Não existe censura no Brasil.
Ou não existia.
Porque o Tribunal Superior Eleitoral acaba de decidir o que o povo brasileiro pode e não pode ouvir.
Ou melhor, sobre quem pode ouvir.
Sobre o Governo, pode-se dizer tudo: que rouba, desvia, se corrompe.
Tudo, claro, “comprovado”pelas acusações -até agora genéricas e improvadas – de um homem que admite ser um ladrão – e seu comparsa, que já foi definido pelo próprio juiz do caso como “um bandido profissional”, ambos se beneficiando de um perdão judicial quanto mais acusarem.
Mas de Aécio não se pode dizer, sequer, que desapropriou, como governador, uma nesga de terra dentro da fazenda do tio e investiu dinheiro público para fazer um aeroporto numa pequena cidade, onde só serve para seus passeios a fazenda da família.
O fato é que o Judiciário brasileiro, salvo honrosas exceções, parece ter sucumbido aos tapetes que frequenta e adotado, com cada vez menos rebuços, a identidade com uma classe média alta, que se julga possuidora de todos os méritos e à cuja ditadura moral o país deva se submeter.
Não escandaliza ninguém que um juiz, com vencimentos brutos de perto de R$ 30 mil, se contado seu auxílio-moradia imune a tributos, escreva num processo que está trabalhando como “escravo”.
A elite do funcionalismo público, que tem suas posições conquistadas por saber do qual não se duvida, deveria ser mais lúcida que a elite econômica, à qual tantas vezes se alinha em opinião, e entender que este é um país carente, arrochado por um brutal garrote financeiro, e que os recursos que faltam ao Judiciário mais ainda faltam à saúde, à educação, à assistência social.
Não pensar que “estou aqui porque mereço e quem não está não merece”. Isso é a selva, não a civilização.
A cegueira e o ódio, instalaram-se de forma doentia e obcecada em muitas mentes.
Neste grupos, só se pode repetir o discurso monolítico da mídia, no qual todos os pecados pertencem a um lado, embora o outro seja um colecionador de imoralidades e desvios de conduta sabidos de todos.
Este blog, que recebe contribuições dos leitores e anúncios do Google disponíveis a qualquer um, é “sujo”.
O governador Aécio Neves, que determinou a destinação verbas publicitárias de seu governo para as rádios que ganhou durante o Governo Sarney, é “limpo”.
O conservadorismo brasileiro e a classe média cheia de ódio que se construiu aqui acham preferível um desqualificado que rebaixe os pobres a seu lugar, do que uma mulher que, com todos os defeitos políticos que seu governo possa ter, é honrada e austera, embora esteja, há dois anos, sendo diariamente enxovalhada pelos jornais.
Estamos diante do impensável e, entretanto, ele está aí.
Escrevi, há dias, que o povo brasileiro estava só.
Seu Governo, agora que resolveu se defender, depois de anos de inércia, está com “baixarias”, porque dos atos baixos do PSDB é deselegante falar e, agora, proibido.
Estamos chamados a um esforço final para livrar nosso país de um período de trevas que virá se esta mistificação continuar.
Mas o Brasil e seu povo valem este esforço, ah, se valem.
Porque não há tribunal, mídia, elites que nos possam tirar esse amor, essa causa, este desejo de justiça e felicidade que eles não têm.
Quem mede sua felicidade pelo sofrimento alheio está fadado ao veneno do ódio.
64 respostas
Tem que desobedecer esta canalha.Ora vejam,esses lixos bem remunerados,as nossas custas,quererem instituir censura aos que são contra os corruptos do Psdb e aceclas.
E mentir também.Criar factóides ao respeito das denúncias do LADRÃO do PSDB,o dedão que esta fazendo denúncias a vontade,mas como em segredo de justiça,dedura todo o mundo.Bom seria alardear que ele denunciou muito mais gente,e que não se pode publicar,em virtude do segredo de justiça.E ai,lançar suspeitas contra muita gente.Contra jogo sujo,somente jogo sujo!
Assino embaixo!
É um golpe e contra isso temos de bradar a todos que o TSE tem candidato e o blinda enquanto colocam Dilma no tronco,não podemos nos calar!
O efeito “ORLOFF” nos atingiu em cheio.
A Venezuela já viu este “filme” passar…
DILMA 13!
Mas o Brasil e seu povo valem este esforço, ah, se valem.
Porque não há tribunal, mídia, elites que nos possam tirar esse amor, essa causa, este desejo de justiça e felicidade que eles não têm.
Quem mede sua felicidade pelo sofrimento alheio está fadado ao veneno do ódio.
Continue meu caro, não desista..
Vou fazer minha parte.
LIXO , JUDICIÁRIO LIXO ! MÍDIA ODIOSA, LIXO !
AÉCIO E PSDB , LIXO !
VERDADE AOS CAMARADAS. ESTOU COM VERGONHA DE TER NASCIDO AQUI !
Olha Brito, essa decisão de hoje do TSE:
http://t.co/CoeOb55kTn
Creio que isso, pelo menos, reponha um pouco da igualdade na campanha eleitoral. Claro que a tese em si é ruim, pela censura, mas… Melhor que seja para ambos os lados, né. O problema é que se cair isso na mão de outro ministro é capaz da decisão ser bem favorável ao Aécio… Todos sabem do ministro que estou falando.
Não tem nada de neutralidade aí, Juliano, pois estes 10 minutos do Aécio não têm a menor importância frente às 24 horas por dia, 7 dias por semana, da imprensa golpista que o apoia e que continuará a fazer o trabalho sujo.
E o ministro do TSE sabe muito bem disso.
Acompanho política a muito tempo, posso até esta enganado, mas a grande mídia nunca foi tão descaradamente partidária como é hoje. Não só na mídia existe um sentimento de dominação, intimidação dos menos afortunados, sinceramente isso não vai acabar bem. As pessoas, na sua maioria menores de trinta anos, não sabem debater, não sabe dialogar, importa-se em fazer valer sua opinião na marra, não conseguem olhar além dos seus olhos. Os jornalistas não se preocupam em imparcialidade em sim defender seus empregos, as empresas de mídia falam o que seus anunciantes e assinantes, querem representar uma minoria, quer faz sua verdade a verdade de todos. Informação, política, marketing, interesse financeiro, interesse pessoal, dominação de um modo de pensamento tudo se mistura,pessoas que tem por obrigação contrabalancear os fatos não os fazem.
Essa eleição está sendo marcada por uma onda de ódio, que se origina na burguesia paulista e se espalha em todas as direções. Ódio aos petistas, aos nordestinos, aos pobres, aos bolsistas, aos funcionários públicos, aos gays, aos cotistas etc. Um ódio insano, cujo motivo é dado pela própria condição do odiado. Falta pouco pra começar a haver “progroms”. Ainda bem que no dia 26 vai ter vacinação em massa. Espera que as vítimas tomem a “vacina” (votem na Dilma) pra se protegerem desse óoooodio mortal.
Estamos diante de um golpe jurídico midiático, o povo brasileiro não pode se submeter a isso. É Dilma, é 13 nas urnas, para combater a corrupção nesse país.
Do lado de cá! Disto isto, não to entendendo…
Como divulgar a corupçãode aecio, fundamental neste momento, sem a Midia e sem Dilma poder falar em suas inserções? porque eles xingarem a mais não poder pode, né? O que fazer? Boa parte da população brasileira infelizmente segue o PIG. ACREDITA.Cada vez mais vejo o Golpe sendo amarrado e preparado.
Ja falam como governo eleito….AI DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E tem as URNAS, sob dominio da ENGETEC, da turma de Aecio.O que fazer? Ninguem faz NADA.
Pois sr.Britto,eu que não acreditava na hipótese,estou me convencendo de que vai haver um roubo na eleição.O TSE está metido nisso.O Judiciário,com rarissimas exceções,também está metido nisso.O risco de golpe é muito grande e temos que denunciar até para organismos internacionais.Urge que se faça!Sei da pouquissima influência que os organismos tem aqyui no Brasil,mas tem de ser feito.Acho que essa turma da DIREITA,sabe por melhores informados que são,em virtude dos privilégios que gozam,às nossas custas,já devem saber que o CANALHA DO CANDIDATO DELES,está bem atraz nas pesquisas,e bateu-lhes o desespero.
Pois eu compartilho da mesma preocupação. São capazes de tudo, e essa hipótese não é nada improvável.
Não sou a favor da corrupção, mas tem que se ter um mínimo de cuidado com o denuncismo, a bola da vez é uma ex-ministra, a prova apresentada é que na agenda deste doleiro esta o nome dela, isso é prova, pelo amor de deus, se esta mulher for honesta, olha o estrago que foi feito a honra de uma pessoa….filhos, pais e parentes.
Funciona assim, ele tem uma agenda, vai anotando o nome, parte do princípio que é verdade, um juiz da aval para uma denúncia, que vaze a notícia, mas vaze a prova. Esse judiciário virou uma bagunça…. como torna público esse tipo de coisa sem julgamento….. a que ponto chegamos..alguém parou para pensar que pode ser mentira, pode ter envolvido mais gente para conseguir o benefício da delação, o inquérito foi apresentado com as provas…. meu deus do céu….
Veja o vídeo da campanha suja do governador tucano Beto Richa contra Requião e a ex-ministra Gleisi no Paraná. Materiais mentirosos contra os adversários do tucano foram encontrados no barracão de onde saiam todos os santinhos do governador. Após denúncia anônima pessoal do PMDB e do PT invadiram e filmaram o barracão no momento que alguns materiais estavam sendo queimados, para apagar a prova do crime eleitoral. A Justiça do Paraná ficou quieta sobre o caso. Depois disso que ocorreu nas eleições no Paraná ainda vem o Estadão acusar Gleisi?
https://www.youtube.com/watch?v=sLP3rG7Q38c
Dilma devia convocar cadeia de rádio e TV e denunciar o golpe. E devemos refutar essa esparrela de Paulo Roberto Costa acusando o finado Sérgio Guerra. Isso é artimanha do PIG para dar credibilidade ao que ele diz sobre o PT. O único acusado tucano está morto. E, hoje, a Folha já traz acusação contra Gleisi Hoffmann.
Ela não pode fazer isso. Não pode usar suas prerrogativas com Presidente para fazer campanha eleitoral, nem mesmo para se defender. E eles sabem muito bem disso. NÓS é que temos que defendê-la e divulgar a verdade, como faz o Sr. Brito.
Um conhecido que é estrangeiro e vive aqui já ha alguns anos sempre me fala que era por aí que tinhamos que começar a limpeza. Exatamente comoa Itália fez na chamada “Operação Mãos Limpas”.
Assinem e divulguem essa denúncia.
“Intelectuais e dirigentes de organizações populares fazem denúncia acerca de uma grave ingerência do imperialismo para manipular as eleições em nosso país. Some sua assinatura clicando no link ao final da nota.”
http://inverta.org/jornal/agencia/politica/denuncia-do-golpe-eleitoral-contra-a-reeleicao-de-dilma-rousseff-no-brasil
Infelizmente a merda já foi feita, pode ter certeza, o psdb entrou para ganhar essa eleição de qualquer jeito…tem o apoio da mídia, tem o apoio dos donos do capital, o Pt contribuiu com as lambanças dele.. então meu amigo resta esperar o pior, pois as manifestações que tivemos vai ser fichinha para o que virá após a eleição.
Tem um cara como fhc que diz que pobre é burro.
Tem o picole de xuxu para bater no peito em pleno horário eleitoral dizendo que em SP o pt não entra.
Tem o aécio candidato que ninguém conhece.
Pode ter certeza de uma coisa, independente de quem ganhe o tempo vai fechar, o quebra-quebra vai ser geral, pode acreditar…..
A mídia do PIG que de grande nada tem é uma podridão. Peço aos céus luz para iluminar tanta treva.
Outro fato, por conta do horário de verão, os resutados da apuração só serão divulgados a partir das 20h, por conta da eleição no Acre que estará 03 horas atrás. Quanto sair o primeiro total a eleição já estará decidida. E ninguém poderá fazer mais nada.
Se aqueles que detem o poder pouco se importam que o Brasil se exploda, porque o povão deveria se importar? Deixem o circo pegar fogo. Vamos todos roubar, sonegar, mentir, burlar as leis e jogar pedras na Dilma, porque ela é boa de apanhar! Vamos jogar pedra no Dirceu pois para isto ele nasceu. Vamos jogar pedra no PT mesmo sem saber porque.
Eu vi os argumentos destes juízes. Eles pensam que o nosso país não tem leis? E a liberdade de expressão fica aonde? Socorro…Socorro… Democracia já!!!!!
Fernando brito, apure a informação abaixo, e uma bomba ou cortina de fumaça.
Terremoto político – “ISTOÉ” revela relatório da Polícia Federal envolvendo Aécio e caixa 2
PS ? observe a data da matéria na revista IstoÉ ? N° Edição: 1977 19.Set.07
Nos próximos dias, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma peça jurídica capaz de provocar um terremoto político tão devastador quanto o do Escândalo do Mensalão. É a denúncia contra os políticos envolvidos no inquérito policial 2245-4/140-STF, que investiga o chamado “tucanoduto” – o caixa 2 da malsucedida campanha do senador Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais, em 1998. Com mais de cinco mil páginas, o inquérito tem num relatório da Polícia Federal a completa radiografia de como foi montado o esquema e quem se beneficiou com ele.
Obtidos com exclusividade por ISTOÉ, os documentos que integram as 172 páginas dessa conclusão são mostrados pela primeira vez. Eles atingem diretamente o atual ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia (à época vice-governador e candidato a deputado federal), e envolvem o governador de Minas, Aécio Neves (que na ocasião tentava sua reeleição à Câmara). Aécio é nomeado numa lista assinada pelo coordenador financeiro da campanha, Cláudio Mourão, como beneficiário de um repasse de R$ 110 mil.
O relatório compromete ainda 159 políticos mineiros que participaram da disputa de 1998, entre eles a então senadora Júnia Marise e 82 deputados, entre federais e estaduais. No total, 17 partidos são citados, incluindo o PT, acusado de ter recebido R$ 880 mil, divididos entre 34 sacadores, sendo cinco deputados federais (confira a lista completa ao final dessa reportagem).
leia mais na revista IstoÉ
abraço
VÍDEO HISTÓRICO! E PEDAGÓGICO!
FHC (PSDB) QUEBROU O BRASIL 3 VEZES E O ENTREGOU AO FMI
http://www.youtube.com/watch?v…
Claro que eles tem que proibir a campanha da Dilma de divulgar os podres do PSDB e do Aécio, pois se a mídia não divulga e quando essas denúncias chegam a PGR ficam engavetadas antes de serem arquivadas. Então, tem que proibir pois se não vai ficar muito feio pois todos vão perceber que ainda temos engavetador geral da republica, só que agora diferentemente do passado não são as acusações contra o governo que são engavetadas mas sim aqueles contra os adversários.
Se pudessemos penetrar na contabilidade de muitos desses “supremos”ficariamos estarrecidos. Heliane Calmon que o diga
… Estes(as) “supremos(as)” do TSE são, apenas, fantoches do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso’ – e a ser efetivado no próximo dia 26/10/2014 sob as bênçãos da “invulnerabilidade” das nossas urnas eletrônicas comprovadamente inseguras (sic)…
CUIDADO! MUITA ATENÇÃO! ESTAMOS SITIADOS!… O GOLPE ESTÁ SENDO GESTADO, TAMBÉM, PELAS ‘MÃOS INVISÍVEIS’ DE SEMPRE NA AMÉRICA LATINA!…
###############
O pré-sal na mira dos apoiadores de Aécio
SAB, 18/10/2014 – 16:54
Enviado por Henrique, O
FRIDAY, 17 OCTOBER 2014
Petroleiras Americanas apoiando Aécio Neves, que promete Mudar a Lei de Partilha.
(…)
FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/o-pre-sal-na-mira-dos-apoiadores-de-aecio
Estava na cara que este era o plano Globo/psdb. Lógico, que a empresa de mídia que mais rouba do povo Brasileiro, quer o poder, colocando no Planaldo um playboy canalha, sem pátria e sem escrúpulos, para roubar a maior riqueza já descoberta para o povo ! E sem dúdiva que o Judiciário participaria da tentativa de golpe. Mas eu digo, que na marra não vão levar, porque o povo não vai deixar, ah, não vai! E a OAB ???? Comemorando com turma da toga!!!
Golpe baixo da justiça. O dever deles é o desenrolar lícito do processo eleitoral. Estão tomando o caminho contrário. Tem tucano infiltrado nessa história. O poder é do povo, a vontade é do povo sem intermediários nem subterfúgios. Queremos que a cara desse Aécio seja revelada, a Democracia não é objeto nas mãos da justiça eleitoral. Não podemos nos curvar ao poder do dinheiro derramado nas campanhas tucanas, como é de costume.
Cadê as pesquisas eleitorais, primeiro turno tinha duas a cada dois dias…. sumiu porquê, será que e para não confrontar com essas fajutas ai….
É agora a hora do povo nas ruas. Vamos fazer levantes, não vamos nos curvar. Se temos poder ele ainda pulsa nas nossas veias. Às ruas, contra essa decisão. Todos de aviãozinho nas mãos. Abaixo a Biruta do Aécio!Biruta, psicopata que disse que em Cláudio tem 140 e tantas empresas. Ele quer passar por cima da constituição. É um fora-da-lei! Nem cidadão é, só tem história pra contar de festas, bacanais e tudo que rege esse tipo de vida. Deixa o Brasil em paz, Aecim.
Tenho dado pitacos em alguns blogs dizendo que a volta do PSDB ao poder central levaria à reedição não declarada do AI-5, imposto pela ditadura militar ao país há décadas atrás. Pois a férrea censura à imprensa e a perseguição implacável aos seus opositores que caracterizou os 12 anos da nigérrima ditadura aecista em MG, nada mais é do que o AI-5 ressuscitado. Como é pouco provável que o PSDB vença, o TSE resolveu adotar o jeito aecista de governar e proibiu que o mau uso do dinheiro público seja denunciado. Para isso também é que a ditadura implantou o AI-5, ou seja, para esconder a corrupção que grassava em todos os seus escalões. Também é para isso que o pai de todos os mensalões, eduardo azeredo do PSDB, tentou emplacar no Senado a censura à internet. Dilma fez exatamente o contrário ao sancionar o Marco Civil da Internet para nos livrar dos azeredos da vida. E agora, para dar o toque final, veio a censura do TSE para tentar impedir o aumento da rejeição ao candidato do PSDB. Isso sim é interferir grosseiramente no processo eleitoral há uma semana do pleito.
Não vê quem não quer. A Justiça e a Procuradoria Eleitoral estão do lado da oposição, ajudando-a a distorcer os resultados, dando curso às denúncias vazias, porque tão somente vazadas dos inquéritos ainda em andamento, sem comprovação de veracidade, e com esse recurso espúrio derrotar Dilma Rousseff. Esforçam-se para parecerem isentos, mas o engajamento é tanto, que só os destituídos de senso crítico deixam de perceber. Certamente lamentam que a urna eletrônica não os deixa que votem pelo povo, que apertem as teclas. Por isso correm o risco de tão somente fazerem um papel ridículo, porque ao contrário do que finge esperar e propala a oposição, na realidade mais uma derrota se avizinha, porque povo algum vota contra seus interesses.
a fabricante das urnas é a empresa DIEBOLD que foi multada nos EUA por corrupção.
http://www.folhapolitica.org/2013/12/eua-multam-diebold-fabricante-das-urnas.html
No raciocínio que o PSDB, se um policial prender um bandido, deve ser preso – o policial, não o bandido.
Aécio agora está dizendo em seus programas de rádio, que o dinheiro desviado da Petrobrás – que seria, segundo ele dito pela PF – dez bilhões – daria apara pagar o Bolsa Família por um ano, que equivale a metade do lucro da Petrobrás em um ano, que daria para construir todos os estádios da Copa.
Só tem um porém: a PF nunca disse isso. A PF disse isso da Operação Lava Jato, que inclui empreiteiras que negociam com estados, municípios, governo federal e até a Petrobrás. Desconfio que inclua também caixa dois de outros grandes empresários. E POR ISSO, torcem tanto por Aécio, para calarem a PF no futuro. NO ENTANTO, pergunto agora PORQUE O PT não recorre ao STE ??? Vão esperar perder as eleições?
A campanha de Aécio criminaliza aqueles que descobriram o maior caso de corrupção deste governo. Digo deste, porque esta operação é filha do caso BANESTADO. Abafado no governo do PSDB, movimentou a preços de hoje algo que já beira os CEM BILHÕES.
No raciocínio que o PSDB, se um policial prender um bandido, deve ser preso – o policial, não o bandido.
“Na primeira noite, eles impuseram o silenciamento sobre fatos positivos do governo e o foco em supostos dados negativos tiveram como efeito o gradativo adormecimento da consciência crítica e da opinião pública. E não fizemos nada.
Na segunda noite, o resultado estendeu-se ao Judiciário, ao Ministério Público e o próprio Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, não apenas nada se permitia que não fosse do interesse da direita, como também suprimia-se o debate político. E não fizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.”
Por empréstimo a Eduardo Alves da Costa e ao Bloco Minas sem Censura.
Abraços,
Mário Nhardes
SENSACIONAL! As mil &$ uma máscaras do “Ô candidato [Aécio ‘Never’]” estão voando iguais às penas dos tucanos entreguistas!
###############
Por que Aécio gosta de xingar as mulheres de levianas?
Por jornalista Renato Rovai
outubro 18, 2014 22:48
João Santana acaba de colocar no ar uma propaganda que revela a alma de Aécio. O vídeo mostra dois momentos em que ele chamou Luciana Genro (PSoL) e Dilma Roussef (PT) de levianas. Momentos em que ele se comportou como um capataz de fazenda.
Isso só reforça a tese de que seus instintos mais primitivos já podem tê-lo levado a atos mais bárbaros. Assista ao vídeo e fique a vontade para comentar o que assitiu.
O VÍDEO
http://www.youtube.com/watch?v=dieSLRCXsNQ
FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/10/18/por-que-aecio-gosta-de-xingar-mulheres-de-levianas/#comment-377478
Muitos de nós já comentamos, mas parece que já estão chegando mais perto da comprovação: URNAS FRAUDADAS!!!
Twitter do Protógenes Queiroz: https://twitter.com/ProtogenesQ
É contra tudo e contra todos, descaradamente. Estava vendo o canal bandnews e o apresentador Carlos Oliveira, após reportagem com a Dilma, aparece com um olhar de escarnio acompanhados de um “humpf” nada profissional. Entrei no site daquela emissora para reclamar, mas quem disse que existe algum canal para reclamar de alguma coisa por lá?
Sobre esse aeroporto, já que os abutres proibiram na rádio e na tv, tem que imprimir panfleto, colocar na internet com tudo. Quero ver essa corja impedir a gente de divulgar isso pela rede e nas ruas.
O parodoxo de Aécio (ou: por que investigar os resultados do primeiro turno)
Aécio ganhar 14,5 pontos percentuais em 72h, sem nada capaz de explicar tal ascensão, “desafia a lógica e os fatos”, diz professor, estranhando o silêncio sobre a diferença entre votos dados ao tucano e o que previam as pesquisas
por Congresso em Foco | 07/10/2014 12:19
por Bajonas Teixeira de Brito Junior *
Imagine-se que um grupo de especuladores do mercado financeiro se dispusesse a manipular a eleição presidencial brasileira.
Supondo que isso seja tecnicamente possível, pelo menos a quem se disponha a investir alguns milhões de dólares para ganhar de volta algumas centenas, talvez sequer fosse percebido pelas antenas sensíveis do país.
A julgar pela excitação infantil dos comentaristas da Globonews ontem enquanto avançava a apuração da eleição presidencial, a capacidade de dar uma braçada contra a maré ? não diremos nadar, o que seria pedir demais ? foi definitivamente extinta da mídia brasileira.
Ao invés de analisarem a situação, repetiram o mesmo mantra da “desidratação de Marina” e fingiram que Dilma não existia. Tudo parecia tão óbvio que dava para desconfiar.
Na segunda-feira (6) posterior ao resultado do primeiro turno, a bolsa subiu quase sete pontos e o dólar caiu significativamente.
O contrário tinha acontecido na semana passada, na segunda, 29 de setembro, com baixas febris em ações, incluindo bancos privados (o Unibanco caindo 7.03%, o Bradesco recuando 7,03%) e estatais, como a Eletrobrás e a Petrobras (essa liderou a queda com 11,7%). O Banco do Brasil também caiu, 8,54%.
Manipular nesse cenário, o da sétima economia mundial e um dos países com menor nível de controle e fiscalização, não promete pouco. As manipulações existem, ou melhor, as manipulações são a normalidade do nosso dia a dia.
A imprensa, os partidos, os candidatos, os marqueteiros manipulam. O que foge à normalidade não é a manipulação, mas as grandes manipulações.
No Brasil, basta lembrar as bombas nas torres de transmissão de Furnas Centrais Elétricas em setembro de 1998. Em escala internacional, e incomparavelmente mais sofisticada, tivemos em abril de 2013 a invasão da conta do Twitter da agência norte-americana Associated Press (AP) e a informação de que a Casa Branca sofrera um atentado, e que Barack Obama estaria entre os feridos.
O índice Dow Jones chegou a perder 130 pontos, e foram atingidos também o S&P 500 e o índice Nasdaq. Com o desmentido da Associated Press, as ações voltar a subir. Quem comprou na baixa e vendeu na alta, no breve espaço entre a notícia e o desmentido, obteve lucros astronômicos.
“Quem toma a sério a ideia de que, numa reta final sem novidades, o pacato e sorridente Aecinho poderia passar de 15% para 33,5% em três semanas?”
Penso que quem admitir, por hipótese, uma manipulação nas eleições brasileiras acreditará menos em milagres do quem tomar a sério a ideia de que, numa reta final sem novidades, depois de debates sem sobressaltos, na ausência de escândalos e comoções, o pacato e sorridente Aecinho poderia dar um salto tão extraordinário, mais que dobrando suas intenções de voto, e passando de 15% em 12 de setembro para 33,5% em 5 de outubro.
Uma bagatela de 18,5 pontos a mais em coisa de três semanas.
Quem algum dia apostaria em tamanho despautério? O panteão reunido das entidades sobrenaturais mineiras – O Chupacabra, a Mula sem Cabeça e o Zé Arigó ? não seria capaz de produzir tal prodígio. Ainda mais que não ungiram Aécio nem em seu próprio estado, onde Dilma ganhou.
Antes de entrar na análise propriamente dita, me parece interessante observar que o termômetro mais sensível que temos para a eleição, o seu impacto sobre o Facebook, não mostrou qualquer alteração em benefício de Aécio.
No domingo, constava que na última semana Dilma apareceu nele com quase 11 milhões de menções (46%), Marina, com pouco mais de 6,5 milhões (28%), e Aécio com quase 6 milhões (26%).
Nas últimas 24 horas antes da eleição, que poderia ter mostrado fortíssima oscilação em favor de Aécio, também nada de excepcional se verificou: Dilma teve 4 milhões de menções (49%), Marina 2,2 milhões (27%), e Aécio 2 milhões (24%).
Se algo pode ser deduzido daí, é que Dilma cresceu 24 horas anteriores à eleição, enquanto Marina e Aécio mostraram uma discreta imobilidade. Nunca, porém, que Aécio disparara em uma velocidade tão grande que não deixaria digitais, rastros ou qualquer marca no Facebook.
Podemos aproximar mais a linha do tempo, reduzindo as margens para analisar melhor o paradoxo aeciano.
Na pesquisa Datafolha do dia 30 de setembro, Aécio apareceu com 20% das intenções de voto. Bastante distante do resultado final de 33,5%. Um crescimento de 20 para 33,5 pontos percentuais em uma semana certamente é coisa raríssima nos anais da crônica de eleições pelo mundo.
Talvez na derrota de Cidadão Kane nas eleições em que era favorito absoluto. Mas ali tem o escândalo de uma vedete dentro do armário, que os inimigos vão buscar. E, como dizem os franceses, foi preciso fazer só o óbvio: cherchez la femme. Mas aqui estamos Muito além de cidadão Kane. Nada disso ocorre. Não há vedete nem dançarina, nenhum escândalo, nenhuma revelação chocante.
A situação desafia todos os cânones da fria razão. Recapitulemos brevemente os dados mais significativos sobre a evolução dos candidatos.
Na pesquisa do Datafolha de 10 de setembro, tínhamos Dilma com 36%, Marina com 33% e Aécio com 15%. Já dois dias depois, em 12 de setembro, na pesquisa do Ibope, Dilma subiu para 39%, Marina caiu para 31% e Aécio continuou com seus 15%. Nova pesquisa do Datafolha em 19 de setembro, mostrou que essa tendência se confirmava: Dilma 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%. Dentro da margem de erro, Dilma poderia estar com 39, dois pontos para mais. Aécio com 19, e Marina, com 28. Seria o esperado.
É quase o que se tem na pesquisa do Datafolha de 23 de setembro: Dilma aparece com 38%, Marina 29% e Aécio 19%. Assim, verifica-se uma tendência à queda de Marina, refletindo os tropeços que trouxeram luz sobre as inconsistências da candidatura.
Até aqui, salvo a virada messiânica que fez Marina ascender às grimpas, explicável numa população supersticiosa que se alimenta de novelas há tanto tempo, tudo é bem plausível.
Até mais que isso, a queda de Marina parecia refletir uma guinada em direção à realidade contra o encantamento do mundo. O surto, tudo indicava, tinha dado lugar à lucidez meridiana.
Para confirmar esse diagnóstico, tivemos duas pesquisas atestando a mesma tendência, ambas divulgadas no sábado dia 4, ou seja, um dia antes da eleição do domingo, 5.
A pesquisa Ibope, dava Dilma com 46% dos votos válidos e Aécio com 27% e o Datafolha apurava 44% dos votos válidos para Dilma e 26% para Aécio.
Desprezando o fato de que as pesquisas não tratam ambas de votos válidos, mas ficando apenas na proporcionalidade que indicam, Dilma foi de 37 a 46, entre 19 de setembro e 04 de outubro, subindo 9 pontos. Aécio, foi no mesmo período de 19 a 27, ganhando 8 pontos. Nada, portanto, que fugisse ao script da nossa vã filosofia e da clarividência científica. Artigo sobre a pesquisa no G1 começava com as seguintes palavras:
“Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (4) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) continua na liderança isolada na disputa pela Presidência da República, mas ainda não tem pontuação suficiente para vencer no 1º turno.”
Note-se que é dito que Dilma ocupa a “liderança isolada”. Por mais que o movimento fosse de ascensão para Aécio, não chegava a ser um movimento vertiginoso e irrefreável. Tanto mais que Dilma movia-se também em sentido ascendente.
Portanto, a subida de Aécio não se explica por uma brusca queda de Dilma. Agora, a passagem de Aécio, tomando os dados do Ibope, de 19% no dia 2 de outubro para 33,5% no dia 5, desafia toda sanidade.
São as leis do mundo reais, tridimensional, movido por causas e efeitos, que são vilipendiadas. Em suma, a subida de 14,5 pontos em três dias, 72 horas, é ridícula.
Nem Marina, com a hecatombe da morte de Eduardo Campos, passou por uma virada tão estrambótica.
Há ainda o agravante de que no caso de Aécio, nada de comovente ocorreu. Nenhum fenômeno (natural ou sobrenatural) que pudesse abalar, chocar, desestabilizar uma parte do eleitorado foi verificado.
Foram debates mornos, nada eletrizantes. Como é possível que, em condições tão sóbrias e mundanas, tão contidas dentro das rédeas da previsibilidade, o cavalo do imprevisível tenha desembestado?
Aécio não teve nenhum desempenho brilhante nos debates. Nem Dilma foi submetida a qualquer rolo compressor. Nada ocorreu fora do riscado. Tudo normal. Ora, a natureza não dá saltos. E como explicar tanta bananada para tão pouca banana, como dizia minha avó? Se trata de um efeito sem causas? Mas não existem efeitos sem causas, assim como não existe mula sem cabeça. Até a mágica, que parece não ter causas, é feita a partir de truques de manipulação muito concretos.
Se o empate técnico de Marina e Aécio só foi registrado na pesquisa divulgada na quinta-feira dia 2, vamos crer que na data da eleição, três dias depois, Aécio estaria com 34% dos votos e Marina com 21%, ou seja, uma diferença de 13 pontos percentuais em 72 horas?
E logo Aécio, tão pacato, tão pouco dado a arroubos e sobressaltos.
Como seria ele capaz de provocar esse estouro da boiada? Isso é absurdo. Por mais que o Brasil esteja habituado, faz muito tempo, às formas mais variadas de demência, despautério, despropósito, alucinação e o mais, não se deve aceitar passivamente uma situação tão despropositada. Seria o cúmulo da ingenuidade correr para dizer que os institutos de pesquisa erram quando, para qualquer observador sereno, são os fatos, em especial as percentagens, que se mostram suspeitos.
“Nos lugares em que se esperaria uma maior maturidade da classe média, ela se mostrou o segmento social mais perdido”
Da minha parte, não sei por que o silêncio paira tão espesso sobre fatos tão óbvios, e ninguém levanta a voz para dizer que o rei está nu.
Talvez isso se deva ao fato de a classe média brasileira, o locus de onde costuma sair aquilo que se chama opinião pública, tenha perdido de vez a capacidade de refletir.
Dificilmente essa eleição deixará de entrar para a história brasileira como um ponto de mutação.
Não evidentemente da política, que continuará marcada pela força do latifúndio (agronegócio), das empreiteiras e da corrupção.
O que se cristalizou com uma força assustadora foi o completo esvaziamento do senso da classe média ? não estou falando em senso crítico, mas apenas na modesta capacidade de julgamento normal, médio, de qualquer cidadão.
Esse déficit parece ter sido mais sentido nos centros mais urbanizados onde, pelas teorias clássicas da sociologia, seria menos esperado.
Ou seja, nos lugares em que se esperaria uma maior maturidade da classe média, ela se mostrou o segmento social mais perdido.
Certamente essas eleições se desenvolveram como Janus, com duas faces, uma muito marketizada, colorida e sorridente, e outra tenebrosa, pontuada pela desesperança e pela cruel constatação da falta de opção.
O eleitor se viu emparedado entre o deserto e a miragem, e talvez, no fim, tenha preferido mergulhar no delírio. Basta analisar minimamente o perfil dos candidatos para ver que “grandes são os desertos”.
Raspando um pouco a maquiagem colorida, os candidatos aparecem como figuras essencialmente retrógradas e exemplos muito límpidos da velha tradição da política brasileira. A tradição dos herdeiros e apadrinhados.
Dilma, evidentemente, sem nunca ter ocupado cargo eletivo, nem de vereadora, chegou à presidência por milagre emanado de Lula.
Aécio, que também nunca precisou fazer força pelo voto, embora tenha sido eleito várias vezes, é o neto ungido pelo avô Tancredo. Na verdade, é quase um sarcófago vivo que carrega as cinzas e as relíquias de prestígio do antepassado.
Marina (a única para quem a alcunha de herdeira seria forçada, ao menos até sua parceria com a herdeira do Itaú) é a fiel depositária de vontade póstuma de Eduardo Campos que, por sua vez, foi o delfim do avô, Miguel Arraes, e, por fim, Luciana Genro, que aparece na rabeira, é filha de Tarso Genro, governador, ex-ministro da Educação, ex-ministro das Relações Institucionais, ex-ministro da Justiça, ex-presidente nacional do PT.
Nesse quadro, ainda mais considerando a falta quase completa de programa inovador dos partidos, não se vê nada que pudesse apontar alguma luz no fim do túnel.
Em torno desses personagens com clara fixação nas modalidades antigas de identidade política, uma classe média tresloucada se viu chamada a decidir.
Ela poderia ter sido o fiel da balança, mas foi na verdade o biruta de aeroporto, aquela touca sem cabeça que indica para onde apontam os ventos.
Assim, essa cabeça de vento, sem peso, sem decisão, sem lastro, apontou em diversas direções, subindo e descendo à força das imagens construídas pelo momento, pelas ênfases da mídia ou pelo pânico de boiada.
Extremamente gelatinosa e volúvel, essa classe média migrou de Aécio para Marina, por motivos messiânicos logo depois da morte de Eduardo Campos.
O avião que caiu dos céus seria a estrela cadente, sinal celeste seguro de que Marina era a eleita do senhor.
Agora é ver se o resultado das eleições será aceito por todos os brasileiros, como se o país fosse formado por milhões de aloprados espalhados por vasto território. Quem cala consente e aceita.
O mais provável é que o fetichismo da modernidade cosmética, das urnas eletrônicas hermeticamente lacradas e da infalibilidade dos tribunais superiores, como a antiga infalibilidade do papa, já de antemão tenham vacinado o eleitorado contra qualquer fagulha reflexiva.
Mas se até os Estados Unidos não se vexou de proceder a uma recontagem de votos, reconhecendo que através dela se conferia legitimidades às eleições presidenciais, não se vê motivos que impediriam de colocar a questão para o Brasil.
* Bajonas Teixeira de Brito Junior é doutor em Filosofia, duas vezes premiado pelo Ministério da Cultura por seus ensaios sobre o pensamento social e cultura no Brasil, professor universitário e escritor.
Fernando, precisamos mobilizar o povo brasileiro contra a FRAUDE armada por essa INJUSTIÇA ELEITORAL! Quem deseja ter um TRAFICANTE na PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA que o leve para comandar as tardes de domingo na REDE ESGOTO DE PROSTITUIÇÃO. Vá à merda e leve o BANDIDO DAS ALTEROSAS JUNTO!
O que define o poder de uma nação de decidir seu futuro diante das ameaças, não é a quantidade nem o poder de seus nacionalistas, mas sim a garra e paixão com a qual eles se unem na defesa de um ideal comum.
O ódio pode agregar e conquistar vitórias num primeiro momento, mas jamais será capaz de suplantar a energia que brota nos corações e mentes dequeles que são capazes de dar a própria vida pelo bem da nação.
Se lutarmos juntos, com tudo o que podemos dar, ao final já seremos vitoriosos.
Abraços,
Alberto Leal
Eu avisei várias vezes que o TSE foi comprado e pago…
Eleição de 2014 deixará marcas profundas como a da imprensa COVARDE contra um governo que agiu pela diminuição da pobreza na sociedade. A BAND de SP falta deixar no ar o imperador Aécio falando 24 horas por dia. É descarada e sem qualquer possibilidade de respeito e de vergonha. Acham que o eleitor é lixo e podem manipulá-lo. Dilma tem que dizer isso no último debate. Tem que incluir a imprensa e juízes como co-responsáveis dessa nojeira covarde e inaceitável. É pasmável como essa gentinha é gentalha, acham que o Brasil pertence a ela: FHC começou com essa guerra. FHC é um dos principais responsáveis dessa irresponsabilidade. Tanto é que o tiraram do ar.
De um internauta anônimo no 247: Uma parcela dos brasileiros estão mais próximos de Hitler do que Ghandi. 19.10.2014 às 01:37
Se esta eleição fosse no País que moro, seria impugnada. A participação da Midia nativa em favor de um candidato é barbárie. É mediéval, é escandaloso. Em qualquer nação democrática do Planeta, esta eleição seria anulada. Pois a mídia tenta um golpe só visto em Paises onde ainda existem ditadores. Não sei como a esquerda e os homens de bem deste País aceitam isso, os juristas mais velhos, a sociedade organizada deveria sair as ruas em milhões. É uma eleição desigual, onde a Presidenta Dilma é massacrada pela midia 24 horas por dia nos últimos 4 anos. Que barbárie! Morando há trinta anos fora do Brasil em Pais desenvolvido, fico estarrecido de ver uma direita selvagem, agindo como no tempo dos Gladiadores, sem piedade. Que gente sórdida, sem alma, sem um mínimo de respeito pela democracia. Que atraso. Ques triste ver o Brasil sendo destruido por canalhas sem causa. Por gente egoísta e predadora. Vou ficar de fora assistindo, quem sabe a maioria com um mínimo de dignidade vote na Presidenta para o bem da maioria de nossos irmãos brasileiros que ficaram fora do bolo economico por 502 anos. Que triste ver meu Pais com um mídia sórdida e atrasada. Estou pasmo, aos meus 65 anos, uma parcela dos brasileiros estão mais próximos de Hitler do que Ghandi.
Aécio e Eduardo Campos já vinham tramando há dois anos. Campos não tinha chance de incomodar e forçar um segundo turno. Somente Marina poderia fazer essa diferença como de fato fez. Essa eleição está programada… em uma entrevista sobre os conselhos sociais Gilmar Mendes chegou a dizer na globo que “(…) no próximo ano o presidente será outro”. Ascensão súbita de Aécio sem fazer nada de diferente? Marina apoiando Aécio contrariando dirigentes da Rede… É hora de começar a ligar os fatos que aparentemente estão soltos e são casuais, mas podem está ligados em lógicas não perceptíveis, mas com cabeça fria essas lógicas virão à tona.
Tse é conivente com o golpe que o Brasil sofreu no 1° turno e vai sofrer no 2° turno.
(((((((( LEIAM O LINK ABAIXO. É IMPORTANTE. DIVULGUEM )))))))))))))
Querem entender melhor o motivo de ninguém fazer nada para impedir a derrubada do governo Dilma? O PT sabe faz tempo o que aconteceria nessa eleição, os partidos sabem, stf sabe, ministros sabem, o Pig sabe, enfim, só não sabe o povo que, aliás, nunca sabe de nada mesmo. Brizola foi o único que teve coragem de enfrentar o golpe e defender a sua candidatura. Nao é atoa é que Saul Leblon, pediu para Dilma fazer como Brizola – no seu artigo ” Dilma, seja um Brizola”,publicado no Carta Maior. O PT é o partido da tremedeira, como diz o Bessinha. E ele está coberto de razão. A coisa é muito séria.
Por favor, leiam o artigo desse link, ele diz tudo -http://tribunadoplanalto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18560:urnas-eletronicas-e-fraudes&catid=101:esfera-publica&Itemid=185
Se algum segmento da sociedade brasileira deve trabalhar com muito mais empenho para que Dilma saia vitoriosa e se consiga afastar esta terrível ameaça de ditadura absoluta que paira sobre o povo brasileiro, e que viria fatalmente com Aécio vitorioso, este segmento são os setores de elite mais esclarecidos, que têm condições de ver a realidade com os olhos do interesse do povo brasileiro. Cabe a cada um de seus membros trabalhar como nunca para evitar o desastre que ronda o país, conversando com seus pares, denunciando os movimentos antidemocráticos ou anti-republicanos de seus “amigos”, dentro da justiça, dentro das instituições, dentro dos jornais.
((((((((((( D I V U L G U E M )))))))))))))
ASSINATURAS PARA A Denúncia do Golpe Eleitoral contra a reeleição de Dilma Rousseff no Brasil
Intelectuais e dirigentes de organizações populares fazem denúncia acerca de uma grave ingerência do imperialismo para manipular as eleições em nosso país. Some sua assinatura acessando o link –
http://inverta.org/jornal/agencia/politica/denuncia-do-golpe-eleitoral-contra-a-reeleicao-de-dilma-rousseff-no-brasil
O golpe que está em andamento por aqui já foi aplicado pelos americanos do norte em vários outros países. Eles sabem por experiência que, a partir da mídia que eles controlam, é possível influenciar as pessoas menos esclarecidas e cooptar o judiciário para que nada aconteça contra seus propósitos. É o filme que estamos assistindo. Ao término, com eles no poder, vão legislar para garantir que jamais partidos de esquerda ocupem o poder. Ou o povo vota com o governo, no próximo domingo, ou começará a perder direitos e conquistas conseguidas depois de mais de 500 anos de trevas.
Justiça que age assim, sempre assim, envergonha os brasileiros.
DILMA 13
Supremo? Eruditos espertalhões que não tem nada a ver com o povo brasileiro.
São teleguiados por interesses da mídia, das elites e das oligarquias, nacionais e internacionais.
O Estadão noticia hoje: “Aécio diz que governo terá PSDB,PSB,PP e o lado bom do PMDB”. Pergunto:posar de governo eleito é uma estratégia de marketing ou ele já está sabendo que será conduzido à presidência? Que cheiro é esse que os ventos do norte espalham?
Eis o porquê de serem as grandes guinadas banhadas de sangue.
A nossa revolução pacífica luta em diversas frentes.
O desrespeito para com a coisa pública produz gente como Paulo Roberto e produz gente como juízes e donos de meios de comunicação.
Mas, temos a trincheira da democracia e a internet ainda se presta para unir quem quer o bem da nação.
Em 1994, não havia internet. Muito menos, em 1989.
Hoje há.
Mas, há uma parcela de desleixo da nossa parte.
Se denunciar é um avanço, apenas denunciar não fará com que juízes entendam que seja mais justo tratar diferenças de modo equânime.
É necessário que façamos pressão. Não apenas durante as eleições.
Nenhuma passeata de grande monta foi realizada, durante o julgamento da AP470.
O PT não se comunicou como deveria.
E a presidente, justo ela, comete o grave erro de trazer ao debate a palavra de Paulo Roberto Costa, com o objetivo de atingir o adversário.
Ao fazer isso, ela não apenas calou a boca da sua própria militância. Ela abriu as portas para que às vésperas das eleições a imprensa ( sempre a imprensa) use as palavras do bandido contra ela.
Não sei se acontecerá. Mas, se acontecer não será nenhuma surpresa, porque justamente a principal vítima de Paulo Roberto, deu-lhe crédito.
Podem mudar as regras na última hora? É legal? Constitucional? A gente conhece uma pessoa pelo que ela fala e principalmente pelo que ela faz. Um político menos pelo que ele fala e mais pelo que faz . A população está sendo cerceada, censurada no seu direito fundamental de acesso à informação. Não querem um voto consciente? Querem um voto manipulado pelo poder dos veículos de informação? e seus financiadores?
O aeroporto de Cláudio foi um ato de governo, passível de crítica à instituição governador, representada pelo candidato. Os senhores juízes querem que eu me guie só pelas promessas dos candidatos? Pelas produção cinematográficas de suas campanhas eleitorais?
Esta decisão não contribui para o amadurecimento e consolidação da democracia no Brasil, muito pelo contrário, condiciona o povo a manter-se alienado e mal informado na medida que as vozes do nosso jornalismo ainda são extremamente concentradas e parciais.
Estou indignado!
Acho que o marqueteiro da Dilma atirou o canhão antes da hora.
A Dilma deveria só mostrar o que fez e o que pretende fazer nestes programas eleitorais e debates. Nos dois ou tres últimos programas soltar essa carga contra o adversário e no ultimo debate, toda a munição referente às ações do moço. Não daria tempo de reagir ou buscar seus aliados pra aliviar sua barra, como nesse episódio.
Depois do “Mentirão”, onde se viu ministros fazendo discursos chinfrim sobre alianças políticas, em clara crítica partidária ao governo, típica de deputado vagabundo que faz CPI para aparecer na mídia safada, e uma ministra dizer que não tinha prova da culpa do acusado mas a literatura lhe permitia condenar, esperar mais o quê?