A resposta musical do Chico Buarque aos provocadores tucanos

paraalvarinho

O único sentimento negativo que havia em minha geração em relação ao Chico Buarque era o certo ciúme que nós, homens, sentíamos pelo fato de que todas as nossas namoradas-mulheres-amigas serem apaixonadas por ele, platonicamente.

Aliás, acho que nem ciúme era, era inveja…

Por isso, nada mais surpreendente do que ver um grupo de tucanos ir fazer provocações gratuitas ao nosso maior compositor do século 20 – talvez junto com Noel, mas com um rebuscamento poético que o meu adorado poeta da Vila não pode ter, morrendo tão novo –  na saída de um restaurante na Zona Sul do Rio.

Aliás, um grupo integrado, entre outros, pelo  filho do playboy outonal Álvaro Garnero, o que mais discute com Chico. Sobrinho do notório Mario Garnero e dono do Brasilinvest. Entre no Google, não vou nem explicar.

(retificação: um leitor atento acaba de me avisar que cometo um erro geracional. É o filho do playboy, Alvaro Garnero Filho quem está no grupo. O qual ficou conhecido por um vídeo onde Ronaldo “Fenômeno”, visivelmente aecizado, é beijado e mordido por ele e reclama: “para, Alvarinho”. Pura poesia, como se vê)

Coisa idiota, de gente que não deu ao mundo 0,0001% do que Chico já deu e que por isso, merecia ser respondida com uma música dele próprio, dizendo o que o seu líder Aécio Neves deveria fazer com a presidenta que se elegeu, com mais votos que ele, coisa que o neto de Tancredo jamais aceitou.

Portanto, abaixo, o vídeo da provocação a Chico e a letra e música da resposta que sugiro aos aecistas e seu herói derrotado.


Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São dez horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Eu não queria jogar confete
Mas tenho que dizer
Cê tá de lascar
Cê tá de doer
E se vai continuar enrustido
Com essa cara de marido
A moça é capaz de se aborrecer

Por trás de um homem triste há sempre uma mulher feliz
E atrás dessa mulher mil homens, sempre tão gentis
Por isso para o seu bem
Ou tire ela da cabeça ou mereça a moça que você tem

Não sei se é para ficar exultante
Meu querido rapaz
Mas aqui ninguém o aguenta mais
São três horas, o samba tá quente
Deixe a morena contente
Deixe a menina sambar em paz

Não é por estar na sua presença
Meu prezado rapaz
Mas você vai mal
Mas vai mal demais
São seis horas o samba tá quente
Deixe a morena com a gente
Deixe a menina sambar em paz

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

42 respostas

  1. Fernando;

    Só para constar, o babaca que discutiu com o Chico foi o Alvaro Garnero Filho, consegue ser mais imbecil que o pai Alvaro Garnero.

  2. Fernando Brito! Você acaba de cometer uma tremenda injustiça. E o Paulinho? O da Viola, Não o pauzinho do d’antas.

  3. Nós vamos de Chico e eles de Lobão. Nós vamos de Lula eles de FHC. Nós vamos de Dilma eles de Aécio. Nós vamos de democracia eles de golpe.

    1. Nós vamos de vermelho, o vermelho dos que tombaram lutando contra a desigualdade e injustiça, eles vão de preto, o preto das viúvas da Globo, o preto da peçonha daqueles que tombaram no lodo das vicissitudes mais abjetas.

  4. Esses fascistas estão precisando de uma lição para aprenderem a ser gente. Acho que é preciso uma lei para garantir o “sossego individual”, sob pena responder penalmente.

  5. Pablo Villaça: “Não, o grupo não ‘atacou o partido’; atacou Chico num momento de lazer e no meio da rua” no cafezinho grande resposta aos inbred= born from or produced by animals, plants, or people that are closely related : produced by inbreeding

  6. Independente de ter sido com o Chico.
    Quem deu a essas pessoas o direito de questionar a sua opção política.
    Temos que conviver.
    Quem age desta maneira, é capaz de agredir qualquer pessoa que julgue ser “diferente” (não gosto desta palavra).
    Intolerância digna de um coxinha. Pessoas mimadas, criadas sem limites.

  7. Uma horinha de investigação da Receita na empresa DA FAMÍLIA desse rapazinho seria suficiente pra saber os motivos de tal agressão.

  8. Enquanto esses almofadinhas, garneIrinho e demais comparsas, não passam de covardes, hipócritas, vagabundos, vermes nojentos e manipulados pela mídia medíocre desse país, nosso CHICO BUARQUE é aclamado pelo povo e merece o respeito de todos nós, independentemente de sua posição política, diga-se de passagem, corretíssima, pois está do lado do PARTIDO que pertence ao povo (PT) e grande parte desse povo não se submete à lavagem cerebral promovida pelo PIG, que transforma seres humanos nessas bestas inúteis que saem a agredir as pessoas do bem por suas posições políticas.
    Estamos com você CHICO BUARQUE para o que der e vier.
    Pode ter certeza que o povo Brasileiro te adora de verdade e condena esse bando de incapazes e parasitas da sociedade que não faz outra coisa a não ser produzir cenas incivilizadas como essas constantes no vídeo acima.
    Um grande abraço e fique com DEUS.
    Roberto Dias

  9. Chico Buarque está num patamar intelectual e humanista muitos pontos acima destes playboyzinhos infelizes. Não sabem sequer abordar uma pessoa que pensa diferentemente deles, com educação e respeito, guardadas as diferenças ideológicas. Que nada, partiram pra cima, chamando o PT de bandido e xingando o maior ídolo da música popular brasileira, e ainda desejando que ele mudasse para Paris. Quanta baixaria. Chico certamente poderia travar ótimo papo cabeça se encontrasse desafetos com o mínimo de inteligência e urbanidade, ao invés de ódio e analfabetismo político. Este o problema de boa parte da sociedade brasileira: foi deformada mentalmente pela mídia e seus palpiteiros bem pagos para lobotomizar a população, e injetar doses diárias de ódio, pessimismo, moralismo seletivo e preconceitos. O que aconteceu com Chico Buarque é apenas mais uma prova, entre muitas, de como uma parte da população brasileira piorou, mentalmente falando.

  10. Brito deixa eu sugerir essa, que a meu ver, é o maior bofetão de luva que alguém poderia levar.
    Quando você me deixou, meu bem
    Me disse pra ser feliz e passar bem
    Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
    Mas depois, como era de costume, obedeci

    Quando você me quiser rever
    Já vai me encontrar refeita, pode crer
    Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
    Ao sentir que sem você eu passo bem demais

    E que venho até remoçando
    Me pego cantando
    Sem mais nem porquê
    E tantas águas rolaram
    Quantos homens me amaram
    Bem mais e melhor que você

    Quando talvez precisar de mim
    Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
    Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
    Quero ver como suporta me ver tão feliz

  11. Este povo daqui não entendeu nada. A ideia era bater no Chico. Quem manda aceitar desquitado, dar acolhimento aos gueis, receber refugiado vagabundo nas paróquias e ainda por cima, apoiar Cuba?
    Dá próxima vez, tem que avisar que é o de branco. O-DE-BRAN-CO!!!
    Detalhe é uma merda.

  12. Edgar Rocha você nasceu idiota assim, ou veio se aperfeiçoando ao longo de sua vidinha de merda? Vá ser mal amado assim no raio que o parta.

    1. Ô, Dorgival! Eu espero que você consiga entender ao menos uma irona mais bem elaborada como as do Chico Buarque de Hollanda. A minha, talvez, seja primária demais pro seu intelecto sofisticado.

    2. A propósito, você tá revoltado porque não entendeu a piada ou porque entendeu e não gostou? De minha parte, amos dois: o Chico e o Chico. E não me confundo, como fazem os coxinhas (bateram no que é pai da Preta Gil, eu sei).

  13. Notem brasileiros, uma turba que se alimenta de Veja, Folha, Globo, CBN, Band, Jovem Pam, passaram a atuar como “tolos” e atacaram mais uma vez , o comportamento destes tolos é análogo ao da inquisição católica, de Hitler, malgrado tal fato, em 2015 jovem ricos cariocas estavam prestes a agredir e levar para “auschwitz” um dos maiores compositores brasileiros. São jovens leitores de Veja, por isso, são tolos:
    “Tolo é aquele que nunca Lê Jornal; ainda mais tolo é aquele que acredita no que lê só porque esta escrito no jornal”, este “pobres” jovens acreditaram na Veja e passaram a agredir verbalmente em seguida fisicamente e após levarão brasileiros aos campos de extermínio tudo com o apoio de jornais e Veja.

    1. A veja está desesperada, todo dia recebo e-mail com oferta de assinatura. Começou com 50% de desconto, hoje já está em 57%. Quando eles me pagarem eu faço a assinatura e vou ganhar um extra com reciclagem de papel.

  14. Fico imaginando o quanto devem ter rido às gargalhadas,Chico, Cacá Diegues, Eric Nepomuceno e seus outros acompanhantes ao chegarem em casa e recordarem as babaquices que ouviram. Podem ter certeza o Chico vai fazer um samba falando e rindo muito do acontecido. Lembrem do “você não gosta de mim, mas sua filha gosta”. O Chico tira de letra.Abraço a todos.

  15. Fernando,
    parece que o rapaz tresloucado é neto do Mario Garnero, não sobrinho como está no texto. Mas não tenho certeza, afinal não acompanho revistas de fofoca.
    abraço

  16. Esses playboys mimados não tem nada de útil para contribuir. Não conhecem história, pois não leem nada que possa melhorar as suas formas de pensar e refletir sobre o mundo, pior, leem e se informam através de uma mídia que idiotiza os seus leitores. Eric Hobsbawm em seu livro Era dos Extremos – O Breve século XX 1914-1991 tem uma passagem que ele escreve para mostrar que temos que ficar sempre atentos sobre o nosso passado para não repetirmos cenas de horrores que quase destruiu a humanidade, ele faz a critica: “A destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas – é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores.” Ouvindo a música do genial Chico Buarque “Vai Passar” há uma passagem que diz “Página infeliz da nossa história/Passagem desbotada na memória das nossas novas gerações” . Hoje eu não sei se as passagens históricas estão desbotadas ou se estão desvirtuadas, pois eu escuto e leio coisas absurdas, que parece que saiu depois de muito consumo de ácido lisérgico contido nas páginas noticiosas da mídia anti-esquerda no Brasil.

  17. Os fascistas, no Brasil erroneamente apelidados de coxinhas, atingiram o grau máximo de permissividade! Até quando eles vão abusar da nossa paciência?

  18. Não dá mais para engolir os insultos dos coxinhas . A caminho da passeata do dia 16 , eu e mais duas amigas cinquentonas, fomos xingadas por um desses canalhas. Fomos um tanto ” kamikaze” e dissemos: “desça do carro e repita o que disse ôlho no ôlho se for macho”. Desceu? Saiu cantando os pneus. Essa corja é feita de covardes. Outra estratégia que eu e minhas amigas usamos quanto vestimos a camiseta da Dilma é andar com um bloco de papel e caneta na bolsa. Quando insultadas, pedimos que escreva o que disse se for uma pessoa descente, preocupada com a corrupção. Até hoje ninguém provou ser decente. Andar com sombrinha é fundamental para, se for o caso, descer o cacete mesmo apanhando. Só não dá para ficarmos caladas. Andar com a ficha suja dos golpistas também funciona para mostrar a hipocrisia dos coxinhas.

  19. Estou do lado do Chico, e faremos uma corrente para estar do lado do Chico Buarque de Holanda, um Otimo compositor.

  20. O Chico, cidadão do mundo. Respeitadíssimo em países de primeiro mundo. Uma das grandes personalidades dos seu tempo. Um gênio da composição de letras magnificas que ficarão para a posteridade. E estes dois bostas. São quê ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *