O lugar onde Dilma e Aécio puderam fazer: Bonito, em Minas

domingos1

Aécio disse ontem no debate que não foi Presidente da República, embora tenha sido figurão nos oito anos de Governo FHC.

Mas foi governador de Minas, por oito anos e sucedido por um correligionário, como Dilma fez a Lula.

E certamente poderia, por lá, ter demonstrado sua preocupação com a situação de pobreza aguda de muitas cidades e povoados mineiros.

A bela reportagem, de Patrícia Britto, da equipe do Brasil, blog da Folha, é uma lição aos pretensiosos.

Porque os 69 eleitores de  Galho de São Domingos, um comunidade do pequeno município de Bonito de Minas, habitada por seres humanos como nós comparou seus dois governantes: Aécio e Dilma.

É uma gente estranha, talvez, por querer muito pouco: poder plantar, comer, não ver os filhos morrerem de inanição.

E a Dilma deram todos os votos, sem faltar nenhum.

Como fizeram quase todos os 4822 eleitores  de Bonito de Minas, ao qual pertence Galho de São Domingos e sua pobreza, no qual Dilma venceu com 86,6% dos votos daqueles mineiros, que só deram 10,8% ao homem que os governou por oito anos e manda lá por mais quatro, com seu “choque de gestão”.

Que bom que o meu voto valha tanto quanto o deles, gente que dá muito e quase nada recebe.

Porque o que me faz humano e brasileiro é entender que eles o são tanto quanto eu.

Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.

Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.

Se os reconhecem como seres humanos, a mim permite viver sem tantas culpas, por ter mais do que tiveram meus pais e meus avós.

O que eles querem é tão simples, tão singelo, tão pouco que chega a dar vergonha das nossas sofisticações.

Diz lá o seu Domingos, servente como eu, que acho servir de muito:

“A gente não quer sofrer”.

Só.

E tem gente  por aqui que acha que o senhor quer muito, Seu Domingos.

E que eles é que sofrem, em meio a abundância em que vivem.

Conheça a comunidade rural onde Dilma teve 100% dos votos

Patrícia Britto, na Folha

Em um povoado da zona rural de Bonito de Minas, município do norte mineiro a 644 km de Belo Horizonte, todos os 69 eleitores que votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm algo em comum: escolheram a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Para chegar até a Escola Municipal de Galho de São Domingos II, onde foi a votação, a urna eletrônica da zona eleitoral mineira de número 148, seção 378, teve que ser levada em um veículo com tração nas quatro rodas, desde o centro de Bonito de Minas, por 46 km de uma estrada que toda um areão.

Esse percurso dura mais de uma hora e cruza cenários que vão de um balneário no rio Catulé a terrenos com árvores típicas do cerrado brasileiro, com folhas ressecadas nesta época do ano. O cheiro de queimada é frequente nos meses de seca.

Ao lado do prédio, cercado de mato e areia, a placa apoiada numa árvore informa: “Escola rural de uma sala de aula”.

Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora, também moradora da comunidade. Com cerca de 50 metros quadrados, a escola tem ainda dois banheiros e uma cantina.

É lá onde votam as 38 famílias que vivem no Galho de São Domingos II, uma das 35 comunidades rurais de Bonito de Minas. Um desses eleitores é o servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, que tem uma relação antiga com o local: foi ele quem construiu o primeiro prédio da escola, há 16 anos –na época, uma rudimentar casa de pau-a-pique.

Para a família de Domingos, a vida no povoado se transformou nos últimos anos com a chegada de programas federais como o Bolsa Família, que seus quatro filhos recebem.

“Se o governo não tivesse ajudado meus filhos, o que eu ganho seria pra partilhar com eles”, diz o servente, que recebe um salário mínimo para limpar a escola e fazer a merenda dos alunos.

O servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, em comunidade rural de Bonito de Minas – Foto de Ernesto Rodrigues/Folhapress

Antes da construção da escola, seu Domingos fazia bicos para sobreviver, cortando lenha, enquanto a mulher trabalhava na roça.

“Eu nunca tive moleza na vida não, pra mim tudo foi duro, mas está bom. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra.”

O voto em Dilma, diz ele, é para tentar garantir os benefícios que recebem: “A pessoa não quer trocar o certo pelo duvidoso. Antes um na mão do que dois avoando”.

“Os pobres não pulam pro outro lado por medo. Às vezes, os candidatos fazem uma promessa, dizem que vão fazer isso e aquilo, e quando chegam no poder dizem que só vão fazer o que quiserem, e temos que aguentar por quatro anos. A gente não quer sofrer.”

Atualmente, mais da metade dos moradores de Galho de São Domingos II são beneficiados pelo Bolsa Família. A energia elétrica chegou em 2007. Há ainda bolsa para afetados pela estiagem, moradias em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e as estradas começaram a ser melhoradas com ajuda de máquinas doadas pelo governo federal.

Segundo o prefeito José Reis (PPS), por muitos anos o município teve dificuldades para se desenvolver por estar em uma “zona cinzenta” entre Nordeste e Sudeste, o que começou a ser superado com a chegada dos programas federais.

“O Norte de Minas tem características climáticas do Nordeste, mas quando apresentamos propostas temos certa restrição porque estamos na área geográfica do Sudeste. Não recebemos nem os incentivos do Nordeste nem os benefícios do Sudeste. Ficamos numa zona cinzenta, num vácuo de divisão geográfica, de investimento e de reconhecimento pela União e Estado.”

Para Eustáquio Gonçalves dos Santos, 62, que preside a associação de moradores do povoado, foram esses benefícios que fizeram Dilma conquistar o voto de todos os eleitores do local.

“O trabalho que o Lula fez permitiu que a Dilma desse continuidade. Aqui melhorou foi 100%, e o povo carente não quer perder de jeito nenhum”, disse.

A opinião é compartilhada pela dona de casa Francisca de Assis Viana dos Santos, 60, mulher de Eustáquio.“Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. A gente tinha que dividir o que tinha com as pessoas ao redor que não tinham o que comer. Hoje, você pode ver, ninguém perturba mais ninguém pedindo, hoje todas as pessoas da roça têm o que comer.”

Apesar das melhorias, o povoado espera mais avanços, como água encanada e saneamento básico. A água usada para beber e cozinhar, por exemplo, ainda é tirada de um rio que passa ali perto, o Galho Grande, que nos meses de seca tem o nível do leito mais baixo que o normal. E o posto de saúde mais próximo fica no centro da cidade, a 46 km de estrada de terra.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

64 respostas

  1. Governos de Lula e Dilma fazem toda a diferença para nosso povo. Gente que consome informação da grande mídia empresarial dos grandes centros urbanos não quer ver isso. Insensibilidade. Dilma 13!

  2. Isso sim é uma lição de vida para todos nós!!! E é por essas pessoas e por todas as pessoas desse país, que devemos lutar e continuar com o governo de Dilma, para que todas essas pessoas como o seu Domingos continuem existindo e que os programas do Governo federal continuem avançando para melhorar ainda mais nossas vidas.

  3. O que o dinheiro destes aeroportos poderiam fazer por essa gente, pelo amor de deus….
    Falta ao AÉCIO explicar porque o centro administrativo estava orçado em 516 milhões e custou 1.1 bilhão de reais.
    E explicar como pode ceder o mineirão para o consórcio Minas Arena, com garantia de lucro de 4 milhões de reais / mês.

  4. PT: o novo coronel do sertão.
    Esse povo é apenas a clientela do governo de plantão: curral eleitoral nos grotões do Brasil.

    PT agonizando no sertão.

    1. Deixa de ser retardado o imbecil.. Não leu a reportagem e vai logo defecando pelos dedos no teclado. Paspalho, é ao contrário de ser coronel. Essas pessoas não recebem cestas de comida ou promessa de empregos por votos. Essas pessoas recebem um benefício que por lei e por direito fazem jus: o bolsa família. E na hora de votar, não vão em cabresto.. votam de acordo com suas consciências. Seria coronelismo se recebessem não uma bolsa por direito, mas sim um favor de um aecinho, nhozinho, da vida.. Se não é o benefício o que sugeriria que estas pessoas fizessem da vida? Se matassem ou matassem vc? É imbecilidade criticar um programa social como esse, estando com a bunda gorda embutida numa cadeira com almofadas. Se não é para o Estado promover a justiça social e o bem comum, que não haja Estado e todos sejam miseráveis. Mas se há, que seja pela democracia (desenhando pra vc: democracia = governo da maioria). Esse seu argumento ignóbil, raivoso e abjeto, é ridículo de se fazer em qualquer espaço com pessoas esclarecidas e politizadas. Podem fazer sucesso nas rodas rastaquera de um conservadorismo mesquinho, pequeno e atrasado em que vc vive.. não aqui… Xô tucano! PSDB nunca mais. Aécio, Never !!!

      1. É que o imbecil acima não conhece ou finge desconhecer o verdadeiro voto de cabresto em SP, justamente o 2º maior beneficiário do bolsa família votando pelo cabresto da Globo/mídia na reeleição de um governo que os deixou sem água até pra beber.

      2. Sérgio não se dê ao de trabalho de responder a quem tem esse tipo de pensamento e está tomado pelo ódio.

        Com essas pessoas não adianta argumentar,pois pra elas o bolsa família sempre vai ser bolsa esmola e só serve pra criar currais eleitorais.

        Pra elas o voto deveria ser censitário e a decisão caber aos sábios e iluminados cidadãos ricos e de classe média.Elas só fingem que são democratas e pouco adianta mostrar os benefícios econômicos que o País como um todo teve com os programas sociais pois eles preferem um Brasil onde uns poucos tem muito e milhões mal sobrevivem a um Brasil mais justo em que todos ganham,inclusive a classe média e ricos.

        Gente como o Sr.Ricardo tem dificuldade de aceitar a Lei Áurea o que dirá o bolsa família.

      3. Ricardo,
        Pelo o que você escreveu, observo que há um déficit civilizatório no que tange a valores humanos. FOME, o maior dos flagelos humanos, não significa nada para você. Ricardo, você tem muito a aprender na vida.

    2. Eu moro em São Paulo, mas enquanto o PT estiver “Comprando” os “Pobres” desse país, eu serei um cliente do PT :P e não sou beneficiado com programa nenhum além da Distribuição de Renda e facilidade de Crédito, mas como você é um analfabeto político, sua opinião pouco importa :p

      1. Calma rapaz (ou será moça?). Já já a Dilma vai ter que criar o Bolsa Água e vc então será beneficiado.

    3. É realmente triste que alguém leia e interprete dessa maneira. Insensibilidade ao extremo. Espero que você somente não tenha entendido os textos.

