O fim da operação Lava-Jato?

lava

Tenho cá com os meus botões que a Operação Lava-Jato, hoje, começou a morrer.

Morte talvez lenta, mas decretada pelos seus próprios agentes.

Pois quando o juiz Sérgio Moro lançou uma tropa de policias federais contra dúzia e meia dos pesos mais pesados de um dos pesos mais pesados da economia brasileira – os mega-empresários da construção civil –  praticou um lance de ousadia que dificilmente poderá sustentar, mesmo com a disposição do governo de investigar a tudo e a todos.

Prisão, ao menos para gente poderosa economicamente, segue ritos processuais que é pouco provável que tenham sido religiosamente seguidos, até porque, ao que consta, não houve busca e apreensão de documentação  que a sustente juridicamente.

Não é o “teje preso” usado para nós, simples mortais, que nem advogados temos, quanto mais as melhores bancas.

Mas, as ações generalizadas de hoje abandonaram, ostensivamente, a gradatividade, a fundamentação e a prudência que se deve ter com “peixes grandes”.

Se o objetivo jurídico for o de conduzir “meio processo” com aqueles  – empresários, dirigentes e ex-dirigentes da Petrobras – que não dispõem de foro privilegiado no STF, o que deixaria o caso, em tese, fora do alcance jurisdicional do Supremo, vai produzir um nada encadernado em vários calhamaços, porque é impossível tratar de corrupção política sem políticos.

Se chegar lá, porque não entra a semana que vem sem que um caminhão de recursos, habeas-corpus e pedidos de desconstituição de provas caia sobre os tribunais.

E com boas chances de êxito nas mãos de juízes que se pautem apenas pelos requisitos formais da lei.

Certamente, por alguns dias, o núcleo formado por delegados e promotores do Paraná terá o que vazar  escandalosamente nas páginas dos jornais e da Veja que se prepara para amanhã.

Mas uso político de um processo judicial esbarra, mais cedo ou mais tarde, no próprio processo judicial.

O poder econômico, no Brasil, pode fazer negócios – e os faz – à direita e à esquerda.

Mas ele está no mesmo campo da mídia e da Justiça: o do conservadorismo político.

A questão não é se os chefes das empreiteiras irrigam a política, porque eles fazem isso há décadas e décadas e em seus favores há meia (meia?) república,

Nem mesmo é se, por esta ou outras falcatruas, bem mereçam detenções ou processos.

Ou, ainda, em que finalmente vai acabar esta tal Operação Lava Jato, porque seus próprios investigadores parecem jogar contra sua sobrevivência jurídica no médio prazo e muito mais nos seus efeitos políticos imediatos.

A questão é se o Governo Dilma consegue se iniciar, se estabilizar e sobreviver à onda que se levantou contra ela.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

92 respostas

    1. Então João Neto, também estou preocupado não só pelo último parágrafo,é que não vejo ninguém do Governo,principalmente Ministério da Justiça agir em nada nem falar nada.A imprensa já tomou conta de tudo,na oposição todo mundo já se posicionou,até FHC disse está envergonhado,mas esse não conta,Aécio disse que ninguem dorme em Brasilia hoje, será que novamente só o PT será o culpado?

      1. Cadê o ministro da justiça? Sumiu. Se tivesse um mínimo de respeito ao povo que reelegeu esse governo, pedia pra sair. Quanta incompetência. O monstro cresceu nas barbas dele e ele não viu.

      2. Não vemos porque a mídia não mostra. A direita tem espaço e apoio. Nós não. Por enquanto. Então, nada de desânimo. Somos a maioria.

    2. Amanhã é feriado simbólico. O banana party está jogando o jogo de tentar inflamar os midiotas para que compareçam às ruas. Mas vai ser bom porque não vai dar em nada mais uma vez.

    3. O Governo da Presidenta Dilma, é o Governo que eu escolhi.
      Eu e mais um monte de gente.
      Que sabe deste golpe..
      E que se não for, já é…
      Não tiram ela como tiraram o Collor.
      Aqui a conversa é outra, aqui não é Paraguai.

    4. Estou aguardando uma operação da PF, como a de hoje, no Trensalão dos tucanos do Estado de São Paulo. Ai vai so perna que vão voar…

      Cade o Azeredo? Poque estão deixando caducar?? Porque ele é figurão do PSDB?

      1. Todos os políticos que legalmente ou através de caixa dois de empreiteira envolvida no lava jato tem culpa no cartório.

  1. se ela tiver peito e coragem para enfrentar essa corja tem , mas se for nao paz e amor desgraçado sem vergonha do mandato passado, eu duvido. porque todo mundo vai se revoltar contra ela. vai ter que bater de frente sim e sem fugir da luta. é com o povo , os movimentos sociais , sindicais e todo mundo que a elegeu é vai dar sustençao para ela, caso contrario vai cavar a propria sepultura. se governar igual da outra vez , mantendo no governo gente da laia do ze desgraça , hibernardo do pig por ter certeza que a coisa vai ficar feia para o lado dela. entao ela que tome coragem para assumir a luta , porque caso contrario ja era.

  2. Mais uma herança maldita da era das trevas demotucana e da ditadura.

    É novidade para alguém ter corrupção nessas empreiteiras? É novidade ter corrupção na Petrobras? Até aonde consigo retroceder, desde a década de 80 que a farra come solta nesses lugares. Mendes Junior organizava orgias para demotucanos. Querem enganar a quem?

    É um tremendo absurdo o que está acontecendo com nossas instituições, estão totalmente tomadas por demotucanos partidarizados e ensandecidos. Paulo Costa é demotucano e como tal está ligado a vários deles. Foi colocado por FHC no comando da Petrobras, época em que a Estatal foi saqueada. Youssef é amigo íntimo de Álvaro Dias. Por que essas informações não aparecem? Onde estão as ligações dessa corja? Estão queimando provas? Cansamos de ser enganados! Temos órgãos de governo aparelhados e a serviço dessa máfia. Um grande absurdo, uma aberração! Tanto Youssef quanto Paulo Costa, além de advogados, investigadores e pessoas ligadas à justiça são puro sangue tucanos. OAS, Mendes Junior, Odebrechet e outras, cresceram às custas de demotucanos. A própria OAS está ligada à ACM e companhia. Não chegarão aos grandes corruptos? Não pegarão os falastrões tucanos? São imputáveis?

    1. O bom é que vai facilitar que se aprove a proibição de empresa privada, ai os tucano vão morrer de fome.

      1. Proibição de empresa privada? Escreva paa entendermos.

        Você quis dizer proibição de doações?

    2. Arnaldo, a questão é a seguintes: essas empresas são as mesmas que financiaram a campanha derrotada do PSDB. São as mesmas que aparecem nas relações que o politico mineiro encaminhou para o Aécio. Contudo quando elas doam para as campanhas oposicionistas esses recursos são legais e estão registrados nas suas contabilidade o mesmo não acontece quando doam para o PT, PMDB e outros aliados do governo, elas fazem usando o caixa 2. E são elas próprias que denuncias aos oposicionistas para que eles juntamente com o PIG joguem no ventilador para criminalizar o PT e consequentemente respingar no governo. O silencio do PT é decorrente da sua infantilidade e imbecialidade em receber esses recursos pensando com isso que são amigos quando na verdade são traidores.

    3. A OAS pertence ao Cesar Mata Pires, genro de ACM, marido de uma de suas filhas. Aqui na Bahia, a ligação entre empreiteiras baianas como Odebrecht, OAS e ACM sempre foi tão grande que a OAS sempre foi reconhecida desde a década de 70 por se chamar Obras Arranjadas pelo Sogro.

  3. é ir com os amigos ou se afundar com os inimigos , nao tem volta dessa vez. é mudar e mudar e nao adianta querer dizer que o congresso é conservador , porque nao adianta. o congresso toda vida foi conservador , concordo que agora ta mais , mais toda vida foi assim. eles sempre olham para o proprio umbigo.

  4. Todos os movimentos do Juiz Moro são friamente calculados. Prisões na sexta, no sábado repercute nas revistas, jornais, telejornais e a direita nas ruas implorando pelo golpe. O golpe ganha força.

      1. Penso que no final de semana é mais difícil soltar a galera.
        Penso que este Juiz não é troxa.
        Penso que ele legitimou e se fortaleceu com a ajuda do Pig, agora quem garante que não vai sobrar para a direita, e ai a mídia sai dessa sinuca como?
        Penso que o Gilmar até terça solta todos donos de construtora.

      2. O juiz Moro está a serviço do PSDB, q está a serviço da mídia golpista, q está a serviço dos EUA. Esse quintal latino-americano está se achando demais… Cheio de governos de esquerda, BRICs, banco do BRICs, Mercosul. A queda de braço é séria e tenho receio de que a ameaça “não vai ganhar e se ganhar não leva” vai muito bem, obrigada. Está na ordem do dia pegar Lula e Dilma. A AP 470 foi só o começo. Forjam provas, ligam alhos com bugalhos, esconder provas pró-réu, jogam no ventilador midiático o que bem entendem e, tal como a Escola Base, a execração pública independe de provas. Além disso, essa nova classe consumidora agora se espelha na burguesia. Defender governo popular (e nem é tanto assim) é vergonhoso. “Queremos nosso iPhone 6!”

        1. É exatamente isso, Márcia Melo. Tudo muito bem preparado para o golpe, custe o que custar, e a nova classe consumidora se espelha na burguesia, a fim de negar o próprio passado. Afinal, eles querem mostrar que chegou a hora deles, e que fazem parte da ‘elite’.

          1. Já esta circulando que estas empresas faziam um cartel, para fraudar concorrência publica e subornar funcionário público, é questão de tempo começar a aparecer as obras do governos do pesdb

          2. Hoje o Zé Cardoso está repetindo o “doa a quem doer”. A conferir.

  5. O interessante – ou coincidência – que essa operação foi desencadeada nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais (psdb) e uma ponta em Pernambuco (psb).

  6. Lugar de corrupto e corruptores é na cadeia, doa a quem doer, seja do PMDB, PSDB E PT. Não temos compromisso com quem mijou fora do pinico eles que se viram. Não vejo como golpe. Tem que ir até o fim, estas empreiteiras tem obra no país inteiro. vocês acham que só as obras da Petrobras tem corrupção.
    Não podemos esquecer que:
    Vão aparecer nomes de jornais e jornalistas pagos para abafar muita coisa
    Vão aparecer indícios de outras obras superfaturadas.
    Vão aparecer nomes de empresários da construção íntimos dos tucanos, e de obras tocadas pelos governos tucanos.
    vocês acham que só as obras da Petrobras tem corrupção.
    Agora, eles tem dinheiro e o Gilmar Mendes no bolso, facão suas apostas…

  7. O que chama a atenção é que esses caras estão desesperados pra armar um golpe.
    E no desespero estão agindo com uma incompetência e falta de precauções que, desmontado o golpe, vão ficar nús. É só catar e jogar no calabouço.
    Tem que ter coragem e determinação porque tem cheiro de império (CIA) por trás da merda.

    1. Tudo é medo que os tucanos tem de se abrir a Caixa preta deles.Quanto foi o total de roubo dos tucanos? Alguém se habilita a dizer?
      Por tudo o que conheço de tucanos, aposto que algum eventual roubo na Petrobrás a ser provado é roubo de galinha.

      Eles, tucanos, não aguentariam ir para cadeia. Após tantos anos roubando se a coisa pegar um tucano, teremos golpe sim.

      1. Maria Dilma por obsequio queira acessar o Conversa Afiada, lá está um matéria que trata dos roubos dos tucanos é algo fantástico de bilhões de reais. Vale apenas conhecer.Só a privataria tucana girou em torno de 100 bilhões; o Banestado algo em torno de 30 bilhões até o Trensalão/Metrô paulista saiu pela bagatela de 800 milhões. O Aecioporto, Furnas e Cemig são fichinhas.

  8. Amigos,o “lava a jato” vai virar “lava de balde”, quero ver se a PF tem coragem de ir buscar todos os corruptores!
    Os corruptos são piabas!

  9. Juiz Moro? Este é só um membro da cadeia de transmissão. Isto é o início (meio) do golpe de Estado. E vai ser rápido, diferentemente do tempo da justiça que é lento! Depois de feito, quem vai discutir aspectos jurídicos? E onde está Dilma? Na Austrália. E onde está o Ministro da Justiça? Em lugar nenhum. E os demais? Silenciados, do jeito como ela os quer. Infelizmente, para nós todos que votamos nela e a defendemos tanto.

  10. Você acha que os amiguinhos do governo, os meninos superpoderosos das empresas amigas, irão te forças para livrá-los a todos, não é? Acorda, porque a vaca caminha aceleradamente para o brejo.

    1. Não, Ricardo. Não acho nada disso. Acho que, salvo haja fundamentação correta e suficiente (veja bem, fundamentação jurídica, não “merecimento” de cana), a legalidade formal da investigação pode ter sido irremediavelmente comprometida. Pergunte a qualquer estudante de Direito se atos jurídicos praticados sem ela – em condições de normalidade- sobrevivem. Quando um juiz invoca o apoio dos candidatos a Presidente em um despacho de prisão, isso não é sinal nem de isenção nem de solidez em sua decisão, mas de fragilidade jurídica.

  11. Mais um 15 de novembro a lá Joaquim Barbosa, tudo golpe midiático, não vai dar em nada essas prisões.

  12. É só aparecer alguém do PSDB na confusão para tudo voltar ao normal, ou seja, não se fala mais nisso.

  13. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-papel-cada-vez-mais-estranho-da-policia-federal-no-caso-helicoca/
    Um ano depois, o papel cada vez mais estranho da Polícia Federal no caso Helicoca

    por : Kiko Nogueira

    O flagrante no helicóptero dos Perrellas no Espírito Santo

    Na esteira da denúncia de que delegados da Polícia Federal envolvidos na operação Lava Jato fizeram campanha para Aécio Neves, vale a pena relembrar um episódio recente e rumoroso em que a PF teve um papel, no mínimo, estranho. Falo do Helicoca.
    ADVERTISEMENT

    O helicóptero da família Perrella foi apreendido com 445 quilos de cocaína numa fazenda no interior do Espírito Santo em 24 de novembro de 2013. Vai fazer um ano.

    Apenas quatro míseros dias depois, a ligação dos Perrellas com o crime foi descartada. Segundo o delegado responsável, Leonardo Damasceno, não existiam indícios de participação dos parlamentares.

    “Pará nós, essa questão está encerrada”, disse ele. “O deputado [Gustavo, filho de Zezé] não estava no local e a contratação do frete foi feita pelo copiloto, que subcontratou o piloto”.

    No inquérito, o proprietário do local onde ocorreu o pouso foi inocentado também, sem uma explicação convincente. A Superintendência da PF em Minas ouviu Gustavo, mas apenas como testemunha. “Hoje não há nada que indique que ele tivesse conhecimento sobre a droga”, afirmou Damasceno.

    Uma escala num hotel fazenda em Jarinú (SP), onde, de acordo com documentos, ficaram 50 quilos do entorpecente, foi ignorada. O juiz federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa relacionou algumas questões sem resposta: “Há realmente diversos aspectos que dependem de investigação, como a origem da droga apreendida, a dúvida sobre a internacionalidade, o papel dos envolvidos e a possível participação de terceiros”.

    Quem é Leonardo Damasceno? Ele formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e é pós-graduado em Direito Público e Processual pela Consultime-Unives, de Vitória. Em 1996, foi nomeado para o cargo de agente fazendário em Belo Horizonte.

    Fez carreira em terras capixabas. Em janeiro, assumiu a secretaria de Defesa Social do município de Serra, o mais populoso do ES e um dos mais violentos do Brasil. O prefeito é Audifax Barcelos (PSB), que trabalhou pela reeleição de Renato Casagrande (derrotado). Ambos apoiaram Aécio.

    Damasceno ficou cerca de três meses na função e teria saído por causa de conflito de interesses. Ele esteve à frente de operações como “Duty Free”, que desbaratou um bando especializado em crimes ligados à área do comércio exterior, e “Calouro”, que apanhou fraudadores de mais de 50 vestibulares em 30 instituições de ensino superior privadas.

    O jornalista Joaquim de Carvalho falou com o policial na série de reportagens sobre o Helicoca publicada no DCM. Escreve Joaquim: “Leonardo Damasceno é de uma família de funcionários públicos. Seu irmão, auditor fiscal em Minas Gerais, ocuparia um cargo de confiança no governo mineiro. Sobre a hipótese de conflito de interesses, já que Zezé Perrella, dono do helicóptero, é aliado político de Aécio Neves, Leonardo diz:

    – Não tenho ideia do que fazem meus irmãos. Ilações todo mundo faz. Dizem, por exemplo, que por eu ser Galo (torcedor do Atlético Mineiro) não poderia defender alguém que é do Cruzeiro (Zezé Perrella era presidente do clube).

    Parecia empenhado na investigação, mas o fato é que, depois da entrevista em que isentava Perrella, entrou de férias e quem assina o relatório final do inquérito é a delegada Aline Pedrini Cuzzuol.”

  14. E devo dizer: acho o blog muito legal, em tudo. Mas os post são muito estressados e pessimistas sempre. Os do Conversa Afiada são os mais pessimistas e desesperados. Mas às vezes PHA provoca mesmo.

    Aqui os estressados contaminam.

    1. Conversa afiada tem um propósito, trabalhar em uma linha determinada, censura em muito os comentários.
      Atacar o Pig para lá na frente favorecer a record
      Atacar o FHC, penso que é pessoal, não estou defendendo, mas fala tanto nele que acaba fortalecendo.
      Por vez defende o xuxu, medo de represaria em sampa para record
      Não consegui pescar todos os objetivos do PHA, mas que parece que usa os meios para um propósito.
      Nada indica esta história de golpe, o que é certo nesta fase não esta vazando nada para ninguém, acho que esse Juiz Moro usou o PIG para se fortalecer, vamos esperar….

  15. Estou preocupadíssimo com essa “autonomia” dada à polícia federal. Isso é um atentado à democracia brasileira. Quantos votos eles tiveram para decidir POLITICAMENTE quando e como agir contra o governo federal? Entraram no esquema da novela das 9h da Globo – “O escândalo da Petrobras – eles sabiam” – sem o menor constrangimento. O ministro da justiça e o diretor da polícia federal são dois bananas. A presidenta Dilma que me desculpe, mas, se ela não colocar uma equipe leal e firme para enfrentar os golpistas, já era, adeus governo. Vai perder o mandato no meio do caminho. E nós todos que votamos nela, que fizemos campanha para ela, vamos ficar com cara de bobos, vendo o governo cair com a ajuda da Polícia Federal do governo federal! O problema é que, o que está em risco é muito maior: a democracia brasileira e os interesses e conquistas dos de baixo, totalmente ameaçados.

    Há um claro golpe armado, desde o começo. O juiz envolvido, aquele do Paraná, amigo do senador tucano Alvaro Dias, montou a peça de forma a evitar que os nomes de autoridades federais fossem citados. Foi a primeira armação na delação premiada. Como você limita a confissão de dois bandidos para impedir que o processo suba para uma instância maior? E o direcionamento dado nos interrogatórios assistidos por advogados dos tucanos, sempre sugerindo aos bandidos que se eles culparem o governo, ficarão soltos. Isso, aliás, nem precisaria: basta ver o histórico das prisões no mensalão do PT e o próprio discurso de Dilma: sendo do PSDB, estão todos soltos!

    Depois vieram os vazamentos seletivos, até descobrirem, APÓS AS ELEIÇÕES, que os agentes da PF do Paraná são praticamente militantes tucanos. E no dia seguinte a essa revelação disparam as prisões midiáticas. Muito provavelmente estavam programadas para o dia 15 de novembro, para coincidir com a prisão dos “mensaleiros” – outra armação da mídia – e fortalecer a campanha pelo impeachment. No congresso e nas ruas. É um jogo pesado.

    Ora, a direita não aceitou a derrota eleitoral. Ela havia programado tudo para vencer. A mídia atuou descaradamente o tempo todo, de forma impune, montando uma verdadeira novela das 9h, com capítulos sensacionalistas contra o PT, sempre. Teve a ajuda “divina” da morte de Eduardo Campos e do crescimento de Marina Silva para ajudar o candidato tucano. Tudo combinado, mas esqueceram de combinar com os russos. No caso, o povo brasileiro, que apesar de todas as capas panfletárias da Veja, de toda a armação das instituições do Paraná – judiciário, procuradores, delegados federais, Deus que nos livre do esquema montado naquele estado! – apesar de tudo isso, a maioria do povo resistiu e reelegeu Dilma presidenta.

    Mas, o governo eleito está deixando um vazio político muito grande e perigoso. Não consegue se articular, dar direção, assumir a direção das coisas, apontar caminhos, desmantelar os golpes – são muitos, a todo momento – e agir com firmeza em defesa da democracia e dos interesses dos de baixo. Dilma e Lula precisam retomar a direção do processo, convocar a população para defender os interesses populares, colocar um freio nessa falsa autonomia da PF tucana e governar em favor dos de baixo. Foram eleitos para isso, não para brincar de republicanismo.

    É isso que esperamos do governo. Serenidade, mas firmeza. É preciso apontar o caminho da desqualificação dessa mídia golpista e construir novas mídias alternativas. Sem isso, seremos derrotados.

  16. O governo deve sobreviver, problema é o prejuízo político, e se vai conseguir se recuperar, fazer a economia crescer, ainda mais num momento em que a crianção de empregos vem caindo.

    O objetivo principal não é o golpe, pois é algo complicado, que traria consequências imprevisíveis, até com muita violência – até porque hoje é muito mais fácil comprar um fuzil do que era na década de 1960.

    Mas certamente vão tentar inviabilizar o governo Dilma e transformá-lo num desastre total, para que chegue obviamente sem chances em 2018.

    O Governo tem seu favor o tempo, vai depender de como vai usá-lo. A continuar a morosidade, a tibieza no enfrentamento dos inimigos, vai ser tragado pelos ventos golpistas.

  17. Que tal Tarso Genro pra Ministro da Justiça? Na minha opinião, o quanto antes deve ser feita a substituição.

  18. Esse tal Moro vai tirando o dele da reta.
    Vai sobrar apenas para a PF .
    O problema reside nos que possuem foro privilegiado .
    Poucos partidos é que não terão parlamentares envolvidos.
    Tentam atingir Dilma, para negociar uma saída saudável .

  19. Eu estou pouco ligando para o fato de que o PMDB, ou o PSDB, ou o DEMO, ou o PT, ou a Mae Dinah “enterrou” a CPI do Cachoeira e amigos. Eu quero e ver todos estes LADROES, sejam Vermelhos ou Azuis, na CADEIA. Pois esta MONTANHA DE DINHEIRO que eles ROUBAM, com o auxilio de agentes publicos de TODOS OS PARTIDOS, indiretamente, se vcs nao sabem, MATA MILHARES DE PESSOAS DESVALIDAS. Entao, meus caros, sejam LADROES COM BICO ou COM ESTRELA, desejo que MOFEM numa cela fetida de um destes maravilhosos PRESIDIOS BRASILEIROS. Pois se vcs ainda nao entenderam, penso, esta na hora de explicar: ESTA MONTANHA DE DINHEIRO ROUBADO, hoje, ontem e sempre, SAI DOS NOSSOS BOLSOS. Dos bolsos do CIDADAO OTARIO que recolhe tributos. Entenderam, ou querem que desenhe? Logo, vamos parar de defender este ou aquele e vamos passar a exigir que as INVESTIGACOES, OS PROCESSOS e AS CONDENACOES, atinjam a todos.

  20. A P(F)SDB, prendeu os ricaços na sexta para tirar foto no sábado para revista Óia, na segunda tá todo mundo na rua. Acho que a camargo correia não vai mais fazer propaganda…nem do metro de São Paulo. Enquanto isso a sabesp vai cobrar mais caro pela água que não entrega…é uma piada atrás de outra! rsss

  21. não são os empresarios, esse com certeza se safam. É o governo, será que o governo consegue reagir ? se não reagir vão paralisar o pais, o golpe já está em curso

  22. Sr Reinaldo Nunes, seu comentário está muito próximo do que está ocorrendo, pois não iriam parar no “acidente” que não gerou as ações como previram. Vão tentar nos impingir um golpe travestido de “legal”, pois vai ser suportado pelo poder judiciário como já vimos ocorrer no Paraguai e em Honduras. Essa ação está sendo orquestrada de fora para dentro sob os auspícios dos atores que já conhecemos – Soros e cia e de cá (fhc, midia, etc)

  23. Sr Reinaldo Nunes, penso que o seu comentário está muito próximo do que está ocorrendo, pois não iriam parar no “acidente” que não gerou as ações como previram. Vão tentar nos impingir um golpe travestido de “legal”, pois vai ser suportado pelo poder judiciário como já vimos ocorrer no Paraguai e em Honduras. Essa ação está sendo orquestrada de fora para dentro sob os auspícios dos atores que já conhecemos – Soros e cia e de cá (fhc, midia, etc. É o governo mundial sendo implantado.

  24. O problema é se as acusações se sustentam, pois o que não falta é investigação da PF morrer na praia.

  25. Eu vejo a análise do Fernando como muito pertinente. Você prender gente das maiores empreiteiras do Brasil, com poder econômico enorme, pode mesmo ser um tiro no pé. Essa rapaziada tem contratos com governos de todos os partidos. Tem muita coisa em jogo. Do ponto de vista politico, a acusação “ela sabia de tudo” ainda é pueril. Quem vai decidir quem vai comandar a Petrobrás é ela e isso corrói a oposição por dentro. Nervos de aço, moçada. Nervos de aço.

  26. Depende muito do objetivo que se quer atingir Fernando. Se o objetivo primeiro fosse combater a corrupção, os cuidados com o inquérito, particularmente com a delação premiada, seriam muito maiores.Até prova em contrário, a minha suposição é que essa investigação tem uma finalidade prioritariamente política (arrebentar com PT e aliados) e, portanto, Moro e PF estão pouco se lixando para o desfecho dele na “JUstiça”

  27. Me ocorreu o seguinte: 1. prende todos os fornecedores da Petrobras. Sobram os fornecedores externos. Ocontcúdo nacional vai pro saco. 2. Os EUA acham cabelo em ovo nos fornecedores externos. Pronto, a Petrobras não pode mais se mexer.

  28. A oposição não tem senso de ridiculo. O povo brasileiro reelegeu o Pt mais uma vez desdenhando todas as suas armações. Mas como todo ridiculo, eles não tiram a melancia do pescoço e continuam pagando um mico historico. Vamos aplaudi-los. Eles merecem.

  29. Rede Globo e Aécio estariam envolvidos com Paulo Roberto Costa, da Petrobrás
    Paulo Roberto Costa é o mais novo peão que foi introduzido no xadrez dessas eleições. Era funcionário de carreira desde os anos 70 da Petrobras. Ingressou na Petrobras em 1977. Nos Governos de FHC, de 1997 a 2003 exerceu a função de Conselheiro da TGB – Gasoduto Bolívia Brasil S.A., quando foi inserido na convivência com gestores internacionais da Enron e El Paso, tendo exercido a função de forma cumulativa de Diretor da Gaspetro com mandato de maio de 1999 a dezembro de 2000.

    Ou seja, o envolvimento dele com o partido de Aécio é patente e sua dedicação a eles bastante eficaz. Dizem que era intermediador de propina na Petrobras e fazia isso para vários partidos. Teria alguma participação na compra de votos para a reeleição de FHC? Não sabemos, e, pelo que parece isso não vai aparecer no seu depoimento, mesmo que possa ter acontecido.

    Seria coincidência que o partido que o nomeou em cargos de gestão não aparece em momento algum nas reportagens vazadas para a mídia corporativa da sua delação que deveria estar sob segredo de justiça?

    Outra coisa interessante também é que Paulo Roberto já confessou ter um contrato com a Globo para vender uma ilha. Sua Consultoria Costa Global teria entre seus contratados as organizações Globo. Quantos e quais outros contratos teria Paulo Roberto e que pessoas estariam por trás desses contratos?

    Alguns podem afirmar: Mas o que esse homem estava fazendo num governo do PT? E eu respondo. Os Governos do PT, diferente do que a mídia corporativa afirma não aparelharam a Petrobras com gente do PT.

    O PT priorizou o conhecimento técnico e a competência das pessoas, além do político. Mas, entre esses técnicos vários eram ligados a vários partidos, inclusive ao PSDB que cooptou pessoas para seu projeto de poder e aparelhou a Petrobras com muitos deles. O PT achou que não teria problemas com isso. Aí está no que deu. Coube a Dilma demiti-lo em 2012 quando já havia uma investigação sobre o assunto.
    Reprodução:(PlantãoBrasil)

  30. Eu também tenho a mesma opinião e postei isso mais cedo no site do Cafezinho…
    Não apenas essas prisões terão seus efeitos jurídicos contestados por competentes bancas de advogados, se as ordens de prisão estiverem baseadas tão somente no depoimento dos delatores, sem as devidas provas documentais, como para mim é cobrir com cortina de fumaça os nomes ainda não citados do PSDB e DEM

  31. Olha, as esquerdas têm que expor reação imediata com relação a esta bandeira contra a Petrobrás, por exemplo:
    – Os diretores envolvidos em corrupção, perspassaram 30 anos, no mínimo três quatro governos. E Dilma quem está depurando isto.
    – Corrupção ou se protege e cocasse prá baix- do tapete ou se enfrenta
    – Agora a mídia e oposição, não podem fazer disto bandeira para se voltar a um estado anterior. PARECE QUE A PRESSÃOÉ PARA QUE ABANDONE INVESTIGAÇÕES. Pelo menos a pressão “de que o governo Dilma é corrupto” é prá levar a isto.
    – Deveria havefr um movimento nacional em favor das atitudes da Presidenta, uma campanha que pode-se titular até como “DOA A QUEM DOER”…
    – enfim…

  32. Se é o fim ou não, não se sabe, nem o próprio Moro que, embora Juíz, talvez não conheça muito bem a história de golpes, sucessivos, dos quais a direita se alimenta e mantém seus privilégios. Portanto, é muito provável, que esta mega operação, desbaratada, hoje, tem um único propósito: Servir de combustível para as manifestações da direita reacionária, que estão marcadas para amanhã, dia 15/11/2014.

  33. COMPLEMENTO….

    – Negócio esquisito, parece até marketink contra p. p. p. e pt… Não apareceu um nome denuciado pelo robertão dos que foram presos no Jornal Nacional, mas o do pt… apareceu em todos os jornais.
    – às vezes creio que esta é somente uma luta eleitoral. A oposição sabe que através do voto não vai ganhar… se deixar a Petrobrás nas próximas eleições reforçam mais votos ao pt, então o mote escamoteado será metralhar e tucanalhear a petrobras… Trágico… muito trágico querer ganhar eleições com golpes deste nível…

  34. Brito, gostem ou não urge uma TCHECA/URSS .

    Republicanismo com esse modelo político é papo furado .

    Republicanismo só para muitos anos adiante .

    O pessoal de SP já foi para as ruas .

    Terá que ser em todo o país .

    O intuíto é impedir a regulamentação da mídia e enfraquecer a petroleira.
    Esse serviço está sendo feito pelo Moro/tvs e asseclas . Não sou petista, mas também não sou teleguiado .

  35. O que a maioria não se deu conta é que há um golpe orquestrado, ou melhor, golpe Suave. O brazil se encontra na 2ª fase, como na Venezuela. A 1ª parte consiste num Join Venture entre a Big Media, Ongs, Agency Stratfor, a direita e o poder econômico. Nesta fase, procuram desgastar o governo que contraria a especulação do poder econômico. Buscam vencer as eleições lançando factoides, massivamente, com discursos preparados em sintonia com que publica a imprensa corporativa. Caso, não consigam vencer as eleições, continuam os factoides em sintonia com a rede golpista. Umas das possibilidades é destituição do presidente eleito por meio de pressões do mercado financeiro e a replica pelos meios de comunicações: Recessão, Inflação, estatísticas manipuladas e pessimismo fabricado.

    Mais informações
    Doc Wikileaks
    Sabotagem
    Brazil – 2ª Fase Golpe Suave
    http://openermedia.blogspot.com/2014/05/america-latina-instrumentos-de.html … …

  36. … e não é uma grande coincidência que a operação foi feita bem no dia que a tucanada da diretoria estava reunida em SP, e às vésperas da manifestação do Lobão-mau ? Acho que a PF gosta do Lobão. Sempre gostou. Ele ajudou muito a PF a se justificar. Temos, então, um “quinto-poder” agindo no cenário político nacional ? Quem está coordenando ?

  37. Contra os canhões marchar , marchar !
    Se não derrubarem a artilharia midiática o governo sucumbirá !

  38. Dilma aproveita agora, e coloca nos postos chaves da segurança, pessoal de confiança, se não eles vão te dar um golpe e ainda vão te prender!,não seja tao republicana assim não!!!!!!!!!!

  39. Caro Fernando, não acho que vão abafar esse escândalo, pois ele é parte da jogada da direita para conseguir o impeachment da presidenta, ou pelo menos um governo sem força para implementar reformas. Certamente, os magnatas das empreiteiras vão escapar. Pagam algumas multas, colaboram com as investigações – sempre contra o PT – e pronto. Quem perde mesmo é o governo Dilma e o PT, já que todo esse escândalo está sendo carnavalizado e novelizado pela mídia. Só há um jeito de enterrarem esse caso: se aparecerem denúncias contra os caciques tucanos. Aí sim, a Globo para de falar no assunto, os juízes engavetam tudo na primeira instância, e pronto. Acabou. Agora, com essa polícia federal tucana do Paraná, com o juiz tucano que coordena as ações e os procuradores idem, todos do Paraná, acho muito difícil que apontem o dedo para os tucanos. A ação da PF virou motivo para discurso dos caciques tucanos ressentidos com a derrota eleitoral. Ou o governo Dilma resolve controlar os tucanos da PF, e acabar com a partidarização nas investigações, ou se tornará refém dessas forças diabólicas.

  40. Com esse “ministro” da justiça que a Dilma tem, vai ficar por isso mesmo. Nem, ao menos, serão afastados os “delegados” cabos eleitorais do PSDB… Oxalá esteja eu errado.

  41. Só faltava essa! Vejam isso! Gilmar Mendes é o novo relator das contas de campanha de Dilma. Caberá ao ministro Gilmar Mendes relatar, no Tribunal Superior Eleitoral, as contas da campanha da presidente Dilma Rousseff; processo, que estava com o ministro Henrique Neves, cujo mandato expirou nesta quinta (13), foi redistribuído hoje e ficou com Mendes; o Planalto recebeu a notícia da designação de Mendes com preocupação, uma vez que o ministro pode reprovar as contas de campanha da presidente. Leia matéria completa em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/160584/Gilmar-Mendes-%C3%A9-novo-relator-da-contas-da-campanha-de-Dilma.htm

  42. Acabei de ver no jornal da Record News um quadro horroroso. Aécio com cara de alucinado, cercado por todos os gangsteres do psdb, num palanque em São Paulo, vociferando contra a corrupção da Petrobrás e exigindo que a investigação continue em janeiro de 2015. É muito deprimente a gente saber que é uma encenação e que o acusado se travesti de acusador e a sociedade sendo completamente levada, embalada nesta empreitada pela mídia golpista. Aécio encena descaradamente e o resto da quadrilha desempenha cinicamente o seu papel. O golpe está a pleno vapor.

  43. Um raciocínio básico, foi desviado de contratos da Petrobras com empreiteiras e demais empresas, esse dinheiro, é lógico foi embolsado primeiramente para as empreiteiras e depois para os operadores, agora pergunto uma coisa, esse dinheiro foi 100% para a base aliada, será que não foi para o psdb, sendo que estes desfrutaram de aporte em suas campanhas, então funcionou assim, para os demais foi dinheiro de campanha de caixa dois, da Petrobras e para o PSDB somente dinheiro legal de contribuição de campanha, não teria um operador do lado do Psdb, ou alguém acha que os tubarões das construtoras não vão entregar a banda podre do Psdb. Mesmo que o Psdb tenha recebido dinheiro somente de contribuição legal isso não envolve eles.

  44. Se sobrevivermos a mais esse ataque, teremos de dar uma resposta a altura!
    Chega dessa marmotagem!

  45. … Vamos fazer uma ‘vaquinha’ para comprar a passagem de volta do ínclito delegado Paulo Lacerda?!…

    E por ordem na Casa!

    Honduras não chegou a virar um puteiro!

  46. TIJOLAÇO, isto é um golpe? Devo proteger minha família,? Sou de orientação de esquerda, estão nos investigando dia a dia. Vão nos enjaular com qualquer envolvimento. isto não é um comentário é pedido de informação.

  47. A Dilma está do lado certo na vida. E vai vencer esses insanos que querem humilhar uma pessoa de bem.
    Vade retro, sedentos de sangue humano.
    E não acredito que tenham apoio da maioria do Congresso Nacional e nem das Forças Armadas – nenhuma dessas instituições vai querer de novo cair no ridículo de ficar patrocinando golpe porque uns dois milheiros de jovens bem nutridos+Lobão não se conformam que o candidato deles perdeu a eleição.
    Acho que a imprensa e a direita estão meio amalucados. Será que não percebem que uma investigação de corrupção, do tamanho que for,não é maior que anormalidade democrática de um país? Ao contrário, pela sua envergadura só reafirma o pleno exercício das suas instituições.
    Menos, tá bom?

  48. … Cumpre lembrar também que – precisamente (sic) – no dia 15 de novembro do ano passado os mesmos fascigolpistas promoviam a espalhafatosa e midiática prisão dos líderes José Genoino e José Dirceu!…

    Tudo tão previsível!

    Tão enfadonho!

    Ah essa DIREITONA beócia, aloprada e preguiçosa!

    Corrupta até a enésima geração!

  49. … E a Satiagraha, a quantas anda?!…

    … E o TRENSALÃO?!

    A ilha particular do “ilibado” DEMoTucano Robson Marinho?!

    E o doleiro Alberto Yousseff do escândalo do Banestado? Sósia do atual?

    O réu confesso Eduardo AZARedo nas primeiras – e generosíssimas – primeiras instâncias jurídicas das Alterosas?

    ‘O AeroPÓrto da Fazenda do Titio’ [do Aécio ‘Never’]?!… Já está “tudo bem” junto à ANAC?!

    Legal!

    Viva o ‘braZil’, “MAS dos ‘cheirosos'”!…

  50. Quando o projeto inicial da refinaria Abreu e Lima foi elaborado, a reserva do pré-sal ainda não tinha sido descoberta. Os “aditivos” foram feitos para ampliação da capacidade da refinaria ainda na fase de construção, pra melhor processar o óleo adicional advindo do pré-sal. Os golpistas aproveitam isso pra dizer que trata-se de superfaturamento, e os babacas manipulados acreditam.

  51. Depois de tudo que já vimos e lemos nesses últimos 10 anos é difícil deixar de ser pessimista: os empresários vão se livrar rápido, nada vai acontecer aos agentes da PF e só vai sobrar para o PT e o Governo Dilma.

  52. Ex-presidente do PSDB usou CPI para extorquir propina, diz delator. Hoje Aécio é presidente do PSDB
    O senador Aécio Neves precisa depor, sob juramento, na CPI da Petrobras para explicar o que ocorre nos bastidores do PSDB relacionado a propinas.

    Vamos observar o paralelo entre 2009 e 2014.

    2009, ano anterior às eleições de 2010.

    Presidente do PSDB era Sérgio Guerra.
    Seu partido criou uma CPI da Petrobras.
    O delator Paulo Roberto Costa disse que pagou R$ 10 milhões de propina ao presidente do PSDB para enterrar a CPI.

    2014, ano de eleições de novo.

    Presidente do PSDB é Aécio Neves, sucessor de Sérgio Guerra.
    Seu partido criou outra CPI da Petrobras.
    Coincidência ou não, os tucanos abandonaram a CPI

    Que tal Aécio Neves explicar o que se passou e se passa nos bastidores do PSDB? O povo quer saber.

    Lembremos que Aécio não é apenas candidato, nem é apenas senador. Ele é o próprio presidente do partido PSDB. É ele quem tem que tomar atitude sobre o que passa dentro do partido.

  53. Laudo da PF engavetado no governo FHC ligava Youssef à caixa de campanha de Serra e do próprio FHC
    “Documentos começam a esclarecer por que o laudo de exame financeiro nº 675/2002, elaborado pelos peritos criminais da PF Renato Rodrigues Barbosa, Eurico Montenegro e Emanuel Coelho, ficou engavetado nos últimos seis meses do governo FHC, quando a instituição era comandada por Agílio Monteiro e Itanor Carneiro.

    (DCM)De uma reportagem de Amaury Ribeiro Jr, autor de A Privataria Tucana, em 2003:

    Nas 1.057 páginas que detalham todas as remessas feitas por doleiros por intermédio da agência do banco Banestado em Nova York está documentado o caminho que o caixa de campanha de FHC e do então candidato José Serra, Ricardo Sérgio Oliveira, usou para enviar US$ 56 milhões ao Exterior entre 1996 e 1997. O laudo dos peritos mostra que, nas suas operações, o tesoureiro utilizava o doleiro Alberto Youssef, também contratado por Fernandinho Beira-
    Mar para remeter dinheiro sujo do narcotráfico para o Exterior.

    Os peritos descobriram que todo o dinheiro enviado por Ricardo Sérgio ia parar na camuflada conta número 310035, no banco Chase Manhattan também em Nova York (hoje JP Morgan Chase), batizada com o intrigante nome “Tucano”. De acordo com documentos obtidos por ISTOÉ, em apenas dois dias – 15 e 16 de outubro de 1996 – a Tucano recebeu US$ 1,5 milhão. A papelada reunida pelos peritos indica que o nome dado à conta não é uma casualidade.

    Os dois responsáveis pela administração da dinheirama, segundo a perícia, são figurinhas carimbadas nos principais escândalos envolvendo o processo de privatização das teles e auxiliares diretos de Ricardo Sérgio: João Bosco Madeiro da Costa, ex-diretor da Previ (o fundo de pensão do Banco do Brasil) e ex-assessor do caixa tucano na diretoria internacional do BB, e o advogado americano David Spencer.

    A perícia revela ainda que Spencer é procurador de Ricardo Sérgio em vários paraísos fiscais. Ao perseguir a trilha do dinheiro, os peritos descobriram que os milhões de Ricardo Sérgio deixavam o País por intermédio de uma rede de laranjas paraguaios e uruguaios contratados por Youssef e eram depositados na conta 1461-9, na agência do Banestado em Nova York antes de pousar na emplumada Tucano, que contava com uma proteção especial para dificultar sua localização.

    Ela estava registrada dentro de outra conta no Chase em nome da empresa Beacon Hill Service Corporation. De lá, o dinheiro era distribuído para contas de Ricardo Sérgio e de João Bosco em paraísos fiscais no Caribe.”

  54. Sou petista, não mudo e não vou mudar tão cedo. Roubar dinheiro público é roubar de crianças carentes, de velhinhos que não tem plano de saúde, é preciso punir com rigor. Só o problema é que se apura mal feitos do PT e coligação, nunca dos outros e teria que vir a tona de todos, com a mesma gana.

  55. A cada patuscada golpista, vai se decantando da oposição politica, o que parece ser uma quadrilha internacional de desvio de recursos publicos, com fortes indicios de envolvimento com o trafico de drogas. Vamos ficar atentos.

  56. Não nos esqueçamos do motorista, da mulher magoada com o diretor ou um jardineiro que ainda poderá surgir instantaneamente e complicar todo este inquérito.

  57. Existem duas maneiras de se tratar as coisas : com ou sem seriedade. A Justiça do Brasil não muda porque escolheu a segunda opção faz muito tempo. Nenhum dos braços da Justiça tem compromisso com a seriedade, ao longo do tempo nunca se tomou nenhuma medida, por esse Poder que é independente, para cumprir as suas funções. A impunidade é a responsavel por atitudes que debocham de tudo e de todos no País. Além de passar uma imagem para o mundo todo de como as coisas funcionam por aqui. Quantas ivestigações ocorreram, produzindo manchetes de todo o tipo, e não produziram nenhuma consequencia. Não julgo a polícia federal, como em qualquer lugar tem pessoas sérias e outras não, o que precisa ser julgado é o papel da Justiça como instituição. A Justiça não pode ser omissa. A responsabilidade de dar consequencia a tudo o que é investigado é do Poder Judiciário.
    A corrupção está na sociedade. Foram empresas privadas que fizeram negócios com o diretor da Petrobras, são pessoas que fizeram negócios. Parece que são apenas os governos que praticam corrupção. Uma empresa estatal está sendo investigada por supostos atos de corrupção. Corrupção que teria sido praticada com empresas privadas em uma atividade, supostamente, praticada por pessoas dentro dessas empresas. Se não houvesse a certeza da impunidade, oferecida pela situação da Justiça, não estaríamos assistindo a isso que estamos assistindo. Não podemos mais ficar fingindo que temos Justiça. A Justiça precisa se mexer.

  58. Todos nós sabemos que o julgamento político em muito influencia as decisões da justiça, a pressão da direita neste momento pesa em muito para a condenação dos empreiteiros, pergunto qual a melhor estratégia para eles?
    Envolver o PSDB, através da delação premiada, e por seguinte aliviando a pressão da grande mídia, façam suas apostas….

  59. “Se chegar lá, porque não entra a semana que vem sem que um caminhão de recursos, habeas-corpus e pedidos de desconstituição de provas caia sobre os tribunais. E com boas chances de êxito nas mãos de juízes que se pautem apenas pelos requisitos formais da lei.”

    APENAS pelos requisitos formais da lei??? É justamente assim que um juiz deve se pautar, de olho na lei e nada mais!Isonomia é uma coisa que não passou pelo seu texto, isonomia de direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *