O genocídio social de Temer: 40 milhões perderão o Bolsa Família

GENOCIDIO

Os repórteres do Estadão que registram hoje em manchete o anúncio do genocídio social pretendido pelo Governo Temer poderiam ter ofendido um pouco menos a inteligência de seus distintos leitores.

Dizer que o Governo Temer fará “a expansão do sistema de proteção social para os 10 milhões de brasileiros que compõem os 5% mais pobres deve ser feita por meio do Bolsa Família, que seria mantido” quando, a seguir, informa que o programa atende hoje 14 milhões de famílias (50 milhões de pessoas) é um deboche cruel  como poucas vezes li em letra de forma.

Até porque, adiante, fica claro que os 40 milhões de bolsistas a menos, na visão (devo dizer visão sobre algo vindo dessa gente?) do PMDB, vão ficar por conta do mercado: “Para o PMDB, a camada situada acima do limite de 5% até o de 40% mais pobres está “perfeitamente conectada à economia” e deve ter benefícios com uma eventual retomada da atividade econômica”.

Há outras questões, que abordarei a seguir, como o Minha Casa, Minha Vida e o pré-sal.

Agora fico nestes dois absurdos.

O primeiro, o de um governo que pretende tirar uma pequena subvenção (média de R$ 163,57 por família, informa o próprio jornal) de 40 milhões de pessoas pobres.

O segundo, de uma imprensa cúmplice, porque escreve não para as pessoas entenderem o alcance de uma decisão destas, mas confundir e  para “dourar a pílula” de veneno contra seu próprio povo.

Não há um ser humano digno deste nome que possa ver se anunciar tamanha crueldade contra uma multidão – 40 milhões é só um milhão a menos que a população da Argentina inteira! – e não se escandalize, fazendo o seu papel de mostrá-la cruamente.

Muito menos um jornalista que não enxergue a óbvia manchete: 40 milhões vão perder o Bolsa Família.

É como chegar em um campo de concentração nazista e escrever que, de fato, os judeus estavam “desnutridos”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. O valor total do bolsa familia em um ano é igual a uma semana de juros selic ao capital.

    Alguem pode confirmar ou negar?

    1. Ou seja, o intuito de encolher programas sociais não é para enxugar despesas e arrumar o caixa da economia. Nem mesmo para quem acha que subir a taxa de juros é conserto, pois daria um aumento pífio. É por sadismo mesmo.

  2. Quando a tarefa do ator Boechat é complicada ele fica só na emoção e as palavras ficam aquela bagunça. Coça o nariz, esquece o texto, a moça o recoloca no texto. Uma chatice.Uma chatice.

    Hoje a tarefa era desclassificar o protesto do MST. Um protesto fraquinho na sua opinião, inócuo com o golpe que ele chama carinhosamente de impitim, e antipático. Ou seja o trabalhador (leia se o MST na sua opinião não e trabalhador) fica impedido de cumprir a jornada com o fechamento da rodovia. Etc etc.

    1. Era pra estar preso. Fez apologia a depredacao do patrimonio publico que culminou com a morte do cinegrafista da Band na Central do Brasil. E um capacho e pau mandado do DD.

  3. Onde estavam estes 40 milhões enquanto os 500 mil abastados gritavam “Fora Dilma”? Tem que se fuder mesmo.

    1. Verdade Jeferson, só penso que não têm que se fuder, porquê mais fodidos ainda, arrastam mais para baixo o País, já que o Bolsa Família, embora ínfimo valor perto da ganância rentista, pelo menos gira um pouco a roda da economia. Mas o que ocorre com esta massa -pelo menos boa parte dela- é que a DESINFORMAÇÃO DA GLOBO E SEUS SÓCIOS…BAND, RECORD, SBT, REDE VIVA, REDE MORTA, PASTORES DA MÍDIA E SEUS MILAGRES DIÁRIOS etc…
      tem um EFEITO LETAL no cérebro desprotegido culturalmente e educadamente neste povo! Muito diferente de um MST, por exemplo, onde o povo é camponês, pobre e sofrido, mas é POLITIZADO! Sabe o que quer e porquê luta; Terra para produzir e melhorar de vida! Sabem que a Globo e asseclas fazem parte de uma Gang Mafiosa de Mídia, Poder e Lucro e se apossam do Estado, nos 3 poderes, como se o Estado fosse só para eles. Aí foi um dos grandes erros do PT – que ainda pode ser concertado – que até as baratas viam…NÃO FAZER A COMUNICAÇÃO !!! NÃO COMUNICOU…A FACÇÃO MARINHO FOI LÁ E ALIENOU! SIMPLES! Um exercício de imaginação: convoquem os três Metralhas Marinho pra debater com João Pedro Stédille…vamos ver se eles encaram…NUNCA, porquê sabe que levariam UMA SOVA!!!

      1. E por favor, não levem para o lado do preconceito, a questão de desinformado e alienado…não falo no sentido pejorativo -um gênio da ciência tem tudo pra ser um alienado musical- falo no sentido da FALTA DE ALTERNATIVAS MESMO! Se não tem uma PLURALIZAÇÃO DA MÍDIA, que possibilite programas alternativos e atraentes aos DOMINGOS, vem o Faustão e FAZ O SERVIÇO!

        1. Corretissimo, Dinio. Hoje Oswaldo Cruz poderia curtir Michel Telo’. Portanto, vamos com calma Jeferson.

          1. Vocês dois estão corretos. Mas a verdade é que a maldade, o cinismo, o oportunismo e o abuso mais duro e insuportavel vem mesmo daqueles que bem ou mal possuem um nivel médio, classe média (ou baixa), mas que estuda, tem acesso à informação. Isso conta muito, conta também os valores da sociedade, sim alienada, que faz o jogo da rede esgoto e se acomoda diante do horror que essa midia vomita sem o menor critério, ética ou decência. O governo não fez o que deveria fazer, sem duvida, foi muito inocente e acreditou na boa fé das pessoas. Me parece mesmo que o mal é indiscutivelmente obra da elite e da classe média (dita) alta… Muitos parecem ser analfabetos conscientes, são violentos e autoritarios mesmo; na cabeça desse povo gente negra e pobre tem que ser destruida mesmo; o que lhes interessa é fazer selfies nos bares de Los Angeles, em Miami, e assim realizarem o sonho de serem lambidores de botas do tio sam. Cada sonho estranho não ? … O Povo dessa Vez Vencera, pois esses canalhas chegaram ao limite da indecência humana, não passam de animais esfomeados, mas vamos derruba-los, com certeza.

    2. Oi Jeferson
      Muitos desses 40 milhões são aqueles, que são invisíveis no Brasil, há 500 anos.
      Não participam de movimentos sociais, dos quais muitos nem sabem o que é isso, não tinha registro de nascimento, atendimento médico, energia elétrica etc etc. São pessoas mais simples, o povão.
      Lula e Dilma deram visibilidades a eles.
      Nas regiões mais afastadas, ou nas periferias da periferia.
      Com o golpe, voltarão na invisibilidade social.
      Terão que aprender a reagir.
      Saudações

  4. Jeferson,vc acha que esses 40 milhões sabem o que está acontecendo?
    Essa faixa da população não tem voz,não tem informação para saber o que está acontecendo.
    lembre-se que a maioria dessas pessoas só tem informação sobre o que acontece atraves da midia tradicional

    1. Pois foi o que falei, caro Fudney. Quem não se comunica se trumbica, já dizia o velho Chacrinha…O PT fez MAS NÃO COMUNICOU! E não foi por falta de aviso! O Tijolaço e a maioria dos blogs descentes, cansaram de avisar e cobrar…olha a SECOM…quem está na SECOM…olhem a Justiça, quem está no Min. da Justiça…mas os taipas dirigentes do Partido, mais preocupados com a micro política que com a macro…sifu…agora corremos todos atrás do prejuízo , com grandes chances de PERDERMOS A CORRIDA…TODO O PAÍS! Porquê todos vão AFUNDAR…só vão ganhar o 1 % muito ricos e os Políticos e Judi$iário golpistas e ladrões!

  5. Se já tínhamos o vampiro Serra agora temos também Temer.

    Tirar das maos do miserável os 160,00 do Bolsa Familia e mandá-lo caçar emprego é um crime.

    Por que?
    Porque nesta situação de desemprego, e com a economia esperando, há uma fila de milhões de concorrentes. E o ex bolsista pode não ser empregável nem em situação melhor.

    É possível que ele esteja desnutrido, ou com fome, na hora da busca. Ou com doença vo se quente. Ou mal vestido além do ponto.

    Ou cheirando mal, porque não tem banho.

    Sempre defendo que todo politico e juiz deva ser gari por um dia, de preferência num inverno chuvoso.

    Agora defendo que sejam bolsistas do Bolsa Família por uma semana.

    Mas ao fim, nunca podemos vergonha na cara de quem não tem. É outra cousa que resolveria o problema dessa gente sórdida.

  6. O Império do Caos contra-ataca contra o Brasil, a Rússia e a China
    http://www.globalresearch.ca/the-empire-of-chaos-strikes-back-against-brazil-russia-and-china/5522090

    Por Pepe Escobar
    Global Research, 27 de abril de 2016
    Fundação de Cultura Estratégica 26 de abril de 2016
    Região: América Latina e Caribe , EUA
    Tema: Economia Global , Agenda Guerra NATO US

    Logo após a moção de impeachment contra o presidente Dilma Rousseff ser aprovada no Congresso Nacional com o que eu escolhi chamar de hienas da Guerra Híbrida , o Presidente em espera Michel «Brutus» Temer, um dos articuladores do golpe, disparou um senador rumo a Washington como officeboy especial para entregar a notícia sobre o golpe em andamento. O senador em questão não estava em missão oficial para o Comitê de Relações Exteriores do Senado.
    Brutus Temer – aliado com Brutus Dois, o notoriamente corrupto cabeça da câmara baixa Eduardo Cunha – ficou alarmado pela reação da mídia global, que é cada vez mais propensa a interpretar o que está acontecendo como sendo o que realmente é: um golpe.
    A missão do senador era supostamente lançar uma ofensiva de relações públicas para combater a narrativa golpe, que é, de acordo com Brutus Um, «desmoralizante para as instituições brasileiras».
    Absurdo. O senador officeboy foi enviado para dizer ao Departamento de Estado norte-americano de que tudo está ocorrendo conforme o planejado.
    Em Washington, o senador officeboy murmurou, «vamos explicar que o Brasil não é uma república de bananas». Bem, não era, mas agora, graças às hienas híbridas de Guerra, é.
    Quando você tem um homem que conserva 11 contas bancárias ilegais na Suíça, indiciado na documentação do Panamá Papers, e já sob investigação pelo Supremo Tribunal, a controlar o destino político de uma nação inteira, você tem uma república de bananas.
    Quando você tem um juiz provincial hipócrita ameaçando prender o ex-presidente Lula por um apartamento modesto e um rancho que ele não possui, mas ao mesmo tempo é incapaz de colocar um dedo sobre Brutus Dois, ao lado de grande parte de pomposos juízes do Supremo Tribunal, você tem uma república de bananas.
    Agora compare a não-reação de Washington com Moscou. O Ministério das Relações Exteriores russo, através da irreprimível Maria Zakharova, sublinhou a parceria BRICS como fundamental, bem como as posições comuns Brasil-Rússia dentro do G20. E Moscou deixou claro que os problemas do Brasil devem ser resolvido dentro «do quadro jurídico constitucional e sem qualquer interferência externa».
    Todos sabem o que «interferência externa» significa.
    Espectro de dominância total recarregada
    Tenho acompanhado o golpe em andamento no Brasil, com ênfase especial na Guerra Híbrida dos EUA, apoiada / impulsionada para destruir «o projeto neo-desenvolvimentista para a América Latina – que uniu pelo menos algumas das elites locais, investindo no desenvolvimento dos mercados internos, em associação com as classes trabalhadoras ». O objetivo chave da Guerra Híbrida, neste caso, é a instalação de uma restauração neoliberal.
    Obviamente, o alvo chave tinha de ser o Brasil, um membro do BRICS e a sétima maior economia do mundo.
    Imperial hacks , escribas imperiais vão direto ao ponto ao listarem as ferramentas da guerra híbrida e os objetivos do que o Pentágono definiu como o caminho de volta ao “Dominance Full Spectrum” de 2002. Assim, «o poder inigualável dos EUA flui de nossos poderes militares, sim. Tudo o que expande o alcance dos mercados norte-americanos – como a Parceria Trans-Pacífico no comércio, por exemplo – acrescenta poder ao arsenal dos EUA. Mas de uma forma mais profunda, é um produto da dominação da economia dos EUA ».
    No entanto, a economia dos EUA está longe de ser dominante. O que importa agora é o que impulsiona «negócios fora dos Estados Unidos, ou permita que outras nações construam uma arquitetura financeira rival que está menos sobrecarregada com uma miscelânea de sanções».
    «Arquitetura financeira rival » tem os BRICS que escreveram tudo sobre isso. E uma «miscelânea de sanções» não foi suficiente para fazer o Irã chorar; Teerã continuará a praticar uma « economia de resistência ». Não por acaso, dois dos BRICS – Rússia e China -, bem como o Irã, estão caracterizados como as cinco principais ameaças existenciais do Pentágono, juntamente com a Coréia do Norte com armas nucleares e, como a última prioridade humilde, o «terrorismo».
    A Guerra Fria 2.0 é essencialmente sobre a Rússia e a China – mas o Brasil também é um jogador chave. Edward Snowden revelou como a espionagem da NSA foi centrada na Petrobras, cuja tecnologia foi responsável pela maior descoberta de petróleo do jovem século 21, os depósitos do pré-sal. O grande negócio do óleo dos EUA está excluído da sua exploração. Isso é um anátema; e que requer a implantação de técnicas de guerra híbrida embutidas no Dominance Full Spectrum.
    As elites freguesas brasileiras acorreram alegremente para jogar o jogo. Mais de dois anos atrás, analistas do JP Morgan já estavam realizando seminários com neoliberais aplicadores da macro-economia, pregando como desestabilizar o governo Rousseff.
    Indústria, comércio, banca e os lobbies do agronegócio têm ostensivamente favorecido o impeachment, como representando o final do experimento social-democrata Lula-Dilma. Assim, não é de admirar que o Presidente em “stand by” Brutus Temer fizesse um acordo global com o Big Capital – incluindo juros sem limite sobre a dívida pública (muito acima da norma internacional); a relação entre dívida e PIB obrigando-se a ir para cima; o crédito mais caro; e o corolário sendo os cortes na saúde e educação.
    Tanto quanto Washington esteja preocupada, e isso é bipartidário, está absolutamente fora de questão permitir que uma potência regional autônoma no Atlântico Sul, abençoada com inigualável eco-riqueza (a floresta amazônica e toda essa água, juntamente com o aqüífero Guarani) e ainda por cima intimamente ligada aos membros do BRICS Rússia e China, que têm a sua própria parceria estratégica.
    O fator do pré-sal é a cereja no bolo tropical. Está fora de questão para o grande negócio do óleo americano permitir que a Petrobras tenha o monopólio de exploração. E apenas no caso de ser necessário, a 4ª Frota dos EUA já está em posição no Atlântico Sul.
    Um BRICS para baixo, dois na espera
    O Cheney declarou que o regime de «guerra em terra» distraiu o Empire of Chaos por muito tempo. Agora finalmente chega – coordenado, global – o caos ofensivo. Do Sudoeste da Ásia para o Sul da Ásia, o sonho da Guerra Híbrida seria uma espécie de caos iraquiano para substituir os governos da Arábia Saudita, Irã, Paquistão e Egito – como o líder do Empire of Chaos está se esforçando na Síria, embora a dinastia Assad fosse uma «secreta» aliada dos EUA durante décadas.
    Os Mestres do Universo acima do officeboy Obama decidiram esfaquear a Casa de Saud na parte de trás com o Irã – não necessariamente uma coisa ruim; o pensamento positivo predominante era ter gás natural iraniano substituindo o gás natural russo que vai para a Europa, derrubando, assim, a economia russa. Grande fracasso.
    Mas ainda há outra opção; o gasoduto de gás natural do Catar através da Arábia Saudita e Síria, também para substituir o gás natural russo para a Europa. Que continua a ser o principal objetivo da CIA na Síria. Daesh, o Califado falso – não importa o que – tudo isso é apenas propaganda.
    A CIA também está interessada na Arábia Saudita para destruir a economia russa através de uma guerra de preços do petróleo – e eles não querem parar; vai segurando, assim, ao longo dos sauditas os famosos 28 páginas em 9/11 para manter a guerra de preços do petróleo.
    A CIA também tem tentado como uma louca atrair Moscou para uma armadilha da Síria como na década de 1980 no Afeganistão, e como fizeram com o golpe de Kiev, até mesmo a ponto de mandar o exército turco, que é seu agente, abater um Su-24 russo. O «problema» é que o Kremlin não mordeu a maçã envenenada.
    Fazendo o caminho de volta para a década de 1980, a conjunção da Casa de Saud desencadeando suas reservas junto com a turma do petrodólar GCC, contraindo o preço do petróleo a US $ 7 por barril em 1985, juntamente com o Vietnã do Afeganistão, acabou dirigindo a URSS à falência. Indiscutivelmente, toda a operação foi brilhante – na concepção e execução; a Guerra híbrida de economia mais Vietnã. Agora, o «líder oculto», Dr. Zbig «Grande tabuleiro de xadrez» Brzezinski – mentor de política externa de Obama – está tentando retirar um truque semelhante.
    Mas ooops, temos um problema. A liderança de Pequim, já preocupada com o aprimoramento do modelo de desenvolvimento chinês, viu claramente o esforço do Império do Caos de dividir para reinar (e conquistar) o mundo inteiro. Se a Rússia descer, a China seria a próxima.
    Foi só praticamente ontem, por volta de 2010, que a Intel US considerou a China como sua principal ameaça militar, e estava começando a mover-se contra o Império do Meio através do «pivot para a Ásia». Mas de repente a CIA percebeu que Moscou tinha passado um trilhão de dólares saltando duas gerações à frente em mísseis defensivos e ofensivos – para não mencionar os submarinos; as armas de escolha para a Terceira Guerra Mundial.
    Ou seja, foi quando a Rússia foi entronizada como a maior ameaça. Cuidadosamente examinando o tabuleiro de xadrez, a liderança de Pequim, em seguida, acelerou a aliança com a Rússia e os BRICS como uma força alternativa, criando um terremoto em Washington de proporções absolutamente devastadoras.
    Agora, Pequim tem habilmente projetado os BRICS em um jogo como uma séria estrutura de poder alternativa – com o seu próprio FMI, o sistema de pagamento SWIFT, e o Banco Mundial.
    Mas cuidado com a ira de um Império do Caos desprezado. É isso que está em jogo agora contra os BRICS; O Brasil sob o cerco, a queda da África do Sul, a fraqueza da Índia e China e Rússia rodeadas progressivamente. Variações da Guerra Híbrida da Ucrânia para o Brasil, a pressão de montagem na Ásia Central, o barril de pólvora do Oriente Médio, tudo aponta para uma concertada ofensiva Full Spectrum Dominance para quebrar os BRICS, a parceria estratégica russo-chinesa, e, finalmente, a união da Eurásia através da Nova Rota da Seda. As guerras do preço do petróleo, o colapso do rublo, o dilúvio de refugiados na UE (causado pelo «irregular» Sultão Erdogan), a Operação Gladio remixada para o século 21, distrair as massas contra inimigos imaginários, enquanto o terrorismo falso da variedade Daesh é manipulado como um sofisticado tática diversionista.
    Pode ser brilhante, mesmo magistral, em sua concepção e na sua execução, e é tão chamativo em um sentido cinematográfico. Mas não se engane; haverá ricochete.
    A fonte original deste artigo é Foundation Strategic Culture
    Copyright © Pepe Escobar de 2016

  7. Alguém pra colocar esses bandidos na cadeia ? Vamos pedir cadeia E CHICOTADA; esse VERME NUNCA CONSEGUIRA SENTAR NA CADEIRA PRESIDENCIAL, estara completamente LIQUIDADO antes desse dia chegar. DILMA JA ESTA EM CONTATO COM todos os paises democraticos do Mundo e VAI DENUNCIAR TODOS os gangsters do Brasil. CANALHAS IMUNDOS !!!

  8. “A crônica desatenção com a composição do Supremo Tribunal Federal na experiência constitucional brasileira tem reduzido a importância de seu papel em momentos graves. Sua falta de lastro representativo, de deferência institucional e de autoridade política efetiva tem impedido a Corte, pela concretização afirmativa dos grandes princípios constitucionais, seja o árbitro das crises políticas. È por este vácuo de poder que, nos momentos de incerteza, cresce e se desvirtua o papel das Forças Armadas. Minha proposta é simples: o fortalecimento de uma corte constitucional, que tenha autoridade institucional e saiba utilizá-la na solução de conflitos entre os Poderes ou entre estes e a sociedade (co0m sensibilidade política, o que significa, conforme o caso, prudência ou ousadia), é a salvação da Constituição e o antídoto contra golpes de Estado.”
    [ Cf. Pág. 36 – negrito de terceiro]
    [..]
    “Em desfecho, é digna de menção a ascendente trajetória do princípio da razoabilidade, que os autores sob influência germânica preferem denominar princípio da proporcionalidade, na jurisprudência constitucional brasileira. O princípio, que a doutrina tem decomposto em três elementos – adequação entre meio e fim, necessidade da medida e proporcionalidade em sentido estrito (custo-benefício da providência adotada) – é um valioso instrumento de proteção de direitos e mesmo do interesse público contra o abuso de discricionariedade, tanto do legislador quanto do administrador. De fato, por força do princípio, excepciona-se a regra tradicional de que os atos públicos sujeitam-se apenas ao controle de legalidade, pois a aferição da razoabilidade enseja exame de mérito.”
    [Cf. Pág. 40 – grifo do autor, negrito de terceiro]
    Cf. BARROSO, Luís Roberto. Dez anos da Constituição de 1988 (Foi bom pra você também?) In A CONSTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA E O PODER JUDICIÁRIO. DEBATES, Ano 1999, Nº 20, pp. 21-48. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer, 1999.

    COM A PALAVRA O MINISTRO BARROSO.

  9. Só os amigos do Cunha não perderão o Bolsa. O Bolsa filhinho, o Bolsa amante, o Bolsa prefeito corrupto,o bolsa-naro, o Bolsa filhos de DEUS e mais umas tantas bolsas que só beneficiam a eles. O pobre vai ficar mesmo e com o bolso vazio. Pobre povo. Ninguém merece.

  10. O bolsa família será para os que realmente precisam. Quem tem força de trabalho, ganhará a vida com o suor do rosto. Isso é bíblico, está escrito no Gênesis.

    1. Oi Alisson
      Vejo mesmo o suor nos rostos do Cunha, Aécio entre outro.
      Boa pregação a sua.
      Golpista.

    2. ALISSON SOUZA… tu és muitcho ingnoranti! Aqui no BRASIL túdio qui é rico ganhá borsa! Téin O BORSA FAZENDÊRO….QUI TÓDIO ANO PEGÁ DIM-DIM PRÁ PLANTÁ I ADESPOIS NUM PAGÁ E DÁ todio juro preles! téin A BORSA COMERSIANTI, qui inté pódi comprá carro cum juro bachinho… téim A BORSA BANQUÊRO LÁ NO BNDS! Téim o borsa das INDUSTRIA QUI PEGA DIM-DIM LÁ NO BANCO DO BRASIL, cum jurinho do papai! E téin qui tê borsa pro POVÃO TAMBÉIN, QUI TÁ LÁ nas periferia séin assestência, séin COLÉGIO INTERNO, séin ESGÊOTO, séin ÉSCOLA INTEGRAL! ENFIM, FARTÔ VOSMEÇÊ CONSEGUIR UMA BÔLSA JEGUE…. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! EU SEI….. TU NUM TÉIM CUMPETÊNCIA!! INTÉ EU FUI ESTUDIÁ NO GOVERNO PETRALHA… EU FIZ ESPESSIALISASSÃO, MESTRÁDIO E DOTRORÁUDIO CUM BORSA DO GOVERNO… INTÉ EU, VIU… E VOSMEÇE AÍ Ó! QUE ANTÃ, TCHÔN! ALISSON SOUZA… CÁ ENTRE NÓIS DOIS!! AQUI SÓ TEM UM INGNORNATI, CÉRTIO?! DETAILS: QUARQUÉ PETRALHA BURRO CUMO QUI EU E GÊNTI DO POVÃO FAÍZ FACURDÁDI E DOTÔRADO…. MÃS SENDO COXINHA… IMPOSSIVER!
      ABRAUÇO, E SE QUISÉ DESANUVIÁ TEU CÉRBRO….. PÉDI UMA BORSA DI ESTUIDO LÁ NO SEM FRONTEIRAS… A DILMA FEIZ PRÁ VOÇEIS…
      Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *