Não é um blogueiro sujo como eu, mas o equilibrado colunista José Roberto de Toledo, do Estadão, quem descreve o festival de chantagens e pressões espúrias que tomou conta das instituições brasileira, depois que o juiz Sérgio Moro e a mídia abriram os portões do inferno para que prevalecessem as teses de que “os fins justificam os meios”, com a ressalva de que os fins, quase sempre, são também injustificáveis.
Toledo descreve um quadro que, apesar de dantesco, pouco comove a mídia nacional: tudo, nas reações dos parlamentares, está ligado à sorte das investigações sobre Eduardo Cunha, Renan Calheiros e, subsidiariamente, à dos demais parlamentares que eram, afinal, mandantes e beneficiários dos desvios apurados pela Lava Jato, entretanto conduzida com foco no Executivo ao qual eles aderiram e sugaram como carrapatos.
“O alvo final da reação é o governo. Projetos importantes para o Executivo viram, automaticamente, moeda de troca para tentar diminuir a pressão sobre os congressistas. As medidas para controlar os gastos públicos e, mais à frente, tentar retomar o crescimento da economia passam a enfrentar resistência dobrada tanto da oposição quanto de supostos aliados. Ministro da Fazenda, Joaquim Levy coleciona desaforos. Mas não só ele.” – escreve Toledo em seu artigo “Quando setembro chegar“, no Estadão de hoje.
A convocação de Cardozo ao Congresso, diz ele, “esconde o jogo real dos donos do Congresso: impedir a recondução de Rodrigo Janot como procurador-geral da República. Talvez o 14 de Julho (nota do Tijolaço: data da queda da Bastilha) de Janot – que já investira contra Renan Calheiros (PMDB) e, na terça-feira, voltou-se contra Fernando Collor (PTB), Fernando Bezerra (PSB) e Ciro Nogueira (PP), entre outros – tenha sido sua guilhotina. Se for barrado, o procurador já tem uma boa explicação: terá sido cassado por sua caça”.
Sim, porque Janot depende de Dilma – o que é simples, dada a notória inocência pessoal da Presidenta em todo este imbróglio -, mas depende também dos votos dos nada inocentes senadores da República:
“Mesmo que esteja entre os mais votados pelos procuradores, Janot ainda precisa ser indicado por Dilma Rousseff e aprovado pelos senadores (14 dos quais ele investiga). Isso acontecerá em setembro, quando termina seu mandato. No calendário dos salões e balcões brasilienses, setembro é o mês em que a presidente estará lutando por sua cadeira. Será logo após a Câmara confirmar a eventual reprovação de suas contas – o que, em tese, permitiria a abertura de processo de impeachment contra Dilma.”
“Será sob essa lâmina que ela terá que tomar a decisão de apresentar ou não o nome de Janot para o Senado referendar. Se não o fizer, Dilma arcará sozinha com todas as acusações de tentativa de abafar as investigações da Lava Jato. Se peitar os aliados do PMDB, fragilizará ainda mais sua já precária situação no Congresso e poderá somar contra si os fatais 342 deputados – número mínimo de votos para impedir o presidente da República. E, mesmo assim, Janot ainda poderia ser indeferido pelo Senado.”
É possível perceber que a vontade eleitoral de mais de 100 milhões de brasileiros depende agora de dois colégios eleitorais, o dos senhores procuradores e o dos senhores parlamentares, que decidem a sorte do país?
E como são isentas estas figuras, mostra Toledo:
“( há)um movimento articulado de sobrevivência dos presidentes das duas Casas, de dezenas de deputados e senadores investigados e de centenas de outros que devem ser implicados na Lava Jato.(…) 199 deputados estaduais, 178 deputados federais, 17 governadores e 16 senadores têm financiadores de suas campanhas eleitorais presos pela Polícia Federal.”
No total, “os empreiteiros detidos doaram R$ 64 milhões para deputados federais e senadores eleitos” – e estamos falando do declarado – que poderão se tornar “propina” ao bel-prazer das delações premiadas, que ganharam, como se sabe, chancela de “verdade absoluta” desde que Moro, os vazamentos das investigações e a ânsia de atingir o governo fizeram abandonar toda a prudência com que deveriam ser tratadas, por virem de gente que se assume criminosa.
A pretexto de combatermos a corrupção, o Brasil tornou-se refém das chantagens – leiam o Paulo Henrique Amorim sobre os votos misteriosamente “virados” no TCU -, de ambições, de jogos de impunidade e de absoluta indiferença com o interesse público, com nossas instituições envolvidas num jogo de suicidas que ameaça matar a própria institucionalidade democrática.
A criança da democracia jogada fora com a água do banho em meio ao chiqueiro.
A lavagem a jato do Brasil virou só lavagem, aquela que alimenta os porcos, refocilando sobre a República.
16 respostas
ACORDA, POVO! o que acontece. Dilma que que ver apurado os casos de corrupção, que envolvem diversos partidos, inclusive o TCU. Eles sentiram que vão ser atingidos e querem agora dar o Golpe para tirar a presidencia e, em seguida parar toda investigação e a imprensa aliada dizer: “agora tá tudo bom, em paz, limpo”, e voce aceitar isso como sendo verdadeiro. Acorda e vamos defender a presidenta que quer passar o Brasil a limpo. Vamos pra ruas defender a presidenta antes que esses picareta, junto a mídia picareta derrubem a nossa presidenta.
O TIJOLAÇO, CADÊ A AGENDA POSITIVA DA DILMA??? ATÉ AGORA E NENHUMA PUBLICAÇÃO SOBRE A INAUGURAÇÃO DA PONTE ANITA GARIBALDI EM SANTA CATARINA!!! OBRA DO PAC, ALÔ!!!
Mas se a recondução será inegavelmente barrada no Senado, não tem pq ela se desgastar com a recondução de Janot. Indica um mais sério e deixa o circo pegar fogo horas.
Concordo com você já que lava-jato nada mais é que lavagem, chutava o pau da barraca e deixava o circo pegar fogo.Pois estão o tempo todo deixando ela numa furada.
Às vezes penso que a presidente não quer continuar governando.
Por que o Janot não denuncia os 14 picaretas. Tornozeleira neles! Se denunciar, os corruptos ainda vão apitar algo ? Na verdade, todo mundo se borra de medo do Renan e do Cunha, deveria sair o medo e entrar o nojo. Os dois me provocam nojo. NOJO.
A Dilma não tem que salvar os traidores do PMDB. Tornozeleira neles.
A pergunta que não quer calar. Para que serve o PMDB ?. Por acaso o PT ganhou alguma votação com a ajuda do PMDB.
A Dilma tem que chutar o pau da barraca e ferrar o Renan e o Cunha.
Tijolaço, G1 já publicou, LULA será investigado pela LAVA JATO e tem gente que acha que não tem GOLPE.
“A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu inquérito para investigar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para favorecer a construtora Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Após uma apuração preliminar, motivada por uma representação protocolada no MPF que apontava suspostas irregularidades cometidas pelo ex-presidente, os procuradores da República disseram ter identificado indícios suficientes para investigá-lo.
O alvo das investigações são viagens internacionais feitas por Lula bancadas pela Odebrecht. Entre os países visitados pelo ex-presidente com patrocínio da maior construtora brasileira estão Cuba, República Dominica, Gana e Angola.
(…)
Além de abrir o inquérito, o MPF do Distrito Federal solicitou o compartilhamento de provas da Lava Jato para incluir na investigação criminal envolvendo Lula.”
GOLPE A VISTA
HÁ, SIM, CLAROS SINAIS DE UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA O BRASIL E SEU POVO, QUE PASSA SEM NENHUMA DÚVIDA PELA DERRUBADA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DILMA. OU AS PESSOAS DE BEM NOS PODERES, O POVO E OS MOVIMENTAIS SOCIAIS SE LEVANTAM CONTRA OS GOLPISTAS, QUE SÃO AO MESMO TEMPO PICARETAS, OU VAMOS SOFRER AS DURAS E DRÁSTICAS CONSEQUÊNCIAS DOS ATOS DELES. POIS, A CADA DIA O CERCO SE FECHA CONTRA OS CORRUPTOS NO PARLAMENTO, NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO E OUTROS ÓRGÃOS. E, PARA ESSES CORRUPTOS, A SOLUÇÃO É TIRAR A PRESIDENTA, E, EM CONLUIO COM O PIG, ABAFAR AS INVESTIGAÇÕES SALVANDO A PELE DOS VERDADEIROS CORRUPTOS DA PÁTRIA. VAMOS AGIR, GENTE, NÃO PODEMOS ESPERAR O GOLPE DE BRAÇOS CRUZADOS, VENDO O PIG TENTANDO MANIPULAR E NEUTRALIZAR O POVO PARA ACEITAR O GOLPO SEM SE MEXER. O PREJUÍZO DE IMEDIATO VEM PARA OS ESTUDANTES POBRES E OS PROGRAMAS SOCIAIS. DIGA NÃO AO GOLPE!
Quando os aplicadores da Justiça, os investigadores e procuradores fazem pouco caso da Lei, o que esperar do legislativo, onde a lei é a da sobrevivência política?
Quando membro graduado da Justiça circula impunemente entre os patrocinadores do desrespeito à Lei, sem que seja contido, o que mais esperar?
Como classificar, senão como rebelião, atos de uma corporação do Estado que usurpa para si as prerrogativas da cidadania para construir, servir e impor a verdade que atenda a seus interesses?
PARA PIORAR A FERVURA – LEIAM ESSA DO PHA
Janot investiga Lula.
Golpe é isso aí
Só quem não vê é a Dilma
No G1:
MPF ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR SUPOSTO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA DE LULA
Após apuração preliminar, procuradores viram indícios para investigá-lo.
Instituto Lula disse ter recebido notícia do inquérito com ’surpresa’.
A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu inquérito para investigar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para favorecer a construtora Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Após uma apuração preliminar, motivada por uma representação protocolada no MPF que apontava suspostas irregularidades cometidas pelo ex-presidente, os procuradores da República disseram ter identificado indícios suficientes para investigá-lo.
O alvo das investigações são viagens internacionais feitas por Lula bancadas pela Odebrecht. Entre os países visitados pelo ex-presidente com patrocínio da maior construtora brasileira estão Cuba, República Dominica, Gana e Angola.
(…)
Além de abrir o inquérito, o MPF do Distrito Federal solicitou o compartilhamento de provas da Lava Jato para incluir na investigação criminal envolvendo Lula. A apuração do petista está sob a responsabilidade do núcleo de combate à corrupção.
Sem o devido mandado judicial, a Polícia Federal do zé deve invadir o Instituto Lula nas próximas horas.
Até o fim de semana, sem o devido mandado judicial, a Polícia Federal do zé invadirá o Palácio do Planalto.
E o zé vai dizer que é isso mesmo.
Paulo Henrique Amorim
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/07/16/janot-investiga-lula-golpe-e-isso-ai/#comment-2027266
E o Cunha falando em nome do PMDB e da Câmara. O sujeito sempre, ao discursar, dar a entender que fala em nome da instituição e do partido.
Com todos os seus podres e sabedor dos podres dos seus colegas, o deputado acredita ser inatingível.
Agora, com as delações, os prêmios e premiados, é impossível não pensar quais serão os primeiros arquivos queimados.
Pois envolve tantos e tantos personagens e aparentemente há tanta coisa ainda a ser dita, que logo vão aparecer cadáveres para tornar ainda mais dramática essa investigação.
Como na máfia, a desconfiança e a disputa pelo poder leva um a assassinar o outro.
No final, quem fica vivo, torna-se o chefe.
Pois é, como disse o Azenha no Viomundo: ao fim e ao cabo só sobrarão os tucanos inimputáveis. E aí, ó, adeus esperança… Se acontecer, e pelo andar da carruagem caminha para isso, a tucanada no poder será retrocesso nos avanços sociais, recessão, desemprego, perda de poder aquisitivo. Posarão de salvadores da pátria e ainda terão a petulância de creditar na conta da “herança maldita do PT”. Podem apostar.
Acabo de ler que o MPF abre inquérito contra o Lula. Não, com as múltiplas evidências de crimes praticados contra o patrimônio publico no governo entreguista, a tungagem gigantesca das riquezas do nosso subsolo e estatais naquele que provavelmente será considerado o roubo de todos os séculos, a Privataria Tucana e os escândalos não investigados de compra de reeleição, SIVAM, Lista de Furnas, PROER, e muitos e muitos mais, a justiça da Casa Grande vai querer enjaular o Lula por ter tirado o pais das garras do FMI, acabado em grande parte com a fome e colocado o pais nos BRICS. A justiça da Casa Grande prepara-se para atirar nos pés da nação, sem jamais importunar os FHCs, Serras, Aécios, Alckmins, toda a quadrilha entreguista demotucana responsável por roubos homéricos e que deixou o país de joelhos…Vão lançar o pais nas mãos sequiosas dos predadores internacionais em troca da manutenção das benesses da Casa Grande.
Ah, e com relação ao atual ministro da Justiça, pelo seu comportamento ao longo destes anos, creio tratar-se de um agente duplo, dentro das alcovas e salas do palácio. O tempo de virar o jogo, o qual se abrevia cada vez mais, dirá se de fato trata-se de um infiltrado ou não. Infelizmente o tempo da reação extingue-se hora a hora. Praticamente é tarde demais para o pais, para o povo e para a própria Casa Grande, a qual arrepender – se – à amargamente do desatino com que está a lançar no lixo o futuro do Brasil. E as hienas de fora esfregam as mãos por ter encontrado tantos traidores da pátria a seu serviço .
Sabe de uma coisa? Agora eu sou Janot desde criancinha! Que os Senadores o barrem, se quiserem. Vejamos as consequências.
Novas eleições para deputado federal poderão ser feitas agora, para repor metade dos integrantes da Câmara. A tomada de posse de tantos suplentes não poderia ser considerada normal.