Brasil começa a produzir geradores eólicos de alta potência

eol

Do site Petronotícias hoje:

As usinas nacionais de energia eólica já poderão contar com Geradores de Indução Duplamente Alimentados, que integram turbinas de 3 MW de potência: gerador DFIG 3.15 MW, com índice de 100% de nacionalização. A GE se tornou a única fornecedora deste tipo de equipamento enquadrado no Finame, linha de crédito especial para a compra de componentes eólicos produzidos localmente. A peça está sendo fabricada na fábrica da GE em Campinas, no interior de São Paulo, onde são produzidos componentes eólicos e motores e geradores elétricos.

O gerador é utilizado na machine head da turbina eólica, elemento responsável pela conversão da energia cinética (vento) em energia elétrica. O projeto de nacionalização demandou a união de cem fornecedores locais e estrangeiros, em um trabalho de cerca de um ano entre primeiros contatos e negociações com empresas interessadas no setor eólico.

Isso deu ao equipamento, embora produzido por uma multinacional, 100% de nacionalização de seus componentes.

E quem financiou? Claro, o BNDES, que só aparece nas páginas dos jornais como se fosse uma instituição de politicagem e financiamentos duvidosos, ou de “origem ideológica”.

O mesmo BNDES que financiou a fábrica de torres  e naceles ( que é o mesmo que, em inglês, a machine head) com rotores de 125 metros de diâmetro, o dobro da envergadura (distância entre as pontas das asas) de um Boeing 747, o Jumbo.

Em menos de 10 anos, a energia eólica no Brasil deixou de ser uma experiência com protótipos e passou a ser a matriz de energia elétrica que cresce com maior rapidez no país.

Como dizem os jornais, “apesar da crise”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Quando se assiste a Globo somos informados que o Brasil faliu. Que a economia congelou, que o desemprego é o maior dos últimos 30 anos. Mas ao consultar a internet vemos notícias como : Black-friday-ultrapassa-r$-900-milhões-e-supera-vendas-de-2014. As ruas continuam congestionadas de carros. Não se consegue facilmente mão de obra disponível. Diferente do que ocorria nos fins do ano 2000. Apesar de todas as dificuldades do governo que enfrenta todos os boicotes imagináveis. o Brasil se move, e como diz o Lula, o Brasil que progride não é assunto de interesse da Mídia.

  2. Que maravilha de noticia! Este ambicioso projeto somado a espetacular venda de jumentos para a China reduzira consideravelmente o maior deficit publico defipaiff!!!!

    Hoje o povo brasileiro jah pode dormir mais tranquilo…

    1. O povo brasileiro pode dormir sim tranquilo, já você eu não sei. Afinal, com a exportação de jumentos para a China, periga você ter que fazer uma viagem inesperada e terminar no prato de algum chinês.

      1. Boa resposta, Maurício, mas eu ainda acho que a melhor resposta a esses é ignorá-los. Afinal o que eles buscam aqui é o que não andam encontrando nem em casa, nem na rua, nem em lugar algum. Não dêem a eles importância, é isso que eles buscam desesperadamente.

    2. Mauricio gomes respondeu a voce com muita sabedoria presta atencao para nao virar comida de chines……

    3. No que diz respeito a jumentos, o lote só ficará completo quado tu estiveres incluído. Te aviso que antes do embarque, todos serão castrados

      1. Srs. Mauricio, Titus, José, Luis
        Os senhores não tem dó?
        Coitado do sr. Bronco…..
        Ele não tem culpa de ser assim,
        ele é apenas mais um “midiota”!

  3. :

    : * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando:

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  4. Bom dia,

    não entendi essa não! Quer dizer se a Fiat fazer um carro 100% de sua peças em solo do Brasil ele é nacional. Estamos igual macacos, quero e saber fazer, meu povo saber fazer. Os outros não, chega de gozar com pau do outros ou com a da GE.

  5. Agora resta a dúvida, se serão de qualidade equivalente aos “não nacionais”, terão confiabilidade e durabilidade superior a 20anos, sob pena de tornarem-se somente passivo judicial….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *