Ontem, conversando com um amigo jornalista sobre os desafios do novo chefe da Secom, Edinho Silva, a conversa descambou para a campanha da grande mídia contra a possibilidade de que o Governo Federal veicule anúncios pagos nos ditos “blogues sujos”.
Eu, para variar, disse o que penso: isto não é o essencial.
O essencial é nos fazer “malditos”, vistos como apêndices do Governo e vedar qualquer fonte de financiamento que nos permita sobreviver ou, pior ainda, crescer.
O poder político da mídia não reside em seu monopólio empresarial, reside em seu monopólio de olhar.
Desde o final dos anos 80, este é seu método de dominação que, nos anos 90, ficou conhecido como “pensamento único”, embora a expressão seja velha de dois séculos, desde que o o filósofo metafísico Artur Schopenhauer a consagrou.
Ou bem mais idosa , porque está presente no relato de Platão sobre os diálogos entre Sócrates e Glauco, no conhecido Mito das Cavernas, que resumo com o texto do professor Pablo Carneiro, na Revista de Filosofia, que o simplifica:
” A história narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela. Ali contemplavam uma réstia de luz que refletia sombras no fundo da parede. Esse era o seu mundo. Certo dia, um dos habitantes resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e logo ficou cego devido à claridade da luz. E, aos poucos, vislumbrou outro mundo com natureza, cores, “imagens” diferentes do que estava acostumado a “ver”. Voltou para a caverna para narrar o fato aos seus amigos, mas eles não acreditaram nele e revoltados com a “mentira” o mataram.”
Não o matam, porque o diálogo é de figurações, mas diz Sócrates que o infeliz “não fará que os outros se riam à sua custa e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, pelo que não vale a pena tentar subir até lá?”
Engana-se, portanto quem acha que a briga deles é por dinheiro de publicidade. Eles o têm e vão continuar a tê-lo, porque é impensável fazer comunicação profissionalmente correta sem a grande mídia.
A questão não é sequer que recebamos algumas migalhas dele, é que seja “politicamente perigoso” que possamos receber publicidade de outros e que estejamos – e olhe lá – à mercê dos subpagamentos do Google, que nos paga pelo que mede e, portanto, faz a dúzia de bananas conter o quanto ele quiser.
Quem é que se atreverá a vender cerveja, sabonete, programas de tv a cabo ou qualquer outra coisa, a não ser pelo aleatório do Google e ficar marcado como “apoiador” desta gente apontada, até por coleguinhas bem dóceis ao patrão, como “chapa branca”?
Lembro-me de Graciliano, a dizer que “os homens do primado espiritual viviam bem, tratavam do corpo, mas nós, desgraçados materialistas, alojados em quartos de pensão, como ratos em tocas, a pão e laranja, como se diz na minha terra, quase nos reduzimos a simples espíritos. E como outros espíritos miúdos dependiam de nós, e era preciso calçá-los, vesti-los, alimentá-los, mandá-los ouvir cantigas e decorar feitos patrióticos, abandonamos as tarefas de longo prazo, caímos na labuta diária, contando linhas, fabricamos artigos, sapecamos traduções, consertamos engulhando produtos alheios.”
Mas de teimoso, a gente sobrevive.
E, espantosamente, cresce.
Porque só há uma maneira, fácil e simples, de nos destruir: a mídia comercial permitir-se ser plural.
Mas, assim, não haveria pensamento único e muitas outras luzes iluminariam a caverna e desfariam a deformidade das sombras que projeta.
Obrigado a todos, de novo e sempre.
31 respostas
Obrigado a vocês, isso sim!
Hoje primeiro de abril dia da mentira) verdadeiro dia da globo.
Parabens fbrito feliz pascoa amigos navegantes.
Dia da Mentira é o Dia da Famiglia Marinho: A famiglia Marinho defende a democracia! Primeiro de Abril!
Caro Fernando, por essa causa mortis apontada (grande midia plural), já não será mais possível morrer. A vacina já foi tomada e o vírus da ignorância de alguns foi debelado.
Alle!
Nós é que agradecemos F. Brito. A honra é nossa. Como dizia o saudoso Comandante “Spock” , VIDA LONGA E PRÓSPERA!
Os temores deles são bem concretos e se baseiam no pavor por aquilo que não conhecem. Não têm condições de entender que tipo de motor move os blogs sujos, já que o motor único que conhecem é o motor da grana. Não gostam da ideia de que haja prazer fora da grana. Não têm condições de desenvolver um pensamento que não seja o pensamento de aluguel. Chegam a pensar que o pensamento de aluguel é o inteiramente normal como exercício da profissão. E têm medo de quem opta por desenvolver outro tipo de pensamento, mesmo sabendo que não terá o retorno material que o de aluguel proporciona. Têm medo de que este outro olhar, ou pensamento, de repente passe a ser o dominante, e eles fiquem sem trabalho, sem norte, sem mordomias. Fora da luta insana pela grana, tudo para eles é comunismo perigoso e falta de liberdade.
Perfeito Tomàs!!
É uma tendencia natural os blogs alternativos à grande imprensa crescerem e aumentarem o seu público, terem anunciantes, pois neles encontramos outro lado da informação, em particular o seu Fernando Brito, dá a notícia, debate e mostra a fonte e não como as manchetes manipuladas e tendenciosas cuja as origens nunca se confirmam “Um amigo afirmou” ,”fontes do palácio noticiam” ou mentiras deslavadas que ainda são sustentada pois acreditam que o leitor é um otário.
Nas primeiras horas desta quarta-feira, em Brasília, o juiz Marco Ioffer Jahr Macieira, da 28ª Vara da Justiça Federal da 1ª Região (DF), expediu mandado de prisão preventiva contra todos os integrantes do Conselho de Administração do Grupo RBS, além dos membros da Diretoria Executiva daquela corporação. Agentes da Polícia Federal já estão voando até a capital gaúcha para cumprir a ordem judicial. A medida cautelar foi solicitada pelo Ministério Público Federal, por meio da Promotoria de Defesa da Ordem Tributária (Pdot).Os procuradores formularam o pedido baseados nos relatórios consolidados da Operação Zelotes, da Polícia Federal. Ver em cloaca News
Renato……………..é pegadinha = primeiro de abril.
amigos da globo jamais irão para o xilindró!!!
Companheiro, você estabelece uma falsa dicotomia entre imprensa tradicional e blogs. As verbas publicitárias em questão provêm dos impostos de todos e devem ser usadas para divulgar ações e realizações do Estado, não para fazer política partidária. Se o Governo anuncia na Carta Capital deve anunciar também na Veja, independente da linha que cada uma adote e de modo pelo menos próximo da proporção de suas tiragens. Se você deixa de anunciar na revista que vende mais e torra os tubos na que quase não vende, não é preciso muito para saber o que isso significa. Quanto a anunciar nos blogs, esta seria, em princípio, uma política defensável. O problema não é estimular uma nova mídia, mas, de novo, dar dinheiro apenas aos que defendem o partido. Supondo que ambos tenham audiências similares, se o valor dado ao Tijolaço fosse o mesmo dado a um Coturno Noturno da vida, estaria tudo bem. Mas não é isso que você defende, certo?
admiro muito teu republicanismo. É bonito, e muitas vezes necessario.
So que se sou em quem decida, eu mando as favas o republicanismo por um ano, por ex. para afastar uma flagrante injustiça e/ou para fortalecer uma nova fonte de midia alternativa.
Depois que ela se tornar forte e mais independente, eu volto ao republicanismo com a consciencia tranquila. E se alguem como tu protestar, eu registro o protesto.
Nem é republicanismo, é a lei. E a questão não é fortalecer uma “mídia alternativa”. A questão é direcionar verbas públicas apenas para quem defende um partido, seja na mídia tradicional ou na alternativa. Ao fazer isso, você deixa claro de que só receberá algo quem for obediente ao pagador, tirando toda a credibilidade de quem recebe essas verbas.
Não, Ernesto, não importa apenas a audiência (e ela importa), mas a segmentação da mídia. Comunicação não é apenas de “realizações”, mas de políticas. E a escolha de veículos é feita (ou deveria ser) também de acordo com o interesse de seu público. Acho que você deveria comprar a Carta Capital e ver quantos anúncios de Governo ela tem, embora seu público se interesse muito pelo assunto política e governo. A última que vi tinha zero anúncio.Eu disse exatamente o contrário, que não se pode abandonar os grandes (e isso tb é outra discussão, quem você ver publicar seus dados de acesso?) veículos, mas entender que, muitas vezes, o público que se quer atingir não está neles apenas. Para ganhar a vida, faço muitos frilas na área de publicidade, privados, e muitas vezes temos uma estratégia para atingir “formadores de opinião”. Ah, e a sua suposição de audiência está errada. Isso é mensurável, tecnicamente.
Claro, há segmentações, a Contigo é diferente da IstoÉ. Mas o ponto, seja qual for a segmentação, é que a verba não deve ser dada a veículos considerados politicamente simpáticos e negada aos demais. Não lembro sequer os números exatos, mas o último dado que vi dava uma verba x para a CartaCapital e uns 6x para a Veja, o que é dificilmente defensável por um critério técnico. Agora, me parece inclusive que o governo não anuncia mais na Veja. E por questões políticas, isso é óbvio e é defendido claramente em muitos lugares. Quanto ao outro blog, o exemplo é hipotético. Se o governo colocar verba em blogs (o que acho defensável) e a sua audiência é maior que a do Coturno Noturno, se justificaria que você ganhasse mais do que ele, mas não porque você é “aliado” e ele é “inimigo”. Esse é o ponto.
É sempre um prazer ler seus textos. Aliás é indispensável para todos os que querem e pretendem olhar para fora da caverna.
Você propões um olhar acurado para as nossas questões públicas.
Parabéns e obrigado !
obrigado Fernando, pelos seus artigos e pela sua luta.
estou aqui, todos os dias, o dia todo.
é um prazer ler o tijolaço!!!
LAMBE-LATAS
by Ramiro Conceição
Ele era, de fato, um simples lambe-lata…
Porém como foi possível que tal subanimal
se transformasse em jornalista, na cidade?
Ah, sim, é claro, vivemos em uma democracia
na qual o lambe-lata come vida…E caga ódio!
Sim, os lambe-latas são amargos
quando a soldo… de seus donos.
Acho que o Estado tem o dever de colocar suas publicidades em portais, blogs progressistas, bem como em rádios comunitárias, tvs comunitárias. Ao fazer isso ele, não vai deixar de anunciar em outros meios tradicionais. O que ele não pode fazer, é colocar anúncios só nesses meios convencionais. Hoje vivemos num mundo plural em termos de informação e de acessos às mais variadas informações, portanto, o governo não pode ficar só distribuindo verba, para um setor. Tem que diversificar. Isto até é questão de inteligência. O futuro hoje está justamente nos meios eletrônicos.
Fernando, 6 milhões de page views por mês é coisa pracaramba! Converse ai com o seus desenvolvedores web… tem que colocar um banner interstitial pra vcs comecarem a ganhar dinhero, pelo amor de deus… vcs mereçem.
Bom!
Fernando 6 milhões é sensacional e definitivamente você e outros maravilhosos blogueiros “sujos” são excepcionais e mostram um visão plural do Brasil, sucesso a você e aos brasileiros que diariamente são presenteados com opiniões cabais e inteligentes, este sítio é 10(dez)!
Viva os blogues sujos.
chupa PIG.
Nós é quem temos que agradecer.
Vocês, blogueiros progressistas, são nossa salvação em matéria de manter-nos atualizados sobre as notícias.
Estamos na torcida por vocês! Que o novo ministro da Comunicação Social olhe, com carinho, para vocês!
Cada anunciante coloca sua verba publicitaria onde quer….
Se existe programa de pesca,alguem fabricante de isca e anzol,vai vender seu peixe ali…
Se blogs progressistas e nem sempre,os posts são sobre políticas, pois muitas vezes são super educativos,se fala de tudo
mas vamos supor que se defenda a Petrobras, porque anunciar onde não se defende ? E’ estranho.
Se alguem defende os bancos públicos, porque os bancos públicos vão anunciar em quem não acredita neles ? Bizarro.
Vocês precisam e merecem creditos,por acreditarem em sí, no país e no povo brasileiro um trabalho de muita serventia e dignidade…e quem anunciar alem de de tudo,irão sentir resultados….obrigado !
“Porque só há uma maneira, fácil e simples, de nos destruir: a mídia comercial permitir-se ser plural”.
A mídia é, de fato, singularíssima. Defende os interesses dos seus donos, os da Casa Grande e os do Império.
No entanto, você está certo, sobre onde está a razão da existência da mídia como ela é atualmente, o pensamento único, caolho, ególatra (ah, os insuportáveis tempos em que, noite após noite, Cid Moreira recitava um Laudate Domini ao santo Bob) ali está o principio da sua derrocada, da sua morte, irreversivelmente. É uma questão de tempo o aniquilamento desta estrutura voltada para dentro de si mesma.
Um dia consegui assistir um noticiário a noite na tv …e quando terminou eu senti que o mundo ia acabar, amanhã, e olha que sou muito otimista,mas isso trás uma negatividade tão grande sobre a população que acho até que e’ proposital, se não?e’ de extremo mau gosto,ou falta de fé,e olha que fé não tem nada a ver com religião eu estou falando de fé no amanhã,
justo eu que sei que o amanhã,e’ a soma do passado,onde o hoje se manifesta…
e se um meio de comunicação só traduz o que e’ ruim,que futuro trará….
É muito bom, fazer parte disto..
Parabens a vocês..
Vocês não imaginam o quanto me fazem bem..
Minha opinião sobre anúncios do Governo Federal ou Estadual ou Municipal:
Deveria ser reduzido a algo próximo de zero! Pq a população deve pagar por anúncios que normalmente são auto-promoção dos governantes de turno???
As manchetes deveriam ser…
se alegre, a vida e’ bela…
tudo vai dar certo,acredite na vida…
acredite em você, você existe …
sinta a paz,não acredite em guerras em coisas que roubam tua felicidade…
Mas vão dizer que a popularidade de Dilma caiu….
Justamente em quem mais investiu no pais …e nos pobres.
Nós que agradecemos.
Procuro me informar por blogues nacionalista, progressista e trabalhista como este Tijolaço. Faz tempo que não vejo o noticiário jornalixo da famiglia Marinho e não me faz falta.
Parabéns ao Tijolaço, que continue crescendo e quebrando barreiras.