além de gastos com exposições agropecuárias, pagamentos de precatórios, despesas com saneamento básico, construção de praças e até o aluguel de serviços de limpeza para um hotel em Araxá – o que contraria determinação da Constituição federal e da Resolução 322 do Conselho Nacional de Saúde.

    O Ministério Público mineiro chegou a encaminhar à Justiça, em 2010, uma ação civil pública por improbidade administrativa. No entanto, Aécio conseguiu extinguir o processo antes mesmo de ser julgado. No final de janeiro passado, o procurador-geral, Carlos Bittencourt, indicado por Anastasia em 2011, engavetou a ação por entender que não havia provas de danos aos cofres públicos pela manobra contábil.

    O desvio de recursos na Saúde pelo candidato tucano tem sido um dos pontos mais explorados pela candidata Dilma Rousseff nos dois últimos debates. Na noite de terça-feira, na TV Bandeirantes, ela não só mencionou o rombo apontado por auditores do Tribunal de Contas mineiro, como sugeriu a consulta ao banco de dados da instituição.

    No entanto, o site foi retirado do ar logo em seguida, ficando inacessível até o início da tarde de quarta-feira. E quando voltou a funcionar, não trazia mais as informações referentes às contas da saúde no período.

    O Tribunal de Contas publicou nota. Em resumo, limitou-se a informar que o aumento dos acessos derrubou o site e que todas as contas dos governadores tucanos tinham sido aprovadas.

    O TCE é presidido por Adriele Andrade, indicada por Aécio. Ela é mulher de Clésio Andrade, envolvido no escândalo do mensalão mineiro, que está foragido da Justiça segundo parlamentares de MG.
    Superfaturamento de remédios

    Na carta, os trabalhadores informam ainda que Aécio está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual pelo superfaturamento na compra de medicamentos entre 2008 e 2012, que causou um rombo de R$ 28 milhões aos cofres públicos. “Enquanto Aécio era governador, em 2008 e 2009, foram R$ 17 milhões pagos a mais, trata-se de 60% do valor total da denúncia.”

    E que, o então governador aumentou seu próprio salário 21 dias depois que tomou posse, em 2003. No entanto, as carreiras minguaram durante a gestão e a jornada foi aumentada para 40 horas semanais, contrariando a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

    Segundo a OMS, por se tratar de um trabalho que lida diretamente com a vida, com o estresse do adoecimento e acidentes a carga horária deve ser de 30 horas semanais.

  49. Esse procurador vem de Minas e em Minas Aécio manda. Só um ministro da justiça incompetente ou agindo de propósito como Eduardo Cardoso pra sugerir um mineiro para esse cargo sabendo da batalha em ano de eleição com o poder de cala-boca do Aécio que manda em Minas. Acham que esse procurador não sabe das marmotas de Aécio? FORA AÉCIO… Se eleito, Aécio vai mandar fechar todos os blogs que o criticam… Fenômenos erá ministro de quê? Da miercoles?

  50. Dr. Rodrigo Janot, não sei se és simpático ao psdb ou não, mas essa ação de se posicionar em cima do muro é a grande e marcante característica dos tucanos, usadas convenientemente durante anos. Dr. Rodrigo, por muita coincidência, sua atitude de ficar em cima do muro, ainda que não intencional, mostra um claro e visível favorecimento ao candidato adversário de Dilma Rousseff. Então eu pergunto: Qual é sua intenção? Onde quer chegar? Cadê a isenção? Cadê a responsabilidade? Cadê a transparência do TSE? Cadê a imparcialidade? Cadê a ética? Cadê a moral? Cadê as eleições limpas e confiáveis? Quem é Rodrigo Janot?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *