O chocante “antes e depois” da barragem da Samarco

globalgeo

Recebi agora, enviadas por um amigo, a postagem do site da empresa  Globalgeo, que trabalha com a comercialização de imagens de satélite em altíssima resolução, as fotos do “antes e depois” do rompimento das barragens da Samarco Mineração e de seus efeitos sobre o povoado de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.

A primeira de cada par de fotos foi tirada em 21 de julho deste ano; na segunda você vê a imagem captada ontem pelo satélite do grupo DigitalGlobe, ontem, 10 de novembro.

O contraste é impressionante e permite perceber o grau de destruição do desastre, com o desparecimento de ruas inteiras, sem deixar qualquer vestígio das casas que ali havia.

As imagens sugerem também que, há pouco mais de três meses, já em plena estação seca, a barragem do Fundão estava plenamente carregada, em seu limite máximo.

Dá para ver, também, que as habitações ficavam a certa distância da barragem, o que gera mais indagações a respeito do que a presença de um sistema de alerta poderia ter representado em proteção à vida de seus moradores.

Pode demorar um pouco a carregar pois, pela resolução, as fotos são pesadas.

A BARRAGEM


O POVOADO, COM VÁRIAS APROXIMAÇÕES






Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Abertura da CPI das Barragens e dos Minerodutos foi boicotada pelos Deputados Tucanos na ALMG-MG em 2013…

  2. A Vale (mais da metade de suas ações nas mãos de estrangeiros) e sua sócia australiana têm que ser condenadas pela Justiça a reparar os danos ambientais e sociais causados na região.

  3. Até quando estão com o rabo preso e culpa no cartório, o vira-latismo impera nas desculpas dadas pelos “ceos” responsáveis pela tragédia -junto claro com o PIG- …”- está chegando um engenheiro Canadense, para os diagnósticos técnicos sobre as causas do rompimento da barrgem…” Ou seja, o Brasil não tem engenheiros com conhecimentos suficientes para o diagnóstico. É os engenheiros brasileiros só fazem as maiores hidroelétricas do mundo, há décadas. Fica evidente a negligência e o desrespeito com que os responsáveis desta tragédia anunciada em alto-falante, tratam a população pobre. Claro, a lama não soterrou nenhuma mansão…

  4. O Francion Justino de Pádua falou tudo: A Vale foi uma das maiores empresas brasileiras e tinha uma história belíssima, com um grande papel social na sua época. Por que não tem um livro que conte a história da Vale antes de FHC, o miserável? Porque o depois de FHC, o miserável, a gente já sabe.

  5. Agora querem fazer manifestação depois da desgraça claro para aparecer na midia, deveriam fazer antes ou fazer em outros locais onde existe esse tipo de serviço sendo executado da mesma forma que fez ocorrer essa desgraça

  6. Onde estão os “super juízes” para tomar rapidamente as providências cabíveis??. Ah! Já sei, eles estão em outra república; a república do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *