No post anterior andei tomando umas compreensíveis reprimendas dos leitores, que diziam que a falta de reação da bancada do Governo às agressões e provocações da minoria eram “táticas”, para não colaborar com a estratégia protelatória em relação à votação.
Esta é uma lógica que segue o mesmo caminho, bem-intencionado, mas terrível, daquele frequente “não dá atenção a ele, ele está querendo é isso, aparecer…”
Nem vou falar no aspecto político, na impressão que causa àquelas pessoas – dezenas de milhares – que assistem o linchamento verbal de governantes e governo.
Mas conheço um pouco o Congresso e posso garantir a você que a apatia dos líderes da maioria só faz com que seja mais bem sucedida a protelação de uma minoria em obstrução.
Ao contrário, uma liderança que dê combate, que afirme posições e a própria condição de Maioria faz com que a Mesa, sobretudo uma presidência intimidada – nem discuto as razões disso – como a de Renan Calheiros fica refém dos artifícios protelatórios.
Tanto é assim que o Deputado Miro Teixeira, de quem não se pode dizer que seja governista ferrenho, foi o único que interpelou Renan para que levasse as matérias a voto.
Mas o presidente do Congresso, se era permanente e, por vezes, grosseiramente acossado pela oposição, não era, até para ter apoio para decidir, pressionado pela maioria.
Ao contrário do que se pensa, o aguerrimento dos líderes mantêm a bancada em plenário, levanta os protestos do “vamos votar, vamos votar”, evita que um e outro, certo de que aquilo se arrastará por mais e mais horas, dê uma “saidinha” para voltar depois e, no final de mandato, vá cuidar de seu futuro.
Havia ânimo da maioria para se impor, tanto que ela resistiu até altas horas da madrugada.
Mas resultado de sua falta de líderes é esta infindável protelação.
Pretender que haja quorum para votar às cinco horas da manhã já é um pouco demais , embora o que reste a votar, seja ínfimo.
Ínfimo, mas exigidor de uma nova mobilização da base.
Que mantém o governo do país em suspenso e adia a necessária virada de pauta que o Brasil precisa para sair da paralisia em que se encontra.
38 respostas
Onde foi parar a combativa guerrilheira que calou o senador? Acho que você está certo, Fernando. É preciso uma visão muito crítica dos absurdos que tem sido estes últimos dois meses do governo Dilma. É uma tática velha, ineficiente, que só faz com que nós, eleitores, nos desanimemos com mais do mesmo. Mais covardia, pusilanimidade e apatia. Dilma, assim como Lula, envergonha o espectro político mais à esquerda…
FF BB, Ricardo Lima, sobre as últimas semnas: uma palavra: TIBIEZA. Chamem o Requião para defender o Poder Central. Chamar o pmdb de prostituta não adianta. A população quis assim. Mais: politização em massa. A via tresloucada do Consumo já mostra sinais de exaustão! http://refazenda2010.blogspot.com
A verdade é que o PT não tem mais líderes.
Prova é que Tarso Genro e Olívio Dutra levaram um baile da RBS (Globo) do Rio Grande Sul, isto Tarso tendo o Governo na mão. A RBS hoje detém os dois cargos mais Representativos do Estado, os dois Senadores, Ana Amélia e Lazier Martins. Ambos por décadas apedrejaram os políticos nos veículos da RBS. Hoje eles dão as cartas no Senado e o PT…só o Paim enrolando com os aposentados. Olívio Dutra foi puxar o saco da RBS em entrevista num programinha brega na Gaúcha, depois de apanhar os 4 anos que esteve como Governador, em que a RBS tinha 3 açoitadores diariamente em seus veículos, Lazier, Barrenuevo e Mendelski, batendo sem parar no Olívio Dutra, até que tomaram de volta o Governo para seu Grupo de Poder. O PT hoje é um Partido que vale mais pelo seu passado e pelos seus militantes, que por seus Políticos!
Foi aprovado com anpla maioria de deputados e senadores
Minha impressão dos politicos do PT é que nunca leram um livro na vida. São incapazes de detetar lapsos de logica na argumentação da oposição, de mostrar contra-exemplos, de separar questões de principio de exemplos particulares, individuais sem consistencia. É nisso que a oposição se pega pra confundir os argumentos. Mandem essa turma assistir a debates com o Ciro Gomes. Paguem a alguns filosofos, juristas, economistas, sociologos e historiadores para darem cursos pra essa turma. Exijam presença e façam provas. Quem não passar repete o curso até aprender alguma coisa.
Discordo das opiniões sobre a apatia da base aliada. Fiquei até a madrugada acompanhando a votação. O que ví foi um bando de desesperados da oposição tentando inviabilizar a votação, seja pedindo a palavra para repetir “n” vezes os mesmos argumentos contra a presidenta, obstruindo a votação ou requerendo votação em requerimentos ou ainda questionando artigos dos regimentos da Câmara ou do Senado.
Só se faz isso quando se tem certeza da derrota, o que estava explícito. Contrapor essa argumentação só levaria ao adiamento da votação, o que seria interessante para a oposição, para marcar presença junto ao seu eleitorado, fazendo de conta que estão preocupados com os destinos do país.
Lorota, como disse o Aluisio. O propósito era é bem claro – achar motivação para um pedido de impeachment.
Vamos ver, agora, o resultado de outra frente – a aprovação das contas de campanha do PT, que tem doações das empreiteiras, que também contribuiram com a campanha do psdb.
Concordo, observei a mesma manobra inconsistente. Estão protelando medida utilizado por todos estados da federação e governos federais fora do Brasil, Ex EUA que paralisou por exatos 6 dias a espera da votação no congresso norte americano e pior o orçamento solicitado na época seria utilizado para pagar servidores publico e não obras de infra estrutura e manutenção do crescimento que e nosso caso.
Mas o mais lastimável de tudo, é não haver ninguém que suba a tribuna ou que vá a tv, rádio ou internet, explicar de que se trata tamanha balburdia política no congresso.
É só explicar, o povo entende.
Tem que explicar que se trata de uma querela em preservar a ração (nossos impóstos) para pagar juros a banqueiros e especuladores, em detrimento de manter investimentos do governo.
No entanto, o que transparece ao grosso da população, é a versão da mídia e da oposição, a de que esse governo está fazendo algo muito errado, que está sendo relapso, irresponsável. Permite denegrir a imagem de um bom governo.
Achei o cúmulo hoje uma daquelas apresentadoras do MAU DIA BRASIL na REDE ROUBO dizer que “…decisão que prejudica a todos nós”. Que todos nós caras-pálidas??
Bom dia,
nós brasileiros, alias os brasileiros acham que o congresso e o centro da benevolência brasileira e a presidência da republica o caos. Tá na hora de acorda, já passou de hora!!
Pode ser uma tática para que se houver impeachmen(sic) o pmdb governará o brasil junto com os demos-tucanos
Por favor vamos assinar essa peticäo, repasse para amigos e conhecidos.
Peticäo do Senador Roberto Requiäo pedindo a cassacäo do senador Aécio Neves .
http://www.avaaz.org/po/petition/Senador_Roberto_Requiao_de_Melo_Silva_Pedimos_a_casacao_do_mandato_de_Senador_de_Aecio_Neves/?cIKKTbb
Ja assinei…..
Assinado.
Quem não tem voto, tenta ganhar no grito! Eles, oposição estão em jejum do poder desde 2002! Temos, Povo, Governo e aliados agir com tranquilidade e ir mostrando didaticamente para mantermos a confiança da Sociedade. Nunca! Jamais devemos encurralar um rato. Sou paulista. Sinto-me representada. Voto PT.
o Pt é um partido de lideres e dirigentes covardes
Tb acho! Virou um não me toque, um medo do amanhã. O partido esta se perdendo
Prisão e esquecimento seria um bom castigo para a Tucanalha e seus asseclas.
Chega de dar corda, palanque e espaço para estes direitosos neofacistas antipatriotas que não sabem respeitar o país democrático em que vivem. Palanque é o que eles querem.
Ninguém se lembrava mais que Lobão existia…
Este outro aí, quer é fazer comercial gratis de seus produtinhos golpistas. Nós, cidadãos comuns, precisamos agir coletivamente para defender nosso país, antes mesmos de irmos para as ruas com o MST se for necessário.
Chega de chamar Aécio de playboy perdedor. É pouco! Ele é muito pior que isto e nem liga, deve achar que é vantagem ser playboy.
O PSDB, os DEMos e seus asseclas são antipatriotas, acham que são especiais e que por isto, se acham e pensam que não fazem parte do “povo brasileiro”. Sem se importar com o Brasil, agem inconsequentemente e fazem declarações criminosas;se vangloriam de acusar e condenar sem provas.
Quero participar mais dos movimentos e ações coletivas que se contraponha a esta fasci-tucanalha, neutralizando-os e colocando-os em seus devidos e merecidos lugares: Na prisão e no esquecimento
Saudade de Brizola!!!!
O governo está omisso. Seus líderes estão calados. Sua base acomodada. E o governo não age para recompor. A culpa do golpismo é da inação do PT/Governo, que não faz o enfrentamento político com os meios de que dispõe. Está mais do que na hora de o governo mostrar força, recompor sua base política e também sua base popular. Tenho chamado a atenção para a necessidade de garantir e ampliar as conquistas dos que já ascenderam socialmente. Refiro-me à Classe C, que é a chave contra o golpismo. É preciso uma série de medidas políticas e econômicas que pensem o suporte às multidões que ascenderam da pobreza para a base da classe média. É preciso informar melhor, proporcionar melhor acesso à saúde e a educação e aliviar o peso dos impostos sobre essa parcela da população. Garantir que continuem avançando e possam reconhecer quem lhes possibilitou isso. A série de textos abaixo reflete sobre esses temas:
Informação Independente:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html
Saúde:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html
Educação:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR4.html
Introdução:
http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html
Do ‘site’ da EBC (http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2014/12/congresso-aprova-texto-base-do-projeto-que-muda-calculo-do-superavit):
Congresso aprova texto-base do projeto que muda cálculo do superávit primário
Mariana Jungmann – Agência Brasil 04.12.2014 – 06h05 | Atualizado em 04.12.2014 – 07h43
Em uma sessão que durou mais de 18 horas, o Congresso Nacional aprovou no fim da madrugada de hoje (4) o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, permitindo a revisão da meta de resultado fiscal deste ano. Apesar da longa obstrução dos oposicionistas, o governo conseguiu manter o quórum e aprovar o projeto por votação nominal. Foram 240 votos a favor, na Câmara, e 39 no Senado. Após a aprovação do texto principal, os parlamentares rejeitaram, por votação simbólica, três destaques que propunham mudanças ao projeto. O último destaque, por falta de quórum, não foi votado. Em função disso, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) marcou nova sessão para terça-feira (9) da próxima semana, às 12 horas, a fim de apreciar e votar o último destaque. Em seguida, às 5h, Renan encerrou a sessão.
Na prática, a matéria aprovada permite ao Executivo descontar da meta fiscal os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as perdas de receita geradas por incentivos fiscais concedidos no último ano.
Leia mais:
Entenda o PL 36/14, que muda a meta do superávit primário
Meta de superávit primário em 2015 será 1,2% do PIB, diz Joaquim Levy
A oposição considera que a revisão da meta fiscal compromete a credibilidade da economia brasileira com investidores internacionais e entende como uma manobra para evitar que a presidenta Dilma responda por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os governistas, no entanto, alegam que o projeto visa a evitar que o governo tenha que fazer cortes radicais em todas as áreas e programas para alcançar a poupança prevista inicialmente.
Antes de apreciar o projeto que revê a meta de resultado fiscal, o Congresso aprovou o Projeto de Lei (PLN) 31/14, que abre crédito especial no valor de R$ 248 milhões para o pagamento de dívida do Instituto Aerus de Seguridade Social. O Aerus reúne aposentados e pensionistas das extintas empresas aéreas Varig, Transbrasil e Cruzeiro. Os recursos são para o cumprimento de execução provisória de ação movida contra a União pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da Transbrasil. O projeto segue agora à sanção presidencial.
Os parlamentares também limparam a pauta em relação aos vetos presidenciais que ainda estavam pendentes de apreciação. Com isso, será possível analisar em breve o projeto da LDO e o Orçamento Geral da União para 2015. Ambos, contudo, ainda precisam ser aprovados na Comissão Mista de Orçamento.
Editor Aécio Amado [sic]
*************
****
*************.
* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Quer dizer que fizeram “cerão”.
Meu pai fez muito isto para nos dar o que comer.
E eles estão cansadinhos?
Perdeu Ex-candidato, perdeu mais uma..Pede para o
ano acabar.
Tem muita coisa nessa lógica que não bate. Lembram da tropa de choque do Collor? Ou a tropa de choque do FHC, ou do Sarney? A tropa defendia o governo. E era composta do baixo clero. A tropa de hoje é contra o governo, contra o povo e é composta do chamado alto clero midiático. Aécim no comando e Lobão comandando a claque. E o ‘povo'(povim da elite armada, na realidade) é representado pelo movimento Revoltados (vulgo coxinhas), reconhecidamente de direita.
Enquanto nós militância, somos aguerridos e corajosos na defesa dos princípios que norteiam o PT,e na defesa de seus líderes, principalmente LULA e DILMA os lideres dos partido, seus parlamentares, se acovardam ante as mais absurdas, grotescas e desonestas agressões que a direita faz ao PT da Tribuna das casas parlamentares. Até deputados sem expressão alguma, usam a tribuna para achincalhar o PT e ninguém diz nada, ninguém faz nada. DÁ VONTADE DE NÃO MILITAR MAIS!COMO SE DIZ: LARGAR PRA LÁ!
Faço minhas as palavras do Marcelo Carvalho: a postura acomodada, e mais, retraída da bancada do PT no embate político nos achincalha e desvaloriza a ação de toda a militância stricto sensu, e a todos que votaram em Dilma, abraçando esta luta ideológica árdua na disputa eleitoral recente. Este relaxamento, acompanhado muitas vezes de um silêncio suspeitoso, deixa em nós uma desconfiança incômoda!
Do jeito que o governo está, mais um pouco e até nós, seus eleitores, não vamos discordar, com a ênfase necessária, de um processo de impedimento.
Eu acompanhei um pouco,o que se viu,foi uma oposição vira lata,viciada,que só queriam levar ao cansaço,não adiantou,perderam + uma,a tática deu certo,e o PT,e aliados,venceram a guerra,é o que interessa.
A divulgação desses depoimentos sem provas de bandidos, assaltantes dos cofres públicos, feitas para que salvem sua peles e sejam condenados a prisão domiciliar por alguns meses e devolvendo parte do que foi roubado, foi uma clara reação da justiça paranaense ao STF por este ter mandado soltar o Diretor Duque. Ou a Dilma para de fazer cara de paisagem e sai em defesa de seu governo e da vontade popular ou será apeada do poder, levando a nação a guerra civil.
Sr.Britto.Concordo em parte com os argumentos que dão conta,da inépcia de muitos da bse do governo,contudo quero arrazoar-lhe que,a principal argumentaçõ da Direita,com relação à Medida Provisória editada às vésperas,tratar-se de CHANTÁGEM,e por se tratar de CHANTÁGEM a principl arma das DIREITAS POLITICO-PARTIDÁRIAS dentro e fora dos paralmentos,aqui e alhures, eles a Direita sentiu o golpe.E demonstrou isso,ao constatar que as armas usualmente usadas por eles,estavam sendo adotadas contr suas teses.O Parlamento e qulquer deputado ou senador,é refém de suas EMENDAS e por isso mesmo,estavam o Cavalo Branco e demais asseclas,tão fanaticmente dando sinais de derrota.E foi o que aconteceu.Jogo político-partidário-parlamentar,já que PCIÊNCIA E PRODÊNCIA,são parentes próximos.Por apurado,o Porco,saiu com os testículos,na bunda!Tenhamos paciência,os seixos rolados vão pra seus lugares,de acordo com o andar da carraça!
Quero também,me penitenciar por varios erros de digitação e de português!
Que isso, o que importa é o recado. E esse foi dado, e com louvor.
O PT diminuíu sua próxima bancada justamente pelo comportamento covarde da maioria dos seus eleitos. E, aposto, que a próxima, além de muito menor, é igual ou mais covarde que a atual.
O silêncio dos aliados do governo, principalmente o PT, frente às agressões histéricas do psicopata Lobão do Congresso são constrangedoras. Aceitar, passivamente, ser chamado de corrupto é humilhante. Afinal, têm medo do quê? Aécio deita e rola com sua cara de louco nas agressões à presidenta Dilma e ninguém, repito, NINGUÉM, sai em sua defesa, colocando o rabo no meio das pernas. Isso é inconcebível. Nada, mas NADA, mesmo, que seja ofensivo pode ficar sem resposta, correndo o risco de ser conivente com o agressor.
Concordo com quem acusa os dirigentes do Partido dos Trabalhadores de tibieza. Também concordo que a Presidenta Dilma e o Presidente Lula deveriam dar o tom da resposta aos setores golpistas que diuturnamente investem contra o governo encabeçado pelo PT. Entretanto, avalio que a fragilidade do PT em se defender dos ataques do PIG reflete a ausência de verdadeiros líderes na direção do partido, pois aqueles que tomavam a si a tarefa de determinar os rumos do partido, responder às críticas, enfim, liderar de fato, ser governo e estar no governo – José Dirceu, José Genoino, João Paulo e Luiz Gushikem – foram sacrificados em nome do pragmatismo político, da governabilidade. O resultado é no plano executivo um governo acuado pela oposição midiática, setores reacionários do judiciário e da polícia federal e com uma representação parlamentar acéfala. O cerco que as oposições encerram e paralisam o governo poderia ser rompido se o Partido dos Trabalhadores mantivesse a organicidade que possuía anteriormente com os movimentos sociais, impedindo que o partido esmorecesse na sua luta por melhores perspectivas para as classes populares. Nas últimas (e recentes) eleições presidenciais, a necessidade de derrotar os candidatos do dinheiro grosso – no primeiro turno a “verde” Marina Silva, e no segundo o tucano Aécio Neves fez com que a candidatura Dilma se movimentasse rumo à esquerda, o que fez diferença com que a campanha eleitoral tivesse um viés classista e reacendesse a centelha da esperança de setores da esquerda democrática em uma virada do governo “à esquerda”. Nesse sentido, os movimentos do governo Dilma – mais à direita que anteriormente – são um balde de água fria nesses setores. Urge o governo reagir a esse estado de coisas antes que seja tarde.
Se esgoelaram a toa. Os comentários sobre a exacerbação ridícula da oposição foram até objeto – com a devida moderação – de observação da imprensa pigal. Caricaturais, foram as intervenções de Aloisio, Caiado, Aecim et caterva.O espetáculo grotesco de uma claque a soldo do PSDB, chocou muita gente. Afinal, ali era o Congresso Nacional. Querem empastelar a ação dos eleitos pelo povo?
A respeito das críticas ao PT, li muitos comentários e tenho lido tantos outros. Há uma certa unanimidade em acusar o PT de covarde, de letárgico ou de pouco combativo.
Por isso entendo que deveríamos refletir um pouco:
1) Primeiro porque o Brasil não é um paiseco qualquer; sua importância geopolítica e como liderança na América Latina e Caribe é inegável,
2) Romper com as condicionantes do subdesenvolvimentismo capitalista local é enfrentar interesses poderosíssimos, daqui e/ou de fora.
3) É lógico que o jogo político, sobretudo o jogo sujo contra o PT e o governo, tende a ficar cada vez mais bruto à medida em que o PT segue governando.
4) Queríamos o quê? Será que inconscientemente não estaríamos desejando ações ou mesmo um governo de força? Dados o contexto e a conjuntura, inclusive internacional, será que esse seria o melhor caminho?
Não é assim tão ruim: logo no começo da sessão o Líder do Governo pediu a base para não usar o tempo para refutar as acusações. Era justamente para não demorar mais para a aprovação. E olhe que teve provocação! Caiado estava visivelmente fora de si: sabia que iria perder.
Renânia não permitiu que a oposição tivesse o mínimo argumento para tentar cancelar a sessão. Creio que precisaremos acompanhar os próximos discursos que, certamente, irão rebater a absoluta falta de decoro de pústolas como Caiado, Aécio, Aluísio e corja.
mas com a PLN36 aprovada…
Quem elegeu a Dilma para Presidente do Brasil fomos nós e lutaremos por ela e é isso que devemos passar para esses bandidos do PSDB DEM PPS e SD que pagam pessoas para fazer baderna no congresso. Não faço o jogo da mídia golpista ou mesmo dos pessimistas que cobram atitudes idênticas às praticadas por esses bandidos.
A imressão que eu tenho é que o PT deixou tudo nas mãos do Renan, só que em algumas situações daria para dar mais celeridade ao processo.