O que pensa juiz que trabalhou com Moro de atitudes como as que Moro pratica? Por Marcelo Auler

escutajuiz

No blog de Marcelo Auler, opiniões preciosas.

As do juiz Flávio Antônio da Cruz, antigo juiz-substituto da Vara Criminal Federal onde atua Sérgio Moro.

18 regras de bom proceder judicial. Algumas delas:

Em Direito, fins e meios devem ser ambos legítimos;

Ninguém está acima da lei, nem mesmo quem as aplica;

Investigação não pode ser promovida para se confirmar aquilo que se imagina já saber. O nome disso é novela;

Nestes tempos em que a Lava Jato – e Sérgio Moro, pessoalmente – está  sendo questionada não só pela divulgação de escutas feitas além do prazo legal e envolvendo pessoas sobre as quais não tem autoridade jurisdicional, mas também pelo grampo feito sobre o advogado de Lula, é bom saber o que dizia o Dr. Flávio, quando substituía Moro, segundo publicou o Conjur, em junho de 2010:

É o que também pensa Flávio Antônio da Cruz. Despachando ao lado da sala de Sérgio Moro — juiz que assina decisão autorizando a prorrogação das escutas no presídio, publicada pela ConJur —, Cruz não compartilha das opiniões do responsável por sua vara. “Qualquer sujeito — acusado ou mesmo já condenado — deve ter assegurado o direito ao contato pessoal ereservado com o advogado da sua escolha (artigo 5º, LXIII, CF). Sem esta prerrogativa, certamente o devido processo e o direito de petição (artigo 5º, XXXIV, ‘a’, CF e artigo 41, XIV, LEP) ficariam legados ao mundo das idéias de Platão; sem qualquer efetividade”, disse o juiz em voto dado no dia 18 de maio do ano passado.

E, de novo no post de Auler, retirado do Facebook do juiz:

“Tenho ministrado aulas de processo penal. Missão difícil. Mais difícil que resolver algumas equações hiperbólicas em derivadas parciais. Direito trata do que deve ser, é necessariamente contrafático. Costumo ensinar que conversa entre suspeitos e seus advogados, nessa condição, são indevassáveis. Afinal de contas, em uma democracia, é indispensável que suspeitos e acusados possam conversar com defensores da sua confiança, sem a intromissão do Estado. Claro que isso não impede que advogados sejam monitorados, preenchidos os requisitos do art. 5, XII, CF e lei 9.296, desde que sejam alvo de fundadas suspeitas, documentadas em inquérito, sob acompanhamento do juízo natural do caso. Mesmo nessa hipótese, todavia, segundo a lei, os clientes que tenham contado suas confidências para o defensor, no exercício de seus direitos constitucionais, não poderão ser prejudicados.

E suas opiniões sobre o linchamento midiático:

As distintas percepções do momento político atual são, no geral, igualmente respeitáveis. Há parcela de razão de parte a parte, segundo penso. O que não consigo compreender é o fato de alguns jornais simplesmente estarem incitando verdadeira disputa fratricida, parecendo querer que o antagonismo de argumentos seja substituído pela via coativa. Em alguma medida, em jornais de distintos matizes ideológicos, tem havido bastante proselitismo editorial, sem a indispensável cautela e isenção. Até parece que há quem queira que as torcidas organizadas se encontrem em campo, cada qual com seu tacape. Quem ganha com isso?“

A propósito: além de defensor das garantias constitucionais e processuais, o Dr. Flávio da Cruz  é ético. Não há, em seus comentários, qualquer referência direta a pessoas ou a decisões de Sérgio Moro. Basta-lhe o plano do Direito, ao contrário do que temos visto Gilmar Mendes fazer com seus comícios políticos no STF.

Tanto é assim que não quis fazer comentários sobre fatos jurídicos concretos.

Leia toda a história no Blog do Marcelo Auler.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Espero que os normais possam calar os golpistas e deixarem a presidenta governar.

    Temer nunca tocou uma padaria. Ele e Renan não são de confiança da populacao.

    Cunha, nem evangélicos nem coxinhas querem mais.

    Aécio esta a perigo.

    Vamos de Dilma e sem a sujeira de Acórdão.

      1. Bruno,

        Para de repetir esta bobagem menino vai aprender historia, na época áurea de FHC era o predomínio das lojas de R$1,99 o paraíso das quinquilharias chinesas da vistosa economia de FHC. O país quebrou 3 vezes sendo necessários ajustes e quem trabalhou com dólar se deu mal inclusive a Globo que tinha todas as dívidas dolarizadas a conselho da Miriam Leitão. Portanto tenha vergonha na cara e pare de falar besteiras. Procure estudar e conhecer a história recente do seu pais, vai continuar com esta história por má fé ou leviandade?

      2. Engracado as lojas de 2 dolares da Australia nao fecharam mas passaram para 5 dolares. Volta para a escola, ou mesmo siga o Lobao que hoje pediu desculpas para Chico, Caetano e Gil. Cuidado se o Lobao ja acordou, que dia vao acordar seus seguidores Zumbis?

  2. Se os lobos lambem os beiços sobre as acoes das estatais este é o momento de brecá-los brecando seus representantes entreguistas.

  3. [Perdão pelo, digamos, fora de pauta não tão fora de pauta assim!]

    EXTRA! EXTRA! EXTRA!…

    “Paulo Francis acaba de desmentir ‘O Listão dos Caranguejos da Odebrecht'”:

    “‘Nananinanão’, ‘O Listão dos Caranguejos da Odebrecht no Petrolão’ não teve início na era do presidente José ‘SAIney’ [PMDBosta do Amapá apesar de sê-lo do Maranhão (sic)]. A rigor, ‘O Listão dos Caranguejos da Odebrecht no Petrolão’ começou a ser elencada na época dos, pasme, militares da ‘ditabranda’ dos Frias da puta!”

    Entenda a contemporaneidade pelas palavras do próprio jornalista Paulo Francis

    O VÍDEO ATUAL!:

    https://www.youtube.com/watch?v=Q_nuXnu9ftk

  4. Carta aos juízes do meu País, por Álvaro Augusto Ribeiro Costa

    SAB, 26/03/2016 – 00:04

    Álvaro Augusto Ribeiro Costa – Advogado, Subprocurador-Geral da República aposentado, ex- Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, ex-Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, ex-Advogado Geral da União

    Por que lhes dirijo humilde e respeitosamente a palavra neste gravíssimo momento em que a preocupação acerca do futuro do País e de suas instituições – especialmente da magistratura – se encontram em gravíssimo risco?
    (…)
    Sob a inspiração desse exemplo e de tantos outros magistrados cuja isenção, equilíbrio e moderação testemunhei ao longo de quase meio século na advocacia, no magistério e no Ministério Público Federal, é que me dirijo agora aos juízes do meu País:
    Aos que sabem não existir ninguém acima da lei – muito menos eles mesmos – e ninguém que esteja fora de sua proteção;
    Aos que não fazem da magistratura instrumento de “marketing” politico ou de prosperidade econômica;
    (…)

  5. O dado concreto, infelizmente, é que a ação destemperada e irresponsável de alguns juízes – Moro, Gilmar Mendes – combinada com a omissão de uma possível maioria de juízes legalistas em tempo de paz acabou por contribuir com a crise que vivemos hoje.

    Considero inaceitável também a atitude omissa do governo federal, com um não-ministro da justiça durante todo o processo de golpe ardilosamente preparado pela Casa Grande para detonar o PT, Lula, Dilma – não por estes, apenas, mas pelo que representam em matéria de reais possibilidades de conquistas dos de baixo.

    O cenário atual é o pior possível e resultado direto dessa armação golpista montada pela mídia (Globo, Band, Folha, Veja, Rádio Itatiaia de MG, entre outros) em parceria com os juízes, aspas, Moro e Gilmar Dantas e os procuradores e delegados da PF do Paraná, além de Janot e da doposição golpista no congresso.

    Qual é o cenário atual:

    1) o PT e suas lidranças criminalizadas nas ruas, após muitos meses de bombardeio covarde, sem direito de resposta, ante a omissão dos poderes constituídos, que permitem que meia dúzia de famílias golpistas monopolizem a COMUNICAÇÃO do país, de forma inviezada, manipulada, processada para que as pessoas se tornem repetidoras acríticas (lobotomizadas) das narrativas produzidas nos laboratórios da Globo, Band, Veja, Folha, etc.;

    2) os deputados dos diversos partidos que pretendem derrubar a presidenta sem nenhuma prova contra ela, querem escapar da própria culpa, já que estão todos envolvidos com caixa dois e outras patifarias próprias das negociatas políticas no Brasil. Para ser minimamente séria, esta operação lava-jato, o pivô do golpe no país, deveria ter equilibrado as forças, pois estão TODOS envolvidos nos mesmos escândalos. Mas, ao contrário disso, Moro e sua equipe só prenderam petistas – tesoureiro do PT, marqueteiro do PT, ex-presidente do PT, entre outros, enquanto blindou os caciques da oposição golpista como Aécio, Serra, Alckmin, quando, contra eles, há inúmeros indícios de envolvimentos em diversos escândalos;

    3) o caso mais gritante de patifaria desses moralistas sem moral – juízes, mídia, procuradores, delegados da PF – é o tratamento dado ao presidente da Câmara Federal, com robustas provas de ter recebido propinas, com contas na Suiça e um passado ligado ao uso do aparelho estatal para fins pessoais que não deixa dúvida de quem se trata. Pois é este elemento que hoje dirige o Impeachment contra talvez a presidenta mais honesta que este país já teve. Cunha está praticamente blindado pela mídia, pela justiça e pela PGR, até que o golpe, em forma de impeachment se consolide;

    4) é impressionante o cinismo de comentaristas da mídia quando dizem que este governo acabou e que não tem mais condições de governar. Claro que não tem, com este golpe armado por vocês, que detonou e detona o governo sem piedade e sem punição – o que nos faz envergonhar da justiça brasileira – vocês queriam o quê? Imaginem se fosse EU o presidente da República e não DILMA com seu republicanismo ingênuo, puro e amador? Numa boa que eu colocaria a PF no encalço dos Marinhos, dos Frias, dos Civittas, e, através de cadeia de rádio e TV convocado a cada meia hora eu explicaria didaticamente ao povo brasileiro quem são esses personagens, o que eles representam, como eles acumularam riquezas, a quem eles estão ligados, o que eles desejam com o novo golpe no Brasil e como, em nome da liberdade de imprensa, eles sequestram a liberdade de toda a população. Enfim, com uma semana eu colocaria a maioria do povo brasileirom na cola de vocês, canalhas, querendo a cabeça de vocês numa bandeja, porque ficaria claro que o desemprego e a paralisia da economia são resultado direto da expectativa negativa, terrorista, criada por vocês;

    5) mas, como não fui eu o eleito presidente, e sim a presidenta Dilma, é provável que ela será derrubada, sob discursos inflamados e televisionados ao vivo, e assumirá o canalha e traíra do Temer, que vai se cercar de outros tantos pilantras, e imediatamente receberá o apoio da mídia, que virá com aquela conversa fiada de que “agora o país precisa de paz, de reconciliação, de união nacional” para recuperar o tempo perdido e os estragos causados pelo PT. Vão justificar as mais draconianas medidas contra o povo em nome de um “necessário sacrifício” para que depois, bem depois, o país volte a crescer. A lava-jato será fechada, com o Moro e sua equipe recebendo promoção e todos serão felizes para sempre. Cínicos, hipócritas! Estão cancelando os resultados das urnas como se fosse a coisa mais normal do mundo!

    6) é claro que ainda não sabemos qual é o pensamento e a reação dos russos, ou seja, da maioria do povo brasileiro que vem sendo manipulado dia e noite, acreditando que o mal maior do país é a presidenta Dilma. Quando descobrirem que não é bem assim, que houve um golpe, e que as suas conquistas dos últimos anos e das últimas décadas estão sendo confiscadas, ninguém pode prever qual será a reação das pessoas do povo. Ainda mais quando associarem as perdas ao golpe construído pela mídia e pelo juiz Moro, entre outros.

    7) mas, antes disso, seguramente, haverá resistência ao golpe. Já está havendo. As forças sociais e políticas que acompanhavam a tudo meio que chocadas, hoje começam a reagir, a resistir, a se mobilizarem em todo o Brasil e no mundo. Quanto mais claro fica o golpe armado pela Casa Grande, mais indignação causa às pessoas lúcidas, não vendidas, que não perderam a capacidade de uma leitura crítica da realidade. Pois, o que está em jogo é isso: o fim da democracia, do estado democrático de direito, das garantias constitucionais (um juiz usar grampo ilegal contra a presidenta e divulgar em tempo real na mídia como forma de chantagear e insuflar a população é algo impensável num país democrático). Esperamos que as forças do povo vençam mais esta batalha contra os donos do PIB e seus capitães do mato espalhados na justiça, na mídia, no MP, na PF, no legislativo, enfim, nos aparelhos do estado.

    Tudo o que ELES querem é voltar a ter o TOTAL controle do aparato estatal, para o quê, necessariamente, precisam excluir o PT enquanto governo, excluir a participação popular, excluir, enfim, os princípios fundamentais da nossa Carta Magna.

    Oxalá, eles sejam derrotados!

    1. Concordo com vc. E a omissão dos juízes legalistas é o maior mal que houve. Neste momento, depois do leite derramado, vemos um punhado de “juízes legalistas” defendendo a democracia. Agora Moro é feio. É injusto. É tudo de ruim. Mas ação concreta, nenhum deles tomou ainda. Talvez estejam esperando a deposição da presidenta para concluírem que o Moro não serve à democracia. Aí é só afastá-lo. Posso estar errado, pois o emocional já está superando a razão, mas parece um grupo de ratos que, ao ver o barco afundar, saltam fora da embarcação. Poderiam ter evitado o afundamento da mesma, quando viram uma ratazana corroer o casco. Mas ficaram só olhando até que o barco começasse a naufragar. Quando assisto a juízes dizerem que um outro está fazendo coisas erradas, imagino a cena de um policial presenciando um crime de um outro policial. Seria o mesmo, que nesta situação, o policial espectador do crime, baixasse a cabeça e dissesse “que coisa feia”, mas não prendesse o seu colega de farda criminoso.

    2. Sr. Euler
      Parabéns pelo claríssimo, patriótico e bonito texto. Acho que vamos sim, vencer essa guerra suja, cínica que impuseram ao país, nos seus segmentos mais pobres e desprotegidos. E textos como o seu ajudam a fortalecer a reação.
      Abraço.

  6. O 247 publica carta do presidente Odebrecht .
    Em outra lista aparecem roberto freire/pauzinho da força ( tudo minúsculo mesmo ) .
    Alo coxinhas terão que dar o golpe na Dilma e depois fazerem um acordão .
    Acordem seus otários manipuláveis .
    A intenção é levar Temer p/STF, Aécio e OAb indicam mais dois e esse fascista Moro deve ser o 15 .
    Alo coxinhas vamos as ruas todos, todos juntos contra esse crime.

  7. De Raymundo Faoro até Moro, passando por Joaquim Barbosa

    Em recente discurso memorável o jurista Flávio Dino – e atual governador do Maranhão (PC do B/MA) – sentenciou:
    “A OAB apoia o golpe contra a democracia brasileira!
    No entanto, a OAB também apoiou o golpe militar de 1964!
    E, hoje, ninguém lembra mais o nome do presidente da OAB daquela [sinistra] época!
    No entanto, todos lembram do eminente e impávido jurista Raymundo Faoro.”

    Hoje, eu tive a curiosidade de acessar o google no sentido de pesquisar a última notícia relacionada ao rábula psicopata do Mentirão!
    Dileto(a) leitor(a), a última notícia relacionada ao rábula psicopata do Mentirão está associada a uma mensagem de natureza ‘fofocal’ eivada de mesquinharia e ignorância dos fatos publicada no twitter do mesmo Joaquim Barbosa, e repercutida por um site da escória da internet, senão vejamos:

    Joaquim Barbosa mata a pau: cadê as palestras do Lula na internet?
    10/03/2016
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www.canalgama.com.br/joaquim-barbosa-mata-a-pau-cade-as-palestras-do-lula-na-internet/

    NOTA FÚNEBRE:
    lendo alguns comentários asquerosos ‘dos(as) coxinhas’ do lixo cibernético, há relatos afirmando que o texto procede de uma conta fake do Joaquim Barbosa.

    RESCALDO:
    quiçá, um dos maiores legados do rábula psicopata do Mentirão: não é a primeira vez – e muito menos será a última – em que o Joaquim Barbosa é usado criminosamente por bestas-feras do esgoto do esgoto da internet!

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:
    do exposto, ‘nois’ podemos depreender um pouco mais acerca do ‘ostracismo anunciado’ do [suposto] juiz sérgio ‘mor(T)o’:
    decerto, será mil vezes pior do que o do seu “magnânimo” predecessor!
    E não estamos proferindo imprecações:
    ‘São as Divinas Leis da natureza, estúpido!’

    Ou ainda: A Verdade Vos Libertará! Preceito bíblico

  8. Sergio Titanic Moro, é um crapula.
    Ele sabe disso tudo que o seu companheiro da sala ao lado escreveu.
    Ele imaginava que tudo seria muito dentro de seu script.
    Mas bateu num iceberg chamado Mossak.
    Daí em diante uma burrada atras da outra, normal para um menino mimado que nunca foi contrariado e nunca esteve sobre pressão.
    A agua começou a bater nos fundilhos e continua a subir, na mesma proporção do desespero

  9. A vida real virou liquidificador.

    Maluf não é mais corrupto que QQ outro denunciado, pelo andar da carruagem. E ate do que alguns não denunciados.

    Alguns atores mudaram o texto e improvisaram uma fala. Mas o teleprompt foi esquecido ligado. E as faxineiras do povo entraram e viram.

    O tempo se diluiu. 1964 2016.

    Alô Ricardo Semler. Você tao novo deve estar se sentindo um idoso.

    Minha cabeça está girando.

  10. ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    o “juiz” da ‘Guantánamo do Paraná’ que, CRIMINOSAMENTE, atentou contra a Lei de Segurança Nacional &$ o ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos facínoras golpistas &$ antinacionalistas/entreguistas…

    ***

    MORO E MPF MANOBRARAM PARA “LAVA JATO” FICAR EM CURITIBA, DIZ PAULO OKAMOTTO

    A operação “lava jato” surgiu de uma interceptação telefônica ilícita de conversa entre advogado e cliente, e ficou no Paraná devido a manobras do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, e do Ministério Público Federal. Esse é o fundamento usado pela defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ao pedir que o STF retire as apurações relativas a ele das mãos de Moro, e assuma o caso ou o remeta ao Judiciário federal paulista, informa o portal Conjur

    26 DE MARÇO DE 2016 ÀS 10:35

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conjur.com.br/2016-mar-25/moro-manobrou-lava-jato-ficar-parana-paulo-okamotto

  11. Prezado Fernando, a versão Mobile para celular do seu site está com problema, seu site parou no dia 23/03 e não consegue atualizar, escrevo de um notebook cuja versão é outra. Um abraço.

    1. Xadrez em tempos de impasse na novela do golpe

      Por conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif

      SAB, 26/03/2016 – 00:20

  12. Ventos de São Borja se espalharão Brasil afora nesta Páscoa. O pedido foi feito por mim ontem junto ao túmulo da maior vítima dos golpes que a elite americanizada protagonizou neste país, que foi Getúlio Vargas. Coincidentemente lá estão também outros dois grandes vitimizados que foram João Goulart e Brizola. Tambem foram solicitados a intervir espiritualmente junto a nação brasileira no sentido de impedir mais um golpe, que poderão trazer consequências iguais ou piores as que vivemos em épocas passadas. Confio em DEUS que a normalidade democrática volte a reinar sem interferências maléficas e golpistas. Absorvamos está energia boa que emana dos ventos de São Borja e não nos abateremos pelas forças do mal que querem o poder a qualquer custo.

  13. O Moro incensado pelos coxinhas e pela mídia grande ( e golpista ) é o mesmo Moro desmoralizado por Gilmar Mendes no STF, recentemente desmoralizado novamente pelo valente Teori. Mas há muito mais, documentos vazados pelo wikileaks demonstram uma conexão entre um grupo de vira latas ( dentre os quais Moro ) solicitando métodos de ação para autoridades usamericanas.
    Se é pouco, pois bem:
    Moro, ele novamente, foi o juiz do caso Banestado, fraude bilionária contra o povo brasileiro.
    Tudo com um simples clic no google, acessível a qualquer mortal.

  14. O objetivo dos golpes tem sido sempre o mesmo. Exclusivamente, tirar do poder os defensores dos pobres e oprimidos. A elite de tempos em tempos consegue brecar o processo de ascensão dos mais necessitados. Até quando permitiremos que meia dúzia de golpistas, como Cunha, Aécio, Serra, Temer, Alckmim, Paulinho e seus cupinchas ponham fim a sonhos e sonhos da imensa maioria da população brasileira, que é o de igualdade de direitos e oportunidades em todos os sentidos? Não ao golpe. Fora golpistas.

    1. No Supremo, Joaquim Barbosa briga com Eros Grau por causa de HC

      Publicado por OAB – Mato Grosso do Sul (extraído pelo JusBrasil)

      Brasília (DF) ? A luta do bem contra o mal do delegado Protógenes Queiroz chegou ao Supremo Tribunal Federal. Preocupado com a opinião pública, o ministro Joaquim Barbosa censurou seu colega Eros Grau por ter libertado Humberto Braz, braço direito do banqueiro Daniel Dantas. ?Como é que você solta um cidadão que apareceu no Jornal Nacional oferecendo suborno?, perguntou Joaquim.
      Preocupado com a opinião pública, o ministro Joaquim Barbosa censurou seu colega Eros Grau por ter libertado Humberto Braz, braço direito do banqueiro Daniel Dantas. ?Como é que você solta um cidadão que apareceu no Jornal Nacional oferecendo suborno?, perguntou Joaquim.
      Eros respondeu que não havia julgado a ação penal, mas se havia fundamento para manter prisão preventiva. Joaquim retrucou dizendo que ?a decisão foi contra o povo brasileiro?. Em outro round, depois que Joaquim Barbosa ? mais conhecido em Brasília como JB ? deu Habeas Corpus para garantir a Daniel Dantas o direito de não se auto-incriminar em uma Comissão Parlamentar de Inquérito, Eros, em tom de gozação, comentou que esse HC repercutira mais que o dele. JB enfureceu-se.
      A partir daí, o exercício de pancadaria verbal foi longe. Joaquim só não agrediu Eros porque foi contido. Ele chamou o colega de velho caquético, colocou sua competência em questão, disse que ele escreve mal ?e tem a cara-de-pau de querer entrar na Academia Brasileira de Letras?. Eros retrucou lembrando decisões constrangedoras de JB que a Corte teve de corrigir e que ele nem encontrava mais clima entre os colegas. O clima azedou a ponto de se resgatar o desconfortável boletim de ocorrência feito pela então mulher de JB, tempos atrás: ?Para quem batia na mulher, não seria nada estranho que batesse em um velho também?, afirmou-se.
      (…)

      FONTE: http://oab-ms.jusbrasil.com.br/noticias/95507/no-supremo-joaquim-barbosa-briga-com-eros-grau-por-causa-de-hc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *