Como (não) age o STF diante de um crime

matrix

Há um grupo de homens e mulheres que não pode ser excluído do enojado julgamento que se faz, hoje, daquele espetáculo de imundície cívica que se viu na noite de domingo na Câmara dos Deputados.

Nenhum deles se alterou, ninguém invocou Deus, ninguém chamou o nome dos netinhos e dos filhinhos.

Mas o Supremo Tribunal Federal – com as ressalvas honrosas a seu presidente Ricardo Lewandowski e de Marco Aurélio Mello – agiu com idêntico cinismo.

Disse ao país que a votação na Câmara não deveria ser submetida a controles de legalidade ou constitucionalidade porque era, apenas, um pedido de admissão que, em si, não provoca qualquer consequência.

Não, excelências?

Que planeta habitam os senhores ministros?

Há um crime sendo executado e vou narrar, passo a passo, a atitude dos senhores.

Um homem, homem que está como réu diante dos senhores, pega uma arma e a municia.

Os senhores dizem que não há problema, ele tem o porte devido e não há condenação formal sobre ele, embora existam todas as  evidências de crime e o país inteiro ouça-o  prometer um assassinato.

Este homem aponta a arma para uma mulher.

De novo, dizem os  senhores, não há o que fazer, pois ele é livre para apontar a mão a quem quer que seja, de vez que não constitui crime aponta-la, ainda que armada, em qualquer direção e não se pode supor que o gesto vá significar um assassinato.

Decidem assim, mesmo diante de muitos que gritam: “ele vai matá-la, o covarde vai matá-la”.

Então, excelências, o criminoso puxa o cão do revólver e novamente os senhores dizem que é seu direito, porque não se trata senão de um gesto mecânico, impessoal, e a Constituição diz que ninguém será impedido de fazer algo senão pela lei e não há lei que impeça engatilhar um revólver.

Como vossas excelências (em minúsculas, como os senhores merecem) permitiram, a ousadia do bandido vai ao máximo e ele dispara.

Bem, foi só um disparo e disparo não é crime. Neste microssegundo dos dias que vivemos pode-se dizer que não há lesão alguma. A bala ainda caminha no ar,é cedo para dizer se atingirá mortalmente seu alvo. Quem sabe ele se abaixará, fugirá da trajetória assassina, quem sabe? Cedo para dizer, não é, senhores?

E é assim que estamos, senhores juízes. Já todos sabem onde a bala chegará, já são só centímetros a separá-la do coração de uma mulher que, se erros pode ter, criminosa não é como é seu algoz.

Mas, tecnicamente, nada aconteceu, senão um estrondo e o cheiro fétido da pólvora se espalhando no ar.

Quem sabe a bala vá andar lentamente, como nos truques do Matrix, e a futura vítima escape? Ela ainda olha para os senhores, a dor pressentida em seus olhos, ainda lhes espera um gesto milagroso e o milagre seria apenas que cumprissem seu dever.

Ah, é de lembrar um antecedente, que todos os senhores conhecem de fato e ainda não pode subir ao exame de vossas excelências, ocupados que estavam discutindo os pleitos salariais dos procuradores dos municípios.

É que aquela senhora, percebendo as intenções iminentes de seu futuro assassino, tomou nas mãos um colete que poderia protegê-la, defendê-la.

Veloz como um raio, um dos senhores, o de caratonha mais beiçuda e feroz, veio e impediu a de vesti-lo. “Pera lá”, disse ele, “pode haver um desvio de finalidade neste colete”, precisamos revirá-lo, ver sua nota fiscal, prazo de validade, registros, selos, taxas e emolumentos. Enquanto isso, está proibida de vesti-lo.

Há um mês, excelências.

A bala atingiu seu alvo, penetrou-lhe o peito, aos gritos de Deus, de “Felipe, Aline, Antenor, meu filhinhos e meus netinhos”.

E os senhores a dizer: não, não há crime, a vitima está de pé, seu coração ainda bate, o que houve é apenas a admissibilidade de sua morte, o que só os médicos do Senado poderão atestar, isso depois de levá-la para a UTI e ao coma induzido de 180 dias, com confortável leito no Alvorada.

É assim que contarei ao meu filho pequeno como agiu a Suprema Corte de meu país.

Ele vai achar que os senhores são idiotas e que são tão responsáveis pelo crime quanto a mão canalha que tomou, armou e disparou a arma com a sua omissão.

Eu, infelizmente, terei que concordar com o julgamento de uma criança que, com seus 11 anos, parece saber melhor do que os senhores que quando um gesto intenta um crime, criminoso o gesto é.

Deu-me asco ver as togas. como anteontem vi a bandeira tão querida e respeitada, a servir como manto de canalhas, ouvindo os gritos: “pela devida vênia, pela lei 1.059, pela alínea C do artigo 1212111 do Regimento da Câmara, eu voto simmmmmm!”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

100 respostas

  1. Já ouviu falar em ato interna corporis? O STF não pode interferir no mérito do julgamento do Parlamento. Só pode interferir se houver vício de forma (art. 2°, da CF). Esquece! O STF não pode por a mão nessa cumbuca (e nem vai!). Dilma está de aviso prévio, Fernandinho.

    1. Já ouviu em ato lambes sacos de cunhas? Golpistazinho, vá fazer palhaçada com o bosta do tiririca.

      1. Não esquenta não. Como o golpe está praticamente dado, o emprego do alisson, bronco capiau e um outro que não lembro agora está por um fio.

    2. Como será sentir-se um capacho capaz de defender canalhas que emporcalharam a nação e levaram o Brasil a ser piada no mundo? Diga aí, seu puxa-saco ignorante…

    3. huahuaha, o Ministro Lewandovisk acabou de dizer que o STF não se pronunciou sobre o mérito e cabe a presidencia da republica invocar o STF para que ele se pronuncie.Meu amigo coxinha golpista Alisson, é GOLPE e como tal o STF irá se pronunciar sim, para o seu desespero seu GOLPISTA IMUNDO.

        1. O máximo que um coxinha consegue expressar o raciocínio é segurando a tecla K do teclado. Mentir para analfabetos como você alissu é fácil, vocês são pouco mais que uma ameba. Duro mesmo é mentir para as Nações civilizadas do mundo.

          Fico pensando no nível de vibração mental dos coxinhas como você, espetáculos deploráveis como o do domingo para eles é algo tão comum em suas vidas imundas que aplaudem, refestelam-se como hienas sobre os cadáveres da Nação.

          Na verdade alissu, creio que você deveria fazer como a vadia que tirou a roupa na Paulista, tira a roupa também e aproveita , senta num hidrante, talvez apague seu fogo ou no mínimo, exploda seus intestinos. Canalha !!!

        2. São sim, sabe porque?porque são constitucionalistas e não fascistas golpistas como você e seu bando de golpistas

      1. ahuhauahuhauhauhauahuahuah

        vcs se acham a bala da Matrix, ficam alardeando que são intelectuais socialistas inteligentinhos… os coitadinhos vitimas do golpe. vitimas do ataque a democracia… STF vai julgar sim. MAM e RL são vencidos… Mesmo.

        continuem esperneando.

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    4. E com o presidente do congresso nada pode ser feito? Tudo isso é muita empolação, muito reme reme, muita firula pra significar o seguinte: O STF é golpista. Tenho certeza absoluta que isso não aconteceria se o presidente fosse FHC. Eu e todo mundo. Portanto o STF tem lado e não é o do povão.

    5. Alisson, rico tu não é, naquele sentido que está no capital. Ter dinheiro é uma coisa, ser classe dominante é outra. É uma questão teórica, acho que não entendes, então não entendo eu a sua aderência a um projeto de espoliação em curso que não te inclui no butim. Defende bandidos por que? Defende a ilegalidade por que? Vem aqui numa página bacana, com textos bem pensados para que? Vomitar a sua trollagem prá lá que para nós ela não tem serventia porque não acresce. Que ganhas com isso? Vá lá na Veja, Exame, Globo, junto com seus iguais. Não encha a paciência do amigo Fernando nem a nossa com comentários bobinhos, cujo escopo é apenas tripudiar. A História, meu guapo, te aguarda ali na esquina, ela está lá, à espreita, pronta para devorar àqueles que não a entendem e pensam que sim. Aqui é espaço para gente séria e que pensa, reflete em bom nível.

    6. Exatamente. E o rito do impeachment foi seguido a risca pela Câmara e agora Senado.
      Me preocupam essas afirmações do Presidente do STF de que poderiam analisar o mérito, meio que instigando o AGU a entrar com pedido.

      1. Bruno, você e o alissu ( o Bronco é apenas um trolador ) deveriam estudar mais, não no sentido formal que creio o fizeram, pois veja bem, não sou eu, são grandes expressões da intelectualidade mundial, mestres das melhores universidades brasileiras, veículos de comunicação robustos e a maioria deles , extremamente conservadores como o NYT e Der Spiegel, que afirmam – FOI GOLPE.

        A ONU, OEA , UNASUL são unânimes, FOI GOLPE !!!

        O Ministro Lewandovsky deixou claro nas entrelinhas – GOLPE !!!! Renan Calheiros ( picareta de marca maior ) deixa claro nas entrelinhas que é GOLPE e já afirmou que não manchará ( risível ) sua reputação e biografia.

        Acho que você não viu , mas poderia saber se lesse algo além da Veja. Quem sentou naquela cadeira que eduRATO Cunha apodrece foi o Dr. Ulisses Guimarães, aquele plenário onde hoje habitam aquelas BESTAS, leva o nome dele.

        Portanto meu caro, passe menos vergonha, aqui não é o espaço da veja, da FSP, do uol, não é o blog dos canalhas, há liberdade de ideias sim e és bem vindo, sempre ( embora o espaço não seja meu ) mas eleva-te.

        Saudações DEMOCRÁTICAS !!!

    7. Alisson, o processo não é somente político, mas sim político jurídico, não se esqueça que ele tem um lado jurídico e como tal deveria se limitar a todas as normas e princípios decorrentes deste fato. O STF como responsável maior pela defesa da constituição tem o dever acima de todos de zela por este aspecto. No julgado da semana passada foi aventado haver nesta primeva faze do processo uma analogia com o inquerido e como tal não deveria ter os rigores de um processo penal. Data venia mesmo o inquerido em qualquer de suas fases esta limitado pela lei, costumes e princípios gerais do direito.

      1. Não perca seu tempo com a direitinha pão com ovo, comemora a subida da bolsa enquanto nada possui no bolso. Não passa de um tolo, midiotizado e globotomizado, fã do eduRATO cunha.

    8. Mas o argumento do ato de interna corporis, NÃO serve para você admitir o ato de INTRUSÃO ILEGAL do legislativo (a maioria deste faz a denominação ser em minúscula) no Executivo!

  2. As instituições estão todas corrompidas. Os íntegros que dela fazem parte estão submetidos ao poder dos maus elementos e dos pusilânimes.

  3. Quando uma acusação de crime não merecer análise de mérito não sei aonde vamos parar. Se rompe a última trincheira da legalidade, só a barbárie se mantém. O ministro barroso chegou defendendo os avanços civilizatórios, foi muito reverenciado e replicado na sociedade. Quero ver o comportamento neste momento crucial para a Democracia dele e dos outros ministros, o gilmar não conta porque sabemos que dele não podemos esperar isenção. Restringir uma acusação criminal a somente a higidez ritual é permitir o avanço de perseguições políticas travestidas de jurídicas.

  4. O STF é o sócio do golpe, mas estásabiamente disfarçado de acovardado.
    Obs. ontem à noite Gilmar Mendes e José Serra estavam reunidos num hotel na Alameda Santos, Tivoli Mofarrej. O golpe é escancarado demais!!!

  5. Sim o STF nao pode interferir Mas pode e deve atender ao pedido de afastamento do abastado correntista suisso. Pedido este hamaisde mes feito pelo PGR. Nao o fizeram porque? A mim suscita duvidas: estao $$$ comprometidos,ou sao incompetentes ou participes do golpe

  6. Espero que nas próximas eleições elejamos um Congresso muito melhor do que o que está aí.
    Talvez, se não reverterem a proibição do dinheiro de empresas nas campanhas, consigamos.
    É preciso explicar pro povo que não dá pra votar em qualquer um, que não “tanto faz”.

  7. O comentarista lá em cima falou em interna corporis, o que ele tem a dizer da decisão do gilmar de suspender a nomeação de Lula? Seria externa corporis? Neste caso invocado suspeição de possível delito futuro, ou presunção de culpa. Ou ainda condenação política.
    A votação no congresso foi eminentemente política, ninguém falou nos crimes, falaram em corrupção (sic), família, (sic), Deus (sic), análises jurídicas cabem ao judiciário.

  8. “[…] quando um gesto intenta um crime, criminoso o gesto é.”

    O Direito Penal do Inimigo é perigoso, pode levar a conclusões precipitadas, ao estilo “Precogs” do “Minority Report”!

  9. O SUPREMO, não tem o minimo de respeito para com o povo brasileiro, qual é o foro privilegiado que tem hoje, quem diz isso é a própria jurisprudência, que mandou prender Delcidio, acabou, ou foro privilegiado serve pra todo politico ou não vale pra ninguém, qual a diferença entre o Delcidio e o temer e o Eduardo Cunha, os três são ladrão do mesmo jeito. a OEA E A ONU com a palavra porque esse supremo pequeno e que quem o preside não tem capacidade para fazelo é outra coisa.

  10. Que texto hein. A analogia do colete com o beiçudo foi ótima. Parabéns. Ainda tenho esperança que aconteça este milagre

  11. O (in)justiciário (gostei do meu neologismo) está no GOLPE, junto com a polícia federal (sic) e ministério público (sic, sic), tudo com minúsculas bem pequenas, como diz o PHA, e como deve ser. Eles habitam, ou melhor, orbitam, o planeta casa-grande, porque a ele servem, embora não façam parte dele, mas sejam apenas seus serviçais e lacaios. Eles não habitam o brasil da maioria. Aliás, agora o brasil também deve ser grafado com minúsculas, porque foi diminuído ao mínimo possível, é um paiseco bananeiro igualzinho a outros que estão por aí. Digo mais, o nome deveria ser mudado e adequado a realidade: REPUBLIQUETA BANANEIRA DO GRANDE PARAGUAI seria um nome muito mais adequado….

  12. Pulhas, Pulhas, Pulhas! O que contém os dossiês com o qual são chantageados? Ministro do Supremo, quá, quá, quá? STF brasileiro é uma piada mal ajambrada. São parte do GOLPE contra o Brasil, contra o único partido que deu comida a milhões de famintos. Pulhas, cuspo em suas caras cínicas! Não matam Lula e Dilma, porque esses nunca morrerão, mas matam uma nação que caminhava para ser gente grande. Senhores de engenho!

  13. Cada dia o admiramos mais Sr. Fernando. Estamos confiantes nesta batalha contra uma campanha escancarada de odio e injustiça que estão intentando contra a nossa presidenta. Como já disse, já somos vencedores. Quem caminha com a verdade, jamais sairá derrotado.

  14. Excelente texto que reflete verdadeiramente o posicionamento do STF frente aos descalabros do congresso brasileiro. A realidade da situação não deixa dúvida de quem é quem neste país e no futuro a história estará manchada assim como foi no golpe de 1964.

  15. Fernando Brito você honra as duas décadas que conviveu com Leonel de Moura Brizola. Seu texto simplesmente me emocionou. Agora, não sei o que é pior hoje, se o congresso ou o stf (tudo minúsculo mesmo, em homenagem à maioria das figuras que os compõem!). Que tragédia!

  16. Iero Suaréz ….eu entendi o que tu quer falar. Tu trabalha em um lugar onde a mensalidade varia de R$ 2.229,00 a R$ 2.913,00. Claro, a meritocracia, qualquer um entra e estuda em um colégio destes, desde que estude, é apenas uma questão de “vontade” ($$$$$$$$$$). Outra coisa, minha carteira esta assinada desde meus 18 anos, hoje tenho 34, então outra besteira e burrice o que tu falou. Vou completar meu pensamento citando uma frase de Platão, no livro A República – “um sociedade só é justa quando as oportunidades são iguais”. Abraço

  17. Fernando Brito, sabio como sempre, o bom senso de sempre, cade o Supremo? e muito triste saber que estamos a merce de um criminoso na camara, e que PGR Janot valentao com PT, fecha os olhos com Furnas e Aecio, com Cunha, com Temer, e evidente que os deputados foram comprados, vejam Viomundo de hoje, que justica e essa estamos sendo tomados por bandidos, do que temem Supremo e PGR?…Esses canalhas Cunha, Temer, Psdb, traidores da patria, fazem o que querem, Supremo, Pgr cheio de dedos ou?…Estou tentando entender, estou esperando uma reacao a altura, afinal para que queremos o Supremo para enfeite, sejam homens sabios, estamos esperando! Nao se acovardem e melhor errar tentando acertar do que nao agir, PELO AMOR DE DEUS! Socorram o Brsail o mundo esta escandalizado, es os brasileiros envergonhados mergulhando no caos, de politicos criminosos dominando tudo ate a justica, nao e possivel se calar diante do circo da camara, comandada por criminosos Cunha e Temer o traidor!

  18. TÍTULO V
    Da Defesa do Estado e Das Instituições Democráticas
    CAPÍTULO I
    DO ESTADO DE DEFESA E DO ESTADO DE SÍTIO
    Seção I
    DO ESTADO DE DEFESA
    Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
    § 1º – O decreto que instituir o estado de defesa determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes:
    I – restrições aos direitos de:
    a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
    b) sigilo de correspondência;
    c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
    II – ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
    § 2º – O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
    § 3º – Na vigência do estado de defesa:
    I – a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;
    II – a comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação;
    III – a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;
    IV – é vedada a incomunicabilidade do preso.
    § 4º – Decretado o estado de defesa ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de vinte e quatro horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria absoluta.
    § 5º – Se o Congresso Nacional estiver em recesso, será convocado, extraordinariamente, no prazo de cinco dias.
    § 6º – O Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de dez dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
    § 7º – Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa.
    Estas são as medidas que a Presidente pode usar ainda com a caneta nas mãos.

  19. Parabéns Brito, mais uma vez você da show na forma de pensar. Dá força e alimenta o nosso espirito de luta.

  20. Brito, magistral!
    Daqui a 50 anos, seu texto poderá ser lido por qualquer jovem que queira compreender o crime cometido contra o Brasil.

  21. O STFede!
    E acumpliciado no mais vagabundo e escroto golpe perpetrado no Brasil!
    Desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão!

    1. … Ontem eu li um comentário lapidar de um internauta que diz mais ou menos assim:
      “Como não temos mais Constituição a ser preservada – a Carta Magna do país já foi estuprada -, e considerando que a função precípua do STF é o de ser o guardião da Lei Maior…”
      Perdão o desfecho do matuto: que feche-se aquela porra suprema!
      Perdão pela pela má palavra!
      Dileto(a) leitor(a) – há muito tempo – eu também já estou de saco transbordando!

      NOTA:
      a extinção daquela [suposta] Corte Suprema, além do fator moralizante, seria uma grande contribuição para o tão desejado ajuste fiscal, equilíbrio das contas públicas do governo federal!
      Suprema!
      Sei!
      Corte absolutamente ÍNFIMA, isto sim!

      Ademais quem vigia “os(as) tais supremos(as) cheirosos(as)”?!
      “supremos(as) cheirosos(as)” e suas togas IMUNDAS sustentadas nababescamente pelo dinheiro suado e do sangue laboral do honesto povo trabalhador brasileiro!

      O ‘juridiquês’ pernóstico, peçonhento, inútil e tendencioso deles(as) que vá para…

      1. NEW YORK TIMES, EM EDITORIAL: FOI GOLPE

        Assim como vários outros veículos da imprensa internacional, como The Guardian, El País, CNN e Der Spiegel, o NYT, maior jornal do mundo, também condenou o golpe parlamentar liderado por Eduardo Cunha & Cia, que transformou o Brasil numa república bananeira aos olhos do mundo; segundo editorial, as pedaladas fiscais foram um pretexto para um referendo sobre o PT, no poder desde 2003; “Dilma, que foi reeleita em 2014 por quatro anos, está sendo responsabilizada pela crise econômica do país e pelas revelações das investigações de corrupção que envolvem a classe política brasileira”, diz o texto, que ressalta que o processo é conduzido por políticos acusados de crimes mais graves do que os atribuidos à presidente; ainda há tempo para que o Senado e o Supremo Tribunal Federal corrijam a lambança
        19 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:50

        (…)

        FONTE LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/227015/New-York-Times-em-editorial-foi-golpe.htm

  22. Perfeito, Brito !
    Perpetrado o crime as excelências darão de ombros visto que o mal já está feito.
    A conhecida operação vazajato vai terminar como terminou a república do galeão.
    O país entregará suas riquezas, mais uma vez, sob o comando cínico dos entreguistas que, aliás, pressurosos já mandaram embaixador dar os últimos retoques ao golpe entreguista.
    Saúde, educação, segurança, programas sociais serão contingenciados.
    Nossas forças armadas serão estioladas sob a desculpa da contenção de despesas e o 7 de Setembro será novamente uma “palhaçada” como disse uma vez FHC.
    O Brasil pequeno, ajoelhado e vilipendiado é o desejo dos que manobram o golpe, financiados pelos mesmos de 64.
    Sejamos vermelhos, azuis, pretos, brancos, cor de rosa mas antes de tudo VERDES E AMARELOS !

  23. Brito,
    você e demais que comentam poderão dizer que não é hora para essa avaliação, mas a vítima do canalha foi alertada que havia a intenção de assassiná-la.
    Depois, que havia a decisão de assassiná-la.
    Depois, que assassino havia sido contratado.
    Depois, que a arma havia sido encomendada.
    Depois, que a arma havia sido paga,
    Depois, que a arma havia sido entregue.
    Depois…
    Constata-se, desgraçadamente, que a presidente é uma desqualificada para exercer a estratégia do poder.
    Acercou-se de burocratas como ela, desprovidos de relacionamento e respeito nos segmentos de influência.
    Correta a decisão de não apoiar cunha para a presidência da câmara, mas qual o plano para enfrentá-lo nos lances seguintes?
    Correta a decisão de não apoiar cunha no conselho de ética, mas o que foi feito para mitigar impactos?
    Uma presidente que permite que as coisas cheguem a esse ponto está precisando do apoio de uma equipe de psiquiatras!
    É a fábula do sapo fervido. O sapo vai nadar na panela, a temperatura vai aumentando e o sapo se adaptando, até que morre fervido.
    O currículo e o histórico da direita fora do poder dilma conhece melhor que nós, pois passou alguns anos sendo torturada na cadeia.
    Uma presidente que, chegando a esse ponto, obtém menos de 150 dos 513 votos, já havia morrido há muito tempo. E por suicídio!
    A ausência de atitude de autopreservação é inconteste. É um misto de ignorância, ingenuidade e soberba.
    Se o objetivo era a emancipação dos milhões da base da pirâmide social, isso somente seria ser alcançado com o exercício do poder.
    A negligência da presidente penalizará todos, exceto os corruptos e os do topo da pirâmide.
    Alguns sentirão no bolso.
    A maioria, a base da pirâmide social, sentirá na carne.

    1. NEW YORK TIMES, EM EDITORIAL: FOI GOLPE

      Assim como vários outros veículos da imprensa internacional, como The Guardian, El País, CNN e Der Spiegel, o NYT, maior jornal do mundo, também condenou o golpe parlamentar liderado por Eduardo Cunha & Cia, que transformou o Brasil numa república bananeira aos olhos do mundo; segundo editorial, as pedaladas fiscais foram um pretexto para um referendo sobre o PT, no poder desde 2003; “Dilma, que foi reeleita em 2014 por quatro anos, está sendo responsabilizada pela crise econômica do país e pelas revelações das investigações de corrupção que envolvem a classe política brasileira”, diz o texto, que ressalta que o processo é conduzido por políticos acusados de crimes mais graves do que os atribuidos à presidente; ainda há tempo para que o Senado e o Supremo Tribunal Federal corrijam a lambança
      19 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:50

      (…)

      FONTE LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/227015/New-York-Times-em-editorial-foi-golpe.htm

      1. Sincero perdão pode ter introduzido por equívoco o meu comentário neste espaço!

  24. Fernando, outro texto excepcional, mostrando a dura realidade da maior parte do Supremo, assistindo ao golpe de camarote e deixando os brasileiros, que votaram em Dilma, descrentes e abandonados a própria sorte. A imprensa do mundo todo pergunta como o bandido Cunha está solto e não preso. E como conduz um processo de impeachment com a desfaçatez e o cinismo dos criminosos…Um congresso reacionário , com uma grande maioria respondendo a processos, condena uma presidenta honesta e corajosa. Que espetáculo deprimente, servindo de chacota e escárnio para o mundo todo. A nossa jovem democracia foi maculada e desrespeitada. Ora, o presidente Lula, que não tem nenhum processo, e que vai contribuir para auxiliar o governo , não pode assumir na visão canhestra de muitos de seus membros? Não se respeita a indicação legítima da presidenta? Muito triste e deprimente o lavar de mãos desta casa que deixa de se o último refúgio para a legalidade e o respeito às instituições. Parabéns, Fernando, pela sua luta diária e valente, desafiando a nossa mídia golpista e alertando, com seu texto crítico, os desacertos e mazelas de nosso país. Continue firme, um abraço,

  25. Despiram-se da HONRA e abraçaram-se aos CANALHAS sem nenhum constrangimento. Corja de chupins a serviço da escória endinheirada que oprime esse país há muito tempo.

  26. Suas excelências, curtindo o paraíso que lhes proporcionamos, na suprema corte mais cara do mundo (de longe), não têm tempo para defender essas quinquilharias, tipo respeito à Constituição, ao voto popular, à Democracia. E haja citações empoladas, haja latim mal aplicado, haja vozes empostadas diante da TV. Mas nada, absolutamente nada justifica a omissão.

  27. Há uma tentativa de judicialização de um processo de impeachment que, rezou a CF88, deve ser feito no Senado.
    Lewandowsky terá a oportunidade de analisar o mérito da questão na fase do julgamento, quando estiver no comando das sessões do Senado.
    Qualquer outra atuação do STF nesse sentido será interferência em ato próprio do Senado Federal e, portanto, um atentado a Constituição.

  28. A loucura é tanta, chega à ser insensatez, que daqui a pouco os privatistas do TRAMPOLIM PARA O ABISMO vão propor a terceirização da justiça e do ministério público, já que são dois órgãos muito pouco produtivos e consomem muitos recursos.

  29. Emérito e impávido jornalista Fernando Brito, diletos(as) e conscientes comentaristas desta conspícua Casa Cibernética ‘Tijolaço’,
    humildemente, encaminho a seguinte proposição:
    deveríamos recomendar a alguém de direito a sugerir ao governo federal – creio via AGU – ingressar, imediatamente, com uma ação – talvez cautelar – no sentido de que o processo imoral do “impeachment” seja suspenso no [suposto] Senado Federal até que as tais ‘pedaladas fiscais’ “enquanto crime de responsabilidade” cometidas por 18 governadores e um sem numero de ‘prefeitins’ Brasil afora sejam julgadas nas Casa Legislativas correspondentes.
    Em paralelo também, óbvio, as ‘pedaladas fiscais’ sob a responsabilidade do covardão &$ desleal vice-presidente TRAIDOR-MOR da República em frangalhos, o senhor Mimimichel TEMERoso, processo este sob apreciação do ministro Marco Aurélio Mello…

    A ação invocada, entre outras coisas, em respeito à observância estrita do princípio democrático fundamental da Isonomia…

    NOTA CÍVICA E NACIONALISTA:
    BRASIL DO BEM, mãos à obra!
    E JÁ passou da hora!
    Do contrário, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhãs’!
    Complexo assim!…

  30. Esses párias a serviço das forças ocultas, desde sempre, iniciaram suas atividades nos primórdios com a legalização de terras invadidas pelos probos. Escoria da sociedade cobertos pelo Manto Negro dos Sanguessugas, com raríssimas exceções.

  31. Cada vez que leio um texto escrito com a alma, fico mais ferida sob um sentimento de impotência, ainda mais quando o crime foi anunciado. Não estudei Direito, embora saiba que qualquer mortal pode identificar o que é justo ou injusto, a dramaturgia grega foi a grande mestra dos Ocidentais e a literatura mundial de todos os povos é a memória de todas as virtudes e vícios humanos. Vejo o Brasil sendo vilipendiado de fora com a ajuda preciosa dos que recebem de nós muito mais do que deviam receber em termos materiais. Um exército recrutado sabe Deus em que becos e esgotos, que representam os farrapos bem treinados para dar fim a um ciclo nunca antes vivido por nosso país. Um drama grego travestido de circo romano junta perversão e diversão num só espetáculo nacional. As instituições não queimam, mas desabam com esse golpe. Todas. Caindo o Executivo, caem de vez o legislativo e o judiciário. Serão tão ornamentais quanto Temer foi durante sua vida pública. Agradeçam, como já está fazendo o entreguista senador Aloysio Nunes, aos financistas e políticos norte americanos o grande negócio pelo qual vão garantir a vida de poucos descendentes nativos, como anunciado em cada discurso vil da Câmara dos deputados. Talvez nem possamos dizer como dito foi pelos poucos descendentes de líderes indígenas dizimados nos EUA, a célebre frase: Enterre meu coração na curva do rio. Porque nossas águas, assim como tudo em nossa terra tão rica e promissora, estarão vendidas e dominadas , se já não estiverem cobertas pela lama, como está a de Mariana. Foi um crime anunciado sim e produzido na cara dos covardes institucionais.

  32. Antológico texto. Mas gostaria de sugerir que o sr. fizesse esta sugestão, a não sei quem de direito, que seria o seguinte: desde que existem juristas defensores da legalidade do pedido de impeachment e existem outros juristas defensores da ilegalidade deste pedido, sugiro que antes do Senado tomar qualquer decisão que seja feito um debate entre estes juristas. No próprio Senado, se possível com as presenças de todos os senadores, se possível com televisão. Não sei se o STF concordaria com isto. Acredito que os senadores não seriam tão cretinos como foram os deputados.

  33. O STF zzzzzzzzzz. Uma vergonha esse poder (sic) judiciário.
    O PGR pediu o afastamento do ilibado Cunha no dia 16 de Dezembro de 2015!!! O que o STF fez nesse grave quadro de crise??? NADA!!! Esse pessoal está brincando com o povo. Haja paciência.

  34. … Se os membros do infame Poder Judiciário brasileiro observassem como os JUÍZES, por exemplo, da Suécia se comportam, o espelho à frente ficaria opacificado por fezes!…

    NOTA:
    um “espelho” – entre variegados – para os nossos [nossos ‘O Caralho’] juízes, em especial “aos/às supremos(as)” de togas IMUNDAS!

    UM PAÍS SEM EXCELÊNCIAS E MORDOMIAS
    Uma incrível visita a uma das democracias mais ricas do mundo, onde os políticos ganham pouco, andam de ônibus, cozinham sua comida, lavam e passam suas roupas e são tratados como “você”.
    Autora: Claudia Wallin – jornalista e escritora brasileira que, atualmente, reside na Suécia
    Editora Geração

  35. … De um outro sábio comentarista:

    “Somente houve democracia no Brasil até o ano de 1499!”

    ***

    Acrescenta, matuto!

    “Na veia!”

    ‘Nas Veias Abertas da América Latina’ – Livro de autoria de Eduardo Galeano – um dos mais brilhantes escritores e mais puros pensadores humanistas e democratas da história da humanidade

  36. O STF com exceção do Min Levandovski e do Marco Aurélio de Melo ( um senhor ministro que honraria qualquer tribunal do mundo) , se tornou uma casa pornográfica , de homens e mulheres sem dignidade coniventes com a imundice da política praticadas por Cunha e sua galera. Não valem o que comem, quanto mais salários próximo a 80.000,00 por mês com três meses de férias que devido ao descanso e ao descaso não foi possível julgar Eduardo Cunha. É o cumulo da inutilidade e do acobertamento da patifaria.

  37. (…)
    “supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas”!
    O que não deixa de ser um risco constante e iminente à nossa subdemocracia em frangalhos!
    Portanto, ‘nois’ podemos inferir que, no ‘bra$$$&l’ da mais IMUNDA Casa Grande e da mais torpe plutocracia, a Corte [supostamente] Suprema é, na verdade, absolutamente ÍNFIMA!
    Suprema o Caralho!
    Antro de Nababos/Marajás financiados com o dinheiro do suor e dos sangue do honesto, sapiente, leal, generoso povo trabalhador barsileiro!
    E mãos à obra, povo nas ruas exigindo tudo o que lhe de direito!
    De direito!
    e não de Direito, que somente pertence à classe “meritocrática” da estúpida, salafrária, desumana, impiedosa… &$ [mega]CORRUPTA ‘coxinhada’ nativa, quase[descerebrada], a expelir sistemicamente a bilirrubina do ódio figadal!…

  38. E sentem-se ofendidos quando Lula diz que estão acovardados!…

    Creio também que alguns estão coniventes!…

      1. … Nazista excomungado &$ depravado jair BOSTOnaro outro patife disparado a arma contra a nação brasileira!
        E “os(as) supremos(as) batendo palminhas sem precisar sequer ter o trabalho de encostar as santinhas (sic) mãozinhas supremas uma na outra”1

        NOTA FÚNEBRE:
        será que “o supremo” decano Celso de Mello utiliza – in off, óbvio! – algum arrazoado contra os arreganhos de mafioso explícito perpetrado pelo GÂNGSTER eduardo ‘CU(nha)’ dos nazifascigolpistas?
        E será que nestes mesmos eventos deploráveis e cafajestes “o supremo militante (PSDBosta/MT)” expõe com tanta amargura e ódio aqueles “cheirosos e extravagantes ‘Beiços do Cão'”?
        Perdão aos Satanás!

  39. Sinopse do best seller UM PAÍS SEM EXCELÊNCIAS E MORDOMIAS

    Uma incrível visita a uma das democracias mais ricas do mundo, onde os políticos ganham pouco, andam de ônibus, cozinham sua comida, lavam e passam suas roupas e são tratados como “você”.
    Autora: Claudia Wallin – jornalista e escritora brasileira que, atualmente, reside na Suécia
    Editora Geração

    Ler este livro é algo obrigatório para todo deputado, senador, ministro, juiz, desembargador, governador, presidente, secretário, prefeito, vereador. E sobretudo para o eleitor. Para ele, é quase um guia de sobrevivência na selva da política brasileira. Claudia Wallin trata da Suécia mas é impossível não pensar no Brasil a cada parágrafo. Com cinismo, cólera, amargura. Ou com esperança. Porque não? Afinal, prova que existem políticos que desconhecem o tratamento de “Excelência”. Que não tem mordomias, não aumentam seu próprio salário, não tem gabinete próprio. Que usam transporte público e não estão na vida pública para fazer fortuna. E que respeitam – e muito — o eleitor. Um sistema apoiado em três pilares: transparência, escolaridade e igualdade. Um dia, quem sabe, chegaremos lá. Ler e se envergonhar com estas páginas pode ser o começo.

    Leia o primeiro capítulo

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://geracaoeditorial.com.br/pais-sem-excelencias-e-mordomias-um/

  40. O tal STF armou acampamento definitivo no Rio das Traíras .
    Só deixará o local após golpe afastar Dilma e talvez prenderem lula que é a jóia da coroa .
    Ali só restou lewandowski .
    Cumplices dos cunhistas .

  41. Abutres e aves de rapina na política só vociferam contra àqueles que não compactuam com com seus desfazeres, àqueles que se erguem como obstáculos no caminho rumo ao festim alimentar que tem recursos públicos no seu menu principal. Como ficou escancarado nos votos contra a presidente no canil do Cunha, essa é a cara da classe política do Brasil. Apoiada por acéfalos políticos, raposas empresariais, justiceiros partidários e os meios de comunicação viciados em caos. Todos, igualmente corruptos em seus íntimos, compartilham a tese do quanto pior melhor. Salvem-se quem puder!

  42. … Já passou da hora de o honesto povo trabalhador brasileiro ‘bater à porta’ do “Supremo”!
    Se as portas da [suposta] Corte suprema não nos forem injustamente receptiva, aí, ‘nois’ não teremos outra alternativa:
    democrática e civilizadamente, ‘nois’ ‘bateremos na porta’ do tal STFede!…

    1. … Se formos obrigados pelos(as) (ir)responsáveis “supremos(as)” a escolhermos a também lídima segunda opção, os(as) togados(as) sentirão pela primeira vez [primeira vez!] o cheiro do povo!…
      E, quiçá, deste momento em diante as “excelências” respeitarão o dever de ofício: serem o guardião da Constituição!
      Se não quiser, “piquem a mula”!
      Vão enriquecer exclusivamente na iniciativa PRIVADA, mercenários a serviço da desumana, criminosa, estúpida, violenta… &$ [mega] CORRUPTA plutocracia!
      E/ou sigam solenemente o exemplo do congênere rábula psicopata do MENTIRÃO do escroto apê. em Miami via offshore Mossack Fonseca também dos bandidos Marín(ho):
      aposentadoria precoce ao invés da ‘Lei da Bengala’!…
      Simples assim!

      1. … Ao fim e ao cabo das tormentas, os(as) criminosos(as) nazifascigolpistas antipovo serão literalmente ‘desMOROlizados’ na “vitória [de Pirro]” – e na memorável derrota cabal, pedagógica e histórica!

        Mãos à obra!

  43. Me emocionei demais Brito.
    Posso copiar e distribuir em folhas de papel, no terminal de minha cidade?

  44. A indignação é a de todos. Entretanto a verdade é que o Supremo Tribunal Federa, mesmo se autoproclamando o guardião, defensor de nossa Constituição. em todos esses episódios do Mensalão, Lava a Jato e do impeachment da Dilma que está em curso e evoluindo com a participação da Suprema Corte por sua inação. No mínimo, os senhores Ministros prevaricam. Dizem que só podem agir quando solicitados, não por sua conta, mas quando recorrem aos préstimos a sentença favorece os opressores e golpistas. O STF no seu conjunto é parte do golpe. Por isso, pasmem: estamos a depender do Supremo (seu presidente diz que examinará, mas sabe-se lá que sentença sairá) e do Senado (Renan, apesar de todos os problemas que enfrenta, tem ficado ao lado da legalidade), O jeito é aguardar.

  45. VERDADEIRA NAÇÃO BRASILEIRA
    MAIS UMA PERGUNTA FUNDAMENTAL QUE NÃO PODE – E MUITO MENOS DEVE – CALAR!

    Durante a tramitação no Senado Federal caso o ministro presidente do STF o doutor Ricardo Lewandovski constate baseado em provas documentais irrefutáveis que não houve crime de responsabilidade…
    E apesar de o Brasil e o mundo já saberem disso há muito tempo…
    A perguntinha básica: diante do relatório do supremo ministro presidente do STF Ricardo Lewandovski – que será, inclusive, publicizado fartamente à nação e ao mundo – os senadores poderão ainda perpetrar o golpe?…

    1. ajuste:

      … [relatório] que será, inclusive, publicizado fartamente à nação e ao restante do mundo –…

  46. … Não esquecer também do perigosíssimo líder do ‘Alto Comando’ do ‘Golpeachment’, o tal procurador ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ ‘O Sonso geral da nação [em frangalhos]’…

  47. Perfeito. As emanações pútridas, os miasmas do parlamento continuam a feder. Mas males há que veme fazem o bem no final. O monstro saiu da masmorra e arreganha os dentes e expele seu hálito imundo. Estou com ima lança, do outro lado da trincheira…

  48. Perfeito. As emanações pútridas, os miasmas do parlamento continuam a feder. Mas males há que vem e fazem o bem, no final. O monstro saiu da masmorra e arreganha os dentes e expele seu hálito imundo. Estou com uma lança, do outro lado da trincheira…

  49. Sr.Fernando.Ao respeito do STF,eu me habituei nos últimos tempos,ter uma opinião muito negativa ao respeito do Sr.Gilmar Mendes.Pois nos dias últimos,me convenci de que esse senhor,de todos os membros daquela corte,é o mais honesto ,pois nunca escondeu suas preferências ideológicas,sempre contra o governo atual.Quanto aos outros,em seus silêncios,tentam disfarçar suas preferências ideológicas,se utilizando do SILÊNCIO.Continuo não concordando com o Sr.Gilmar Mendes,contudo louvo sua honestidade,quanto aos outros? Que se pode dizer?

  50. Se todos sabem que foi golpe porque não tomamos uma atitude?
    É medo senhores, medo e conluio.
    Desde o início de 2010 venho dizendo aqui que íamos chegar a esse ponto, e por culpa da dilma (eu chamava de plano secreto da dilma) pois aí está.
    Ela deixou, junto com o zé e o oliva, quebrarem a ordem constitucional, a ordem jurídica (mpf etc) e não fêz absolutamente nada.
    Poderia ter posto todos na cadeia, ter fechado a globo, o Lula também, ela é a comandante suprema das forças armadas quando a ordem, constitucional, política e judicial está sendo subvertida ela pode intervir e acionar as forças armadas pra garantir a vontade popular.
    Mas não. Ao contrário, e é o que me causa asco é que ela encheu eles, sustentou-os com o nosso dinheiro, todos eles.
    Além do estelionato eleitoral que cometeu, sua passividade bovina, hoje começo a pensar que o tal coração valente foi um engodo.
    E agora o que vamos fazer? É revoltante ver uma quadrilha tomar conta do nosso país e destruir tudo o que foi conquistado.
    Por que não pedimos ajuda ao Russos uma vez que ela não fará isso. E tenham certeza também se ela se safar não fará nada com o pior inimigo do povo brasileiro a globo. Talvez ela até a ajude, participando da ana maria ou vendendo presunto.

  51. Mesmo agora ela ainda poderia fechar a globo pelo que ela fez ao país; mais uma vez não o fará.
    DILA É COVARDE, COVARDE, COVARDE, COVARDE…….

  52. Vou imprimir este texto e levá-lo a todos possiveis. Fernando você também é o cara….pela net vou enviar para todos.

  53. Brito excelente texto, retratou o GOLPE na origem… a inércia de quem teria e TEM AINDA o dever de proteger a nossa jovem Democracia… porém, é sabido a CIA / Ultradireita vem desestabilizando as esquerdas nas Américas… Sul e Central…. isso tudo para que esses governos fiquem de quatro aos interesses Americanos… isso é o PONTO inicial e final.

  54. Lembrando Chico Buarque a muitos anos atrás, na época da ditadura militar:
    Hj é vc quem manda, falou, tá falado, não tem discussão, a minha gente hj anda, falando de lado e olhando pro chão
    Vc que inventou esse estado, e inventou de inventar, toda a escuridão, vc que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão
    APESAR DE VC AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA
    EU PERGUNTO A VC ONDE VAI SE ESCONDER
    DA ENORME EUFORIA COMO VAI PROIBIR
    QDO O GALO INSISTIR EM CANTAR
    ÁGUA NOVA BROTANDO E A GENTE SE AMANDO SEM PARAR…..
    ( honestamente escrevo isto com água nos olhos, apesar de ter 73 anos )
    Que leiam esta música, no seu todo, os togados e demais canalhas

  55. Brito esses togados do stf(com minuscuals mesmo) nao sao ignorantes ( sgots com maiusculsd) SAO CORRUPTOS TANTO QTO O CUNHA. ALIAS DIAS ATRAS AYE J. BARBOSA DISSE: O PODER MAIS CORRUTO DO BRASIL E O JUDICIARIO. SUPONHO QUE, TENDO SIDO(excelentissimo) FALOU COM CONHECIMENTO DE CAUSA. AFINAL ELE TB PARTICIPOU DESSAS CORRUPÇOES. PERDI TODA ESPERANÇA NESTA PAIS. TENHO 74 ANOS. FUI VOU PASSARO RESTO DE DIGNIDADE QUE AINDA TENHO PRA PESCAR LONGE DE QQ INFORMAÇAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *