Desde o “vazamento” do documento sincero (mas desastrado) de análise de situação do Governo em matéria de Comunicação, era esperada a demissão de Thomas Traumann da Secom.
Aliás, ainda que não vazado, o texto marcava as críticas do ex-ministro à linha assumida por Dilma desde o final da campanha eleitoral.
Como, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sei que é pessoa de caráter honrado, descartei logo a hipótese de que ele próprio fosse o autor da inconfidência, como forma de “sair atirando”, o que seria uma atitude totalmente imprópria a alguém que ocupa um cargo de confiança e tem o dever de lealdade até mesmo quando o deixa.
Logo, se não foi o ator do documento, nem a destinatária – a própria Dilma – o vazamento foi obra do círculo palaciano que recebeu cópias para avaliação. Um de seus integrantes, de posse dele, viu a chance de defenestrar Traumann, que já andava pelas beiradas.
E o vazou para o Estadão, já que as fontes de vazamento para a Folha já andavam bem “manjadas”.
Por que? Porque Traumann, injustamente até, por sua independência pessoal, era visto como “herança” de Franklin Martins e, portanto, “lulista”.
Os que acham que estão com seus cargos ameaçados por Lula temem qualquer um em quem vejam suspeitas de entender que o ex-presidente é uma das fontes de legitimidade de Dilma Rousseff.
Depois do vazamento, Traumann, que já não queria ficar, não teve outra alternativa que não a de sair, para reduzir os constrangimentos ao governo.
Diferente dos que “armaram” para ele, que fazem qualquer coisa para ficar.
A Secom vai cair de importância, reduzindo-se à imensa burocracia em que se transformou para administrar, da forma mais convencional, as verbas minguantes de publicidade do governo federal.
A principal necessidade de Dilma, a de um porta-voz, é difícil de ser suprida por alguém que não seja versado na política e escape por entre as veredas das armadilhas montadas diante dele (ou dela). Além do mais, Dilma nunca foi de ter porta-vozes, pelo seu temperamento pessoal.
15 respostas
Quem seria o general que vazou o documento? Respostas para a Casa Civil, por favor.
Deste jeito cabe uma pergunta: quem será o próximo a cair? Cuidado Dilma, sua vez pode chegar!
Tem um “conselheiro” de Dilma que nunca perde a oportunidade de vazar informações, em primeiríssima mão, para a FSP. Outro, apesar de inútil para o governo no cargo que ocupa, é por isso mesmo utilíssimo para a oposição. Logo, é elogiado pelo Estadão, que lhe concede espaço, de vez em quando, para expressar suas obviedades. Ambos têm em comum uma certa ojeriza a Lula, nem tão bem dissimulada. Mesmo assim, concedo aos dois o benefício da dúvida. Qual deles vazou?
Poderiam fazer uma manifestação das esquerdas (mesmo que seja apenas um agá) pela nomeação da Comunicação Presidencial para Paulo Henrique Amorim, ou, Fernando Brito, ou Altamiro Borges. Crie o movimento, para assustar os…
Fernando,
Foi vc que redigiu o direito de resposta do Brizola para o Cid Moreira ler?
Pedro Nogueira, foi o Fernando Brito, sim, que escreveu o texto lido pelo Cid Moreira no Jornal Nacional. Veja, no link abaixo, o post em que o Brito conta a história completa. Já li e reli 500 vezes.
http://tijolaco.com.br/blog/?p=15421
.
Porta-voz sem voz,adeus traumann.
É preocupante que logo no início do mandato haja este tipo de problema no governo. Problemas de administração e estilos ocorrem em qualquer empresa, nas nossas casas, igrejas, …. e, também nos governos. A forma de tratá-los precisa ser discreta e rápida e nada deve vazar para onde não deve. Se isto realmente aconteceu neste caso significa que há traidores e estes devem ser expurgados. Já chega os traidores da pátria que estão no PIG todos os dias. Também é hora de fechar a torneira da imprensa; é muito dinheiro jogado fora para eles tramarem golpes, lançarem mentiras, desmerecerem o país.
Tenho um fortíssimo sentimento de que a CIA está por trás disso tudo, dentro do Planalto. Como também na mídia, no judiciário e no legislativo. Tem que por o serviço secreto para apurar isso, no mínimo no Planalto.
Qual serviço secreto? Com tantos traíras, qual o segredo possível?
O que nos deixa tranquilos é que assumiu “interinamente” o “titular” da pasta, desde os tempos de FHC, Roberto Messias, mais tucano que a ave de bico comprido…quem pensa que está um horror, aguardem, pois Cunha, Renan, Globo, despirocados on-line e Messias na Secom – chama papai, porque mamãe tá doida!
Como o assunto é COMUNICAÇÃO,eu ainda agora,comentei matéria do Conversa Afiada,ao respeito da CPI do HSBC ter convocado o ” JORNALISTA ” Fernando não sei o que,a depor.Comentei que o Canalhete,vai alegar que sendo ” JORNALISTA “,suas fontes são sagradas.Como habitualmente,aquele blog,embora seja um dos mais ativos e inteligentes,não gosta muito de publicizar o que lá comento,me utilizo deste blog,que sempore publicizou minhas mediocridades,e por isso, faço-o, aqui.Eu não consigo entender quem critica a censura,se utiliza tanto dela,contudo reconheço que o blog citado é dos seus proprietários e eles fazem o que quizerem com os comentários dos internautas,e eu contudo,não concordante,me utilizo deste blog para registrar minha crítica.Podemos retirar se for do gosto e ficar mais conveniente e não comprometer suas senhorias!Claro que é plagio da Reuters,mas…
Com ou sem o senhor que sai vai continuar tudo a mesma coisa.
Põe o AÉCIO!!!
O Mercadante é uma bosta mesmo né.