A defesa de Dilma na Comissão do Impeachment, por José Eduardo Cardozo

cardozo

José Eduardo Cardozo, tantas vezes desastroso como administrador no Ministério da Justiça, hoje foi brilhante como advogado, diante da Comissão de Impeachment da Câmara dos Deputados.

Fez uma defesa quase que estritamente técnica, demonstrando cabalmente que é improcedente o pedido de impedimento da Presidenta Dilma Rouseff.

Primeiro, porque não há a caracterização do possível “crime de responsabilidade” que daria findamento jurídico ao pedido: exige-se um “atentado à Constituição”, a tipificação do crime, o dolo e a personalização do ato.

Depois, evidencia que foi um vingança pessoal de Eduardo Cunha, por não ter garantidos os votos do partido da Presidente para que não fosse aberto contra ele o processo na Comissão de Ética da Câmara. Só quando frustrado em seu desejo de impunidade, Cunha retaliou com a aceitação do processo de impeachment:

– O processo de impeachment não foi aberto pelo exercício normal da competência legal e constitucional de Sua Excelência, o Presidente da Câmara. Foi aberto como retaliação. Foi aberto como vingança. Foi aberto para fazer do processo de impeachment contrapoto à condição efetiva de cassação de seu mandato. 

Reproduzo, abaixo, em vídeo, a fala de Cardozo.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

    1. Melhor do que o teu darling cheirador de coca na
      Vaza,golpista!, sai por aí ,vê se acha um cérebro

    2. A postura inerentemente deselegante do grande ego, quando nao ve os fatos se desdobrando, de acordo como ele gostaria. Difícil.

    3. A atuação dele como advogado geral da união não abona a atuação dele como Ministro da Justiça. Assim como um péssimo MJ não necessariamente seria um péssimo AGU. Meio como as merdas que você fala sob o codinome bronco capiau não desabonam as merdas que você fala como aliçu, ernesto, klaus ou cloves. Sacou?

  1. Quando a pessoa faz una merda falamos, quando faz um bom trabalho temos que reconhecer….temos que ser justos.

    1. “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido.” (Albert Einstein)

      Acho que é a definição perfeita para o Zé Cardozo. Ele não é incompetente, estava simplesmente no lugar errado…

  2. Cardozo ofereceu ao Congresso um caixão. De argumentos contra o golpe? Claro que sim. Mas o caixão servirá para enterrar o golpe e aqueles que se atreverem a insistir nele.

    1. Se não for de forma figurada, pode no limite ser de forma literal. Espero que nunca precisemos chegar a este nível.

  3. Por mais que tenha ido bem, e foi, falou para quem não queria ouvir.
    Por isso não me empolgo.
    É golpe e perdeu tempo.

    1. Pelo que eu entendi, a defesa foi a seguinte: não vou discutir pedaladas porque pedalada não se encaixa como crime de responsabilidade e portanto impeachment baseado nisso é golpe. Mas se quiserem levar isso adiante preparem-se pra perder no STF…

  4. Fez hoje o que não fez em 5 anos…!!!
    F-A-L-O-U…..
    A inserção de fatos que não fazem parte do pedido inicial – como a delação de Delcidio e a inclusão da chamada dos próprios autores do pedido para explicarem para a comissão o que já deveria ter sido explicitado nos autos – por si só já invalida o pedido…

  5. Valeu Cardozao. Fez a Globo tremer e os defensores do golpe no Congresso gaguejarem. Foi um verdadeiro gol de placa contra o Cunha e sua tropa pró-elite.

  6. Lembrei de um tango fantástico de Enrique Discépolo e imortalizado na voz de Carlos Gardel, encaixa-se perfeitamente como “homenagem” ao CUNHA, MORO e todos os coxinhas de verde e amarelo CBF.
    Abaixo o link e letra em português…e mais abaixo o Super Carlos Gardel….aos coxinhas com “amor” !
    Quando o destino que ilude
    Mudar de atitude e a sorte mudar
    Quando te vires no escuro
    Sem uma luz encontrar

    Quando a miséria bater
    O peito doer e a alma penar
    Quando gastares a sola pedindo uma esmola
    Pedindo um olhar
    A indiferença do mundo que é surdo e é mudo
    Virá te assombrar

    Verás que tudo é mentira
    Verás que nada é amor
    Que os outros pouco se importam
    Gira, gira

    Mesmo vencido na vida
    Mesmo gemendo de dor
    Não esperes nunca um auxílio
    Uma ajuda ou um favor

    https://www.youtube.com/watch?v=CdPrhRpQ5KA

    1. Há uma segunda parte , mas não achei em português, mas há uma versão em português excepcional na voz de Cauby Peixoto, completa.
      Ahhh is esquecendo……CHORAAAAAAAAAA COXINHADAAAAAAAAA !

  7. Agora é esperar a votação e denunciar em todas as redes sociais os deputados GOLPISTAS que vão jogar a constituição no lixo.

    1. Sinceramente, fiquei constrangido quando ele citou frutas e verduras no trabalho de defesa da presidenta…
      Por alguns momentos me vi solidário com Dilma!!

  8. Já critiquei muito o Zé da jus, agora, o Zé da AGU foi brilhante na defesa. Isto mostra que ele jamais deveria ter comandado o Ministério da Justiça e sim um orgão mais técnico. Outra coisa, ele sabe que foi péssimo no Min. da Justiça, agora quer “correr atrás” das bobeadas que deu antes ferrando o Governo.

  9. Duas criaturass em frente à um monte estranho discutiam o que seria aquilo. Um passava o dedo, levava a lingua e dizia : E golpe. O outro fazia a mesma coisa, so que dizia: Nao e golpe. Fizeram isso varias vezes e o monte foi diminuindo ate desaparecer. Qualquer semelhanca e mera coincidencia…

  10. Boa atuação!
    Pena que o processo é pró-forma.
    Certo que vai a plenário, espero que consiga recompor a base em tempo. O golpe segue sua marcha… Deu nisso o republicanismo do PT…

  11. Cardozo foi na veia quando apontou “desvio de finalidade” do ato do Cunha ao aceitar o pedido de impeachment. É notório para a opinião pública, que Cunha agiu por vingança, e não por interesse público. Ao retomar essa linha de defesa, o governo na realidade restabelece um confronto direto com uma figura detestável aos olhos da opinião pública, que o conhece muito bem, e não tem dúvidas de suas intenções. De quebra questionou a própria legitimidade do Cunha para conduzir o julgamento da Presidente da República por impeachment. Hoje fizemos um belo gol.

  12. A MAFIOSA TV BAND(IDA)NEWS

    No noticiário criminoso da TV BAND(IDA)NEWS, o [mega]escândalo Panama Papers é apresentado omitindo-se o envolvimento do rábula psicopata do Mentirão e, pasme, colocando a Mossack Fonseca “no triplex do Lula”!

    O *PIMG é ou não uma máfia hedionda?

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

    1. Arma de distração em massa, Globo faz agitação e propaganda da direita. Para barrá-la, é preciso disputar os soldados repetidores

      publicado em 04 de abril de 2016 às 22:12

      É preciso disputar as padarias, os ônibus e as ruas com a Globo, dizem autores

      A operação midiática da Globo como arma de distorção em massa

      Por Manoel Dourado Bastos, Miguel Enrique Stédile e Rafael Villas Boas*

      (…)

      ** Manoel Dourado Bastos é professor no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina; Miguel Enrique Stédile é coordenador do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária; Rafael Villas Boas é professor na Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília. Membros do Grupo de Pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (https://modosdeproducao.wordpress.com).

      HERZ, Daniel. A História Secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Editora Tchê!, 1986.

      FONTE [LÍMPIDA]: http://www.viomundo.com.br/politica/arma-de-distracao-em-massa-globo-faz-agitacao-e-propaganda-da-direita-para-barra-la-e-preciso-disputar-os-soldados-repetidores.html#comment-961775

    2. Messias em sua cidade (Feira) tem uma extremista que sentou a lenha no Zé Cardoso com argumentação muito fascista num verdadeiro fundamentalismo de oposição achando que a delação do bandido Delcídio só é verdadeira contra o governo todavia, o que se disse do Aécim e cia tudo foi mentira.Será que ela é alguma midiota patrocinada pelo DEM? A cidade de Feira mora no meu coração e essa representante dos coxinhas feirenses não está com nada…

  13. Arma de distração em massa, Globo faz agitação e propaganda da direita. Para barrá-la, é preciso disputar os soldados repetidores

    publicado em 04 de abril de 2016 às 22:12

    É preciso disputar as padarias, os ônibus e as ruas com a Globo, dizem autores

    A operação midiática da Globo como arma de distorção em massa

    Manoel Dourado Bastos, Miguel Enrique Stédile e Rafael Villas Boas*

    (…)

    ** Manoel Dourado Bastos é professor no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina; Miguel Enrique Stédile é coordenador do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária; Rafael Villas Boas é professor na Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília. Membros do Grupo de Pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais (https://modosdeproducao.wordpress.com).

    HERZ, Daniel. A História Secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Editora Tchê!, 1986.

    1. Continuo achando que a maior arma contra a Globo é uma campanha sistemática de BOICOTE aos anunciantes e seus produtos. O boicote continuado vai quebrar as pernas da emissora do golpe e fazê-la reconsiderar sua postura jornalistica. Essa gente só entende a mensagem quando ela bate no bolso… Eis um exemplo abaixo:

      Estes são os anunciantes do dia 22/03/2016, no horário das 20:30 às 23:45:

      HAVAIANAS – FIAT – CACAU SHOW – CREFISA – NATURA – ITAÚ – ARIEL – EXTRA – NET – KOPENHAGEN – McDONALDS – GUARANÁ BLACK – VIVO – SKOL ULTRA – CASA BAHIA – WALMART – CLOSE UP – ITAIPAVA – JEEP RENEGADE – DOVE
      VISA – NEXTEL – L´OREAL – SNICKERS – GOL VOLKSWAGEN – TIM – BUSCOPAN

      Se forem feitas outras listas e divulgadas por todos os meios possíveis, pedindo o boicote aos produtos destes anunciantes, em pouco tempo isto se transformará numa bola de neve de rejeição que, com certeza, afetará os negócios da emissora da mentira e da manipulação.

  14. Devemos tirar o chapéu para José Eduardo Cardozo. Hoje demonstrou porque tem tanta confiança da presidente. Uma defesa brilhante, sem reparos e com emoção, além da técnica. Foi ouvido. O impeachment – revanchismo do pres. da Câmara – é golpe e não passará.

  15. O perigo de um julgamento político fora da constituição contra provas técnicas.
    .
    O ex-ministro da Justiça colocou um dilema a maior prazo do que os próximos dias na cabeça dos deputados que irão “julgar” Dilma. Contrapôs a uma acusação política uma defesa técnica baseada na Constituição. O que pode resultar disto? Algo muito simples os deputados que votarem pelo impedimento da Presidenta Dilma terão que nos próximos anos dormirem com alguma preocupação, a preocupação do contragolpe, Explico melhor.
    .
    Se daqui a um ano, dois anos ou dez anos ou mais, algum governo contrário à ideologia mais a esquerda assumir, este poderá julgá-los também POLITICAMENTE e não dentro dos parâmetros legais do Estado de Direito.
    .
    Como a defesa de Dilma foi feito brilhantemente pelo José Eduardo Cardoso dentro da constituição e das leis vigentes no momento, se quem julgar Dilma optar por ignorar a constituição e as leis é válido que numa outra correlação de forças estes sejam julgados politicamente sem considerar as leis do momento, ou seja, não haverá anistia nem clemência.
    .
    Saindo do domínio das leis entra-se no domínio da força, e entre dois direitos iguais e opostos prevalece à força, e é com esta lógica que deve ter em mente os golpistas, talvez agora a correlação de forças ainda esteja do lado deles, porém quem conhece o futuro!
    .

  16. Oi Rogério
    Se o projeto golpista vingar, petistas e demais progressistas, deveriam em massa, entrar com recurso contra todos prefeito e governadores.
    Sem chance nenhuma.
    Virar o Brasil de ponta de cabeça.
    Saudações

  17. A Folha agora falou tudo o que queria falar: Impeachment é melhor que assassinato, ou seja, é melhor que a Dilma saia por bem, ou será assassinada. É o disse o jornalista Helio Schwartsman, na gloriosa página 2 da Folha. E pobre de quem pensava que o deputado Bolsonaro era o perigoso.

    1. Nos USA um comentário desses contra um chefe de estado é prisão na certa., e por vários anos.

  18. Há vários meses que desço o cacete no Cardozo, mas sou obrigado a reconhecer que, de fato, ontem, ele foi magistral…

    O impedimento da Presidenta não se sustenta, pois lhe falta substrato constitucional para mantê-lo em pé: não houve crime, não houve dolo, não houve um ATENTADO contra o Estado Democrático de Direito.
    Portanto, o resto é picuinha, malícia e GOLPE.

  19. O Camarotti, comentarista político da Globo, diz que Cardozo atacou uma figura política “fragilizada”. Mas que estória é essa ? Cunha tem todo o apoio da oposição, da mídia, e é ídolo dos coxinhas, é o bandido amado do Jeferson. A Globo passa a semana com seus comentaristas apoiando as ações do Cunha. Ele não é “frágil” ele é um gangster, um ladrão dos cofres públicos junto com sua família, um corrupto que dispõem de milhões desviado de Furnas ( Onde Dilma exonerou seus aliados), com o qual conseguiu se eleger presidente da câmara e comprou a metade da bancada de deputados e na ânsia de vingança, pelo governo não lhe socorrer do processo legal de sua cassação, criou a figura do impeachment. Cardozo foi cirúrgico e expôs toda a hipocrisia da mídia.

  20. A mulher da Istoé : Débora Bergamasco é a namorada do Cardoso ,ele mesmo vaza e ele mesmo defende?

  21. Se fosse impeachment, a defesa da AGU, sob o Zé Cardoso, com certeza seria suficiente para barrar a louca cavalgada do delinquente cunha e seus aliados. Ela é importante, pois desmascara de vez as cantilenas pseudo-jurídicas de coxinhas fascistas, oab e “colonistas” da rede globo. Ocorre que não é impeachment, é golpe. E nesse caso, prevalecem interesses políticos espúrios e toda sorte de subornos e promessas. Ao fim e ao cabo, se os bandidos golpistas não sossegarem o facho e continuarem com a faca no pescoço da presidente, teremos que parar esse país com greves gerais, protestos e desobediência civil por tempo indeterminado.

  22. O Zé Cardoso poderia ter provado, como provou, que a Presidenta é santa e vem operando milagres.
    Poderia ter provado, como provou, que a presidenta é vítima de um psicopata.
    Provou que as acusações não procedem.
    Mas tudo isso é irrelevante. A banda de música podre já deu o veredicto contra a presidenta logo após a sua fala.
    Vários deputados, citados nas operações contra a corrupção, levantaram cartazes a favor do impiti (é meuzovo).
    Esse povo está ali para fazer o trabalho sujo do seu líder, o puro e. kunha.
    Talvez por ai se consiga a nulidade dessa votação.
    Além do mouro e do gilmau qual juiz dá o veredicto sem ouvir a defesa?

  23. Zé Eduardo foi de uma clareza invejável. Confesso que assisti até o fim para aprender. Uma aula, sem palavreado bonito, palavras claras que qualquer pessoa do povo entendeu. Só não entendem os cabeçudos de plantão, porque são entendem de golpe, golpe, golpe.

  24. Sr. José Cardoso, o senhor me fez uma pessoa extremamente pequena depois de vossa atuação na data de ontem. Confesso que fiquei de boquiaberta vendo tamanha destreza, segurança e serenidade na defesa da democracia. Eu que sempre fui um crítico a sua pessoa, mas tenho a humildade para me desculpar e reconhecer: O SENHOR MATOU O GOLPE A PAU!!!!!!!!!!!!!!!!! Com direito aos ancoras golpistas do JN tentando desqualificar cada frase vossa. Mitou, óculos escuro descendo em sua face!

  25. O ideal teria sido a remoção do Cardozo do MJ para a AGU há muito tempo, pois também reconheço que foi competente, e o brilhante Luís Adams ter sido indicado no lugar do Fachir que na primeira oportunidade votou contra a presidenta Dilma e deu vexame pois seu voto foi impiedosamente derrotado. Embora, é claro, depois de tudo acontecer fica fácil fazer uma análise retrospectiva.

  26. Foi vergonhoso ver os da oposição com plaquinhas verde-amarelo “Impeachment já”. Isto mostra como o CUnha conseguiu aparelhar a Câmara e manter os seus miquinhos amestrados. Isto é uma vergonha política. A propósito, com todas as denúncias e comprovações de bandidagens, quando o CUnha sai ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *