Patrus traz Kátia à realidade. Conflito agrário existe, não pode haver é violência no campo

franciscokatia

Coube ao  Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, hoje, chamar à realidade a colega da Agricultura, Kátia Abreu, pela tolice de ontem, ao dizer que “não existe mais latifúndio” no Brasil.

A nossa ruralista precisa entender que ela não é mais líder de um segmento da sociedade, mas uma agente pública de toda a sociedade para a produção rural.

Como dizem os gaúchos, um “trancaço” para Kátia Abreu aprender que governo é, para ser democrático, o encontro de visões diferentes e o alcançar da síntese possível e produtiva para todos.

Aliás, um “trancaço” com direito às palavras do papa Francisco, a quem não se pode chamar de “bolivariano”.

O trabalhismo socialista, no Brasil, jamais negou a importância do produtor rural. Ao contrário: até Lula todos os seus grandes líderes eram ligado à produção e o ex-metalúrgico  não seguiu caminho diferente, dando ao agronegócio brasileiro um apoio que “nunca antes na história deste país” teve.

Existe latifúndio, é inevitável que exista no modo capitalista de produção no campo e o Brasil não tem, propriamente, uma escassez de terras para todos.

Quem passa pelos imensos campos do Centro-Oeste brasileiro, naquela amplidão, não pode imaginar aquela área produzindo só em pequenas chácaras ou minipropriedades.

Mas quem, nas franjas daquela imensidão, vê milhares de famílias vivendo com pequenos terrenos e em barracos de lona também não pode reduzir este problema a ação de “agitadores” que foi para lá acabar com a “calma” da escravidão senhorial.

Patrus deu uma aula de civilização a Kátia Abreu.

E também o que significa uma visão moderna de economia inclusiva, onde escalas de produção e realidades econômicas devem se integrar e oferecerem-se, mutuamente, os benefícios da sinergia.

A menos que o produtor rural brasileiro ainda tenha a visão do “velho oeste”, achando que seu perfil que sua cabeça e sua cintura se prestem apenas para usar chapéu e um coldre de revólver.

E cowboy, D. Kátia, nem no cinema mais anda passando….

Leia a cobertura da posse de Patrus no Valor:

Ignorar a desigualdade é uma forma de perpetuá-la, defende Patrus

Raphael Di Cunto e Andrea Jubé

Em contraste com a declaração da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), que declarou não existirem mais latifúndios no Brasil, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT-MG), afirmou nesta terça-feira, ao tomar posse no cargo, que “ignorar, ou negar, a permanência da desigualdade e da injustiça é uma forma de perpetuá-los”.

“Não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso derrubar também as cercas individualistas e excludentes do processo social”, afirmou Patrus, aplaudido de pé pela plateia formada principalmente por representantes de movimentos sociais, funcionários do ministério e políticos do PT.  A cerimônia não foi acompanhada por Kátia Abreu, que, ao tomar posse na segunda-feira, disse que pretendia atuar próxima do Desenvolvimento Agrário.

Patrus disse trabalhará para fazer um país mais justo para todos os 200 milhões de brasileiros, mas que a reforma agrária não depende apenas do governo. “Não depende apenas da vontade da presidente da República e de seus ministros. Passa pelo Congresso Nacional, Poder Judiciário, pelo Ministério Público, passa sobretudo, pela sociedade, pelos meios de comunicação, pelas organizações sociais. No limite, é escolha feita pela própria sociedade”, afirmou.

O ministro citou os papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Francisco como defensores da função social da terra e pregou que os conflitos no campo sejam resolvidos de forma pacífica. “Sabemos que a relação entre as pessoas, grupos e classes sociais são conflitantes. O que não significa o domínio da violência. As divergências podem ser processadas pelas vias civilizatórias da ética pública, do diálogo e da democracia”, discursou.

Para o petista, o princípio da função social da terra, “que está nas constituições brasileiras desde 1934”, precisa ser “cada vez mais reconhecido, regulamentado e implantado” para fazer a reforma agrária e urbana. “Não se trata de negar o direito de propriedade, que é uma conquista histórica e civilizatória. Trata-se de adequar o direito de propriedade aos outros direitos fundamentais, ao interesse público e ao desenvolvimento integrado do Brasil”, disse.

O novo ministro prometeu buscar ações conjuntas com todos os ministérios que tenham “áreas afins e complementares” e “adotar parcerias com governos estaduais e municipais, igrejas e tradições religiosas, universidades e centros de pesquisas, entidades sindicais e sociais”.

“O MDA, em sintonia com a liderança da presidenta Dilma, vai avançar nas conquistas sociais, assegu radas na legislação vigente e nas políticas já implementadas e em fase de execução”, disse Patrus, que substituiu Miguel Rossetto (PT), deslocado para a Secretaria Geral da Presidência da República, onde fará a interlocução com os movimentos sociais.

Compareceram ao ato os ministros Jaques Wagner (Defesa), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Manoel Dias (Trabalho), Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Hélder Barbalho (Pesca), Marcelo Néri (Assuntos Estratégicos), Nilma Gomes (Igualdade Racial), Eleonora Menicucci (Política p ara as Mulheres), Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. Algo me diz que Dilma está completamente perdida na condução de seu governo. Queria acreditar que ela sabe o que está fazendo, e que não continua sendo a mesma covarde de seu primeiro governo – assim como Lula foi…

    1. Perdido está você Sr. Ricardo. Parece que as suas fontes de informação são a Globo, Veja e Folha de São Paulo.
      A Dilma é super inteligente: ela colocou a Katia para defender o agronegócio e o Patrus para defender os camponeses, a agricultura familiar. A balança está equilibrada. Não podemos desmerecer a importância do agronegócio para o Brasil 22 por cento do PIB. E a agricultura familiar também tem a sua relevância.

        1. Essa é uma leitura muito rasa, muitíssimo rasa, de nosso momento histórico e político.
          Primeiro: Dilma é do PT, venceram a eleição, mas não sozinhos, e sim com o apoio super necessário de UMA COLIGAÇÃO da qual faz (presente) parte o PMDB. É necessário não esquecer e refletir sobre o que isso implica.
          Segundo: é necessário que o governo, mas também o povo, defenda os negócios NACIONAIS “antes que um estrangeiro lance mão” (gostemos ou não, mas faz parte de nosso momento histórico: o Brasil ainda não é livre e soberano, nem está sozinho no mundo. Mais, nossas riquezas, TODAS, são cobiçadas pelo CAPITAL INTERNACIONAL). É preciso não esquecer e refletir sobre o que isso implica.
          Terceiro: nossa sociedade ainda é (ou mais que nunca está) profundamente conservadora. Acho que também é preciso refletir sobre isso.

        2. Sr. Gerson o agronegócio representa 22 por cento do nosso PIB. Temos que considerar esta importância econômica. O Brasil é um celeiro mundial. Estamos nas primeiras colocações em vários produtos: laranja, soja, milho, etc.. Desconsiderar isto é burrice. Ou você acha que devemos ignorar o valor do agronegócio e viver só de teorias. Será que temos que comer frases de efeito, teses socialistas, etc.. enche não enche barriga de ninguém. Para a cuca funcionar temos que nos alimentar primeiro. Deixei de se alimentar por uma semana e vê se sua cabeça irá funcionar. Só pedirá comida. Sr. Gerson por que não te calas.

      1. que me desculpe , a dilma deu um tiro no pe feio , nao tem como um governo progressista governar com essa turma nao da mesmo. nao da pra aturar gente que defende o agrononegocio com unha e dentes e nao ta nem para o brasil. nao tem como se a pres. nao concerta a imbecilidade que fez vai se ferrar cedo ou tarde.

        1. Vai primeiro aprender a diferença entre concerta e conserta, depois estudar história pra daí tentar fazer críticas construtivas porque de iguais a você o Brasil está cheio e só está servindo pra atrapalhar!

        2. mineiro tiro no pé que dá toda hora são seus iguais, os tucanos. O agronegócio representa 22 por cento do nosso PIB. Temos que considerar esta importância econômica. O Brasil é um celeiro mundial. Estamos nas primeiras colocações em vários produtos: laranja, soja, milho, etc.. Desconsiderar isto é burrice.

          1. primeiramente respondendo ao ciadadao ai de cima que escrevo do jeito que eu quero se é concerta ou conserta. depois ta entregando o brasil sim , primeiramente votei nela e critico mesmo. se tiver errada eu falo mesmo , nao adianta levy e katia é tiro no pe mesmo ou alguem ai que é tucano para defender essa corja. pelo jeito é.

          2. Não gastem latim com esse mineiro…
            Esse aí, nem desenhando…

      2. Senhores e Senhoras, peço que se acalmem. O governo está apenas começando e alguns ministros ainda não estão habituados à profundidade de se gerenciar ministérios que afetam tanto a população, nem com o perfil da presidente DILMA que com certeza irá alinhar o discurso com uma conversinha ao pé da orelha com cada um. Vamos dar um crédito a eles e principalmente à nossa presidente. Abraços.

      3. Sr. valdir mg. Um pouco de opinião própria vai lhe fazer muito bem. No mais, aceite que existam opiniões contrárias àquelas que o senhor ufana e segue cegamente. Temos vasta literatura no país para que o senhor se dê conta de que a covardia com que o governo do PT enfoca o questão agrária no país (agronegócio e agricultura familiar) é deletéria ao país. E tente enxergar que Dilma usa o senhor e todos aqueles que votam no PT (como eu), para se eleger. Falta autocrítica e coragem para enxergar os fatos. E os fatos mostram que faz 12 anos que o PT manipula a sua base eleitoral.
        P.s. não leio a Veja desde 1999, por ocasião da reeleição de FHC. E o senhor? Globo nunca li.

        1. A presidenta Dilma não me usou ou manipulou, votei nela com muita consciência e pouca ilusão. E sem essa de usar ou manipular, senão eu poderia dizer que estou usando a presidenta para fazer um trabalho que, com toda certeza, eu não quero fazer.

  2. A presidenta foi avisada por vários interlocutores e entidades da sociedade . E principalmente pelos seus eleitores. Achou que valia a pena correr o risco e dar um tiro no pé ,que não haveria reação a uma indicação ( e da cota pessoal de bobagens ) com esse nível de atraso ,que fique preparada para a dança diária ( com um pé só ) com índios e pequenos produtores.( E ainda temos o Zé das Couves , que pelo jeito só sai se indicado para nossa ” gloriosa e apequenada suprema corte ). Início desalentador.

  3. Coomparo a atuação dessa senhora a de um elefante numa loja de cristais…onde ela mexer, vai quebrar tudo. Vai acabar sendo uma chamada na chincha por dia até ela entender que não é mais presidente da CNA ou escambau a quatro. Creio que não fica muito tempo. Esse povo só sabe ser governo com o PSDB…Mas valeu a tentativa…pelo menos não vão poder acusar a Presidenta de não ter aberto o espaço, de ser intransigente…

  4. É chegado o momento de a sociedade brasileira definir seu futuro e as condições em que ele se dará. Se Brasil pretende-se como sociedade desenvolvida, tem que reduzir o abismo social. O consumo de alimentos pela população pobre em ascensão requer aumentar a produção da Agricultura Familiar para alimentação básica.

    Existe latifúndio, é inevitável que exista no modo capitalista de produção no campo e o Brasil não tem, propriamente, uma escassez de terras para todos.

    Quem passa pelos imensos campos do Centro-Oeste brasileiro, naquela amplidão, não pode imaginar aquela área produzindo só em pequenas chácaras ou minipropriedades.

    Mas quem, nas franjas daquela imensidão, vê milhares de famílias vivendo com pequenos terrenos e em barracos de lona também não pode reduzir este problema a ação de “agitadores” que foi para lá acabar com a “calma” da escravidão senhorial.

  5. Normal. Esperar o quê da Katia Abreu. É histórico. Imagina como foi pra aprovar uma Reforma do Código Florestal. Enfrentar a bancada ruralista que conta com mais de 300 congressistas.
    Está no preço. Afinal, qual ruralista apoiou Dilma. Blairo Maggi, está fora. Quem, me digam por favor? O Roberto Rodrigues, ex-Ministro de Lula, apoiou o Aécio. O Rubens Ometto, idem.
    Na composição é assim, se há um Ministério da Agricultura, vai pra um empresário rural. E se há um Ministério do Desenvolvimento Agrário, pois bem, é pra fazer diferente. Um representa os latifundiários expotadores (sojicultores, pecuaristas, etc.), o outro os pequenos agricultores. E se há o objetivo de melhorar/ampliar a classe C no meio rural exposto por Kátia Abreu, isso é muito bom, pois deve ser a mesma visão do Patrus.

  6. Boa tarde,

    nesse mundo atual em que vivemos, qualquer que pense diferente do sistema que empurra a massa como boi que vai para a morte e chamado de bolivariano. Mas aos que não sabe ou não tem conhecimento de tal ideia bolivarianista, Simon Bolivar só empregou suas ideias do principio das ideias de Abraham Lincoln que era o principio da igualdade para os homens. Precisamos ler mais, inclusive esse políticos de meia pataca que não sabe diferencia a história do ser humano e o bem comum a todos.

  7. esse governo acha que somos idiota , alem da imbecilidade de nomear levy, katia abreu do latifundio e ainda tem um min. que nao sei o neme foi do governo do fhc. é piada uma coisa dessa? ela ta curtindo com a nossa cara so pode. ela deve estar brincando de governar so pode. alem disso tudo ainda a reforma sem vergonha da previdencia que esta aniquilando os direitos dos trabalhadores. agora eu pergunto? nos elegemos um governo da direita ou da esquerda?

  8. Katia Abreu é uma barraqueira que só tem papo furado !! E agora ainda colocaram o RACHID na RECEITA FEDERAL, para garantir a livre-sonegação da Rede GloeBBBels … É o fim !!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  9. Nada de errado no que disse Kátia Abreu, se o governo deseja assentar mais famílias, compre mais terras ou use as que detém. Não é correto exigir do proprietário de terras produtivas que banque sozinho o custo da redistribuição. urge, no entanto, um imposto progressivo sobre propriedade rural não produtiva, levando-se em conta, evidentemente, a reserva legal e outras questões ecológicas.

  10. Acho que a gente precisa é de uma agenda positiva. As eleições já acabaram.
    Este post sobre o discurso do Patrus é muito interessante pois traz uma visão muito produtiva a respeito da questão agrária e da questão social, demarca o território com uma visão ideológica bem clara e firme, que poderia ser desenvolvida e debatida.
    Mas aí a gente vê os comentários e a maioria é sobre a Katia Abreu ou o Levy, reclamações e cobranças. Meio cansativo isso.

  11. Assim é que precisamos fazer: prestigiar ministros como Patrus Ananias e desprezar figuras como Kátia Abreu, que não acrescentam nada.

  12. Sobre Patrus Ananias eu posso falar com a maior tranquilidade: foi meu colega na PUC (digo que ele foi meu colega, porque eu era mais antigo que ele lá) e, logo que saiu da Prefeitura de BH, voltou a dar aulas e cursar pós graduação, tendo um Fiat UNO como meio de transporte. Simples e humilde, sem ser submisso, é de uma integridade à toda prova. Se o Brasil tivesse pelo menos 100 políticos do porte de um Patrus, com certeza estaríamos vivendo num país bem melhor! Conclusão óbvia: entre ele e uma Kátia Abreu… Três pontinhos mesmo!

  13. Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  14. A Dilma acertou em cheio com a Kátia Abreu. É do ramo,é lider, e sabe a realidade do campo. Existem quadrilhas,profissionais no ramo da ¨grilagem¨,
    travestidos de ¨sem terras¨. Ai na cidade grande, é lindo falar em produção
    sentado em frente a uma tela de 50¨,e ir ao shoping. Venha ao campo, ao cerrado, bata na porta do BB e veja como vão ser tratados pelos funcionários,
    veja a burocracia para receber um financiamento, escoar produção ao seu destino final.Não sejam ¨coxinhas¨de esquerda.

  15. A algo que todos esquecem, o Brasil é um dos poucos países do mundo que pode fazer uma reforma agrária sem desarranjar a produção, simplesmente porque há terra sobrando.
    Se os critérios de produtividade acompanhassem a evolução tecnológica no campo, rapidamente teríamos terras que são consideradas atualmente como produtivas mas na realidade são vácuos de produção, logo estas terras conforme a legislação da reforma agrária que tem mais de trinta anos poderia ser utilizada como terras passíveis de desapropriação.
    Há lugar para todos que querem produzir e estes trabalham em nichos de mercado diferentes, logo não são concorrentes.
    Há muita idiotização (não ideologização) na discussão sobre a reforma agrária, são posições fechadas e não discutidas.

  16. Culpa da DILMA.
    Não?
    Então em quem votamos..
    Na Katia?
    Onde estão os comentarios sobre
    a segunda MMMMMMMMMMM, que estão fazendo com
    a PREVIDENCIA.
    DILMA de novo!!
    Ou não? foram os Ministros da Economia que entraram
    agora?
    Esta traindo os trabalhaores…
    Não quero que minha mulher ganhe a metade do que eu ganho
    como aposentado, se eu morrer…
    Contribui para minha familia..
    É um Seguro!
    Não é esmola!
    Se vai reduzir beneficios reduz a contribuição, ou o
    inverso!!!
    Tenho pena das VIUVAS, que terão que apelar para o BOLSA?!?
    Ou não, tambem..
    Estou indignado com DILMA..
    Estamops conversando e discutindo dentro de nossa casa..
    Por isto eu posso!!
    Me expliquem se estou errado!!

  17. Médico que faria parte da “Máfia das Próteses” fazia campanha anti-Dilma

    Em sua página no Facebook o médico, Fernando Sanchis, está sempre pronto da bradar contra a corrupção. Defende até linchamentos e não se constrange a fazer campanha anti-Dilma como pode ser ver nesse “cartão de natal” que ele distribuiria para quem pediria caixinha de natal. Mas na sua profissão sua postura era bem outra.Como se fossem duas personalidades diferentes, o combatedor da corrupção no facebook era o médico que suspostamente integrava uma quadrilha que fraudava o SUS com superfaturamento e comissões para a colocação de próteses.

    A denúncia partiu de uma reportagem da RBS TV (exibida no Fantástico desse domingo). Segundo a reportagem as comissões, pagas aos médicos, seriam entre 15% e 50%. Para essas vantajosas comissões os profissionais superfaturavam serviços, direcionavam licitações, faziam procedimentos desnecessários e até registravam procedimentos não realizados.

    Segundo um ex-vendedora de próteses, ouvida pela reportagem, os médicos, envolvidos, chegavam a faturar R$ 100 mil por mês no esquema.

    Somente em um hospital, o Mãe de Deus, em Porto Alegre, que criou um grupo para revisar os pedidos de cirurgia, constatou que 35% dos pedidos eram desnecessários, ou seja, os pacientes passavam por longos tratamentos apenas para os médicos ficarem mais ricos.

    Ouvido pela reportagem o médico Fernando Sanchis, admitiu que assinava laudos em nome de outros médicos, em resumo isso é falsidade ideológica, mesmo que o outro profissional estivesse de acordo (o que é duvidoso).

    Nenhum dos médicos envolvidos é cubano! Tanto o Conselho Estadual de Medicina, o Sindicato Médico do RS e o Conselho Federal de Medicina estão em silêncio sobre o caso, até agora. Essas entidades fazem uma campanha declarada e aberta contra o governo federal, principalmente contra o Mais Médicos, mas parece que estão pouco interessadas nos desvios, milionários, feitos no SUS pelos seus integrantes.

    (PolentaNews)

  18. Patrus Anananias é o melhor ser humano que este planeta ja produziu. Com ele tudo vai pro lado do bem.

  19. Existe todo esse dilema da terra,me faz lembrar de Seattle quando disse:
    ‘Querem comprar nossas terras,”como alguém poderia comprar o céu e a terra ?
    A ideia te parecia estranha cara ?
    Sempre foi assim….hoje ,2014.
    Bilhões de pessoas a se alimentar e muita coisa mudou,eu sei sobre o dilema dos governos alimentar o povo que só aumenta…
    O mundo apesar de complexo,parece simples,e’ noite e daqui a pouco sera dia,e o hoje dura até meia noite depois o amanhã virá, e’ o que espero…

  20. Se a Sra Kátia fechar a boca, ela poderá fazer uma boa gestão. O problema é quando ela quer dar uma de “lider” como ministra. Ela não é ministra dos ruralistas e nem do agronegócio. Ela é ministra da agricultura do Brasil. Ela pode levar um tempo ainda para entender. Espero que não seja tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *