Juiz federal do Conselho do MP suspende depoimento de Lula

juizcnmp

Um dos conselheiros do MP, o  juiz federal Valter Shuenquener de Araújo, na foto acima,  concedeu liminar  suspendendo o depoimento do ex-presidente Lula e da ex-primeira-dama Marisa Leticia no inquérito aberto para investigar  a propriedade de um triplex no Guarujá que seria ligado à família do petista.

A liminar foi concedida a pedido do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) por entender que Cassio Conserino não é o “promotor natural” para conduzir o inquérito.

Diz a decisão: “Defiro parcialmente o pedido de medida liminar formulado pelo Requerente, a fim de tão-somente suspender a prática de qualquer ato pelo Requerido relacionado aos fatos narrados neste Pedido de Providências, em especial no âmbito do PIC nº 94.2.7273/2015, até que o Plenário deste CNMP delibere sobre a alegação de ofensa ao princípio do Promotor Natural na hipótese dos autos. Intime-se, com urgência, o Reclamado e a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo para ciência e cumprimento desta liminar”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

37 respostas

  1. … O factoide para o [Cassio] ‘Consentir’ mais ‘vazamentos’ criminosos!
    E nada mais!

    1. É vantajoso toda e qualquer medida que ponha em dúvida o mérito do processo, pois o processo rompeu o princípio do Promotor Natural e isso foi colocado com todas as letras por um juiz. Esse ato vai nortear todos os outros que vierem, com a possibilidade inclusive de todo o processo ser posto em questão por já ter começado de forma duvidosa.

    2. Por mim que o Lula fosse lá e botasse pra quebrar. Provocasse! Falar das conquistas do povo e do abuso no outro triplex não investigado!

      1. Não descarto que a decisão possa ter o interesse de dar logo uma encerrada no assunto.
        Mexer muito pode trazer mais problemas para a Globo.
        A Globo logo vai procurar esse promotor fanfarrão e “gentilmente” pedir para ele abafar o caso.

    3. Vai derrubar mais um procurador vaidoso. Nas mãos de outro procurador, mais equilibrado, há maiores chances de a justiça ser feita.

  2. Não sei porque eu já imagina que isso poderia acontecer. Mas uma coisa é certa. Imagina o Lula, após o depoimento, caso isso ocorresse, provocar os repórteres no sentido de dizer de que quem precisa de investigação é o triplex dos Marinhos. Imagine a saia justa dos repórteres tendo os patrões expostos pelo Lula. O triplex morreu, já era, inventem outra. É melhor desse jeito para abafar o verdadeiro triplex com ocultação de patrimônio, que é o triplex dos Marinhos.

    1. Eu, até estava imaginando o Lula falando ” Eu já me expliquei…!! Agora só falta os Marinhos explicar o triplex deles.

  3. Não gostei. O que estava programado em apoio ao maior presidente que este país já teve, faria tremer os coxinhas. “Eles” amarelaram.

    1. Eu e mais treze amigos iriamos apoia-lo fora os que nao poderiam por compromissos ja assumidos, nao somos de participar de passeatas, mas nao podiamos deixar por menos, queriam humilhar o grande estadista Lula, felizmente temos juizes no MP, que exercem com imparcialidade e como verdadeiro sacerdocio suas funcoes, parabens!

  4. Acho que seria uma linda manifestação de apoio ao Lula, tem gente na estrada vindo para Sampa demonstrar apoio e agora ficará mais difícil reunir todos novamente. E dia 12 de março os coxinhas estão combinando outro manifesto contra. Então, não mostramos nossa força! … pena.

  5. Há dinheiro federal na merenda de São Paulo? Por que este caso de corrupção é estadualizado? Se bem que fica difícil hoje saber quem seria mais eficiente, o fato é que com a atuação do MP e polícia paulistas o Alckmin ficou isolado e aureolado no Céu, isento de qualquer responsabilidade.

    1. Só que “Interceptações da Operação Alba Branca indicam que Luiz Roberto dos Santos, o Moita, então chefe de gabinete de Edson Aparecido, secretário chefe da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB), conversava com suspeitos de participar de um esquema de fraudes na merenda escolar de sua sala no Palácio dos Bandeirantes”.

  6. Caro Fernando
    Não confio nos juízes. Se houvesse honestidade, por parte de alguns deles, isso teria acontecido antes, e nem precisaria ter acontecido.
    É estratégia, após verem o tamanho da mobilização.
    Foi mais um tiro no pé que eles deram.
    Desde quando eles atenderam algum pedido do PT?!
    Saudações

    1. Exato. Por que esta suspensão na vespera do evento? O tamanho do movimento ja’ se sabia a alguns dias. Se juiz fosse confiavel, paulo maluf, so’ para citar apenas um, nao estaria gozando de liberdade.

  7. Isso só não basta, é preciso partir para cima desse promotorzinho de araque e esse MP-PSDB, lembrando os escândalos tucanos que não são investigados ou literalmente dormem anos nas gavetas fétidas de procuradores almofadinhas. Não esquecendo de partir para o enfrentamento também contra o porco beiçudo do STF e o juizeco fascista de CÚritiba. Fora canalhas golpistas!

  8. Issh…

    Moro (PSDB/PR) e Gilmar (PSDB/MT) estão agora tentando criar factoides para abafar o caso do Triplex dos Marinho e suas ligações com a mesma máfia que roubou a Petrobrás.

  9. 13 anos e o pessoal achou que não aparelhariam até colegiados? Fica disso a para do lula, que sabe que se a galega abrir a boca, cai dá mais m…..

  10. A inimputabilidade de Lula se transformou no Santo Graal das esquerdas do Brasil, e até da América Latina (até pela saudades que estão os outros países da derrama do dinheiro do BNDES). Ocorre que não demora para o Conselho Nacional do Ministério Público decidir qual o Promotor competente (responsável para que os leigos entendam o conceito jurídico de competência) para analisar as questões atinentes do triplex e ao sítio de Atibaia. O cerne da questão é que tanto um quanto outro se assemelham a batom na cueca (não existe defesa) e Lula caminha para a sua responsabilização por ter bens em nome de laranjas e por ter relações espúrias com empreiteiros. Como diz Dilma, no que se refere aos esquerdistas, a sua paixão é tanta que mesmo quando Lula morrer, vociferarão que o coveiro cometeu prisão ilegal.

    Em tempo, quanto a essa questão toda, Jacques Wagner afirmou: “a história de Lula tem que ser respeitada”. Traduzindo, ele quis dizer que Lula está acima das Leis, do bem e do mal. Esqueceu-se ele que a história de uma pessoa não pode ser fracionada, fazendo-se que sejam lembrados somente os méritos. Assim, da mesma forma que na história de Lula está o Luz para Todos, está o triplex do Guarujá; assim como está em sua história o Prouni, estão as relações espúrias com empreiteiros e o enriquecimento misterioso de seus filhos. Lula não pode se dissociar de sua história e qualquer um percebe que o populismo de seu governo não consegue mais disfarçar o cheiro da carniça.

    1. Ahhh, que preciosidade esse seu comentário! O Lula é que é inimputável, é? Os tucanos, esses são só honestos mesmo, é isso?

      “Não existe defesa”

      Não seja babaca. Isso é pedir demais, eu sei. Para tudo existe defesa, até para o aeroporto do titio. Se a defesa se sustenta ou não, só um processo equilibrado é capaz de revelar. E um promotor que é garoto-propaganda da mídia nacional porque tá tentando pegar o Lula é mais do que garantia de um processo desequilibrado.

      Agora, tenho que concordar em um ponto. O triplex no Guarujá faz parte, objetivamente, da história do Lula. O triplex que ele começou a pagar mas depois desistiu da compra. E daqui a pouco tempo, entrará definitivamente para a história do Lula, como a 3365689ª tentativa de derrubá-lo e de sujar sua história.

      1. Sting, tanta coisa faz parte da história do Lula. Celso Daniel, por exemplo, faz parte da sua história, ou não faz?

        1. Sempre repetindo o mesmo papo furado.

          E quando o sr irá falar do Merendão,alisson? Ou não vem ao caso por só ter tucano metido?

  11. Eu não concordo que o povo deva pagar os salários do Ministério Público Tucano, totalmente aparelhado. Aliás, régios salários! O Diretório do PSDB devia se encarregar disso! Ou então a Embaixada Ianque!

    1. Irion, concordo em gênero, número e grau contigo.
      Seguindo o mesmo raciocínio, em lógica cartesiana, só quem votou no que aí está na presidência, os 54 milhões de manés, deveria pagar IRPF, CPMF, alta da luz, bolsa compra voto e outros quetais! Porque o resto dos 200 milhões (148 milhões) renegaram este senhora…assim, se não fizeram a burrada, deveriam ser isentos!

      1. Ahah, grande lógica “cartesiana”. Quem disse que tucano gordo para IRPF? O que eles gostam é de se servir do Estado, grilar terras públicas, invadir a mata atlântica, aeroportos “públicos” em fazenda de parentes… É por isso que eu prefiro a lógica dialética! Sds

  12. Depois dos esclarecimentos fica claro que o Lula comprou uma briga desnecessária. Seria melhor ter sido ouvido, negar os fatos e sair andando, ficando o dito pelo não dito.
    Mas não, ele optou não pelo silêncio (que lhe seria constitucionalmente garantido), mas pela fuga, e isso pega mal, afinal “quem não deve, não teme”.
    Quanto ao CNMP, aposto numa revisão dessa decisão o mais rápido possível, afinal esse PIC é um desdobramento do caso BANCOOP, que já está com o Blat, que faz parte dessa nova investigação, seguindo regra do próprio CNMP, aliás, conceder liminar pra terceiro advogado, sem sequer uma procuração do patronado, contrariando norma expressa do próprio CNMP gerou mal estar no próprio conselho…
    Agora é por as barbas de molho, porque da oitiva do Moro não vai dar pra fugir (e lá vai ser espremido como laranja, ops, como molusco)…. e, mais tarde, (pela cara dos Promotores hoje) não vai adiantar chorar quando for “descascado” no depoimento redesignado….ele e dona “Marisca”….Complicaram o descomplicado…..

  13. O único efeito que teve foi uma b aita briga na frente do fórum da barra Funda, alguém tinha que mandar esse promotor tomar… juízo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *