Macri: tarifaço de 700% na luz e, agora, “apagão programado”

factura

Daqui a pouco, às 13 horas, 400 mil argentinos vão ficar sem energia elétrica.

E iso vai se repetir, na mesma hora e com a mesma quantidade de consumidores, todos os dias, sem data para acabar.

Começou o calendário de “apagões programados” do Governo Macri para enfrentar a crise de energia no país, depois que anunciou, há um mês, aumentos de até 700% nas tarifas de eletricidade.

Parece que a praga de urubu da Míriam Leitão errou de endereço e data para vingar.

Aqui, desde o início de janeiro, felizmente, o nível dos reservatórios não para de subir.

No Sudeste/Centro-Oeste, que responde por dois terços da geração, o volume acumulado passou de 29,9 para 48,6%; o Nordeste, segundo polo gerador, subiu de dramáticos 5,1% para 29,2%; o Norte, de 15,4% para 41%. No Sul, onde o nível já estava perto do máximo, 98,1%, permaneceu praticamente igual: 96,3%.

É possível que, na próxima semana, a capacidade total acumulada nos reservatórios, em escala nacional, atinja 50%, a metade, o que não ocorre há mais de três anos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

54 respostas

  1. Esse Macri é uma fera mesmo. Pegou um país em perfeitas condições, com o setor elétrico redondinho e em apenas 2 MESES conseguiu quebrar tudo… Impressionante!

    1. Exatamente Vítor…..cadê os midiotas que infestavam este nosso espaço e latiam que a Argentina tinha entrado no mundo “moderno” e deixado para trás o bolivarianismo ?
      Cadê babacas como alissus……? Livre inciativa né ?

      1. Eles tão esperando o momento de aparecer e falar que é tudo culpa dos bolchevokirchneristas.

    2. Vou te ajudar.
      Onde esta a energia que a Argentina produz neste peiodo de apagão?
      Estão vendendo para o arqui inimigo Uruguai..para ele produzir celulose
      do outro lado do rio.
      A Argentina é estupida de produzir energia e jogar para o alto..
      Ou ela não tem combustivel ou agua ou usinas..
      Onde esta tudo isto..
      Eu quero saber para aprender?????
      Vai que eu tenha que defender mais tarde a DILMA..
      Eu vivi numa época ( inicio adulto), que a TV só começava as
      18 horas e ia até 00 horas..e era a GLOBO..( eu etava F..)..

  2. Sugestão deste humilde cidadão: chama a Miriam leitão , essa tem a nefasta solução para crise energética da argentina e de seus trabalhadores.

  3. Clarin associados dos PIGs
    Frias: internet abalou ‘pilares de sustentação do jornalismo’ qua, qua, qua Veja o que esse verme excreta….fofoqueiros profissionais isso sim!

  4. Aliás são os argentinos que nos chamos de macaquitos , neste ato eu entendo que os argentino serão chamados de neo-idiota.
    Lembram da tola frase: eu era feliz e não sabia.
    Foram manipulados tal qual marionetes e caíram na armadilha.

    1. Vale destacar que o motivo desta medida anunciado é conter a inflação, contendo os pedidos de reajustes das organizações trabalhistas (sindicatos). Aqui, ano passado, IPCA 10,7%, esse ano não dá sinais de que será reduzido….

  5. Os eleitores no Macri são responsáveis por esta nefasta situação, erram em seus votos acreditaram no manipulador PIG e por isso todo o povo Argentino vai pagar o altíssimo preço, em 2000 com total apoio da rede manipuladora globo FHC jogou o povo brasileiro na miséria, veja o vídeo : 1:13 e 1: 28
    http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

    Argentinos vocês desprezara a história e vão sentir na pele ,no bolso, no prato , no trabalho o peso de serem neo-idiotas.

  6. Não sei se é o mesmo caso, mas tanto aqui no Estado de São Paulo como em vários estados nos EUA, houve uma estratégia de apregoar um possível caos aquífero energético (no caso dos EUA, até criando dissimuladamente apagões e em SP com reservatórios cheios,mas só mostravam o vazio) para justificar os aumentos abusivos das tarifas de energia, haja visto que o aumento da tarifa aqui de são paulo, também recaiu sobre o governo federal, enquanto algumas cidades dentro deste mesmo estado em que há outras companhias operando que não a AES Eletropaulo, as tarifas são menores… O que o povo tem que ter claro, que há governos que aceitam sem nenhum esforço, ficar refém do setor privado.

  7. Deixa ver se eu entendi direitinho. O governo anterior que praticava tarifas subsidiadas, levando as pessoas a não ter o mínimo de responsabilidade quanto ao consumo consciente da energia; o nível dos reservatórios mostram exatamente isso, e agora, o Macri, ao retirar o subsidio e adotando uma política na qual as pessoas realmente tem que pagar pelo que consome é o responsável por essa situação? É isso mesmo?

    1. Se a culpa é dos Kirchner, como que o apagão só apareceu agora? Hmmmm? Agora os argentinos estão pagando 700% a mais para não ter energia.

      1. Faça um exercício de consciência e responda você mesmo. A culpa é do Macri? O problema é que, para os esquerdistas, tudo que vem da chamada “direita”, é ruim. Será que é isso mesmo? O Brasil é um ótimo exemplo em se tratando de política econômica, onde, o chamado governo de esquerda, só obteve sucesso quando praticou a política da oposição.

        1. O governo Lula obteve grande sucesso ao praticar a politica contraria à da oposição. Política de incentivo ao consumo, ao emprego e à renda. E quando se rendeu às formulas mágicas dos neoliberais, no ano passado, é que se aprofundou a crise que, no início do ano de 2015, ainda não tinha chego.

          Mas pensei que aqui falássemos do Macri. E do fato de que ele subiu criminosamente o preço da tarifa depois anunciou apagões. Caso você não saiba, existe correlação direta entre o preço da eletricidade e a inflação. Que na Argentina, sim, é enorme e vai piorar, e muito.

    2. Você não entendeu nada tampouco conhece a história de racionamento no Brasil e pior se recusa a consultar muito menos saber que a matriz energética brasileira é vasta e passa por hidrelétricas a termoelétricas , o povo Argentino vai pagar o altíssimo preço, em 2000 com total apoio da rede manipuladora globo FHC jogou o povo brasileiro na miséria, veja o vídeo : 1:13 e 1: 28
      http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

  8. JÁ devem estar sentindo saudades da Cristna….mas agora é tarde…
    700% de aumento? Isso será só o começo do que vem pela frente com o Macri – Um FHC argentino. Ambos servem aos interesses norte americanos e sistema financeiro mundial.
    O nosso Macri é o aécio-porto que, por sorte, perdeu as eleições..
    O BR também vai se ferrar, mesmo com Dilma, mas demorará um pouquinho mais de tempo…porque o moro e a sua lava jato e o poder judiciário/tse decidiram entregar o país para voltar a ser colonia de exploração…
    Tenho tristeza de ver o meu país cercado e sendo destruido para ser vendido na bacia das almas, bem baratinho..
    Aqui no Br o povo ainda terá saudades do Lula e da Dilma…Será tarde também…

  9. Fernando,
    Obrigado pela notícia. Creio que esse tipo de informação do governo Macri será cada vez mais interessante a nós, brasileiros.
    O Tijolaço tem nos informado muito acerca da situação dos “hermanos”, nos ajudando a entender o que lá ocorre.
    Que continue assim!
    Gracias.

  10. Boa tarde,

    dois fatores nesse texto: 1º) Deus é brasileiro, mesmo o papa sendo argentino
    2º) Quando se escolhe merda dá nisso, agora é cinco anos assim. E por sinal sem investimento em energia por lá, pelo governo atual, pois gosta e de cortes para a população. Infelizmente só eu chorar pela argentina. E por a barba de molho aqui, pois o A-É-(S)CIM presidente, vai ter o mesma coisa aqui no nosso Brasil.

  11. Aqui o apagão do FHC durou quase 1 ano, em 2001.
    Tem alguém com saudade dele?…..leva para você,…só não esqueça de fechar bem o cofre.

  12. Liga Anti-Fascista

    O ÓDIO DAS TRINCHEIRAS

    Pois é irmão… Estamos do lado oposto… Você em uma trincheira e eu em outra… Você, junto com outros irmãos versus eu, junto com outros irmãos… Aqui, se for possível cessar por um instante o ódio irracional e a histeria, poderíamos tentar compreender a razão pela qual todos nós, irmãos de uma mesma pátria, estamos em guerra.

    Nós não achamos que nosso país está bom, nem defendemos a corrupção desse governo e muito menos recebemos nenhum benefício da atual situação de nossa nação. Vivemos, como vocês, uma realidade difícil, com um país em recessão, desemprego e inflação.

    Mas quando vocês começam a defender a volta de setores mais reacionários ao poder, gritam que a corrupção é uma qualidade apenas desse governo e acreditam cegamente em absolutamente tudo o que a imprensa diz, somos obrigados a combatê-los. Pois de nada adianta vocês terem razão para criticar um problema quando propõe uma solução pior ainda.

    Quando vocês começam a falar que o PT, a Dilma e o Lula são comunistas, nós balançamos a cabeça, nos entre olhamos e lamentamos o nível de desinformação de todos vocês… Não vamos aceitar calados o renascimento de estúpidas teorias de conspiração comunista em um país onde os banqueiros obtém recordes em seus lucros. Nós precisamos combater a ignorância…

    Quando vocês falam em retorno da Ditadura Militar, somos obrigados a pegar os fuzis dos fatos, da história e da verdade e atirar sem piedade contra todos vocês, na esperança de que alguma bala de humanidade, de bom-senso e de inteligência lhes atinja.

    Quando vocês vão para as avenidas pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita e que não tem sustentação legal, teremos que combatê-los… pois isso é uma tentativa de golpe…

    Lutamos por uma democracia melhor que essa, mas vocês querem destruir qualquer democracia… Nós não vamos aceitar isso… Caso vocês insistam em ir para as ruas com essas bandeiras perversas, iremos para as ruas com a bandeira da democracia e vocês descobrirão que somos muito mais organizados e em um número muito maior do que vocês e a imprensa imaginam.

    Quando vocês começam com esse papo hipócrita e preconceituoso contra cotas, negros, gays e feministas, nós – do outro lado da trincheira – vamos deixar nossas diferenças de lado e vamos para a luta e não vamos permitir que o nosso país regrida nos direitos civis e muito menos perca seu carácter laico e passe a adotar, por exemplo, uma política de volta do ensino religioso nas escolas.

    Claro que não estamos satisfeitos com os direitos civis, com a situação da saúde, com o nível da educação no país! Mas nós não vamos permitir que vocês tornem as coisas piores ainda… Sem contar o fato de que são os governos do Estado que são responsáveis pela maior parte desses problemas e vocês parecem não conseguir entender isso e ficam berrando contra a Dilma, ao invés de gritar contra os governadores de seus Estados.

    Vocês nos odeiam sem nos conhecer… Nós conhecemos vocês muito mais do que vocês imaginam. Nós não odiamos exatamente vocês… Odiamos o sistema que criou pessoas como vocês… Odiamos esse sistema que cria a divisão, o preconceito, a desinformação, a histeria, enfim, tudo o que há de errado nesse mundo… Mas vocês são o resultado desse sistema e somos obrigados a combatê-los…

    Caso vocês insistam em uma guerra contra nós… No fim, vocês serão derrotados, porque sabemos exatamente onde combatê-los, que armas usar, que estratégias adotar e temos uma arma que vocês não possuem: o conhecimento. Não queremos ser arrogantes… Mas vocês estão sendo massa de manobra… Vocês são um braço do novo fascismo que existe em escala nacional e internacional. Nós já vencemos Hitler nos campos de batalha… Vocês não são nem uma pequena sombra perto daquilo que já lutamos e já vencemos…

    Mas, antes de uma guerra, não seria melhor dar uma chance a paz? E se sentarmos e respeitosamente conversarmos? Vocês estariam dispostos a escutar? Vocês aceitariam debater com respeito e a cabeça aberta? Porque esse é o maior temor desse perverso sistema: que a gente converse, que a gente debata com respeito e, no fim, a gente se entenda e nos vejamos como seres-humanos. Esse é o pesadelo desse sistema: que depois de tudo, a gente se una como irmãos… contra esse mesmo sistema.

    Fica o convite em aberto… Não tememos a luta, não tememos a guerra, não tememos o combate. Na realidade, estamos muito bem habituados com tudo isso e, no final, somos o pior inimigo que vocês poderiam ter… Porque somos impossíveis de ser derrotados… porque estamos do lado certo, do lado da humanidade, do meio ambiente, do lado da verdade, do lado da justiça e, cedo ou tarde, para o bem de toda a raça humana, iremos vencer.

    Gostaríamos, por fim, de ter vocês do nosso lado, porque vocês não são os verdadeiros inimigos. A guerra final ainda mal começou… O inimigo verdadeiro é o sistema. Ele é dominado por uns poucos indivíduos com bilhões e mais bilhões de dólares. Eles têm tanto dinheiro que conseguiram comprar a consciência de vocês… Nós não queremos roubar sua consciência, queremos devolvê-la e libertá-los. Uma vez livres, queremos que vocês se unam conosco. Juntos, venceremos! Por hora, se desejarem, voltaremos para as nossas respectivas trincheiras…

    1. Se matem todos, quem sabe o Brasil melhora. Fdp idiotas cada um com seu lado , nao sou direira nem esquerda e acho que todo político e ladrao mesmo, é quem defende e cúmplice não porta o lado, isso por conta da impunidade , fazem o que querem e fica por.isso, tiro na cabe a de todos e o que eles merecem !

  13. Após 20 anos Obama está chegando a Argentina p/ ajudar a implementar reformas e auxiliar no campo econômico. Ou seja afastar a Argentina da influência dos Brics e do Merco Sul e trazê-la p/ se unir ao México, Colômbia. Os gringos não pregam prego sem estopa, vamos ver a repetição do que ocorreu no Brasil no tempo do FHC. O povo argentino por quem tenho o maior apreço, vai comer o pão que o diabo amassou.

  14. Será que o Macri tem amantes no exterior? Se tiver o povão argentino que se prepare p/ auxiliar com seus impostos “President lover”, pois faz parte do receituário neo liberal, devidamente apoiado pelo Clarin.

  15. Torço para que o Brasil tenha folga de energia suficiente para ajudar os Hermanos para minimizar esta penúria! Pena que a integração energética ainda esteja pouco avançada, mas já vale algo…e o contrário também valeria.

  16. Fernando, gosto muito do seu blogue. mas atribuir a Macri essa crise energética n tem sentido.

    essa crise energética tem mais cara de herança maldita ou falta de chuvas q por culpa do Mauricito q tem menos de 3m no poder.

    ademais, há q se falar da alteração na isenção do imposto de renda dos argentinos, coisa q o pt não teve coragem de fz dps de tanto tempo.

    http://www.lanacion.com.ar/1872176-tributaristas-elogian-el-anuncio-pero-piden-cambios-en-las-escalas-y-un-ajuste-permanente-acorde-a-la-inflacion

    1. Chamaria isso de desonestidade intelectual. Distorcer os fatos em favor de uma causa!!!! Qual outro nome poderíamos dar?

  17. Macri deve responder pelo estúpido aumento da energia para os argentinos , entretanto ainda não teve como reverter esta carência de energia que é fruto da estagnação desta nação irmã que vem se prolongando desde tempos de Menen. Não se chegou até aqui por acaso, sim pelos sonhos de liberalismo radical com US$ = Peso Argentino. Não deixa de ser bom recado para nós que agora vivemos esta campanha destrutiva de nossa economia, vide moro, sonhos de coxinhas para entregar de vez nosso mercado e nossas riquezas naturais. Já existe uma 4ª frota assanhada. Lembranças de 64 ?

  18. Ao ignorante ai de cima chamado Marco Souza.
    A Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo. Ridículos U$ 0,01 por litro.

  19. Brito, avisa pra Leitoa da Globo que isso é que é um apagão… O resto é historiazinha pra coxinha dormir no escuro…

  20. Deve estar num trololó rasgado com o FHC, Vampir?o e o A?tico…
    ” Macaco Almeida, agora ? a sua vez de levar no fiofó…”

  21. Quando a Cristina era presidente da Argentina, a grande mídia vivia dando notícias desse país. Mas agora, nada se fala. Liberdade de imprensa e liberdade de informação, só quando interessa. Por isso que os blogs progressistas são importantes, no chamado contraponto e na verdadeira informação. Só uma coisa Eu lamento, os blogueiros progressistas ainda, não terem um jornal escrito de variedades com viés progressistas para melhor informar o povão.

  22. de fato, o tarifaço na Argentina foi coisa que detesta o povo, mas o da Venezuela foi para o bem do povo. Assim como , a CPFM nos tempos de FHC foi por pura imundice, mas nos tempos petista sempre foi e será por amor ao povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *