Do site especializado em audiência de televisão, o TV Foco, nesta madrugada:
“De acordo com dados preliminares, o “Domingo Espetacular” obteve 11,6 pontos de média com 17,2 pontos de pico e 18% de participação. Durante o horário de exibição do jornalístico, a Globo liderou com 18,6 pontos de média. O SBT ficou em terceiro lugar com 10,2 pontos e a Band em quarto com 3,6 pontos de média”.
Some isso com o desastre que é o início da novela Babilônia em matéria de audiência – passando agora por uma “ajuste fiscal” onde se aposta em Camila Pitanga como Joaquim Levy – e a queda contínua do Jornal Nacional, e verá como é grave a crise.
Aliás, já era, porque muita gente acha que está havendo uma “adequação” dos números, com a iminente queda do monopólio do Ibope na medição de audiência da televisão.
E audiência (e a sua medição) é o que move a noção de “liberdade de imprensa” de nossa mídia empresarial, porque se quer elevá-la a único critério publicitário.
Porque isso determina quem vive e quem morre no mercado de comunicação, e quem a mede tenta impor seu poder ditatorial.
“(…)Há todo um processo de transformação de tecnologias, de ofertas e de mudança no consumidor. Isso está exigindo mais. Tanto que no momento em que digo “abaixo a ditadura do CPM [sigla para Custo Por Mil, o padrão para cálculo do valor das veiculações]” muitos vão me crucificar. Outro ponto: não podemos nos perguntar se o mídia não tem um papel social? Será que não estamos enterrando uma série de programas ou revistas com valores e índices qualitativos muito legais, que têm custos de produção, mas não têm volume de escala para gerar custo por mil baixo? Ao esperar que todos tenham um CPM baixo, não se está nivelando por baixo e estimulando a mediocridade? Mas onde estão as ferramentas para medição da qualidade? Não pode ser só um indicador, um conceito pessoal de qualidade que cada um tem. Não avançaremos se não reconhecermos que, por um lado, o CPM não responde a tudo e que por outro temos de admitir a necessidade de outra coisa para balizar o debate”.
Quem escreveu isso não foi um “blogueiro sujo” atrás de uma distribuição “política” das verbas de publicidade. É um ex-dirigente de uma imensa multinacional, a Unilever, o senhor Orlando Lopes, quando se tornou presidente da Associação Brasileira de (empresas) Anunciantes, há mais de dez anos, embora eu não saiba se continua pensando o mesmo agora, que é diretor do Ibope.
E esta mesma ditadura se repete aqui, na internet, onde o maior veiculador de anúncios é o Google que faz ele próprio suas medições, o que define o pagamento variável (quantos acessos tem o site, quantos navegantes clicam nos links exibidos, etc), e que só enfrenta oposição para valer na Europa.
A ligação mecânica – claro que ela existe, mas não pode ser a única – entre publicidade e fórmulas de comunicação cada vez mais primárias e apelativas está contribuindo para uma desqualificação imensa do jornalismo e da polêmica social que se trava nos meios de comunicação.
E ajudando a manipulação política que se faz com o sensacionalismo cada vez mais presente na mídia.
De qualquer maneira, embora a questão específica nada tenha a ver com política, que um programa apresentado por um jornalista apontado como “blogueiro sujo” esteja balançando a coluna dominical da torre de Babel da Globo.
23 respostas
.
Alo Kamel, tudo bem?
Você se refere ao famoso…. (você quer que eu leve um processo, cara?) ?
A Globo por anos tem apostado na radicalismo e no conservadorismo. Ela está provando do seu próprio veneno. Seu público, criado por valores radicais, não aceita o diferente por isso a novela naufragou.
Que pena que naufragou só a novela, eu espero ansiosamente o dia do naufrágio total da Globo.
De repente, saibamos a verdade sobre esses números muy amigos do IBOPE graças ao SBT:
http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/justica-obriga-ibope-a-abrir-caixa-preta-da-audiencia-para-o-sbt-7162
Fernando, uma ideia meio maluca, não sei se é viável:
– Uma subscrição pública, on line, para juntar uma boa grana e comprar a globo.
Ideia louca mesmo hahaha. Ainda que estivesse à venda, ainda que houvesse dinheiro eu, por exemplo, não compraria uma mídia em vias de extinção com passivo trabalhista impagável.
O Brasil driblou por muitos anos a corrupção, e por isso o “rebuliço” é grande, e se vai passar a limpo, tem que passar tudo, inclusive a “grande impressa” com seus interesses, dos quais não incluem o Brasil e nem o povo brasileiro! O Brasil avançou muito e tem que avançar ainda mais com REFORMAS, REFORMAS E REFORMAS, já!
Famiglia Marinho, este nome lembra monopólio, ditadura militar e organização criminosa.
Que venham novos medidores para mostrar o quanto o império do mal caiu, mesmo assim continua a enganar os anunciantes.
Uma das grandes sacadas da Globo e Folha , foi criar ( ou manipular ) seu instituto de pesquisa particular .
Cria-se uma “manchete” todo dia , para todos os gostos , com a “credibilidade ” e “endosso” necessários.
O governo deveria ter como uma meta ( além da regulamentação da lei dos meios , aumento de acesso à banda larga , distribuição justa de verbas publicitárias , buscar sempre a pluralidade , etc…) o incentivo , para todos os setores e em todo o país ( inclusive universidades ) da criação de órgãos de pesquisas . Basta ver o sucesso ( e o estrago ) de apenas um : O ” Manchetômetro ” , da UERJ. Os que tiverem credibilidade , permanecerão.
semprei achei que o ibope está “adequando” os números… a aprtir de abril, vai cair mais ainda…
Não creio que seja somente o efeito de novas mídias.
Faz muito tempo que fora de São Paulo, no Sul e no Nordeste que os hotéis não sintonizam mais a Globo nas salas de café da manhã.
Nos telejornais também não sintonizam mais a Globo, Record é a preferida.
Penso que assim como a Veja a Globo paga pelas mentiras que divulga.
O povo é lento mas não é bobo.
Passem nas bancas de jornais de São Paulo e observem as pilhas de Veja, Época aos domingos.
Anos atrás, em poucas horas diminuíam a olhos vistos. Hoje Veja muitas vezes é encarte do Estadão.
O BV é a fonte da grande ‘poupança’ da Globo. Publicidade também faz história. Quem não lembra do simpático gingle “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa”? Pois é, acabou. Claro que sem uma lei da Mídia, se um império cai, outro sobe, assim como no império dos Bancos. Já tivemos Chateaubriand dos Diários Associados, temos os irmão Marinho, herdeiros de Roberto Marinho. Já que um império está pronto a cair, seria muito mais democrático para todas as empresas, sob uma mesma regulação, uma disputa pelo mercado em igualdade de condições. E para nós, os consumidores diante desses impérios e cidadãos por direito, teríamos as condições para exigir mais qualidade, caso a TV sobreviva algum tempo. Talvez seja tarde para ela. Então, vamos nos centrar na Internet para impedir que um império só tenha completo domínio sobre ela. E sobre nós.
Se o Domingo Espetacular, não tivesse tanta propaganda, o Fantástico finado da vida já teria indo para o beleléu.
O ibópi está para a Plimplim, assim como as agencias de Rating, o Fédi e USD moeda.reserva estão para o Império do Caos.
Bem por ai, né mesmo?
Mas o Golpe está sendo veiculado por outros meios: Facebook, Twiter, LinkedIn, etc, com uma ferocidade atordoante. No face um post de minha irmã dizia que a Forbes havia estimado a “fortuna” de Lula em 2 bilhões de dólares, embora a própria Forbes houvesse classificada como falsa a capa. Passei uma descompostura na minha irmã, postando o desmentido da revista, no próprio face dela. Mas isto não é o suficiente. Temos que replicar com verdades ou desmentidos todas as mentiras e falsidades geradas pelos robôs do PSDB e da CIA, abrangendo todos os meios. Para isto, acessar e divulgar blogs sujos é uma das ferramentas. E cooperar financeiramente com eles, já que Dilma não está fazendo a parte dela. Já coopero com o Tijolaço e dei uma ajuda ao Cafezinho. Pouco, mas se todos fizerem isto, estaremos mais atuantes, principalmente com o Blog da Cidadania, e os citados acima.
Ainda está de pé a manifestação em frente à globo dia 1 de abril? Me ocorreu que, se tivéssemos preparado a tempo, as afiliadas e filiais poderiam sofrer a mesma dose de veneno.
É provável que essa seja uma oportunidade para os blogues de esquerda num âmbito latino-americano, só para começar. Cada blogue poderia publicar anúncios culturais (música, literatura, cinema), de turismo e de ongs políticas , poderia se unir a produtores alternativos de cultura de toda a América Latina.A Internet tem potencial para uma experiência de esquerda que gere dividendos para os blogues.
Fernando, o novo medidor de audiência alemã esta chegando ai. Teremos novidades a respeito das audiências. A margem de erro vai ficar em 5¨% (sic).
essa novela e uma droga 2 veia se bejando afffffffffffff
Tambem concordo
parei de assistir novelas com estas palhaçadas vendo marmanjos se beijando agora duas senhoras avós mães ja ganharam muito dinheiro principalmente a fernanda montenegro premio de melhor atriz agora terminar assim sem respeito nem com os netos agora afundou mesmo, tomara que afunde eles esquecem somos 200 milhõe de habitantes e 1 porcento tem estamago para comer estes doentes.
Pôxa, fiquei contente com o que li e observei nos comentários acima…fora (um) que deve ter tido sua criação nos deleites da burguesia…mas isso é o de menos!