Não ponha todas as fichas dos vazamentos no “japonês bonzinho”

redherring

A Folha anuncia que a Polícia Federal no Paraná instaurou ontem “um inquérito para apurar quem vazou a minuta da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró“, que teria ido parar nas mãos do banqueiro André Esteves.

Já há um suspeito, obvio, para o vazamento: o agente Newton Hidenoi Ishii, citado na conversa gravada pelo filho de Cerveró:

BERNARDO: os caras não tinham uma escuta em cima da.. da cela?

DELCÍDIO: Alguém pegou isso aí e deve ter reproduzido. Agora quem fez isso é que a gente não sabe.

EDSON: É o japonês. Se for alguém é o japonês.

DIOGO: É o japonês bonzinho.

DELCÍDIO: O japonês bonzinho?

EDSON: É. Ele vende as informações para as revistas.

BERNARDO: É, é.

E, adiante, citam nominalmente Ishii.

Fácil, não é? Fácil demais, porém.

Primeiro, porque o nome de Newton Ishii circula na internet como o possível vazador de informações pelo menos desde julho deste ano, desde que a Época publicou reportagem sobre ele e seu passado (leia adiante), sem que houvesse qualquer manifestação concreta de que se pudesse considerá-lo suspeito disso o que, claro, levaria a seu afastamento, ao menos informal, da operação.

Uma semana antes, havia sido escalado pela PF para uma palestra a jornalistas sobre os riscos – não se sabe de onde veio isso- de que “snipers” poderiam estar espreitando os homens que Moro mandava prender para executá-los, sabe-se lá, a tiro de fuzil. Como as operações eram do conhecimento, em tese, apenas da PF, do MP e do Gabinete do Dr. Sérgio Moro, seria interessante saber de onde vem esta suspeita e porque, ao menos para as teleobjetivas dos fotógrafos, os acusados estiveram sempre “na mira”.

Ishii, no entanto, continua chefiando as operações da PF e e participando, como se vê insistentemente nas fotografias, das prisões mais “atraentes” para a mídia.

Segundo, porque Ishii é chefe de Operações da PF e os acordos de delação premiada são negociados com os membros do Ministério Público. Como são, legalmente, sigilosos até que sejam homologados pelo juiz, não se compreende que haja, durante as conversas, agentes policiais presentes. Mesmo que, por absurdo, houvesse policiais federais presentes, estes seriam delegados, não agentes. E Newton Ishii é simples agente e agente que deveria, ao menos, despertar prudência por seus antecedentes.

Porque  Ishii já  foi preso e demitido da Polícia por acusação de contrabando, na Operação Sucuri, realizada lá mesmo no Paraná, em 2003. Demitido pelo Processo Administrativo Disciplinar n. 007/006-NUDIS/COR/SR/DPF/PR, só  muito tempo depois foi reintegrado, por ordem judicial, por irregularidades processuais em sua demissão. A União recorreu e apenas em 2012 esta reintegração foi confirmada pelo STJ.

O “japonês bonzinho”, portanto, seja ou não o vazador que “vende informações para as revistas”, é o suspeito ideal. Visível e com um passado suspeito. E, pela mesma razão, para ser a própria expressão inglesa do red herring, a pista falsa, porque ilude o olfato dos cães farejadores.

Não obstante Delcídio Amaral ser um rato, é preciso saber as circunstâncias em que lhe armaram a ratoeira e se houve nisso “mãos de gato”. Por mais que o desempenho naturalíssimo do autor das gravações, que não denota medo ou mesmo qualquer temor de ser descoberto possa ser explicado por Bernardo ser ator profissional (o que não é razão para desqualificar sua ação)  há muitos anos, há situações que são de enredo de filme de espionagem, como a de atrair a atenção para um chaveiro-gravador desativado preso à sua mochila – e devidamente percebida e guardada num armário – que não excluem a possibilidade de as gravações não terem sido feitas sem a orientação de quem costuma profissionalmente fazê-las.

O fácil, muitas vezes, é o caminho da ilusão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Vá direto ao titular da Vara de Guantánamo, ele é o sujeito que vaza, além de atrapalhar os andamentos das investigações, quando o mesmo direciona todas as investigações para petistas (ou pessoas relacionadas ao PT) e afastando as investigações dos seus amigos e correligionários tucanos.

  2. Apesar do japonês bonzinho ser apontado como o vazador de informações sigilosas , ele precisou do aval de gente com mais poder e do qual ele não tem, nessa turminha ele faz parte da arraia miúda e isso foi articulado por tubarões.

    1. É cara Angela. Só não esqueçamos que todo “sinhozinho” da casa grande tem seus jagunços e que estes jagunços, se contentam com a quirela do milho, que é dada aos pintos, para não engasgá-los. E outra, jagunço pego com o bico no milho inteiro, é abatido, pra não virar frango metido! Assim sendo, o “Galo da globo e da veja” -que tá mais pra corvo- põe o pinto japa de escudo -afinal o meliante é processado por contrabando…quer dizer, ele deveria coibir o contrabando- então foi a chance de servir de testa, digo, pinto de ferro!

  3. Mais uma vez, Brito, você “arrebentou”.
    Mas ainda há outra possibilidade. As ações políticas de vazamentos, não serem só políticas – e renderam grana aos vazadores.
    Quem investigaria isso?

      1. É isso aí!!!

        Vamos para Curitiba!!!

        Pegar o Moro e o Japa!!! Prender esses bandoleiros, vazadores de um figa!!!! E prende também o bandido do Bernardo que fez a escuta ilegal e prende também o Iphone dele!!! é isso vamos fazer justiça com nossas mãos. Mexeu com Lula mexeu comigo!!!

        E de quebra, a gente libertar nossos companheiros, nossos heróis!!!! Menos o Cerveró…. talvez a ente fure o olho desse bandido!!!

        Vamos rasgar todas a delações, toca fogo nos processos, sumir com aquilo que esses ladrões do direito chamam de ‘provas’!!!!

        Vamos gente, ação, vamos sair das teclas!!!

        Vamos dar uma peia no rato tucano do Delcícidio!

        Vamos gente, quebrar a cara desses coxinhas que espalham o ódio e o delírio nesse país dos pobres que Lula tanto ama!!!!!!

        1. Que ira heim companheiro? Até parece que você se irrita quando se torna evidente que a patifaria interna da PF vai contra os seus padrões moralistas. Só o que quer a esquerda no país é que não se sacrifique o estado de direito nessas investigações. Não é difícil, acho eu. Mas parece que, pra pegar o Lula, vale tudo.

  4. Eu tô com uma intuição que há um racha na PF, uma disputa entre os maus agentes pelo poder. Está na cara que este vazamento do Delcídio tem um propósito claro: lançar a m….no ventilador de tudo mundo, e justamente, agora vem muito clara, a sujeira do PSDB. Estou confiante que isso funcionará. Pode ser também alguma chantagem desse japonês, que de bonzinho só tem a carinha. De qualquer forma, foi um lance forte. É 2016, ano NOVE, chegando. Nada vai ficar debaixo do tapete em 2016.

  5. Pois é. Quando se ouve a gravação tem que tomar cuidado e saber que Bernardo e Edson sabiam que estava sendo gravado, então tudo o q eles falarem pode não ser a verdade absoluta. Deve-se prestar mais atenção e levar mais a sério o q Delcidio falou.

  6. Será que o japonês, uma vez pego com a boca na botija, se sentirá atingido na sua honra imaculada e fará harakiri?

  7. O Delcídio é parte do justiçamento midiático, embora rato deve-se considerar a quebra do “Estado Democrático de Direito” nessa prisão, aliás como o STF tem “inovado” ultimamente…..mas que Delcídio seja atirado aos escombros….
    Sigamos agora com a poetisa ( sic ) Carmem Lúcia…..então o cinismo venceu a esperança Ministra ? Concordo…..mas apenas em parte, pois a esperança foi sepultada por uma mídia hegemônica, seletiva e corrupta que encontrou eco no estado policialesco e num judiciário VENAL em todas as instâncias, quanto ao escárnio posteriormente ter sobrepujado o próprio cinismo, isso mais uma vez a Ministra tem razão, basta fazer um release dos pronunciamentos político-partidários de Gilmar Mendes, seu par e recentemente dela própria, citando mesmo a farsa da AP 470.
    Ahhh Carmem……por isso prefiro a de Bizet.

    1. Iskra…boa a “poetisa”kkk. Poetisa da lama da Samarco e do choque de gestão tucana nas Minas Gerais. Quando um magistrado escancara seu lado politiqueiro, não tem mais competência pra julgar nada, muito menos julgar políticos, pois seu voto já está enlamassado e não faz jus à Justiça!

  8. INTERESSANTÍSSIMO é que SÓ AGORA, porque ministros do STF foram citados, porque José Cerra foi citado, porque Temmer foi citado e PORQUE NENHUM PETISTA FOI CITADO nas gravações é que perceberam que os vazamentos são criminosos, com finalidades políticas e claro, entregues para pessoas poderem se proteger antecipadamente. Quem duvida que, se ao invés de citar esses o Delcídio tivesse falado que iria pedir ajuda para Lula ou para Dilma interferirem no STF, mas sem citar nomes de ministros, que NINGUÉM DA IMPRENSA DA PF, DO MP OU DO STF ESTARIA SE LIXANDO PARA O FATO CRIMINOSO DO VAZAMENTO EM SI. Acho que um ou dois dias antes o “honradíssimo” Moro deu entrevista defendendo os vazamentos, inclusive em período eleitoral, para “esclarecer” a opinião do eleitor. Esclarecer ou deturpar com os vazamentos seletivos, pois não.

    É impossível qualquer pessoa com um mínimo de honestidade intelectual e moral não admitir que toda essa operação tem claro viés partidário ideológico e que não prima pela imparcialidade e isonomia que deveria se esperar do MP, PF e Judiciário. Impossível não ver a hipocrisia de SÓ AGORA, estarem dando importância a esses canos esburacados da Lava Jato que vazam mais que os canos velhos da Sabesp.

    Aliás, a própria inércia da PF, MP e Judiciário em relação aos incontáveis vazamentos dessa operação Lava Jato já seriam suficientes para tornar todos dessa operação em coniventes, no mínimo, com esse crime praticado e ser toda equipe substituída e colocada sob investigação. Isso se o Brasil fosse um país de instituições sérias e não escravas servis da grande mídia.

  9. Concordo com você Fernando. O agente bonzinho será o boi de piranha e o delcído, o rato que caiu na ratoeira.

  10. Engraçado que até ontem o Delcídio era o grande líder responsável, etc, etc. Agora é um “rato”. Coisa feia tentar se desfazer assim dos companheiros que estiveram juntos em toda a jornada e foram pegos enquanto defendiam a quadr… digo, o partido. Mas é como o Brahma disse: como é que ele se deixou pegar desse jeito? Profissionais como os dirigentes do PT não perdoam quem comete esses amadorismos.

    1. Ernesto,
      O guru PIXULECO já deu a senha: VAMOS MASSACRAR O RATO DO DELCÍDIO.

      “Esse lato melou o nosso plano de melar a Lava-Jato e libertar todos os camaladas plesos.
      Por causa dele os ministlos do STF não vão queler mais ‘acordo’ com a gente, houve quebla de confiança!!!!Pôla!!!
      E o tilo saiu pela culatra, onde tinha blandura agora vai ter austelidade e tamos fodidos!!!!
      Eu que sou um gênio só vejo uma plano infalível para desenlacrar essa calacrada e recupelar a confiança dos cumpades lá do Suplemo.
      Massaclar e massaclar esse lato! Mostlar que ele não nos replesenta!!!!!

      KKKKKKKK

      1. Cuidado, petistas. Olha que o “rato” fica brabo com a traição e decide falar. E aí já era. Deu no G1, agora:
        O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS) se “descontrolou completamente” ao ser informado que o ex-presidente Lula o havia criticado na tarde desta quinta-feira. A declaração de Lula foi mostrada a Delcídio durante seu depoimento. Assim que mostraram as declarações de Lula, Delcidio se “descontrolou completamente” e o advogado do senador teve que interferir, o que suspendeu o depoimento.

        1. A coisa ta tão feia que até o bestial guru dos petista, o PHA, já ta jogando a toalha. Se o jogo terminar empatado já seria; na opinião dele uma vitória. Não ta fácil para ninguém mesmo né? Fala Delcidio, fala!! Joga no ventilador tudo aquilo que o está afingindo.

          1. Delcídio tem que falar tudo o que sabe, desde que era diretor da Petrobrás de FHC e padrinho do Cerveró.
            Cerveró só foi colocado no posto de diretor por pressão do Delcídio.
            Esperemos que agora tudo isto venha ao caso.

  11. Acrescento o japones não tem acesso a tais documentos é simples agente. Elementar meu caro Wadson

  12. Parabens, Brito. Mais uma na pinta.
    Qual será o real enredo desta novela? A globo deve estar com inveja.

  13. O VAZADOR,não é o JAPA.É o chefe,o PALADINO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO.Este sim,tem poder,para tanto.Como patrono do JUDICIÁRIO?,JUDICIÁRIO?,SOMENTE SE FOR POR judiar minha inteligência, que não é das mais brilhantes,mas para ESSES CABEÇA DE BAGRES, eu nem sei por que os BAGRES,são invocados,sempre que se fala em DESINTELIGÊNCIA,mas esses membros do JUDICIÁRIO BRASILEIRO,a única coisa que sabem mesmo,quase todos eles,é como burlar o FISCO,quando fazem suas declarações de renda,arrumarem com médicos,dentistas e assemelhados,notas frias para não pagar tributos.Obs.O termo JUDIAR,tem relação injusta,com JUDEUS,que não tem nada que ver,com esses BAGRES.Falo de JUDEUS,não de ISRAELENSES,que pensam serem JUDEUS.

  14. Não me surpreendi com a revelação dos malfeitos do tucano Delcídio infiltrado no PT. Afinal ele é egresso da maior escola de falcatruas, maracutaias e trambiques, o psdb. E, evidentemente, ele, oportunisticamente, filiou-se ao PT na tentativa de ficar protegido contra suas trambicagens praticadas no (des)governo fhc, mas “deu ruim” pra ele pois o PT recusou-se a estender-lhe a rede de proteção que ele esperava. Bem feito!

    1. Paoliello, quando foi que o lato do Delcídio foi filiado ao PSDB?
      Para de repetir besteira, respeite a sua condição de homo sapiens!

      1. “…

        Depois de viver dois anos na Europa, trabalhando para a Shell, Delcídio Amaral voltou ao Brasil. Foi diretor da Eletrosul em 1991, responsável pelo planejamento energético da região sul.

        Em março de 1994 ocupou a secretaria executiva do Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até setembro. No final do governo Itamar Franco foi ministro de Minas e Energia, de setembro de 1994 a janeiro de 1995.

        No governo Fernando Henrique Cardoso, foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás, entre 2000 e 2001, quando trabalhou com Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, dois dos delatores da Operação Lava Jato.

        Algumas fontes afirmam que foi filiado ao PSDB, entre 1998 e 2001.[1] [2] [3] Outras afirmam que ele teria assinado a ficha de filiação ao partido mas esta nunca teria sido homologada.[4] [5] [6] Em 2001 ele se aproximou do PT e se tornou secretário de infra-estrutura do então governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT e, na sequência, apoiado por este, elegeu-se ao Senado em 2002, pelo PT.[7]
        …”

        Fonte: Wikipedia

  15. A coisa toda é estranha, estranha demais para caber nas versões oficiais. A maracutaia de amadores e de quem se acha acima de qualquer suspeita coloca todo e qualquer poder em risco. E se foi de encomenda, a coisa ainda fica pior. Para mim, não será surpresa se Delcídio falar tudo que se espera, não necessariamente verdadeiro, juntamente com Cerveró, e ganhar até asilo com remuneração nos EUA, tal como no boato sobre a vida futura de Youssef. Delcídio pode ser o primeiro e único ‘petista’ voluntário numa missão secreta perigosa para concretizar a entrega da Petrobrás à Chevron norte-americana. Plano perfeito, digno de 000, agente 86. Aí enfim, a lava jato escreve seu epílogo. Se não fosse sério e arriscado seria uma piada.

  16. Além de não apostar todas as fichas no “japonês bozimho”, que tal cobrar punição para os atores de outros tantos vazamentos ilegais para a dita grande imprensa?

  17. Debaixo deste angu tem muito caroço!!! Espalhar um boato e culpar uma pessoa é tática antiga; o agente citado pode estar sendo bode expiatório de alguém ou de alguns. A PF deveria ir a fundo, investigar e deixar tudo esclarecido, além de abrir processo contra os responsáveis, do dois lados: quem fornece e quem adquire as informações. A PGR e o STF deveriam, no mínimo, exigir a apuração completa.

    1. Mas, Bernardo, será que a PGR e o STF estão mesmo interessados em apurar vazamentos? Com tantos que já ocorreram, não consta que tenham tomado qualquer iniciativa nesse sentido, – determinar a identificação e punição dos vazadores. Imagine o barulho que Gilmar Mendes estaria fazendo se os nomes vazados fossem tucanos e/ou seus aliados!

  18. Uma história muito redondinha para ser verdade. Como um simples agente da PF tem acesso aos documentos da delação premiada? O interessante é que esse acesso é rotineiro, tanto que vive vendendo vazamento para a Veja, a Época e outras mídias do consórcio golpista. A coisa é tão escancarada que o delator, o filho, o advogado e toda camarilha do juiz bufão sabem disso e não tomam nenhuma providência, mesmo porque o chefe da Guantánamo de Curitiba já declarou que é a favor de vazamentos.Será que o STF vai deixar tudo isso passar em branco? Ou vão embarcar nessa de encontrar um bode expiatório ( aliás, já encontraram) para preservar a (in) dignidade dos membros do judiciário ? Só uma coisa é certa: do nosso judiciário pode se esperar tudo, menos imparcialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *