José Eduardo Cardozo: a porta aberta para o golpismo “institucional”

porteira

Avessa à pequena política, a Presidenta Dilma Rousseff dá a impressão de não perceber que cabe aos seu auxiliares, neste caso, suprir o que é sua falta de apetite.

Foi assim no caso da permanência de Aloízio Mercadante, cuja substituição – não é preciso nenhuma longa tese para explicá-lo – por Jaques Wagner produziu tantos e tão bons frutos em tão pouco tempo.

Mercadante tem a mesma inapetência e falta de jeito para a política miúda que a Presidente e, portanto, acabava por exponenciar o problema.

O caso do Ministério da Justiça é semelhante e tão grave quanto. Ou mais.

Não se está discutindo as qualidades e a dignidade pessoais de José Eduardo Cardozo.

O que se discute são suas características.

Cardozo não é homem de  se afirmar como chefe.

E é preciso.

Aliás, é preciso mais: é preciso que ele seja chefe e que a Polícia Federal tenha um chefe.

Chefes, nas áreas jurídicas, não definem quem ou o que será investigado ou objeto de medidas judicial, isso é inadmissível, sim.

Mas chefe determina e controla  o como se irá proceder.

Define o método e o método não pode ser o do abuso e o da politização da polícia.

Comandá-la com autoridade faz com que insubordinações, atropelos aos ritos legais, vazamentos e abusos tenham consequências. Nem sempre públicas, mas bem entendidas pela instituição.

Quando não se faz isso num serpentário como são as instituições policiais, as cobras criam asas.

Ao contrário das corporações militares – onde há um núcleo que raciocina estrategicamente, que tem preocupações geopolíticas, visão de desenvolvimento nacional, pelo papel de defensor da integridade e da soberania do país – as polícias são instituições sem brilho, mesquinhas pela sua própria função.

Claro que com exceções, a função policial induz ao exercício do poder autônomo. O de considerar que seu “direito” de investigar, notificar, acusar, indiciar, prender é absoluto.

É por isso que – ao contrário do que ocorre com as Forças Armadas, que se auto-regulam e cultivam a disciplina e a hierarquia como pilares de sua existência- a polícia precisa de um imenso sistemas de freios e contrapesos, cujo fulcro pessoal está fora da corporação, no caso da União, no Ministro da Justiça.

Está evidente que, se não há sabotagem, há leniência do comando da Polícia Federal com a disciplina interna.

É impensável que um policial se exponha fazendo tiro ao alvo na imagem da Presidente da República e só depois de uma grita geral ele tenha sido “camaradamente” punido. E olhem que é econômico dizer isso para quatro dias de suspensão, aplicados um ano depois (um ano depois!!!) de o assunto se tornar público.

Isso, com o perdão da palavra, é um achincalhe!

Agora some o fato de delegados da Lava Jato montarem grupinho político eleitoral no facebook, vazarem o que querem, a sindicância da escuta clandestina arrastar-se há meses sem consequências, e vá imaginando o clima que existe dentro da Polícia Federal.

As cobras estão todas aladas, surfando na “onda” em que a imprensa – óbvio – elevou a Polícia Federal como “salvadora da pátria”.

Este foi e é o problema de José Eduardo Cardozo e é algo que foi além da Polícia Federal, porque transmite para todos os setores com os quais institucionalmente tem de se relacionar – a Justiça, o Ministério Público – a imagem de um fraco, sem comendo, sem decisão, um passageiro dos fato e não um condutor de situações.

Não é o caso de “o Lula não quer”, ou de “o Lula quer indicar o fulano”.

É que Cardozo se tornou uma porteira aberta por onde passa a caravana golpista.

Não conseguirará recuperar a pouca autoridade que teve e muito menos conquistar a que jamais exerceu.

É algo que está evidente há tempos e a cada dia que passa será mais difícil a missão de seu sucessor, porque fechar porteiras pelas quais a boiada já atravessa é muito, muito mais difícil.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. A este cidadão,o único adjetivo que se lhe possa dar,é que é UM FROUXO.E na atividade institucional,nas políticas de governo,que sempre serão PARTIDÁRIAS,já que todos os membros de um governo,são de um,ou mais partidos,e por isso mesmo,partidarizados,diferente da POLÍTICA EM GERAL,que as pessoas somente não a fazem,N0 VASO SANITÁRIO,desde que sós,o pior defeito de uma pessoa,é a frouxidão.Covardia para os mais incultos.Este cidadão é ,antes de tudo,UM FROUXO.

    1. Em 29/10/2015, fiz o seguinte e-mail para [email protected]. Surtiu o efeito!!!
      “Cara Presidente, bom dia! Sugiro que o senhor Ministro da Justiça faça um pronunciamento em rede nacional mostrando a realidade do que vem ocorrendo no âmbito do Poder judiciário brasileiro, no mpf e na polícia federal. Chegamos ao limite da desfaçatez e da nossa tolerância. Mostre aos brasileiros os fatos e a realidade desse nosso corrompido sistema jurídico. PT, Saudações!” Se todos nós fizermos com certeza a Presidente tomará as devidas providências.

  2. O governo de Dilma está tão frouxo mais tão frouxo que até quem a apoiou para reelegê-la já começa pensar que está na hora da “aposentadoria”. Lamentável! Irritante!

  3. O que vocês querem é que a Polícia Federal deixe de ser um órgão de Estado para ser um órgão de Governo. Infelizmente, para vocês é claro, aqui no Brasil, Estado é uma coisa e Partido é outra. Aqui não é um país bolivariano, e por isso mesmo José Eduardo Cardoso não pode direcionar as investigações da PF.

    PS. Fernando Brito postando sábado à noite em defesa do PT… Você vai cansar, meu querido!

    1. Alisson ninguém disse isso aqui, mas ele não tem controle de nada, a política federal tem que investigar sem seletividade e com ordem e respeito, uma polícia que vai no dia do aniversário de um ex-presidente da república ,reconhecido mundialmente, às 11 h da noite intimar o seu filho em algo que nem mandado judicial tinha fora do horário habitual tem algo de errado você não acha?

      1. .
        Vambora pra Rua gente!!
        .
        Precisamos garantir o governo do PT até lá para podermos trazer o nosso guia Lula!! Com Lula o caminho que nos leva a democracia cubana e venezuelana estará garantida!!
        .
        Foco total em 2018!!
        .
        Precisamos garantir o governo do PT, agora com Lula no timão, até lá!!
        .
        Com Lula dirigindo o Brasil a política que quebrou o nosso amado país não tem como voltar!! Com Lula a oposição não vai conseguir obrigar o governo do PT a manter o Levyano que é o principal responsável pela política econômica que quebrou o país nos últimos anos!!
        .
        Não podemos permitir que o veto da Dilma a impressão dos votos seja derrubado!! Pra que votos impressos? Pra gastar com papel?
        .
        Gente nos vemos em 2018!! Rumo a democracia Cubana e Venezuelana!!
        .
        Bora pra rua gente!!
        .

    2. Postando e “despostando” tambem, principalmente de materias com gosto duvidoso…

      kkkkkkkk!

    3. Mas vocês coxinhas não dizem que o PT é o eterno instrumentador do Estado? Admita, você tem uma quedinha pelo Cardozão porque mal se escondem suas (dele) plumas tucanas enrustidas.

  4. São 5 anos de deseducação num Ministério fundamental ao país. Nem pela educação o Ministério é capaz de fazer alguma coisa. O pronunciamento da CNBB contra o golpismo, é mais que 5 anos do Ministério.

  5. Enquanto isto…Tarso Genro tomando um chimarrão bem cevado, vez em quando escreve alguma crônica pra exercitar o intelecto e a “republicana” sangrando seus criadores, por conta dos bons modos de governar e os golpistas de plantão -outrora perdedores de lambada- se assanham, mesmo sem ter nada a oferecer ao Brasil, muito antes…só pra tirar! Republicanismo…com todo o respeito ao meu voto…ah vá Presidenta…

  6. Zé Cardozo pode até ser uma pessoa de confiança da presidenta Dilma, mas, isso não basta. Ele precisaria ser um bom ministro da justiça, o que não é. Aliás, ele ocupa um cargo que parece vago, tamanha a omissão em relação às inúmeras questões que estão ligadas ao ministério da justiça. A Polícia Federal é uma delas, mas não a única. O relacionamento com o MP e com a Justiça, idem. Cardozzzzo não tem o perfil de uma autoridade que se faça respeitar interna e externamente. Ele precisaria reconhecer isso e pedir conta, quem sabe se transferir para uma assessoria pessoal da presidenta, já que ela aparenta confiar muito nele. Que ele se torne então um assessor direto dela. Mas, que a presidenta nomeie alguém que saiba se impor junto à PF, que vem se tornando cada vez mais uma PF partidária, antipetista, pautada pela mídia e cheia de buracos preenchidos com os dólares da CIA. E só a presidenta Dilma e o serviço de DESinteligência do Planalto não percebem. Estão costurando o golpe todos os dias na nossa cara, de forma assustadora, e o governo finge que vivemos a mais plena democracia e os mais sólidos princípios republicanos. Quanta cegueira, meu Deus. Estamos sendo golpeados, as instituições estão sendo assaltadas por bandos de gangsteres travestidos de gente séria e o governo eleito pelo povo dormindo. Isto depois de tantas experiências anteriores… Jango, Getúlio, os golpes contra os governos populares na América Latina e no mundo. Das quarteladas tradicionais aos golpes paraguaios. O Brasil está inaugurando de forma nada original um novo golpe – Lava Jato, Zelotes com novo foco, Eduardo Cunha, grupos da PF e do MP e a mídia corporativa -, quando o governo eleito é despido totalmente de poderes e as instituições, pautadas por uma mídia bandida e canalha, são assaltadas por grupos finanCIAdos por interesses alheios aos do povo brasileiro. Até quando vamos aceitar isso?

  7. Esse ministrinho da Justiça, há pouco tempo atrás assediado na rua por um líder fascista online, ao invés de reagir como homem e autoridade, teve como preocupação maior, no final do episódio, mostrar-se democrático e republicano.
    Isso também somos, mas facistas e seus métodos têm que ser confrontados, e não receber um tapinha nas costas…
    O gentil Suplicy que me desculpe, mas a CBN e a Livraria Cultura têm culpa, sim, em deixar aquela instalação fascista prosperar no episódio da entrevista do Haddad. Como bem disse o Viomundo, queria ver se no lançamento do livro do FHC na apareciam a segurança e a polícia em 30 segundos.

    1. Como bem disse o Viomundo, queria ver se no lançamento do livro do FHC não apareciam a segurança e a polícia em 30 segundos.

      1. .
        O PT tem que acusar essa oposição ferrenha do PSDB que loteou os tribunais e todas as repartições do governo!! O poder do PSDB é grande porque o PT, partido formado por pessoas super ingênuas, entregou tudo de mão beijada pra eles em nome de um Brasil melhor!!
        .
        Fazem 13 anos que o PT utiliza na maior lizura todas as informações que têm da época do FHC, nunca fizeram dossiês com isso, nem mesmo de cartões de crédito do governo!! E guardaram tudo isso!!
        .
        Gente o PSDB esta morrendo de medo do Cunha, do maior partido da oposição!!
        .
        Alí deve estar explicado as diversas sacanagens do FHC, cuja herança maldita é responsável pela atual crise!!
        .
        Ele deve saber como o filho do FHC ficou milionario, como ele comprou suas coberturas, seus sitios. Como os dirigentes do PSDB esconderam as fortunas antes de serem presos nos escândalos de corrupção dos últimos anos!!
        .
        O PT têm que subir na tribuna e acusar esse golpe utilizando o nome de impeachment!! Quem decide o que é impeachment somos nós!
        .
        Imagine se países democraticos e republicanos como Venezuela e Cuba teriam discussões golpistas como essas! Lá a democracia é perfeita como já disse o nosso Guia Lula.
        .
        Lá o judiciário decide o que o governo quer com total isenção e autonomia!!
        .
        Bolivarianismo é outro nome para isso: Democracia perfeita! Hoje encontrada em países como Venezuela e Cuba, onde o povo esta o tempo todo na rua defendendo o governo e batendo de frente com a oposição..
        .
        Eles têm que deixar claro que o Eduardo Cunha sempre foi oposição nestes últimos doze anos e pouco e somente agora saiu do armario!
        .
        Quem esses patetas da oposição acham que enganam? Eles que deram o poder que o Cunha abusou para ganhar dinheiro em negociatas na Petrobras!
        .
        A oposição sempre deu as cartas lá!!
        .
        O problema é que o país inteiro é de direita o PT só venceu as 4 últimas eleições porque a oposição quis assim pra que o PT quebrasse a cara e 13 anos depois se esfarelace por uma conspiração criada por eles…
        .
        Se dependesse do voto dos brasileiros o PT nunca seria eleito pois o povo é de direita e contra nordestinos e mulheres!!
        .
        A oposição que elegeu o PT!!
        .
        Essa oposição é formada por canalhas, sabem que estão mentindo e inventando fatos, jamais vão argumentar conosco com fatos! Vão é nos atacar isso sim! Ataques pessoais é o que eles mais sabem fazer, jamais mostram onde nossos argumentos estão errados!
        .
        Gente o povo esta 100% com a gente!!
        .
        Alguém duvida?
        .
        É só sair na rua apoiando o governo pra ver!!
        .
        Gente BORA PRA RUA!! A rua é nossa!
        .
        Só da o pessoal da oposição na Lava Jato, precisamos subir na tribuna e divulgar isso!!
        .
        Todos sabem que a ferrenha oposição do PSDB e do FHC estão por tras desse impeachment? Ou alguém duvida que a oposição esta por tras deste pedido de impeachment?
        .
        Ah se fosse na época do Collor presidente.. Naquela época a oposição ficou quietinha sem fazer discurso nem nada.. Foi o povo que tirou o Collor..
        .
        Vejam a entrevista do Lula pro Serginho Groisman sobre o impeacent do Collor pedindo calma e respeito ao voto do povo, deixando claro que o importante era a preservação da democracia..
        .
        Desde aquela época ele já sabia que esse negócio de impeachment era golpe e por isso nunca flertou ne deixou flertá com isso!
        .
        GENTE BORA PRA RUA DEFENDER O GOVERNO!!
        .
        Se não fosse a herança maldita do FHC o Brasil estaria muito bem hoje e isso tudo não estaria acontecendo!!
        .

        1. Aniversário do Nathas e o amigo anuncia a intenção de dar um livro de presente. Nathas reage:
          – Livro, não! Dá outra coisa porque livro eu já tenho!

          1. .
            Hahahahha
            .
            Livro eu ja tenho!! Hahahha boa essa!! Saca? Livro eu ja tenho!!
            .
            Essa foi muito boa Patrice!!
            .
            Fico contente em saber que um conterrâneo Petista como eu, talvez va pra Rede da Marina ainda não decidi, é tão espirituoso!!
            .
            Você como eu somos guerreiros a favor de um Brasil livre da corrupção do PSDB, que não se alia a elementos como Sarney ou Collor.
            .
            Somos a resistência contra aqueles que só se preocupam em meter o pau na gente porque discordam de nossas opiniões!! Sem mostrar do que discordam! Sem nenhum argumento que agregue de maneira construtiva um debate baseado na verdade!
            .
            Enfim, nos orgulhamos dos políticos que apoiamos, queremos que nossos filhos vejam que somos tão íntegros quanto aqueles os quais apoiamos!!
            .
            Sabemos que o Lula é um político íntegro, que a Rede agora criada também!!
            .
            Temos orgulho do rumo que escolhemos apoiar para nosso país! De cara lavada! Sem medo de ser feliz!!
            .
            Nós saímos na rua de cabeça erguida! Com a camisa do PT! E nossa placa FORA FHC!!
            .
            Viva o Brasil do Lula!! Viva um Brasil espelhado em Cuba e na Venezuela!!
            .
            Lula 2018!!
            .

          2. Sabe Patrice vc me deixou emocionado!!
            .
            Pessoas que têm a oportunidade de ler livros como vc conhecem a história do socialismo!
            .
            Sabe que os países com melhor distribuição de rends e menos pobresa são os socialistas!
            .
            Pois vc lê e tem acesso a informações, que utiliza da melhor forma possível pelo amor que tem pelo povo humilde de seu país!
            .
            Você sabe, porque lê, que os países com menor indice de pobreza são os socialistas!
            .
            Pois vc lê e tem acesso a informações, que utiliza da melhor forma possível pelo amor que tem pelo povo humilde de seu país!
            .
            Você sabe que os países que mais garantem a liberdade de expressão são os países socialistas.
            .
            Pois vc lê e tem acesso a informações, que utiliza da melhor forma possível pelo amor que tem pelo povo humilde de seu país!
            .
            Você sabe que os países onde os gays e negros têm mais direitos são os países socialistas!
            .
            Pois vc lê e tem acesso a informações, que utiliza da melhor forma possível pelo amor que tem pelo povo humilde de seu país!
            .
            Você sabe que os países com maior liberdade religiosa são os países socialistas!
            .
            Pois vc lê e tem acesso a informações, que utiliza da melhor forma possível pelo amor que tem pelo povo humilde de seu país!
            .
            Viva a leitura! E o seu conhecimento Patrice! Que vc utiliza com lizura pelo bem do seu povo!!
            .
            Viva Paulo Freire o Patrono da Educação do Brasil!!
            .
            LULA 2018! Por um país mais próximo da democracia perfeita da Venezuela!!
            .

  8. “Ninguém precisa ficar com medo, porque se tem uma coisa que eu aprendi na vida é enfrentar a adversidade. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, vão ser três anos de muita pancadaria. E podem ficar certos: eu vou sobreviver”. [Ex-presidente Lula, reunião do DN do PT, Brasília, quarta-feira, 28-10-2015].

  9. Ele é tipo bicudo , que ficou mais bicudo ainda depois da reportagem que era lobista de empresas do metro de São Paulo .Voltamos ao dudu ele é resentido ,magoado que nem o bicudo , por não ter sido indicado para o Supremo nem por Lula e nem por Dilma .A paga retalhação com republicanismo*.E aquele rapazinho advogado do PTque hoje é amigão do gilmar foi .

    Republicanismo = Incompetência , incapacidade de mando , fraqueza , covardia , inapetência ,será ele um tucano disfarçado , etc,etc.

    1. Esqueçam o que querem que o José Eduardo Cardoso faça! Aqui não é e nunca será uma Venezuela! E logo os filhotes de Lula entenderão que não somente os passaportes diplomáticos lhe foram tirados, pior, aprenderão da pior forma que ninguém está acima da Lei, do bem e do mal.

      1. O Alisson não é analfabeto político porque lê InVeja e Éporca. É o inverso. Ele lê InVeja e Éporca – e repete-lhes a cantilena de baixo nível – porque é analfabeto político.
        Devia estar junto aos seus e não por aqui.

        1. Gente o Levy comanda a Fazenda por ordem do PSDB. O PT, o Lula e a Dilma não podem fazer nada pois o PSDB é muito forte!!
          .
          O FHC, o Aécio e o Serra são os verdadeiros governantes deste país!!
          .
          Nem mesmo agora que o Lula assumiu a coordenação política do governo ele é páreo para o FHC!!
          .
          Gente bora pra rua!!
          .
          LULA JÁ GANHOU EM 2018: Todos querem Lula, podem ver, sempre saio na rua com minha camisa do PT e só recebo mensagem de força e apoio!!
          .
          A UNE, a CUT, o Stedile do MST, o Guilherme Boulos do MTST, a OAB, o Maduro da Venezuela, o presidente da Venezuela, o Castro de Cuba, todos nos apóiam!! Só gente boa e que o povo reconhece!!
          .
          Pessoal bora pra rua mostrar o croquete pros coxinhas!!
          .
          E vamos levar nossa plaquinha de fora FHC!!
          .
          PRECISAMOS TIRAR O PSDB DO GOVERNO PRA CONSEGUIR TIRAR O LEVY!! O LULA, COITADO INGÊNUO, NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PRA TIRAR O LEVY!!!
          .

  10. GENTE O MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO TEM ATRIBUIÇÕES DE COMANDAR A POLICIA, NEM DE PROMOTORIA PUBLICA E MUITO MENOS DE JUSTIÇA.
    VAMOS BATER NO PREGO. O DIRETOR A POLICIA FEDERAL. O MINISTERIO PÚBLICO. OS JUIZES.

  11. “A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) convidou investidores brasileiros para uma missão empresarial em Cuba que começa neste sábado (31) e vai até dia 7 próximo; a viagem acontece na ocasião da 33ª edição da Feira Internacional de Havana, principal evento na ilha presidida por Raúl Castro para promover oportunidades de negócios e contatos comerciais para empresas estrangeiras de mais de 60 países; a Fiesp diz que além dessa reaproximação, o interesse do empresariado brasileiro é também de intensificar o fluxo de comércio com a nação caribenha”. [Brasil 247, em 31-10-2015].

    1. Levaram os empresários brasileiros para Cuba, eles vão visitar também o porto de Mariel, aquele inaugurado pelo presidente Raul Castro e pela presidenta Dilma Rousseff !!

      1. Enquanto os empresários vão até Cuba, por outro lado, os bispos católicos da CNBB divulgam manifesto contra golpe…!! Tem gente que vai ficar atrapalhado, atordoado, sem compreender o lance.

  12. Tiveram um minuto de lucidez e rapidamente retiraram a materia sobre a religiosidade de Alckmin!

  13. “Cardozo não é homem de se afirmar como chefe… Não conseguirá recuperar a pouca autoridade que teve e muito menos conquistar a que jamais exerceu.” Esta é a imagem do ministro da Justiça, fotografada com precisão irretocável pelo Fernando Brito.

  14. Cardoso eh o melhor Ministro da Justiça que o PSDB teve em toda a historia ” defipaiff”! kkkkkkk

    1. Gente o Levy comanda a Fazenda por ordem do PSDB. O PT, o Lula e a Dilma não podem fazer nada pois o PSDB é muito forte!!
      .
      O FHC, o Aécio e o Serra são os verdadeiros governantes deste país!!
      .
      Nem mesmo agora que o Lula assumiu a coordenação política do governo ele é páreo para o FHC!!
      .
      Gente bora pra rua!!
      .
      LULA JÁ GANHOU EM 2018: Todos querem Lula, podem ver, sempre saio na rua com minha camisa do PT e só recebo mensagem de força e apoio!!
      .
      A UNE, a CUT, o Stedile do MST, o Guilherme Boulos do MTST, a OAB, o Maduro da Venezuela, o presidente da Venezuela, o Castro de Cuba, todos nos apóiam!! Só gente boa e que o povo reconhece!!
      .
      Pessoal bora pra rua mostrar o croquete pros coxinhas!!
      .
      E vamos levar nossa plaquinha de fora FHC!!
      .
      PRECISAMOS TIRAR O PSDB DO GOVERNO PRA CONSEGUIR TIRAR O LEVY!! O LULA, COITADO INGÊNUO, NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PRA TIRAR O LEVY!!!
      .

  15. Gostaria de perguntar ao ministro tucano Cardoso a quantas anda as investigaçoes sobre o “atentado” ao Instituto Lula?????

    1. .
      Gente não da pra aceitar mais vamos pra rua Brasil! O PSDB loteou toda a maquina do governo! Tem a indicação de menistros de tribunais superiores nas mãos, escolheu o ministro da justiça, indicou o Procurador geral da republica, por isso até o presidente da OAB pucha o saco do FHC pra ser indicado ministro!!
      .
      Como o Lula diz, judiciario bom é esse da venezuela:

      http://youtu.be/RcOB4Re3CMY

      .
      .
      Gente lá quem manda é o governo!! Isso sim é democracia!
      .
      FORA FHC
      .
      Saio na rua todo dia com a camisa do PT, com muito orgulho, e vc?
      .
      Gente o Lula desceu a lenha no Levy de novo ele simplesmente não consegue tira-lo de lá pois foi colocado na Fazenda pelo PSDB.
      .
      .
      Vejam no video abaixo o Lula metendo o pau no pedido de impeachment!! Ele da a senha pra nossos argumentos!!
      .
      youtu.be/L-k0dzeDWvo
      .
      .

  16. No episódio do “tiro a chefa”, não apenas a punição foi aplicada um ano depois, como foi considerada pela chefia do transgressor como prescrita, o que na realidade não era e pasmem, só foram cumpridos os quatro dias revogando-se a prescrição zombadora e provocativa, tal qual essa notificação a Luiz Claudio Lula da Silva, após a festa de aniversário do pai, às 23 horas, porque um repórter da Globo escancarou que não estava prescrita. Só rindo, né não, ‘Cardozinho não se troca e nem se toca’?

  17. “…encalço e no dos seus filhos, o governo Dilma Rousseff ruindo e a imagem do Partido dos Trabalhadores desconstruída, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu a um tipo de personagem de que sempre se cercou: o advogado-militante. Foi assim com o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos, um dos principais defensores no escândalo do mensalão, e os ex-deputados Sigmaringa Seixas e Luiz Eduardo Greenhalgh. Desde o início deste ano, o novo representante da estirpe é Wadih Nemer Damous Filho, que passou a frequentar reuniões privadas no Instituto Lula, em São Paulo, e a ser convidado para debates e palestras internas. O carioca de 59 anos, petista desde a fundação do partido nos anos 1980, é suplente de deputado federal e caiu nas graças de Lula ao subir o tom contra um dos pilares da Lava Jato: os acordo de colaboração premiada. Em fevereiro, Damous dividiu com Lula um palanque na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio, em ato supostamente em defesa da Petrobras. Criticou de uma só vez o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa, relator do mensalão, e o juiz federal Sergio Moro, e comparou as delações premiadas à tortura. Era o que Lula sempre sonhou ouvir.

    Wadih Damous presidiu por dois mandatos a OAB do Rio, entre 2007 e 2012. Na campanha de reeleição, em 2009, foi acusado por um adversário, o advogado Lauro Schuch, de abusar dos meios de comunicação e de usar a estrutura do órgão para se autopromover. Uma edição da Tribuna do Advogado veio acompanhada de uma carta laudatória de Damous, inclusive com foto dele. A Justiça Federal deu razão ao desafeto do petista e o proibiu de publicar, durante aquela campanha, seu nome, foto ou logomarca nos veículos institucionais da OAB fluminense. Mas Damous venceu com quase 67% dos votos.

    Ele também presidiu a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB e a Comissão da Verdade do Rio, além do Sindicato dos Advogados do Estado. Formado em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde foi contemporâneo do ministro do STF Luís Roberto Barroso, cursou mestrado em Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). No início da carreira, conheceu os meandros do sindicalismo, ao trabalhar como advogado dos sindicados dos Metalúrgicos e dos Ferroviários, uma raiz em comum com Lula.

    Damous concorreu pela primeira vez nas eleições gerais em outubro do ano passado, mas não se elegeu com os 37.814 votos recebidos e ficou na primeira suplência até maio. Damous fez uma campanha com gastos declarados de pouco mais de 1 milhão de reais, arrecadados principalmente de pessoas físicas. Ele só recebeu dinheiro de três doadores empresariais, todos escritórios de advocacia – entre eles, o próprio, Damous Advogados Associados.

    Ele assumiu o mandato por intervenção de Lula, um mês depois da prisão do então tesoureiro nacional do PT João Vaccari Neto. Lula convenceu partidários do Rio a forçarem a abertura de uma vaga na bancada para o suplente. A vítima da operação foi o deputado Fabiano Horta, indicado a contragosto para uma secretaria na prefeitura do Rio, com aval do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Damous era assim escalado para encarnar uma espécie de advogado-geral do PT.

    “O presidente Lula entendeu que havia uma carência de quadros jurídicos na bancada do PT, e que era importante que eu fosse para lá”, disse ao site de VEJA, apesar de outros onze dos 62 deputados em exercício também serem advogados. “Tentam me desqualificar, mas não sou criação de Lula nem de ninguém.Tenho trajetória própria.”

    Damous tem dado mostras no plenário da oratória talhada nos tribunais que atraiu olhos e ouvidos de Lula para defender interesses do partido. Na terça-feira à noite, além de parabenizar o ex-presidente que completava, conforme suas palavras, “70 honrados anos de idade”, Damous bradou da tribuna contra a publicação na imprensa das informações prestadas em colaboração premiada pelo operador do PMDB no petrolão, Fernando Soares, o Baiano. O delator implicou Lula e seus familiares, indicando que participou de um esquema para repassar 2 milhões de reais a uma nora de Lula.

    Para Damous, Lula e os filhos são vítimas de perseguição. “Espero que os defensores do senhor Fábio [Luís, o Lulinha] e do presidente Lula recorram ao Conselho Nacional de Justiça pedir investigação sobre esses vazamentos, que constituem crime”, disse. Ao site de VEJA, ele também disse que houve excessos na Operação Zelotes durante buscas em endereços de outro filho de Lula, Luís Claudio, como a apreensão de “utensílios domésticos”. “Fui informado de que a defesa do Luis Claudio só teve acesso a certos documentos 24 horas depois da imprensa. Isso é um absurdo, esses vazamentos são criminosos. É inaceitável.”

    Damous diz que o Congresso já não é mais um “celeiro de juristas” e admite que uma das estratégias de argumentação dos réus e investigados na Lava Jato, as alegadas violações ao amplo direito de defesa, estão na pauta de seu mandato. Da tribuna, ele é capaz de se exaltar a ponto de dizer que “segmentos do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal massacram princípios democráticos e são uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”. “A conjuntura hoje está impregnada dessas questões jurídicas, de criminalização, de aspectos ligados ao Direito ou à violação de direitos. Acabo sendo muito demandando. Não tem jeito, tenho que me posicionar sobre eles.”

    “Seria muito fácil para mim bater palma para o juiz Sergio Moro, para esses procuradores, para as operações da Polícia Federal. Eu estaria eleito com 500.000 votos, até porque faria isso com bem mais qualidade do que muitos fazem. Mas como cidadão que combateu a ditadura militar e como advogado, eu tenho apego a princípios que só com muito suor e trabalho foram inscritos na Constituição. E acho que alguns segmentos violam esses princípios em nome de um susposto combate à corrupção. ”

    Assim que foi alçado à bancada petista, Damous ganhou vaga de membro titular na CPI da Petrobras e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foi ele o autor do requerimento para convocar o superintendente da PF no Paraná, Rosalvo Franco, para depor da Lava Jato. Em vão, o delegado se manteve calado. Ele já propôs no Congresso a revogação da Lei de Segurança Nacional e a revogação do crime de desacato do Cógido Penal. Wadih justifica que as leis são um “entulho autoritário”.

    Na semana passada, em entrevista à TVT, mantida por sindicatos com ligação umbilical com o PT, Damous desqualificou o que identifica como três frentes de golpismo contra a presidente Dilma Rousseff: a ação de impugnação de mantado eletivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pedidos de impeachment na Câmara e a rejeição das contas de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

    Damous evocou até o ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, persona non grata no PT por causa do mensalão, para dizer que o TCU “é um playground de políticos fracassados, uma sinecura composta por apaniguados que não têm conhecimento jurídico”. Ele emendou dizendo que o ministro Gilmar Mendes, relator das contas de Dilma no TSE, é “militante do PSDB” e que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), “em breve estará encarcerado”.

    Cunha, que tem nas mãos o poder de aceitar ou rejeitar os pedidos de impeachment, tem rusga antiga com Damous, por defender o fim do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Damous foi um dos que assinou a representação contra o peemedebista no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que pode resultar na cassação do mandato de Cunha.

    “Se vier um caminhão de provas da Suíça noticiando que ele tem contas, vai se votar como? Vamos fazer de conta que ele não disse na CPI que não tinha contas no exterior? Que essas contas são legais e estão devidamente declaradas no Imposto de Renda? Que ele tem renda compatível para ter movimentado essa dinheirama que os jornais noticiam que movimentou? Isso não é julgamento político. Isso se julga de acordo com as provas, e eu espero que o PT e os outros partidos se pautem por isso.”

    Outro desafeto declarado de Damous é Gilmar Mendes, relator das ações contra Dilma Rouseff no TSE. “O ministro Gilmar Mendes é um juiz, então deveria ficar de boca fechada. Ele deveria falar nos autos e não fora deles. Para mim ele é um militante político partidário e acabou. A partir do momento que o ministro Gilmar Mendes se despe da toga para fazer pronunciamentos políticos partidários ele tem que aguentar as consequencias.”

    A maior feito de Damous até agora, em prol do governo Dilma Rousseff, foi conseguir interromper no Supremo o rito de análise dos pedidos de impeachment. Ele foi mentor dos mandados de segurança impetrados para questionar a validade das regras estabelecidas por Eduardo Cunha para dar rito ao processo. A estratégia foi traçada pelos deputados que fazem parte do núcleo de defesa do governo petista. Além de se reunirem periodicamente, eles fazem debates on-line em redes sociais. Participam o líder do governo, Paulo Pimenta (PT-RS), o também advogado Paulo Teixeira (PT-SP), e Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA).

    Damous é amigo de Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão e juiz de carreira, com quem escreveu um livro jurídico. Um de seus apoiadores no núcleo de defesa petista é Rubens Pereira Júnior, deputado do PCdoB maranhense e aliado de Dino. Nas duas últimas eleições gerais, Damous fez doações de dinheiro para candidatos do PCdoB no Rio.

    Damous diz que não pertence a nenhuma das correntes internas do PT. Afirma que se mantém distante de articulações, mas sabe que a Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária e integrada por Lula, defende a troca no comando do Ministério da Justiça, desde o início do governo Dilma comandado por José Eduardo Cardozo, da Mensagem ao Partido.

    “Tenho excelente relacionamento com o ministro Cardozo. Quem avalia, nomeia e exonera é a presidente da República. Mas, pelo menos nesse momento, acho que o ministro José Eduardo Cardozo tem que permanecer porque estamos atravessando na Câmara essa questão do impeachment ele é um jurista e tem essa questão muito bem definida na cabeça dele.” Nisso, ele discorda de Lula.”

    1. Não tem que ser Damous, dada sua proximidade com Lula, mas qualquer um seria melhor do que o zé da justiça nesse momento. O zé conspira contra Lula, na minha opinião e não é considerado um “jurista” ao pé da letra pelos seus pares.

  18. É ele que acoberta e alimenta o anti-Lulismo dentro do governo. Suspeito até que seja o vazador de bases para atacar Lula à mídia-bandida e à tucanalha. Ele não é nada inocente nisso, podem crer.

    1. Concordo com vc Polichinelo!
      .
      Gente o Eduardo Cardoso comanda a Justiça por ordem do PSDB. O PT, o Lula e a Dilma não podem fazer nada pois o PSDB é muito forte!!
      .
      O FHC, o Aécio e o Serra são os verdadeiros governantes deste país!!
      .
      Nem mesmo agora que o Lula assumiu a coordenação política do governo ele é páreo para o FHC!!
      .
      Gente bora pra rua!!
      .
      LULA JÁ GANHOU EM 2018: Todos querem Lula, podem ver, sempre saio na rua com minha camisa do PT e só recebo mensagem de força e apoio!!
      .
      A UNE, a CUT, o Stedile do MST, o Guilherme Boulos do MTST, a OAB, o Maduro da Venezuela, o presidente da Venezuela, o Castro de Cuba, todos nos apóiam!! Só gente boa e que o povo reconhece!!
      .
      Pessoal bora pra rua mostrar o croquete pros coxinhas!!
      .
      E vamos levar nossa plaquinha de fora FHC!!
      .
      PRECISAMOS TIRAR O PSDB DO GOVERNO PRA CONSEGUIR TIRAR O LEVY!! O LULA, COITADO INGÊNUO, NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PRA TIRAR O LEVY!!!
      .

  19. Não concordo com “chefes não definem quem ou o que será investigado “. Acho que deveria ser chefes não definem quem não será investigado e aliás, deveria até corrigir distorções do tipo:

    Por que se está investigando um, com menos indícios, apenas por que é parente de político tal, e não se investiga outro, com muito mais indícios fortes, justamente por ser ligado à partido opositor?

    No caso da zelotes, que investigava mega fraudadores, a investigação mudou de rumo. É claro que o chefe tem que corrigir isto.

    Ah, mas apareceu o filho do Lulla. Como em filmes policiais é simples: “você não está mais nesse caso”, e põe outro pra investigar.

    O chefe tá ali pra acabar com a balbúrdia. O Protógenes não foi tirado de uma investigação por abuso?

  20. O Sarney revelou mais sabedoria política que Dilma ao colocar no MJ um homem forte como Saulo Ramos. Diga-se o que quiser sobre eles dois, mas naquela época a PF piava fininho e nunca ameaçou o mandato de Sarney que nem pelo voto direto foi. Precisamos de um tipo como Saulo Ramos que coloque a milícia tucana em seu devido lugar. E se Paulo Lacerda voltasse, aí sim seria tudo de bom!
    Sonhar ainda é permitido.

    1. .
      Vc tem toda razão Polichinelo!!
      .

      .
      Gentes BORA PRA RUA!
      .
      Somos maioria, ninguém pode com a gente!!
      .
      Precisamos voltar para o caminho da democracia Venezuelana onde os tribunais sabem votar a favor do governo!! E porque isso acontece? Pois o povo vai pra rua mostrar que apoia o governo!
      .
      Jamais vamos ouvir que os tribunais venezuelanos e cubanos decidiram contra o Governo!! Porque lá a democracia é sólida e perfeita como disse Lula.
      .
      Aqui a oposição encheu os tribunais com indicados seus e o PT se deixou levar… Ao invés de indicar juízes que fizessem o que queremos..
      .
      Buscando garantir a autonomia dos judiciário, vital para que democracias como a da Venezuela funcionem, indicamos juízes alinhados ao PSDB e ao DEM..
      .
      Como o governo vai fazer agora pra se comunicar? Não tem recursos para isso. Dilma não têm como obrigar a mídia comprada a televisionar um discurso seu, e mesmo que fizesse ninguém assiste TV no Brasil!
      .
      André Singer, praticamente um santo, com a ingenuidade dos que combateram a ditadura militar no Brasil para implantar a democracia venezuelana (perfeita segundo lula) e cubana (mais que perfeita) onde seus povos já vivem as maravilhas de um país justo sem a elite no poder, com governos em total sintonia com o povo!
      .
      Do alto de sua esperança ingênua ele acha que a mídia e os diversos blogs sustentados por empresas nada a ver com o governo vão dar espaço para explicar as pedaladas fiscais.. É um santo este homem…
      .
      Todos sabem que o PT somente tem o Ministro das Comunicações com poder limitado sobre a definição do uso das verbas para apoiar blogs e mídias mais plurais, quem manda na verdade é o PSDB e o DEM que a anos vem aparelhando o ministério!
      .
      O povo hoje acha que as pedaladas ficais são proibidas pela lei de responsabilidade fiscal! Portanto supostamente são crime! Mas o que o governo pode fazer para mudar essa percepção!?
      .
      Pelo menos é público e notório que nenhum caso de corrupção, como o absurdo caso do FIAT ELBA comprado com dinheiro de corrupção na época do Collor, ocorreu em seu governo. Lula e Dirceu deram diversas entrevistas na epoca dizendo o que o povo deveria fazer.
      .
      VEJAM QUE LEGAL O LULA FALANDO AS VERDADES DO LEVY:
      youtu.be/L-k0dzeDWvo
      .
      Gente vamos parar de blablabla, bora pra rua apoiar o PT!!
      .

  21. Surtou! Tudo que nao precisamos eh de uma PF inoperante que “pie fininho”. Invocar a figura deprimente de Sarney e tudo q ele representa na politica brasileira foi de uma infelicidade…
    Aproveitando a ocasiao, No you tube existem videos com Lula de maos dadas com a Roseana tecendo os mais rasgados elogios ao papai dela! Eh por essas e outra q o LILS aos poucos segue o mesmo destino do Marimbondo de Fogo !

  22. Concordo que o Sr. Cardozo está longe de reunir condições de ser ministro da justiça, mesmo em tempos de tranquilidade, mas devemos ter calma antes de atribuir todos os males a sua paralisia crônica.
    Não compete ao ministério fazer algo contra a Veja por mais esta barbaridade na capa de sua edição mais recente. Cabe ao ofendido buscar a justiça, e cabe à justiça agir. E cabe a nós entendermos o motivo dessa agressividade crescente que as revistas têm demonstrado. Como sabemos, a editora Abril é pré-falimentar. Ela tem na Veja seu único produto ainda lucrativo. A editora globo, aproveitando-se do momento, tenta tomar o público da veja. O público que restou a estas revistas é de classe média conservadora com idade avançada. São antipetistas quase naturais. Eles querem ler notícias contra o PT. As revistas têm se esmerado nisso. A Época, nas últimas edições, tem procurado ser mais agressiva do que a Veja. Esta última reagiu, elevando o tom dos ataques, com mais esta capa contra Lula. Não há público para duas. Somente uma sobreviverá, mas não será por muito tempo, porque este público está definitivamente minguando.
    Não há muito o que o governo possa fazer contra isso. Cabe à justiça compreender que a liberdade de expressão não foi escolhida como um valor a ser preservado pela sociedade para dar guarida a este tipo de comportamento que nossa mídia tem usado cada vez mais. Ocorre que a justiça também é de classe média e consome esta mídia. Nossos juízes temem se tornarem alvo e, ao mesmo tempo, desejam ser retratados como heróis por ela. Cria-se uma círculo vicioso que só irá se romper em um evento significativo traumatizante.
    Quanto à paralisia ministerial por não controlar a PF, que está, ou deveria, sob seu comando, acho que disso ele não tem culpa. A presidenta é conhecida por sua agressividade ao cobrar de seus subordinados por trabalho não realizado. Sabe-se de várias ocasiões em que ministros foram constrangidos por suas cobranças. Não se sabe que isto tenha acontecido com o Sr. Cardozo. Conclui-se que este Sr. tem realizado com esmero tudo o que a presidenta a ele determinou. Ou seja, nada. Ficar quieto é sua obrigação. Ordens da presidenta. Se ele se mover, pode ser que comece a levar broncas.

  23. Tijolaço, a semana inteira fiz a leitura, tem algo estranho nisso tudo, e não sei o que é, porém a intuição me faz pensar depois da opinião da CNBB, há sim uma tentativa estérica de causar uma GUERRA armada no Brasil, irresponsáveis e bancada das armas e gente de fora força isso, para dividir a riqueza do Brasil. De juízes a policiais, devem todos serem presos, inclusive procuradores também irresponsáveis..

  24. Sr.Fernando Britto.Quero me valer deste acessível blog,para me reportar a uma excelente matéria publicada pelo CAF,ao respeito de GOLPES,de hoje 02.11,e dizer que somente não o fiz ali pois com as mudanças introduzidas ao blog C.Afiada,para mim TROGLODITA em computação,tais modificações me impedem o acesso,como antes.Contudo quero pautar tal matéria sobre GOLPES ,que versa sobre GOLPE DA CLASSE MÉDIA,que obteve sucesso no Brasil,para insistir em denominar tal classe,como PEQUENA BURGUESIA,e introduzir ai tema,um juízo que faço dessa classe.No Manifesto Comunista,seus autores afirmam que os BURGUESES quando se reúnem,o fazem para CORNEAREM-SE,UNS AOS OUTROS.E que papel se reserva para a PEQUENA BURGUESIA,ao meu juízo,senão ACOLCHOAR AS GUAMPAS DOS BURGUESES,para que não pereçam na refrega,e continuem vivos,para que os PEQUENOS BURGUESES continuem a ACARICIAR-LHES OS TESTÍCULOS,razão única de suas existências.Aproveito para agradecer e afirmar que este blog,por continuar com seus acessos fáceis,vai continuar recebendo MINHAS CHATICES CONCEITUAIS.Abraços e considerações…

  25. Fernando: com todo respeito que dedico a esse ministro, ou ele é ingênuo ou é um completo debiloide. Vejamos, a começar pelo incidente com o filho do ex-presidente. Esse nunca se escondeu, que se saiba, da policia ou de qualquer autoridade judicial ou policial (que hoje se confundem e se fundem). Também, seus familiares. Então, por quê bater à porta do seu pai, às 23 horas, exatamente no dia do aniversário desse, para intima-lo? Esse filho não tem endereço certo que a polícia não saiba? É ou não é “abusos e arbitrariedades por parte de policiais” (Cardoso)? O general Golberi dizia (no caso do Riocentro) que “quando soldado faz cagada, tem capitão vadiando”. Seria esse o caso no Ministério? O policial fez afronta de livre e espontânea vontade? Ou o delegado o mandou? Ou aquela parcela considerável do Ministério Público, responsável por esta nova facção da oposição política? Ou o próprio ministro participa do conluio? Ou foi o MM. Dr. Mouro, de Curitiba? Ou aquele ministro do STF, cujo ódio ideológico ao ex-presidente lhe tira a seriedade que deveria ter um membro da mais alta Corte de Justiça do Pais? Não podemos descarta a possibilidade da própria Organização Globo ter orquestrado a questão. Será por falta de “denúncia concreta” (Cardoso) que o ministro não age? O caso da escuta ilegal do doleiro Youssef a quantas anda, se é que ainda anda?. É lógico que um ministro da Justiça não deve “ministrar” sozinho tal empreitada que aponta, de modo indireto mas atante, em ver preso a qualquer custo o ex-presidente Lula. “Tatu não sobe em árvore”, diz o velho ditado. E tenho a pergunta (que não quer calar) —quem trepou esse “tatu” na árvore do ministério? E não digo isto por envolver petistas, que nunca fui nem tenho intenção de ser. Temo, como dizia Bertold Brecht, é que qualquer cidadão fique a disposição da sanha maldita que parece habitar grande parte a atual polícia federal e parcela expressiva do Ministério Público e fatia substancial do Judiciário. Nosso silencio vai dar a essa corja sórdida os elementos para que saiam prendendo, processando e julgando a quem eles bem queiram, tenha ou não culpa. E nem vão precisar de provas pois, como discípulos de Torquemada, “para quê prova, se o que vale é o interesse?” Para finalizar, o ministro se diz amigo do ex-presidente. Imagine se fosse inimigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *