Cúpula da PF decide que “organograma” do grampo a Youssef “não vem ao caso”?

aulerorganograma

 

O repórter Marcelo Auler, com o zelo e a honradez que um bom profissional deve ter, desculpou-se ontem em seu blog por não ter registrado na matéria que publicou este final de semana na CartaCapital  a  resposta que pediu à  Polícia Federal sobre a investigação das 100 horas de gravação obtidas com a escuta instalada na cela do doleiro Alberto Youssef.

 

É que a resposta chegou após ele ter enviado a matéria à revista e como nós, trabalhadores solitários, por vezes conseguimos nos descolar por poucas horas do computador, só a viu quando a revista já estava impressa. Não teria maior significado, porque a PF não dá resposta alguma sobre as fitas, alegando que “a sindicância (…) encontra-se em andamento em segredo” e que, portanto, não pode informar nada.

 

Não pode informar nada? Ou só o que esteja de acordo com os interesses do grupo de delegados da Lava Jato acusados de produzir o “grampo” ilegal.

 

Como sou leitor atento do que Marcelo escreve, sempre com profusão de documentos, fui ler o e-mail que Auler enviou à PF  e a resposta da instituição, publicada em sua página oficial na internet.

 

E, incrível, a Polícia Federal  responde ao que o repórter não perguntou ou sequer mencionou em seu e-mail.

 

Explico: Auler não fez qualquer menção, em seu pedido, sobre o organograma feito pelo chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado do Paraná, Igor Romário de Paula, que é mencionado no depoimento do delegado Mario Henrique Castanheira Fanton, que acusa os colegas de terem plantado a escuta na cela de Alberto Youssef.

 

No seu depoimento ao juiz Sérgio Moro, gravado em vídeo, Fanton diz que “o delegado Igor, um certo momento, depois que eu colhi o depoimento da Nelma ( Kodama, a doleira), ele fez um organograma criminoso de todas as pessoas que estariam por trás desta investigação do 737 para poder macular  a imagem da Operação Lava Jaro; E ali ele colocou várias pessoas que não fazia nenhum sentido para mim, porque não tinha nenhuma prova, nenhum indício material de prova contra aquelas pessoas. Ele começou a sugerir nomes ali  – e ele fez isso de maneira manuscrita  – e que comprometia as pessoas”.

 

E, em depoimento à CPI da Petrobras, ainda mais explicito, dizendo que organograma lhe foi entregue pelo Igor, com a recomendação: “Estas são as pessoas envolvidas  na possível confecção de um dossiê, as pessoas que você deve investigar”.

 

É de supor, portanto, que o organograma é prova – seja verdadeiro ou não – invocada em depoimento e entregue aos sindicantes da Polícia Federal.

 

Marcelo observa, cautelosamente, que “é curioso” que a “resposta da PF a uma pergunta que não fez” seja a de que “o hipotético organograma” em questão não “pertence a nenhum inquérito policial ou procedimento administrativo” . Mais ainda, que o “desenho” – sem definição da autoria – revela, na verdade “relacionamentos pessoais e profissionais existentes no Paraná”  e que  “não há nenhum indicativo de que esse quadro de relações caracterize uma organização criminosa”

 

De fato, duas perguntas saltam aos olhos.

 

Primeiro, de onde a direção da Polícia Federal tirou a “resposta” a pergunta que não foi feita senão no e-mail enviado por Auler ao próprio Delegado Igor de Paula, no mesmo dia.

 

É o que Auler, pacientemente, registra:

 

“Por imaginar que esta questão ainda está sendo investigada pela Corregedoria Geral em Brasília, o  questionamento sobre um  organograma de pessoas que supostamente estariam montando um dossiê contra a Lava Jato,  revelação que a matéria da revista apresenta, não foi dirigido à Comunicação Social do DPF. Foi feito, mais cedo, ao delegado Igor Romário de Paula, chefe da Delegacia  Regional de Combate ao Crime Organizado, por constar que o diagrama foi de sua autoria.”

 

Estamos diante de um fato gravíssimo, agora envolvendo a direção da PF, que  responde em nome de uma das partes da investigação que está realizando? Comunica-se com ela e dá a sua versão como sendo a da instituição? Decide que uma prova mencionada em depoimento oficial não deva fazer parte de “nenhum inquérito policial ou procedimento administrativo”? Suprime provas, portanto? Quem decidiu que o documento reproduzido na revista, sem perícia ou contestação de que tenha sido produzido por quem se diz que produziu “não vem ao caso” nos procedimentos apuratórios?

 

O que se extrai da matéria e, sobretudo, do post de Marcelo Auler sobre o caso da “resposta da PF” é que a operação-abafa sobre a escuta não apenas continua como está, deliberada ou involuntariamente que seja, contando com a cobertura da alta cúpula da instituição.

 

A possibilidade – a esta altura já uma certeza – de que se instalou um grampo ilegal em plena carceragem de uma unidade da Polícia Federal não é um detalhe, é um crime.

 

E se a polícia é leniente com os crimes que acontecem dentro de suas dependências, praticados, em tese, por seus servidores, vai-se esperar que ela seja rigorosa, isenta e imparcial em relação aos outros?

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. a pf MINISCULO MESMO, é mais um braço da superquadrilha, que serve ao EUA, CIA, FBI, NSA….., assim como o podre judiciario…., é um vergonha vê o que esta acontecendo no Brasil…..e a famosa inteligencia da FORÇAS ARMADAS nao fazer nada, pois foram varios atentados contra a ordem publica nacional, inclusive a tentativa de falir todas a empresas brasileira, exceto os BANCOS??? É um golpe super-planejado, para tomar o PRE-SAL e a nossa agua doce!!!! será que eu estou loucao, e isso nao esta acontecendo, é simplesmente fantasia minha!!! ou eu sou burro, e nao vejo nada alem do meu nariz???

    1. Ia escrever um comentário mas você resumiu exatamente o que eu penso. Há algo de muito podre no reino de Curitiba e nessas “manifestações pacíficas pelo impeachment”. Tem dinheiro gordo por trás disso, e não só daqui…..

      1. .
        É verdade Mauricinho!
        .
        Imagine se o nosso movimento recebesse vale mortadela ou vale onibus leito!!
        .
        Gente esses kochinhas acham que enganam quem? Têm o apoio total dos sindicatos, UNE, OAB e grana das empresas interessadas no apoio da oposição para ganharem licitações!! E usam esse dinheiro para derrubar a Dilma!! Odiamos a política econômica dela, odiamos a política trabalhista dela que tira nossos direitos, mas, assim como fomos contra o impeachment do Collor, somos contra o impeachment dela!!
        .
        Somos coerentes e integros!! E isso da raiva nos Kochinhas!!
        .
        FORA FHC!!
        .
        E leve a herança maldita com vc!!
        .

      2. GENTE!
        .
        O LULA ja deixou claro que precisamos seguir o caminho traçado pelo Foro de São Paulo que garantiu as populações das democracias Cubana e Venezuelana a excelente qualidade de vida que têm.
        .
        Ele já deixou claro que devemos seguir o mesmo caminho! Mas para isso precisamos lutar a favor do governo como as populações de cuba e da venezuela lutam!
        .
        Precisamos sair nas ruas.
        .
        Precisamos deixar claro nosso apoio ao PT, principalmente agora que Lula assumiu o governo.
        .
        Lula garantiu a grana para nossos sindicatos, para a gloriosa UNE e agora precisamos usar este dinheiro (que é do povo pois vêm de impostos logo temos todo o direito de usá-lo para o que bem entendermos afinal nós somos o povo) para garantir o nosso.
        .
        Bora pra rua pessoal, nós somos o povo e porisso somos maioria!!
        .
        Somos muito mais que os que não querem mais a Dilma ou o Lula.
        Por isso precisamos ir pra rua mostrar quantos somos! Os coxinhas vão perceber que somos muito mais que eles!!
        .
        FHC e os estados unidos estão por tras disso tudo, podem ver, para FHC quanto pior melhor!
        .
        Outro que não para de conspirar a favor das investigações por puro revanchismo é o Collor, que apóia as investigações só para se vingar do nosso Lula
        .

  2. Já que a PF deixa a forte impressão de compactuar com a ilegalidade, em benefícios próprio, seria prudente que autoridades e especialista do mundo da informática pudessem avaliar esta seguinte dúvida: O fato do acontecimento da pane, que tirou do ar o sistema de internet da PF, pode permitir que alguém na PF possa apagar, alterar, esconder e/ou acrescentar alguma coisa em processos, ou perícias, ou documentações de provas ou qualquer outro tipo de laudo ou registro de depoimentos, escutas, inquéritos, etc… Essa dúvida se faz, porque acredito que exista um sistema de segurança que indique e identifique qualquer acesso (oficial e, principalmente, extra-oficial) que se faça a qualquer arquivo na PF. Porém, será que uma pane, que mantenha o sistema desligado, é capaz de tornar esse sistema vulnerável a “invasores”? A dúvida tem bastante fundamento, afinal do modo em que a PF anda perdendo credibilidade e respeito, aos olhos da população, não seria nada demais se fazer uma profunda apuração técnica.

    1. O que mais me causa indignação é um sujeito escolher o codinome Klaus, baseado no Klaus Barbie.
      Causa preocupação a sua existência.

      1. .
        O PT tem que acusar essa oposição ferrenha do PSDB que loteou os tribunais e todas as repartições do governo!! O poder do PSDB é grande porque o PT, partido formado por pessoas super ingênuas, entregou tudo de mão beijada pra eles em nome de um Brasil melhor!!
        .
        Fazem 13 anos que o PT utiliza na maior lizura todas as informações que têm da época do FHC, nunca fizeram dossiês com isso, nem mesmo de cartões de crédito do governo!! E guardaram tudo isso!!
        .
        Gente o PSDB esta morrendo de medo do Cunha, do maior partido da oposição!!
        .
        Alí deve estar explicado as diversas sacanagens do FHC, cuja herança maldita é responsável pela atual crise!!
        .
        Ele deve saber como o filho do FHC ficou milionario, como ele comprou suas coberturas, seus sitios. Como os dirigentes do PSDB esconderam as fortunas antes de serem presos nos escândalos de corrupção dos últimos anos!!
        .
        O PT têm que subir na tribuna e acusar esse golpe utilizando o nome de impeachment!! Quem decide o que é impeachment somos nós!
        .
        Imagine se países democraticos e republicanos como Venezuela e Cuba teriam discussões golpistas como essas! Lá a democracia é perfeita como já disse o nosso Guia Lula.
        .
        Lá o judiciário decide o que o governo quer com total isenção e autonomia!!
        .
        Bolivarianismo é outro nome para isso: Democracia perfeita! Hoje encontrada em países como Venezuela e Cuba, onde o povo esta o tempo todo na rua defendendo o governo e batendo de frente com a oposição..
        .
        Eles têm que deixar claro que o Eduardo Cunha sempre foi oposição nestes últimos doze anos e pouco e somente agora saiu do armario!
        .
        Quem esses patetas da oposição acham que enganam? Eles que deram o poder que o Cunha abusou para ganhar dinheiro em negociatas na Petrobras!
        .
        A oposição sempre deu as cartas lá!!
        .
        O problema é que o país inteiro é de direita o PT só venceu as 4 últimas eleições porque a oposição quis assim pra que o PT quebrasse a cara e 13 anos depois se esfarelace por uma conspiração criada por eles…
        .
        Se dependesse do voto dos brasileiros o PT nunca seria eleito pois o povo é de direita e contra nordestinos e mulheres!!
        .
        A oposição que elegeu o PT!!
        .
        Essa oposição é formada por canalhas, sabem que estão mentindo e inventando fatos, jamais vão argumentar conosco com fatos! Vão é nos atacar isso sim! Ataques pessoais é o que eles mais sabem fazer, jamais mostram onde nossos argumentos estão errados!
        .
        Gente o povo esta 100% com a gente!!
        .
        Alguém duvida?
        .
        É só sair na rua apoiando o governo pra ver!!
        .
        Gente BORA PRA RUA!! A rua é nossa!
        .
        Só da o pessoal da oposição na Lava Jato, precisamos subir na tribuna e divulgar isso!!
        .
        Todos sabem que a ferrenha oposição do PSDB e do FHC estão por tras desse impeachment? Ou alguém duvida que a oposição esta por tras deste pedido de impeachment?
        .
        Ah se fosse na época do Collor presidente.. Naquela época a oposição ficou quietinha sem fazer discurso nem nada.. Foi o povo que tirou o Collor..
        .
        Vejam a entrevista do Lula pro Serginho Groisman sobre o impeacent do Collor pedindo calma e respeito ao voto do povo, deixando claro que o importante era a preservação da democracia..
        .
        Desde aquela época ele já sabia que esse negócio de impeachment era golpe e por isso nunca flertou ne deixou flertá com isso!
        .
        GENTE BORA PRA RUA DEFENDER O GOVERNO!!
        .
        Se não fosse a herança maldita do FHC o Brasil estaria muito bem hoje e isso tudo não estaria acontecendo!!
        .

  3. Reproduzo aqui um comentário que fiz no Blog do Nassif:

    “Ainda não vi essa notícia em nenhum lugar que não seja o Portal da JF.

    Juízo da 17ª Vara Federal denega a segurança ao parlamentar – que deverá se submeter ao “acompanhamento econômico-tributário diferenciado” pela DEMAC/BH

    O Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais denegou a segurança ao deputado federal Eduardo Cunha, em sentença proferida no dia 7 de outubro

    http://portal.trf1.jus.br/sjmg/intranet/comunicacao-social/noticias/juizo-da-17-vara-federal-denega-a-seguranca-ao-parlamentar-que-devera-se-submeter-ao-acompanhamento-economico-tributario-diferenciado-pela-demac-bh.htm

  4. me desculpe, mas com certeza a PF é leniente com os de fora sim … desde que sejam tucanos

  5. Parece que o crime organizado, aqui no País, é combatido por uma organização criminosa. O velho consórcio pó/PM já chegou à PF?
    Em vista do sucedido com o helicoca, parece que sim.

  6. Penso que o mais perigoso nesses atos é a mensagem do vale tudo para que os “heróis” derrotem o crime, e que a essas ameaças à democracia não encontrem eco na população brasileira, que está sendo programada para aceitar qualquer falastrão, diante da inescrupulosa manipulações dos fatos, praticadas por muitos “profissionais” da rançosa imprensa brasileira..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *