Suprema, sem trocadilho, ironia.
Agora, quando lhe arde o couro, é o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quem parte a denunciar ao Supremo Tribunal Federal os abusos do juiz Sérgio Moro na Operação Lava-Jato.
Enquanto os “vazamentos” seteivos alcançavam o Governo e o PT, culminando na cabulosa capa de Veja usada como panfleto de boca-de-urna contra Dilma e Lula – “eles sabiam de tudo” – baseada em opiniões dos delatores, sem acusações fáticas, valia.
Agora, que o acusam com todos os efes, erres e cifrões de achacador, Cunha relembra-se do foro privilegiado, desde que seja para si mesmo.
É complexa a questão jurídica – e não seria se não houvesse sido instaurado um procedimento contra ele, Cunha – relativa ao poder de Moro em conduzir um inquérito onde o presidente da Câmara é, indiscutivelmente, parte, em juízo de primeira instância.
Só que a baderna jurídica que se implantou sob a cumplicidade geral tornou difícil ao Supremo dizer que não, que Moro não tem competência de foro para investigar – falcatruas onde estejam envolvidos detentores de foro privilegiado.
Mas Cunha não quer só isso.
Requereu a nulidade do processo em relação a si mesmo.
Anulado o instrumento processual onde ele é denunciado, as provas ali colhidas não podem mais ser validadas.
Nem mesmo os indícios podem sustentar uma ação penal na instância devida.
É um jogo temerário, como todos os que faz Cunha, porque aumenta a fome de produzir provas autônomas, vinculadas exclusivamente ao inquérito que corre no Supremo contra Cunha .
Cunha está atento a isso e procura se antecipar.
Não vai sair de Brasília durante o recesso parlamentar e arranjou uma agenda para toda a semana, destes típicos compromissos “de cobertura”.
Mas também aí há uma amarga ironia no nome do projeto.
Politéia 2015.
O mesmo nome que, na semana passada, batizou as batidas nas casas dos senadores envolvidos nas “mordidas” a empresários, feitas através dos ocupantes de cargos na Petrobras que exigiram em nome da “governabilidade”.
Exigência que, aliás, Cunha fez em relação a Fábio Cleto, vice-presidente da Caixa e integrante do Comitê de Investimentos do Fundo de Investimentos do FGTS, ao qual “compete deliberar sobre propostas de investimento e acompanhar as diretrizes a serem seguidas pelo FI-FGTS, com relação a sua política de investimentos.”
Ou será que Cleto está rompido- “em nome pessoal”, claro – com o Governo Dilma?
Ai, que saudades do jornalismo…
19 respostas
Aquele discurso enfurecido jurando vingança é por demais patético, esse cidadão está envolvido em outras falcatruas além da citada na lava-jato. Vive nas penumbras armando a derrubada do governo, e ainda se sente melindrado com a atitude do juiz de comarca.ele sabia que chumbo trocado não dói.
É o Cunha experimentando a pimenta…Começo arder.
DeMOROu…
Boa noite,
falar o que dessa figura, há não ser que ele seja preso
Com efeito, pimenta no Cunha dos outros é refresco…
A propósito, se fôssemos batizar com um nome aquele tubarão flagrado numa mordida naquela praia da África do Sul, fica a sugestão: tubarão cunha, a última mordida…
Severino Cavalcante caiu fora por causa de 10 mil reais como todo mundo tem lembrando desde quinta -feira passada.
Eduardo Cunha,15 milhões de reais,ainda está por aí.
Isso que é padrão qualidade Globo de ética.
15 milhoes do Cunha é só o começo. Contra ele tema mais sugeiras debaixo do tapete que vai se colocado pra fora. É só aguardar.
Perguntinha: nas mãos de quem irá cair este pedido de cunha ao STF? Como seria o procedimento relativo a este assunto?
Garanto que ira cair nas mãos do ilmazinho.
… Há vários dias, eu venho, humildemente, exortando:
se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” o monstro renascerá com 07!
07 cabeças!
Medonhas e indômitas!
E operando o surgimento de outros energúmenos à imagem e semelhança!
A Lei tem que cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do DEMoTucano Aécio ‘Never'”!
Em nome da democracia e da civilidade!
Em nome da vida!
Em nome de Deus!
Oremos!
E continuemos pintados para a guerra!
Mesmo porque a luta contra o fascismo é interminável!
Felicidades a ‘nois’ todos!
“Inté”!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas
… ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!
#################
Altamiro Borges: O engano dos que acham que Eduardo Cunha está politicamente morto
$edutor & agre$$ivo
publicado em 20 de julho de 2015 às 15:56
(…)
FONTES [LÍMPIDAS]:
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/07/eduardo-cunha-ainda-nao-esta-morto.html
e aqui
http://www.viomundo.com.br/denuncias/altamiro-borges-o-engano-dos-que-acham-que-eduardo-cunha-esta-politicamente-morto.html#comment-921893
Quem assistiu ao vídeo de Júlio percebeu quando ele falou “paus mandados” e o juízinho moro falou: ” evite os detalhes para não alongar muito o depoimento e não use palavras inadequadas (pau mandado). Não foram exatamente com estas palavras, mas o sentido era esse mesmo. Senti que ele descuidou-se um pouco, mas já era tarde. O depoimento já estava na globosfera. Penso que o MOro não queria que fosse assim …
https://www.youtube.com/watch?t=52&v=YPHMg7eTI3M
“NUMDISSEMOS” que quem manda no ‘braZ$&l’ são as organizações criminosas Globo?!
Jornalista do folhetim fascista ‘veja’ confirma!
#####################
João Roberto Marinho e Eduardo Cunha tiveram um longo encontro, diz colunista [da revista ‘veja’]
Por volta de 15 de setembro de 2014 (segundo o colunista Lauro Jardim), faltando cerca de 20 dias para o primeiro turno das eleições:
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/07/o-pacto-joao-roberto-marinho-e-eduardo.html
Já estou prevendo tudo. gilmar vai ser “sorteado” e dará uma liminar com tudo que CUnha quiser.
A maneira açodada e desafiadora com que Cunha ameaça as autoridades que o estão investigando é um sinal de que não vai ser fácil abatê-lo. Ninguém age assim se não tem certeza de sua força e a manifestação do governo depois da truculência de Cunha é a de quem teme o adversário. Vê se algum outro acusado na Operação Lava Jato reagiu à maneira Cunha, ninguém ousou desafiar o juiz Moro, só ele que fez porque faz parte da estratégia golpista da Globo, de usá-lo para fustigar e emparedar o governo Dilma. Mas CPIs virão para fragilizar ainda mais o governo, se isso ainda é possível, e o ajuste do Levy vai ficar sendo arrastado até não querer mais, prolongando a impopularidade do governo que o queria vê-lo implantado o mais rápido possível, para logo virar esta página e partir para um agenda mais positiva.
Lamentavelmente a SUPREMA CORTE nada diz. Nada faz. Encontra-se inerte diante de tantas violações dos direitos que deveriam ser protegidos pela Constituição. Daí acreditar e apelar para quem? Quase todos estão no “mato sem cachorro”, principalmente os petistas alvo do PIG e de grande parcela da Justiça vestida com sua capa preta e olhos vendado para não enxergar o direito dos injustiçados. É a realidade dos homens, nessa sociedade hipócrita. SÓ DEUS PODERÁ NOS AJUDAR.
Se anularem o processo relativo a Cunha anularão toda a Lava Jato. Não há a mínima possibilidade de se dar a Cunha esta excepcionalidade de anulação só do que lhe diz respeito. Equivaleria a um golpe de estado. Ninguém aceitaria isso.