A ânsia de poderes divinos do Ministério Público já passou do limite do doentio para a seara do ridículo.
Hoje, um grupo de promotores apresentou um “pacote de legislação anticorrupção” – ou uma sugestão, porque nem é sua atribuição constitucional propor leis senão sobre admissão e estruturação das Procuradorias.
Entre elas – na maioria simples agravamento de penas e tropelias, como prorrogação de prisões visando obter delações – com, porém, uma pérola.
O “teste de integridade”, ou teste de honestidade. Está lá, na EBC:
“O pacote de medidas contra a corrupção apresentado pelo MPF prevê ainda a criação do teste de integridade para agentes públicos, de modo que sejam adotados testes preventivos de atos de corrupção no comportamento dos servidores públicos, principalmente nas polícias.”
Mas em que consistiria este teste de honestidade, a ser aplicado a servidores públicos?
Simples, fazer surgir, artificialmente, uma situação em que se pudesse lhe propor uma propina ou uma vantagem para permitir que alguém leve uma vantagem indevida!
Em linguagem policial, que todo mundo entende: forjar um flagrante por armação, através de um “agente secreto” que se apresentaria propondo alguma maracutaia.
Em linguagem popular, algo como aquela baixaria do “Teste de Fidelidade” do trôpego “humorista” João Kleber, onde um infeliz (em geral dublês) é assediado por uma “gostosona” para ver se ele trai a mulher, que, assistindo tudo, depois lhe dá umas bordoadas.
Uma barbaridade, um atropelo dos princípios jurídicos, com uma agente público induzindo outro a cometer crime, uma ação de obter o “bem público” pelo estelionato, uma porcaria que não se sustenta perante qualquer tribunal do mundo civilizado.
Será que perderam todas as noções de princípios do Direito?
Nem original é, porque empresas de recrutamento de profissionais no mercado fazem esta barbaridade, algumas usando “algoritmos”…
Francamente, não ouvia uma estupidez desta desde que, adolescente, havia aquelas lendas de “teste da farinha” ao se alistar no Exército, o que por óbvio não vou descrever o que era…
Francamente, a sanha com que alguns promotores querem se lançar ao estrelato é, esta sim, capaz de ser reprovada num teste de sanidade.
44 respostas
Isso está com cara de “teste do sofá”. Deve ter o dedo da Globo nisso…
KKKKKkkk! Lembrou bem, teste da farinha. Pra quem não serviu exército ou é muito novo, este teste da farinha não tem nada a ver com cocaína!
Muito engraçado o MP lançar uma série de propostas logo depois da Dilma lançar seu pacote!
Aliás, muito engraçado eles fazerem propostas sobre lei! A impressão que fica é querem medir forças com a presidenta. Aí o PiG divulga e “especialistas” dizem que o pacote dos MP’s é melhor que o da Dilma e bla-blá…
Por que não propuseram antes? Ademais, esse teste de fidelidade muito engraçado.
Imagine que voce desconfia do seu colega e “arma” pra cima dele. Aí ele diz que estava desconfiado de você e diz que armou também!
Parabéns pelo texto, como sempre. A propósito, fico pensando se não é o caso de mudar totalmente os critérios de prova pra concurso no Ministério Público, na Polícia Federal e outros que tais, de tal maneira a cobrar nas provas uma pespectiva crítica em relação à indústria cultural, às corporações midiáticas, como condição pra ser aprovado. Talvez assim diminuiria tanta rendição narcísica absolutamente infantil aos “media”.
O que eles querem é isso, ‘como formar um terrorista’: http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2015/03/fbi-como-construir-um-terrorista.html?m=1
TESTE DE INTEGRIDADE PARA O MP
.
O teste de integridade para membros do Ministério Público já está pronto e, inclusive, já foi realizado algumas vezes.
.
Consiste em entregar ao promotor ou procurador uma investigação da polícia contendo não apenas indícios claros mas também provas de crimes de um demo-tucano.
.
Se o membro do MP oferecer denúncia não será aceito.
.
Se mandar arquivar ou esquecer numa gaveta será aceito de imediato.
.
Se mandar abrir inquérito (antes de mandar arquivar) será aceito como um bom candidato a procurador geral.
Matou a pau…..
Galera alguns testes recentes feito pela Elite proba e intocável do MP:
…só os que me lembro de cabeça…Satiagraha…Trensalão…Lista de Furnas…Voces devem lembrar mais…colaborem!
Concordo, Renato. Nada mais a dizer.
O Brasil já era, Fernando. Antes tínhamos apenas políticos querendo ser reis, hoje temos além deles, os juízes, os promotores, etc etc
Por falar em fidelidade, a fidelidade suína da Globo a Aécio é tanta que doi. Olha só como o Globo “noticiou” a denúncia de que o candidato que quase virou o presidente da República recebia propina mensal, ou seja, um MENSALÃO de milhares de reais, durante anos.
“Doleiro DISSE TER OUVIDO de Janene e empresário que Aébrio RECEBIA RECURSOS de Furnas. Acusação foi arquivada por falta de prova, doleiro não reconheceu foto de irmã do senador”. Globo cínica e suja, agora não dá valor e manchetes para as denúncias do doleiro! Globo sonegadora da verdade.
Já a FolhaEstadão (é um troço só), pelo visto, censurou seus “jornalistas”. Todos proibidos de noticiar qualquer coisa sobre esse assunto.
A notícia de O globo.com é do dia 18/03/15 e só tem 7 comentários. Os safados publicam a notícia e imediatamente escondem dos leitores do site os links para acessá-la. Sempre que o assunto lhes é desagradável fazem isso, e por isso, nessas notícias quase não há comentários. Essa é a liberdade de imprensa que o PIG defende. A liberdade dos patrões coronéis censurarem seus funcionários e as notícias e fazerem manchetes sensacionalistas quando querem atingir seus adversários. Os demais pigs nem sequer publicaram o vídeo em que o doleiro delata o Aécio Mensaleiro.
Querem ser “Deuses” e por vaidade não se dão conta do ridículo, muitos anseiam em aparecer. Assistimos agora uma Promotora que quer impedir a construção pela prefeitura de SP de corredor p/ bicicletas (contrario ao bom senso). Atualmente funcionário público, como nas universidades, órgãos de administração e escolas públicas federais, devem ser concursado e tem que se submeter a estágio probatório onde são continuamente avaliado e sua promoção se dá por desempenho. Não sei no caso da justiça, mas se assim o for muitos poderiam ser dispensados.
Capaz cara! A justiça Brasileira é a MAIOR MAMADORA do suor do Povo deste País. Basta ver que são eles -o judiciário- que pucha por primeiro os “reajustes” salariais dos 3 poderes da República. Depois vem nosso Congresso e o último da fila é o Executivo, que é sempre quem é o culpado pelos mau feitos do governo, perante a Mídia e os Ganços Globais. Quem paga o pato é sempre o Poder Executivo…leia-se o Palácio do Planalto. E olha que só falei em “salário” do Judiciário, mas tem uma fábrica de láctos junto, como por exemplo…”minha toga minha casa” e por ai vai!
Nogento isto…não aguento nem ver um cara de terno e gravata mais na minha frente!
O pessoal do jurídico passou, espero, nas duras provas das seleções. Mas a incapacidade deles para entender o que é a justiça é impressionante. Na maioria é do tipo “vamos pegar aqueles safados”, geralmente os do outro partido e que não pensa acomo eles. Lembram o mentirão…?
Não vêem a atuação do pig no “preparo do terreno” no qual a maioria deles cai feito pato?
E onde a justiça que pune 2% dos culpados (10% se for pppp) ainda falam na solução de agravamento da pena? No país, como está, os condenados, pela impunidade reinante, mesmo culpados, são injustiçados.
Há como testar se um juiz é mesmo juiz?
Fernando,como os facistas locais estão ficando cada vez mais pirados, e homofóbicos, não duvide que eles façam uma adendo à sua proposta de “legislação” prá contagem de pregas.
Tudo farinha do mesmo saco? Ou saco da mesma farinha bolorenta de 1964?
Britto, você é “raposa velha” e não percebe que isso é puro marketing do MP? O que aconteceu é que a Dilma lançou PRIMEIRO o pacote de sugestões contra a corrupção, como o MP não quer perder a posição de “combatente n.o 1 contra a corrupção”, no qual a mídia o colocou, ele lançou o “seu” pacotão anti-corrupção, sem nenhum estudo, apenas para abafar as propostas da Dilma, daí aparecem essas aberrações jurídicas, vai que passa né? Nem vou me aprofundar no estudo jurídico dessa peça de marketing disfarçada de projeto anti-corrupção, porque o que tem de inconsistências jurídicas “salta aos olhos” de qualquer estudante de direito é apenas “arroz de festa” para sair na midia.
Deve ser piada….
Que absurdo!
O MP já investiga a marra da Constituição, não a toa derrubaram a PEC37.
Agora querem legislar.
Daqui a pouco vão querer executar e julgar.
Se ninguém botar um freio no MP……..não sei não.
Nenhum deles passa!!!
promotores vocês não me representam leis e com os políticos que eu votei e a sociedade.
Olha Brito, a hora é de confundir a Presidenta para não sair, nada, instituições que NUNCA cooperaram com nada, agora vão abarrotar o executivo com sugestões para que na batuta do Eduardo Cunha não saia nem um nem outro, está na hora do blogues de unirem e pedir que TODOS do dia 13 vão com famílias, camisa de time de futebol, camisa da seleção pedir REFORMAS PONTUAIS, e a EXTINÇÃO DEFINITIVA DO FINANCIAMENTO privado, pessoa jurídica não têm vontade a não ser a vontade de “corromper”, contra o voto do cidadão. Simples assim.
O MP esculhambou geral. Eu pensei que exigissem diploma de advogado para fazer parte daquilo, mas os caras parecem não conhecer o mínimo para evitar um absurdo como esse.Já que estamos na fase de proposições, proponho um teste de sanidade no processo seletivo do MP.
É a legitimação do ato difamatório. Estão só querendo legalizar o que é costumeiramente feito quando o assunto é prender rabo de alguém. Assim ninguém pode acusar o MP de ilegalidade. Talvez falta de ética, imoralidade mas, quem liga hoje em dia? O comprometimento de quem se posiciona contrário a um grupo ou a uma ideia geralmente é feito assim. Depois, com “o domínio dos fatos”, faz-se o que bem entender. Imaginem, com o apoio do judiciário e alguém da imprensa, a desmoralização, mesmo que seguida de declaração de inocência, já faz um estrago danado. Reitero o aviso de que não se limite este expediente à esfera política, somente. É a prática. Em qualquer setor, sobretudo o público.
O que está em jogo aqui não é punir potenciais corruptos. É a possibilidade de achaques futuros gerados pelo comprometimento da vítima. A indução ao erro e ao deslize, mesmo que aparente e não verdadeiro, dá sentido à palavra máfia: se um cair, todos caem. Na antiguidade isto era chamado farisaísmo. Teve um sujeito que passou por isto há uns dois mil anos atrás. Hoje, de novo, ele estaria ferrado, ou melhor crucificado.
Merece um post:http://www.portalmetropole.com/2015/03/documentario-norte-americano-diz-que.html?m=1
A melhor lei anticorrupção para o MP e judiciário tb é a “eleição” de seus membros e com “mandato limitado no tempo”. Já existe em alguns paises e funciona muito bem. Há proposta semelhante no congresso, no fundo de alguma gaveta, por óbvio.
Pois eu proponho A DISSOLUÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO,por suspeitas de corrupção!Espero que outros também proponham!E mais,acho o MP,um orgão INUTIL,resumido às suas GAVETAS!Se proibir-se GAVETAS,é bem possível que eles mesmos proponham a auto-extinção!
Acho que precisa urgentemente reformular as exigências para ingresso nas carreiras do judiciário. Propor tamanho absurdo é ir contra os princípios do próprio Direito. Esses procuradores devem ter ficado muito mais tempoestudando para concursos, frequentando cursinhos preparatórios para concursos públicos do judiciário do que ficar estudando Teoria do Direito, Filosofia, sociologia etc na faculdade onde obtiveram seus diplomas. É brincadeira.
Os bebês têm o “teste do pezinho”, acho que os promotores estão sugerindo o “teste do dedinho” . . .
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Primeiro, é urgentemente necessário que a legislação defina uma idade mínima para entrada nos MP. Segundo, que se investiguem os antecedentes dos candidatos, para se evitar o partidarismo explícito a que temos assistido. Terceiro, que se estabeleçam punições a procuradores que comprovadamente usem os MP para fazer política partidária. Que jamais a punição máxima seja a aposentadoria mas sim demissão pura e simples.
Hilário, para não dizer, cínico, inconseqüente, incompetente, simplista e fajuto.
Juiz ou ex-juiz, ou qualquer funcionário público receber prêmio de empresa golpista é um escárnio à função pública e à categoria que representa.
Eu gostaria de saber. Quem manda no MP?é o ministério da JUSTIÇA? O MP não cumpre a Constituição, assim como os juizes do stf, Quem manda no país? Os contraventores? Oss bandidos?Os ricaços?
Os procuradores deveriam passar no teste da farinha???Quem sabe?
O sujeito tem a casa cheia de ratos e quer desratizar somente a casa do vizinho.
Tem que fazer teste de sanidade nestes procuradores. Estamos diante de mais um projeto de poder.
E eu achando que já yinha visto de tudo nessa vida.
Uma mais ridícula que a outra.
A derrubada da PEC-37 deu nisso aí…
Extensão da Lei da Ficha Limpa a todos os agentes públicos, é uma proposta de assepsia em todo o serviço público – justo cerco à corrupção apresentado pela Presidente. OA forma amadorística desses promotores fazerem milagre com o joelho alheio não colou – e por que essa destaque restrito “principalmente policiais”?
Piada de mau gosto. Os promotores e juízes globelezas não aceitarão se submeterem ao teste do sofá.
E olha que os escândalos envolvem os tubarões: os políticos, promotores/procuradores e juízes. Mas eles estão livres do teste do sofá. São inimputáveis como os tucanos.
o PM tornou-se o monstro que perdeu o limite.
Surreal. Estamos mesmo na Era da Lata (de lixo).
Nos anos 1970, auge da ditadura, uma moça jovem e bonita, residente em Sorocaba, pega um ônibus, e, já sentada em um dos bancos, vê cair em seu colo um papel escrito, jogado por um sujeito que passava pelo corredor do veículo. Antes mesmo de conhecer o que estava escrito naquele papel, apareceu outro homem no corredor. Disse-lhe: “Você está presa”. E levou a moça para um local distante, com o argumento de que aquele papel era um panfleto comunista, que ela era uma subversiva, etc.
Essa moça foi realmente presa por esses canalhas – o que jogou o panfleto no colo dela e o que determinou sua prisão. E coube aos canalhas estuprá-las por vários dias, numa sequência. Quando já fartos de gozar, levaram-na para um local distante, no meio de uma estrada.
Essa história é verdadeira, e me foi relatada por uma amiga da moça um tempo depois desse calvário. O trauma deixado foi tão grande que a vítima, ao rever a amiga, residente nos EUA – minha amiga também – disse que tinha algo importante a contar, mas só o faria se as duas fossem pra um lugar distante do centro da cidade.
Penso que aí está, entre tantos exemplos, de acordo com as circunstâncias, como poderá ser o teste de integridade ou de honestidade.
Diante a inércia do Legislativo e a leniência do Judiciário, só nos resta apelar pra São Jorge!…
Antes mesmo de existir tal certificado, o Eduardo Cunha já tem um certificado emitido pelo MPF de que ele passou no teste.
Mas…e aquela história do autor das emendas dos porcos?
Ou autor das emendas dos porcos não é sinônimo de achacador?
aso for aprovada uma lei neste sentido, deve-se sugerir a todo servidor público que no momento que for surpreendido por algum corruptor que tente induzi-lo ao crime, que reaja com violência dando no mínimo um tapa na cara do corruptor, quando for o caso um soco.
O teste de Integridade é uma incitação ao crime, logo como tal quem o faz é um criminoso.