Os imorais da “moralidade”

velhinha

Num editorial que só pode ser crível para a famosa e crédula Velhinha de Taubaté,do Luís Fernando Veríssimo,  O Globo sai hoje, outra vez, em defesa da institucionalização da corrupção nas campanhas eleitorais.

Diz o jornal que “entorta-se a discussão, partindo de episódios pontuais, para generalizar a questão” sobre o fato de empresas irrigarem, a seu gosto, com milhões de reais, a campanha eleitoral de candidatos a deputado, senador, prefeito, governador e Presidente da República.

“O problema não é a presença de empresas nas listas legais de doações. O que se deve combater é a falta de transparência, a tibieza dos mecanismos de controle, fiscalização e normatização, de modo a conter abusos”.

Mecanismos tíbios? A burocracia das comprovações de despesas eleitorais dos candidatos já se tornaram calhamaços contábeis impossíveis de examinar.

Se não houver um pilantra que faça, tirando o seu, a intermediação de recursos para candidaturas, como é que se vai provar que a empreiteira A ou o banco B “doou” aquilo que ganhou indevidamente em uma obra pública ou porque empresas a eles ligadas receberam concessões?

Basta “doar legalmente” e a propina estará absolutamente lavada, a menos que os tribunais analisem, uma a uma, as planilhas de custos de obras federais, estaduais ou municipais?

Ou serão os ladrões apanhados na roubalheira e a imprensa conservadora que decidirão quais serão as doações formais que são “espontâneas” e as que são produto de sobrepreços e  contratos marotos.

Ou o critério é “o que é do PT é manchete, o que é do PSDB não sai”, como pontificou o jornalismo da Rede Globo, estes dias?

O jornal chega a defender o “caixa-2″, que seria, embora deletério, ” um elemento da política”.

Bloquear as doações empresariais iria trazer  “o consequente incremento dos canais subterrâneos de irrigação de candidaturas”, argumenta candidamente o texto, como se o problema não fosse o dinheiro, mas a forma com que ele chega.

E, depois, como iria aumentar se, além do mais, isso exigirá uma operação criminosa complexa, para dar baixa em dezenas, centenas de milhões de reais de forma clandestina.

O editorial de O Globo só se presta para enganar os muito trouxas, aplaudir – envergonhadamente – a chicana jurpidica do “pedido de vista” feito por Gilmar Mendes que impede a aplicação já tomada pelo Supremo Tribunal Federal de proibir as doações empresarias e, acima de tudo, saudar a ação de Eduardo Cunha em colocar em votação uma reforma legal que torne inócua a decisão  judicial.

O importante, confessa O Globo , é barrar “uma ampla reforma política, agenda oportunista do PT, que abriga a proposta de financiamento público de campanhas como complemento da proibição a pessoas jurídicas.”

Assim, as empresas poderão continuar  a exercer sua “cidadania” (só aqui no Brasil empresa tem cidadania!) e a despejar recursos em quem quiserem, certamente em troca apenas de um sorriso e um “muito obrigado”.

Francamente, nem a Velhinha de Taubaté.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

39 respostas

  1. Enquanto isso no reino encantando da Dilma, não há conspiração, não há tentativas de golpe e o ministro da justiça pergunta a um bandido se ele foi “tratado direitinho” pela PF. Como diria Januário de Oliveira: “Cruel, muito cruel” (conosco é claro!).

  2. Nas grandes democracias ocidentais, a contribuição de empresas é vedada, ou então limitada a valores que não podem por si só prover uma campanha partidária, de maneira significativa.

  3. Fernando, corporations are people!
    http://www.npr.org/2014/07/28/335288388/when-did-companies-become-people-excavating-the-legal-evolution
    Não só são pessoas, como são mais pessoas que pessoas!
    http://www.huffingtonpost.com/adam-winkler/corporations-are-people-a_b_5543833.html
    Interessante ressaltar o primeiro parágrafo desse segundo link: “Desde 2010, uma decisão do Supremo Tribunal permitiu gastos ilimitados de empresas em questões políticos”

    Porque, como todos sabemos, a melhor democracia é a que os ricos compram.

  4. Excelente artigo, Fernando, parabéns! agora fico pensando, poxa, as organizações Globo ta conseguindo se superar hein, tipo, empresas doam para o PT é doação legal mas “ilegal”, estranho não? rss e quando as mesmas doam ao P$DB é DOAÇÃO LEGAL E CIDADÃ? parar um pouco para RIR kkkkkkkkkkkkkkk

  5. De raiva, indignado mesmo. E ainda tem os que acreditam, e nao sao “os ze povo”, são os que aqui, – até sabem ler e escrever -, embora com erros de concordancia. E claro, faltou competencia e coragem ao governo e ao PT para peitar esta patifaria institucionalizada, em todas as esferas da republica.

  6. Fernando, com todo respeito, essa aberração de uma empresa ter os mesmos direitos individuais de qualquer cidadão é invenção americana (onde mais?). Daí a decisão da suprema corte (é com minúscula mesmo, igual à daquí) de liberar o financiamento de campanhas por parte de empresas, sem limite, e o dito que o país tem o melhor congresso que o dinheiro pode comprar.
    Não espere ideias originais da quinta coluna, elas já vêm prontas e embrulhadinhas.

  7. Mas o Groubo só escreve para as velhinhas de Taubaté. Ocorre que muitas delas deixaram a cidade e agora fazem passeatas e manifestações pelo impeachment da presidenta. Substituem as Senhoras de Santana.

  8. Diariamente busco na internet alguma reação do governo contra este complô que se formou contra a administração petista….e nada.

    É frustrante. A mídia fala o que quiser, quando quiser e contra quem quiser. Desconfio que para eles defenderem o caixa2 é porque já sabem que há gente deles envolvido. Mas, e daí? continuamos apanhando do mesmo jeito.

        1. É isso, Sergio. Diz-me com quem andas e te direi quem és! Ditado surrado mas sempre válido…bandido anda com bandido, mocinho com mocinho!

  9. O BRASIL DO PIG [Nacional (sic)] – e transnacional!

    ###################

    A blindagem da Globo ao FHC, ao Gilmar e ao zé da Justiça se revela nesse post.

    Em tempo: o que segura o zé no Ministério? Na Globo se entende …

    Paulo Henrique Amorim

    Publicado em 09/02/2015

    FONTE: http://www.conversaafiada.com….

  10. [Está na hora de mobilizarmos o povo brasileiro!]

    Hoje, na TV Brasil, programa discute reforma política

    Quais pontos podem caminhar na discussão de uma reforma política, no novo Congresso?

    Reforma política: o que está em jogo?

    SEG, 09/02/2015 – 10:58

    ATUALIZADO EM 09/02/2015 – 11:48

    Brasilianas.org

    (…)

    FONTE: http://jornalggn.com.br/notici

  11. Mais uma defesa da Globo, similar ao que proxenetas e prostitutas bem se utilizam para justificar um “Me paga um cerveja, benheee?”, uma brejinha de origem duvidosa, mas bem cotada por R$25,00!

  12. PORRA! CADÊ A dilma?

    POR QUE OS senadores do pt, AINDA BEM QUE o TUCANO suplicy SE FOI, FQAZEM UM IMPEDIMENTO DO gilmar dantas?

    PORRA! CADÊ A dilma, CADÊ O pt AMARELO?

    A dilma PODE, TIRAR A globo DO AR QUANDO QUISER. MAS ELA NÃO QUER.

  13. http://br29.com.br/policia-federal-confirma-abertura-de-inquerito-contra-sonegacao-da-globo/
    Polícia Federal confirma abertura de inquérito contra sonegação da Globo!
    Finalmente, uma notícia que nos dá esperança de não mais vivermos numa república de bananas. Uma comissão de blogueiros do núcleo fluminense do Barão de Itararé, formada por Theo Rodrigues, Alexandre Teixeira, Miguel do Rosário e Ester Neves, esteve na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e conseguiu algumas informações novas sobre a denúncia contra a sonegação da Rede Globo e posterior sumiço dos documentos que tratavam do caso.

    A denúncia, que o Barão de Itararé protocolou junto ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, transformou-se no Ofício 13344/13, encaminhado à Corregedoria da Superintendência da Polícia Federal. Até aí já sabíamos e já divulgamos.

    A novidade é que a denúncia foi aceita pela Corregedoria e enviada para a Delegacia Fazendária, chefiada pelo delegado Bruno Tavares.

    A própria Corregedoria determina a instauração do inquérito. Ao encaminhar o ofício à Delegacia Fazendária, a Corregedoria escreve: “Remeto à PI: 1.30.001.004058/2013-51, instaurado a partir de notícia crime requerendo a insturação de inquérito policial para apuração e prática ddos delitos (…)”

    O documento chegou à Delegacia Fazendária, onde também estivemos, e, na ausência do delegado Bruno Tavares, conversamos com o chefe de cartório, que nos mostrou um outro documento (este interno, que não pôde nos entregar), onde consta a ordem do próprio chefe da Polícia Federal no Rio, Fabio Ricardo Ciavolih, para a instauração do inquérito. Ainda falta, porém, determinar qual o delegado irá cuidar do caso.

    O chefe de cartório da Delegacia Fazendária nos assegurou (eu fiz essa pergunta três vezes) que, segundo a burocracia da PF, o inquérito já pode ser considerado instaurado, só faltando agora uma análise final para saber exatamente quem será a equipe responsável e qual será a linha de investigação.

    A mesma fonte nos informou que, em função do recesso dos servidores, os detalhes do inquérito instaurado (número do inquérito, delegado responsável, linha de investigação) apenas serão conhecidos em meados de janeiro.

    (Miguel do Rosário)

  14. http://br29.com.br/por-emailglobo-ordena-que-nenhum-jornal-da-emissora-cite-o-nome-de-fhc-na-lava-jato/
    Por email,Globo ordena que nenhum jornal da emissora cite o nome de FHC na Lava Jato
    O direcionamento no noticiário da Globo, emissora dirigida por João Roberto Marinho, a fim de prejudicar o atual governo da presidente Dilma Rousseff, e assim apoiar a campanha pelo impeachment, está mais do que comprovado. Neste fim de semana, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou o seguinte email a todos os chefes de núcleo da emissora:

    “Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

    Atenção para a orientação

    Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.

    O email foi divulgado pelo jornalista Luís Nassif neste domingo, em seu blog. O recado foi enviado após a veiculação de uma reportagem que procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para repercutir as declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco – de que recebia propinas na estatal desde 1997, antes do governo Lula. Barusco prometeu devolver aos cofres públicos uma fortuna de US$ 200 milhões em dinheiro desviado.

    No Jornal Nacional, a acusação de Barusco sequer foi divulgada, mas deu-se todo destaque ao comentário de FHC sobre o caso. O tucano assegurou que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual entre Barusco e os fornecedores. Já no governo Lula, eram fruto de acertos políticos.

  15. O governo Dilma, ao que parece, está “pagando” prá ver o Golpe.
    Os jornais e tvs, apenas, alimentam a oposição e so coxinhas, dando-lhes argumentos.
    O facebook toca fogo no negócio.
    O ódio é tanto que não adianta mais falar nada do PSDB, a arena golpista quer o sangue do PT.
    O problema é que o PT é muito lento, acomodado, deixa o “monstro” se alimentar e cescer.
    Ou começa enfrentá-lo, desde já, com uma comunicação eficiente, lembrando que em três meses ela conseguiu mobilizar a militância e virar um jogo, na eleição, que a oposição dava como ganha, ou não faz nada e como disse no início paga pra ver.
    Comece logo a agenda progressiva que a elegemos.

  16. O editor do Conversa Afiada, Alisson Matos fez um breve levantamento das contas do FHC, o Principe da Privataria, com empresas incursas na Lava Jato.

    FHC mergulhou na Lava Jato!

    Publicado em 09/02/2015

    Mas, no jornal nacional ele foi blindado
    Na campanha presidencial de 1998, dos mais de R$ 40 milhões arrecadados pelo candidato à reeleição Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ao menos R$ 1 milhão e 650 mil saíram de construtoras investigadas na Operação Lava Jato.
    Esses foram os valores declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
    Andrade Gutierrez (AG) com R$ 500 mil, Egesa e Setal com R$ 200 mil cada uma e Promon com R$ 750 mil estão na lista de doadores de FHC naquele ano.
    Naquele mesmo ano, segundo o site da própria empresa, a Andrade Gutierrez venceu o leilão de privatização do Sistema Telebrás em operação da Telemar.

    Aqui, no Diário Oficial: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=71&data=29/12/1998

    1. Na cabeça do PT ilação vira fato e vice-versa.
      Ilação: Doação declarada implica em vitória em licitação
      Fato: Corrupção assumida inclusive pela ex-presidente da Petrobras

      Acham que Dilma e Lula nunca souberam do Fato, pórem creem cegamente que FHC era o operador da Ilação.

      E depois os coxinhas que estão desesperados….

  17. Eles estão desesperados para voltar e arrebentar o nosso Querido
    País pela quarta vez. Não voltarão! Tenho certeza. O Governo somos nós. Defendo e sempre defenderei o Povo. Voto em quem tem compromisso em defender nossa nação.

  18. **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  19. JANOT NOS EUA ;;; e nossa soberania vai pra lata de lixo. Todos sabem que o ESTADO EUA espinou o ESTADO BRASLEIRO ,,, Esso esrá mw parecendo o que chamavam na segunda guerra mundial 5 coluna… O ato adinistrativo do PGR é nulo de pleno direito maculou a soberania da NAÇÃO E INFLIGIU NORMAS DE DEFESA DO ESTADO BRASILEIRO … A AGU eTCU não podem ficar inertes com essa ato admnistrativo que atinge o bojo dp principio da soberania do estado brasileiro

  20. Eles querem tudo, não admitem perder nada. Querem passar por éticos e ao mesmo tempo querem o direito de não serem éticos. Querem passar por honestos e ao mesmo tempo terem o direito de roubar desesperadamente. Isso faz lembrar de certas seitas religiosas de resultados financeiros.

  21. ENQUANTO o ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
    corrompeu pela reeleição comprando deputados e entregando o Brasil aos estrangeiros com as privatizações para sangrar os brasileiros – que o diga a companhia de água de SP – para não citar outros absurdos, mas NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!;

    ENQUANTO o ex-governador, ex-candidato e senador AÉCIO NEVES
    Direcionou recursos públicos para sua rádios e construiu aeroporto com recursos públicos e propriedade da família, para não citar outros, NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!

    ENQUANTO a turma do PSDB de São Paulo
    Se envolveu com a corrupção do metrô, o trensalão para não citar outros NINGUEM GRITOU IMPEACHMENT!

    E o que dizer do PAI DO MENSALÃO MINEIRO, que também é do PSDB e até hoje continua impune?

    AGORA quando a presidenta DILMA que sanciona lei para punir a corrupção, dando pleno e livre poderes às Instituição (Polícia Federal, MPF, por exemplo); que vem dando continuidade ao projeto do governo Lula com ampliação e introdução de outros programas como o acesso a cursos profissionalizantes, ao minha casa minha vida, a construção de rodovias, a construção de hidrelétrica, a construção de ferrovias, a construção de sistema de abastecimento de água, para não citar TANTOS outros “ALGUMS MALINTENCIONADOS” gritam IMPEACHMENT!?

    É BOM REFLETIR UM POUCO, não custa nada. Agora, que tem alguém querendo ganhar com isso tem, e não é o POVO nem os TRABALHADORES. Em 1954 e 1964 eles usaram as mesmas ferramentas e estratégias e deu no que deu: DITADURA. Era coisa para os ‘mélicos passarem coisa de três meses. Passaram 25 anos. É bom refletir. É se inteirar desses acontecimentos e outros através da História, aqui mesmo, na internet.

    Eles, como no passado, têm aliados fortes: A imprensa conservadora, por exemplo, e os donos do capital, que estão preocupados sim com as suas mordomias, que o diga os donos da Globo, uma das famílias mais rica do mundo, que protege sempre o FHC, Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Serra e outros tucanos. Você é capaz de pesquisar, refletir e vê o que está por trás desse barulho todos.

    Não há dúvidas, todos os brasileiros querem sim a apuração VERDADEIRA dos fatos e a PUNIÇÃO DE TODOS OS CULPADOS (TODOS!), doa a quem doer. Agora abafar os erros de “uns” e descer o malho em ‘outros’. Isso é covardia e injustiça. Não aceitamos.

    Daqui a menos de 4 anos todos nós teremos a oportunidade e condições de escolher democraticamente um novo presidente. Vamos deixar a nossa presidenta governar o nosso País.

  22. Dilma falou que vai falar à Nação depois do Carnaval. O problema é que talvez não tenha Carnaval. A imprensa internacional não perdeu a oportunidade de generalizar e já anuncia que não vai ter Carnaval no Brasil por conta, entre outras coisas, da seca. Estamos sofrendo fogo cerrado de artilharia de fora e operações de sabotagem em alto grau internamente.

  23. Brito,
    Tenho uma dúvida cruel: o STF já não estabeleceu em uma decisão anterior que mesmo emendas constitucionais podem ser consideradas inconstitucionais pelo Supremo?
    Se a Câmara aprovar qualquer lei que institucionalize a doação de empresas, julgada a atual ADIN, o precedente estará firmado, e Dilma poderá vetar com o simples argumento de que contraria decisão já produzida pelo STF sobre a matéria.
    Se, ao invés de uma lei, a Câmara aprovar uma PEC com esse teor, pelo precedente estabelecido de que mesmo Emendas Constitucionais podem ser submetidas ao controle de constitucionalidade pelo STF, pode-se ingressar com nova ADIN (e se a atual ADIN não houver sido julgada, pode-se pedir seu apensamento, a despeito de ser um tanto quanto irregular).
    Gostaria de saber a opinião de algum comentarista que conheça esses meandros para esclarecer essa questão.

  24. O caixa 2 é uma distorção do sistema político brasileiro. As doações de empresas privadas é uma das principais fontes do caixa dois, junto do desvio de verbas públicas. Somente com mudanças na forma de financiamento de campanha é que se poderá ter um mais efetivo para combater esta nefasta prática utilizada por todos os principais partidos políticos.

  25. A imprensa perderá bilhões hoje gastos com campanhas bilionárias. Estão defendendo o deles, democracia sim, mas com muito dinheiro no bolso dos bilionários da mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *