O governo, sem a política, nada é. Só a política pode fazê-lo ser algo outra vez

leitederramado

Ao nojo, à vergonha, ao espanto, à indignação, à tristeza, como todo mundo, eu cheguei ontem.

Mas não ao desânimo.

Não porque seja mais valente que qualquer um – e como nossa gente foi valente! – ou porque vá ficar trombeteando uma vitória parlamentar que nunca passou de esboço e, agora, parece ainda mais improvável.

Mas porque entendo o governo como um meio da política e não, um fim em si mesmo. Para quem tem ideias pró-povo, pró-país e pró-justiça (a social, porque a outra, está lambuzada até a medula), ele é indispensável para a consecução destas ideias, mas não é suficiente, porque sem a política suas ações não mobilizam e galvanizam a vontade popular e acaba por erodir-lhe o apoio.

Mesmo capenga, manietado, confuso, deficientíssimo e até com muitas contradições, é obvio que era (e ainda é, apesar de improvável) importantíssimo manter o governo. Menos que pelos avanços que ele ainda pudesse fazer que pelos retrocessos que ele poderia evitar que se fizessem.

E que se farão.

Ainda assim, não considero que o campo popular e nacionalista da política brasileira tenha sequer de longe razões para desanimar – motivos que, claro, reconheço aos indivíduos, que sentem o recuo de anos e sabem a vida curta para a História.

Os homens podem chorar o leite derramado. A história o refaz destas lágrimas.

É assim para as ideias, nem para as coletividades.

Ambas se constroem com o conhecimento acumulado em suas próprias lutas, seja nas  vitórias ou nas derrotas.

Estamos apenas no começo de um movimento que vai longe porque tem agora o que, com triste sinceridade, eu não via há dois anos.

Identidade com fraternidade entre os vários grupos, juventude dominando as manifestações (onde antes eu achava fácil os meus contemporâneos, já ficou difícil fazê-lo, embora estejam lá), narizes que andavam torcidos se destorcendo, porque sente o fedor grande que vem por aí, intelectualidade voltando a se mobilizar por causas gerais, e não por “ativismos setoriais” apenas e, apesar da miopia de alguns fraternos companheiros do PT, o fim do “exclusivismo petista”, em causas que são deles, mas não apenas deles e muito maiores que de qualquer partido.

Seremos mais fortes sem o Governo? Obvio que não e, pior, nosso povo estará mais fraco e desprotegido.

Mas não estamos nem estaremos mortos.

Décadas atrás, de volta para a roça onde nascera, minha velha avó caminhava, com aquela leiteira de alumínio tópica, até a Cooperativa, para buscar leite. E o neto, com seu fusquinha bege, incomodado com a longa caminhada, insistia em levá-la de carro. Ela se escapava do convite, negaceava, até o dia em que me disse: Fernando, eu não nasci com rodas, nasci com pernas.

Nós não nascemos com Governo, não vamos morrer sem ele.  Vamos defende-lo agora e, se preciso, retomá-lo depois.

Agora, com tudo o que aprendemos, espero.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

      1. Ei Iskra, vc ainda não deu inicio à luta armada?

        Não tomou as ruas como tem alardeado?

        Ah, entendi… ninguém quis segui-lo !!!!

        Triste…

  1. O TEMPO DE KALI

    Fecham-se os portais do paraíso
    rompem-se as trancas dos umbrais
    viver o que se foi não é preciso
    o contradito do que é já não é mais…

    Emergem pestilências do imundo
    sucumbem os dons do intelecto
    nas águas das enchentes moribundos
    transformam-se em esterco e barro infecto

    Descolam-se dos pólos as geleiras
    resfriam-se de vez os corações
    encobrem-se de mar vilas costeiras
    afogam-se no sal as emoções

    No olho do tornado derrubadas
    as pontes que uniam relações
    famílias de sólidas fachadas
    desabam no furor dos furacões

    Imploram sob falhas tectônicas
    as almas vitimadas pelo horror
    ceifadas pelas forças antagônicas
    no choque entre a verdade e o torpor

    Escorre pelo monte e cobre o dia
    incontinente a lava do ideal
    corrente cálida que ao ar resfria
    na fria superfície do real

    O tempo do demônio se inicia
    de deus o belo sol hoje corrói
    no câncer que reforça a agonia
    causada pela luz que agora dói

    A sombra da verdade se antecipa
    ao brilho que do ardil é causador
    o engodo da imagem se dissipa
    no toque precedido pelo amor…

    O belo é o que se forma sobre fato
    que ao ego cega e a alma não engana
    obriga-nos a apurar o tato
    secando os olhos e a mente insana

    Arrisquem-se os fortes no escuro
    resistam à luz antibiótica
    sustentem vosso peso em solo duro
    pois o medo é ilusão de ótica

    Não contem os mortos e os perdidos
    retomem a coragem, afastem o drama
    resgatem as sobras e os feridos
    reúnam os vivos ao redor da chama

    Nos mostra que lembrar nunca é demais
    a dor que nos reporta a uma ferida
    ouçamos os mitos imortais
    em que a lama faz surgir o dom da vida.

    Edgar rocha: publicado em 19/04/2011 – escrevi isto quando do terremoto no Chile em que um Ministro de Estado de lá, ao analisar os saques, o oportunismo e os roubos afirmou: “Não estamos sobre uma falha geológica. Estamos sobre uma falha moral”.

    1. Barbaridade Edgard….muito bom !!! Bravíssimo. E bastante adequado ao nosso momento, “estamos sobre uma falha moral” !

    2. E por falar em falha geológica, eis que um grave terremoto atingiu o equador horas antes da votação na câmara começar. Dois governos de esquerda vivendo um dia infernal
      Vai entender, ne.

  2. E não abaixemos a cabeça. Saudemos ainda nossos 137 heróis da DEMOCRACIA !!!! 137 heróis contra 367 C.A.N.A.L.H.A.S ! R.A.T.O.S !!!!

  3. O que se pode dizer Brito, é que a usurpação de nosso Governo desaparecerá a assistência ao nosso povo necessitado de maneira impessoal; nosso programa do submarino nuclear morre; morrerá a Nuclebras, o Pré-Sal, o KC390, o projeto de míssil AR-AR, o projeto de satélite espaciais; morrerão igualmente todos os programas sociais desenvolvidos ao longo desses anos todos e não estão devidamente consolidados … A ordem será ENTREGAR.

    O que será simplesmente desastro para o futuro de nosso Brasil.

  4. Não sei quem é pior. Aqueles que estão golpeando ou a golpeada. Dos primeiros, fez-se o que se espera. Sempre foram golpistas, mas antes não podiam assim se mostrar. Dilma foi eleita como coração valente e não mostrou nada além de covardia e omissão durante todo o governo. Foi a sua fraqueza extrema desde o dia seguinte a eleição que permitiu que a serpente saísse do ovo. Nunca vi um presidente que aparece tão pouco, fala pouco, qnd fala, fala sem confiança e não toca no que interessa. Parece vivendo em um mundo palaciano paralelo. Você disse que não é hora de apontar os erros, mas é impossível não fazer. Ela não tinha o direito de jogar no lixo uma eleição tão suada como a de 2014. O povo soube escolher já sob uma pressão gigantesca. E o que ela fez já em novembro? Nomeou levy e se escondeu por meses. Quase não se viu a presidente eleita. Agora está colocando o Brasil a perder, na mão desses canalhas. Só um milagre nos salva de mais um período como a década de 90. Estou mt desesperançoso, infelizmente.

    1. Concordo contigo.
      Dilma foi covarde e traiu seus eleitores.
      Ta ai o resultado dela ter se unido a direita fascista.ç

    2. Bernardo. Infelizmente já vivemos um período pior do que o da década de 90.
      Hoje passamos pela pior recessão econômica em 100 anos.
      A quem diga que a década 2010-2020 já foi para o espaço.

      1. Ainda acho que a vida hoje é melhor que naquela época. Principalmente pela gordura acumulada da década passada. Mas estamos regredindo mesmo. E boa parte desta culpa é da dilma, por ter feito um governo em 2015 que foi um governo de aecio na economia. Claro q temer será pior, pois vai atingir os nossos direitos tb.

  5. Resistir sempre. Desistir nunca. Por mim a presidenta desce a rampa deposta mais com honra tal qual uma heroína, que ela na verdade vem sendo uma vez que são mais de cinco anos que eles tentam derrubá-la e não conseguem. Mostrar todas as facetas do golpe vai ser bom para o pt , independentemente da manutenção do poder. Mesmo porque mesmo que o percamos, de fato podemos retomá-lo depois. Senão me engano Getúlio Vargas foi deposto em 45 e em 1951 voltou ao poder.

  6. Presencio entre amigos, até ontem críticos ao PT, dando meia volta ao verem empiricamente quem são os inimigos do PT a corja dos congressistas que Lula teve de negociar para receber bolsa família, universidades, cotas, pré-sal soberano, aumento real do salário mínimo, respeito internacional, créditos para casa própria etc. Arrisco previsão de um PT renascendo das cinzas. Por outro lado e, por isso mesmo, Lula continuará a ser perseguido.

  7. A verdade é que colocaram na presidência uma pessoa inepta ao cargo.
    Inepta para governar, para fazer política, para falar, para se relacionar, para receber ajuda.
    Traiu o povo que a elegeu, se isolou e, quando percebeu sua inépcia, já era tarde.

    1. E você é um inepto para comentar. Você está no meio de gente inteligente e bem informada, é meio diferente daqueles lixos coxinhas que são tua praia.

      1. o PT se aliou ao PMDB, escolheu Temer como vice no primeiro e segundo mandatos de Dilma, e acaba sendo traido por Temer e o PMDB. Errou feio ao assumir discursinho de ética e roubar tanto ou mais do que os seus opositores. Dilma incompetente, não sabe fazer politica, nem ao menos falar, imagine dialogar… Esta sendo impeachada muito menos pelas pedaladas (mesmo tendo feito muitas) e mais pelo suicidio politico, desastre economico e ético dela de sua campanha e do partido que a apoia. A maioria dos dirigentes petistas está ou presa, ou com a policia federal nos calcanhares. Enfim… é isso. Muito facil de entender…

        1. Discursinho manjado de coxinha golpista. Vai lá enganar a turma do Jaspion Power Ranger, aqui o nível é mais alto.

    2. colocaram a presidente e um bando de ministros, todos incompetentes.

      politica economica do Mantega acabou com o pais. desoneração de preços e artificialidade da economia. desfacelando a economia, isso foi fundamental para perderem o apoio do povo e da maioria da população. não à toa mais de 80% de REPROVAÇÃO. sem falar nos escandalos de corrupção.

      nao sai da minha cabeça que gerentes de 3 escalão da petrobras devolveram aos cofres publicos mais de 79 milhoes de dolares ROUBADOS da petrobras. e que campanhas petistas custaram até 70 milhoes de reais. isso é impressionante.

  8. Aprendemos que com a direita não existe possibilidade de acordo, pacto ou sequer convivência pacífica. Aprendemos que à primeira chance que tivermos, devemos eliminar politicamente qualquer membro da direita que se puder ser eliminado da cena. Lula foi conciliador, acreditou que uma vez demonstrado que o governo comandado pelo PT não seria aquilo que o terrorismo de direita sempre propagou que seria, o jogo político seria praticado dentro de limites civilizados. Enganou-se. Ninguém mais vai cometer o mesmo erro. A direita declarou guerra, guerra terá.

    1. isso, carlos. vc e sua esquerda intelectual pensante correta está certo e todo o mundo está errado.

      faça igual a Dilma.

      não queira conversar nem fazer politica com ninguem. kkkkkkkkkkkkkk

      1. Uia, mandaram alguém ajudar o bruninho que fala bobagens e não consegue argumentar. A direita não faz política, a direita aplica golpes e faz trapaças. Só.

        1. carlos-intelectual-mor-da-republica, vossa excelencia é muito alto nível… kkkkkkkkk… nao faz politica com ninguem… kkkkkkkkkk

          votei no PT em Lula todas as suas eleições, e Dilma no primeiro mandato. vi um partido derreter-se no poço dos ladrões. maior roubalheira da historia. quebrou a petrobras. agora falam que o pre-sal é nosso… lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          que pre-sal, cara palida?!?!? petrobras valendo 4 reais a ação?!!?!!?afundada em dividas??!?!?1

          é isso ai. continuem assim. esquerdinha disfarçada de senzala. seu mestre-mor nem de aviao de carreira anda, idiotas.

          lula vive cercado de seguranças e só voa de jatinhos. tem contas na europa, fazendas na argentina, e tu aqui defendendo ele. acorda.

  9. É dito que não se deve neste moimento apontar os erros. Em que momento então? Eu nunca vi tantos em um Governo.
    Estou falando dos quatros governos petistas. Foram esses erros que nos levaram a situação de hoje.O grande erro de Lula foi escolher e nos impor a candidatura Dilma, hoje comprovado, despreparada para o cargo. Se tivesse havido crítica não creio que o Lula tivesse errado tanto.É óbvio que agora temos corres atrás, não tem jeito. Tinha muita coisa importante em jogo e se agiu de forma primária. Como um governo que tem a máquina na mão consegue apenas 137 votos (tinha que jogar pesado). Não entendo. Não resta duvida, da importância e liderança do Lula, mas faltou fibra, enfrentamento, coragem para a disputa (faltou o Lula ser Brizola). Vejam só que ironia: no STF, quando o processo lá chegar, o governo vai perder (é surreal). Teve a oportunidade de indicar 10 Ministros e não soube fazê-lo. Quero ver o contorcionismo que os caras vão fazer para justificar a afastamento da Presidenta. A Dilma tratou com irresponsabilidade o voto de 54 milhões de brasileiros.

  10. Por que Diabos a presidenta Dilma Rousseff ainda não requereu ao ministro da Justiça e ao IBAMA implodir, imediatamente, a mansão TRIPLEX dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas podres’, em especial a offshore Mossack Fonseca do [mega]escândalo ‘Miriangate’ do ‘FHC Príncipe da Privataria DEMoTucana’?!…

    Ou “o pau que bate em milionário coreano não bate em bilionário Global”?!…

    https://www.youtube.com/watch?v=rtdwDZB22t8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *