Livre para comprar. Livres para vender

livres

Alguém, depois das histórias da Suíça e dos papéis de André Esteves ainda tem alguma dúvida sobre os “argumentos” que usa Eduardo Cunha para, mesmo a dois passos do cadafalso, obter tantos votos na Câmara?

Sejam dívidas do passado ou promessas de futuro, agora que Michel Temer já oferece as fatias do bolo que não é seu, como conta Monica Bergamo na Folha, há moedas de todos os sons a oferecer.

E, do outro lado, mãos ávidas por recebe-las.

É curioso, tomara que não trágico, que isso se faça em nome da “moralidade”.

Não é inédito, entretanto. Ouve-se o mesmo canto desde a UDN, a caça aos marajás e tantos surtos com que a direita contamina o país para que não tenha de mostrar sua cara real, horrível e má.

Há muita gente, porém, que não o percebe.

E não percebe que a destruição dos partidos políticos, como se viu ontem e ainda se verá, por estes dias, é o caminho para colocar na venda a varejo os votos parlamentares que precisam para alcançar o poder sem os votos populares que lhes faltam.

(outra curiosidade é que os agentes disso são os que sobem em suas tamancas para falar em “unidade do PMDB”, não é?)

Já não sendo, depois de décadas, um homem de partido – embora com partido, sempre – tenho liberdade para dizer que, por pior que seja, qualquer ente coletivo melhora a natureza de seus integrantes, porque estabelece entre eles um sistema de freios e contrapesos que contém a ganância individual.

É isso o que se consegue quando se faz do purismo o fundamentalismo político.

Os mais imundos, nos métodos e nos fins, são os primeiros a proclamar sua honradez.

E apontar os partidos como atividades marginais, aquadrilhadas, onde a honestidade individual, querendo ou não, sucumbe à presença do contágio.

Nessa época de culto ao indivíduo, do “só quero saber do que pode dar certo” é, reconheço, luta inglória, embora não sejam eles, mas as coletividades, em seus erros e acertos, quem empurra o carro da História.

A xepa da política é o lugar onde impera isso, o varejo do indivíduo.

E o varejo é onde não apenas se é livre para comprar os homens públicos, mas para que eles possam se vender.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. POBRES FOSSEM E TERIAM QUE SE REUNIR NUM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA

    O criminoso golpe na democracia, executado pelo Podre-MDB – a Banda Podre do PMDB de Temer & Cunha -, associada aos golpistas do PSDB, DEM, PPS, PSC, SD e bandas podres de outros partidos, incluindo a banda podre do PSB vendido ao neoliberalismo em troca de proteção aos seus corruptos, simplesmente cassou a decisão soberana do povo, tomada nos votos de mais de 100 milhões de eleitores, substituindo-a – no ato institucional de um gangster – pela vontade e interesses, muitos deles escusos, de 513 deputados e 81 senadores – a maioria dos quais investigados, denunciados, réus e condenados por crimes tais como corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, extorsão, sonegação, sequestro, trabalho escravo e homicídio -, NUMA ABERRAÇÃO TAMANHA que, se fossem todos pobres, este Colégio Eleitoral usurpador, em que foi transformado o Congresso, teria que se reunir em um PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA, em virtude da ‘aplicação seletiva das leis’ que é feita no Brasil.

    Um crime contra a democracia cometido sob os aplausos do Cunha Aécio (PSDB), de José Serra (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB) e demais golpistas, todos soltos e ‘usufrutuários’ do gangster Eduardo Cunha (PMDB), e sob as bençãos – ISSO DEVE SER DITO AOS GRITOS – do Procurador-Geral da República Rodrigo Janot e do Supremo Tribunal Federal, que permitiram a consumação deste golpe e desta eleição indireta e bastarda, embrulhada em papel de impeachment vagabundo, à revelia do povo.

  2. Cunha transformou a Câmara em seu balcão de negócios, dezenas de processos correm conta ele http://jornalggn.com.br/book/export/html/1288528. No STF há pelo menos 22 processos que ele de alguma forma esta envolvido desde o tempo em que era presidente da Companhia de Habitação de Estado do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ) entre 1999 e 2000. Há todos os tipos de crimes desde contra a ordem tributária (sonegação de impostos), uso de documentos falsos. Chantagem , negociata na Petrobrás, ocultação de propina, manipulação de licitações.
    Se não foi denunciado atá agora se deve a PGR e ao Janot. Não há justificativa para essa apatia a não ser conveniência. Dia 18/12 o Supremo entra em recesso. Devemos cobrar dia e noite que se faça justiça nesse país.

    1. Aproveite e leve junto seus amigos imaginários (Klaussdete, Retardau, Croves, etc), que as passagens, pela Air Daesh, são por minha conta.

  3. BOM DIA,

    NÃO ESTOU GRITANDO! MAS JÁ TÔ NA TORCIDA POR UM GOLPE DOS MILITARES, QUE AGUENTAR CUNHA, TEMER, PMDB, PSDB, PAULINHO DA FORÇA, SÓ EM CAIXÃO OU NO FUNDO DO MAR. QUERO SABER DOS MILITARES NESSE MOMENTO QUE SE PREPARA PARA VENDER O PAIS E DEIXAR 513 DEPUTADO MILIONÁRIOS MAIS DO QUE SÃO E 200 MILHÕES NA MISÉRIA COM FAMÍLIAS, INCLUSIVE OS MILITARES QUE QUERIA TANTO A SAÍDA DO PT. PELO MENOS SEJA HONRADOS PESSOAL DO EXERCITO E EXPURGAR ESSAS DUAS CASAS DE DF E DO BRASIL QUE VOCÊS DIZEM QUE É PÁTRIA AMADA.

  4. Quando um preposto dos EUA ganha eleição num país, vive-se a calmaria. Quando perde, vive-se a selvageria dos perdedores.

  5. É, o varejo está tanto nos prós como nos contra.
    O paradoxo é isso aí. Vai se combater a imoralidade de um governo corrupto com a imoralidade de parlamentares venais.
    Contudo, o saldo é positivo.
    Finalizar esse pesadelo de governo é a pedra de toque.
    Não que para isso tenha que melar a Lava-Jato, a Zelotes….primeiro o aleijão maior depois os menores.

  6. O Estado de São Paulo ,além de ser o o mais desenvolvido, é também o mais corrupto do Brasil. Vejam na CBF: Marin, Del Nero, transferência de Neymar, etc. Na política: FHC, Serra, Alckmin, Aloysio Nunes, Bruno Covas, Paulinho da Falsa Sindical, Temer… e outros demotucanos. São Paulo tornou-se o berço da corrupção no Brasil e formou outras filiais em vários estados brasileiros: Aécio Neves Cunha, Anastasia, Azeredo (MG); e ramificações em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba… e por aí vai. É muito corrupto junto!!!

  7. Sei que é obrigação , ofício , direito . Mas tudo que se escreve contra esta maré anti democrática não está chegando aos ouvidos de quem de direito
    pode coibir , tomar ações em sentido contrário . Na verdade defender a Constituição.

  8. Pode haver moedas de todos os sons para comprar, mas a moeda mais usada deve ser mesmo aquela que o vendedor morde para atestar a autenticidade. Quem será que está financiando estes detalhes do golpe? Pena que para não tenhamos meios institucionais investigativos interessados em saber, e muito menos um jornalismo investigativo compromissado com a verdade.

  9. Até ontem eu chamava a ex casa do povo (congresso nacional) de casa de prostituição, hoje eu peço sinceras desculpas aos donos e frequentadores das casas de prostituição, pois lá se compra e se vende o que é propriedade de cada indivíduo, portanto um negócio legal. Para mim a Câmara dos Deputados, salvo honrosas exceções que lá existem, não passa de covil de bandidos, comprando e vendendo o que não lhes pertence, quando os colocamos lá com nossos votos, foi para nos representar e, não para transformar o que deveria ser a casa do povo em um balcão de negociatas para satisfação de suas ambições pessoais.

  10. Cada um cumprindo seu papel…
    Janot está levando quanto nessa para deixar o Brasil nessa liquidaçao??
    O que prometeram prá ele depois do golpe? Qual cargo?? Quanto???
    Confie em nós, Janot, diga aí o nome dos seus sócios. Confie em nós.

  11. Eu às vezes me surpreendo com a insubsistência dos argumentos dos estatizados. Para eles, quando o PT compra votos de parlamentares com emendas, cargos públicos, concessões, contratações, ele não estaria de fato comprando, mas estaria buscando a governabilidade. Ou seja, a corrupção, quando engendrada e executada pelo PT sempre é justificável como no pensamento de Maquiavel.

    Vocês, estatizados, irão defender o PT até no indefensável, e irão repetir tudo o que o Governo quiser que repitam, afinal, são soldados.

    Já passou pela cabeça de vocês que o Congresso cansou da nefelibata no Poder?

    Me diga apenas um ato de gestão de Dilma nos últimos meses, pois não existe.

    Ela não está preocupada com o Brasil, está preocupada com o Poder e com o que o Poder lhe proporciona: hotéis e viagens de luxo, restaurantes caros, festas caríssimas… essa tem sido a vida da guerrilheira e combatente do capitalismo Dilma Havana Roussef.

    Ela só esqueceu de esclarecer ao povo que mesmo sendo socialista, ela é da nomenklatura, então pode gozar de luxos capitalistas.

  12. FB, seria bacana ter um painel onde pudéssemos visualizar tanto esses golpistas quanto os não golpistas para espalharmos nas redes sociais… Essa cambada dos golpistas iria ser fritada nas redes, acho..!!

  13. A amiga Malkaviana, blogueira arretada, me mandou o pronunciamento de Dilma sobre o que aconteceu ontem no Congresso. Disse que tentou postar aqui, mas não conseguiu. Então lá vai:

    “No que se refere ao Congresso… e aqui é importante delimitar o alcance da palavra Congresso, que vem de congraçamento, amizade, considero que existe … ou melhor, pode existir, isso no plano ideal e talvez fático, uma divergência que pode à primeira vista, no meu entender, simbolizar a democracia, mas também a polêmica que não é componente da revolução, a não ser que seja uma legítima polêmica ou que seja apenas polêmica na legalidade dos atos, e sobre isso pode haver ou não controvérsia partidária.

    Uma bancada, como a do PMDB, é multiplural, se isso não for um pleonasmo antidemocrático, e aqui peço perdão aos internautas – perdão, internautas!!! – por estar trazendo para a discussão uma base teórica científica ora proposta, que nasceu comigo quando eu tinha apenas 10 anos de idade e rasguei um dinheiro para dar metade a um pedinte, mas isso é outra história.

    O importante é compreendermos que como nação, deixamos a doçura do congraçamento de lado e hoje as nossas cores não são mais significado de doçura, e Che falou algo sobre a ternura, mas não sei bem de quais três aspectos da humanidade ele se refere, pois fala num terno de aspectos humanos, o primeiro, que “hai que endurecer”, onde um “hai” é uma expressão japonesa que quer dizer eu estou sempre pronto, e endurecer quer dizer ter firmeza nas posições democráticas, como fizeram Chavez e Fidel. Che falou de ternura, e como não falou de ducura, que seriam a união de dois aspectos, mas de ternura que deriva de terno – três. Consegui captar apenas dois aspectos na fala de Che, mas meu Ministro das Relações Exteriores me colocará a par das piadas políticas em Portugal e da terceira coisa que Che queria falar. Por falar nisso, assistam Diários de Motocicleta. Depois daquele filme, gamei em andar de moto, mas como aquela moto era mirradinha, isso me levou mesmo à bicicleta e às pedaladas, mas sem emissão de notas fiscais, o que, pela conjuntura, nunca pode ser tido como sonegação.” (DVR)

  14. Cuidado Brasil: Fachin vai propor no STF um rito pro impeachment no qual Dilma não precisaria ser afastada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *