(O “endereço” da “Empire” nas Ilhas Virgens: empresa “era só no papel”, diz advogado. Foto: DCM).
O blog Diario do Centro do Mundo está fazendo o que nenhum outro órgão de mídia, com suas centenas de jornalistas, jamais ousou fazer: investigar as maracutaias da maior corporação de mídia do Brasil.
A Globo posa de intocável, tentando esconder o seu passado de apoio à ditadura, sonegação e favorecimentos do governo.
O monopólio intimida outros órgãos, que se jactam de ser oposição ao “poder”, mas se calam covardemente quando enfrentam o verdadeiro poder no Brasil, o poder econômico, político e midiático da família mais rica do país.
Daí que o sistema de comunicação tradicional no Brasil tornou-se uma espécie de maçonaria chefiada pela Globo. Apenas as denúncias veiculadas pela Vênus ganham destaque nos milhares de tentáculos controlados pelas principais famílias. E os amigos da Globo são protegidos.
A denúncia veiculada pelo DCM levanta o véu de uma história de golpes, fraudes e sonegações.
Um dia, quando o Ministério Público se convencer que os donos da Globo não são deuses intocáveis, mas que também devem seguir a lei, então talvez tenhamos dado um passo na direção de uma democracia mais justa.
*
EXCLUSIVO: Nas Ilhas Virgens, nosso enviado conta como funcionava a empresa de fachada da Globo
Postado em 30 jan 2015, por Joaquim de Carvalho no Diario do Centro do Mundo.
Em uma nova reportagem da série sobre a compra dos direitos da Copa do Mundo de 2002 pela Globo, o jornalista Joaquim de Carvalho foi às Ilhas Virgens contar in loco como funcionava a empresa de fachada. Joaquim esteve no paraíso fiscal e visitou a suposta sede. As demais matérias podem ser encontradas aqui.
O dia amanhece com galos cantando em pleno centro de Road Town, capital das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, onde, em 2001, a Rede Globo comprou uma empresa por cerca de 220 milhões de dólares. O que poderia haver de tão valioso no Caribe para que a Rede Globo fizesse um investimento deste porte?
O esconderijo para um tesouro é a resposta mais apropriada. Exatamente como no tempo dos piratas, que por sinal fizeram história por aqui, como o lendário Barba Negra. E para piratas no passado, assim como para sonegadores de impostos, corruptos, traficantes de drogas e de armas no presente, o melhor lugar do mundo é onde se pode guardar a riqueza ilícita longe dos olhos das autoridades. Um paraíso. Isso é Ilhas Virgens.
Quem conhece bem os meandros deste paraíso fiscal é o advogado brasileiro Marcelo Ruiz, que desde 2011 trabalha para um escritório de recuperação de ativos instalado no centro financeiro de Road Town. Seu trabalho é descobrir quem está por trás das empresas abertas no país, que integra a Coroa Britânica, e repassar os dados para os escritórios das nações onde correm processos — Cayman, Suíça ou Brasil, por exemplo.
Ele, evidentemente, não trabalha sozinho. Além dos advogados de todos os continentes que dividem com ele um andar inteiro no edifício Fleming House, onde está uma das maiores empresas de telefonia móvel do país, a Lime, ele trabalha com a Kroll e outras empresas de investigação formada por ex-agentes da CIA, Scotland Yard e FBI.
“Essas empresas trabalham para a gente como suporte. Mas quem repatria são os advogados”, diz. Tudo com base na lei. No passado, era quase impossível chegar aos crimiminosos. Mas a justiça no mundo inteiro tem reconhecido o direito da vítima de identificar seus algozes e reparar o dano, inclusive o financeiro – caso de acionista lesado, ex-esposa passada para trás na partilha e nós, o povo, no caso da sonegação ou da corrupção.
“Havendo um processo judicial, mesmo que em outro país, a justiça reconhece o direito de quebrar o sigilo da empresa sob sua jurisdição”, explica Marcelo.
Foi assim que escritórios parceiros da banca onde Marcelo trabalha repatriaram o dinheiro da corrupção no caso do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, e do ex-prefeito Paulo Maluf, de São Paulo.
Marcelo não entra em detalhes por conta de cláusulas de confidencialidade, mas admite que seu escritório trabalhou no caso em que Ricardo Teixeira foi acusado de receber propina para favorecer emissoras de telvisão na venda dos direitos de transmissão da Copa do Mundo. O suborno foi depositado numa conta de empresa aberta nas Ilhas Virgens Britânicas. Ricardo Teixeira fez acordo com a Justiça na Suíça, sede da Fifa, pagou multa milionária e se safou de uma condenação. Mas teve que se afastar do futebol profissional, e vive num autoexílio na Flórida, Estados Unidos.
Road Town não é a única coincidência que une a Globo a Ricardo Teixeira. Assim como o ex-presidente da CBF e dirigente da Fifa, a Globo também buscou refúgio naquele paraíso fiscal. Em junho de 1999, através de outra empresa offshore, a Globo abriu a Empire Investment Group Ltd., com capital de aproximadamente 220 milhões de dólares.
Em 2001, a Globo comprou, através de sua matriz brasileira, a mesma empresa. Informou ao Fisco que buscava expansão no mercado internscional de TV, e omitiu o fato de que a empresa já era dela. Mais tarde, quando investigou a Globo, a Receita Federal descobriu a fraude.
O auditor fiscal Alberto Zile escreveu: “As operações arroladas dão a clara ideia de que vários atos praticados pela fiscalizada estavam completamente dissociados de uma racional organização empresarial e, consequentemente, de que a aquisição da sociedade empresarial nas Ilhas Virgens Britânicas foi apenas um disfarce de uma aquisição dos direitos de transmissão, por meio de televisão, da competição desportiva de futebol internacional, com intuito de fugir da tributação”.
Continue a ler no Diario do Centro do Mundo.
13 respostas
… As organizações *soNEGAdoras Globo irão enviar a repórter Cecília Malan no sentido de investigar os dados revelados na matéria acima?!…
*soNEGAdoras das verdades – e dos impostos!
… Ou os Marinhos darão uma **’canja’ para o Lobão &$ o Roger “tirarem uma onda de jornalistas” nas lhas Virgens?!…
** “…é comum ver galinhas e pintinhos pelas praças…”
‘Canja’, galinhas, pintinhos…
Tudo a ver!
Plim plim!
Aqui, ‘nois’ vemos são os ratos, ratas, ratazanas, tucanos, ‘Lobões’… E até os DEMos!
“mas, cheirosos(as)!”
… Aqui também se ver ‘Lobões’ (sic)…
“Soltos, todos soltos!”
NA PETROBRAS :LAVA JATO……….NA GLOBO : LAVA LESMA……….~ETA ZÉ DA JUSTIÇA.
É a Globo que inibe o Ministério Público ou é o Ministério Público que estimula a Globo? Os dois parecem se merecer.
Conhecendo o “nosso” MPF como conhecemos, o sr Ricardo Teixeira pode voltar por RJ, comer seus espetinhos de camarão no piscinão de Ramos, comer porquinho com cerveja e caipirinha, que nada lhe acontecerá. É que ele não tem vínculo algum com o PT.
… E os filhos do “dotô” Robert(o) Marinho sossegam?!
“Destá”!
…
#########################
PARA O GLOBO, PETROBRAS DEVE SER TRATADA COMO LIXO
“Na quinta, a agência Moddy’s rebaixou todas as notas de risco da estatal, colocando-a no limiar da perda do ‘grau de investimento’. Abaixo desse nível, os títulos da empresa entram na faixa do ‘junk’, ‘lixo’. Com méritos”, diz editorial deste sábado do jornal O Globo, dos irmãos Marinho; segundo o texto, não foram os ‘entreguistas’ que destruíram a Petrobbras; em outro editorial recente, Globo defendeu a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras
31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 08:29
(…)
FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/168459/Para-O-Globo-Petrobras-deve-ser-tratada-como-lixo.htm
O POVO BRASILEIRO precisa ser mobilizado para sair às ruas!
Urgentemente!
Os derrotados e apátridas continuam apostando todas as fichas [sórdidas!] no ‘golpe jurídico-midiático’ ainda ora em curso!
Senão, vejamos:
##############################
CONTRA LULA E DILMA, VEJA APOSTA EM MAIS DELAÇÕES
Reportagem de capa desta semana prevê que grandes empreiteiros cederão à pressão do juiz Sergio Moro e poderão envolver tanto o ex-presidente Lula como a presidente Dilma Rousseff em novas delações premiadas; uma das confissões esperadas é a da empreiteira baiana OAS, em especial do executivo Ricardo Breghirolli, encarregado de distribuir malas de dinheiro; outra é a da construtora UTC, que poderia descrever como foram feitas doações de campanha em 2014; objetivo dos investigadores, estimulado por Veja, é prisão de Lula e um eventual pedido de impeachment de Dilma
31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 07:50
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24…
… Como se as malas de dinheiro distribuídas não tivessem abastecido também as campanhas dos DEMoTucanos!…
Diga, aí, gilmar mendes!
O POVO PRECISA REAGIR ÀS INTENÇÕES DO PIG. JÁ!!!!!!!! ELES QUEREM HUMILHAR LULA POR CAUSA DE 2018, NÃO PODEMOS ADMITIR ESSA JOGADA SUJA DA VEJA, FOLHA E A GLOBO QUE ESCULHAMBAM ESSE PAÍS NA INTENÇÃO DE ENTREGÁ-LO AOS ESTRANGEIROS E, A GLOBO, CONTINUAR COM UMA DAS FAMÍLIAS MAIS RICAS DO MUNDO!
O QUE BERZOINI PODE FAZER DESDE JÁ NAS COMUNICAÇÕES
O Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC) apresentou essa semana ao ministro Ricardo Berzoini uma “agenda de curto prazo para o Ministério das Comunicações”, que pode ser colocada em prática “desde já”, de acordo com o grupo, baseada nas leis atuais, se houver “vontade política”; executiva do Fórum, que reúne os principais movimentos e organizações defensores da liberdade de expressão e do direito à comunicação no País, foi recebida pelo ministro em Brasília; o marco normativo atualmente em vigor no Brasil “já garante os elementos necessários” para que os desafios “sejam finalmente enfrentados por essa gestão do governo federal. É só querer”, defende o FNDC
31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 11:39
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/168471/O-que-Berzoini-pode-fazer-desde-j%C3%A1-nas-Comunica%C3%A7%C3%B5es.htm
Esta praga e inimiga do Brasil,sua hora chegará.Pode esperar,nada é para sempre.Você pagará por todos as mentiras e lavagem cerebral que pratica.
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS E POLÍTICOS VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???
Até agora pegaram só o boi de piranha do Aébrio que se chama Anestezia, porque na verdade quem governava o estado de minas eram duas pessoas, um na ponte aérea Brasilia/Rio e a outra irmã do drogado que dava as cartas. Agora as coisas mudaram se pegaram o preposto dele tem que pegar a irmã o primo, o tio e ele proprio.