Ricardo Melo: a trupe do impeachment teima em não sair de cena

stooges

Ricardo Melo, hoje, na Folha, exerce com crueldade a arte jornalística de ir ao essencial.

Aécio Neves, Gilmar Mendes e Eduardo Cunha teimam em, pateticamente, continuar suas falas catastróficas do impeachment da pantomima “É agosto, e agora a casa cai” com que pretendia o fim do governo eleito e o abocanhamento do poder total.

Não perceberam – ou melhor, não se conformam – que uma composição com os que Melo chama, com propriedade, de os “verdadeiros comandantes da nossa democracia” representou o desembarque – sempre parcial, porque ao sabor da maré da economia –  da aventura golpista.

Menos, convenhamos, por convicções democráticas que pelo panorama devastador de mediocridade das forças que surgiam como alternativa ao governo eleito.

Não apenas os três indigitados, mas a vasta fauna humana em que surfavam, composta de fundamentalistas religiosos, vivandeiras de quartel, neonazistas, desajustados de todos os matizes, que sempre existiram mas, agora, estão em estado de excitação e, certamente, teriam os dentes à mostra diante do botim que um governo caído representaria.

Ou do risco de que o “moralismo seletivo” que hoje se pratica ganhasse força e desbordasse para as imoralidades “intocáveis” que são a base de seu poder no país.

Lembremos que, nem em 1964, confiaram em Lacerda o suficiente para deixarem-no ir ao poder.

Os três patéticos

Ricardo Melo, na Folha

Aécio Neves, Gilmar Mendes e Eduardo Cunha atuam como protagonistas de uma causa falida. Mesmo assim, não perdem uma oportunidade de expor em público sua estreiteza de horizontes. São golpistas declarados. Não importa a lógica, a política, a dialética ou mesmo o senso comum. Suas biografias, já não propriamente admiráveis, dissolvem-se a jato a cada movimento realizado para derrubar um governo eleito.

Presidente do PSDB, o senador mineiro-carioca pouco se incomoda com o ridículo de suas atitudes. Aécio sempre defendeu um programa de arrocho contra os pobres. Gabou-se da coragem de adotar medidas impopulares para “consertar o Brasil”.

Agora sobe em trios elétricos como porta-voz do povo. Critica medidas de ajuste, jura pensar no Brasil e usa qualquer artimanha com uma única finalidade: isolar a presidente. Convoca sabujos para atacar um jornalista que revelou o escândalo do aeroporto construído para atender a ele e à própria família. Maiores informações na página A3 desta Folha publicada ontem (23/08).

Seu ajudante de ordens, ou vice-versa, é o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Sintoma da fragilidade do equilíbrio de poderes vigente no Brasil, Mendes emite toda sorte de opiniões fora de autos. Muda de ideia conforme as conveniências. De tão tendencioso e parcial, seu comportamento público seria suficiente para impugná-lo como síndico de prédio. Na democracia à brasileira, pontifica como jurista na mais alta corte do país. Quem quiser que leve a sério.

Mendes endossou as contas da campanha da presidente eleita alguns meses atrás. Coisas do passado. Esqueçam o que ele votou. De repente, detectou problemas insanáveis na mesma contabilidade e ruge ameaçadoramente contra o que ele mesmo aprovou. No meio tempo, acusa o Planalto de comandar um sindicato de ladrões financiado por empreiteiras envolvidas na roubalheira da Petrobras.

Bem, mas as mesmas empresas financiaram a campanha dos outros partidos. O que fazer? Vale lembrar: Mendes até hoje trava o julgamento favorável à proibição do financiamento empresarial de campanhas políticas. Seu pedido de vistas escancara um escândalo jurídico, legal e moral que o STF finge não existir. Ora, isso não vem ao caso, socorreria o juiz paladino Sergio Moro.

E aí aparece Eduardo Cunha, o peemedebista dirigente da Câmara. Terceiro na linha de sucessão presidencial, Cunha encenava comandar um exército invencível. Primeiro humilhou o Planalto na eleição para o comando da Casa. Depois, passou a manobrar o regimento para aprovar o que interessa a aliados nem sempre expostos. Tentou ainda se credenciar como alternativa golpista. Curto circuito total. Pego numa mentira de pelo menos 5 milhões de dólares, a acreditar no procurador geral, Cunha atualmente circula como um zumbi rogando piedade de parlamentares muito mais interessados em salvar a própria pele.

Cambaleante, o trio parece ter recebido a pá de cal com os pronunciamentos dos verdadeiros comandantes da nossa democracia. O mais recente veio do chefe do maior banco privado do país, Roberto Setubal. Presidente do Itaú Unibanco, Setubal afirmou com todas as letras não haver motivos para tirar Dilma do cargo. Tipo ruim com ela, pior sem ela -que o digam os lucros pornográficos auferidos pela turma financeira.

Sem a banca por trás, abandonada pelo pessoal do dinheiro grosso e encrencada em acusações lançadas contra os adversários, à troupe do impeachment não resta muito mais que baixar o pano.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Voce fala em tres pateticos,eles são muito mais, caro Fernando. Se voce analisar que nenhum banqueiro foi indiciado nesse processo que lava a jato as falcatruas dos banqueiros , e de se ver quantos os pateticos são.
    Se voce analisar que o mentirão do Joaquim Barbosa, indiciou mais de uma dezena de bancarios e banqueiros,com supostos desvios de menos de 1% do total do lava mais branco a jato
    Quanto misterio nem se indicia banqueiros que cometeram no minimo o crime de Lesa Patrtia e outro misterio é esconder o ano das aberturas de contas. dos diretores “honestos” do governo FHC.

  2. reforçando que o importante é o Ano das Aberturas de contas dos “honestos”diretores do governo FHC, que n~sao se vaza de maneira alguma. Nem a CPI da Petroibras nem a Lava a teco-treco nesse caso. a jato so quando interessa a midia golpista

  3. Os maiores empresários já descobriram que o impeachment será pior pra eles.
    Para alguns opositores só o impeachment os salva dos desdobramentos da lavajato.

    1. Patético é um governo que se diz ‘esquerda’ ser fiado por banqueiros…! Onde já se viu?
      Afinal, o poder emana do povo ou dos bancos?
      Dilma não vale um cachorro-quente, perde até para Sarney. Quem não quer Dilma é o povo.
      Cachorro morto decorativo, representa mas não manda em nada. Também oferecendo a maior taxa de juros do mundo, até o Tiririca fica presidente dessa República do Pixuleco.
      Patético esquerdopatas ladrões se escorarem em usurários banqueiros.
      Muito PaTético!

  4. Como presidente do STF, o ministro Lewandowsk deveria fazer uma advertência pública a Gilmar Mendes por ter postura declaradamente parcial, além de contradizer seu próprio julgamento. Na verdade, caberia um processo de expulsão de Mendes do STF. Aí é querer demais, desculpem, foi só um delírio.

  5. Gilmar Mendes é um poço se parcialidades e controvérsias. O que não é de se estranhar do sócio do IDP e herdeiro do patriarcado mineiro Mendes.

  6. O Aécio, que no passado poderia parecer um quadro politico promissor, dia após dia está a queimar-se politicamente. Neste particular os tucanos de São Paulo , especialmente o incorrigivel e determinado entreguista da Petrobras à Chévron e o sonso coroinha das secas torneiras paulistas estão a jantá-lo pelas beiradas. Convenço -me cada vez mais que o Aécio é mais um daqueles produtos da mídia que deu chabu. O povo não é idiota e a maioria que votou na Dilma não considera Aécio dono dos seus votos e nem tampouco lhe deu carta branca para tomar o lugar de quem quer que seja, na marra. Ou seja, desconhece completamente a vontade soberana do povo. Como político, ainda mais orientado por um senil como FHC, caminha para tornar-se irrelevante. Quanto ao Gilmar, entrou em definitivo para o folclore do Judiciário da Casa Grande e como vitalicio no posto, vai fazer muitas besteiras ainda, dignas dos FEBEAPAs. O Cunha, este teve seus cinco minutos de fama, fez bastante estrago e voa para baixo até bater com a cara no chão. Três patetas.

    1. “O Aécio (…) dia após dia está a queimar-se politicamente.”
      É uma das poucas coisas que ele sabe fazer bem, além de queimar-se sob o sol de Copacabana.

  7. Aécio é odiado em MG.
    É um ser nefasto.
    Ridículo.
    Golpista.
    Somou-se a ele o que há de pior na
    cena política brasileira:Gilmar Mendes e Cunha.
    O Paulinho da Força Sindical é o cretino que se esforça
    para compor a turma do golpe, mas já foi desautorizado pela Força sindical
    devido aquele mico de ovacionar Cunha.
    A Força sindical mandou o Paulinho tomar seu rumo , dizendo:
    _ Você não nos nos representa.

  8. A historia do Brasil mostra que Casagrande – 1%- nunca teve apreço a democracia. Entretanto, o momento não é propicio para o golpe. Para atender ao capricho politico de um grupo que não se conforma de ter sido derrotado nas urnas. A crise econômica mundial não está a permitir aventuras politicas. É abrir chance para o CAOS, quando todos perderão. E os 1% que têm muito, não estão acostumados com perdas, terão muito mais a perder. Já o povo brasileiro está acostumado a perder. Para o brasileiro, a vida sempre foi de sacrifícios, tirar leite de pedra, matar um leão por dia.
    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/194066/China-tem-crash-e-Ir%C3%A3-pede-a%C3%A7%C3%A3o-urgente-da-Opep.htm
    CHINA TEM CRASH E IRÃ PEDE AÇÃO URGENTE DA OPEP

  9. Um texto com a lucidez e a transparência dos blogs progressistas, mas publicado no pig, isso é inacreditável. Acho que o grande capital ponderou o fluxo de caixa com ou sem o golpe. E devem ter concluído que o golpe não seria economicamente viável…

  10. Magnífico. Parabéns ao Ricardo Melo. Tomara que a grande maioria dos leitores da folha tenha lido.

  11. Bom dia,

    como mineiro vejo que esse senhor mencionado como pessoa de bem e possuidor do sangue q corre e MG, esse não faz parte, esta mais para os morros do Rio do que as Montanhas de MG. O curioso é que continua a queimar a imagem do estado de MG, não queremos essa pessoa referindo como se fosse de MG, não tem laço algum com os princípios de Minas Gerais – Liberdade, Igualdade e Fraternidade é apenas um aproveitador como demais políticos aqui fizeram por 20 anos. Minas Gerais são varias e que esse não conhece. Portanto solicito aos demais que não cole a imagem dessa pessoa com nosso estado, pois não é salutar para nós mineiros!!

  12. … O conspícuo, confiável e impávido jornalista Ricardo Melo da, pasme, ‘Folha’ indica os integrantes de um dos núcleos dos *”Três Patetas” a $oldo do “Projac da CIA”(!):
    DEMoTucanos “supremo” g. DANTAS, [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘”Aécio Furnas Forever'” & o próprio candidato “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto [Arquivado (sic)] da Fazenda do Titio’!
    *Coitados: dos ‘Três Patetas’, Curly, Larr e Moe!
    Perdão a estes três eternos grandes artistas!

    “Dileto público,
    com vocês….”

    [Risos]

    Os Três Patéticos – “do egrégio e intrépido jornalista Ricardo Mello”!

    [Mais risos]

  13. O mais interessante foi a crítica ao Moro: “Ora, isso não vem ao caso, socorreria o juiz paladino Sergio Moro.”. Percebam como essa frase é reveladora – demonstra que a grande mídia sabe muito bem da parcialidade da Lava Jato e do viés político partidário de como é conduzida a operação com intenção última em acabar com o Lula. Deve-se guardar bem esse artigo para mostrar para posteridade como funciona a nossa justiça de hoje e seus heróis que tem mais super poderes do que os da Marvel. Ah se a nossa justiça fosse 10% menos parcial, o Brasil seria outro.

  14. Vamos dar um basta ao PSDB, Paulino da “Força” e Gilmar Mendes, que procura piorar a economia com um discurso golpista. A CRISE ECONÔMICA NÃO É APENAS NO BRASIL. A hora de se dar as mão para sairmos dela o mais rápido possivel. Aí isso o menino mimado (Aécio), o gaga (FHC), o pelego (Paulinho da “Força”) e o boquirroto juiz (Gilmar Mendes), poderão brincar de golpistas.

  15. Alex Scarpa Scarpa · UFF – Universidade Federal Fluminense
    Comédia são os esquerdopatas e sua auto-enganação!!!!!`É muito cômico, cambada de pão com mortadela dos cursos medilcres e sindicatos …kkkkkkk.. Da para desenhar a um petralha…kkkkk

    Alex Scarpa Scarpa · UFF – Universidade Federal Fluminense
    Comédia são os esquerdopatas e sua burrice crônica de piada para meia duzia de micos amestrados…Enquanto isso Moro vai enfiando e o petê afundando no conceito de 93% dos brasileiros

    ************************

    Qual moro? O do salario de 77 mil pixulecos? Tá perdendo o moral. Ou talvez o formado na universidade estadual de maringá? Grande universidade!!!

    E você seu babaca tá se achando o bom de sela? Sua universidade UFF não é das mais conceituadas em qualquer ramo que se escolha. Você está nela porque fracassou na UFRJ e e não tem grana pra pagar a PUC-RJ. Só lhe sobrou a UFF daí sua mágoa contra as pessoas mais inteligentes que vc. BABACA. Pobre de direita fracassado.

  16. As figuras citadas só retratam o lado psicótico de figuras que fazem de tudo para estar na mídia, um inconformado porque não se elegeu, o outro que distribui “hc” para figuras mais peçonhentas da nação e o outro que entrega os direitos da classe de bandeja para o patrão. São espécimes da pior ualidade

  17. A verdade é que, na cara dura, o judiciário faz o que a grande mídia e o capital especulativo vadio quer… é sangrar até matar qualquer governo popular e que seja o mínimo de esquerda. Não é a toa que os canhões estão voltados todos agora para o Lula, com a conivência do Ministro da Justiça que lidera uma PF tucana. Não é de se espantar tb que um procurador da Lava Jato acha que o pré-sal é inviável – vejam, o discurso e a forma de raciocínio deles é o mesmo daqueles q se informam somente pela “grande” mídia. É por isso q as doações para o PT “são” propinas e para o PSDB “são” amor! Querem apostar quanto que a tese para pegar o Lula será a de que era um projeto para se permanecer no poder e que tudo começou quando Lula assumiu a presidência? – tese mais fraca, parcial, seletiva e partidária da história. 1) Há na própria operação delações que revelam que os desvios inciaram pelo menos desde 1997 (Lembram de Paulo Francis?)- o Boechat ganhou um prêmio Esso ao falar dos desvios da Petrobrás em 1989. 2) O PSDB recebeu mais das empreiteiras do que o próprio PT, o que me parece estranho o Lula comandar td isso para beneficiar mais o PSDB. 3) Se for por causa das palestras, então prendam o FHC, a Marina Silva, Bill Gates, o presidente da LG tb.. etc. É uma pena mais uma vez o Brasil ser pautado pela mídia que odeia os melhores governos que esse país já teve. Por tudo isso eu penso que 1964 se repete como tragédia – afinal, quem tem o grande poder de informação continua manipulando em plena era da internet, e pior, pautando a República que ainda não é definitivamente uma democracia. A esperança são os blogs sujos de hoje, e quem sabe o surgimento de alguns portais de notícias que não sejam alinhados a grande mídia. O consolo é que a história é a grande juíza, ela não deixa de fazer justiça ainda que tardiamente, não é à toa que a UDN foi para escória da história e o Getúlio para glória, o mesmo vai acontecer com o Lula, principalmente se a Lava Jato prendê-lo. É só lembrarem quem Pilatos mandou soltar e quem ele mandou crucificar a pedido dos fariseus da época.

  18. A revista veja(eca!), em uma de suas edições, apresentou os “mosqueteiros da moral”, entre eles, Demóstenes Torres. Pensando nisso, escolhi alguns campeões da “moral” e da “honestidade” para formar uma equipe de futebol:

    Técnico – FHC
    Goleiro – Gilmar Mendes(segura todas)
    Zagueiros – Agripino Maia, Aluízio Nunes, Alberto Goldmam e Domingos Sávio
    Armadores – Ronaldo Caiado, Cássio Cunha Lima e Eduardo Cunha
    Atacantes – Aécio, Carlos Sampaio e Paulinho da Força.

    Patrocínio Globo

    Detalhe: o time leva o juiz junto, Sérgio Moro

    A torcida fez uma demonstração de sua “força” no dia 16/08.

    Tem time para encarar?

  19. O que mais impressiona é ver os eleitores de Aécio pousarem de inteligentes, apenas porque votaram nele. E, pior, acreditam que Aécio é uma pessoa honesta e competente. Aécio tem espaço nos grandes meios de comunicação, sendo inclusive colunista da “Folha de S. Paulo”. Gostaria que alguém apontasse uma única ideia de Aécio. Uma que seja. Ele só sabe falar mal do PT, a Dilma e do Lula. Mas isso é tão é óbvio que até os analfabetos vivem a esbravejar. Digo os analfabetos funcionais, porque de analfabetos políticos as manifestações do dia 16 de agosto estavam lotadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *