Começaram as pressões para que a Petrobras, num gesto “patriótico”, reduza os preços dos combustíveis.
Curiosamente, daqueles mesmos que, poucos meses atrás, diziam que os preços deveriam ser aumentados em nome do “espírito empresarial”.
E qual é a razão?
Hoje, o Valor e a colunista Míriam Leitão, batem na mesma tecla: a queda no preço do petróleo – que no longo prazo é um desastre para o planeta – pode, num horizonte breve, gerar um enorme excedente de receita para a petroleira brasileira, aliviando suas necessidades de tomar dinheiro no mercado para seguir seu plano de investimentos.
Diz o Valor:
“Mantidos os atuais parâmetros de câmbio e preços dos derivados, analistas projetam que, até o fim de 2015, a Petrobras poderia recuperar o que perdeu nos últimos seis anos com a venda no mercado doméstico de gasolina e diesel mais baratos do que pagou para importar. Outra possibilidade aberta pelo barril do óleo cru no nível de US$ 50, no entanto, é usar a margem de lucro mais alta para eventual redução no preço dos derivados, o que poderia ajudar a inflação a permanecer no teto da meta em 2015.”
E Miriam, cujas previsões você deve sempre acompanhar de três batidas na madeira:
“Ontem circulou a hipótese, depois negada, de que a Petrobras pudesse diminuir o preço da gasolina.”
É impressionante como pretendem que alguns dos insumos mais importantes da economia – gasolina e diesel – possam variar de preço como um pé de alface da horta, que fica barato ou caro de acordo com a chuva da semana.
E é claro que sabem que não pode ser assim num país com as distâncias continentais do Brasil, dependente de rodovias, sem tradição – e com carências enormes no transporte coletivo – e, como péssima cereja de mau bolo, ainda às voltas com uma crise hídrica que põe as termelétricas a trabalhar a pleno vapor.
Mas o “livre mercado”, o santo, considera uma heresia não seguir os preços do mercado internacional.
Na gasolina, no açúcar, no óleo de soja.
Menos, é claro, nos juros – que são o “preço do dinheiro” – que estão baixinhos ou negativos lá fora.
Aí, não.
Quebrar a Petrobras, sim. Derrubar os lucros imorais do sistema financeiro, jamais!
29 respostas
Pelo que eu eu li e entendi, Míriam defendendo redução do preço da gasolina e do diesel e o Fernando Brito não?!
Já que você não entendeu a importância positiva que a manutenção dos preços atuais terá no caixa da Petrobrás, então tenha em mente apenas uma coisa: a Miriam Leitão, baluarte econômico do PIG, sugeriu a redução no preço. Fica fácil saber o que é melhor para o País e a população.
Relaxa. Só quis ressaltar a ironia. No mais, concordar com não redução de preços, seja no que for, comigo não dá.
Então acho que você não entendeu patavinas !
A Leitoa nunca defendeu NADA dos governos Lula e Dilma !
Não prestei muita atenção quando estava passando na TV, hoje no Bom Dia Brasil. Mas em reportagem sobre tudo isso eu fiquei com a impressão de que quiseram fazer acreditar que a queda do preço do petróleo seria péssima para a Petrobrás e na parte que falaram do mercado do EUA conseguiram a façanha de dizer que era ótimo para o mercado de lá sem citar o perrengue que as empresas de petróleo de lá, principalmente as da modinha do xisto estão passando com o perigo de prejuízo irrecuperável.
É fantástico como a Globo consegue desinformar, nem vale a pena assistir para não ser contaminado. Só tenho assistido à TV Brasil que tem reportagens mais completas e para para explicar e situação o assunto da reportagem para o espectador.
exato, nao defende.por isso
me recuso mudar o nome dele pra um fernando leitao brito.
Brito, acho que você vai ter que desenhar….
Tô falando que a mídia e a imprensa golpista ainda têm um poder enorme sobre o povo…
Prestenção, gente!
A velha e boa Miriam Leitão funciona como biruta de aeroporto. Mercado, lei de mercado, impõe que a gasolina, o diesel, etc., baixem, para controlar a inflação. Ah, então tá… Mas e a política do etanol, Dona Miram, tão preocupada com os ganhos das sucroalcooleiras.
Agora é hora da Petrobras recompor o dito Caixa tão abalado com a imprudência dos anos passados, sem solavancos do mercado. Isso será apreciado no futuro, no fim do ano, período em que será reavaliada as receitas e as despesas. Mriam tem de entender que a lógica de governança da Petrobras não é a lógica do PIG ou tucana.
Baixem o preço da gasolina e do diesel e as usinas produtoras de álcool irão para o fundo do poço como um machado sem cabo. Nisso estará mexendo com a “elite” e, aí sim, a urubóloga nadará de braçadas.
Vicente, vc foi ao cerne da questão.
Tem álcool sobrando na usinas e em breve começa a safra.
Vai faltar armazém e os usineiro terão que se render à lei do mercado.
Oferta alta…preço baixo.
Vamos voltar a colocar álcool em nossos carros!!
Viva!!!
Aliás, acharam qual usineiro era o dono do jatinho que agitou a eleição 2014???
Miriam Leitão é a rainha do apocalipse, criou sistematicamente nos últimos anos várias crises: energética, aeroportos, do tomate e outras todas impertinentes.
Miriam é a maior vendedora de fumaça do Brasil.
Esse assunto Petrobrás já está tão batido que pouco me importa o que esses traidores do país falam.
A Petrobrás está em boas mãos com a presidente Graça Foster. A produção naval funcionando, sondas e plataformas em produção, refinarias trabalhando. Vamos em frente.
Apoiado!
O preço internacional aumenta e temos que aumentar também, afinal não podemos ficar no prejuízo, abaixa e temos que manter alto pra preservar o caixa da empresa que é brilhantemente administrada pela presidente Graça!
O trabalhador que vá trabalhar de transporte coletivo… espera… ops!
Não assisto a globo há mais de um ano. Hoje, vivo melhor.
O sistema globo sempre esteve a serviço dos EUA no Brasil, tratando o nosso país como mais um estado americano. Quando a assistia, verificava que havia programas na globonews em que tinham mais correspondentes ao vivo nos EUA do que no Brasil, e os daqui sempre desqualificando o nosso país.
Não foi à toa que foi achincalhada durante as manifestações de jun/2013.
SE É BOM PARA A GLOBO ENTÃO TENHAM CERTEZA DE QUE NÃO É BOM PARA PARA O BRASIL!!! GLOBO: CANCER DO BRASIL!!!
Sério? Miriam Leitão deu voz a boato? Isso, em qualquer lugar do mundo, tira do cidadão o título de “jornalista sério”. Miriam Leitão virou “papagaio a soldo”. Pobre criatura.
O cerne da questão é o ataque que se prepara à Petrobras por esse ângulo.
É só pensar: primeiro é um “ouvi dizer”; depois vem um “talvez fosse melhor”; aí aparece um “com certeza seria melhor”; e então começam os “comentaristas” do PIG a dizer que o governo é canalha porque não abaixa o preço da gasolina; e um porquinho daqueles lá do detrito de maré baixa vai dizer que é para entrar mais dinheiro na Petrobras pros petralhas roubarem.
Esse povo não prega prego sem estopa…
Eita Mirian Leitão, sempre nos brindando com suas besteiras apocalípticas. E começa o ano com gás todo.
a premissa básica desta análise é que o preço da gasolina e do diesel continuem maiores aqui que no mercado internacional. Para isso, é necessário que o preço do petróleo continue baixo. Só que isso atrapalha (bastante) o pré-sal e o conteúdo local. Não é tão simples como este blog diz ser…
Dá lhe Brito, é isto. Resumiu e todos entendem…..show
Fernando Brito: para você comentar:
2014 foi um ano perdido ??? O menor número de falências desde 2005.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/pedidos-de-falencia-em-2014-tem-menor-resultado-desde-2005.html
O comércio CRESCEU 3,7%, o Globo, ao invés de comemorar, LAMENTA!
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/atividade-do-comercio-no-pais-tem-pior-resultado-em-11-anos.html
Isso, sem contar o emprego…
Está muito pior do que imoral o valor do juros do mercado financeiro. Perdemos $ para bancos, somos roubados institucionalmente e ninguém faz nada. Agradeço Dilma por baixar os juros no BB, mas isso é pouco, tem que controlar o Bradesco, Itaú e Santander que fizerma campanha descarada contra ela e lucram fortunas com o povo brasileiro.
Leitão à pururuca!
Será que tem alguém que coma?
Ouvindo A Voz do Brasil e postando:
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
Felizmente temos, ainda, empresas sob o controle estatal, tornando possível tomar medidas que nao se guiam pura e simplesmente pela pauta da obtenção do lucro desenfreado, permitindo-se assim amparar o interesse maior da sociedade. Foi assim com a Caixa Econômica Federal, quando diminuiu sistemáticamente os juros em detrimento da gritaria dos bancos privados, no Banco do Brasil foi necessário, na época, substituir o seu presidente que se negava a seguir a diretriz do governo de baixar os juros, no PIG foi uma gritaria, mas no final mostrou-se que foram medidas acertadíssimas que evitaram a recessão. No caso da Petrobras, por ser estatal, foi possível conter a alta dos combustíveis equilibrando o prejuízo com outras receitas. Portanto algumas empresas sob o controle do governo são estratégicas para a política econômica do país e desfazer-se delas é de um descompromisso total com o país. ( se tivesse uma empresa estatal, espelho, de telefonia celular, nao teriamos as tarifas mais altas do mundo)
Estatal tem uma propriedade maravilhoso: quanto mais se rouba dessa, mas forte fica
Sempre me impressiona a capacidade desses analistas de reduzirem o país a PIB, variação de dolar e de bolsa, então jornal da globonews é assim, caiu, subiu, o superavit não sei o quê. Esses números são sem dúvida importantes mas eles comentam fora de contexto, dá um nerrrvoso
Nunca concordei que a Petrobrás vendesse gasolina (e petróleo) acompanhando o preço internacional. Fui um ferrenho critico disso, quando imposto por FHC. Lula continuou no começo. Depois, a Petrobrás rachou de ganhar dinheiro, com o barril a 100 dólares e ela extraindo a 10. Hoje, com o preço a 30 dólares, ela certamente precisa se proteger, já que perdeu valor de ações, ativos, etc.. devido à Lava jato e os casos de corrupção que derrubaram a reputação da empresa. Por isso, acho que os preços devem ser mantidos, como nos últimos 10 anos, em um mesmo patamar. Porém, considerando que a gasolina subiu 1,00 real em média, de 1 ano pra cá (por conta da alta do dólar) e considerando que o barril caiu mais de 50%, acho que dava pra voltar a níveis de inicio de 2015, ou seja, uns 2,60 por litro. Ainda que assim não seja, creio que há espaço para uma redução de 10% nas distribuidoras, o que poderia, inclusive, contribuir para a queda da inflação.