Tenho matutado uma decisão nas últimas semanas.
Trata-se de uma sugestão que os leitores vem me fazendo há tempos, mas que só agora enxergo os seus contornos revolucionários.
E talvez só agora também se encontre madura para ser implementada.
É uma maneira eficaz de iniciar um processo concreto de democratização da mídia: fazê-lo antes em nós mesmos.
Explico.
Não podemos ficar sem informação, certo?
Sobretudo informação política, insumo principal deste blog e de seus leitores.
Pois bem, então façamos o seguinte.
Vamos mudar nossos hábitos. Ao invés de colher a informação pela mídia. Façamo-lo diretamente pelas fontes primárias.
Farei uma lista do que considero Nível Básico de Informação Política Direta, ou seja, fontes primárias que nos permitirão reduzir o contato com a mídia tradicional a um mínimo possível.
Como a maioria das coisas certas, trata-se da solução mais simples que se possa imaginar.
Para evitar fontes “chapa-brancas”, ou seja, que tenham afinidade com as nossas próprias opiniões, basta acessar diretamente as páginas da oposição e de seus principais parlamentares.
1) Página Oficial da Câmara Federal.
http://www2.camara.leg.br/
Obs: Se criássemos o hábito de visitar com mais frequência o site da Câmara, e comentá-lo, contribuiremos para que ele, e outros como ele, melhorem de qualidade. É um site com bastante conteúdo. Ficaríamos surpresos com a quantidade e riqueza de projetos que a Câmara e seus inúmeros departamentos analisam e pôem em debate, em prol do nosso país.
Você pode acompanhar o trabalho de cada parlamentar, e montar boletins eletrônicos com os assuntos que mais lhe interessam.
Há uma TV Câmara, onde se pode acompanhar, ao vivo, os debates. Se desenvolvermos este hábito, saberemos quais os melhores dias e horários, onde acontecem as melhores intervenções.
Os vídeos são todos arquivados, de maneira que podemos sempre fazer pesquisas sobre o desempenho passado dos parlamentares.
2) Página Oficial do Senado.
http://www.senado.gov.br/
As mesmas observações feitas para o site da Câmara valem para o Senado.
Para não estender muito o post, vou apenas enumerar os sites políticos que podemos acompanhar mais perto, a partir deste ano. Apenas acrescento que, ao fazê-lo, estimularemos o surgimento de uma outra cultura política, e incentivaremos as instituições democráticas a aperfeiçoarem seus serviços de informação.
Para mim, é um xeque mate nos setores do Congresso que têm medo da mídia e estão fazendo o jogo dos barões. Será como dizermos à eles: ué, vocês não querem que a gente assista aos debates diretamente na TV Câmara? Não querem que acompanhemos diretamente a performance de cada candidato através da internet?
3) Página do Planalto.
http://www2.planalto.gov.br/
4) Página dos principais partidos políticos, sobretudo de dois deles, o PT, líder da base do governo e PSDB, líder da oposição.
– PT.org.br
– PSDB.org.br
5) Página do STF.
6) Página da Procuradoria Geral da União – MPF.
http://www.pgr.mpf.mp.br/
7) Página da Polícia Federal.
http://www.dpf.gov.br/agencia-de-noticias/
Resumindo, monte uma listinha pessoal com algumas páginas institucionais a nível federal, outras a nível local, sem esquecer dos principais partidos que disputam o poder nestes dois universos. Escolha algumas páginas de opinião política de sua preferência.
Use um pouco de criatividade. Navegue um pouco à esmo pela internet.
Pronto, estará bem melhor informado do que um indivíduo lendo um jornalão convencional e seus colunistas raivosos.
Melhor também do que se informar apenas pelas redes sociais.
Mas as redes sociais são fundamentais, é claro. Na verdade, elas são a principal ponta-de-lança contra a mídia corporativa e familiar.
Montar uma conta de twitter sintética, racional e variada, é uma forma bastante simples de se manter bem informado.
Eu mesmo vou começar a fazer mais isso, a reduzir minha atenção dada à grande mídia e me concentrar mais em discutir a partir das fontes primárias de informação.
Vamos começar a democratizar a mídia de uma maneira que os advogados da concentração, no legislativo, nas empresas, nos partidos e nos governos, não poderão jamais impedir: usando a nossa liberdade.
Claro que isso não basta. A democracia da mídia terá de ser discutida no congresso e implementada pelos governos, mas enquanto isso não acontece, a gente pode contribuir para a formação de uma nova cultura política e uma nova cultura de informação.
Quanto mais acessamos a informação via fonte primária, mais pura e menos manipulada pelos interesses políticos, tanto os interesses dos governos quanto da oposição, será a nossa informação.
Esta me parece uma estratégia, inclusive, supra-ideológica.
Vale para a esquerda e para a direita, coxinhas, comunistas, social-democratas, reacionários, revolucionários, moderados, para todo mundo.
A concentração da mídia não prejudica apenas a esquerda, mas o processo democrático como um todo.
Essa estratégia nos libertará da desnecessária tortura de engolir as mentiras e manipulações diárias da nossa mídia.
Talvez ela nos poupe algum tempo, que podemos usar lendo mais livros, assistindo mais filmes, ou simplesmente não fazendo nada.
34 respostas
Excelente proposta!
Esse é mesmo o espírito da web.
Eu nunca mais abri o uol desde o editorial sobre a ditabranda.
Depois de um tempo até esqueci que ele existia.
Sabia decisão, há muito me pergunto como vocês blogueiros independentes, no intuito de nos informar “melhor”, suportam as firulas da merdia convencional. Menos versões ( mesmo que seja só para desmacarar os seus inventores) e mais fatos. Já disse um pensador : para derrubar uma idéia errada não adianta dizer que ela é ruim, temos que apresentar uma melhor. Parabens.
Acho que é por ai também, o que nos falta é uma cultura de informação, o nosso povo em geral se tornou indolente, essa mídia que combatemos nos fez assim, queremos as coisas mastigadas e sendo assim comemos sem sabor. Estamos iguais aquelas crianças criadas com a avó com tudo na mão e fica mal acostumada, sem iniciativa.
Ótimo! Isso soa como uma espécie de alforria informacional e o nascimento de um novo leitor. Gostei demais!
Caro Fernando,
Esta medida é muito revolucionária e fantástica. Merece que os principais blogueiros progressistas se reúnam em torno dela para aperfeiçoá-la ao máximo. A lista de sites deve ser maior. E merece uma página própria explicando todo o contexto, todos os porquês dessa ação e reinforçar a necessidade de democratização da mídia. Eu acredito que o PIG vai sentir o baque. Eu próprio tenho reiteradamente conversado com meus amigos sobre a necessidade de se informar por fontes além do PIG. Um a página da web que reúna tudo isso que eu citei será maravilhosa e tenho certeza que todos nós contribuiremos até financeiramente , caso seja necessário. Abs
Bom dia,
concordo, mas ai ficaria 90% da vida nisso, ou seja , pesquisa de páginas e demais acessos a internet. O que se tem de fazer o faça, seja na força ou ou não. A mídia tem que ter um controle como as demais empresas do Brasil tem, o que ela é diferente das demais, pois “ela” mídia é isenta de regulamentação,porque, assim como os jornalistas que não precisa de estudo só de uma carteirinha da profissão?
tenho minha lista nos favoritos onde busco informação diária. Boa dica, incluir a câmara e o senado. Hoje mesmo acessei o portal da Câmara e participei de uma enquete.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/480053-PROPOSTA-LIMITA-COBRANCA-DE-DIREITOS-AUTORAIS-A-5-DO-TOTAL-DE-EVENTO-MUSICAL.html
valeu Miguel!
FFBB, o problema é o tamanho da mídia contrária, mentirosa, insana e outros que tais! E extra-pauta: Outras Palavras nos traz um importante artigo do jornalista português, Nuno Ramos de Almeida, onde diz das eleições antecipadas para 25 de janeiro, na Grécia. O fmi e a Alemanha já chantageiam. Afinal o modelo de exploração bancária corre risco. Em http://refazenda2010.blogspot.com
O primeiro passo para a busca de informações precisas é desligar a rede globo e esquecer dos jornalões.
É o suficiente para fugir da censura vigente, e de quebra, melhorar o humor. A proposta do Miguel faz de cada internauta um jornalista, natural, é isto que eles deveriam fazer, mas não fazem.
Se você leva a roupa suja para a lavadeira, e ela te devolve ainda suja, o remédio é procurar outra. Se todas as lavadeiras disponíveis também não desempenham como esperado, o jeito é meter as mãos na massa (no caso no tanque) e lavar a roupa você mesmo.
Resta que ou você tem tempo e se dedica, ou não terá a roupa limpa.
Por sorte podemos contar com jornalistas que cuprem seu papel, como o Miguel, mesmo porque informação não é como roupa limpa. Você não precisa vestir a informação limpa para sair na rua, basta não vestir a suja para não pagar mico.
Já vai para mais de década que não leio ou assisto o PIG, e me sinto muito bem informado, graças a gente como Miguel do Rosário…
Não sinto a obrigação de saber quais maldades tramam os maus neste momento, minha ação pessoal raramente será efetiva a ponto de evitá-las (fosse jornalista, não faria outra coisa), então simplesmente prescindo do PIG, e ponto.
Mas deveríamos todos adotar o hábito de escrever para colaborar com os blogs “sujos”, sempre que nos depararmos com alguma informação relevante, que não percebemos suficientemente veiculada, deem-nos ouvidos, ou não. É isto que fazemos aqui, a internet é pista de mão dupla, e nela, sim, nossa colaboração é efetiva, pois azeita o veículo, e ajuda a fluir a informação.
Digna de aplausos a proposta. Há muito tempo não assisto nem leio a mídia tradicional. Tive a grata surpresa de acompanhar pelo canal do governo a posse da Presidenta Dilma. Excelente, com comentaristas especializados e não partidarizados. Leio diariamente os chamados blogs sujos e sou critica à repercussão que dão às fofocas e manipuladas informações dos meios de comunicação claramente oposicionistas ao projeto Brasil.
É chegada a hora dos blogueiros progressistas se unirem e formarem uma associação que congregue recursos e colaboração intelectual. A Democracia agradece. E nós, os leitores, também.
Ano novo, novas ideias.
A sugestão é muito boa. Já faço isso há quase três anos e noto, entre navegação nos sites da Câmara, do Senado, do TCU, do TJ-SP e dos Ministérios (Saúde e MRE) que há muito conteúdo inteligente e instigante. Quanto mais a gente lê, mais janelas de oportunidade de aprendizado e informação se abrem. Só clico na 1a. página do Estadão para saber o que os inimigos estão tramando contra o Brasil.
Como sempre vc arrasou! Ótima idéia para 20015. Vamos lá!
Alguns analistas mineiros saíram com essa, um texto vago e muito aquém na observação dos fatores que levaram aécio a ser derrotado e muito fraco no que pretendem pra derrotar o PT, mas sempre bom pra saber o que pensa e como vai agir o adversário.
http://www.comovenceropt.com.br/EDPT.pdf
Como são mineiros, partem da premissa de que em 2018 será aécio o candidato… Mas como já sinalizaram, os paulistas já reivindicaram o posto de donos do psdb e exigiram a reintegração de posse a aécio que nada pode fazer senão se resignar de seu papel de balão de ensaio enquanto preparam a cena pra Alckmim em 2018.
http://www.comovenceropt.com.br
http://www.comovenceropt.com.br
Uma vassourada boa nas redes sociais seria mesmo evitar os posts do PIG. Nao divulgue nada que sai nos jornaloes. Crie pautas, dê a direção. Nao sao as manchetes da Folha, Globo, Estadao etc que devem orientar nossa discussão. A PAUTA de discussao é nossa. é nosso governo, é nosso partido, são nossas lutas. É a nossa cultura que deve hegemonizar , não a da elite!
E sempre que pudermos, ouçamos a Voz do Brasil. O melhor noticiário político do rádio. Não há edições, manipulações ou mentiras. Apenas o fato político envolvendo os três poderes.
Através da Voz do Brasil obtive a informação que poderíamos ter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem. Coisa que prum cara velho como eu foi muito importante.
A hora do Brasil parece chata e enfadonha mas, uma versão televisiva, poderia ser de bom grado!
Muitas das resoluções, leis, portarias e etc de interesse da população são publicadas na Voz do Brasil sem máscaras, “opiniões isentas”, ou distorções!
Seria de interesse até dos congressistas pra mostrar trabalho e não ficarem sendo massacrados com apenas corruptos ineficientes (Eu não disse que não são ou que são)!
Acho extremamente chato e enfadonho o Bonner no JN. Se deixarmos de repercutir o que o PIG tenta pautar para o Brasil, eles vão acabar falando no deserto.
A repercussão das notícias e dos fatos, de forma inteligente e agradável fará dos blogs os grandes formadores de opinião pública.
Sua proposta é excelente, mas como ficaria restrita aos navegadores mais interessados e persistentes, acredito que a criação de uma alternativa ao jn da Rede GOLPE e às outras MÍRDIAS familiares seria fundamental a fim de atingir mais pessoas.
Por exemplo, a criação coletiva de um telejornal nacional em vídeo para “passar” na própria internet, com informações realmente jornalísticas, com os contrapontos necessários, feito a várias mãos (blogs Sujos) e com participações regionais diárias (colaboradores em todos os estados).
Esse vídeo poderia ser disponibilizado no horário do jn ou baixado para ser assistido depois, em qualquer horário.
Pois quem não tem muita disposição para ler textos longos ou ficar na frente do computador, poderia assisti-lo diariamente.
Muito bom Miguel, continue pondo luz nessa ideia. Isso vem de encontro com o que venho fazendo, não publico e nem repercuto nada desses jornalões, o máximo que faço é dar uma olhada no que os reacionários repercutem deles, e com essa base vou até as fontes genéricas que você passou, e então dali tiro minhas postagens. Se tem o que não falta são fontes genéricas, começando pelos canais da TV UHF:
TV Escola
TVE Brasil
TV Aberta SP
Sesc TV
Rede Brasil
Rede TVT
TV Senado
TV Justiça
TV Câmara
TV Assembléia SP
TV NBR
TV Canal Universitário
Grande abraço!!
Fernando Brito, como sempre vc é brilhante. Sou sua fã, pois suas matérias são sempre esclarecedoras e lúcidas. Sou frequentadora assídua desse blog. Suas dicas,são sempre pertinentes. Adoro. Um grande abraço com muito achê.
Ótima idéia! Mas cuidado com os debates na Câmara e Senado. Muitos parlamentares, especialmente da oposicao fazem discurso p os telespectadores, sem compromisso com fatos.
Verdade, mas teremos que aprender, e um ensinar ao outro.
Afinal BRASIL EDUCAÇÂO.
Gostei, e acho que iluminaremos nossos caminhos com isto.
Já vou adicionar os mesmos nops favoritos e começar a estuda-los.
Grande ideía.
Com isto ajudaremos a alimentar outros.
Mas…abrir o site do PSDB..vai ser uma tortura!!
Há muito tempo eu já não leio mais o PIG. Meu humor melhorou e estou muito mais e melhor informado lendo os blogs sujos. É uma questão de honra e vergonha na cara. Como a Band estava com interrupções na cobertura da posse da Dilma, cai na Globonews. Parecia a cobertura de um velório. O mau humor, as informações trocadas, as interpretações enviesadas dos funestos jornalistas davam vontade de vomitar. Se as pessoas tiverem a mesma sensibilidade que a minha devem sentir que assistir, ler e ouvir esta mídia porca avilta o nosso ser, a nossa dignidade. Esta mudança de busca das informações por este blog é excelente e revolucionário. Outros blogs deveriam fazer o mesmo. Vai aumentar a confiança na noticia e o ar estará desinfetado desta morbidez programática do PIG feita para nos enganar. Parabéns Miguel.
Faço isso a muito tempo e também tenho minha lista de sites, inclusive sites de parceiros do Brasil como Rússia (http://portuguese.ruvr.ru/) e China (http://portuguese.cri.cn/).
Pasmem, muitas notícias, como o lançamento do satélite Sino-brasileiro, que também saiu neste Tijolaço, fiquei sabendo (antes) através da Voz da Rússia.
Além dos citados acima costumo visitar: Defesa, Exército, Marinha, Aeronáutica, Câmara, Senado, Planalto (ruim), pt (é muito ruim), Dilma (o pior de todos), Vermelho, Tijolaço, DCM, Carta Maior, Altamiro Borges, Agência Brasil….
Não acesso nada da direita. Porque como disse Jandira Fegali (não sei seu segundo nome direito) a quem conheço de ouvir pedir votos na Petrobras (Caju) desde 1985, ressalte-se que nunca votei nela; recentemente, não devemos ampliar esse tipo de voz.
Na mosca!
Miguel que bom ler estas suas sugestões pois eu já faço isto a muitos anos. Sem querer ser “o mais moderninho” eu aboli a Rede Globo e os jornalões faz muito tempo e nem por isto fiquei desinformado. Eu não sito aquela revista pois eu estaria escrevendo palavrões aos seus leitores e eles não merecem. Portanto, senhores e senhoras, podem abolirem esses lixos pois vocês continuarão bem informados. Abs a todos
Também não vejo mais a mídia. Já vai para dois anos que eu não ligo televisão aqui em casa. Luto pelo falecimento de minha mãe. Voltarei a ligar para assistir a NBR. Sou bem informado pela Internet. Leio os blogues alternativos à mídia corrupta. Sempre venho aqui, quando abro a Internet. Depois vou para o blog da Cidadania, O cafezinho, Nassif, Paulo Henrique Amorim, Viomundo, pragmatismo político e outros. Por vezes vou ao Brasil 247 e ao Diário do Centro do Mundo. Agora também irei ao blog do Planalto. Devemos consultar principalmente aqueles que trazem notícias da Petrobras, da Valec e os dos órgãos governamentais. Podemos ler muitas notícias que nos são sonegadas pela mídia corrupta.
Vejam o caso da Ferrovia Norte Sul. Quando Sarney começou a construí-la em 1987, a VEJA, que naquela época eu assinava, fez a maior campanha contra. A Ferrovia Norte-Sul será uma espinha de peixe ferroviária, ela retomou os planos do tempo do Império, em que os jornais discutiam com um otimismo sem precedentes as esperanças de progresso do Brasil. A Ferrovia Norte-Sul conectar-se-á com outras como a Transnordestina e a Transcontinental.
Vejam colegas, que só grandes potências constroem ferrovias de mais de 4000 km. Em 1869 os Estados Unidos ligaram a costa leste à costa oeste por ferrovia. No Canadá a ligação costa a costa foi inaugurada em 1885. Em 1906, a Rússia inaugurou a Transiberiana. E nós poderemos inaugurar a nossa ferrovia costa a costa em 2020. A Alemanha queria construir uma ferrovia de Berlim a Bagdá.
Vejam os benefícios que isto trará para o nosso país, com a diminuição do custo Brasil. Procurem no google por ferrovia norte-sul, ferrovia transnordestina e ferrovia transcontinental.
Desculpem pela prolixidade.
Bom conselho…
De minha parte, já pratico há anos e adianto um efeito colateral: você se torna, assim, cada vez mais antissocial.
Por quê?
Porque o Big Brother está em todo canto, nas telas da Globo, em TODOS OS CANTOS, restaurantes, botequins, lojas as mais diversas mercados, hotéis etc etc e tal.
Mesmo em casa alguém quer ver uma novelinha, e eis que o diabo aparece nos intervalos, catastrófico, medonho, “este país está acabando” blablablá.
Faz duas semanas passei uns dias no Rio, Copacabana, hotel alta classe mérdia.
Voltei aliviado, o cheiro de golpe estava insuportável, do café da manhã à tal hora feliz.
A continuar assim, não saio mais,
viverei em casa à base de DVD, livro e dos blogues dos companheiros…
Abraços e muitos bons dias em 2015!
há tempos não tenho tv em casa…me perguntam como me informo, como se na era da internet dependessemos da tv….há tempos nao leio nenhum jornal impresso, apenas olho as manchetes para saber o que desejam pautar e como querem conduzir determinado fato através da manipulação da notícia…a internet possibilita muita autonomia, mas exige pesquisa e leitura, além de sagacidade…o próprio facebook ajuda a compilar as notícias se vc curte as páginas certas, isso pode ser feito em relação a proposta do Fernando Brito, curtam no face as páginas que ele indica e receberão informações, o que ajudará a estabelecer o hábito de lê-las, familiaridade com essa postura…
à consciência do esclarecimento kantiano, como ponto de partida
http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf
…
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Miguel e Fernando, leiam o ataque que o jornalista de ZH David Coimbra faz contra a democratização da mídia, e percebam como será desigual, covarde e cretina a guerra a ser enfrentada pelo governo:
http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2015/01/05/e-bom-ser-da-imprensa-burguesa/?topo=13,1,1,,,13#comments
se possível, gostaria que respondessem o artigo para que possamos divulgá-lo na rede.
Minhas fontes de informação: TV Senado, TV Câmara, Tijolaço, Cafezinho, Viomundo, Conversa Afiada, Portal Vermelho, Blog da Cidadania, O Escrevinhador, Diário do Centro do Mundo, Luis Nassif, Blog do Rovai e a TV Record (sempre com um pé atrás).