Janio de Freitas, em sua coluna de hoje na Folha, levanta uma hipótese mais apavorante do que a de termos Michel Temer na presidência por um golpe parlamentar.
A de termos Eduardo Cunha como presidente, por um desdobramento do mesmo golpe parlamentar, com a manutenção, em banho-maria, da ordem do Supremo para que se analise o impedimento do vice peemedebista, por motivos iguais aos que se invoca para derrubar a presidenta: atos orçamentários iguais, aos quais apôs sua assinatura, no exercício interino do cargo.
“Na contramão das interpretações unânimes, a esperteza de Cunha por certo percebeu que a comissão anti-Temer, além de não atrapalhar o impeachment da presidente, pode resultar no presente definitivo para suas ambições. Se Dilma cai, uns poucos empurrões bastam para fazer Temer acompanhá-la. O vice assinou, no exercício da Presidência, quatro créditos suplementares nas mesmas condições dos utilizados para a acusação a Dilma. E se os dois são afastados, a faixa presidencial tem destinação definida: ornamentará a “barriga de prosperidade” que Eduardo Cunha já ostenta, com a dupla autorização brasileira e suíça.”
A quebra da normalidade política, sob a bandeira da moralidade, vai revelando cenários cada vez mais pavorosos.
Se não acordarmos deste pesadelo, ele vai piorar até o impensável.
35 respostas
Deus nos livre dessa catástrofe
Ah, não! Não coloquemos um FARDO tão grande desses nas costas de Deus. Até porque que tem a Jesus.com é o Cunha…rsrs. Logo, o jeito é o que #STFsejaSUPREMO, tag que neste momento está bombando no twitter, e #PrendeOCunhaSTF. Além disso, vá ao site http://www.mapadademocracia.org.br/ e faça a sua parte pressionando os parlamentares contra o Golpe em nossa democracia. Por último, participe dos atos populares em apoio a legalidade. Seja cidadão, não se omita. Afinal, Impeachment, sem crime de responsabilidade é GOLPE, sim!
TSE na mão do Gilmar e do Fux. A faixa vai para ele mesmo
“Enquanto os caes ladram,” ladroes passam.
OU CAEM TODOS, OU NÃO CAI NINGUÉM!
Como se diz no popular: “miséria pouca, é bobagem””!
Se é para derrubar a Presidenta por desejo (visto não haver crime configurado), se é para derrubar Temer (o caído de natureza) por isonomia ( falando apenas dos crimes que ele, como a DILMA, não cometeu), o que é que estão esperando para encher a Câmara do Cunha de processos pelo impeachment de todos os governadores pedalantes de uma vez???!!!
Se crimes de verdade servissem para cassar políticos, quantos sobrariam na Câmara e no Senado?
Você acha que não é golpe? : http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-04-07/maluf-muda-de-lado-e-vai-votar-a-favor-do-impeachment-de-dilma.html
O SUPREMO está sentado sobre a bomba, esquivando-se de seu papel de preservar a Constituição, e depois o Boulos é que levará a pecha de incendiário”??? O Cunha faz de todos, inclusive dos Supremos Juizes o que bem quer?
Ainda dizem que o supremo está do lado do PT …
Considerando a moral e ética desses golpistas, pouco importa quem dentre os “probos” ocuparia o cargo.
Essa fotografia que ilustra o texto é repugnante, porém é passível de ser real, isso é que é o pior. Mesmo que o temer onça assuma, quem vai mandar é o achacador da foto.
Um jornal holandês afirma que parte do dinheiro pago pela Globo pelos direitos de transmissão da Libertadores foi pago a offshores para o pagamento de propinas de diretores da Conmebol: http://www.nrc.nl/handelsblad/2016/04/04/voetbalsmeergeld-via-brievenbus-in-nederland-1607426
PMDB na pressão : http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/07/pmdb-prepara-expulsao-dos-que-votarem-contra-impeachment-de-dilma/
E se for aprovado em Plenário o relatório do impeachment da Dilma, acredito que será criada uma jurisprudência determinando que todas os pedidos de impeachment que atenderem aos critérios meramente formais deverão ser apreciados pelo Plenário, tirando do Presidente da Câmara esta prerrogativa. Na prática, seria o melhor dos mundos para o Cunha, ele seria automaticamente obrigado, nem precisa o STF determinar, a dar seguimento aos pedidos contra o Temer.
Me corrijam se minha interpretação desta passagem que está no último parágrafo da página 48 do relatório está errada:
“…a duas, porque a competência constitucional de analisar a Denúncia é da Câmara dos Deputados (seu Plenário) e não do Presidente desta Casa ou mesmo da Comissão Especial, cujo parecer é opinativo.”
O relatório pode ser acessado em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/55a-legislatura/denuncia-contra-a-presidente-da-republica/documentos/outros-documentos/ParecerDep.JovairArantes.pdf
Quanta hipocrisia meu DEUS.
O Cunha não foi base de governo da presidente durante todo o primeiro mandato? O Cunha não a apoiou e foi apoiado por ela no RJ? O Cunha não tinha, com a anuência total e colaboração do planalto, indicados em diretorias e cargos menores na Petrobras?
Agora querer transformá-lo em bandido (e é bandido mesmo) de outra facção é HIPOCRISIA, ele só chegou onde chegou por conta de total simbiose com o PT, simbiose esta que foi positiva ao governo também.
Incrível como aqui vemos várias virgens, moradoras de meretrícios.
Sinônimo de justiça para petista: a meu favor vale tudo, contra mim, é golpe. Você foi perfeito em seu comentário.
O congresso está cheio de gente igual a Cunha. Apoiando projetos, e não governo. Enquanto não são réus, ou acusados, servem ao PSDB, PT, Brasil, Freiras, jornalistas etc etc
Será que é difícil entender isso?
Ah Maria, fala sério. O Cunha não era apoiador do governo Lula e do primeiro mandato da Dilma???
Era o que? Apoiador de projetos?????? Então governo nenhum tem apoiador mais. Que o Congresso tá cheio de lixo de todos os partidos isto é fato, não acho o PSDB melhor que o PT em nada, nem na honestidade, ética ou o que quer que seja.
Agora isto de demonizar o Cunha como se ele não fosse amigo de comer na cozinha do governo petista, que é hipocrisia deslavada isto é.
Discordo! Cunha nunca foi da base do governo. Sempre foi oposição a ela. Lembrem-se que o candidato apoiado pelo Governo para a presidência da Câmara era o Chinaglia, que foi derrotado por ele. A partir daí vieram as pautas-bombas, as chantagens e, por fim, o impeachment. Dilma (e o país) nunca teve sossego com Cunha na presidência.
O Cunha é do partido da base governamental. Dilma não ajudou a eleger o Cunha. Vermes como o Malafaia o fazem. Desde o primeiro mandato, o Cunha está na ponta de lança da rebelião do PMDB (que tem a vice-presidência e um naco perturbador de cargos no governo federal) contra a Dilma, ao sabor do oportunismo político das manifestações em 2013. Eu digo a você: você ou é hipócrita, de fingir que não vê o oportunismo do Cunha, ou não entende porra nenhuma de política. O PMDB só é do governo enquanto o governo lhe dá os agrados que os proxenetas do partido querem. E mesmo nesse caso, ele faz o seu estrago, como se pode ver pela crise fabricada pelo Eduardo Cunha em conluio com o cartel midiático.
Já que você sustenta a tese de simbiose com o PT, explique porque o PT tinha candidato próprio à presidência da Câmara dos Deputados. Explique porque o Cunha veio, desde o primeiro dia do novo mandato, fazendo barulho e estardalhaço com suas pautas-bomba e sua promiscuidade com a oposição porra louca (PSDB e DEM).
A mim, me parece que na sua interpretação, você justifica o seu ódio ao PT por uma inexistente proximidade com pessoas como Cunha. Pois analise os eventos desde a votação do Marco Civil da Internet, em que o bloco parlamentar de partidos governistas rebelados queria de qualquer jeito derrubar o projeto do governo. Cunha estava lá, desde aquelas priscas eras. E não deixe de conferir o “excelente” trabalho que o Cunha presta para a oposição, ao longo de todo o período dele como presidente da Câmara.
O Cunha teve material de campanha junto com Dilma espalhado por todo o RJ.
O PMDB é sim este lixo moral, este esgoto político, mas ele não tomou o estado de assalto, Michel Temer foi escolhido para ser vice de Lula e todos vocês votaram nele, pois o voto é na chapa. Os ministérios foram entregues ao PMDB pela presidente Dilma, não pela Marina ou pelo Aécio.
A presidente foi um absoluto desastre na condução política, que começou com a candidatura do Arlindo Chinaglia, contra a vontade do próprio. O movimento político óbvio ali era apoiar a candidatura Cunha, e ela não o fez porque ele não presta?? Não, ele nunca prestou e sempre lhe serviu, o fez por sua análise tacanha de que poderia dar um chega para lá no PMDB (após caminharem juntos durante o processo eleitoral) e se deu mal, quebrou a cara. O PMDB é uma quadrilha e quadrilha não tolera traição, ai todos os problemas se agravaram.
Este movimento imbecil da presidente fez com seu segundo mandato politicamente já iniciasse muito mal, depois ela fez muito mais para piorar, basta ver os articuladores que ela escolheu, nada contra mas parlamentares como Pepe Vargas não servem nem para retirar o lixo do Congresso, o resultado ai está.
O Lula não é o gênio que apregoam, mas em termos de condução política coloca o PT inteiro no bolso e ainda sobra, se ainda há algum ar para este governo respirar é graças aos movimentos que ele vem fazendo.
Onde: ….escolhido para ser vice de Lula
leia-se: escolhido para ser vice por Lula
Meu povo vamos parar de blábláblá e vamos todos para as ruas o MST aparti do dia 10/04/16 irá fazer um acampamento gigante em Brasília vamos divulgar.
A “resistência” do Eduardo Cunha em não acolher a representação contra o Michel Temer e depois dizer que não atenderia a determinação do Ministro Marco Aurélio Mello, foi apenas uma cortina de fumaça, para que ele não fosse acusado de advogar em causa própia.
o brasil merece
Tenho muito respeito pelo Jânio de Freitas mas acho que esta teoria não prospera. O núcleo duro do Cunha é unido mas restrito. O que dá corpo aos golpistas é a vontade de tirar o PT do poder. Na medida em que se tenta tirar Dilma + Temer o grupo fica reduzido, e se já se diz que não haveria votos suficientes para o impeachment da Dilma imagine para impedir Dilma + Temer. Cunha não tem tanta força assim, aliás ele está por um fio. Deverá instituir uma comissão de faz de conta para processar o impedimento do temer, a fim de atender o STF e fica por isso mesmo.
É o início do fim!
Se Cunha passar é o fim do Supremo como o conhecemos e com essas funções.
Simples assim.
Se a Dilma cair, a esquerda não pode descansar até que Cunha e Temer a sigam para o limbo. A ação do Marco Aurélio Mello pode ser a menina dos olhos do Eduardo Cunha, mas para aqueles que ainda mantém o equilíbrio nesse vendaval golpista, serve para externar a natureza hipócrita do golpe pelo que passamos. Resta saber que, chegando aos finalmentes, o STF vai continuar republicanamente permitindo ao Cunha as piruetas nas quais se tornou tão proficiente.
Tai! Gostei!! Cunha de presidente e a globete dos “óio pocado” de primeira dama…
Perfeito!!! É a curvatura da vara.
Aqui em Sergipe o pessoal deletou o PT para eleger na capital um cabra da ARENA. Que bom!
Próxima eleição em Sergipe vai dar PT, quem dúvida? O povo parece precisar lembrar como era para perceber como ficou bom e nõ se deu conta…
Só uma mula citaria o Azevedo como fonte de informação. Tic tac é pouco para o LOPES.
Tem que ser BLEIN, BLEIN, BLEIN, tipo o big ben londrino.
Com sessenta e poucos deputados na comissão, sendo 38 deles envolvidos na lava jato, quem poderia se surpreender se o impeachment passar? Só corruptos julgando. Assim fica fácil. E os cegos de plantão (ignorantes políticos e golpistas) embarcam nessa palhaçada.
Alguem escutou direitinho o que Aurelio Mello falou na Roda Morta ? Et bien, ele bem disse que o impitim eh politico e juridico; se nao seguir as regras da Carta Magna o STF tera poder de bloquea-lo. Nao era isso que os abutres que o entrevistavam queriam escutar; muita gente nao escutou direito. Cunha eh um exterminador rola-bosta. Ele esta se explodindo sozinho mas vai levar junto com ele muitos iguais. Seu tempo esta no limite, uma semana no maximo, porque o golpe nao tem fundamento constitucional e ele sabe, alias, todos sabem… Bomba a vista !!!!
Nunca uma frase foi tão verdadeira e é ocasional como essa.
De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver crescer as injustiças,
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos mais, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra, a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa
Do jeito que as coisas estão não duvidaria de caso acontecer o impeachment, Cunha do jeito que é cobra, mexer os pauzinhos pra tirar Temer e sagrar-se Presidente. MALACO