    4. Neste município não tem nenhum dos programas tão propalados pelo sr. Aécio Neves em sua propaganda eleitoral, pois nenhum morador mencionou nada.Vivo no Sul de MG e aqui tb não tem nenhum. Onde estarão escondidos? Talvez o sr. Ricardo saiba e possa nos informar.

  5. NÃO EXISTE COMPARAÇÃO DA ERA LULA /DILMA COM A ERA FHC……A ERA PT COM A ERA PSDB….A VIDA DO POVO BRASILEIRO MELHOROU E MUITO NESTES 12 ANOS DOS GOVERNOS LULA / DILMA…. NÃO QUEREMOS O RETROCESSO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DESTE PAÍS…ENTÃO O POVÃO VOTA DILMA….OS BRASILEIROS DE BOM SENSO E QUE VIVERAM A A ERA FHC NÃO TÊM SAUDADES DESSA ÉPOCA DE TRISTE MEMÓRIA PARA TODOS NÓS… VOTO DILMA PARA QUE O PAÍS CONTINUE A AVANÇAR ANIDA MAIS……O BRASIL NÃO PODE RETROCEDER……AÉCIO É RETROCESSO NA VEIA…..SOU DILMA…..

  6. Sra.Patricia Britto.Grande reportágem,grande sensibilidade ao lidar com as mazelas do Brasil.Mas um grande defeito,ao meu juízo,muito maior que a miséria em que vivem os moradores reportados,e que graças às sensibilidades de governantes,minimizam a existência desse povo.O grande defeito ,é a senhora,emprestar sua sensibilidde,aqui demonstrada,e trabalhar e ter trabalhado e continuar trabalhando,no meio de tantos canalhas que se escondem covardementena FOLHA DE SÃO PAULO.É pra mim,imperdoável,sequer pasr em frente aos prédio,onde se instalam esses covardes e ratazanas da sociedade,que se constitue a Folha de Sçao Paulo.Afinal,pra que se tem dignidade?Para vende-la a prêço vil e covarde?Prezada senhora,peça já as suas contas e apague de seu curriculo,os dias meses e anos que por ai trabalhou.Eles não a merecem e nem a senhora,pela sensibilidade demonstrada com sua matéria sequer conviver por mais do que alguns minutos,o que levará seu pedido de demissão sumária,com essa corja de criminosos que ai trabalham.É preferivel ser muitas coisas na vida,cara senhora,menos conviver com essa corja de RATAZANAS.Que me perdoem as ratazanas!

  7. Os erros de digitação,se devem a minha deficiente capacidade digital.Os de portugues,além das minhas deficiências linguisticas,servem também,como homenágem ao candidato AÉCIOMORTO,que demonstrou também,no debate último da Record,ser pouco afeito à linguágem de Machado de Assim,Castro Alves,Carlos Drumont de Andrade e o luzitano Luis de Camões.Eu, pelo menos,não me candidato nem pra vereador.

  8. Email coxinha que eu recebi

    Em Domingo, 19 de Outubro de 2014 20:35, prado.sergio escreveu:

    De:
    Enviada: Domingo, 19 de Outubro de 2014 18:56
    Para:
    Assunto: Fw: Agindo para ajudar o Aecio.

    v\:* { BEHAVIOR: url (#default#vml) }
    FLAVOR00-NONE-0000-0000-000000000000;

    Assunto: Agindo para ajudar o Aecio.

    *Faça parte desta meta!!!! FORA DILMA!!!!*

    Caros,

    É chegada a hora de livrar o país do PT. Não basta votar, precisamos ser
    militantes (correr atrás de mais votos). Devemos reconhecer a qualidade do
    PT em aglutinar e coordenar seus militantes, que são muitos. Para vencermos
    temos que ser a militância do Aécio.

    Para começar precisamos ter estratégia. Esta estratégia começa por “afinar
    o discurso”.

    Algumas coisas que devemos e não devemos fazer:

    – Evitar a campanha anti-petista. Os anti-petistas já votarão no Aécio e os
    que não são anti-petistas se irritam com o tom dos argumentos.
    O foco no segundo turno é a campanha “anti-Dilma”, mostrando a incapacidade
    gerencial da presidente.

    – Evitar críticas diretas para Lula. Ele foi colocado pelo povo em outro
    patamar. Uma espécie de Messias.
    Então vale até o discurso de elogiar o Lula e dizer que a Dilma não é
    competente como ele.

    – Evitar falar do PSDB (tem muita rejeição). O foco da campanha deve ser na
    figura do Aécio (rejeição menor que o partido).
    A pessoa deve ser estimulada a votar no Aécioe não no PSDB. Parece a mesma
    coisa mas não é, acreditem.

    – Estimular as pessoas a assistirem os debates. Conhecemos a baixa
    capacidade oratória da Dilma, sem dúvida ela vai perder os debates.

    – Não criticar o programa “Mais médicos” (a população aprova). Criticar a saúde
    como um todo que está muito ruim.
    Falta de leitos de UTIs, emergências lotadas, cirurgias que não são
    realizadas.

    – Pode-se usar também o argumento de que é necessária à democracia a
    alternância de poder.
    Entretanto este argumento só é eficaz em quem tiver maior nível de
    escolaridade.
    Novamente, os menos escolarizados tendem a acreditar num messias, um
    salvador.

    Acredito que estes pequenos detalhes possam fazer a diferença, se você
    também acredita compartilhar.

    Como meta, cada eleitor de Aécio deve conseguir em 7 dias, o recrutamento
    de 8 eleitores que não votaram ou votaram em branco/ nulo, 8 eleitores que
    votaram em outros candidatos e mais 8 amigos para continuar a pirâmide

  9. “Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.
    Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.” Fernando Brito.

    Estamos participando de um momento histórico da nossa história. O confronto aberto entre o trabalhador e o capital, o especulativo em particular. Por outro lado, temos o confronto aberto da verdade e dos fatos contra a manipulação e a omissão das falcatruas. Sempre ela, a elite, se travestindo de pele de cordeiro para manter o seu poder e sugar tudo e mais um pouco dos trabalhadores, que somos os que garantem o lucro do capitalismo produtivo. O capitalismo especulativo se rege por astutas manobras financeiras, apoiadas em políticas macroeconômicas adotadas por governos que não privilegiam o povo trabalhador, mas o lucro do capitalista.

    A verdade nua e crua, é que nenhum segmento da nossa sociedade perdeu nos governos do PT. Todos continuaram ganhando bastante, até mais do que em governos anteriores. O que está em jogo agora é a riqueza que florescerá nesse País. O pré-sal associado às megas obras de infraestrutura que serão concluídas a partir do próximo ano fará nosso País dar uma guinada gritante no progresso econômico. Essa riqueza natural, associada a todo planejamento desenvolvimentista do Governo PT, será o alicerce do progresso social do nosso País.

    Tristemente, urge reconhecer que a elite econômica e seus parceiros políticos não querem perder nenhum centavo dessa riqueza. Como disse Lula, nosso grande Presidente, as pessoas não ficaram felizes pelos pobres que saíram da pobreza. A elite e seus apoiadores nem tocam nesse assunto. Já repararam isso?

    Essa semana será decisiva para o povo brasileiro. Precisamos conversar e esclarecer cada pessoa que encontrarmos em nosso caminho do que de fato está em jogo: TRABALHADOR X CAPITAL, em outras palavras, o avanço das conquistas sociais X retomada da hegemonia do capital.

    Faço parte daqueles que jamais apoiarão o capital para dominar, também, o poder político diretamente. Eles não precisam disso, já detêm o poder econômico. O trabalhador, sim, precisa de voz que o represente politicamente e lute pelos seus direitos humanos, sociais, civis e trabalhistas. Por isso voto Dilma, por isso voto PT.
    Para continuarmos avançando nas conquistas sociais, para que nosso povo, finalmente, tenha acesso a uma vida digna, de moradia, educação, saúde, conforto e lazer, vote em Dilma, você também.

    #Dilma13
    Núbia Rosa

  10. 50 milhões de brasileiros, 1/4 da população foi beneficiado com mais médicos, ainda sim o aécio diz que vai valorizar os profissionais brasileiros.
    Fato, médico brasileiro não quer trabalhar no interior, e a quantidade é insuficiente.

  11. Fui ao HADES e percebo um movimento mais sutil do PIG neste início de semana. Nada de manchetes espalhafatosas, nada de nova denúncias bombásticas.

    É como se tivéssemos acordado na Espanha depois de dormir no Brasil, apenas mensagens quase de subliminaridade, embora não tenham abandonado seu candidato, iniciam a semana numa oitava a baixo.

    Até quarta teremos a confirmação deste movimento, mas confesso que não abri os editoriais, não tenho esse estômago, deixo essa tarefa para agentes mais qualificados como o Fernando e o Miguel, por exemplo.

    O certo é que o PIG antes mesmo que nós sonhemos já sabem a tendência para o domingo dia 26.10, tenho comigo que se fosse uma tendência firme pró Aócio estariam com artilharia mais que pesada contra Dilma, embora não deixem de lançar torpedos como a notícia do pedido de prisão domiciliar de José Dirceu.

    Enfim, teremos que esperar até quarta para confirmar a tendência PIGAL, independentemente dos números das pesquisas que virão hoje com suas margens de “acerto” bastante elásticas.

    1. É que a Dilma tá crescendo e a rejeição do Aécio em crescimento acelerado. Se batendo não conseguem, quem sabe se ficarem quietos a rejeição para de crescer.

  12. Se Aécio fosse mais humano e tivesse conduzido seu governo com decência e caridade talvez estivesse colhendo os frutos agora, com eleitores agradecidos. O mundo dá voltas e quem ele desprezou agora é que lhe faz falta.

  13. Grande Chico Buarque, embora tenhamos saído da ditadura dos milicos , vivemos na ditadura midiática !

    “Pai, afasta de mim esse cálice
    Pai, afasta de mim esse cálice
    Pai, afasta de mim esse cálice
    De vinho tinto de sangue

    Como beber dessa bebida amarga
    Tragar a dor, engolir a labuta
    Mesmo calada a boca, resta o peito
    Silêncio na cidade não se escuta
    De que me vale ser filho da santa
    Melhor seria ser filho da outra
    Outra realidade menos morta
    Tanta mentira, tanta força bruta

    Como é difícil acordar calado
    Se na calada da noite eu me dano
    Quero lançar um grito desumano
    Que é uma maneira de ser escutado
    Esse silêncio todo me atordoa
    Atordoado eu permaneço atento
    Na arquibancada pra a qualquer momento
    Ver emergir o monstro da lagoa

    De muito gorda a porca já não anda
    De muito usada a faca já não corta
    Como é difícil, pai, abrir a porta
    Essa palavra presa na garganta
    Esse pileque homérico no mundo
    De que adianta ter boa vontade
    Mesmo calado o peito, resta a cuca
    Dos bêbados do centro da cidade

    Talvez o mundo não seja pequeno
    Nem seja a vida um fato consumado
    Quero inventar o meu próprio pecado
    Quero morrer do meu próprio veneno
    Quero perder de vez tua cabeça
    Minha cabeça perder teu juízo
    Quero cheirar fumaça de óleo diesel
    Me embriagar até que alguém me esqueça”

    1. Não apenas o PIG CALA o PT, Lula, Dilma e a esquerda, mas também o TSE resolveu calar Dilma no horário eleitoral.

  14. Desejo dedicar ao servente Domingos Armindo Ribeiro, eleitor de Bonito de Minas, a música Homenagem ao Malandro de Chico Buarque de Holanda.
    Dilma 13 para continuar seu trabalho.

  15. A rainha do PIG, a Globo metralhando o PT com objetivo ultra golpista de espalhar ódio, preconceitos querendo dividir o Brasil. A “rainha do PIG”, a Globo que salvou Aécio do “fundo do poço” para assim fazer de tudo o que puder do possível ao impossível p/ eleger Aécio. Pois o PIG precisa de Aécio p/ se salvar ($$) e assim manter o “status quo” do poder. O PIG seguirá blindando o PSDB de absolutamente tudo como sempre…O PT que nesses anos todos injetou montanha de $$ no PIG e não teve coragem para enfrentá-lo e para fazer as devidas regulamentações na mídia hoje o PT sofre as severas consequências disso. O PT sofre como seus erros e poderá sofrer muito mais se o resultado das eleições, o golpismo do PIG e do mercado financeiro vier a vencer, que Deus nos livre disso, a culpa será do PT que deixou o PIG espalhar todo essa ódio, radicalismo que vemos por aí contra o PT e não tomou medidas severas contra o PIG …Pois ”Chorar pelo leite derramado não adiantará em nada” ….

  16. Ainda hoje me comovo com essas histórias, ms fico muito feliz de ter participado desse processo de reconstrução em nosso País, sempre em defesa dos menos favorecido. Como eu fui um dia. Sou filiada ao Partido dos Trabalhadores desde de 1987 e sinto muito orgulho de muitos de nossos companheiros que traçaram todos esses caminhos que hoje vemos dando frutos em defesa desses esquecidos por essa Dita elite e só enxerga seu próprio umbigo. Vai Dilma Coração Valente, garanto a vc que muitos dos nossos chora e se angustia nos momentos tensos desse período, mas com certeza somos um único pensamento, eleger vc nossa maestrina, na educação, na competencia. Sinto muito orgulho ser nossa Presidenta. Voto 13! Voto Dilma Roussef! Gente se houver algum erro no portugues me perdoem. é muita emoção. Até a Vitória

  17. A elite brasileira não se sensibiliza com isso. Para essa casta da sociedade, a falta de empregadas domésticas, sim, é que é um horror. Pobre estudando e se qualificando não interessa. Sâo salários mais altos e menos poder de manobra. Eles preferem as esmolas pontuais, na forma de são jantares caríssimos, uma vez por ano, para arrecadar dinheiro para uma determinada associação de benemerência. Vantagens sociais permanentes para o povo, como casa, educação e bens de consumo, não! Além do mais, juros baixos não interessam, pois eles investem no mercado e 45% ao ano é muito melhor do que 10% ao ano. Em resumo, existe no Brasil uma perversidade, um egoísmo, em que quem tem muito quer mais ainda, mesmo que seja para tirar o pouco de quem tem pouco. São esses parasitas que querem retomar o poder e tirar da boca de gente simples como essa a comida que um não precisa mais pedir pro vizinho. Difícil, porém, é entender quem não é elite, quem conquistou tudo há tão pouco tempo, dentro dos 12 anos dos governos Lula/Dilma, não enxergar essa perversidade e apoiar um candidato de papelão e anti-descongestionante nasal. O próximo domingo dirá!

  18. Fernando,

    Sei que você mora em Niterói. Eu também. Em Icaraí. Reparou como o vento aqui mudou na última semana? Icaraí é um bairro de classe média alta, o bairro mais “nobre” de Niterói. Até 15 quinze dias atrás, falar em Dilma era motivo de linchamento. A coisa mudou. Tenho visto várias pessoas com bandeiras da Dilma, carros com adesivos. Eu mesmo, não me julguem mal – sou humano – ficava constrangido nas rodas de chope em declarar voto na Dilma, já que meu círculo de amizades – elite de Niterói – tem ódio ao PT, já defendo meu voto. Decidi brigar pelo que acredito, ainda que perca algumas “amizades”. Surpresa das surpresas: várias pessoas fizeram o mesmo. Mais: Ontem estava num bar e me exaltei na mesa, defendendo meu voto. Fui surpreendido por aplausos de outras mesas. Fiquei até sem graça, pois sou tímido. Tudo isso para falar que a campanha massacrante da mídia para intimidar as pessoas realmente progressistas não vai funcionar. Mais uma vez. O Estado do Rio vai dar a vitória ao PT de novo. Os conservadores de São Paulo podem babar de ódio, mas o cidadão fluminense progressista, que apoiou Leonel Brizola, sua luta pela soberania nacional, pela inclusão social, pela educação pública de qualidade, vai dar a resposta de novo. O Rio e o povo nordestino sofrido, que viu sua vida se transformar nos últimos 12 anos vão decidir estas eleições. Rio e Nordeste vão livrar o Brasil do retorno às trevas! É nóis!

    1. Luiz, amigo distante, aqui em Campinas tenho feito a mesma coisa. Tenho defendido meu voto em cada lugar que vou, para quem quer ouvir. Também colei o adesivo de Dilma13 no meu carro, e também nas janelas de meu apartamento. E, assim como você, tenho sentido que o apoio a Dilma cresce. No Fórum Estadual local muitas pessoas têm demonstrado seu apoio a Dilma, coisa que não ocorria há 15 dias. Os ventos mudaram, certamente. É a candidatura forte de Dilma x Papelão e anti-descongestionante nasal (para ficar no mais brando). E se o Estado do Rio for o apoio que precisamos, pois aplausos aos fluminenses. Sou paulista e meu estado me decepciona a cada eleição. DILMA13.

      1. Valeu, Jaime! Estamos juntos! Ouvi dizer que Dilma “melhorou” em São Paulo. Se ela perder por “apenas” 7 milhões de votos aí, está eleita. Mas acho que na hora H boa parte dos paulistas vai botar a mão na consciência e a diferença será menor que isso. Grande abraço!

        1. Deus ouça nossas preces. Esta tem sido a eleição mais desgastante de minha vida, e isso que ao menos sou filiado ao PT. Meu amor é pelo Brasil e pelos brasileiros. Abraços!

        2. Caro Luiz, estás a dizer que com toda esta calamidade SECA em São Paulo , no qual São Pedro é o menos culpado, pois São Pedro também não molha o Nordeste, mas Lula e Dilma, estão levando água àquele povo ignorante -segundo FHC- através da Transposição do São Francisco, que não é uma “obrinha de cavar um poço” como o Aébrio quer que acreditem, ainda assim que Dilma vai perder por mais ou menos 7 milhões de votos em São Paulo??? Cruzes quanto ódio ao PT? Como são fiéis? Dá pra entender porque São Pedro está zangado com São Paulo! Só falta os Tucanos delatarem à Globo, que a seca em São Paulo é golpe do PT porquê SÃO PEDRO É FILIADO ao Partido Dos Trabalhadores!
          São Pedro…mostra a carteirinha!

      2. Também de Campinas, ontem um vizinho amigo colocou um painel de propagada da Dilma na frente de casa; hoje amenizei uma discussão, mudando um voto “Òdio ao PT”, para “Voto Nulo”.
        Acho que a SECA já está começando a fazer efeito por aqui.
        Vamos continuar na luta!

      3. Jaime,
        É bom saber que existem PAULISTAS sensíveis. Tenho rodado pelo interior de SP e feito o mesmo: Colocar idéias e contrapontos a insensibilidade das pessoas. Tenho visto que começa a dar um “nó” na cabeça deles. Já adesivei o carro e vamos deixar de ficar com o “rabo entre as pernas”. O pessoal do PT, deveria seguir o nosso exemplo.

        1. Não tenho vergonha de ser eleitor do PT. Muito pelo contrário, sinto-me orgulhoso por isso. Meus candidatos têm honra, têm legados. A História recente do Brasil desmente qualquer um que tente desconstruir Lula ou Dilma. A verdade vai vencer e será motivo de emoção saber que participamos disso, cada um a seu modo, cada um naquilo que pôde, mas todos unidos no ideal de um País mais Justo e Soberano.

    2. que bonito Luiz.
      ontem eu tambem colei uns 20 adesivos da Dilma no meu portão!!
      quero que meus vizinho saibam que eu quero o bem comum!!!
      viva o bem estar do povo brasileiro!!!
      é DILMA 13.

    3. Luiz.

      Coração valente amigo. Também aqui de Presidente Prudente – SP , do velho e reacionário oeste paulista, vamos botando nosso bloco na rua.

      Alguns carrinhos velhos e poucos carrões já estampam o 13 da DILMA ! O ódio ainda é grande , mas vamos abrindo corações e mentes com o Sol da verdade.

      Grande abraço e lute sempre, nosso combate é o combate do velho Leonel e de outros homens e mulheres que sempre lutaram por uma Pátria Soberana e um Povo Livre !

  19. Ao contrário de meus “colegas” médicos, não voto em tucano nem sob tortura, pois ao ler esta frase: “Escola rural de uma sala de aula – Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora (…)”, lembrei-me de onde fui alfabetizado e passei meus primeiros anos de aluno, e tenho muito orgulho disto, e sei bem como é difícil ter muito pouco e com perspectivas de vida limitadas. Gostaria estes imbecis que ficam reclamando, colocar-se apenas alguns dias na pele de pessoas como as do texto, quem sabe olhariam o mundo de uma perspectiva um pouco diferente…

  20. O risco que o Brasil corre se Aécio vencer a eleição é o de jogar fora sua chance de se tornar um país desenvolvido. Aécio pode fazer o Brasil perder as conquistas sociais dos últimos anos, levar milhões de volta ao desemprego, milhões ao arrocho salarial, outras dezenas de milhões de volta à miséria e à fome. Em 2001, quase no final do governo FHC, conforme reportagem do JN da Globo tucana, crianças brasileiras MORRIAM DE FOME e de doenças da desnutrição. O Brasil devia ao FMI, e a economia estava em frangalhos.
    Aécio quer como ministro da fazenda Arminio Fraga, o presidente do BC do governo FHC.
    Fraga já disse (e está gravado) que o salário mínimo do governo do PT subiu demais. Fraga prometeu (e está gravado) que vai enfraquecer os bancos públicos (Caixa, BB e BNDS), o que vai resultar no fim do Minha Casa Minha Vida, e vai encarecer os financiamentos, levando a economia brasileira à recessão.
    Agora há mais essa notícia: Fraga recomendou não investir em Minas quando era presidente do BC.
    “Quando era presidente do Banco Central, Armínio Fraga atuou como verdadeiro consultor privado. E pior: contra o Brasil e contra Minas Gerais”
    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Fraga-recomendou-nao-investir-em-Minas-quando-era-presidente-do-BC/4/32015

    1. Para quem não se lembra, Minas foi sufocada por FHC, Itamar teve que declarar moratória, não liberava verba, professores tiveram salário atrasado, polícia militar entrou em greve foi caos…

  21. Patrícia,

    O El Pais, no município de Alto alegre do Pindaré no Estado do maranhão também encontrou brasileiros que entendem muito bem a diferença entre um governo tucano e os governos de Lula e Dilma .

    É, principalmente, para eles que eu defendo a reeleição de Dilma.

  22. Se o Aécio tivesse feito em Minas o que o Lula e a Dilma já fizeram pelo Brasil sem maldade, sem alarde hoje talvez a sua votação em Minas não tivesse sido esse fracasso, a verdade é que ele fracassou e não é de hoje que ele vem pisando na bola com os mineiros, tem que ser generoso o Lula não é mineiro e nem por isso deixou de apoiar esse povo, com relação a Dilma era mesmo obrigação faezr o que fez pelo seus conterraneos, pois elea é mineira e tem o mesmo sotaque de tantos outros mineiros que conheço, tive oportunidade de conhecer outra mineira que tinha o sotaque igualsinho ao dela é minha amiga Gilse Avelar.

  23. Funcionários públicos, CUIDADO!!!
    Numa das inserções na propaganda eleitoral, Aécio disse que vai implantar um sistema de metas no serviço público. Com certeza ele vai regulamentar o Art. 41 da Constituição Federal, § 1º, inciso III, que prevê MAIS UMA hipótese de perda do cargo para o servidor público “estável” (federal, estadual ou municipal): uma avaliação periódica de desempenho (baseada em metas, né), conforme Emenda 19/98 – ano em que Aécio era líder do PSDB na Câmara. Resumindo: quem não atingir essas metas, ganha o OLHO DA RUA e um carimbo de “incompetente” na testa. Imagino o clima de terror e a sofreguidão do funcionalismo pra cumprir essas metas periódicas. Vacine-se contra essa onda de ódio. Vote 13.

    http://www.youtube.com/watch?v=L5yBi386W94

    1. PSDB gosta é de terceirizar pessoal, então é isso que vai fazer Caixa, BB PETRO, assim que eles fazem caixa dois…

  24. Caro Fernando,

    Somente quem não conhece o Brasil profundo critica o bolsa família. Meu pai migrou do fundão da Bahia para São Paulo, casou com uma paulista, formou família e teve filho> O baiano trabalhou muito nas tecelagens do Bom Retiro (São Paulo)para que eu tivesse oportunidade de estudar. Hoje, tenho uma vida classe média sem grandes exageros. Meu filho, criado sem passar dificuldade, reclamava da vida até o dia em que fizemos um bye bye Bahia de automóvel.Foi em 2001, governo FHC, ACM mandava na Bahia. Estradas intransitáveis, crianças mirradas andavam com uma enxada nas mãos para tapar buraco e ganhar uma moedinha que jogavam de dentro dos carros e caminhões que passavam, prostituição infantil na beira da estrada. Resumindo: um circo de horrores. Aquela viagem mudou a vida do meu filho. Aquele menino paulistano egocêntrico “morreu” na Bahia, voltou homem para São Paulo e eu ganhei um filho maravilhoso, sensível e solidário. Encerro esse depoimento afirmando que aqueles que não conseguem ser solidários com os que precisam do Estado são alienados, verdadeiros “autistas sociais”,incapazes de perceber que a melhoria a qualidade de vida das pessoas é melhor para ele poder usufruir com tranquilidade os ganho$ imorais que conseguem no mercado financeiro com a jogatina com cartas marcadas das informações privilegiadas.
    Parabéns Fernando e demais blogueiros “sujos”. Continuem sensibilizando a população para estancar no nascedouro o surgimento de ervas daninhas como aético e seus seguidores.

    Abraços,
    Roper Carvalho

  25. DELAÇÃO-CHANTAGEADA É ARMAÇÃO PRÓ-aécio

    No blog do Gerson Camarotti, no Globo

    AÉCIO RECEBE RELATÓRIO DETALHADO SOBRE DELAÇÕES DE EX-DIRETOR DA PETROBRAS E DOLEIRO

    Quando esteve em Curitiba, na semana passada, o tucano Aécio Neves recebeu do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) um relatório detalhado com o conteúdo das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.
    Segundo relatos, haveria no relatório um tópico específico em que integrantes da cúpula petista são citados no esquema de desvio de recursos da estatal.
    Aécio decidiu guardar esse relatório como uma munição reserva para o terceiro debate entre os presidenciáveis, que acontece hoje à noite. E vai usá-lo caso haja golpe abaixo da cintura preparado pela campanha da petista Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

  26. A novidade do dia, aécio culpa a Dilma pela falta de agua em SP, para um problema que não se existia. Dilma vai destruir ele no debate da globo.
    1. Centro Administrativo, ela começou a falar..]
    2. Falta de agua em SP
    3. Contrato de concessão do Mineirão…

  27. Na falta de feitos para apresentar, pelo contrário, tem muito a esconder, #AecioBerlusconi fez sua campanha pautada em ataques aos adversários e mentiras. É um grande raposão politiqueiro picareta. Cansamos de ser enganados!

    ********************************************************************

    Coronel #AécioBerlusconi fez tudo justamente ao contrário do que promete: loteou o Estado com indicações políticas e cargos comissionados, humilhou professores e servidores, quebrou Minas, censurou imprensa, sua carreira é marcada pela falta de meritocracia, corrupção, licitações ilícitas,…

    ********************************************************************

    Infelizmente, temos uma imprensa totalmente partidarizada; omissa, conivente e até mesmo cúmplice daqueles que estão alinhados com seus interesses obscuros. É triste ver um cara desses chegar tão longe. Aécio é uma mistura explosiva de ACM, o coronel, Maluf, dispensa comentários, e Collor, o queridinho da mídia.

    ********************************************************************

    ERRAR TODO MUNDO ERRA, É HUMANO. JÁ ERRAR O TEMPO TODO POR FALTA DE ÉTICA É DESVIO DE CARÁTER. #AecioQuebrouMinas #AécioBerlusconi

    ********************************************************************

    PICARETA AÉCIOBELUSCONI RECEBE DO ESTADO SEM TRABALHAR DESDE OS 17 ANOS DE IDADE. ALIÁS, TRABALHAR NÃO É O SEU FORTE. ALÉM DISSO, ENCHE O GOVERNO DE PARENTES E APADRINHADOS COM O ÚNICO INTUITO DE USUFRUIR DOS COFRES PÚBLICOS. ESSE AÉCIO É UM GRANDE POLITIQUEIRO PICARETA RAPOSÃO. HIPÓCRITA E DISSIMULADO. TINHA QUE TER DEFENDIDO SUA HONRA DURANTE A VIDA E NÃO AGORA QUE TENTA SER ELEITO.

    ********************************************************************

    Ex-diretor Paulo Costa é tucano, assumiu direção da estatal colocado por FHC, governo mais corrupto e aparelhado dos últimos tempos. Petrobras valia 6 vezes menos nessa época, quando aconteceram maiores escândalos. REPSOL, plataformas superfaturadas que afundavam, tentativa de “doação da empresa”,… Retornou ao cargo, a contragosto de Lula, por indicação do PP de Dornelles, primo de #AecioBerlusconi. Mais uma herança maldita dessa corja tucana.

    ********************************************************************

    Folha faz fumaça para salvar Aécio. Sarney, nepotismo, cargo fantasma derretem tucano.http://t.co/QpAtOZZyb8

    ********************************************************************

    Olha esse discurso, #AecioQuebrouMinas: http://limpinhoecheiroso.com/2013/02/21/aecio-neves-os-10-anos-de-fracasso-de-minas-gerais-e-a-porrada-de-lindbergh-farias/

    MINAS JÁ EXPERIMENTOU E NÃO GOSTOU.

    ********************************************************************

    Carreira do Coronel Aécio Berlusconi: http://linkis.com/blogspot.com/9aqTE

  28. Sugiro um plebiscito para acabar com cargo de governador, este não fará falta alguma, pois são covardes, não assumem suas responsabilidades, cambada de vagabundos…..

  29. Se alguem tiver algum amigo ou parente que vai votar no Tucano, avisa lá, com a Petrobras privatizada a GASOLINA vai custar 5,00 REAIS. tem gente doidim pra pagar 5 a 6 reais no litro de GASOLINA

    1. Sem mencionar que os pedágios caríssimos vão brotar como cogumelos pelo país.

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  30. Estou, extremamente emocionada com o que acabo de ler.
    Chorei, por entender, que essa gente quer tão pouco, e muitos acham que eles estão recebendo muito.

  31. O pior é que tem muitos, mas muitos povoados, e cidades pequenininhos assim: com gente muito pobre. Se cortar o bolsa família destas cidades, receio que todos vão morrer de fome. Eles já têm muito pouco com essa ajuda do governo… Compartilho dos seus sentimentos humanitários. São nossos conterrâneos, não merecem passar fome, podemos ajudá-los, não? É o mínimo que um governo e uma população descente fazem, independente de ser direita, de esquerda ou de centro.

  32. É incompreensível que as pessoas que tem como suprir todas suas necessidades se recusem a votar em pessoas que tentam dar um pouco as que nada tem. Pelo menos no voto podiam pensar coletivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *