Inflação de março é a menor desde 2012. Mas isso não vem ao caso.

ipcamar2016

A inflação de março – 0,43% – foi a menor registrada desde 2012, mas isso não é manchete em nenhum dos grandes portais.

Na Folha, nem sequer aparece nos destaques de economia.

O Valor dá manchete, mas com a afirmação de que é a queda da demanda a responsável.

Não é senão parte da verdade.

Continua a ser uma inflação cruel com o povão, porque 3/4 dela foram concentrados nos itens alimentação e bebidas, justamente aquele que mais poderia ter sofrido com um impacto negativo da demanda de consumo.

Mas caiu porque foi amenizada a bandeira tarifária na energia elétrica, o que, sozinho, gerou um impacto negativo de 0,13% no índice. Pesou , ainda, a alta muito menos expressiva no item educação, que sofre reajustes anuais em janeiro e fevereiro, com – 0,24% na composição final do IPCA.

E porque aliviou-se a pressão do câmbio.

A inflação, no Brasil, não foi causada pela demanda – é óbvio que ela influi, sim – e não será contida por sua queda, através de mais arrocho.

Nossa inflação é a dos juros, porque o retorno financeiro de qualquer atividade acaba sendo balizador maior de preços que o lucro mercantil ou fabril.

Por isso a pressão sobre o BC para, ao menos, manter as taxas lá em cima.

E porque, em abril, o índice deva ficar abaixo dos 0,71% de março de 2015, ajudado pelo fim definitivo da bandeira tarifária de energia elétrica, a pressa em correr com o processo político golpista, ainda mais com o medo de que Lula comande o início de um processo de reanimação econômica do país.

PS. Embora a divulgação tenha sido feita pelo IBGE pouco depois de 9 horas, só depois do meio-dia os sites começaram a chamar  para o assunto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Bom era no tempo de FHC o probo, em que a inflação era 22,45% ao mês e juros de 45% com desemprego de 30% e salários congelados, e quem comandava era Armínio Fraga em consonância com Mega especulador George Soros. Com toda a mídia a favor e com maioria total no congresso (tudo comprado ) e no qual os ativos do Brasil eram vendidos em grandes negociatas.

    1. Legal você utilizar a inflação de 1994 (primeiro ano de FHC) como base.
      Não vem ao caso que a média anual do primeiro mandato foi 9,3% e que a média anual do segundo mandato foi 8,6%.

  2. Se à época do desemprego em queda você tivesse louvado o fato, eu dava razão aos seus queixumes. Você é um enchedor de saco por dever do ofício de trol, então não é sério.

    1. Dois anos consecutivos de queda no PIB e com previsão de termos inclusive um 3º ano. Quanto atraso o governo do PT causou ao país e quento tempo levaremos para nos recuperarmos? Para sair do fundo do poço, o 1º passo é parar de cavar, e espero que isso ocorra com a queda deste governo.

        1. Legal você utilizar a inflação de 1994 (primeiro ano de FHC) como base.
          Não vem ao caso que a média anual do primeiro mandato foi 9,3% e que a média anual do segundo mandato foi 8,6%.

          1. Você deve estar é com saudade dos apagões elétricos do período FHC resultado da incompetência e falta de investimento do seu ídolo e não se esquece que aposentado é vagabundo tá .

      1. De qualquer forma já é dado como certo mais uma década perdida.
        Já se fala em PIB per capta 2020 no mesmo patamar de 2010.

        1. Então, qual a solução para a economia brasileira? Não me venha com foradilmas, porque isso é política, não economia. Seja propositivo, diga exatamente qual o nosso problema, e qual é a solução. Não seja que nem seus coleguinhas de direita no congresso, que não apresentam qualquer proposta para o país que não impítima.

          1. Não me atrevo a dar soluções, até porque não sou economista ou político.
            Sou apenas mais um brasileiro, entre tantos, que sofre com a crise econômica/fiscal/política que o Brasil se encontra.
            Acho que ainda não chegamos ao fundo do poço em termos de economia e não há solução milagrosa, nem com guinada à esquerda nem à direita. O momento é muito grave e requer em primeiro lugar governabilidade e união.

        1. Acho irresponsável se esquivar dos erros do seu governo citando FHC.
          Quando está tudo ótimo exaltam-se os acertos. Quando está tudo péssimo lembra-se de FHC.
          E quem irá devolver esses 10 anos ao povo?

          1. Então, a sua sugestão não é o Aécio no poder? então porque falar em FHC te aborrece?

          2. O limite deles será sempre o governo FHC. Se para eles o governo tucano foi ruim, o limite é não ser tão ruim. Pena do país que tem um governo com uma visão tão míope.

          3. Quais dez anos? O período do boom da economia brasileira, de 2004 a 2014? Ou talvvez essa “década de um ano” desde o começo de 2015? A qual década você se refere? Àquela que mal começou? Não entendo sua lógica!

          4. Entre 2014-2017 PIB terá queda entre 8% (otimista) a 10% (pessimista). Isso anularia todo o crescimento do início da década.
            Quando o Brasil voltar a crescer, a partir de 2018, será de forma gradual.
            Teremos o padrão de vida de quando Dilma entrou.

    1. É para isso que FHC nomeou Gilmar para o Supremo, são muitos os agradecidos, Daniel Dantas o banqueiro que enriqueceu com a telefonia, o médico estuprador Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de cadeia, por violentar 37 mulheres e abusar sexualmente de outras tantas, foi solto tambem por Mendes. Mas quem é do PT ou de esquerda na visão de Mendes deve ser preso.

  3. Britão, vc sabe que a inflação está caindo por causa da recessão gigante em que o Brasil se encontra… NÃO HÁ DEMANDA! Encontre um! Eu digo um! Analista de economia diteita ou esquerda que apoie a política praticada nos últimos anos! Na boa, têm hora que vc força demais… Nem os acéfalos costumazes do blog vão comprar essa ideia.

    1. Não sei mais se é má-fé, simples ignorância de um assunto que se julga o sabichão, ou pobreza de espírito mesmo.

      Meu caro, não importa o quão retraído esteja o nível de atividade econômica, se a caceta da bandeira tarifária para o setor elétrico estivesse “vermelha”, a queda da inflação seria mais lenta neste mês e o índice que realmente importa, o acumulado de 12 meses, só estaria mais próximo do centro da meta, talvez no ano que vem.

      Até porque, não adianta estrangular a demanda quando os principais itens ofensores da alta neste último ano e meio, foram os preços administrados e o câmbio

  4. Desculpem interromper o caloroso debate sobre os rumos da economia brasileira, mas alguem aí poderia me informar, por gentileza se o ex presidente Lula ja tomou posse como novo Ministro Chefe da Casaondejáse viu do governo petista de Dilma Rousseff ???????

    Obrigado!

  5. Apesar da crise, como diz a Globo, a economia tem dado bons sinais de recuperação. Mas no Sub mundo do mundo dos imundos da comunicação a economia é uma lástima, não é Dona Leitão ? Seu Ming? Profetas do apocalipse? Ah se não fosse este estardalhaço da Lava-Jato e a desesperança que venderam os canais de comunicaçoes golpistas nestes longos dois anos, estaríamos bombando. Tem culpa quem? Eles sabem a quem cabe a culpa.

  6. No dia 31 de Dezembro de 2002, O Aborteiro do FHC entregou o País ao Lula com (-) 32 bi de Dólares…. 32 Bi de Dólares, Lula e Dilma gastam com a Bolsa Família. Hoje temos 380 Bi de Dólares só em reservas. Inflação de 10,5%, Desemprego de 8,5% e mais de 100 Bilhões de Reais em obras de Infraestrutura….
    O que vcs nazistas querem é pegar toda essa infra pronta e aparecerem como os salvadores da Pátria…. Ai cambada…. Vocês vão ter que suar muita camisa para tirar a Dilma e o Lula…… #NÃOVAITERGOLPE … Chupa Nazistada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *