O navio aí em cima, o Cidade de Maricá, é uma bela imagem, e está sendo completado a todo vapor, mas é uma exceção. Ele está atracado ao lado do Estaleiro Mauá, que vive o drama de uma pré-falência, mesmo com três navios tanque em seu cais, quase prontos, esperando os acabamentos para que possam levar derivados leves de petróleo. Estão parados, como parados estão os mil trabalhadores do estaleiro.
O Sindicato da Construção Naval divulgou, semana passada, os números do emprego nos estaleiros.
De dezembro a junho deste ano, os estaleiros, em todo o país, fecharam 14.472 postos de trabalho: o número de trabalhadores caiu de 82.474 para 68 mil, agora.
A quatro pessoas na família de cada trabalhador desempregado, são perto de 60 mil brasileiros em dificuldades.
E uma inflexão na chamada “curva de aprendizado” essencial para o desenvolvimento tecnológico da construção de navios que cobrará seu preço por muito tempo depois da esperada recuperação do setor.
Os dados do Sindicato confirmam aquilo que se escreveu aqui há 15 dias: já perdemos dois anos de avanços na cadeia industrial ligada ao petróleo, ao menos em matéria de emprego, como você vê no quadro ao lado, na primeira queda, em uma década, do número de trabalhadores na construção naval, como você vê no quadro ao lado.
O Brasil perdeu sondas e cascos de navios-plataforma quem diante das dificuldades dos fornecedores nacionais, tiveram de ser encomendados na Ásia.
Logo, com a entrada de operação de novos poços, vamos precisar de navios de grande porte, os “aliviadores”, que recolhem o petróleo nos navios-plataforma e o transporta para as refinarias ou os leva aos terminais de exportação.
Se não recuperarmos rapidamente a nossa capacidade de produzir grandes embarcações, teremos de recorrer a afretamentos no estrangeiro.
E indústria naval não é algo que se reconstrua do dia para a noite.
Aí está o resultado da devastação provocada por uma investigação conduzida de forma a fazer de todos suspeitos ou culpados antecipadamente, como faz o Dr. Sérgio Moro.
Ele, realmente, faz diferença.
Para pior.
33 respostas
Sem rua não tem argumento, só mimimi.
Para o Moro os R$ 32.000.000,00,recebidos por Aécio dos Lavajatistas são legítimos,lícitos,regulados,legarrézimos e “Do Bem”. Vieram da poupança dos bem intencionados netinhos e vovozinhos dos lavajatistas. Para outros partidos as doações são produtos da corrupção.
Para o juiz moro, isso não vem ao caso!
Podemos tirar se achar melhor.
Eduardo Cunha, Gilamar Mendes e Paulinho da Força se reúnem em Brasília para acertar detalhes do golpe, dizem os noticiários de hoje. Então é isso: Paulinho da Força será uma figura central no golpe. Caberá a ele segurar os trabalhadores do Brasil, contra levantes que possam vir de Luis Inácio Lula da Silva ou seus adeptos. Depois do golpe, os trabalhadores serão atirados ao abismo da destruição total de seus direitos, como é fácil prever. Mas os pelegos estarão mais ricos do que nunca. Aliás, neste instante do golpe é que devem estar circulando enlouquecidamente por todo o país, as malas cheias de dinheiro. Talvez agora não sejam dólares, para não dar na vista, como em 1964.
Sinto muito pelo que vou falar, mas acho hoje o Brasil um lugar muito mais ridículo do que achava quando era adolescente. Naquele tempo eu tinha a ilusão de que tudo era culpa dos militares, mas hoje eu sei que a culpa disso é da classe dominante sanguessuga, e de um povo burro que não quer deixar de ser burro. Infelizmente, esta é a verdade, não se dá uma Ferrari nas mãos de um “barbeiro” e Deus não deveria ter dado um lugar tão maravilhoso nas mãos dos brasileiros. Perdi a fé na democracia fajuta que existe pois foi ela que criou este monstro chamado Congresso. Perdi totalmente a confiança em instituições que permitam que um juiz de primeira instância tenha poder de assumir em suas mãos o destino de um país e das vidas de milhares, talvez milhões de famílias.
Carlos se tem uma coisa que não podemos nos permitir nos dias de hoje é o luxo de perder a fé. Devemos lutar, e lutar sempre, pois o povo desconhece a força que tem, se tivéssemos noção do que verdadeiramente podemos fazer, não deixaríamos um camarada como esse “Moro/Muro” transitar livre pelas ruas, sem interpelá-lo, sem olhar bem dentro dos olhos dele e dizer, criatura tu não tem amor a vida, tu está mexendo com um povo orgulhoso de suas conquistas, com um povo que até então, sem instrução, se deixava manipular, mas que hoje, luta pela própria causa, arranca com as mãos os inços, resquícios de uma ditadura imoral e de uma direita oportunista… Mas infelizmente a verdade é que não caímos na real, não percebemos que o governo Lula/Dilma nos libertou das amarras do irracional, nos dando consciência do certo e do errado, mas acima de tudo, nos dando liberdade de escolha. Não podemos perder essas conquistas perdendo a fé! Retroceder jamais! Deixar nos acorrentar pela cambada de assassinos do respeito próprio de um povo e ladrões da dignidade de uma nação, jamais. Você, eu e todos que possuem liberdade de opinião, devemos exercê-la e acima de tudo exigir, exigir sempre, mesmo que o “Muro” nos pareça intransponível, não devemos desistir, pois como dizia nosso célebre Dostoievski em Memórias do Subsolo:
“Como é que procedem as pessoas que sabem se vingar e, de maneira geral, fazer prevalecer seus direitos? Quando elas são tomadas, digamos, pelo sentimento de vingança, não permanece mais nada no seu ser além desse sentimento. Um cavalheiro desse tipo lança-se diretamente ao seu objetivo, como um touro enfurecido, abaixando os chifres, e talvez só um muro possa detê-lo. (Aliás, diante de um muro, tais cavalheiros, ou seja, os indivíduos e homens de ação “diretos”, se dão por vencidos e nisso são sinceros. Para eles, o muro não significa desvio, como, por exemplo, para nós, seres pensantes e, conseqüentemente, inertes; não é um pretexto para voltar atrás, pretexto em que pessoas como nós geralmente não acreditam, mas que sempre ficam muito felizes quando o encontram. Não, é com toda sinceridade que eles se dão por vencidos. O muro possui para eles algo que acalma, que soluciona a situação do ponto de vista moral, e é definitivo; talvez até possua algo místico…”)
… Sejamos seres pensante como disse o autor, porém não inertes… Não façamos desse camarada nosso muro…
Sabe porque me desanimo muito? Moro num bairro majoritariamente classe média baixa ou menos, então estou cercado de gente que teve algum tipo de melhora de vida ou recebeu algum benefício graças aos governos Lula e Dilma. Pergunta se esta gente percebe isso? NO dia da eleição verifiquei o resultado de minha seção eleitoral: 3/4 dos votos foram para Aécio… Teve idiota usando bilhete único (implantado pelo PT durante a gestão marta) para ir até a paulista participar da micareta golpista. E ouço bobões metendo a boca na Dilma repetindo exatamente o comportamento que a mídia golpista insufla. Então deste povo eu não espero nada. Infelizmente a realidade é que os governos Lula e Dilma deixaram “as crianças” na frente da TV sem monitoramento de adultos e deu nisto que estamos vendo: um monte de trouxas cuspindo nos pratos que comeram. Concordo 110% com todo aquele que diz que foi um enorme erro acreditar que o “povo” saberia identificar as razões de sua melhoria de vida. Este povo come merda se o jornal nacional ou qualquer apresentador de TV mandar. O povo não vai se politizar espontaneamente.
Carlos me sensibilizou muito o que tu disse, e sei exatamente a impotência que toma conta da tua vontade de vencer, pois vivo isso diariamente nesses últimos dias. Hoje falando com um grupo de estagiários, li teu depoimento, eram poucos, um pequeno grupo (duas meninas e três meninos), mas fiz questão de mostrar para eles o momento perigoso que estamos vivendo, e o quanto estamos vendo ruir nossa democracia, não sei até que ponto isso muda alguma coisa na nossa atual realidade, mas me senti feliz, pois eles ao ouvirem as tuas palavras entenderam claramente a tua mensagem, todos entre 18 e 20 anos, isso, na exata fase de nada querer saber sobre os entraves da política. O que me fez ver, e com prazer é que essa política falada aqui, hoje no Tijolaço, eles entenderam, e eu… ganhei meu dia! E mesmo usando do teu desencanto com tudo que está acontecendo, ganhamos algo, ganhamos eu e tu o entendimento de meninos do ensino médio, pessoas que querem entender, mas não conseguem por si só chegar a esse entendimento… Tuas palavras muito embora tristes, me ajudaram a levar para esse pequeno grupo de 5 estudantes, algo que talvez toda a mídia de esquerda nesse ano de 2015 não tenha conseguido alcançar. Obrigada amigo. Saudações do povo guerreiro/brasileiro, que sou eu, tu, e todos aqueles a quem conseguirmos alcançar. Abraços.
Abraço. Espero que estes garotos tirem proveito deste desabafo.
Por mais que eu torça por ela, a culpada direta por isso é Dilma. Omitiu-se, não planejou, manteve um bufão na justiça, deixou o ódio voltar porque tem medo de sair do gabinete e falar.
Todos cansaram de protegê-la.
Só defendeu a si mesma e jogou sua equipe aos leões.
Mas não há Governo…. A CGU, a AGU e o MJ existem para que? A Casa Civil? Onde está a Presidenta? O que faz o presidente do STF?
Quantas varas criminais federais há em Curitiba?
Como esse processo foi cair justamente nas mãos do Dr. Moro?
Ah, essas distribuições da Justiça…
Para mim é simples: -Chama a China! Dá as obras para as Empresas chinesas fazerem AQUI no Brasil; Exige, que fora a cúpula administrativa, os cargos de engenheiros para baixo sejam destinados aos Brasileiros, garantindo assim a continuidade do desenvolvimento da tecnologia e os empregos em nosso quintal. E as “empresas” Brasileiras??? Que se virem, só querem leitinho quente mesmo…Não fizeram nenhum movimento contra os desmandos Judiciais do Corvo Moro… a CNI é uma das maiores indicadoras para os “concelheiros do CARF-Zelotes”, a fim de proteger os Barões da Indústria, como os Gerdau da vida, na absurda SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS! Seu Paulo Skaf -eterno presidente da FIESP- ataca diuturnamente o Gov.Federal, somente para promoção própria, nunca disse um “ai” sobro o Corvo Moro, o que prova que estão pouco se lixando para os operários da Indústria, querem é o Governo nas mãos, para aí sim, protegidos pelo Judiciário Tucano, fazerem a festa!
Ele foi escolhido a dedo…
É facim facim resolver esse problema…
É só quererem…
Tudo jogo de cena. Moro quebra a indústria e o governo entrega o petróleo.
Esse assunto do pré-sal está seguindo o roteiro do jeito que o diabo gosta, e isso desde 2002, quando Lula terceirizou o depto de TI da Petrobras colocando a raposa dentro do galinheiro. Deu no que deu – a espionagem foi consentida. Isto está claro em https://www.youtube.com/watch?v=f7L76mvxtEU , e https:// www .youtube.com/watch?v=rs1i-_JxVc0 a partir dos 19 min se nao tiverem paciencia para assistir na íntegra.
E Dilma foi eleita para dar continuidade . Isto está claro em – https:// -www.youtube.com/watch?v=obDqpfBVyeQ
O Brasil cairá na desgraça pelas maos dos próprios brasileiros.
Entre outras coisas está na hora de se fazer uma revisão nos poderes do Ministério Público. Para investigar crimes tem as polícias estaduais e a federal. O Ministério Público deveria ser um órgão sob o comando do Executivo, dentro das regras dos demais servidores públicos, e SEM PODERES ESPECIAIS.
Hoje tornaram-se o QUARTO PODER, sem limitação alguma, altos salários cheios de penduricalhos, podem tudo e com pouca responsabilidade perante o país.
Se no PT ainda existisse algo da força de seus primórdios tomaria a frente de um movimento visando reposicionar o tal Ministério Público.
Do Governo Federal pouco se espera dado seu “republicanismo”.
Deveria colocar na conta dele,os desempregados.Será que este juiz sentimento pelos trabalhadores brasileiros? Mas como sujeito que deseja os holofotes do PIG
E a maior OPOSIÇÃO AO BRASIL, a que mídia corporativa dá destaque todos os dias, recebe DINHEIRO PÚBLICO. Do senado, da Câmara , do Judiciário e do MP. Ser oposição assim é moleza, com as mordomias garantidas e a aposentadoria idem. É uma conspiração e tanto.
Muitas manifestações de zumbis midiotas nos comentários, e o pior, de todas as fachas hetarias! Tem gente que já sofreu no passado, mas quer continuar sofrendo, não dá o braço a torcer. São holofotes do ódio e imbecilidade que a mídia e a podre direita ávida pelo poder emana!
Que país é esse, onde golpistas agem a luz do dia e o governo finge que nada vê e não toma providências cabíveis, previstas em lei, em defesa da democracia e dos cidadãos que nele confiaram seus votos?
Que país é esse, em que a justiça, a PGR e a PF são seletivamente instrumentalizados à causa do golpe jurídico paraguaio e o “ministro da justiça” justifica e atenua as graves aberrações cometidas, por medo ou seja lá o que for, para legalmente agir?
Que país é esse, em que o monopólio da mídia, cumprindo seu papel no roteiro do golpe, decide em que o cidadão será informado e desinformado e faz diariamente promoção da inflação, da corrupção seletiva e de tudo mais que possa prejudicar a economia e o país e o governo e sua presidente, absurdamente mudos, não dignam-se a defenderem o governo eleito e convocarem cadeia de rádio e televisão, todo santo dia, se preciso for, para contradita-los e informar aos brasileiros o que andam aprontando os golpistas da manjada elite do atraso, com objetivo de reassumirem o Brasil à desigualdade e sujeira embaixo do tapete?
Que país é esse, que permite a juiz de primeira instância, prender preventivamente cidadãos, como Vaccari Neto, mantendo-os presos indefinidamente, embasado apenas em delações premiadas de confessos bandidos premiados com a liberdade vigiada, sem provas, no caso Vaccari, após quase vinte meses de exaustivas e intermináveis buscas por prova que permitisse justificarem o “sequestro legal” perpetrado contra o mesmo, sem que nada absolutamente fosse encontrado, pois o tesoureiro do PT, “refém do roteiro do golpe paraguaio”, está cansado de atestar que foram doações legalmente obtidas e registradas, tanto que procuram agora novo domínio do fato que “justifique” a farsa jurídica, ao tentarem criar a figura da doação legal-legal, quando para partidos amigos e a legal-ilegal, quando para o PT (só rindo!)?
Que país é esse, em que a justiça determina que se investigue o que quer que seja, desde que sirva para cumprir a pauta e o roteiro, com vistas ao objetivo de golpear o governo democraticamente eleito, para que através do “golpe jurídico paraguaio”, assumam os representantes da elite do atraso, arquiteta de nossa abjeta e burra desigualdade?
Que país é esse, em que cidadãos democratas não reagem, organizando toda forma de pressão possível para cima dos responsáveis por instituições que deveriam zelar pela defesa da democracia e que calam-se em cumplicidade com os golpistas jurídicos paraguaios?
Que país é esse, em que juiz da Suprema Corte da Justiça, atenta contra a democracia, escancaradamente?
Sobre mais um catão da República!
Pausa para rir!
ENTENDA mais uma patifaria criminosa da DEMoTucanagem!]
STF PODE INVESTIGAR CUNHA LIMA POR DINHEIRO VOADOR
O professor universitário Charlinton Machado protocolou nesta terça-feira pedido ao Ministério Público Federal, autor de investigação e de ação criminal contra o atual senador Cássio Cunha Lima – líder do PSDB, para que provoque a Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no sentido de dar celeridade ao processo denominado de Concorde, ainda das eleições de 2006, para indicar substituto do juiz federal Sérgio Moro, o mesmo da Lava Jato, que há meses está com o processo e não da prosseguimento.
(…)
A operação se tornou lendária em João Pessoa (PB), porque literalmente choveu dinheiro na capital paraibana. Para não ser pego em flagrante pela PF, um operador da política local, Olavo Lira, conhecido como Olavinho, teria jogado R$ 400 mil do alto do edifício Concord.
(…)
FONTE: http://www.wscom.com.br/noticia/politica/MACHADO+QUER+CELERIDADE+NO+CASO+CASSIO-188192
http://www.dm.com.br/mundo/2015/04/maos-limpas-quebrou-a-italia-lava-jato-quebra-o-brasil.html
Quando FHC governou o Brasil houve vários “acidentes” graves na Petrobrás, a exemplo do naufrágio da P-37, indicando ação deliberada para desvalorizar a estatal para vendê-la a preço de banana. O juiz Moro não demonstra qualquer preocupação social com a destruição dos empregos. A investigação deve ocorrer, mas sem prejudicar inocentes.
A PETROBRAS, devido a agentes públicos corruptos e empresários nacionais corruptores, de fato foi vítima de
rombo bilionário.
A natureza estatal da cia, segundo tese dos revoltados mais escandalizados, é a raiz de todo o mal.
A privatização da Petrobras, com sua
entrega a empresários transnacionais, é vista, então, como A
solução dos problemas. Prossegue a tese: libertos da amarra estatal, tais empresários, por definição, fariam uma gestão competente, transparente e incorruptível da Petrobras.
Beleza. O braZiliano Roberto da Matta ficaria exultante com a decisão.
Honestidade e excelência em matéria de gestão são, axiomaticamente, atribuídas por nossos entreguistas como propriedade intrínseca do DNA dos gringos.
Sendo assim, só a turma do contra pode contestar a bela tese, por exemplo, trazendo à memória duas feias ocorrências. (1) a “briberization”[Stigliz] da Esso em 1963 tentando impor a venda de 200 milhões de dólares de óleo cru à Petrobras. E (2) o criminoso derramamento de petróleo provocado pela Chevron na Bacia de Campos em 2012, fato que entrou no botão do esquecimento seletivo da mídia corporativa.
Êta, tese fajuta!
Não deixemos nos levar por Falsas Verdades, se ficarmos acreditando que o Golpe é certo e iminente, só vai ajudar os da Direita. Golpistas não tem Propostas, têm Propósito! Os Infames que pretendem aplicar o Golpe, têm somente um Sonho: Fatiar a Petrobras e o resto das Empresas do Governo e repassá-las aos EUA. E nós, assistiremos tudo isso Bem Comportadinhos?
Ele está conseguindo algo inédito em uma economia… Destruir uma indústria forte, próspera e de maior importância para o povo brasileiro, com apenas um clicar de um mouse, colocando em risco vidas de milhares de famílias que dependem dessa economia.
Tijolaço, Vamos cair na real, não tem mais volta, demorou demais a reação, o golpe já foi dado é só questão de tempo para a consumação. A Presidenta encontrar presidente do supremo fora do Brasil,não é bom sinal e é sinal que estão todos sob vigia da PF, MP, Coxinhas e conspiradores fazer encontro fora de agenda em outro país é sinal que não tem mais segurança por aqui e a pauta acho que não foi salário do juduciário, qualquer manifestação e movimentação aqui dentro está sendo monitorados em tempo real e é retoque para mídia formar a opinião para o impedimento da DILMA. Acabou não tem mais volta, não vamos ficar fazendo firulas para enfrentar o PIG, não podemos, eles além de conspirarem ganham muito dinheiro para fazer. Tijolaço, já é bom os blogs progressista começarem a preparar os eleitores para não virar praça de GUERRA, isto está vindo de cima, o da GRÉCIA não voltou atras por acaso, foi coação contra a população, é o mesmo que esta sendo feito no Brasil. Dilma já negociou com o Lewandowski uma saída de paz. O FHC conseguiu desmoralizar a democracia brasileira. Essa turma tem todo o dinheiro das privatizações para praticar o GOLPE que quiser e a o hora que quiser. Portanto é bom mudarem a pauta dos blogs, o GOLPE já foi dado. O real e o imaginário já são linhas paralelas se afunilando rapidamente. O PT não merecia ter nos representado para ficar com medo, deixou a GLOBO voltar ao poder e destruir melancolicamente a pauta progressista em favor do mais asqueroso da politica brasileira o fascismo perpetrado pela mídia, justiça e polícia numa conspirata anunciada deixando os eleitores feito cachorros sem dono. O GOLPE já foi dado.
Para 16 mil famílias sob efeito do desemprego pela ação desenfreada deste juiz, o Sergio Moro de fato faz a diferença. E a Globo segue livre, leve e solta, mais golpista do que nunca.
Este juiz nunca marcou cartão, nunca passou fome, nunca pegou um onibus lotado, ele e um destes da classe média alta que nunca passou necessidade, pelo amor de DEUS onde vamos parar.
Como poderíamos imaginar que um juiz de primeira instância teria poderes ilimitados.
Consegue até causar desemprego.
Só aqui mesmo no Brasil.
Muito Trágico esse Cidadão Carlos Lima. Nada é tão acentuado como ele expôs. Sem querer fazer polêmica.