A história da derrubada do avião russo por jatos do Governo da Turquia está ainda muito mal contada.
Hoje, o The New York Times publica os mapas da trajetória da aeronave Sukhoi SU-24 abatida, tanto na versão da Rússia quanto na versão da Turquia, que reporduzo acima.
A alegação turca é que o avião russo cruzou uma proeminência de território turco que avança na Síria, Como você vê no mapa, este trecho tem 2 milhas de largura (3,2 km) e, segundo os próprios turcos, foi cruzado de maneira quase perpendicular às duas linhas de fronteira que faz.
A velocidade máxima de um SU-24 é de 2.320 km por hora, mas ele não voa normalmente a ela. A velocidade de cruzeiro é de 850 km por hora, mais ou menos a mesma de um jato comercial.
Portanto, para cruzar 3,2 km, o avião levaria 14 segundos apenas em território turco. Os turcos alegam que a suposta violação de espaço aéreo durou 17 segundos, tempo em que o avião atravessou o trecho, segundo a Turquia .
Não é possível, portanto que os turcos tenham, como alegado, advertido o avião russo por dez vezes ao longo de cinco minutos. Até mesmo para uma advertência, o tempo esperado para a resposta e o posicionamento para disparo, travamento de mira e o tempo de curso do míssil, o tempo sejam 14 ou 17 segundos, indica que, pelo menos no momento do impacto, o avião russo estava fora do espaço aéreo turco.
O navegador do aparelho abatido, capitão Konstantin Murakhtin – o piloto foi morto a tiros por rebeldes sírios quando descia de paraquedas, depois de ejetar-se – disse que não houve nenhuma advertência – que foi resgatado ileso disse que não houve advertência, nem por rádio, nem visual (o F-16, caça, é muito mais veloz que o SU-24, pode fazer isso em segurança) e que nem perceberam a aproximação do avião turco a tempo de fazer uma manobra evasiva.
Não é crível que , advertido, o avião russo não estaria com todos os sistemas anti-mísseis em alerta máximo, ainda mais se estivesse violando deliberadamente espaço aéreo hostil.
A TV russa, mesmo recusando a versão russa, mostra as declarações do presidente turco, Tayyp Erdogan, em situações em que se acusava a Turquia de violações de espaço aéreo, dizendo que penetrações de aeronaves do seu país, de poucos segundos, não se constituíam em razão de disparos.
A Rússia, se quiserem perguntem a Napoleão ou a Hitler, sabe como ninguém transformar os ataques recebidos em longas esperas pela hora da reação.
O jogo da guerra, em escala global, é a política. O território a ser conquistado é o da opinião pública.
14 respostas
Parece que o objetivo deste ataque é minar as tratativas de acordo com a Rússia no combate ao EI. É muita coincidência o ataque ter ocorrido durante a viagem de Hollande aos EUA justamente para negociar a parceria.
Só uma correção: A velocidade máxima do SU-24 não é de 2.320 km por hora. É bem menos…
1.315 km/h é a velocidade máxima de voo ao nível do mar (sem munições e tanques externos ) e de 1.654 km/h (Mach 1,35) em alta altitude.
Neste caso em questão, o caça russo estava na velocidade de cruzeiro informada pelo Brito.
Vocês não entenderam: o jato russo reduziu para velocidade de carroça quando sobrevoou o espaço aéreo turco, gente!
É num jato desse tipo que o PT queria mandar o Cerveró da Venezuela para a Espanha?
Quem quer mandar é o senador Delcídio do PT e ex-PSDB patrocinado pelo Banqueiro apoiador do Aécio. O senador em questão é ex-líder do governo e foi gerente na Petrobras no governo FHC, além de ministro de Energia no governo do Itamar Franco.
Então o erro do PT e tem que ser pago é acreditar que esses ex-tucanos fossem honesto. O diretor Paulo Costa também era dirigente da Petrobras na época de FHC, assim como o Cévero todos da época do FHC. Diferente do que diz a oposição o PT não aparelhou a Petrobras, o PT foi ingênuo em deixar funcionários de carreira, sem identidade com o PT comandar a Petrobras, quis ser republicano e se ferrou.
Se a justiça for afundo muito politico vai ser preso. Espero que todos os envolvidos do PT, PSDB, PMDB, PP, PR, DEM, PPS e outros partidos sejam presos. Mas o que não pode é querer prender apenas de um partido.
Estão desesperados com São Lula 2018, kkkkk.
Ficou óbvio agora que a derrubada do avião russo foi premeditada e contou com o aval, senão com a cumplicidade, dos Estados Unidos. Queriam causar entre os russos uma perturbação que jamais poderá acontecer, devido à natureza russa, que feliz ou infelizmente eles não conhecem. Os turcos, porém, provaram que são trapalhões como ninguém, e parece que tudo aconteceu fora do script. Agora, vão amargar várias situações inusitadas. Por exemplo: Quando a Rússia deixou de comprar frutas e hortaliças na Europa, em justa reação às sanções econômicas que a Europa foi forçada a fazer contra a Rússia, por exigência dos EUA, a Turquia entrou de chapa no mercado russo destes e de outros ítens. Passou a ser o fornecedor quase único deste tipo de produto para a Federação Russa. E passou a faturar alguns bilhões de dólares com isso, o que não é nada mau para um país emergente cheio de problemas. Agora, com a insanidade de seu governo, os agropecuaristas turcos podem dar adeus ao tempo das vacas gordas.
Acredito que este ato vai sair caro tanto para a Turquia como para E.U. Esperar para ver.
O tempo será para a Turquia uma cruel tortura, até pelo fato de seu “aliado” EEUU considerá-la de segunda categoria no tabuleiro geopolítico. Viva a Rússia.
Já está claríssimo que foi um ataque premeditado, já que não daria tempo de um avião patrulha turco detectar e atingir uma aeronave invasora com esta rapidez e vê-se pelas imagens de satélite que o avião turco foi direto ao ponto onde estava o caça russo. A origem do ataque também está à mostra, Erdogan, um maluco, mandou atacar sabendo que tinha uma rede de proteção (a OTAN) pressionado pela oligarquia petroleira turca que estava ganhando milhões com a comercialização do petróleo roubado da Síria e pelo próprio filho que tinha interesses no transporte do petróleo clandestino, foi uma emboscada de pura vingança. Acho que o governo turco vai pagar caríssimo por isso.
Como diria Galvão Bueno: “A física não permite!”. — Na verdade, é bem provável que os caças turcos tenham invadido o espaço aéreo sírio para poder interceptar os caças russos.
Mello ta certo!
Alem do que erdogan ja mudou o discurso varias vezes. Prova que ele nao esta falando a verdade!
EUA avisam Daesh sobre bombardeio 45 minutos antes “saiam dos caminhões imediatamente e corram”!
https://actualidad.rt.com/actualidad/192624-camiones-eeuu-advierte-estado-islamico-ataques
Para entender o que está ocorrendo –
A guerra do sultão Erdogan… contra a Rússia
http://blogdoalok.blogspot.com.br/2015/11/pepe-escobar-guerra-do-sultao-erdogan.html#more