A pesquisa Datafolha só mostra a derrota da política. Só que ela sobrevive há milênios

datafolhavnov2015

A Folha antecipa no site os resultados de uma pesquisa Datafolha  que o jornal publica amanhã.

Seu “destaque” é a rejeição de 47% a Lula.

Sinceramente, achei pouco.

Deveria ter sido mais, tamanha é a campanha de mídia que se desenvolve contra ele.

Que menos da metade dos brasileiros não o considerem um monstro já é mesmo uma prova da resistência mental que o povão desenvolveu contra a mídia.

Afinal, o sujeito está sendo chamado diariamente de ladrão, amigo de ladrão, pai de ladrão…

E o que mais a pesquisa, nesta primeira visão, mostra?

Que não foi possível apontar um crescimento da direita, porque Aécio cai tanto ou mas quanto  cai Lula na preferência eleitoral: Aécio cai de 35% para 31%; Lula baixa de 25% para 22%.

Considerada fiel a pesquisa e real as margens de erros, nada.

A direita, o conservadorismo, não cresceram, têm a mesma terça parte que sempre teve.

O destaque para o crescimento de Marina Silva, a ausente, é o que cresce, mesmo, a rejeição à política. Não é a primeira vez e nem a última em que ela, pela ausência, aparecerá bem situada.

Mas a política, como a órbita terrestre de Galileu, embora negada, é o que move o mundo.

O “desastre” de performance de Lula precisa se sustentado.

E a sua sustentação é mídia e crise.

É isso o que precisa ser entendido, e e isso que torna a política econômica não apenas desastrada, pelos seus erros de paralisação do pais, mas desastrosa, porque não dá sentido à finalidade dos sacrifícios.

Para que estamos parando o funcionamento do país?

Coloquem cem economistas neoliberais para explicar e 80% do povo não entenderá.

Coloque um líder político para contestar e as multidões o entenderão.

Lula vive esse dilema.

Não tem podido ser ele mesmo.

E este, se e quando ele pude voltar a ser, é o pesadelo do conservadorismo brasileiro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Pesquisa que vale mesmo, será feita em outubro de 2018. Até lá os Datafolha, os Globopobes e até o Paraná Pesquisas, aquele que previu que o Aécio ganharia da Dilma com 10 pontos de diferença, podem exercitar à vontade as suas pesquisas tendenciosas.
    Pelo voto, eles não voltam mais! E agora nem pelo golpe! Eles se borram de medo de eleição, mas não adianta: vão levar mais uma enfiada porque o povo sabe quem foi o melhor presidente que este país já teve. É Lulão de novo!!!

  2. É cedo, pesquisas políticas só servem como termômetro para o momento atual SE não estiverem mascaradas pois depois do fiasco de alguns resultados no ano passado, não dá para se fiar nelas. 2018 está longe, até lá poderão haver coligações à esquerda e à direita que alterem o jogo e muito vai depender da retomada ou não da economia. Muitas águas ainda a rolar…

  3. Nunca fui filiada ou militante petista mas voto no pt desde 2002. Acho que a desconstruçao midiática contra o partido dos trabalhadores foi e continuará sendo avassaladora até 2018.
    Infelizmente, o povao ainda tem na tv e jornaloes a sua principal fonte de “des”informaçao, entao acho difícil uma recuperaçao eficaz do pt junto ao eleitorado para 2018, mesmo com a melhora na economia que fatalmente ocorrerá até o fim do mandato Dilma. Sei que ainda é cedo conjecturar e que muita água vai rolar, mas o fogo cruzado da mídia será sem trégua contra o Lula até lá, disso tenho certeza.
    Se Lula voltar mesmo o meu voto é dele porque eu sei o que está em jogo. O problemas é que a maioria é manipulada pela imprensa e isso preocupa.Vamos ter que usar de estratégia. Se percebermos que Lula nao vai dar, teremos que focar massivamente em outro mais próximo às políticas progressistas.
    “No Vale tudo” ou “Na dúvida” , para nao correr o risco de ver essa direita suja assumir o poder no Brasil e assegurar alguma continuidade de política progressista, em 2018, espero que Ciro Gomes entre na disputa com tudo. Nós, progressistas, lá na frente, vamos ter que avaliar qual será a melhor estratégia para impedir a vitória dos conservadores.
    É isso. Acho que é por aí..

    1. Vejo uma outra “alternativa” ou “promoção” da mídia surgindo: O bom menino ACM Neto, uma versão mais jovem do aecim, farinha do mesmo saco.

      1. Paulo, só compra o ACM neto quem nao o conhece. Nem a mídia apostaria as suas fichas nele, porque seria muito fácil desconstruir o rapaz e escancarar a sua politicagem barata e oportunista, que, aliás, vem de família.
        Acho que a esquerda para 2018 terá que focar num único candidato e mandar brasa para elegê-lo logo em 1° turno, e acho que esse candidato é Ciro Gomes. Por que nao Lula? Porque com a campanha midiática contra ele e o pt, as lambanças de muitos “petistas” e a rendiçao da Dilma em política economica vai pesar e muito para o eleitorado. SE vc tiver Lula e Ciro para 2018 os votos progressistas vao se dividir, só que isso poderá levar a direita levar em 1° turno. Nossa estratégia tem de ser a de somar todas as nossas forças e votar num só progressista. Ou é assim ou a divisao de votos em cadidatos progressistas poderá eleger a direita mais fácil.
        Ainda é cedo, mas precisamos pensar. A direita aposta num racha progressista. Se nos unirmos em torno de um único candidato progressista levamos em 1° turno, sacou??

    2. Acho que o Ciro Gomes, apesar de sua capacidade, não aguentará nem um mês do bombardeioo da mídia, como aconteceu no passado, quando o mesmo em pesquisa, estava na dianteira e parece, nem candidato pôde ser.

  4. :

    : * * * * 06:13 * * * * Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: Lula sobreviverá politicamente, e muito bem, a essas pesquisas fajutas que procuram mais induzir do que mostrar a realidade.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  5. A Chamada “Imprensa Livre”, tá fazendo um esforço danado, pra mostrar, o que sobra de bom e confiável é o Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Merval, Miriam Leitão etc., etc….e será que o povão acredito nisso?

  6. Fernando, agora, com maior intensidade, estão passando para o povo, sem muita instrução, que Dilma é terrorista. E essas pessoas ingênuas a comparam ao EI. E olha que já ouvi essas asneiras por parte de “caixas” de supermercado. Enquanto não tivermos um grande jornal de esquerda, essas coisa vão se propagar, sem que haja pàginas de defesa. Esta mídia sórdida está comparando a resistência à ditadura às maldades do Estado Islâmico. A classe média também faz isso com seus trabalhadores escravos.

    1. Já vi muito isso da classe média em cima de seus empregados, excluindo raríssimas exceções, promovem uma verdadeira lavagem cerebral, pessoas pouco instruídas, que ainda lembram de um passado difícil (anos 80 e 90), que se agarravam no trabalho. Hoje há mais informações na internet para contrapor, mas ainda assim o povo é massa manipulada. É difícil argumentar com quem já possui ideias prontas, mas desistir jamais.

  7. Mas esses políticos serão candidatos?
    Quem disse?
    Esse negócio de fazer pesquisa com “supostos” candidatos deveria ser proibido.
    Afinal oficialmente ninguém o é..!!!!
    O TSE deveria se fazer presente.
    Vamos botar ordem nisso, ora bolas!!!!

    1. Infelizmente, a grande mídia e seus institutos de pesquisa sobrevivem disso. Pesquisa para presidente, quando a próxima eleição é para prefeito, não tem a menor lógica. Mas, a grande mídia impõe, infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *