Janio: “o seu dia chegará” funciona para Eduardo Cunha e Renan Calheiros?

brut

Está aberta, desde anteontem, uma nova etapa da crise institucional no Brasil.

Os presidentes da Câmara e do Senado, com indisfarçado apoio das maiorias que formaram à sua sombra, deixam claro que têm o país como refém e mostram que, como bandidos, colocam uma faca no pescoço do governo eleito  como forma de se protegerem das ações que os ameaçam.

Se a operação nas casas dos senadores foi um aviso, Cunha e Calheiros se deram por avisados e de imediato aproximaram e pressionaram a lâmina no principal ponto de dificuldades do Governo Dilma: o controle das finanças públicas.

Ao que parece, até pelo noticiário que se lê nas colunas de jornal, é que se prepara ações-bomba, especialmente sobre Eduardo Cunha.

O país está dominado pela dupla, porém,  e enquanto elas não chegam e sangra, sem piedade e, pior, sem reação.

E, afinal,  chegarão?

Leia o que Janio de Freitas escreve sobre isso, hoje, na Folha.

Os donos das Casas

Janio de Freitas

Das coletas policiais de bens e documentos de citados na Lava Jato emergiu um punhado de perguntas em torno de um mesmo tema.

Citados por delatores premiados como todos os escolhidos para as visitas da Polícia Federal, Renan Calheiros e Eduardo Cunha foram dispensados de fazer idênticas recepções em consideração a seus cargos, de presidentes do Senado e da Câmara, ou por estarem em situação menos ou mais grave do que os visitados?

No primeiro caso, perderia valor o princípio reafirmado pelo procurador-geral Rodrigo Janot sobre a igualdade de todos aos olhos do Ministério Público. No segundo, um velho anúncio da loteria dá a resposta: “O seu dia chegará”.

A sorte de Calheiros e de Cunha está em discussão no Ministério Público e é, ou foi há pouco, motivo de reflexões trocadas no Supremo Tribunal Federal. Há ou não implicações institucionais –e em que medida, no caso afirmativo– se o Ministério Público pede ao Supremo as providências que lhe parecem adequadas à situação dos dois na Lava Jato? Serve como indicação preliminar, para uma das linhas a respeito, a autorização dada pelo ministro Teori Zavascki à busca em computadores usados pelo presidente da Câmara.

Nas atuais circunstâncias, a dúvida começa na real representatividade que Renan Calheiros e Eduardo Cunha tenham de sua inserção institucional. A existência da dúvida pode ser, por si só, uma resposta com ampla aceitação. Por isso mesmo, é prejudicial em muitos sentidos, e ao próprio país no plano internacional, a lentidão do Ministério Público nos casos de Calheiros e Cunha. Desde que teve o prazer do vazamento de acusações aos dois nas delações bem premiadas, o Ministério Público mantém as duas casas do Congresso como instituições conduzidas, no mínimo, por suspeitos de improbidades muito graves.

É um desserviço do Ministério Público. Ou houvesse mais responsabilidade, com a exposição dos dois presidentes contida até a ocasião judicialmente apropriada, ou fossem acelerados os procedimentos para a mais rápida solução própria do Estado de Direito. O que foi feito agora é ainda mais protelação.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. Collor acha que sua perseguição é pessoal e trata de modo pessoal a investigação sobre Janot e sua família. Se for pessoal da parte de Janot, a razão perdeu sua vez. Se foi um ensaio para chegar aos dois presidentes do Congresso, foi um erro grave. Fazer um espetáculo desses para testar forças e medir a temperatura da crise é no, mínimo, temerário. Ou há crime ou não há crime, ou é lei ou não é lei. Quanto aos dois principais investigados, dão a maior demonstração de covardia ao fugir das explicações devidas à sociedade e desviar a atenção ameaçando a presidenta Dilma. Quando assisto as declarações dessas figuras sobre a criminalização dos menores infratores e a promessa de que vão evitar reincidências dos menores criminosos, fica a pergunta que não quer calar: Quantas vezes os políticos maiores de idade, agora acusados e indiciados outros, reincidiram nos seus crimes de lesa-pátria? Tem solução para isso? Ou restam apenas as ameaças e demonstrações de bravatas de quem segura o osso do poder?

  2. Aos cidadãos só cabem confiar nos agentes públicos que estão desenvolvendo a Lava-Jato.
    Quem de vocês tem o inquéritoem mãos para ficar fazendo vagas ilações sobre como deveria ser ou não a operação policial, a quem deveria ser e outras masturbações mentais que só visam no fundo confundir operação policial com tramoia politiqueira?!
    Ocorre que a o assunto é repressão à bandidagem e esse assunto é da competência do judiciário e só. Juristas à paisana só atrapalham a opinião pública.

    1. Serias tu, um destes juristas a paisana, deitando lei por aqui? Ou somente o que te interessas é válido?

  3. O problema que a justiça é seletiva, somente foi preso até agora os petistas. Fica muito difícil acreditar na investigação imparcial.

    1. Erro seu. Vá se informar…
      Só tem um ex e dois petistas de carteirinha presos, Duque, Vacari e André Vargas.
      Outros são o Argolo, o Pedro Correa e outras dezenas de sujeitinhos entre eles cerveró e fernando baiano ligados ao PMDB.
      Menos opiniões sectárias mais informações factuais.

        1. Petista de carteirinha aderiu no ano de 2000 à corrente Construindo um Novo Brasil, que por mera ‘coincidência’ é a mesma de Lula.

  4. … E “o seu dia chegará” funciona para a quadrilha do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ?!…

    … As [mega]pedaladas do/no TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ “ultrapassam os motores dos carros do senador e empresário Fernando Collor de Mello”!
    E sobre a “meritocracia” dos(as) afilhados(as) da [eterna] Casa Grande “cheirosa”!
    Corrupta até a enésima geração!
    ENTENDA o que o PIG irá esconder!

    ###################

    ESCÂNDALO CEDRAZ ATINGE EM CHEIO SIGLA DE PAULINHO

    A Polícia Federal investiga, além do advogado Tiago Cedraz – que é filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz – o primo de primeiro grau do ministro e sócio de Tiago em uma consultoria, Luciano Araújo; segundo as investigações da Operação Politeia, foi Araújo quem recebeu a quantia de R$ 1 milhão da UTC supostamente destinada ao ministro Raimundo Carreiro; o escândalo atinge o partido Solidariedade, do deputado Paulinho da Força, uma vez que Luciano Araújo é tesoureiro nacional do partido e presidente estadual do diretório da Bahia; Tiago também integra a cúpula da legenda, como secretário de assuntos jurídicos; dias atrás, Paulinho se reuniu com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ministro do STF Gilmar Mendes para discutir o golpe contra a presidente Dilma

    16 DE JULHO DE 2015 ÀS 10:15

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/189119/Esc%C3%A2ndalo-Cedraz-atinge-em-cheio-sigla-de-Paulinho.htm

      1. Quantas Lamborghinis, Porches e Ferraris da Casa da Dinda dá pra comprar com os imóveis do filhinho do TCU?

        1. Alvo da Operação Politeia, o advogado Tiago Cedraz, 33, ergueu patrimônio milionário à frente de uma banca que atua no Tribunal de Contas da União (TCU), presidido pelo pai, Aroldo Cedraz. Em menos de três anos, Tiago fechou a compra de imóveis de quase R$ 13 milhões e, até abril, figurava como dono de um jato Cessna de dez assentos, conforme levantamento do jornal “O Estado de S. Paulo”. A maior parte dos bens foi adquirida por meio da Cedraz Administradora de Bens Próprios, criada em sociedade com a mãe, Eliana Leite Oliveira, mulher do ministro.
          (…)

          FONTE, pasme: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/16/imoveis-de-filho-de-presidente-do-tcu-somam-r-13-milhoes.htm

          1. Olha, a família de Lula está processando quem anda acusando de tudo isso por aí na rede. Quando a intimação bater na sua porta, não adiante dizer que achava que era verdade, ou que foi brincadeira, ou que não sabia que era ilegal, aí já era.
            Não brinquem com coisa séria.

  5. … Se a seriedade, a imparcialidade e o republicanismo fossem apanágios das nossas [nossas?!] instituições, há muito tempo “o seu dia irá chegar” teria alcançado os mensaleiros filho do presidente do TCÚÚÚÚÚÚ e o ‘Aécio Furnas Forever!
    E os mesmos já estariam presos preventivamente, mofando na ‘Guantánamo do Paraná’!
    Mensalão do TCU e de Furnas, respectivamente!
    Segundo o Ricardo Pessoa da UTC e o [mega]doleiro Albert(o) Yousseff desde o antanho do escândalo do Banestado da famigerada era FHC da ‘Privataria Tucana’, de novo, respectivamente!…

    “É ou não
    ‘miniSTRO’ ‘Zé’?!

  6. Segunda-feira, 27 de outubro de 2014:”Não vou deixar pedra sobre pedra, vou investigar”.Dilma sobre casos de corrupção…

  7. E para os políticos aposentados sem votos, que vão p/ TCU quando chegará o seu dia? Vão p/ lá exercerem o que sempre fizeram. Safadeza, como comprova a investigação s/ filho de um deles que rouba unido a família.É tribunalzinho político, que poderia ter somente técnicos em contabilidade sem a necessidade de sustentarmos esses mamadores do erário público do qual nós sustentamos com o nossos impostos.

  8. “É um desserviço do Ministério Público. Ou houvesse mais responsabilidade, com a exposição dos dois presidentes contida até a ocasião judicialmente apropriada, ou fossem acelerados os procedimentos para a mais rápida solução própria do Estado de Direito. O que foi feito agora é ainda mais protelação.”

    FErnando Brito e Paulo Henrique Amorim já tinham resumido bem tudo isso: é uma esculhambação.

  9. O PGR e o MP parece que querem tirar o PMDB da jogada, conflitá-lo com o Executivo, promover mais bagunça no governo e abrir caminho para os tucanos, que nunca são investigados!

  10. Não adianta ameaçar, se denúncias se confirmarem, o afastamento de ambos será inevitável, sem falar da tornozeleira…

  11. ACORDA, POVO! o que acontece. Dilma que que ver apurado os casos de corrupção, que envolvem diversos partidos, inclusive o TCU. Eles sentiram que vão ser atingidos e querem agora dar o Golpe para tirar a presidencia e, em seguida parar toda investigação e a imprensa aliada dizer: “agora tá tudo bom, em paz, limpo”, e voce aceitar isso como sendo verdadeiro. Acorda e vamos defender a presidenta que quer passar o Brasil a limpo. Vamos pra ruas defender a presidenta antes que esses picareta, junto a mídia picareta derrubem a nossa presidenta.

  12. Renan Calheiros e Eduardo Cunha têm a mesma origem, Paulo Cesar Farias, providencialmente morto. Não há Lisoform que limpe isso.
    O problema é: essa merda nós, mais ou menos, conhecemos.
    Agora, a merda da realeza (MP e Judiciário) nos é inteiramente desconhecida. Só podemos supor que é muito maior.

  13. O Ministro Cardoso não goza da minha admiração. No entanto, ele age seguindo fielmente as ordens da Presidenta Dilma, que lhe ordena: não faça absolutamente nada que possa ser explorado como pressão do Executivo sobre o Judiciário, que é o que essa súcia adoraria fazer e colocar mais lenha na fogueira. Quem pode imaginar que a Presidenta e seus ministros não tenham informações fidedignas sobre os crimes desses pulhas e do andamento das investigações sobre eles, e do desfecho que certamente ocorreria? Tudo está saindo conforme os prognósticos mais sensatos, ignorados, infelizmente, por muitos bem intencionados, mas que não se dão conta que de bons propósitos o inferno está cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *