O que existe de mais nojento, egoísta, cafajeste, no pensamento da nossa elite, está expresso na verdadeira campanha política e midiática que os procuradores da Lava Jato estão fazendo para que os executivos das empreiteiras não tenham seus direitos de defesa assegurados, e para que o governo não celebre acordos de leniência com vistas a preservar empregos e tecnologia acumulada.
Além disso, os procuradores violam diversas leis e códigos de ética ao posarem desta maneira para a capa de um jornal.
Para início de conversa, violam o Código de Ética do Ministério Público, que exige zelar pela impessoalidade na relação com a imprensa.
Esse código, como toda a lei, obedece a um espírito de justiça e a um princípio democrático.
O procurador representa o lado da acusação. É o Estado acusador. Para haver equilíbrio, dever-se-ia mostrar também o lado da defesa.
Um dos procuradores sintetiza, maravilhosamente, o egoísmo psicótico que parece ter dominado setores do Ministério Público:
“A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego”, afirmou Carlos Fernando Lima, em entrevista à Folha.
Ora, a preocupação com o emprego de quase meio milhão de trabalhadores é mais que um dever do servidor público; é uma obrigação moral.
O senso ético não se revela apenas combatendo a corrupção; ele é antes de tudo um sentimento de humanismo em relação a outros seres humanos; no caso, em relação a meio milhão de trabalhadores que não podem pagar com sua vida para que uma dúzia de procuradores tenham seu ego satisfeito.
Se o Brasil conseguir sobreviver a esse odioso golpe, em que a necessária luta pela corrupção se transforma em arma política para provocar uma profunda crise econômica e social, com vistas puramente a desgastar o governo, teremos dado um grande passo em direção a nosso futuro.
A comparação com “Os Intocáveis”, além do mais, não poderia ser mais ridícula e equivocada. Eliot Ness combatia Al Capone, que vivia sobretudo da venda ilegal de bebidas.
As empreiteiras e empresas agregadas, alvo da sanha destruidora desses procuradores, são responsáveis pela construção de todas nossas hidrelétricas, estradas, pontes, aeroportos, portos, ferrovias, estações elétricas, plataformas de petróleo, etc.
Sem contar que a comparação esquece o ponto principal.
Al Capone foi preso por sonegação de impostos…
Quem deveria aparecer na capa do jornal, portanto, como herois, são os procuradores da Operação Zelotes, que investiga um esquema de evasão fiscal que pode ter desviado quase R$ 20 bilhões dos cofres públicos.
A Operação Zelotes lida com valores muito maiores do que a Lava Jato, e não está promovendo nenhum desemprego em massa no país.
36 respostas
Cadê o CNJ?
CNJ, Gilmar Mendes, como? Para onde recorrer contra esse tipo de abuso? Como o brasileiro se deixar levar pelo fanatismo politico e religioso.
Não sou admirador do cnj, longe disso, mas para recolocar as coisas nos seus lugares, seria atribuição do Cnmp e não do Cnj. Ah, e não tem nada a ver com o Judiciário.
Ora, Fernando, o emprego desses bostas está garantido. Os outros que se lasquem.
Dizer o que? Representantes do MP fantasiado, se prestando a um papel de idiotas nos faz duvidar da nossa justiça. A próxima capa da Veja será o Juiz fantasiado de Batman, outro de Superhomem o seguinte de capitão Marvel e por aí vai. Francamente a que ponto chegamos. Por que não se fantasiam de Chapolin Colorado pelo menos esse era esperto.
Caro Fernando, é muito necessário fazer uma clara distinção entre o que ocorreu na Petrobras e o que se achou na Operação Zelotes, bem como na Lista do HSBC.
O esquema montado pelos delatores e maus funcinários da Petrobras, Paulo Roberto e Barusco era fora da governança da empresa. Não houve desvio ou roubo de dinheiro da Petrobras como querem nos fazer crer esses procuradores, com aprovação do Poder Judiciário.
O dinheiro da propina, repito, propina, vinha das próprias empresas envolvidas. Era uma pequena parte – face o montante envolvido – de suas bonficações ( do BDI) que eles passavam aos propineiros. Portanto, dinheiro que já era legalmente deles.
O caso Zelotes é muito diferente, pois tratá-se de grave lesão aos cofres públicos pela corrupção de funcionários com o objetivo de legalizar a sonegação das empresas envolvidas. Tratá-se de roubo ao Erário mesmo dentro da governança do Estado brasileiro!…
O Caso do HSBC também é muito mais grave, pois tratá-se de evasão de divisas e sonegação deliberada!”
Somado os dois, o caso da Lava-Jato é mais do que fichinha.
A cada dia fica mais do que provado o seu uso como ferramenta política por parte desses procuradores (burgueses e antipetistas mesmo!), com aval da Justiça, bem como da oposição de direita para atingir o governo do PT e ao mesmo tempo criar uma cortina de fumaça para esconder da população a Zelotes e a Lista do HSBC, onde esses senhores e senhoras estão atolados até a boca!……
Esclarecedora sua resposta,Sérgio. Sem duvida é divulgando informação que se alertará e dará consciência a população
LAVA JATO foi propina, nada mais!…
ZELOTES E HSBC é corrupção e sonegação pesadas!…
LAVA JATO vira cortina de fumaça para encobrir os dois, onde a oposição de direita está atolada até a boca!…
LAVA JATO virá ferramenta dos antipetistas para atingir, por meio da manipulação da população, o governo do PT.
ANTÍDOTO: Informação e comunicação com e para a população!…
E como saldo para eles a privatização da Petrobras e a entrega do Pré-Sal para os Gringos, depois a Globo fatura com os comerciais, pra convencer o povo que os “gringos são bonzinhos!”
No meu simples entender, tem gente demais querendo fiscalizar corrupcäo.
Para que serve tantos órgäos neste país ? só para nós povo trabalhador pagar os salário desta gente. È TCE TCM TCU MP PF PGU STF e por aí vai.
Depois vem os engravatados juiz/promotor/desembargador/procurador e séi lá mais o quê ?
Brito faca uma matéria sobre estes cargos todos, gostaria saber !!!
È muita gente e um está atrapalhando o outro .
Vamos acabar com isso, näo dá mais para continuar mantendo esses engravatados com bons salários e fodendo o trabalhador (deculpe o palavräo) mas to de saco cheio com esta gente , estou !!!!!
Meus Deus onde vamos para ?
Fotos como esta me fazem lembrar de uma extrema direita cristã fascista.
DEBOCHE TOTAL !!!!
Esses novos paladinos da ÈTICA travestidos de policiais, querem matar o doente para curar a doença, ou seja, querem acabar com a economia do BRASIL para combater a corrupção. É o fim dos tempos….
Sem falar que demonstram não saber absolutamente NADA de História do Brasil, onde a impunidade das ZELITES é histórica e só agora começa a ser combatida, mas eles querem derrubar o único governo que está fazendo isso em nossa história.
Enquanto isso na SALA DA JSUTIÇA: “ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….”
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
É a turma de reacionários do MP, que só ver corrupção no PT, no PSDB para eles todos santos.
Se houvesse JUSTIÇA no BRASIL esses palhaços com distintivo já estariam todos na rua e a grande mídia GLOBBBOÇAL já teria perdido a sua concessão pública, há muito tempo.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Aqui do Alto Xingu os indios lembram, que o funcionário público, de qualquer nível que seja, seja procurador público ou não, exerce função delegada pelo povo, o real detentor da soberania de uma nação, motivo pelo qual, nas posturas, atitudes e investigação a que procedam são obrigados a avaliar as conseqüências sociais de seus atos, com vistas a minimizar quaisquer danos que porventura possam causar ao soberano ao qual devem prestar contas, no caso o povo, representado por seus delegados no aparelho estatal, especificamente o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Portanto, os promotores públicos não podem se arvorar em verdadeiros detentores do poder, em exercer suas funções usurpando a soberania popular e nem causando danos ou prejuízos à atividade social produtiva do povo trabalhador, o verdadeiro criador de riquezas das quais vivem todos os funcionários da burocracia estatal, inclusive os procuradores públicos, os quais, na verdade, não passam, de servos do povo. Qualquer postura em contrário é uma violação da Constituição, da legalidade e uma usurpação de poder.
Nunca esquecendo que os guardiões das contas públicas recebem auxílio moradia mesmo se tiverem residências próprias…. Safados! Promíscuos! Hipócritas! Guardiões dos seus próprios cofres!
O MP se tornou um estorvo para o Brasil. Vergonhoso o papel desses justiceiros disfarçados de procuradores. Não se importam com a justiça, só com os interesses de meia dúzia de bandidos que querem levar o país ao caos.
Novidade nenhuma, quem é que estranha a paixão que as prostitutas alimentam pelos holofotes?
Diz a sabedoria popular que mãe é tudo igual, só muda o endereço, com estas figuras de vida fácil, nem isso, sonham, sem exceção, com o ap em Miami.
Ah, perdão, há exceções, as cafetinas preferem Paris.
Al Capone foi pego pela sonegação de impostos, tem duas operações grandes para quem tem realmente peito para encarar os meandros da corrupção do Brasil, e das figuras impolutas que aparecem no noticiario como moralistas, mas parece que esse desafio ninguem quer encarar, afinal, a midia taxaria um belo x na testa do desafiante.
Eles na verdade estão dividindo e deixando bem claro que é
do lado de cá e do lado de lá…
Estão deixando claro quem é da direita..
Quem se habilita a processá-los a todos? Não interessa que a justiça esteja refém da imprensa. E que órgãos de mídia estejam quase exercendo diretamente o poder na República e tentando acabar com o país e sua democracia. Eles não são mais homens de direita, muitos deles, cada vez em maior número, são mesmo entreguistas e fascistas confessos! Enquanto houver Justiça, pelo menos em nome, devemos enchê-la de processos, ações, representações, notícias e tudo o que possamos fazer para atacar o desmando de certos setores como estes que agem no Ministério Público e que estão arrastando o país na lama e no caos da ingovernabilidade! Vamos montar uma central de ação para isso e começar a arrecadar dinheiro para custear essas despesas! Temos que defender o país a todo custo!
Entendo que são profissionais públicos mistificadores de suas responsabilidades com a integralidade do estado e da nação brasileira.
Mostram-se vaidosos ao extremo.Falta humildade. Daí serem manipulados pelo PIG.
“A Operação Zelotes lida com valores muito maiores do que a Lava Jato, e não está promovendo nenhum desemprego em massa no país.”
Curiosamente, também não atrai muito interesse da mídia.
MIGUEL nao assuste é o monstro movimentando
Caro Fernando…
à vezes penso que vocês zombam do meu parco discernimento! Você acredita mesmo nessa gente?! Essa gente que “faz a diferença”? Quando vejo uma imagem eu chamo meu filho e digo-lhe: “você tem pai, tem mãe, tem irmã, tem família… jamais tome um desses de referência”! Mas, ele tem sorte: em nossa casa nós não fazemos a diferença, nos não assistimos a Rede Globo – tenho certeza, ele será um homem decente… e certamente não será membro do MP que “faz a diferença”!
Isso e uma foto 3×4 da nossa seletiva,tendenciosa mentirosa podre imprensa,
Uma dúvida que me atormenta: o que seria do Moro sem o Youssef?
Setores do judiciário, ministério público e os delegados aecistas não estão querendo “combater a corrupção” coisa nenhuma. Eles querem quebrar a Petrobrás e falir as empreiteiras, provocando um desemprego monstro. Se isso ocorrer, a atividade econômica desse país vai pro beleléu, o governo deixa de arrecadar, o país afunda e todos nós afundaremos junto. Só Deus sabe no que isso vai dar.
Sabe o que é, Brito? Toda vez que deixo de ler nossos blogs, tenho um dia melhor, mas, assim como os coxinhas que se desinformam lendo o globo, veja, folha, estadão ou assistindo a globo, bandeirantes, sbt… fico também envenenado ao ler tantas verdades e ter que defender esses fdp que estão no governo que nada falam, nada fazem… como pode uma gestora, que se recusa a ser presidenta de fato, não vir a tv denuncia isso? Por que Lula não denuncia isso? Porque Lula não fala que a meta do fdp do Moro é prendê-lo? Porque não denuncia o caráter destrutivo, cafajeste, canalha e golpista que esses procuradores tucanos, aspirantes (ou não mais) a sub-agentes da CIA, que querem destruir o Brasil?
Cadê os deputados e senadores petistas? Cadê algum fdp desses que nada falam e que demoram uma eternidade para apresentar prova contra o canalha do aécio (que aliás, está quietinho…)?
Pois é… meu dia é bem melhor quando não leio os blogs… parece que minha vida era bem melhor e eu era mais feliz no desgoverno fhc, pois durante este, tocava minha vida, tinha meu emprego e não via tanto ódio contra o PT, tanta tortura e tanto massacre contra o país, a minha ideologia de esquerda e ao partido que julgava que fosse mudar essas coisas. Realmente, parece contraditório, mas hoje minha vida está bem pior. Não economicamente, mas psicologicamente, emocionalmente e socialmente.
Perdi amigos, me afastei de outros, diminui o cardápio de assuntos com familiares e outros amigos e colegas de trabalho… tudo isso porque, todos estão envenenados e este governo vassalo, de idéias vassalas e esta gestora que adora ser torturada, nada fazem, nada falam.
Alô, galera. A direita ganhou! Estamos todos envenenados… uns pró-Dilma… defendendo um ideal, um povo, um país sem general… e outros tantos contra-Dilma… envenenados pelo pig, disseminando o ódio, a violência e as sementes do fascismo.
Obrigado partido fdp.
Esses senhores tem carta branca para fazerem o que acharem necessário(?) para cumprir com o dever funcional a que estão obrigados pela Constituição? Mas e se agirem de forma incorreta e, mesmo, ilegal, respondem a alguma instância ou são intocáveis.
Dizia Lincoln: “É possivel enganar todos por algum tempo, é possível enganar alguns o tempo todo, mas é impossivel enganar todos o tempo todo”. Acho que era mais ou menos isso. Cada vez mais pessoas começarão a desconfiar que há alguma coisa de muito esquisita no tratamento que a mídia dispensa a certas pessoas, tanto para o bem quanto para o mal. Enfim, escancara-se o óbvio: mídia e setores do judiciário agem como a velha nobreza que se segurou o quanto pode, mas terminou por cair com a Revolução Francesa. Como será que funcionava a justiça francesa antes da revolução? É isto que está rolando no Brasil de hoje: a “nobreza” luta com unhas e dentes para manter seus privilégios e não perder o poder.
Ah, sim: fiquei enojado ao ver esta capa da folha, mas nisto já não há nada de novo.
fernando,
este moro atuou no caso banestado e entre os delatores estava o youssef, que admitiu semana passada que ficou rico com o que faturou naquele caso.
sugiro que fosse feita uma matéria comparando a atuação do tal moro no caso banestado e nesta lava-jato(ou suja a jato)para verificar se há parcialidade ou não deste senhor, tendo em vista que no banestado a maioria era tucana.
Em tempo: dizem que ele escreveu o famoso voto da ministra do STF onde ela afirmou que não tinha provas para condenar jose dirceu, mas condenava porque a literatura(ou ditadura) a autorizava a condenar.
Com uma ministra dessas ninguém precisa de inimigos.
“A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego”, afirmou Carlos Fernando Lima, em entrevista à Folha.
um FDP de um servidor público que faz uma afirmação deste deveria ser imediatamento demitido.
O FDP deve falar assim por ter a certeza que o emprego dele não corre risco.
Vamos ser sinceros. Dos três poderes da república, qual é o responsável pela criação do ambiente propicio a corrupção? Qual dos três sempre foi considerado “balcão de negócios”? Está certo que as vezes ele tem alguma contribuição dos outros dois, como a lei que permitia a Petrobrás não seguir a 3666, ou de ministro que emperra julgamento para manter as coisas como estão.
Trenzinho dos sem-vergonha.