Nestes tempos em que parece que os julgamentos judiciais tomaram o lugar dos julgamentos morais (evidente que não me refiro à moral privada de cada um, o famoso “problema só dele”, mas aos valores da vida pública), é bom ler o texto publicado hoje, na Folha, por André Singer, sempre um analista equilibrado, separando análise das paixões, o que nem sempre é fácil.
Principalmente quando a política despenca nos abismos da abjeção, como está ocorrendo no Brasil.
A traição de Temer
André Singer, na Folha
Começo por uma confissão. Por bom tempo, desenvolvi a tese de que o PMDB seria o partido de centro no sistema brasileiro. A ideia era, creio, razoável. Agremiação moderada, serviria para frear os ímpetos de radicalização tanto do PT quanto do PSDB. Desse modo, o governismo peemedebista estabelecido desde o período Sarney, teria alguma função sistêmica.
Contrariamente à hipótese, primeiro fui obrigado a reconhecer que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos principais nomes da sigla no período recente, atuava para radicalizar o cenário. O presidente da Câmara adotou desde o começo do ano o perfil de líder conservador radical, disposto a colocar fogo no circo para queimar o PT.
Acalentei, então, durante certa fase a esperança de que, tal como corpo estranho, o político carioca fosse expelido do campo moderado. Nessa visão, a fúria expressa nas manobras cunhistas seria passageira. Terminada a sua vilegiatura, tudo voltaria ao normal.
A incrível atitude de Michel Temer nesta semana, entretanto, me faz repensar todo o esquema. Sem qualquer razão de fundo, a não ser a óbvia ambição de poder, ele abandonou a companheira de chapa na hora em que ela mais precisava dele. Como não há qualquer divergência política que justifique o afastamento, uma vez iniciado o trâmite do impeachment, o vice inventou uma série de desculpas esfarrapadas.
Não que os episódios relatados na carta sentimental enviada domingo passado sejam falsos. Ao contrário, parecem de realismo pungente. O problema é que nenhum deles se refere ao passado, presente ou futuro do país. São mágoas pessoais dignas de intriga municipal das mais chinfrins.
Em lugar de propor a expulsão de Cunha do PMDB, que seria o destino óbvio para um sabotador contumaz, Temer voltou-se contra a estabilidade das instituições. O Brasil pagará preço alto se houver impeachment sem base consistente. Arrisco dizer que Temer não só traiu Dilma como a própria vocação do PMDB.
E o vice traiu, também, a si mesmo. A sua postura irresponsável animou Cunha a continuar manipulando de maneira descarada tanto o rito do impedimento quanto o Conselho de Ética. Os episódios de pugilato na Câmara nos últimos dias devem ser debitados também na conta do vice, que sempre cultivou a imagem de equilíbrio e ponderação.
Sem dúvida, Dilma fica mais fraca e isolada. Mas Temer mostrou que a sua candidatura ao Planalto tem dimensão apenas paroquial. Abre-se um perigoso vazio em que a presidente não tem força para atuar e a alternativa imediata revela-se um fiasco. A tripla traição de Temer deveria ficar para a história como exemplo de péssima política.
Infelizmente, os grandes e “éticos” jornais brasileiros tratam isso como a “boa” política: a que lhes serve aos inteesses.
22 respostas
Temer, um professor respeitado de direito constitucional atirou no lixo sua biografia.
Passará à história como um judas.
O Viagra subiu na cabeça!
Qual biografia?
Era aliado de Quércia e Fleury e pulou fora para compor-se com o condomínio demo-tucano nos anos FHC.
Trair faz parte da biografia dele.
]não é uma
Não é uma questão de traição. Trata-se de sobrevivência. Todos que apoiam o Cunha, tanto o Temer quanto o PSDB, estão de rabo preso com ele.
Sr. Vice Presidente sob o amparo do texto acima, peço humildemente licença para reiterar:
“No mundo do dever-ser , as coisas se passam segundo a vontade racional do homem. É este que, a dado antecedente, liga determinado consequente, assim as ciências sociais pertencem a esse mundo e ainda a Moral , a Ética, o Direito , dele faz parte.”
Nesse sentido, e após a publicação de sua nefasta cartinha, pergunto qual o seu dever? qual a sua Moral? qual a sua Ética?
Seguramente os ” elementos de direito constitucional” não fazem parte de sua vida e não acredito que Adilson Dallari, Arruda Alvim, Celso Bandeira de Mello, tenham de fato trocado “idéias” com Vossa Senhoria, pois, sua cartinha demostra que Vossa Senhoria não aprendeu nada sobre ética, respeito, moral. Em verdade, Vossa Senhoria andou ombro a ombro com “golpistas” e aproveitou suas “idéias” para redigir a carta da traição.
Acabo de retirei da minha humilde estante o livro de sua autoria impresso em 1994 e jogar no lixo e acredito que André Singer também , alias este o identifica como : traidor do seu partido, do povo, da história, pessoa de personalidade fraca, homem, bi polar ,sabotador , Temer Vossa Senhoria aliou-se aos covardes.
Nesse sistema político brasileiro com eleições financiadas pela iniciativa privada, com judiciário e Midia reacionários, não se consegue governar sem a maioria política, para tal é necessário coalizões. Nem sempre as escolhas são as ideais, mas as de conveniência do momento. O Brasil só tem 30 anos sem golpe, que sempre foi sua tradição, o governo Dilma e as esquerdas tentam manter a democracia pela qual a direita tem aversão. Temer fluta conforme suas conveniências pois nunca teve reais convicções democráticas e lealdade nunca foi o maior valor do PMDB.
Singer continua porta-voz do governo petista? Eu nao sabia…
E escrevendo para jornaloes da grande midia ” golpista”,”canalha” ,”bajuladora dazelites”, “escrava dos interesses do grande imperio no norte”, bla, bla, bla…
Ô Bronco, vc não entendeu ainda que o movimento é pela democracia, pela constituição e pelo estado de direito ?
A si mesmo… mesmo! Porque pela ordem de sucessão golpista, ele pode ter aspirações mais altas com seu Cu nha de vice: , Temer ário poderia passa r a Presidente Figurativo – que tal?
CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
DIA 16 DE DEZEMBRO … DIA 16 DE DEZEMBRO
Convocação para mobilização nacional no dia 16/12 (São Paulo, 17 horas no MASP)
NÃO VAI TER GOLPE!
CONTRA O IMPEACHMENT!
EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
FORA CUNHA!
…
CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO … CONVOCAÇÃO
DIA 16 DE DEZEMBRO … DIA 16 DE DEZEMBRO
Convocação para mobilização nacional no dia 16/12 (São Paulo, 17 horas no MASP)
NÃO VAI TER GOLPE!
CONTRA O IMPEACHMENT!
EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
FORA CUNHA!
…
O ‘pacificador’ Temer agora quer criar o meio parlamentarismo. Isso não faz da sua traição uma meia traição. Depois de sua ridícula cartinha, para um bom entendedor, a única coisa pela metade que faz sentido é -, a meia palavra que basta.
André Singer petralha só pode falar sobre o petralhismo.
Então petralha diz aí:
Quem de vocês traiu Lula no mensãlão??? e Dilma????
Foi dirceu, foi cardozo, foi delcídio,????
Quem traiu os eleitores do PT???
Não foi o Temer, ou foi?
Não vem ao caso.
Non veniat ad casum
No Rio, Clóvis é fantasia de palhaço
No governo do PSDB o PMDB lá estava, no governo do PT o PMDB também está. Eles não querem a cadeira da p-residencia, eles querem estar de fora e se dar bem, seja ao lado de quem estiver no governo.
Como diz o José Simão, “uma amiga minha acabou de me contar”:
sabe quem será o “supremo” entrevistado no programa ‘Canal Livre’ da TV Bandeirantes [próximo domingo]?
Sim, gilmar mendes!
O tema: a discussão acerca do rito do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ‘A Magnífica’!
RESCALDO:
é verdade, os barões patrões do PIG não têm o mínimo [o mínimo!] de vergonha na cara!
E os empregados jornalistas entrevistadores sendo humilhados no protagonismo do papelão – a desfaçatez ocultada pelos olhos no ‘CU(nha)’ do cinismo!
Lá isso é jornalismo, siô?!
E o “procurador” *’Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ em férias!(?)
*’O Sonso geral da nação [em frangalhos]’
ESCLARECIMENTO:
programa ‘Canal Livre’ da TV Bandeirantes [próximo domingo]?
Próximo domingo, leia-se, hoje (13/12/2105)
Lembro- me da fala de Tancredo Neves para o Auro Mouro Andrade.CANALHA.
Palavra que se aplica perfeitamente para definir o vice-presidente.
Atenção, muita atenção! O golpista relator do orçamento acaba de retirar 10 bilhões do programa, ou seja, acaba de nas caladas de um Congresso que não é propriamente respeitável, propor a destruição praticamente do Bolsa Família! Milhões de pessoas paupérrimas do Brasil vão ter a escada tirada para a esperança da ascensão social e muitos até para a única possibilidade de sobrevivência sem pedir esmolas. O objetivo é, após a tomada truculenta do poder, explicarem para a população que a destruição foi feita ainda no governo Dilma. Mas a verdadeira causa é cortar a possibilidade de toda esta gente dar seu voto democrático aos únicos que lhes notaram e assistiram em seus legítimos direitos de brasileiros! Toda a luta intransigente contra os golpistas deve ser travada agora, e sem hesitação!
Me surgiu uma dúvida ao ler a carta de desabafi do vice presidente da república, no momdnto em que o próprio vice diz ser “DECORATIVO”! Não seria o caso de pedirmos ressarcimento dos salário pagoas por serviços não prestados